PDA

Ver Versão Completa : Como escolher um Radio de Comunicação?



JEEPERINHO - TR4
19/04/2012, 12:57
Amigos,

Gostaria de comprar um radio de comunicação, porém sou muito leigo e iniciante no assunto andei pesquisqando na internet e estou com muita duvida. Qual radio mais indicado e utilizado, procuro algo mais inconta mas que funcione. Gostaria de usar nas viagem e trilha, o dieal seria um PX?

Obrigado

Daril camassola
19/04/2012, 19:20
Boa noite

Olha so eu tenho um ht modelo gp78 elite e portatil mt bom tem um bom alcance e é barato eu comprei no mercado livre 200 pilas com o frete

gmilani
19/04/2012, 19:45
se a turma que vc anda usa o px, natural que deva escolher esta faixa pra falar, um radinho comum, (19dx) serve bem pra esta finalidade, a faixa do PX nao é uma boa faixa pra falar entre montanhas, mato, curvas.... mas para curto alcance vai bem ..

procura coisa simples, veja os que seus amigos ja tem e faça igual, nao adianta investir num super radio px, pois os amigos escutarão, mas vc não, ou vice e versa.
isto depende da potencia envolvida, antenas, etc.... pergunte pra eles qual a configuraçao, e faça mais ou menos a mesma coisa ok

abraço

leodbc
19/04/2012, 20:25
Além do que disseram os companheiros, sobre qual é o rádio que a sua turma usa, o px nao precisa fazer a prova da Anatel, mas o vhf/uhf precisa, não sei se os HTs precisam da prova, mas são muito mais práticos!

O detalhe dos HTs é a potência, que é no máximo 5 watts!


Abraço

JEEPERINHO - TR4
24/04/2012, 22:07
Então Galera!!!

Tipo assim eu ainda não tenho uma turma fixa e tal saio as vezes nos encontros onde todo mundo tem de tudo....Ai queria colocar um radio pra ter comunicação.... estou na duvida do PX e PY?

valew pelos comentarios e ajuda!!

Abraço

leodbc
24/04/2012, 23:52
Então Galera!!!

Tipo assim eu ainda não tenho uma turma fixa e tal saio as vezes nos encontros onde todo mundo tem de tudo....Ai queria colocar um radio pra ter comunicação.... estou na duvida do PX e PY?

valew pelos comentarios e ajuda!!

Abraço


Quando eu tinha a minha ex-Hilux também estava nessa dúvida, terminei colocando o PY, gostei bastante, mas usei pouco, escutava bastante e só falava pela repetidora da minha cidade com um amigo. Literalmente nao tirei proveito do PY quando tinha.

Abraço

gmilani
26/04/2012, 21:38
sinceramente.... se vc nao tem com quem falar (fixo, grupo), vai de PX, vc aproveita mais, fala com mais pessoas, com caminhoneiros pela estrada, com grupos de jipeiros (claro, que tenham px).
O px ainda é muito utilizado, e é menos "formal"que o py, onde a grande maioria das pessoas nao vai falar com vc se nao tiver o indicativo de chamada....

esta é minha opiniao ok

JEEPERINHO - TR4
02/05/2012, 16:25
Aeeee Galera....

Valew pela ajuda....sabado vou ate a Sta Efigenia pesquisar radios!!!!


Abraçooo

cejotone
02/05/2012, 16:35
Aeeee Galera....

Valew pela ajuda....sabado vou ate a Sta Efigenia pesquisar radios!!!!


Abraçooo

Vale a pena dar uma olhada no MercadoLivre.
Se a decisão for PX, indico Cobra 19DX
Se decidir por VHF (PY), indico Yaesu FT-1900 ou se preferir HT (Portatil de mão) Elite GP-78.

Na Rua Sta Ifigenia, visite a galeria Numero 611, lá 99% das lojinhas, são de radiocomunicação.

