PDA

Ver Versão Completa : Como é que não racha?

rbrunato
22/07/2005, 16:56
Cresci ouvindo falar que não se pode lavar o carro com o motor quente porque pode rachar o bloco do motor... :discordo:

Pois bem, como é então que nós "off-roaders" fazemos trilhas subindo aquelas pirambeiras e após horas de erosões atravessamos um rio sem pensar duas vezes e ainda achamos bonita aquela fumaça que sai por debaixo do carro? :pensativo:

samukanvas
23/07/2005, 00:57
A maioria dela vem do escape, não? :pensativo: Muito difícil chegar no motor todo.... porque tem toda a elétrica que deixaria de funcionar antes.... :roll:

Periquitooffroad
23/07/2005, 01:14
Cresci ouvindo falar que não se pode lavar o carro com o motor quente porque pode rachar o bloco do motor... :discordo:

Pois bem, como é então que nós "off-roaders" fazemos trilhas subindo aquelas pirambeiras e após horas de erosões atravessamos um rio sem pensar duas vezes e ainda achamos bonita aquela fumaça que sai por debaixo do carro? :pensativo:

1º Nos Suzukis é difícil rachar o bloco porque o Alumínio não trinca com facilidade.
2º Que as temperaturas da água variam de 82 a 100°C, o que não sigifica muito resfriar um bloco de 110 para 60 rapidamente.
3° Que em blocos de ferro fundido ai sim se corre risco de trincas, mas para absorver essas contrações rápidas no resfriamento existem os famosos tampões redondos no bloco (incluindo os Zukis), conhecidos popularmente como...

Vinténs

EduPuga
23/07/2005, 11:04
tambem já ouvi esta lenda urbana, como tb que ha diferença entre vc entrar na agua para atravessar um rio, (o motor esta ligado e gerando calor ainda) e lavar o caro (q provavelmente estará desligado sem geração).

Como naum sei se é verdade naum lavo o carro com o motor quente, mas já levantei muita agua dos rios e poças.

Abraços a todos

Jeanilson
23/07/2005, 18:20
1º Nos Suzukis é difícil rachar o bloco porque o Alumínio não trinca com facilidade.
2º Que as temperaturas da água variam de 82 a 100°C, o que não sigifica muito resfriar um bloco de 110 para 60 rapidamente.
3° Que em blocos de ferro fundido ai sim se corre risco de trincas, mas para absorver essas contrações rápidas no resfriamento existem os famosos tampões redondos no bloco (incluindo os Zukis), conhecidos popularmente como...

Vinténs

Além do fato dos distribuidores dos motores Suzuki ficarem acima do próprio motor para que seja difícil a água chegar até eles, o que me faz acreditar que eles sejam construídos para aguentarem esses "mergulhos".

O que me faz pensar se os motores AP (cujo distribuidores são lá em baixo) que o pessoal coloca em substituição aguentam tanta água quanto os motores originais... :pensativo:

[]'s

Artur Antonio
23/07/2005, 19:39
motor pode não rachar, mas disco de freio empena com choque térmico...isto é fato, ja aconteceu comigo com um Kadett que teve que passar por umas ruas alagadas, como os freios estavam quentes os discos empenaram....mas foi fácil resolver: um passo no torno e tudo blz novamente
Artur

Fabil
23/07/2005, 21:07
iiihhh... tem gente aqui no forum jura de pé junto que é impossivel disco de freio empenar por causa de choque termico... FALA AE BILL.....:-)))))))))))))))))))))

edvaldo
23/07/2005, 21:41

concordo com os outros itens, menos com esse, pois bloco de suzuki racha MUITO, em especifico 2 lugares e geralmente em vitaras.(no mancal central do bloco, nos 96/97e 98, e nos anteriores ao lado do cano da bomba d`agua. isso não é minha opnião, é fato.

[/quote][/url]

billj
23/07/2005, 21:50
Disco não empena por choque térmico ou por qualquer outro motivo. Lenda urbana. Desgaste irregular ou trinca até pode ser, mas empeno não.........

Abraços,

samukanvas
24/07/2005, 00:17
Minha opinião é que um motor pode sim rachar. Se vier quente e enfiar o bicho até o fundo de um rio bem geladinho, a propabilidade é boa de rachar. Não interessa se é de ferro ou alumínio. Sobre lavar o carro, o maior cuidado é com o coletor de escape que fica a milhão.... é bom dar uns 20 min de descanso antes d lavar. Sobre os discos, compartilho da mesma opinião do bill.... acredito que a maioria dos causos de empeno são aquelas "pregadas" quando se vem a uns 120 e precisa frear quase no limite da travada e depois de parado continua com o pé no freio....

