PDA

Ver Versão Completa : Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves



Vebas
18/04/2012, 12:54
Buenas pessoal!

Há exato 1 ano, eu e um amigo compramos um Fusca 74 motor 1500 com o intuito de montar um Fusca no estilo Classe 11. Digo ‘estilo’ pq não será um veículo para trilhas pesadas, apenas trilhas mais leves e estradas de chão. Encontramos uma pessoa para fazer o trabalho para nós, de adaptação da IRS da Kombi. O trabalho ficou ruim, não do jeito que queríamos. Na época, nao tinha conhecimento do assunto, se não ia perceber que aquela suspensão não iria funcionar.
Existem outros tópicos que mostram adaptações em gaiolas da suspensão da Kombi, mas muitas usam torre de Gol, ou a traseira inteira da Kombi, mas nenhuma com os facões e a barra de torção do Fusca, que é o nosso caso.

Aqui é uma visão de como ele ficou:

342192
Depois de um pequeno acidente, decidimos refazer o assoalho e trocar a carroceria, aí deu pra ver o que realmente foi feito
Aqui residem os 2 grandes problemas:

Mangas de eixo: o ganho de altura foi exagerado, alterou toda geometria da suspensão, quero ver levar isso no cambão sem que as rodas virem pro lado (o centro das rodas ficou pra frente do centro de giro, acho q isso se chama cáster). Tentaremos solucionar com umas catracas de Puma e mangas originais, erguendo a suspensão e com amortecedores maiores (claro q não conseguiremos essa altura, a idéia não é erguer tanto assim). Será que vai funcionar???
342202
Suspensão traseira: aqui está o maior problema, q tirou nosso sono e nosso dinheiro tbm: Na minha opinião, o que deveria ser feito é inclinar os facões, enxertar o facão da Kombi no do Fusca, e prender o braço da IRS na barra de torção, na mesma posição da original, não nesse suporte lá em baixo. A suspensão não tem jogo nenhum, subimos em 2 pessoas em cima do chassis, e mesmo pulando, não se mexia absolutamente nada. Pra mim, a culpa é do local onde foi soldado o braço da IRS, num centro de giro diferente dos facões, ‘segurando’ o molejo da suspensão.
O que devemos fazer nesse caso??? Como alinharemos as rodas, e posicionaremos os braços da IRS pra que trabalhem na inclinação certa e funcionar com o molejo original do Fusca?

342203342204

A idéia era algo nesse estilo, pneus 710 R15” ou no máximo 205/75 R15”, já utilizamos caixa de Kombi 7x36, não queremos exagerar nos pneus pra não perder força, já q o motor é um 1.500. O carro será usado na rua pq tem documentos em dia (claro q nos fins de semana, e em estradas do interior, nada de rodovias e centro da cidade, pra isso temos um cambão)
342205342206

vinijost
18/04/2012, 13:15
Buenas pessoal!

Há exato 1 ano, eu e um amigo compramos um Fusca 74 motor 1500 com o intuito de montar um Fusca no estilo Classe 11. Digo ‘estilo’ pq não será um veículo para trilhas pesadas, apenas trilhas mais leves e estradas de chão. Encontramos uma pessoa para fazer o trabalho para nós, de adaptação da IRS da Kombi. O trabalho ficou ruim, não do jeito que queríamos. Na época, nao tinha conhecimento do assunto, se não ia perceber que aquela suspensão não iria funcionar.
Existem outros tópicos que mostram adaptações em gaiolas da suspensão da Kombi, mas muitas usam torre de Gol, ou a traseira inteira da Kombi, mas nenhuma com os facões e a barra de torção do Fusca, que é o nosso caso.

Aqui é uma visão de como ele ficou:

342192
Depois de um pequeno acidente, decidimos refazer o assoalho e trocar a carroceria, aí deu pra ver o que realmente foi feito
Aqui residem os 2 grandes problemas:

Mangas de eixo: o ganho de altura foi exagerado, alterou toda geometria da suspensão, quero ver levar isso no cambão sem que as rodas virem pro lado (o centro das rodas ficou pra frente do centro de giro, acho q isso se chama cáster). Tentaremos solucionar com umas catracas de Puma e mangas originais, erguendo a suspensão e com amortecedores maiores (claro q não conseguiremos essa altura, a idéia não é erguer tanto assim). Será que vai funcionar???
342202
Suspensão traseira: aqui está o maior problema, q tirou nosso sono e nosso dinheiro tbm: Na minha opinião, o que deveria ser feito é inclinar os facões, enxertar o facão da Kombi no do Fusca, e prender o braço da IRS na barra de torção, na mesma posição da original, não nesse suporte lá em baixo. A suspensão não tem jogo nenhum, subimos em 2 pessoas em cima do chassis, e mesmo pulando, não se mexia absolutamente nada. Pra mim, a culpa é do local onde foi soldado o braço da IRS, num centro de giro diferente dos facões, ‘segurando’ o molejo da suspensão.
O que devemos fazer nesse caso??? Como alinharemos as rodas, e posicionaremos os braços da IRS pra que trabalhem na inclinação certa e funcionar com o molejo original do Fusca?

342203342204

A idéia era algo nesse estilo, pneus 710 R15” ou no máximo 205/75 R15”, já utilizamos caixa de Kombi 7x36, não queremos exagerar nos pneus pra não perder força, já q o motor é um 1.500. O carro será usado na rua pq tem documentos em dia (claro q nos fins de semana, e em estradas do interior, nada de rodovias e centro da cidade, pra isso temos um cambão)
342205342206

Boa Tarde.

Tem fotos da adaptação do braço em baixo da barra de torção?

Tem vário problemas neste sistema, e pra que aquela parte para cima ali no facão?
deve ser para e afastar o cubo da kombi do facão, pois se não me engano a kombi é mais larga que o fusca.

Poe mais fotos da adaptação.

E na frente poe só mais uma manga de eixo fixada na na parte inferior da original que já dá uma altura boa. e se for bem adaptado não afeta a dirigibilidade.

Abraços,

Vinicius.