Abraços,

Dilon
19/05/2012, 17:11
Pessoal,
Tambem estou pensando em colocar um radio no meu CJ 5 1977, agora que esta inteirao, por pura diversao. Na realidade, nao conheco ninguem que tenha aqui em SP e pelo que estou lendo no forum talvez o mais indicado para o meu caso seria um px...Mas como funciona os custos de manutencao do px e py? existe alguma assinatura com custos mensais, tipo celular?
Obrigado antecipadamente pela ajuda!
abs
Dilon

pmarc
20/05/2012, 08:49
Pessoal,
Tambem estou pensando em colocar um radio no meu CJ 5 1977, agora que esta inteirao, por pura diversao. Na realidade, nao conheco ninguem que tenha aqui em SP e pelo que estou lendo no forum talvez o mais indicado para o meu caso seria um px...Mas como funciona os custos de manutencao do px e py? existe alguma assinatura com custos mensais, tipo celular?
Obrigado antecipadamente pela ajuda!
abs
Dilon

Pô.... leia os tópicos desse sub-forum que vc vai saber isso tudo.

Basicamente, vc compra o rádio, instala, preenche um formulário, anexa os documentos, manda pra ANATEL e todo ano paga uns 15 reais.

Só.

Dilon
20/05/2012, 19:56
Legal, vou ler mais os tópicos sobre radio comunicação do fórum!
Quero ver se descubro se a comunicação via radio, talvez móvel, seja um diversão que também seja útil para o dia a dia em termos de custo beneficio (tipo substituir o uso de celular,falar com amigos, etc).
Obrigado,

netto mietto
20/05/2012, 20:15
Posso falar por minha regiao interior de sao paulo aqui tinhamos só px no começo ai partimos todos para py e ht e alguns fixos na viatura a maioria usa py fica a dica. Depende muito de cada regiao.

georgevalle
21/05/2012, 08:46
Aqui o pessoal está migrando para PY pela qualidade do som e alcance.

mano borba
06/06/2012, 10:40
Ola, tenho uma pequena empresa de transporte que atua na cidade e instalei o cobra dx, mas ficou fraco. será que seria melhor usar radios em uhf? estou pensando no cobra GTL 148. alguem da uma dica?

leodbc
06/06/2012, 10:43
Ola, tenho uma pequena empresa de transporte que atua na cidade e instalei o cobra dx, mas ficou fraco. será que seria melhor usar radios em uhf? estou pensando no cobra GTL 148. alguem da uma dica?

Se eu nao me engano, a grande vantagem dos PY é quando voce usa uma repetidora, pega sinal muito forte!!

Abraco

mano borba
06/06/2012, 10:43
tem bom alcance no centro urbano?

leodbc
06/06/2012, 10:44
tem bom alcance no centro urbano?

Em centro urbano é bom pra caramba!!!

leodbc
06/06/2012, 10:45
tem bom alcance no centro urbano?

O meu usava dentro de casa, na rua, em qualquer lugar de Porto Alegre e pegava normal!!

mano borba
06/06/2012, 10:46
minha cidade é pequena, tem 10 km de distância máxima. preciso de uma repetidora?

leodbc
06/06/2012, 10:48
minha cidade é pequena, tem 10 km de distância máxima. preciso de uma repetidora?

Acho que nao precisa, usa o VHF ou UHF, acho até que usando na potencia mínima vai funcionar bem!


Abraco

mano borba
06/06/2012, 10:49
Ola Leonardo, sabe me informar onde eu compro em Porto Alegre esses aparelhos?

leodbc
06/06/2012, 10:59
Ola Leonardo, sabe me informar onde eu compro em Porto Alegre esses aparelhos?

Bah cara, o meu radio foi comprado por um amigo, nao me lembro bem aonde ele comprou, mas sempre que eu precisava de cabo ou algum acessório eu ia na Alberto Bins, pertinho do viaduto da Conceicao, tem varias lojas por ali, mas isso a uns 5 anos atrás.