Sukys
24/07/2005, 05:38
Genéricamente falando, choque térmico pode trincar, deformar e até alterar a têmpera de inúmeros metais e ligas, só que essas ocorrências acontecem - ou não - em função do tipo de metal, massa e formato da peça, gradiente de temperatura e tempo de evolução, e a conjunção destas variáveis podem gerar desde micro-fissuras e micro-deformações imperceptíveis (pelo menos à olho nú) até quebras ou deformações que inutilizam a peça por completo, que tanto pode ser um bloco de motor, cabeçote, coletor de escape, ou qualquer outra peça sujeita a (relativa) grande variação térmica, ainda mais se a peça estiver solidária (presa) a outras peças cuja dilatação seja distinta (bloco de ferro fundido e cabeçote de liga de aluminio, por exemplo).

É de se esperar que um bom projeto leve em conta situações típicas de uso, o que não significa, necessáriamente, que qualquer jipe com motor quente pode submergir à mil, mesmo porque isso contraria o bom senso sobre segurança e dirigibilidade, e quem faz coisa do tipo conta muito com a sorte.
O caboclo faz isso uma, duas, dez vezes e APARENTEMENTE nada acontece. Meses depois passa por uma poça d'água e escuta um clic, e lá se foi o bloco do motor pro vinagre, e a culpa não é da poça d'água e sim da soma de micro-fissuras que aconteceram quando brincava de submarino, da mesma forma que pode ouvir o clic fatal na primeira tentativa de brincar de foca em salto mortal, e isso tudo é imponderável, embora previsível.
Existem motores mais ou menos sensíveis à coisa do tipo, o que explica o maior ou menor número de relatos sobre um mesmo problema na mesma situação, o que não impede de ser sorteado em ouvir clic, clec ou clunc mesmo em motores fabricados pela Dolphin's Company. :lol:

Quando ao disco de freio, é uma peça que naturalmente já sofre de grande variação térmica em pequeno espaço de tempo, só que isso acontece sempre de forma homogênea, ou seja, tanto esquenta quanto esfria como um todo, mesmo quando submersa em água, e não só sua composição como principalmente seu formato garantem a ausência de empenos ou trincas, o que não impede que em casos muito específicos isso venha a ocorrer, como é o caso citado pelo Samu, onde a pastilha de freio em contato firme com o disco hiper-aquecido (e sem movimento) pode empenar o disco caso haja diferença de pressão entre as pastilhas (um dos embolos semi-emperrado, por exemplo), ou então o surgimento de trincas, que só acontece quando houver falha no processo de fundição da peça (normalmente por causa de escória ou outro tipo de contaminação) e não pelo uso propriamente dito, embora tal uso possa facilitar o surgimento da trinca.
Resumindo, por choque térmico não trinca nem empena, mas em função da temperatura pode trincar e empenar! :putz: :lol:

Abraços,

Gasoso
24/07/2005, 22:35
:pensativo: O motor, seja cabeçote ou parte de força, nunca deve trincar quando em funcionamento, com ou sem água batendo nele... foi feito para isso...
O problema de lavar o motor com ele quente é que durante a lavagem ele está desligado e aí sim existe o choque térmico... e isso não é lenda urbana...é fato. :wink:
Explicação:
Quando em funcionamento, a circulação de água e óleo pelos veios internos do bloco e do cabeçote ajudam a manter a temperatura média do conjunto... o motor foi projetado para sofrer variações de temperatura, mas somente estará protegido quando ligado...
A mesma coisa que protege o motor de rachaduras quando ligado é o que detona ele quando este é molhado estando desligado e quente :shock: ... a agua e o óleo, se naum estiverem em circulação, irão retardar o resfriamento das partes mais internas do motor, aumentando as diferenças de temperatura, e, por estarem paradas (circulando minimamente apenas por convecção), naum irão manter a parte mais externa aquecida trocando calor com as mais quentes, como é feito quando estes líquidos estão circulando....
Resumindo:
Com o carango ligado, pode passar na água a vontade que naum dá nada, pode até brincar de UBOAT, :twisted: hehe... a água e o óleo circulando vão baixar a temperatura de todo o conjunto e manter o mesmo dentro de seus limites de tolerância as diferenças de temperatura...se der pau é porque seu motor já foi molhado estando desligado e quente....
As micro-fissuras que o SUKIS sabiamente falou, só ocorrem se vc molhar a viatura com o motor quente e desligado....
Um motor com micro-fissuras pode rachar até no seco....
Lavar carro com motor quente é crime, se for SUZUKI é crime inafiançável, denuncie para o IBAMA.... SUZUKIS estão em processo irreversível de EXTINÇÃO na fauna Brasileira.... :mrgreen:

[]s protecionistas

Periquitooffroad
25/07/2005, 01:34
concordo com os outros itens, menos com esse, pois bloco de suzuki racha MUITO, em especifico 2 lugares e geralmente em vitaras.(no mancal central do bloco, nos 96/97e 98, e nos anteriores ao lado do cano da bomba d`agua. isso não é minha opnião, é fato.