Vebas
18/04/2012, 20:30
No momento não tenho muitas fotos pois o carro não está aqui em casa, vou tentar postar o que tenho aqui pra que vc possa entender:
342254342255342256342257342258342259
Fizemos todo trabalho de troca do assoalho e trocamos a carroceria por outra melhor, foi ai q vimos o problema. A nossa preocupação é conseguir que a barra da IRS fica na posição exata, e quanto precisamos afastar o cubo pra que a homocinética nao fique longa demais.
Atualmente está assim, com alternador e ignição eletrônica
342261342263342262
Espero q ajude um pouco essas fotos, esse fim de semana vamos mexer um pouco nele para avaliarmos a situação e faremos umas fotos melhores

vinijost
18/04/2012, 23:19
Se a suspensão não trabalha pode ser que tenha muita pressão nos facões. Se não tem nada obstruindo o trabalho da suspensão(se ela não encosta em nada ao trabalhar)

Verifica isso. se não existir nada obstruindo, tenta tirar o facão e mudar uns 2 dentes para ver se não fica mais macio.

Abraços,

Vinicius.

ademirjse
19/04/2012, 00:31
O cara que fez essa adaptação é um gênio, travou a suspensão. Você está certo, o ponto de apoio da barra da IRS tem que estar no mesmo eixo do facão.

ademirjse
19/04/2012, 00:44
Vale a pena dar uma olhada.

Como instalar uma suspensão IRS no seu buggy! (http://planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm)

Vebas
20/04/2012, 15:59
vinijost, os facões não foram mexidos, apenas cortados e enxertado os da kombi
O problema está que o centro de giro deles é diferente, fiz uma imagem no paint mesmo pra ilustrar

342437

Vale a pena dar uma olhada.

Como instalar uma suspensão IRS no seu buggy! (http://planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm)

Eu tinha visto esse tutorial.
mas me explique uma coisa: como faria para manter a bitola original do Fusca, ou proximo do original, sem os pneus sairem muito pra fora do paralamas? Nosso caso já existe um 'espaçador' aumentando a bitola, mas mesmo assim aquele ponto de ancoragem da IRS cairia em cima dos garfos da caixa e do motor.

A opção de encurtar esse braço não me agrada, afinal ela se afastaria do tubo das barras de torção, voltando ao problema atual.
Também acho q essas barras foram mexidas, elas parecem muito inclinadas, na seta perece q tem uma solda, indicando q foi mexida
342451342447

Billrs
20/04/2012, 19:21
vinijost, os facões não foram mexidos, apenas cortados e enxertado os da kombi
O problema está que o centro de giro deles é diferente, fiz uma imagem no paint mesmo pra ilustrar

342437


Eu tinha visto esse tutorial.
mas me explique uma coisa: como faria para manter a bitola original do Fusca, ou proximo do original, sem os pneus sairem muito pra fora do paralamas? Nosso caso já existe um 'espaçador' aumentando a bitola, mas mesmo assim aquele ponto de ancoragem da IRS cairia em cima dos garfos da caixa e do motor.

A opção de encurtar esse braço não me agrada, afinal ela se afastaria do tubo das barras de torção, voltando ao problema atual.
Também acho q essas barras foram mexidas, elas parecem muito inclinadas, na seta perece q tem uma solda, indicando q foi mexida
342451342447
Esta foto é de uma kombi,tirei para adptar as reduçoes no meu baja.E só para vc ter uma ideia de
como é a original.Mas a sua não esta mto fora do original.Espero ter ajudado.342469

FUKETEIRO
22/04/2012, 21:31
vinijost, os facões não foram mexidos, apenas cortados e enxertado os da kombi
O problema está que o centro de giro deles é diferente, fiz uma imagem no paint mesmo pra ilustrar

342437


Eu tinha visto esse tutorial.
mas me explique uma coisa: como faria para manter a bitola original do Fusca, ou proximo do original, sem os pneus sairem muito pra fora do paralamas? Nosso caso já existe um 'espaçador' aumentando a bitola, mas mesmo assim aquele ponto de ancoragem da IRS cairia em cima dos garfos da caixa e do motor.

A opção de encurtar esse braço não me agrada, afinal ela se afastaria do tubo das barras de torção, voltando ao problema atual.
Também acho q essas barras foram mexidas, elas parecem muito inclinadas, na seta perece q tem uma solda, indicando q foi mexida
342451342447
Olá, para ficar bom vc vai ter que refazer o serviço, essa outra foto é de um baja aqui do fórum, também está errado a fixação, o braço da Kombi precisa ser fixado no tubo da barra de torção encostado do chifre que segura o câmbio e alinhado com o centro do tubo, o ideal seria fazer um gabarito da Kombi para fixar certo no Fusca, os facões vão ficar de 4 a 5 cm para fora dos facões do Fusca, onde vc pode colocar um calço entre eles unindo os dois facôes, ou então enxertar a traseira da Kombi aí no chassi do Fusca.342753
342754
A foto de cima é do Baja do nosso Amigo aqui do fórum que fixou o braço de maneira correta, a de baixo é da minha Gaiola com manga sobreposta, espero ter ajudado, abraço.

Vebas
23/04/2012, 12:47
Olá, para ficar bom vc vai ter que refazer o serviço, essa outra foto é de um baja aqui do fórum, também está errado a fixação, o braço da Kombi precisa ser fixado no tubo da barra de torção encostado do chifre que segura o câmbio e alinhado com o centro do tubo, o ideal seria fazer um gabarito da Kombi para fixar certo no Fusca, os facões vão ficar de 4 a 5 cm para fora dos facões do Fusca, onde vc pode colocar um calço entre eles unindo os dois facôes, ou então enxertar a traseira da Kombi aí no chassi do Fusca.

A foto de cima é do Baja do nosso Amigo aqui do fórum que fixou o braço de maneira correta, a de baixo é da minha Gaiola com manga sobreposta, espero ter ajudado, abraço.

