PDA

Ver Versão Completa : Pajero tr4 2010 para cá: Motor hcr "grila", bate pino!



jwalker
19/04/2012, 23:48
Caros Amigos,

Relatei em outro post o problema que tive com um ruído na minha TR4 2010 AT, em que surgiam ruídos quando se subia de baixa para alta rotação, algo como uma "castanhada". Pois bem, levei na Akai, autorizada em Curitiba, na loja do Barigui. Lá os mecânicos ficaram em dúvida, queriam abrir o câmbio, na dúvida, solicitaram que eu levasse o carro na loja da Akai na Marechal Floriano, que é bem maior e é a matriz da rede na cidade. Lá o chefe da oficina estava me esperando. Demos várias voltas com o carro, o barulho surgiu, e o chefe reconheceu. Repetimos o trajeto com outra 2010 e o fato repetiu-se, embora com menos intensidade. Na hora ele citou "pode ser o módulo do catalisador que fica mais perto do coletor de escapamento com o miolo soltou, já aconteceu parecido OU UMA BATIDA DE PINO". Solicitou que eu deixasse o carro para avaliação mais detalhada. Ok, deixei, passou dois dias lá. Ligaram-me, fui buscar o carro. O chefe da oficina, muito atencioso, disse que entrou em contato com a fábrica, gravou o áudio do barulho e enviou por email. Lá na fábrica rodaram com outras viaturas e, segundo ele, ACHARAM NORMAL O BARULHO, ou seja, não era defeito do meu carro e sim uma característica normal, que eu poderia ficar tranquilo, etc. O carro está na garantia ainda, deu-me a cópia do chamado à fábrica em caso de problemas, etc e tal. Ok, o carro parece ter melhorado mas eis que... volta o problema. Decidi pesquisar por conta própria.

Em sites especializados há vários comentários sobre os motores flex que utilizam alta taxa de compressão passam a bater pino quando abastecidos 100% a gasolina. Até uns dois anos atrás, quando o álcool era vantajoso em boa parte do país (inclusive aqui no Paraná) o fato passou um pouco despercebido. Com a escalada do preço deste combustível e a corrida ao abastecimento com gasolina, a situação ficou mais evidente. Há vários relatos, principalmente com a linha VHT 1.0 e 1.6 da VW, ao que parece, são os campeões da batida de pino. Meu cunhado trocou o Fiesta Sedan 1.6 Flex 2009 dele por não aguentar mais o fato (o motor Rocam da Ford também exibe alta taxa de compressão). Pois bem, eis que vem a Mitsubishi e apresenta o modelo 2010 da TR4, revisto em design e com o motor 4G94 na versão HCR (High Compression Ratio), com a taxa aumentada para 11:1, conforme site da Mit. Não havia relatos (inclusive aqui no fórum) sobre batidas de pino com as TR4 flex até 2009, ao que parece. Nas 2010, parece ser crítico. Quando o álcool era vantajoso aqui no PR sempre usei a TR4 com ele, ao passar para a gasolina começou o drama. Descobri hoje este vídeo no Youtube, do site Notícias Automotivas que, para mim, fechou a questão sobre minhas dúvidas. O ruído que minha TR4 2010, abastecida só com gasolina, é exatamente este que eles gravaram, confiram:

Motor Grilando. Teste Prático. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=l4b-5TEXEaE&feature=channel_video_title)

Pergunto aos amigos do fórum:

1) Mais alguém com TR4 de 2010 para cá também notou este ruído em seus motores quando abastecidos somente com gasolina?

2) O posto em que sempre abasteço é de confiança, mas pode ser também algo relacionado à qualidade do combustível? Já ouvi falar que o Paraná é um dos campeões de adulteração, de fato, quando vamos visitar a família no RS e abasteço com gasolina por lá o carro melhora um pouco... mas pode ser impressão.

3) Em se comprovando que o motor HCR, pela sua taxa aumentada em relação às versões anteriores a 2009, realmente bate pino ("grila"), sendo, portanto, uma falha de projeto na gambiarra feita pela MMC, quais os prejuízos a longo prazo para nós, proprietários? Este motor será menos durável que as versões anteriores?