[/url][/quote]

Edvaldo, trinca por outro motivo que não o choque térmico. Essa dita trinca é por provavel falha na fabricação do bloco ou falha na montagem, ou qualquer outro problema de fabricação/montagem.

Sukys
25/07/2005, 03:43
Gasoso,

Concordo contigo que logo após desligar o motor pode existir um aumento de temperatura pela falta de arrefecimento e esses graus à mais podem até aumentar a chance de danos, mas sua analogia desconsidera a principal característica do choque térmico, que é a variação da temperatura num período de tempo muito curto, logo o fato do motor estar ligado ou não pouco importa, o que importa é a rapidez com que ocorre o resfriamento, e é justamente esta rapidez que gera uma desigualdade na dilatação, que por sua vez é a responsável pelos danos.

Falar sobre este assunto implica em falar sobre energia térmica potencial e se entrarmos neste mérito vamos perceber que o liquido de arrefecimento retém muito menos energia térmica que o próprio metal mas, deixando isso de lado, o arrefecimento ou mesmo o funcionamento do motor não tem tempo de exercer influência na temperatura da superfície externa do motor já que falar sobre choque térmico também implica em utilizar a base de tempo na ordem de décimos de segundo para a ocorrência de considerável variação térmica, caso contrário estaremos falando sobre dissipação térmica, pura e simples.

Outra coisa, mesmo considerando que um determinado liquido de arrefecimento tenha lá sua influência, o dito está a milimetros (ou até centímetros) de distância da superficie da peça, logo não tem como impedir a ocorrência de uma rápida variação de temperatura (choque térmico) entre os milimetros (ou centímetros) que o separam da superficie.

Mais outra coisa, choque térmico também implica na existência de considerável volume de massa para atuar como elemento resfriador (no caso, água), e este volume leva em conta a massa a ser resfriada.
Evidente que um volume de água relativamente pequeno pode causar danos se for totalmente dirigido a um ponto específico - e crítico - porém a maior probabilidade de danos é a imersão, pura e simples, em considerável volume de água.

Em resumo, se quiser lavar o motor - por mais quente que esteja - é só manter o esguicho na forma de nébula e resfriar o motor como um todo, lentamente, para aí então mandar ver na pressão da água.
Agora, entrar de sola dentro de um rio, mesmo com o motor em temperatura normal de funcionamento, além de ser uma forma de aumentar a conta corrente do mecânico é a melhor forma de gerar condensação de água dentro do carter, diferenciais e câmbio (que em funcionamento também se aquecem), e aí é só uma questão de tempo para que esta água faça o seu trabalho de destruição!

Abraços,

Sukys
25/07/2005, 04:24
Edvaldo, trinca por outro motivo que não o choque térmico.

Embora neste caso do Suzuki não tenha como afirmar de forma categórica, concordo contigo que trincas próximas a mancais GERALMENTE são ocasionadas por esforço mecânico (por falha de projeto, erro de montagem ou até uso abusivo) e não por choque térmico, que tem mais a ver com danos, digamos, relativamente externos ao motor.

Quando o assunto é trincas & quebras temos que analisar a ocorrência com muito critério e muitas vezes até com um histórico de uso, caso contrário corremos o risco de cair na generalização, e daí para a criação de mitos é um pulo.

Alguém aqui se lembra do Dodge 1800, que caiu em desgraça por causa do "ouvi dizer que não presta"?
Alguém aqui se lembra do "Leite Glória" (desmancha sem bater), apelido que o Gordini ganhou de quem nunca teve Gordini?
Se a coisa já era assim no tempo em que se podia montar o motor literalmente na base da porrada, quem dirá hoje em dia, com motores que requerem alto grau de conhecimento até para uma simples troca de correia de comando de válvulas...

Abraços,

samukanvas
25/07/2005, 13:36
Mestre Sukys,

Tenho uma questão que eu sempre quis esclarecer... num tem muita coisa a ver com o tópico, mas tem a ver sobre carro.... :mrgreen:

Qual a melhor forma de se esquentar um motor de manhã? No geladinho da manhã, eu samukanvas samurai da silva, saio na manha trocando as marchas até 1500/2000 giros até o motor atingir a temperatura normal e depois sento o kct (mais pro motor aprender que a vida não é tão boa quanto ele acha :mrgreen: ) Mas antes de sair deixo trabalhar uns 30 segs.... que é o tempo de colocar o cinto, ligar o rádio e deixar o ambiente em ordem.... Pra mim é o tempo de circular o óleo e depois esquentar com "carga".... :pensativo:

Tô falando isso porque já quase matei e dei tiro :lol: :lol: :lol: (óbvio que é brincadeira) em gente que jurava de pé junto que tem que esquentar motor parado ou esquentar motor é coisa de mariquinha... motor merece é pau....