Acho q vou ter q fazer esse gabarito.
Teria q comprar a traseira da Kombi, pra usar aqueles pontos de fixação dos braços da irs, alem de trocar esses braços, pois esse fds, olhando o carro, eles foram cortados, então não servem mais.
Acho meio preocupante esse aumento na bitola, as rodas estão proximas aos limites dos paralamas, queria deixa-las dentro do paralamas
Será q tem como fixar os facões nos braços da irs, e não no cubo? Tipo fazer um suporte, como na Variant II?
342830
(espero q tenha entendido o q diz mostrar)
Sobre enxertar a traseira da kombi, acho muito complexo, se for o caso coloco uma traseira de variant II (achei uma num FV, mas pesa 2 fatores: já gastamos muito nessa configuração, os freios estão novos, uma pena 'jogar' fora isso, e outra q o cara quer 1.000 pila nessa bagaça, achei muito caro, mas com certeza ia ficar top)
342831
Outro problema gravissimo que encontramos foi que ao passar as rodas de 5 para 4 furos, a furação ficou fora de centro (dá pra acreditar?), então velocidades acima de 60 Km/h são impraticáveis, à 50 parece q vai desmontar o fusca, de tanto que trepida.
Na frente, trocaremos as mangas por outras (essas parecem legais e bem feitas - Mangas De Eixo Baja, Fusca, Gaiolas, Class 11, Gurgel... - R$ 249,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230710316-mangas-de-eixo-baja-fusca-gaiolas-class-11-gurgel-_JM)) e se a altura não for suficiente, colocaremos as catracas do Puma, o objetivo é erguer uns 8 cm, mais o ganho de uns 4 cm dos pneus (quero algo bem resistente e confiável, afinal o carro vai rodar na rua)

Vebas
23/04/2012, 13:02
Esta foto é de uma kombi,tirei para adptar as reduçoes no meu baja.E só para vc ter uma ideia de
como é a original.Mas a sua não esta mto fora do original.Espero ter ajudado.
Opa!
Nas fotos a coisa não parece tão ruim qto está.
O Fusca tá parado há uns 8 meses, gastamos muita grana e é tanta coisa pra fazer ainda q chega a desanimar (temos q começar do zero, o q foi feito não dá pra aproveitar)
Temos q fazer um gabarito, cm o ademirjse sugeriu: Como instalar uma suspensão IRS no seu buggy! (http://planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm)

Tudo deve ser analisado, temos q comprar a traseira da kombi novamente (a outra foi pro lixo), fazer esse gabarito e fora todo trabalho de solda. Se eu achasse uma variant II mais barata, seria um bom negócio (achei uma por 1000 pila, achei caro, porém sabe cm é dificil achar uma variant II), então vamos ver o q faremos

Vc é de que lugar? Do RS?

FUKETEIRO
23/04/2012, 13:55
Acho q vou ter q fazer esse gabarito.
Teria q comprar a traseira da Kombi, pra usar aqueles pontos de fixação dos braços da irs, alem de trocar esses braços, pois esse fds, olhando o carro, eles foram cortados, então não servem mais.
Acho meio preocupante esse aumento na bitola, as rodas estão proximas aos limites dos paralamas, queria deixa-las dentro do paralamas
Será q tem como fixar os facões nos braços da irs, e não no cubo? Tipo fazer um suporte, como na Variant II?
342830
(espero q tenha entendido o q diz mostrar)
Sobre enxertar a traseira da kombi, acho muito complexo, se for o caso coloco uma traseira de variant II (achei uma num FV, mas pesa 2 fatores: já gastamos muito nessa configuração, os freios estão novos, uma pena 'jogar' fora isso, e outra q o cara quer 1.000 pila nessa bagaça, achei muito caro, mas com certeza ia ficar top)
342831
Outro problema gravissimo que encontramos foi que ao passar as rodas de 5 para 4 furos, a furação ficou fora de centro (dá pra acreditar?), então velocidades acima de 60 Km/h são impraticáveis, à 50 parece q vai desmontar o fusca, de tanto que trepida.
Na frente, trocaremos as mangas por outras (essas parecem legais e bem feitas - Mangas De Eixo Baja, Fusca, Gaiolas, Class 11, Gurgel... - R$ 249,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230710316-mangas-de-eixo-baja-fusca-gaiolas-class-11-gurgel-_JM)) e se a altura não for suficiente, colocaremos as catracas do Puma, o objetivo é erguer uns 8 cm, mais o ganho de uns 4 cm dos pneus (quero algo bem resistente e confiável, afinal o carro vai rodar na rua)
Olá, pelas fotos que vc postou tem como consertar esse serviço sim, só precisa achar a pessoa certa, vc olha numa Kombi como estão fixados os braços, faz os soportes aí no tubo da barra de torção como a do foto que coloquei e aí é só refazer a fixação do cubo no facão do Fusca, onde será necessário colocar um calço para ajustar a distância entre eles, as rodas não vão sair para fora dos pára-lamas, da uma estudada, abraço.

Vebas
23/04/2012, 17:29
Olá, pelas fotos que vc postou tem como consertar esse serviço sim, só precisa achar a pessoa certa, vc olha numa Kombi como estão fixados os braços, faz os soportes aí no tubo da barra de torção como a do foto que coloquei e aí é só refazer a fixação do cubo no facão do Fusca, onde será necessário colocar um calço para ajustar a distância entre eles, as rodas não vão sair para fora dos pára-lamas, da uma estudada, abraço.

Ahm,
Veja bem: a bitola do Fusca é de 1355 mm, e a da Kombi, 1504 mm, uma diferença de 75 mm por lado, incluindo pneus mais largos, deve chegar qse à 10 cm por lado.
Para compensar essa diferença, o que poderia fazer? Prender os braços bem próximos ao chifre do cambio? ou cortar os braços da IRS, deixando eles mais curtos (não mexendo na geometria deles como foi feito atualmente)? Se deixar a bitola menor q a da Kombi, as homocineticas não ficarão longas demais?
342881
A minha idéia seria não fazer esse espaçador conforme foi comentado, fazer um suporte no meio do braço, como na variant, para deixar a instalação mais 'limpa', é viável?
342887
Muito tempo tinha um user doando uma traseira de variant II, isso faz uns 2 anos, nem deve ter mais, se tivesse eu dava um jeito de trazer pra cá!