Abraco!

py1cmt
11/06/2012, 19:47
Rádio o interessante é que se faça prova na Anatel ou procure a Labre de seu estado, tem um site onde pode ser ver muita coisa sobre Rádio Radioamadorismo, Links, Projetos e Classificados (http://www.feirinhadigital.com.br/) forte abraço.

Cláudio Marcelo - PY1CMT

alfonse leite
21/06/2012, 13:23
Aqui em Goiânia, começamos usando o PX, nos idos dos anos 90. Escolhemos o canal 16 (resultado de 4x4).

Com o passar do tempo, "descobrimos" a qualidade dos VHF (PY), o preço dos rádios caiu e hoje quase todos por aqui usam o VHF. O mesmo de deu com boa parte dos jipeiros, Brasil afora.

Se fosse para escolher um único rádio, ficaria com o VHF. Particularmente, tenho um na Land (Icom IC V8000, com 75 watts) e ainda disponho de HT's, para comunicação portátil. Estes são muito úteis para comunicação entre os viajantes, durante expedições. Principalmente quando estamos em localidades que não dispõem de telefones celulares.

Há grupos de 4x4 que tornaram obrigatório o uso do VHF quando em expedições, pelo seu alcance e boa qualidade de som.

Mas... como nem tudo é sofisticação e tecnologia, decidi reinstalar o PX, pois este ainda é imbatível para obter informações nas estradas, conversando com os caminhoneiros!

Boa sorte na sua escolha!
________________
Alfonse, de Goyaz
Defender

Sandro Minduri
21/06/2012, 14:59
Boa tarde,

não desmerecendo os que gostam do px o vhf é muito mais interessante pelo fato do alcance devido repetidoras e link's etc Porem tem que ser feito uma prova para se habilitar ,coisa fácil e garanto que vira um vício como o do sangue 4x4 que corre nas veias. Por coincidencia tambem uso os mesmos equipamentos que o amigo Alfonse usa: icom V8000,ht´s Voyager VR-160 e um Px cobra

Abraços

leodbc
21/06/2012, 15:16
Alfonse tudo bem?


Particularmente, tenho um na Land (Icom IC V8000, com 75 watts) e ainda disponho de HT's, para comunicação portátil.

Quando eu tinha PY, sempre usava em baixa potência, sempre deixava em 5 watts, equivalente a um HT e sempre usei a repetidora da minha cidade sem problemas em vários pontos da cidade, por curiosidade, alguma vez precisou usar os 75 watts do seu? Que distancia alcança o sinal com os 75 watts?



Mas... como nem tudo é sofisticação e tecnologia, decidi reinstalar o PX, pois este ainda é imbatível para obter informações nas estradas, conversando com os caminhoneiros!

Que tipo de informação da pra conseguir com os caminhoneiros? Radares, policiais, acidentes...?


Abraço!

Sandro Minduri
21/06/2012, 16:32
So uso potencia média p/ baixa,onde moro tem uma chapada que no seu ponto mais alto chega a 1600 metros com abertura de 360°,fizemos um teste p/ colocar futuramente uma repetidora ,com apenas 5watts de potencia e falamos em Itauna Mg a mais de 300km de distância.Vai no endereço radioamadoresdeitauna.blogspot.com/.../repetidora-de-itauna-146610... entra no arquivo de 2012,vc vera uma pequena manchete ok!

leodbc
21/06/2012, 16:53
So uso potencia média p/ baixa,onde moro tem uma chapada que no seu ponto mais alto chega a 1600 metros com abertura de 360°,fizemos um teste p/ colocar futuramente uma repetidora ,com apenas 5watts de potencia e falamos em Itauna Mg a mais de 300km de distância.Vai no endereço radioamadoresdeitauna.blogspot.com/.../repetidora-de-itauna-146610... entra no arquivo de 2012,vc vera uma pequena manchete ok!