Mestre, meu primeiro motor desmontado e montado, com supervisão é claro, porque pra mim era tudo lego na época, foi um 1.6 a ar volks e foi montado bem assim "na porrada" sem torquímetro, sem medição de nada.... depois o meca amigo meu deu a afinada e acho que o motor tá andando até hoje (faz uns 7 anos)..... :pensativo: Maldito motor volks..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fábio
25/07/2005, 16:16
Samukanvas,

Já rodou com um carro com um manometro de óleo? Eu tinha algumas dessas dúvidas até andar com a Camper e um (BOM: Autometer) manometro.

Quando damos a partida, demora alguns segundos para ter pressão. Logo que saimos, se acelerar chega fácil ao fundo de escala (acho que o meu mede até 8 bar).... Se estiver frio, consequentemente o óleo mais denso, maior ainda a pressão.

Com isso, acredito que vc esteja aquecendo o veículo de forma ideal....

Artur Antonio
25/07/2005, 21:55
então o que aconteceu com freios do meu carro não foi disco empenado????....foi o que então????.......eles empenaram de susto com a água fria.......hehehehehehe

iiihhh... tem gente aqui no forum jura de pé junto que é impossivel disco de freio empenar por causa de choque termico...

Disco não empena por choque térmico ou por qualquer outro motivo. Lenda urbana. Desgaste irregular ou trinca até pode ser, mas empeno não.........

samukanvas
25/07/2005, 22:16
Samukanvas,

Já rodou com um carro com um manometro de óleo? Eu tinha algumas dessas dúvidas até andar com a Camper e um (BOM: Autometer) manometro.

Quando damos a partida, demora alguns segundos para ter pressão. Logo que saimos, se acelerar chega fácil ao fundo de escala (acho que o meu mede até 8 bar).... Se estiver frio, consequentemente o óleo mais denso, maior ainda a pressão.

Com isso, acredito que vc esteja aquecendo o veículo de forma ideal....

Estou me lembrando dos meus carros que tinham manômetro.... (tb autometer... além de termos bom gosto, somos inteligentes :mrgreen: ) depois que o óleo começa a esquentar a pressão ficava mais constante e mesmo no pau, não chegava a pressão quando ligava de manhã.... mas e esquentar o carro parado, sem carga, qual seria a diferença? tipo bate saia do pistão? óleo com diferenças na temperatura?

Sukys
26/07/2005, 00:30
Qual a melhor forma de se esquentar um motor de manhã?

A forma que entendo como mais coerente é ligar o motor, mante-lo em rotação baixa por alguns instantes até que a lubrificação se normalize e sair com o carro, aumentando a rotação à medida que o motor se aquece. Com isso todo o trem de força se aquece na mesma proporção, já que aquecer o motor com o carro parado e sair rodando - ainda mais à mil - pode comprometer o câmbio e diferencial, e quem sai de casa e já pega estrada deve ficar atento até com os pneus, que também tem temperatura ideal de funcionamento.
Burn-in - e até burn-out - não são práticas exclusivas para carros de corrida, e embora utilize outros termos até jogador de futebol de fim de semana sabe que coisa do tipo é muito importante.

Também existe outra técnica, que é acordar umas cinco horas antes, drenar todo o liquido de arrefecimento e envolver o motor em manta térmica, regulando a temperatura para, no máximo, 50°GL. Enquanto isso, aquecer o liquido de arrefecimento em banho maria por meia hora e guarda-lo em garrafa térmica, que deve retornar ao motor imediatamente antes do uso. Se o motor for do tipo que engasga quando frio, retirar a tampa do filtro de ar e despejar 80 ml de xarope de mel-agrião, gota a gota, com pausa de 30 segundos entre elas.
Todo este procedimento deve ser efetuado ao som de música, sem nunca exceder 75,8 dB (+/- 40%) com a seguinte configuração:

-BF161 e Willys 3000: Chalana, com Renato Teixeira
-Geórgia: Georgia on my mind, com Willie Nelson
-Opala 4 e 6 cil: Nervos de Aço, com o deputado Roberto Jefferson
-AP (todos): Eu não sou cachorro não, com Waldik Soriano
-VW Boxer: Brasília Amarela, com Mamonas Assassinas
-XUD9: Que tudo o mais vá pro inferno, com Roberto Carlos
-Land Rover (todos): La Marseillaise (só prá sacanear)
-Suzuki (todos): National Kid (do seriado de TV)
-Niva: não precisa de música, este motor é surdo

Musicas para motores genéricos:

-Diesel: Maria Fumaça, com Kleiton e Kledir
-Gasolina: Sweet Memories, com Ray Charles
-Álcool: Começaria Tudo Outra Vez, com Gonzaguinha
-Multi-combustível: Lenha, com Zeca Baleiro
-Turbinados: Brothers In Arms, com Dire Straits
-Injetados: Ne me quite pas (não me deixe só), com Mireille Mathieu