Será q minha idéia tem fundamento ou tô ficando loco?

FUKETEIRO
23/04/2012, 21:39
Ahm,
Veja bem: a bitola do Fusca é de 1355 mm, e a da Kombi, 1504 mm, uma diferença de 75 mm por lado, incluindo pneus mais largos, deve chegar qse à 10 cm por lado.
Para compensar essa diferença, o que poderia fazer? Prender os braços bem próximos ao chifre do cambio? ou cortar os braços da IRS, deixando eles mais curtos (não mexendo na geometria deles como foi feito atualmente)? Se deixar a bitola menor q a da Kombi, as homocineticas não ficarão longas demais?
342881
A minha idéia seria não fazer esse espaçador conforme foi comentado, fazer um suporte no meio do braço, como na variant, para deixar a instalação mais 'limpa', é viável?
342887
Muito tempo tinha um user doando uma traseira de variant II, isso faz uns 2 anos, nem deve ter mais, se tivesse eu dava um jeito de trazer pra cá!

Será q minha idéia tem fundamento ou tô ficando loco?
Olá, pra mim colocar num Fusca que eu tive eu fiz isso, cortei os braços da Kombi reduzindo em 4cm cada, só que eu fiz os cubos, aí vc só vai precisar encurtar os semi-eixos que da certinho, como ja foi cortado os facões do Fusca, aproveita e coloca as barras e facões da Brasilha, eu usei eles, são mais largos e grossos e cabe os 4 furos do cubo da Kombi, pode fazer que da certo, abraço.

vinijost
23/04/2012, 21:46
Bá,

Corta e solda um semi-eixo pra diminuir 4cm? então poe uns alargadores de para-lamas ao invéns de diminuir os semi-eixos.. pelo menos não vai ter o perigo de quebrar os semi eixos..

Fica-a-dica!

Abraços,

vinicius.

mali9ski
24/04/2012, 10:13
Não é bom mexer nos eixos.....:discordo:

tem uns ninja que tem uns macetes e as vezes conseguem acertar a solda e até que aguenta, mas não com o original

na minha nos fizemos de tudo para usar eixos originais meximos nos off set das rodas para acertar as larguras....

Gabriel_Bertinatto
24/04/2012, 13:33
vebas da onde do RS vc é?

Vebas
24/04/2012, 23:18
Pois é,
A ideia era diminuir mesmo a bitola, não queremos a bitola da kombi pq o carro será usado na rua, será um Fusca todo original, apenas com suspensão elevada e pneus maiores, tipo um Baja. Tô até com uma idéia de usar uns facões oscilantes, e catracas na frente, pra erguer e baixar a hora q precisar.
Agora essa dos eixos, que não é bom mexer, me preocupou. Realmente é dificil fazer com que fiquem bons igual aos originais. Existe algum que seja menor e sirva pra essa aplicação? Parece uma bobagem, mas não queremos deixar a bitola maior, a ideia é um carro off road leve que preze ao máximo a originalidade, pra isso as rodas traseiras devem balizar com as dianteiras...

gabi789, eu sou da Gringolândia (Caxias do Sul). Tentei mudar no perfil pra colocar a localização, mas tá dificil de aprender a mexer aqui, hehehe
Vc é de onde?

william lima
25/04/2012, 00:43
daew Vebas...precisando de alguma coisa temos aii...tambem sou de caxias,serrano....

Vebas
25/04/2012, 21:16
daew Vebas...precisando de alguma coisa temos aii...tambem sou de caxias,serrano....

Opa!
A gringada em peso aqui! Tô loco pra terminar esse Fusca, e andar com aqueles psicopatas lá de Flores da Cunha, conseguem arrancar eixo, perder motor, enfim, o negocio é só assistir pra preservar o Fusca, hehehe

Olha aí como queremos q o Fusca fique.
A nossa idéia é EXATAMENTE essa, pena q vimos o anuncio só agora, se fosse antes, teriamos pensado seriamente.
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Fusca Baja ducumentado.. (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/11295/1264-fusca-baja-ducumentado/)

Um ganho não muito exagerado na altura, caixa reduzida, pneus misto e docs! Essa é a idéia!

william lima
26/04/2012, 01:45
Temoa aiii...se preparando para Trilha do javali em fazenda souza.....

Vebas
27/04/2012, 09:56
Resolvido!

343456343457343458

Variant II - hoje o cara vai cortar e amanhã tô indo lá buscar (fica uns 80 Km aqui de Caxias)
Chega de quebrar a cabeça, e pior de tudo, arrumar a solução e não achar alguem q consiga fazer o que pretendemos.
Agora é so cortar a traseira do Fusca e colocar a da Variant.
E se alguem fizer burrada, eu mato! Penei pra achar uma Variant II nos FV

A traseira está Ok, agora temos q pensar o q fazer na dianteira.
Mas ainda vai um tempo, até o chapeador terminar o trabalho dele, pq alem da suspensão, vamos fazer a troca das caixas de ar pra deixar 100%.
Alguem já ouviu falar em enxer de PU as caixas de ar? Dizem q aumenta consideravelmente a resistencia da carroceria.



Temoa aiii...se preparando para Trilha do javali em fazenda souza.....
O chapeador q vai fazer a adaptação tem uma gaiola, disse que vai se empenhar pra deixar pronto pra essa trilha.
Se ficar (disse SE ficar) pronto até lá, vou só de espectador, pq falam q a trilha é bem pesada

Flw!!!

Gabriel_Bertinatto
28/04/2012, 15:04
vebas desculpa a demora mas tamo perto sou de bento otro gringo nesse tópico

Gabriel_Bertinatto
29/04/2012, 10:53
se não me engano ja tinha falado com vc em outro tópico que ate vc brincou que iria colocar um fogão a lenha dentro do fuca agr se lembra quem eu sou?