Dai Sandro tudo bem?
Muito legal essa antena móvel no trator!!!! hehehe
Acredito que o que mais facilite seja a antena, bem alta e sem obstáculos, mas ainda assim 300km é uma boa distancia!

Na minha ex-Hilux tinha uma antena VHF/UHF de quase um metro, ficava no Santo António, também tinha outra menor que ficava na tampa da caçamba, mas nunca senti muita diferença entre elas, o sinal era igual.


Abraço

alfonse leite
21/06/2012, 22:39
Alfonse tudo bem?



Quando eu tinha PY, sempre usava em baixa potência, sempre deixava em 5 watts, equivalente a um HT e sempre usei a repetidora da minha cidade sem problemas em vários pontos da cidade, por curiosidade, alguma vez precisou usar os 75 watts do seu? Que distancia alcança o sinal com os 75 watts?


Que tipo de informação da pra conseguir com os caminhoneiros? Radares, policiais, acidentes...?


Abraço!


Caro Leodbc,

Eu também costumo usar o IC V8000 em 5 watts ou quando muito 25 watts - fácil de regular no microfone - principalmente usando repetidora.

Em expedições, quando os veículos estão todos próximos, normalmente não passamos disto. Para não dar bandeira para quem esteja na "coruja", sabe-se lá com que intenções...

Em deslocamentos em lugares razoavelmente planos e com grandes distâncias entre os partícipes, costumamos usar os 75 watts. No Jalapão, o Jyoti e eu falamos a 28 quilômetros de distância - ele também tem um IC V8000. Na Transpantaneira, falamos a +/- 20 quilômetros distante.

Note que estávamos sempre em campo aberto e plano.

Mas é possível falar a distâncias maiores que estas, a depender da topografia do terreno, da hora do dia (noites são melhores), do ajuste da antena... Uma das antenas que tenho na Land, não está cortada/adequada para as freqüências permitidas aos rádios-amadores, ou seja, a estacionária não está bem regulada.

Já o PX é exatamente para pedir informações aos caminhoneiros: blitzes, acidentes e tudo o mais que acontece nas estradas!

_________
Boa noite,
Alfonse, de Goyaz
PU2 ALF

leodbc
21/06/2012, 23:19
Caro Leodbc,

Eu também costumo usar o IC V8000 em 5 watts ou quando muito 25 watts - fácil de regular no microfone - principalmente usando repetidora.

Em expedições, quando os veículos estão todos próximos, normalmente não passamos disto. Para não dar bandeira para quem esteja na "coruja", sabe-se lá com que intenções...

Em deslocamentos em lugares razoavelmente planos e com grandes distâncias entre os partícipes, costumamos usar os 75 watts. No Jalapão, o Jyoti e eu falamos a 28 quilômetros de distância - ele também tem um IC V8000. Na Transpantaneira, falamos a +/- 20 quilômetros distante.

Note que estávamos sempre em campo aberto e plano.

Mas é possível falar a distâncias maiores que estas, a depender da topografia do terreno, da hora do dia (noites são melhores), do ajuste da antena... Uma das antenas que tenho na Land, não está cortada/adequada para as freqüências permitidas aos rádios-amadores, ou seja, a estacionária não está bem regulada.

Já o PX é exatamente para pedir informações aos caminhoneiros: blitzes, acidentes e tudo o mais que acontece nas estradas!

_________
Boa noite,
Alfonse, de Goyaz
PU2 ALF

Valeu Alfonse, muito obrigado!

Abraço

Nilton J
15/09/2012, 14:34
reescrevo aqui post que postei em tópico similar:
Minha sugestão aos colegas:

Entre PX HF 11 metros e VHF 2 metros, fiquem com os dois em seu carro.

PX é ainda muito útil em estradas para ouvir e se comunicar com os caminhoneiros.