:mrgreen:

samukanvas
26/07/2005, 01:20
[quote=samukanvas]

Também existe outra técnica, que é acordar umas cinco horas antes, drenar todo o liquido de arrefecimento e envolver o motor em manta térmica, regulando a temperatura para, no máximo, 50°GL. Enquanto isso, aquecer o liquido de arrefecimento em banho maria por meia hora e guarda-lo em garrafa térmica, que deve retornar ao motor imediatamente antes do uso. Se o motor for do tipo que engasga quando frio, retirar a tampa do filtro de ar e despejar 80 ml de xarope de mel-agrião, gota a gota, com pausa de 30 segundos entre elas.
Todo este procedimento deve ser efetuado ao som de música, sem nunca exceder 75,8 dB (+/- 40%) com a seguinte configuração:

:mrgreen:

PQP Sukys.... minha mulher já até sabe quando me pega na frente do computador me mijando de rir: "é mensagem do sukys, né?" ela pergunta.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Tu já tá famoso :palmas: :palmas: :palmas:

Tekozen
26/07/2005, 01:37
Entendi o título de mestre!!!!

Digno de publicação e de mostrar pra patroa!!! (depois do QUI É??? elas acabam gostando :D )

Amanhã vai ter figura de pijamão com garrafa térmica e som do lado de viatura.

Parabéns Sukis. Vc não é fraco!!!

[]´s impressionados com a criatividade.

Gasoso
27/07/2005, 00:04
*** versão editada ****

Exelentíssimo senhor doutor mestre SUKIS...
(depois do que lí acima vc merece a distinção)
Vossa excelência me permita por favor o atrevimento de questionar alguns pontos de seus últimos posts tão sabiamente postados... pois eu, com meus modestos conhecimentos adquiridos através de anos vegetando no setor 03 da UFRN concordo com alguns :concordo: ....mas naum concordo com outros naum :discordo: ... de jeito nenhum... :twisted:

E...pra peleia ser boa :twisted: vou começar pelo que discordo... :lol: :lol: e vou postar o que concordo depois :wink: :

falar sobre energia térmica potencial

bzzz...Que viagem... :stop:
energia térmica potencial = temperatura, nada mais....
mas... pra que simplificar se dá pra complicar um pouco...
com esta filosofia, além de coçar a orelha direita com a mão esquerda... vc só pode ser engenheiro de alguma coisa...

choque térmico também implica em utilizar a base de tempo

bzzzz....outra viagem.... :stop:
pra que? vamos medir o tempo da temperatura ou da rachadura? :mrgreen:

Outra coisa, mesmo considerando que um determinado liquido de arrefecimento tenha lá sua influência, o dito está a milimetros (ou até centímetros) de distância da superficie da peça, logo não tem como impedir a ocorrência de uma rápida variação de temperatura (choque térmico) entre os milimetros (ou centímetros) que o separam da superficie.

bzzz... mais outra viagem.... :stop:
Neste caso a realidade é exatamente o contrário.... isso é física básica....o fato da superfície ser fina só faz com que a troca de temperatura (oops energia térmica potencial, tenho de escrever bonito hoje...) seja mais rápida de forma a não permitir a ocorrência de um choque térmico...e sim apenas um esforço térmico dentro dos limites do material em questão...
a distância dos veios do líquido de arrefecimento entre sí ou entre as supercies depende entre outros fatores da resitência a esforços térmicos do material de cada peça....
além disso, rachaduras trincas e afins não ocorrem devido a rápidas variações de temperaturas e sim devido a grandes variações de temperatura em pontos distintos da mesma peça de forma a que a dilatação desta peça seja irregular a ponto da flexibilidade da mesma não suportar as diferenças de tamanho resultantes da dilatação irregular....

Bixo...espero que vc esteja voando TAM pois com tanta viagem nestes posts já deve dar pra você ganhar alguns trechos presentes ... :mrgreen: :mrgreen:

[]s editados para todos....

Gasoso
27/07/2005, 00:12
Essa foi dez... deu dor na barriga de tanto rir...
:lol:

O pessoal daqui do nordeste com certeza vai querer saber se tem alguma configuração baseada em Forró, seresta ou baião.... e se dá pra trocar o mel agrião por lambedor de mastruz com leite ou de cupim de cajueiro.... :mrgreen:
[]s

rbrunato
27/07/2005, 09:08
Acho que vou sair deste fórum. :pensativo:
Sou contra as dogras e pelo jeito o pessoal aqui está tomando chá de cogumelo antes de escrever. :stop:

Gasoso
27/07/2005, 21:14
Caro amigo Rbrunato.... :shock:

Na melhor das intenções tomei a liberdade de brincar um pouco com SUKIS tendo em vista os posts engraçados que ele escreveu :oops: ... entrei na onda da galera.... :mrgreen: mas como pelo visto vc naum gostou nadinha das brincadeiras de seu ninguem em seu post :putz: :parede: .... vou editar as minhas mensagens pelo menos ... neste post é vc quem manda... :concordo: :wink:

mas naum precisa pegar pesado naum :discordo: .... sair do forum?? :shock: cara....só espero que vc naum se arrependa depois... 8)
era só pedir pra gente pegar leve....