Vebas
30/04/2012, 13:49
se não me engano ja tinha falado com vc em outro tópico que ate vc brincou que iria colocar um fogão a lenha dentro do fuca agr se lembra quem eu sou?
Claro!
Agora tô lembrado sim! demorei pra fazer a ligação.
Com esse frio q tá chegando, não descarto a idéia do fogão à lenha!
Esses dias vi em Bento uma Brasilia branca com IRS de Variant II. Conhece o dono?

Fotos da Suspensão, aqui em casa
344098344099344100344101344102
Aqueles sacos palsticos nas homocinéticas são pra evitar confusões: Imagina manchar a calçada ou alguem se sujar ali, tá feita a porcaria, hehehe

Depois d mais d 8 meses parado, tá começando a andar novamente o projeto.

Gabriel_Bertinatto
30/04/2012, 14:04
o dono nao conheço mas tambem me chamou atenção essa brasa
aonde vc mandou fazer/montou a suspensão to atras de alguem responsável?

FUKETEIRO
30/04/2012, 14:14
Claro!
Agora tô lembrado sim! demorei pra fazer a ligação.
Com esse frio q tá chegando, não descarto a idéia do fogão à lenha!
Esses dias vi em Bento uma Brasilia branca com IRS de Variant II. Conhece o dono?

Fotos da Suspensão, aqui em casa
344098344099344100344101344102
Aqueles sacos palsticos nas homocinéticas são pra evitar confusões: Imagina manchar a calçada ou alguem se sujar ali, tá feita a porcaria, hehehe

Depois d mais d 8 meses parado, tá começando a andar novamente o projeto.
Olá, aproveita e olha o estado das buchas dos braços, se estiverem com folga vc faz de PU vermelho, fiz pro meu, ficou uma beleza e não fazem ruído, sucesso na empreitada, abraço.

Vebas
30/04/2012, 22:17
o dono nao conheço mas tambem me chamou atenção essa brasa
aonde vc mandou fazer/montou a suspensão to atras de alguem responsável?
O cara tá vendendo e pedindo 4 pila
Acho q tá valendo, tem IRS de Variant II

Olha, onde eu fiz a suspensão, eu não indico.
Agora, com essa da Varint, acredito q nao tem erro, afinal é só cortar como nas fotos abaixo e enxertar a da Variant
344226
Só o chapeador precisa ter um pouco de atenção para deixar alinhado, pra ele deve ser o mesmo trabalho que trocar um cabeçote (ou cabeça de porco). Quem vai fazer essa parte, alem da troca das caixas d ar e caixa do estepe é um chapeador lá de Flores da Cunha.
As traseira eu comprei em NH, o nome é Fabio Peças Usadas
Ele tem outras Variant lá, mas de todas falta alguma peça (agora o pq ele inutilizou uma suspensão dessas só pra tirar 1 peça, não me pergunte), teria q ver se de todas dá pra fazer uma!
Em meados de maio ele vai pra chapeação, aí vai ser outra novela pra ficar pronto!
Depois tem a parte mecanica (religar cabos da embreagem, freio d mao, linha de combustivel, freios, buchas, ihh...) Religar a parte elétrica e finalmente faze-lo funcionar.


Olá, aproveita e olha o estado das buchas dos braços, se estiverem com folga vc faz de PU vermelho, fiz pro meu, ficou uma beleza e não fazem ruído, sucesso na empreitada, abraço.
Opa!
Vamos enxertar a traseira da Variant e depois vamos levar o chassis no mecanico, pra trocar o q não estiver de acordo
Vc mandou fazer as buchas ou comprou novas?
Existem essas aqui, nem paga importação, acredito q o frete deva ser pouca coisa pelo tamanho, no final deve sair por uns 50 pila: Rear Trailing Arm IRS Urethane Bushing Kit Chirco Performance & Restoration (http://www.chircoestore.com/catalog/product_info.php?cPath=201_204_443&products_id=2549)
Tudo depende se a loja envia pra cá

Enquanto isso vamos comprando mais algumas peças q faltam pra dar continuidade no projeto.
Precisamos alguma opção às mangas de eixo dianteiras, 5 cm já está suficiente.
Só q tem q ser algo 100% alinhado e confiável (coisa q nao está hj) pq será um carro q vai rodar na rua
Qualquer dica é bem vinda

Abraço!

Edit: veja esses fuscas, susp traseira de Variant e dianteira com catraca invertida
http://www.youtube.com/watch?v=XJrHovSx9Jk
http://www.youtube.com/watch?v=Qo5DII5Pe3I

gunes1206
02/05/2012, 00:17
Claro!
Agora tô lembrado sim! demorei pra fazer a ligação.
Com esse frio q tá chegando, não descarto a idéia do fogão à lenha!
Esses dias vi em Bento uma Brasilia branca com IRS de Variant II. Conhece o dono?

Fotos da Suspensão, aqui em casa
344098344099344100344101344102
Aqueles sacos palsticos nas homocinéticas são pra evitar confusões: Imagina manchar a calçada ou alguem se sujar ali, tá feita a porcaria, hehehe

Depois d mais d 8 meses parado, tá começando a andar novamente o projeto.

Você comprou a suspensão traseira da Variant II porque é mais alta?? Estou usando a da brasilia e gostaria de deixar mais alto, voce sabe se é mais alto??

Vlw...

Abraço

FUKETEIRO
02/05/2012, 08:07
O cara tá vendendo e pedindo 4 pila
Acho q tá valendo, tem IRS de Variant II

Olha, onde eu fiz a suspensão, eu não indico.
Agora, com essa da Varint, acredito q nao tem erro, afinal é só cortar como nas fotos abaixo e enxertar a da Variant
344226
Só o chapeador precisa ter um pouco de atenção para deixar alinhado, pra ele deve ser o mesmo trabalho que trocar um cabeçote (ou cabeça de porco). Quem vai fazer essa parte, alem da troca das caixas d ar e caixa do estepe é um chapeador lá de Flores da Cunha.
As traseira eu comprei em NH, o nome é Fabio Peças Usadas
Ele tem outras Variant lá, mas de todas falta alguma peça (agora o pq ele inutilizou uma suspensão dessas só pra tirar 1 peça, não me pergunte), teria q ver se de todas dá pra fazer uma!
Em meados de maio ele vai pra chapeação, aí vai ser outra novela pra ficar pronto!
Depois tem a parte mecanica (religar cabos da embreagem, freio d mao, linha de combustivel, freios, buchas, ihh...) Religar a parte elétrica e finalmente faze-lo funcionar.