Já o VHF é imbatível para uso em trilhas e comunicações diretas até 70 Km.

Aos colegas ainda sem indicativo, cliquem no google sobre "como tirar licença para radioamador". Não é bicho de sete cabeças, basta vontade e algum tempo para estudar uma simples apostila e agendar o exame.

Sugiro os seguintes equipamentos no carro: PX Midland 1001Z ao lado inferior esquerdo da direção, VHF Icom 2200H num console de teto com falante integrado, ambos com antenas Steelbras com mola slim para uso no off-road. E p uso fora do veículo, um bom VHF/UHF portátil, o HT Icom IC-T70A. Caso queiram ainda "corujar" autoridades e etc, incluam tb o scanner de mão Icom IC-R6 que vai até 1.300 Mhz.

Saúde e Boa prova aos colegas em busca de indicativos !

Nilton PU2NBU
Troller 2011 azul/prata

Murillus
19/09/2012, 16:58
Sugiro os seguintes equipamentos no carro: PX Midland 1001Z ao lado inferior esquerdo da direção, VHF Icom 2200H num console de teto com falante integrado, ambos com antenas Steelbras com mola slim para uso no off-road. E p uso fora do veículo, um bom VHF/UHF portátil, o HT Icom IC-T70A. Caso queiram ainda "corujar" autoridades e etc, incluam tb o scanner de mão Icom IC-R6 que vai até 1.300 Mhz.


vou anotando esta dica pra logo equipar a viatura tb com o PX...

voce ja viu algum console de teto pro troller que caiba os dois radios ?

forte 73

Nilton J
19/09/2012, 21:10
Colega, negativo, não conheço um console de teto que caiba os 2 rádios.

Em meu Troller coloquei um console de teto longo com falante embutido, cabendo lá tb o Icom 2200H. Muito bem acabado, na cor do teto do carro, bem ventilado e oferecendo uma boa acústica sonora do falante. Comprei e instalei na loja da Troller de São Paulo, coisa de meio dia de instalação, com toda a fiação dos 12 Vdc da bateria, cabos coaxiais rf, antenas, etc...

Já o PX Midland 1001Z é bem compacto e bem leve, ficando muito prático fixá-lo à esquerda inferior da direção, cabendo em qq cantinho daquele lado do Troller.

Nesta configuração, dá até p usar os 2 rádios em paralelo, sem tirar o olho da estrada, pois fica muito intuitivo o posicionamento dos equipamentos, sem um atrapalhar o outro.

73 !

Nilton J
PU2NBU/PX2Z1865
Troller 2011 azul/prata

Nilton J
19/09/2012, 21:26
Apenas um detalhe muito importante:

Caso vá operar o PX Midland 1001Z com o carro em movimento, tem que desligar o ar condicionado, pois a ruideira e interferência eletromagnética que o compressor do ar causa no rádio é enorme, pois como o rádio tem um preço bem camarada, não tem lá um bom sistema de filtragem para as frequências de 11 metros HF em modulação de amplitude modulada AM.

É só desligar o ar momentaneamente e depois religar.

Caso queira um PX mais refinado e com melhores filtros, recomendo o Hannover BR9000, quem tem tb modulação em fm e ssb, mas tem tamanho complicado e grande para por no painel do Troller. Tenho este rádio em meu radio-shack fixo na minha casa, opera tb em 10 metros além da faixa dos 11 do PX, e em vez de 5 watts, chega a até 25 watts em ssb, falei já em dx com USA e Europa com uma antena vertical de 5,5 metros acima do telhado. Isto quando a propagação ajuda...

73 !

Nilton J
PU2NBU/PX2Z1865
Troller 2011 azul/prata

Murillus
20/09/2012, 15:17
em falando de PX Midland 1001Z segue o manual deste radio: http://www.midlandradio.com/Resource_/OwnerManual/27/1001Z.pdf

alguem tem este manual em portugues ???