[]s

Sergio Rocha
27/07/2005, 22:01
Gasoso

O nosso amigo está brincando.

Surkys
Posso trocar a musica pelos Beatles ?O meu motor é opala.Depois de terminar tem que botar talquinho ?

[]'

Sukys
28/07/2005, 02:11
Exelentíssimo senhor doutor mestre SUKIS...

Treinando para participar em alguma CPMI? :lol:

bzzz...Que viagem... :stop:
energia térmica potencial = temperatura, nada mais....
mas... pra que simplificar se dá pra complicar um pouco...
com esta filosofia, além de coçar a orelha direita com a mão esquerda... vc só pode ser engenheiro de alguma coisa...

Quer dizer então que se alguém escrever "interruptor termo-elétrico" no lugar de "cebolão" prá você esta pessoa é tida como "viajante"?
De vez em quando, um pouco de erudição não faz mal a ninguém.

Eu, "engenheiro de alguma coisa"? Prá ser "engenheiro de alguma coisa" prefiro ficar com o único titulo que tenho, que é o de eleitor. :mrgreen:

bzzzz....outra viagem....
pra que? vamos medir o tempo da temperatura ou da rachadura?

O tempo da evolução, mas como o carnaval está longe não tenha pressa, mas sem pressa a coisa dissipa e carnaval requer rapidez para gerar impacto. (sem entrar em termos técnicos dá nisso) :lol:

bzzz... mais outra viagem.... :stop:
Neste caso a realidade é exatamente o contrário.... isso é física básica....

Se a tabela que tenho não estiver errada:

Condutividade térmica (k) da água = 0,06 k
Condutividade térmica do ferro = 80 k

Com uma variação relativa de k da ordem de 1300 vezes não fica difícil perceber que a indução térmica...ih, desculpe, tinha esquecido que você tem aversão a termos técnicos.
Faz o seguinte, lê de novo a postagem do Periquitooffroad e tenta descobrir qual é a relação entre bloco de motor, vinténs e jaquetas!:wink:

Posso trocar a musica pelos Beatles ?O meu motor é opala.Depois de terminar tem que botar talquinho ?

Deixa-me ver... Submarino Amarelo cai bem, mas sem exageros na imersão. :lol:

Talquinho em motorzão Opala? Isso pega mal, cara, manda ver pó de extintor de incendio, de preferência genérico e com prazo de validade vencido. :lol:

Abraços,

rbrunato
28/07/2005, 13:12
Putz, acho que as drogas são mais pesadas do que eu imaginava! :?
É engraçado como um assunto leva a outro que vai se ramificando para mais outros e outros. :pensativo:

Criatividade Humana! :concordo:

samukanvas
28/07/2005, 13:33
Taê a explicação do porque de mestre. :palmas: :palmas: :palmas:

Além do conhecimento profundo em diversos assuntos relacionados a carro e piadas :mrgreen: o tipo de pessoa que é não me deixa dúvida no julgamento que fiz. :pensativo: Todo mestre tem além de muitas coisas sabedoria e humildade..... :concordo:

É mestre mesmo e pronto! :concordo:

Se usa palavras bonitas: abre uma janelinha do google e ctrl+c e ctrl+v. Vai achar umas 2392347235435..5245.4.6346.346.346.3.63..23.5.2.52 .52.45.2 páginas sobre o assunto. E assim por diante.... :wink: :mrgreen:

[]'s não é "puxasaquismo" é valorização do patrimônio fórumal :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Gasoso
28/07/2005, 20:09
SUKIS escreveu:

Treinando para participar em alguma CPMI?

...naum...mas seria bom participar do final de alguma, já que elas sempre terminam em pizza, ainda mais agora que a dolorosa vai sair pelo mensalão.... :mrgreen:

Sr. mestre SUKIS (melhorou?):

Antes de mais nada, gostaria de manifestar meus sinceros votos de que o Sr. esteja fazendo um bom uso dos trechos presente ganhos nos POSTs passados... foram bem merecidos...mas, caso o Sr. queira devolver o algum trecho que lhe foi oferecido... conforme manifestou-se citando a tal CEBOLA-TERMO-ELÉTRICA... basta o Sr. não utilizar sua passagem.... Tem um velho ditado que ainda tem seu valor.... Seviu o Chapéu Dr?