Opa!
Vamos enxertar a traseira da Variant e depois vamos levar o chassis no mecanico, pra trocar o q não estiver de acordo
Vc mandou fazer as buchas ou comprou novas?
Existem essas aqui, nem paga importação, acredito q o frete deva ser pouca coisa pelo tamanho, no final deve sair por uns 50 pila: Rear Trailing Arm IRS Urethane Bushing Kit Chirco Performance & Restoration (http://www.chircoestore.com/catalog/product_info.php?cPath=201_204_443&products_id=2549)
Tudo depende se a loja envia pra cá

Enquanto isso vamos comprando mais algumas peças q faltam pra dar continuidade no projeto.
Precisamos alguma opção às mangas de eixo dianteiras, 5 cm já está suficiente.
Só q tem q ser algo 100% alinhado e confiável (coisa q nao está hj) pq será um carro q vai rodar na rua
Qualquer dica é bem vinda

Abraço!

Edit: veja esses fuscas, susp traseira de Variant e dianteira com catraca invertida
Fuscas, Amigos e muita lama! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XJrHovSx9Jk)
Mau até os ossos - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Qo5DII5Pe3I)
Olá, do meu eu fiz no torneiro, ficou baratinho, mas tem no Brasil, olha aí, abraço.
Variant I I Buchas Do Facão Traseiro Em Poliuretano - R$ 99,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232295330-variant-i-i-buchas-do-faco-traseiro-em-poliuretano-_JM)

Rodrigo rfs
06/05/2012, 18:45
eu estou com vontade de fazer um fusca neste estilo. mas com as redução da kombi aquela de luneta e manga de eixo dupla sera que aguenta

Vebas
07/05/2012, 10:38
Olá, do meu eu fiz no torneiro, ficou baratinho, mas tem no Brasil, olha aí, abraço.
Variant I I Buchas Do Facão Traseiro Em Poliuretano - R$ 99,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232295330-variant-i-i-buchas-do-faco-traseiro-em-poliuretano-_JM)
A principio faremos assim:
Depois de enxertar a traseira da Variant, o Fusca vai pro mecânico, pra coloca-lo a funcionar, e revisar toda essa parte q compramos (revisar freios e buchas, a dianteira está ok)


eu estou com vontade de fazer um fusca neste estilo. mas com as redução da kombi aquela de luneta e manga de eixo dupla sera que aguenta
Acho q com IRS fica melhor (eliminamos o efeito da suspensão original do Fusca /---\ \---/), mas com reduções é muito mais prático e barato
Dá uma olhada nessa página, tem umas dicas legais
::Baja Dicas - Guidetti/PR:: (http://planetabuggy.com.br/baja/dicas_guidetti.htm)
Tem q cuidar onde prende as reduções no facão, pra não ficar pulando. Se fizer isso, fica bom, pq nao precisa mexer em chassis nem na caixa.
Na dianteira não sei, se uso catraca ou manga de eixo. As atuais mangas de eixo q temos é um perigo, prefiro não ganhar tanta altura e colocar umas catracas do q andar com isso.
345901
Esse produto parece ser bem feito, mas achei beeem caro:
Mangas De Eixo Baja, Fusca, Gaiolas, Class 11, Gurgel... - R$ 249,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230710316-mangas-de-eixo-baja-fusca-gaiolas-class-11-gurgel-_JM)

Temos q pensar numa solução pra dianteira, o carro vai levar uns 2 meses até ficar pronto, depois a proxima empreitada é a suspensão dianteira.

Vebas
08/05/2012, 22:45
Você comprou a suspensão traseira da Variant II porque é mais alta?? Estou usando a da brasilia e gostaria de deixar mais alto, voce sabe se é mais alto??

Vlw...

Abraço
Tchê, seguinte:
A vantagem da suspensão da Variant II é que ela possui homocineticas, podendo erguer até o limite delas sem o tradicional prejuizo das demais suspensões da linha VW à ar (/--\ \--/).
Isso demanda um pouco de trabalho, enxertar uma parte do chassis da Variant II no chassis do Fusca, alem da troca da caixa pela da propria Variant ou da Kombi (q é o nosso caso). Além do mais, é dificil de achar uma Variant II nos FV, mas vale a pena a mudança.
A Variant I é igual as demais suspensões VW, essa mudança só ocorreu na II.

Flw!

Rodrigo rfs
14/05/2012, 19:45
minha ideia e fazer um +- desse tipo3473193473203473213473223473233473243473253473 26

FUKETEIRO
14/05/2012, 20:22
minha ideia e fazer um +- desse tipo3473193473203473213473223473233473243473253473 26
Olá, fica ajeitado, não sei se vc percebeu mas esse aí tem lift na carroceria, tem um calço entre o chassi e a lataria, da uma olhada nesse Brasileiro aí em baixo...hehe,abraço.
"Bajusca" - Vinicius Cruz (http://planetabuggy.com.br/baja/vinicius_cruz.htm)

Rodrigo rfs
14/05/2012, 21:10
ola fuketeiro eu notei sim , mais eu acho a entre a caixa de ar e o assoalho não e tão complicado o acabamento mais no chapel napoleão fica mais dificio de ser feito pelo angulo do corte

FUKETEIRO
14/05/2012, 21:41
ola fuketeiro eu notei sim , mais eu acho a entre a caixa de ar e o assoalho não e tão complicado o acabamento mais no chapel napoleão fica mais dificio de ser feito pelo angulo do corte
Olá, isso é verdade, tem um site Americano mostrando como fazer, eu perdi quando precisei formatar meu note, mas é possível fazer com outro chapéu de napoleão para tirar a curvatura, só cortando as pontas, vc faz com tubo de metalon de fazer portão, nos EUA tem um kit pronto que no chapéu vai uma peça moldada em alumínio (imagina o preço?), mas não é difícil de fazer, a vantagem é continuar com o documento de Fusca...hehe, abraço.