Espero que compartilhem suas impressões e críticas. Para aqueles que talvez nunca tenham notado o ruído do "grilo", vejam o vídeo do link acima e apurem os ouvidos quando forem rodar com os seus carros e reportem suas impressões aqui.

Abraços!

patto
20/04/2012, 11:15
Caros Amigos,


não tenho nenhum problema com meu TR4, mas abasteci com gasolina umas 4x no máximo desde julho/2010....

vou acompanhar o tópico para saber se mais alguém tem estes problemas...de qualquer forma, o grande preju do consumidor é assumir a despesa para abrir motor/refazê-lo se for necessário ou uma grande briga judicial com a Mit e CCS, especialmente se a garantia já tiver acabado.

abs e boa sorte

jwalker
20/04/2012, 21:37
Pois é Patto,

Completei o tanque com álcool hoje, ficou meio a meio álcool e gasolina. "Forcei a barra" para ver se batia pino e nada. Como vi em outros sites, mesclando os dois combustíveis o problema desaparece. Agora é rodar com álcool uns 3 tanques para limpar o que estiver carbonizado no carro.
Quando eu só colocava álcool no carro também nunca tinha percebido o problema, nem eventualmente quando viajava até o RS e lá colocava gasolina. Vou trocar de posto para verificar se há problemas por lá também. Mas, repito, como li em outros sites, colocando um pouco de álcool em motores flex com taxa de compressão alta, resolve o problema. Fica o alerta para os demais amigos.

Abraço!

travelling.light
22/04/2012, 17:59
Galera, desde do aumento do Etanol, eu nunca mais abasteci com alcool. Estou usando só gasolina direto a mais de 6 meses e nem isso nem algo próximo disso nunca ocorreu. A minha é 2010/11.
T.L.

travelling.light
22/04/2012, 18:02
PS. A gasolina atual já tem mais de 20% de alcool.

Gabriel Pereira
22/04/2012, 20:43
Tenho uma TR4 comprada em Dezembro de 2011. Nunca abasteci com álcool, sempre 100% Gasolina comum. Nunca ouvi nenhuma grilada no motor.

Mas amigo, se com álcool a sua TR4 para de grilar, fique tranquilo que com certeza o problema está relacionado ao tipo combustível utilizado.

Moro no RS, e temos em casa também uma Montana 1.4 Econo.flex 2009 e a mesma se abastecida com 100% gasolina, grila, e grila muito, principalmente em dias frios.

Se abastecido o tanque com 100% alcool, não grila. Se abastecido com 20% alcool e o resto com gasolina, não grila. Se abastecido com 10% alcool e o resto gasolina, grila menos, mas grila.

Parece ser uma característica normal dos motores flex. Solução apresentada pela concessionária GM da região: atrasar o ponto do motor. Solução minha: abastecer ao menos 10 litros de alcool em cada abastecimento.

Resolvi o problema.

suski
23/04/2012, 00:40
Amigo, uma vez tive este problema (pelo menos parecido) com um carro da Ford. Depois de algumas idas em diferentes mecânicos veio a explicação: pressão baixa da bomba de óleo. Depois que trocaram a bomba bichada, o carro voltou ao normal e o barulho de castanholas (causado pelos tuchos possivelmente) parou. Não sei se ajuda, mas...

Marcelo-HPE
23/04/2012, 11:19
Não é normal bater pino , (detonação) mas o meu gol power G5 2011 as vezes bate com gasolina . esses motores flex com alta taxa de compressão são equipados com sensores de detonação ; que atrasam o ponto de ignição para prevenir a batida de pino .
Os ford zetec rocam e os Vw VHT são equipados com esses sensores . possívelmente o motor do TR4 tb é . e vale a pena dar uma olhada nesses sensores para ver se estão ok . porque se não tiverem a detonação acontece mesmo. e sem dó .
abs

Imperador!
23/04/2012, 12:31
Amigos, não é o mesmo carro, mas esse problema de detonação já foi identificado em vários carros.
Tem um vídeo no Youtube que fala dele...