Saindo da parte promocional deste evento e voltando para a parte técnica tentando não complicar para que todos entendam, o senhor citou em seu último post uma tal tabela de condutividade térmica e, como não estou de posse da mesma, não vou questionar a exatidão de seus números.... aqui naum é CPMI :lol: :lol: ... mas o mais importante (além do banco real dar 10 dias sem juros no cq especial :wink: ) é que tenho plena certeza de que os Engenheiros responsáveis pelos projetos que originaram estas partes de nossas viaturas tem pleno conhecimento dos números apresentados por Vsa e, mesmo com esta tal variação relativa do K@#$!%*.... foram capazes de projetar veículos resitentes o suficiente para enfrentar as intempéries normais ao seu tipo de uso.... e olha que isto não é técnico naum, é só bom senso aliado ao não desmerecimento do trabalho de projeto de outras pessoas que, ao contrário do senhor por suas próprias palavras neste forum, tem outros títulos em casa além do de eleitor...
Vale ainda lembrar que vitaras e cia, de acordo com o próprio manual do proprietário, são veículos de uso misto... e, portanto, tendem a ser um pouco mais resistentes que viaturas de passeio...

:pensativo: Quanto a relação entre Bloco de Motor, Vinténs e Jaquetas...Hummm tendo em vista sua citação (listada abaixo) em meio a uma discussão sobre motores:

O tempo da evolução, mas como o carnaval está longe não tenha pressa, mas sem pressa a coisa dissipa e carnaval requer rapidez para gerar impacto.

antes de te explicar a diferença entre Motor, Vinténs e Jaquetas.... vc precisa aprender a diferença entre Bloco de Motor e Bloco de Carnaval..... Vinténs e Jaquetas podem ficar para a depois.... :mrgreen:

Tendo ainda em vista o senhor ter se manifestado como uma pessoa adepta a raciocinar, gostaria de lançar mais algumas variáveis para complemetar sua visão dos fatos e aí, quem sabe, ajudar a corrigir a miopia que percebo em suas conclusões....
De nada adianta Vsa utilizar constantantes de condutividade térmica para concluir sobre as características de um determinado sistema sem analisar este sistema de forma dinâmica (em funcionamento). O sistema em questão (arrefecimento) é baseado na circulação de um líquido (água no caso). Não é atoa que existe uma bomba d'agua... :shock:

As constantes de trocas térmicas destes materiais são relacionadas entre sí (além de vários outros ítens nos quais não vou me ater) por suas superfícies de contato e como a água está em constante movimento, sua superfie efetiva torna-se muuuito maior que a da parte metálica que é fixa... desta forma, reverte-se a situação de desvantagem da água em relação ao metal que anteriormente foi apresentada por Vsa ....

Realmente... pedir a alguém que não seja engenheiro para fazer uma análise de um sistema que só é equilibrado pois é dinâmico, selado e funciona sob pressão.... é complicado.... o simples fato da água estar em movimento muda todas as verdades...

Bem... depois de tanto arengar :P (discutir) com o Sr. mestre SUKIS... só gostaria de manifestar mais uma vez para todos vcs (e desta vez espero ser mais claro) a minha opinião sobre o assunto original deste POST:

Nossas viaturas foram bem projetadas... a prova são os trancos que aguentam.... :D
defeito de fabricação é excessão a regra :evil: ... quem tiver um deu azar... :cry:
... carro usado é praga :shock: ... só Deus sabe o que o dono anterior fez com ele :evil: .... portanto:

Uma viatura que naum tenha sofrido super-aquecimentos, calço hidráulico e outros males do gênero... pode sim ser molhada a vontade com o motor ligado.... (naum estou falando de nada elétrico....) :mrgreen:

Galera.... :shock:

Obrigado aí pra quem teve SACO de Ler tudo isso....

Sukis.... :P

Mais uma vez... sem recentimentos....
O bom do forum é isso... discutir...

Rbrunato.... 8)

Valeu a paciência por Hospedar em seu POST uma discussão que, acredito eu, não era exatamente o que vc esperava quando criou ele.

Nada mais tenho a acrescentar neste POST que seja construtivo... portanto... humildemente vou me retirar..... :mrgreen:

encontrarei a todos por aí....
[]s...

Sukys
29/07/2005, 01:37
Putz, acho que as drogas são mais pesadas do que eu imaginava! :?

Nos tempos da Jipenet diziam que eu era viciado em sicuta. Pura intriga do oposição, sou viciado em tubaína sem gelo. :dance:

(a vida já é tão doida que dispensa qualquer tido de droga, e prá cair no "barato" basta se envolver de corpo e alma naquilo que faz)

É engraçado como um assunto leva a outro que vai se ramificando para mais outros e outros.