FUKETEIRO
14/05/2012, 22:19
Olha o kit...hehe, abraço.
3 inch steel 16-9800 type 1 body lift kit for VW Volkswagen Standard Beetle Bug more tire and ground clearance. This kit includes longer pan bolts, spacers and predrilled steel square tubing. (http://www.kustom1warehouse.net/Body_lift_kits_for_VW_Volkswagen_Standard_Beetle_p/16-9800.htm)

FUKETEIRO
14/05/2012, 22:33
TheSamba.com :: View topic - Body lift kit recommendation (http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=173098&postdays=0&postorder=asc&highlight=body+lift&start=0)

meufuscagaiola
14/05/2012, 22:45
da um olhada no planeta buggy Lift - levantando a carroceria... (http://planetabuggy.com.br/carroceria/lift.htm)

Rodrigo rfs
15/05/2012, 21:06
quantas polegadas deve ser o ideal de se erger

FUKETEIRO
15/05/2012, 21:41
quantas polegadas deve ser o ideal de se erger
Olá, vc fala para o lift da carroceria? Abraço.

Rodrigo rfs
16/05/2012, 12:13
sim . porque altura do chão eu quero colar redução e manga dupla para erger na minha gaiola já é assim

FUKETEIRO
17/05/2012, 13:58
quantas polegadas deve ser o ideal de se erger
Olá, na média o pessoal levanta 3 polegadas, abraço.

Vebas
17/05/2012, 17:56
Esse lift de carroceria parece ser algo bacana. Com o lift, não ganhamos altura livre do solo, mas ganhamos um vão maior no paralamas, que possibilita colocar pneus maiores. O aumento da altura com a adoção da suspensão da Variant fica excelente, mas dá um trabalho... O lift da carroceria tbm deve ser complicado, tem q tirar a carroceria, mas com certeza mais facil que trabalhar uma suspensão...

Rodrigo rfs
27/05/2012, 16:58
ola pessoal eu estava pensando em colocar 4 pneus 235 60 15 que era da s10 sera que não fica muito pesado

Vebas
15/03/2013, 16:56
Buenas!

Faz tempo que não entro no fórum.
A grana tá curta, o chapeador tá com pouco tempo (tenho que entender o lado dele, não é um serviço normal, então ele tá fazendo só nos periodos de pouco trabalho) e eu desanimei um pouco, pq tudo que foi feito pelos 'profissionais' que diziam entender do assunto, foi pro lixo.

Aprendemos com os erros, pesquisei bastante (tem coisas bacanas no thesamba) e vi que os gringos usam esse sistema pros cubos de redução da Kombi (acho que fica interessante nos Fusca com rodas de 5 furos e semi eixos) ou se aproveitam da vantagem que eles tem em ter um sistema similar aos da nossa Variant II, o que facilita erguer, pois é só mudar a posição das barras de torção.
O projeto andou um pouco, mas traseira já está montada. Falta trocar os suportes da carroceria (a Variant é diferente do Fusca) e realinhar o cabeçote, que não ficou 100% (essa parte foi feita por nós)
Depois, partimos pra carroceria (aí é trabalho tranquilo pro chapeador).

Algumas fotos do progresso:
http://img831.imageshack.us/img831/838/79840852870825383041698.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/831/79840852870825383041698.jpg/)
http://img829.imageshack.us/img829/3526/77578452870843716373114.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/829/77578452870843716373114.jpg/)

Agora sim, suspensão que realmente vai funcionar!
http://img96.imageshack.us/img96/5407/33251952871431716314363.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/96/33251952871431716314363.jpg/)

Bom, agora falta trocar os apoios da carroceria, alinhar o cabeçote dianteiro e pintar
Pelo menos o chassis tá quase!
Acho que vai um bom tempo até terminarmos tudo, como disse o chapeador está fazendo aos poucos. Mas ele se envolve bastante, está fazendo o circuito de freio, linha de combustivel e mexendo na suspensão. Assim é melhor, não tem que levar em varios lugares pra fazer o trabalho.

Depois vem a carroceria, conforme tiver novidades, posto aqui.

Abs!

FUKETEIRO
15/03/2013, 21:57
Buenas!

Faz tempo que não entro no fórum.
A grana tá curta, o chapeador tá com pouco tempo (tenho que entender o lado dele, não é um serviço normal, então ele tá fazendo só nos periodos de pouco trabalho) e eu desanimei um pouco, pq tudo que foi feito pelos 'profissionais' que diziam entender do assunto, foi pro lixo.

Aprendemos com os erros, pesquisei bastante (tem coisas bacanas no thesamba) e vi que os gringos usam esse sistema pros cubos de redução da Kombi (acho que fica interessante nos Fusca com rodas de 5 furos e semi eixos) ou se aproveitam da vantagem que eles tem em ter um sistema similar aos da nossa Variant II, o que facilita erguer, pois é só mudar a posição das barras de torção.
O projeto andou um pouco, mas traseira já está montada. Falta trocar os suportes da carroceria (a Variant é diferente do Fusca) e realinhar o cabeçote, que não ficou 100% (essa parte foi feita por nós)
Depois, partimos pra carroceria (aí é trabalho tranquilo pro chapeador).

