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marcus
22/10/2003, 01:30
Inclinação máxima para subida
Mensagem: Olá comunidade da lama!


Gostaria de saber qual o angulo máximo que posso subir morro com o meu Jipe? Será que ele sobe um morro com 45 graus de inclinação?

Mauricio Mei
22/10/2003, 08:32
Marcus

vai depender do motor, ordem de carga, regulagem do carburador(se for o caso), pneus, aderencia do solo, etc...

[]'s

monge
22/10/2003, 09:29
Fala Gente... :D

Aqui estou acostumado a subir e descer barrancos com muito mais inclinação que 45 graus. :D

Subir sobe, mas além de depender do que o Maurício falou, é preciso considerar o tipo de terreno, o tamanho da subida e como o solo está. :D :D

Tem barrancos que só consegui subir no embalo, de terceira reduzida. É um barranco de uns 10 metros de altura, e como é terra fofa, só no embalo pra subir. :D

Quando vou devegar o jeep num chega nem na metade. :? :D

E já tem barrancos onde o solo oferece muita aderência, então é só subir devagarzinho que tá lá em cima. :D :D

[]'s

Eugênio

Cícero Franco
22/10/2003, 14:41
Existe um ângulo de subida que é determinado pelo para-choque e o pneu. Se tu fizer uma foto de lado do jeep, é só traçar uma reta entre os pneus (solo) e traçar outra entre o pneu dianteiro e o párachoque. O ângulo entre as duas retas é o ângulo de subida. O mesmo vale para o da roda traseira e o para-coque traseiro. Coloquei um desenho que mostra isto na Estanciera da Ika (a nossa rural bicudinha). É a mesma operação que precisa ser feita.

[]s

andretomasi
22/10/2003, 21:48
Cícero e demais,

Acho que o que o Marcus pediu era a inclinação frontal ou sei lá como se chama isso, que o cj sobe sem capotar pra trás.. Exemplo meio tosco:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/21bb81f868b878def8fba9334f7c243f.jpg

Não sei como calcular ou se tem um ângulo conhecido ou aproximado disso, mas se o Bill estiver de bom humor hoje :twisted: :lol: , talvez ele nos explique :?:

[ ]´s

Giovani
23/10/2003, 00:30
Cícero e demais,

Acho que o que o Marcus pediu era a inclinação frontal ou sei lá como se chama isso, que o cj sobe sem capotar pra trás...

:D Salve Keko e PessoALL!!!

:D Acho que é isso mesmo que ele quer saber... Se alguém tiver os dados "de fábrica", favor informar... Mas na prática é o que o pessoal já falou, depende de muitos fatores: piso, pneus, velocidade, extensão do barranco, etc... Dependendo da situação sobre até uns 75°... Mas às vezes nem 30°... :wink:
[]'s

monge
23/10/2003, 01:12
Fala Gente... :D

Aqui algumas fotos que ilustram bem a pergunta do amigo. :D

[]'s

Eugênio

marcus
23/10/2003, 01:14
Obrigado a todos. Era isso mesmo o que eu queria saber, a inclinação segura. Tomara que o diferencial aguente a subida com 4 pessoas no jipe, sendo que o morro tem uns 30 a 30 graus.


Valeu comunidade!


Marcus

Cícero Franco
24/10/2003, 13:30
Traçando uma reta vertical a partir do centro de gravidade do jipe esta reta tem que passar por entre os eixos. Se passar na frente do ponto onde o pneu dianteiro tocar no chão ou atrás do ponto em que o traseiro tocar no chão, o jipe tomba.

[]s

du
24/10/2003, 13:41
Não lembro o tópico, mas alguém relatou aqui este problema, no momento que as rodas da frente chegaram em cima, a força ficou toda no eixo de trás e acabou quebrando umas coisas, levantaram também o problema do comprimento do cardã, em Jeep muito levantados.

Abraços Du.

Ian Moreira
24/10/2003, 15:15
Não lembro o tópico, mas alguém relatou aqui este problema, no momento que as rodas da frente chegaram em cima, a força ficou toda no eixo de trás e acabou quebrando umas coisas, levantaram também o problema do comprimento do cardã, em Jeep muito levantados.

Abraços Du.


Eu quebrei a luva do diferencial subindo um morrinho de +ou- 2 metros mas porém com uns 75º de inclinação, a questão do comprimento do cardã, geralmente quando se levanta o jeep o cardã dianteiro tem que ser aumentado e geralmente não se meche no traseiro(no caso do KIT FEES) o meu eu encurtei ele em 10mm depois que quebrou a luva, pela minha teoria ele quebrou porquê os mecânicos tem mania de deixar o cardã encostando na junção(ou seja bem longo) eu acho que quando eu subi o morrinho o feixe de mola e o diferencial foram para frente e a transmissão ficou no mesmo lugar, como os dois eixos estavam bem juntos forçou muito a luva porque a roda estava em movimento, aí quebrou, eu deixei o meu com 28mm de distancia agora entre os cardãs do diferencial e o da tranferência, não testei ainda pois meu carro está na oficina(NORMAL) regulando as válvulas mas se sair até amanhã, conto a experiência a vocês.
Alguém acha aí, que esta certo fazer isso ou errado?