http://www.youtube.com/watch?v=nQ0335O6EvI&feature=plcp&context=C4b9684cV DvjVQa1PpcFO3Jy5LOo_gCrX202FoXWL4ShU806amFwA=

Aliás, recomendo a assinatura do canal dele, tem muitas coisas interessantes: ADG0068 - YouTube (http://www.youtube.com/user/ADG0068)

Sem Loção
23/04/2012, 12:40
Amigo, a minha 2011 só "bebe" gasolina e bate o pino mesmo... :freaking:

Vou fazer o teste com etanol pra ver...

jwalker
27/04/2012, 21:09
Amigo, a minha 2011 só "bebe" gasolina e bate o pino mesmo... :freaking:

Vou fazer o teste com etanol pra ver...

Olá Sem Loção e demais amigos,

Continuo na mistura álcool e gasolina e o motor está redondo, sem grilos ou barulhos estranhos. Como disse acima, vou rodar um pouco só com etanol para limpar o motor, é o recomendado em casos como o meu, em que o motor grila, mas ao misturar álcool, o problema desaparece, Após isto, vou colocar somente gasolina em um posto de maior confiança, rodar com o carro e postar as impressões aqui para vocês. Enquanto isto, quem tiver mais experiências, vai dividindo conosco!

Abraços a todos!

José Bonifácio Reutemann
29/04/2012, 19:16
A minha TR4 não 'grila' com gasolina, mas a potência é consideravelmente menor, principalmente em dias mais quentes. Claramente é um motor feito para usar álcool, e gasolina como plano B.

Agora que começou a esfriar no Sul, fica suportável, mas no verão fica uma lesma. Imagino que se algum sensor não estivesse funcionando, ia tentar andar mais rápido e grilar também.

jwalker
18/06/2012, 14:34
Olá Amigos,

Conforme prometido, vamos ao desfecho deste caso que postei aqui em abril.

Abasteci o carro três vezes consecutivas com etanol em um posto Petrobras com combustível de boa qualidade. A batida de pino sumiu enquanto utilizando etanol. Em seguida, voltei a abastecer somente com gasolina aditivada, em um posto Ipiranga e Petrobras, tanto em Curitiba como em Caxias do Sul, para onde viajei no último feriado. A "limpeza" com etanol funcionou, em diversas situações em que "forcei a barra", o motor não mais bateu pino!

Recordando: minha TR4 comeceu a bater pino com gasolina, isto eu abastecendo sempre em um posto de confiança (vários vizinhos abastecem lá) aqui no bairro. O posto não tem bandeira. Assim, como o motor voltou ao normal com gasolina, a suspeita agora recai sobre o posto, que pode ter mudado de "fornecedor" ou a "batizar" a gasolina por conta própria. Lamentável.

Letto
18/06/2012, 15:05
Tive o mesmo problema que relataste. Em um posto Petrobrás que abastecemos há anos, com preço competitivo em relação aos demais postos, abasteci a TR4 de minha esposa e, na época, minha Pajero Sport. Ambos os motores passaram a grilar. Coloquei produto descarbonizante nos tanques dos dois veículos pensando que pudesse ser carbonização (embora o carro de minha esposa tivesse apenas 5.000 km). Deixamos de abastecer lá e nunca mais o problema voltou. Com o passar do tempo, retornamos a abastecer no mesmo posto e não detectamos mais o problema, o que também me faz pensar que aquela gasolina estava fora da especificação, pra não dizer outra coisa.

jwalker
23/08/2012, 21:53
Oi Pessoal,

Desculpem a demora em postar aqui, é a combinação trabalho demais com criança pequena tocado horror em casa, hahaha...

Enfim, já faz um bom tempo que estou só usando gasolina aditivada na TR4, realmente não bateu mais pino. Só estou abastecendo em postos Ipiranga e BR, que, dizem, são menos "adulteráveis". Estou tomando o cuidado de a cada dois tanques de gasolina, usar um somente com etanol. E assim vamos sobrevivendo à esta vergonha que é a qualidade e a fiscalização do combustível nacional. Não esqueçam que moro no estado (PR) onde você vai no posto e compra um litro de gasolina, o que não significa que você está levando 1000 mL da mesma...

Abraços!