Algumas fotos do progresso:
http://img831.imageshack.us/img831/838/79840852870825383041698.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/831/79840852870825383041698.jpg/)
http://img829.imageshack.us/img829/3526/77578452870843716373114.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/829/77578452870843716373114.jpg/)

Agora sim, suspensão que realmente vai funcionar!
http://img96.imageshack.us/img96/5407/33251952871431716314363.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/96/33251952871431716314363.jpg/)

Bom, agora falta trocar os apoios da carroceria, alinhar o cabeçote dianteiro e pintar
Pelo menos o chassis tá quase!
Acho que vai um bom tempo até terminarmos tudo, como disse o chapeador está fazendo aos poucos. Mas ele se envolve bastante, está fazendo o circuito de freio, linha de combustivel e mexendo na suspensão. Assim é melhor, não tem que levar em varios lugares pra fazer o trabalho.

Depois vem a carroceria, conforme tiver novidades, posto aqui.

Abs!
Agora vai, sucesso na empreitada, acompanhando, abraço.

Gabriel_Bertinatto
15/03/2013, 23:13
Vebas se precisar algo daqui de Bento da um grito!
Quero ver andando esse fuca!

Abraço bem chinchado!

Vebas
18/03/2013, 11:30
Agora vai, sucesso na empreitada, acompanhando, abraço.
Sim, agora estamos no caminho certo.
Mas não vai ser tão rápido, acho que só no final do ano pra estar pronto.
Tem que ser feito aos poucos, pra não se apertar financeiramente, assim a brincadeira fica 'saudável'.
Não tirei mais fotos do chassis, mas está totalmente pronto. Agora é a vez da carroceria, já começaram os trabalhos. Na primeira etapa será feita a troca das caixas de ar, pés de coluna, cangalha, porta estepe e saia traseira (putz, não presta nada nessa carroceria, haha). Aos poucos vai tomando forma.
Abs!


Vebas se precisar algo daqui de Bento da um grito!
Quero ver andando esse fuca!

Abraço bem chinchado!
Tu não imagina como eu quero ver esse Fusca andando!
Se souber de um jogo de rodas de Fusca Baja por aí, me avisa!
E quando tiver pronto, queremos andar aí por Bento também!

Abs!

Gabriel_Bertinatto
18/03/2013, 12:57
[QUOTE=
Tu não imagina como eu quero ver esse Fusca andando!
Se souber de um jogo de rodas de Fusca Baja por aí, me avisa!
E quando tiver pronto, queremos andar aí por Bento também!

Abs![/QUOTE]

com certeza tu vai vir andar aqui por Bento!

vou dar uma olhada no jogo de rodas se puder me passar mais dados agradeço!

GeoBruno
21/03/2013, 16:32
Salve...salve...
Venho acompanhando o forum 4x4 em outras instâncias...tinha uma Sportage...4X4...e um fusca na garagem. A Sportage vira e mexe dava um probleminha aqui outro ali...e quem salvava? O bom e velho, vai lá, nem tão velho assim...fusca. Logo, por questões financeiras tive que vender a Sportage..uma grande perda...mais eis que insistia em ficar na garagem o fusca. Tentei vender...mais o preço que ofereciam era uma ofensa...resultado fiquei com o fusca.
Agora, retomo o projeto original do primeiro fusca que comprei tentar fazê-lo um baja. Na realidade...um Estilo Classe 11 como postado aqui no Fórum.
Vamos lá...o fusca é um Itamar 1993/94, motor 1.600, um carburador. Quando comprei ele era socado no chão com roda aro 16...troquei a roda para aro 14 (cinco furos) para evitar a bateção na lata...ficou excelente para a cidade...mais para a terra...qualquer quebra mola de terra raspa o assoalho.
Logo, estou testando instalar um facão regulável...e trocar os feixes de molas para voltar para a configuração original pelo menos. Como não manjo muito de mecânica...tenho uma pergunta básica sobre a suspensão...o modelo Itamar vem com IRS, tipo Kombi ou não?
Se colocar Pneus aro 16 tenho que colocar o cambio da kombi...7x36 é isso? Sugestões são bem vindas e desculpe pela forma de invadir o forum...
saudações

GeoBruno
24/03/2013, 19:50
Olá...a suspensão é normal de fusca mesmo...
Decidi que não farei grandes alterações...vou voltar a suspensão para a configuração original e colocar uns pneus nervosos aro 14...
Valeu...

waguiarcx
28/07/2015, 13:29
oi amigos do baja, estou montando um baja em Caxias-MA. Comprei uma traseira de kombi para adaptar a suspensão de irs no baja, queria saber qual o ganho máximo de altura.

Vebas
04/07/2018, 19:07
Nem lembrava desse tópico, a reforma demorou muit mais que o previsto, mas tá rodando.
Suspensão IRS de Variant II na traseira e duplo A na dianteira
559654559655559656559657

ciferrari
24/07/2018, 11:44
Desenterrando o tópico com sucesso:euforico: devagar vamos descobrindo os fuscas da região e marcar um passeio!!!! Tem varios amigos com projetos saindo do forno.
560201560202560203

Vebas
30/07/2018, 17:22
Que beleza que está rodando.
Curti o bagageiro estilo Baja americano.

Desmontamos a suspensão no final de semana que passou, a posição dos amortecedores está errada e estrangulando os pivôs.
Vai retornar ao fabricante para ajustar isso. Assim que estiver pronto, vamos combinar algo.

Flávio Cadore
30/07/2018, 18:21
Que beleza que está rodando.
Curti o bagageiro estilo Baja americano.

Desmontamos a suspensão no final de semana que passou, a posição dos amortecedores está errada e estrangulando os pivôs.
Vai retornar ao fabricante para ajustar isso. Assim que estiver pronto, vamos combinar algo.

Comprou da Ilmor?

Vebas
03/08/2018, 15:37
Comprei da Santiago, uma empresa de Santa Catarina.
Ele faz o modelo street (bitola e altura original) e a offroad (bitola maior e altura maior). Nosso caso foi o primeiro solicitado de altura maior e bitola original. Era um experimento. Não ficou legal e vai lá pra resolver. Ele fez outras modelo offroad com bitola original e ficou legal, então a nossa será alterada.

Segue abaixo umas fotos da suspensão:
Como a nossa é:
560436

Como vai ficar:
560437

Abs!

Vebas
03/08/2018, 15:49
Mais umas fotos do carro pronto:
560438560439560440560441