PDA

Ver Versão Completa : Subaru Forester 10/11 - Freio ineficiente quando frio. Alguem teve essa ocorrência?



alexfrossard
22/04/2012, 09:58
Prezados amigos do Forum,
Temos 2 forester 10/11, modelo de entrada com opcionais Xenon, Couro, camera de ré e alarme instalados pela ccs.
Um deles apresenta o seguinte comportamento:
Ao funcioná-lo após longo período desligado (tipo de manhã) e sair rodando, o freio se apresenta "muxibento", com baixa eficiência e até perigoso. Ao descer a rampa da garagem leva-se até um certo susto ao pensar que ele não vai parar antes do portão. A sensação é aquela da c-10 quando morria e o hidro-vácuo deixava o freio sem eficiência.
Bom, passado alguns minutos, e algumas freadas ele passa a ter funcionamento normal, eficiente e sem qualquer probelma, até que fique parado por um tempo longo novamente. Isso não ocorre toda vez que se liga o carro, apenas quando ele realmente esfria muito.
Na revisão dos 10k o mecânico achou normal, e disse que deve se tratar do motor levemente acelerado (normal de manhã) que "empurra" o carro e causa essa impressão. Não acho que seja isso. Vejo mais como uma deficiência do freio mesmo. E no final das contas tenho um outro idêntico, mesmo ano, mesmo modelo, que não se comporta dessa forma criando um parâmetro de comparação.
O carro apresenta isso desde 0km, ou seja, não "apareceu" durante o uso nesses 10k.
Alguem já teve ou ouviu falar de ocorrências do gênero?
Obrigado

Guasca de Fora/RS
22/04/2012, 13:43
Eu nunca ouvi falar nisso e a minha não padece desse mal. Ela fica acelerada pela manhã, mas o freio funciona normalmente depois que ligo o motor.

Ricardo Ottoboni
28/02/2013, 19:15
Oi Alex, a minha Forester 2011 XS Top com 10.000 Km começou a fazer isso de vez em quando. Tomei um susto na primeira vez! Parecia que não ia parar e eu ia bater no portão do meu prédio. Vc continua com esse problema? Descobriu o que era?
Abs
Ricardo

eMatias
28/02/2013, 23:09
Pessoal, pela manha ou apos longo periodo de inatividade observei que ao ligar minha Forester a luz azul indicativa de motor frio fica acesa... neste caso o recomendado e' que deixe o carro ligado (em park) ate' que a luz indicativa apague, pois caso voce coloque o carro em movimento com esta luz acesa o motor estara' levemente acelerado devido a intençao de aquecer o motor.

Sei que as vezes e' muito chato esperar a luz apagar mas movimentar o carro apenas com motor ja' aquecido e' uma boa pratica para manter sua durabilidade, dentro da faixa de temperatura correta.

Ricardo Ottoboni
06/03/2013, 21:02
eMatias, nunca vi essa luz azul que vc fala, será que é porque a minha é 2011?

eMatias
06/03/2013, 23:13
Pode ser Ricardo Ottoboni, sua Forester tem o ponteiro de temperatura ("temperature gauge").
Já na minha LX 2009 tenho a luz indicadora de temperatura baixa/alta (azul/vermelho) ("Coolant temperature low indicator light / Coolant temperature high warning light").

Vejam no manual (do meu carro é em português, mas na Internet...):

399030 399029 399031

Ricardo Ottoboni
07/03/2013, 00:00
Obrigado pela ajuda eMatias, acho que basta esperar o meu ponteiro de temperatura chegar lá no meio do curso e então deve ficar tudo bem com o freio. Nunca tive um carro carro com essa característica, daí o susto. Mas de resto, que carro surpreendente! Estou muito feliz com a minha escolha. Minha próxima vai ser a turbo!
Abs

alexfrossard
07/03/2013, 09:51
Matias e demais leitores.
Mandei o carro para a revisão e falaram que é normal. Não ha nada errado com o sistema. Porém, me intriga o fato de alguns carros apresentarem a caracteristica e outros não. No meu caso tenho dois, o que fica mais claro ainda de que isso não pode ser normal. Não acho que seja defeito, mas talvez alguma regulagem. Sei lá. Gosto muito do carro, mas a caoa parece que vai deixar de representá-lo em BH. Falta mkt, o que faria o carro perder menos valor de revenda, uma vez que é produto de 1ª qualidade. Pra se ter uma ideia, em BH divulgam (foi retratado) em jornal que o Subaru é coreano.


Pessoal, pela manha ou apos longo periodo de inatividade observei que ao ligar minha Forester a luz azul indicativa de motor frio fica acesa... neste caso o recomendado e' que deixe o carro ligado (em park) ate' que a luz indicativa apague, pois caso voce coloque o carro em movimento com esta luz acesa o motor estara' levemente acelerado devido a intençao de aquecer o motor.

Sei que as vezes e' muito chato esperar a luz apagar mas movimentar o carro apenas com motor ja' aquecido e' uma boa pratica para manter sua durabilidade, dentro da faixa de temperatura correta.

Primemover
23/03/2013, 22:50
Tenho uma 07/08 e é exatamente assim. Parece que não vai parar na rampa de casa. Não consigo perceber se realmente ele funciona mal ou tenho que pisar mais fundo no pedal para ele funcionar, mas até agora não bati em nada :)

JOFRAN
24/03/2013, 18:06
Prezados amigos do Forum,
Temos 2 forester 10/11, modelo de entrada com opcionais Xenon, Couro, camera de ré e alarme instalados pela ccs.
Um deles apresenta o seguinte comportamento:
Ao funcioná-lo após longo período desligado (tipo de manhã) e sair rodando, o freio se apresenta "muxibento", com baixa eficiência e até perigoso. Ao descer a rampa da garagem leva-se até um certo susto ao pensar que ele não vai parar antes do portão. A sensação é aquela da c-10 quando morria e o hidro-vácuo deixava o freio sem eficiência.
Bom, passado alguns minutos, e algumas freadas ele passa a ter funcionamento normal, eficiente e sem qualquer probelma, até que fique parado por um tempo longo novamente. Isso não ocorre toda vez que se liga o carro, apenas quando ele realmente esfria muito.
Na revisão dos 10k o mecânico achou normal, e disse que deve se tratar do motor levemente acelerado (normal de manhã) que "empurra" o carro e causa essa impressão. Não acho que seja isso. Vejo mais como uma deficiência do freio mesmo. E no final das contas tenho um outro idêntico, mesmo ano, mesmo modelo, que não se comporta dessa forma criando um parâmetro de comparação.
O carro apresenta isso desde 0km, ou seja, não "apareceu" durante o uso nesses 10k.
Alguem já teve ou ouviu falar de ocorrências do gênero?
Obrigado

Caro Forista,
Tenho uma Forester 08/09 Asp. e freia normalmente.O que acontece na sua vtr, não é normal.Leve-a em alguma oficina de freios de sua confiança só para uma avaliação.
Motor ligado,tem que frear.
É isto aí,SMJ.
Abs. Jofran.