Giovani
24/10/2003, 20:00
...geralmente quando se levanta o jeep o cardã dianteiro tem que ser aumentado e geralmente não se meche no traseiro... Alguém acha aí, que esta certo fazer isso ou errado?

:D Grande Ian!!!

:D Nunca mexi no comprimento dos cardãs!!! Original, depois com jumelos altos :roll: , e finalmente com SPOA!!! Nunca foram alterados! Quando se levanta a suspensão, é preciso girar os diferenciais, compensando o curso e alinhando as cruzetas! :wink:
[]'s

Mauro B.
24/10/2003, 21:39
Nunca mexi no comprimento dos cardãs!!! Original, depois com jumelos altos :roll: , e finalmente com SPOA!!! Nunca foram alterados!
Fala Giovani !!! :D

Pois é...quando instalei o Kit Fess com jumelos de 16cm( :shock: ), tive que aumentar 4cm no cardan dianteiro, mas não precisou aumentar o traseiro :) Depois que fiz SPOA, o cardan traseiro continuou normal, e o dianteiro, advinha, tá dando fim de curso...e isso que nem girei ainda o diferencial...É brabo! :lol:

[]'s

monge
25/10/2003, 01:04
Fala Gente.... :D

Quando fiz meu SPOA eu alonguei o dianteiro em 3cm, o traseiro nem precisou mexer. :D

Só que na época que fiz o SPOA, eu havia arqueado os feixes também. :roll:

Por isso tive que aumentar o dianteiro. :?

Hoje tenho fim de curso no cardãn dianteiro quando freio muito forte. :shock:

Æ a frente do jeep abaixa e pronto, fim de curso. :roll: :shock:

Meus diferenciais foram girados também para acertar os novos angulos. Só falta eu reduzir o cardãn dianteiro. :D

[]'s

Eugênio

Marcelo
07/11/2003, 15:38
Traçando uma reta vertical a partir do centro de gravidade do jipe esta reta tem que passar por entre os eixos. Se passar na frente do ponto onde o pneu dianteiro tocar no chão ou atrás do ponto em que o traseiro tocar no chão, o jipe tomba.
[]s
Olá Cícero,

Esse conceito também serve para inclinação lateral, certo :?: :roll: :roll:

[s] inclinados,

monge
08/11/2003, 21:18
Fala Gente... :D

Já que alguém tocou no assunto... :D

Estou acabando de chegar de uma trilha, ainda estou com o jeep quebrado :cry: , mas fui de gaiola :D

Subi um barrancão de uns 5 metros de altura e com uns 70 graus de inclinação... eu achei que não iria subir :shock: :shock: :shock:

É uma coisa de louco, quem viu não acreditava e quem ler não vai acreditar, também... :shock: :D

Consegui subir na quarta ou quinta tentativa. :D

Como eu estava na gaiola, eu nào estava nem ai se ela capotasse ou não... insisti até subir o danado... e subi. :D :shock:

Eu tomava distancia e ia de frente, com toda velocidade. :shock: :D

[]'s realizado com a façanha de hoje...

Eugênio

Cícero Franco
11/11/2003, 08:32
Acho que sim.

Ian Moreira
11/11/2003, 08:55
Marcus

vai depender do , regulagem do carburador(se for o caso), pneus, aderencia do solo, etc...

[]'s

Beleza, Maurício :?:
Chefe é o seguinte estava relendo os tópicos quando prestei mais atenção no que você tinha postado, Chefe, existe uma regulagem ideal no carburador no caso de vencer morros bem inclinados, é porquê eu sô meio teimoso e aonde alguém sobe eu quero subir também, final de semana retrasado um Jeep com motor de ranger subiu um topizinho de uns 4 metros com uns 70º de inclinação(COM MUITO ESFORÇO É CLARO) depois que ele quebrou a ponta do barranco ficou mais fácil, mesmo com medo do bicho tombar eu fui tentar, embalei meu Jeep e só consegui subir 1,5 MT com o Jeep todo pois ele afogava, e ele têm desborbulhador, carburador regulado na CARBURAUTO (especialista aqui da região), parte elétrica com 3 meses(trocado tudo), motor BF 161 regulado e trocado Válvulas de escape e Admissão sede das válvulas, cabeçote plainado, e etc..
Maurício desculpe a novela mexicana que eu te contei :oops: mas só quero ter um parâmetro para cobrar do pessoal uma regulagem que não afogue meu Jeep em uma inclinação forte, É POSSÍVEL :?:

Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

andretomasi
11/11/2003, 12:09
Fala Ian,

Metendo o bedelho na conversa, o problema não pode ser o desborbulhador, que tem que ficar mais alto do que o carburador? Quando o jipe inclina ele deve estar ficando mais baixo, aí afoga o bixim :lol:
Alguém confirma?

[ ]´s

Ian Moreira
11/11/2003, 14:50
Beleza Keko :?: :!:
Eu acho que o meu está acima, mas vou reparar mais agora a noite.
Valeu!!!


Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

haundrich
11/10/2004, 16:39
Turma

Tem uma coisa que acredito ser importante .

Em alguns veículos , o limite de rampa máxima é limitado por causa do óleo do cárter, além do limite do capotamento.
Ou seja, quando seu jipe está subindo uma rampa e o momento em que o pescador do óleo do cárter pára de fazer sucção porque o óleo desceu todo para um lado. E aeh não precisa mais dizer o que acontece depois...

Flávio