Aqui é igual sala de aula, reunição na empresa ou coisa do tipo. Discute-se o assunto, dá-se um tempo para o recreio, e assim que surge alguma nova proposição a coisa volta pros eixos.

Estou tentando contato com uma pessoa "lá de cima", que não manja de água como São Pedro mas que está muito perto disso :lol: e que, com certeza, poderá trazer novidades à respeito de carro versus água.
Assim que tiver novidades divulgo aqui no tópico.

Abraços,

samukanvas
29/07/2005, 02:01
Gasoso

[]'

Vai entender :roll: Já tá virando medição de membros genitais masculinos :putz: :putz: :putz: Essa é a diferença do mestre pro gafanhoto... :concordo:

Sergio Rocha
29/07/2005, 09:26
Gasoso

[]'

Vai entender :roll: Já tá virando medição de membros genitais masculinos :putz: :putz: :putz: Essa é a diferença do mestre pro gafanhoto... :concordo:

Caramba

Eu ia perguntar por que o meu motor diesel tá esquentando, e desisto.Já imaginou o rolo que isso ia dar ? :parede:

[]'

Gasoso
29/07/2005, 09:43
SAMUKANVAS escreveu:

Vai entender Já tá virando medição de membros genitais masculinos Essa é a diferença do mestre pro gafanhoto...

Não pretendia postar mais nada por aqui, mas gostaria de deixar claro que foi exatamente para tentar evitar que a coisa fosse mais além dos limites do que já foi que humildemente me retirei da discussão que criei por discordar da opinão do Sr mestre...

Não vamos interpretar maldosamente uma divergência de opiniões.... o Sr. mestre SUKIS tem direito a sua opinião assim como tenho direito a minha.... em meio as fuleiragens de ambos os lados....cada um defende a sua opinião da melhor maneira possível.... acho que a coisa deve se limitar somente a isso....

Sempre defenderei a máxima abaixo... ela é condizente com a prática e com a teoria...:
__________________________________________________ __________________________________________________ ________
*** se tiveres de molhar um motor quente.... a melhor proteção possível para as partes metálicas é deixa-lo sempre ligado***
__________________________________________________ __________________________________________________ ________

[]s a todos e agora sim.... Adeus...

rbrunato
29/07/2005, 11:06
Para exterminar qualquer duvida quanto aos choques térmicos e suas consequencias para o motor, recebi (e acredito que muitos daqui também o tenham recebido) um e-mail lá do suzuki-net com um link para uma pancada de fotos de um pessoal andando com uns Zukis na neve.
Muito legais as fotos.
segue o link:

http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=1940

rbrunato
29/07/2005, 11:15
Apenas para que me conheçam melhor: :roll:
Não me acho engraçado e por isso sou um tanto quanto sério e não constumo fazer muitas brincadeiras nos posts que escrevo. :discordo:
No entanto, não me achar engraçado não quer dizer que não ache muito engraçadas algumas idéias postadas nos tópicos deste fórum. :lol: :lol:
Ok

Portanto, se lerem algo aqui que vcs achem meio grosseiro, saibam que não peguei mal e muito menos estou brigando. É apenas uma forma mais séria de me expressar. Talvez esteja escrevendo algo sério e dando risada do que acabei de ler no post de cima. :mrgreen:
Espero nunca entrar em atrito com ninguem por aqui devido a uma má interpretação da minha forma de escrever ok? :concordo:

Abraços a todos!

Jeanilson
29/07/2005, 12:44
Para exterminar qualquer duvida quanto aos choques térmicos e suas consequencias para o motor, recebi (e acredito que muitos daqui também o tenham recebido) um e-mail lá do suzuki-net com um link para uma pancada de fotos de um pessoal andando com uns Zukis na neve.
Muito legais as fotos.
segue o link:

http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=1940

Também recebi esse e-mail. O interessante é que de acordo com algumas "teorias" levantadas acima era para esses motores terem se "desmanchados" totalmente já na primeira mergulhada (água à zero grau! Brrrrrrr...). :lol: :lol:

[]'s

Sukys
29/07/2005, 18:06
Conforme prometido, entrei em contato com o pessoal "lá de cima", mas como eles não gostam de usar internet mandaram a resposta em audio.

:lol:

Sergio Rocha
29/07/2005, 19:02
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

[]'

samukanvas
30/07/2005, 10:31
Gasoso, na boa cara, sem nenhum rancor nem nada..... :concordo: eu num tô nem aí pra discussão de ninguém, só acho que quando duas pessoas têm uma discordância de idéias elas devem fazer um fair play e não virar pra discussão sem sentido. Chega e mete toda a teoria e prova o contrário.... pronto! como todo mundo faz no fórum, ou mesmo posta experiências em detalhes que vc teve.

Sukys, mais uma vez se superou na explicação dos "superiores".... se noé tivesse um jipe ia ser problema ele encher de animais.... principalmente se fosse um cj3.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: