Ver Versão Completa : Diesel para usar na Defender.
marcelorfigueiredo
18/04/2012, 00:13
Prezados ,
Boa Noite ,
Alguém fez uma avaliação da performance deste novo produto S50 para as Defender ?
Vale a pena pagar de 10 a 12 % a mais ?
Não estou levando em conta o apelo ecológico .
Obrigado
Marcelo,
eu não percebi nenhuma melhora no desempenho, apenas na quantidade de fumaça, que diminuiu sensivelmente.
Vale a pena, pois quanto menor for a quantidade de enxofre, menor será a corrosão dos cilindros, sistema de escape, etc... Nem falar que a qualidade do óleo (alcalinidade) também é mantida por maior tempo.
A queima do enxofre resulta em ácido sulfuroso, o que é ruim para tudo; ruim para o planeta, ruim para o motor, e péssimo para as pessoas.
Abraços
Clemente
Dinho_BH
18/04/2012, 01:19
Clemente,
Como fica o "problema" da lubrificação da BI? (entendi em outro tópico que o enxofre ajuda na lubrificação)
Abraços.
Dinho,
a redução do enxofre seria um problema caso nosso Diesel fosse puro. Com a adição do bio-Diesel, 5% em todo o país para todos os tipos de Diesel, a coisa muda de figura.
Dizem os especialistas em combustíveis, que o bio-Diesel tem um alto pode de lubricidade, superando assim em muito os benefícios do enxofre.
No final das contas, nossa bomba injetora é MUITO confiável e de baixo custo de manutenção graças a sua popularidade em todo mercado mundial. A grande maioria dos motores fabricados entre os anos 80 e 2005 são equipados com a lendária bomba rotativa Bosch VE. O mesmo também é verdade para os injetores.
Abraços
Clemente
Clemente,
Como fica o "problema" da lubrificação da BI? (entendi em outro tópico que o enxofre ajuda na lubrificação)
Abraços.
Dinho_BH
18/04/2012, 14:04
Clemente,
Valeu!!
Abraços.
Eu moro numa chácara aqui em Brasília, e tem um cara aqui em Brasília que fabrica um biodigestor para fabricação de biodiesel com óleo de cozinha usado. Inclusive a máquina dele é toda automática e o biodiesel que ela produz é atestado em laboratório da unb como diesel de qualidade e pode ser usado sem problemas. Ou seja, se seguir a receita direitinho é só levar para teste uma amostra do lote que sai o certificado de qualidade do produto. eu estava pensando em adquirir essa máquina para minha chácara e usar esse diesel 100% na minha defender 110 pois o custo do litro fica na faixa de 0,50 por litro.
Só que ouvi falar que biodiesel 100% e feito co óleo de cozinha usado não presta e que estraga o motor, os bicos, a BI e blablabla, mas nenhum comentário mais técnico explicando o porque dessa destruição toda.
Pelas informações que já tenho do próprio fabricante da máquina segue um ex:
Se utilizar em um motor que faz 10km/l com diesel puro na proporção de 50% diesel e 50% biodiesel ele irá fazer 11km/l. No biodiesel puro ele fará 9km/l porém com maior potência e nenhuma fumaça.
Gostaria de saber da opinião de todos que tem conhecimento desse assunto, esse tipo de biodiesel é seguro? posso usa-lo normalmente no carro ou é arriscado? quais os riscos e quais os benefícios.
Alexandre Tietsche
18/04/2012, 14:09
Abasteci e senti diferença sim. Achei o carro mais liso e aparentemente mais potente.
Pior que eu botei sem querer achando nem podia ter posto, qdo começou a andar a diferença foi sensível.
Pauleo,
o problema é com o bio-Disesel puro, e não muito refinado. Nos Diesel modernos com injeção direta como o TDI, TD5 e Puma, o problema surge quando estes são operados em baixas temperaturas e ou no transito.
Nesta situações de baixa deamanda formam-se grandes borras nos cilindros e anéis, rapidamente degradando a compressão do motor e assim contaminando o resto dos componentes do bloco, geralmente com uma goma que termina por impedir a ciculação do óleo. Mesma substância que se acumula nas frigideiras, uma borra preta parecida com carvão.
Ideal para nossos motores é o sistema híbrido; liga-se o motor com Diesel e quando totalmente aquecido e em regime pleno (geralmente estrada), chaveia-se para o óleo vegetal. Uns 20km antes de desligar o motor, deve-se voltar para o Diesel, de modo a garantir a partida no dia seguinte com combustível fóssil presente em todo o sistema; BI, filtro, bicos e tubulação.
A bomba injetora pode trabalhar sem problemas com o vegetal, desde que previamente aquecido, razão pela qual estes sistemas costumam ter um trocador de calor, que aquele o óleo vegetal com a água do motor, antes de entrar na BI.
Ao converter para o sistema vegetal é importante abolir todas as borrachas do circuito de diesel e eventualmente alguns orings na BI. O tanque deve ser 100% limpo, pois o óleo vegetal descola a sujeira do tanque.
Em resumo, para óleo vegetal processado de maneira caseira, melhor ficar com um motor de injeção indireta (moto com pré-camara), como os Mercedes 5 cilindros dos anos 70-80, Toyota Hilux mecânicas, motor Yanmar, etc...
Escutei que alguns tratores no MS usam óleo vegetal, parece que geralmente durante as jornadas de colheita 24/7 onde o motor jamais desliga. Não sei se é verdade.
Abraços
Clemente
Eu moro numa chácara aqui em Brasília, e tem um cara aqui em Brasília que fabrica um biodigestor para fabricação de biodiesel com óleo de cozinha usado. Inclusive a máquina dele é toda automática e o biodiesel que ela produz é atestado em laboratório da unb como diesel de qualidade e pode ser usado sem problemas. Ou seja, se seguir a receita direitinho é só levar para teste uma amostra do lote que sai o certificado de qualidade do produto. eu estava pensando em adquirir essa máquina para minha chácara e usar esse diesel 100% na minha defender 110 pois o custo do litro fica na faixa de 0,50 por litro.
Só que ouvi falar que biodiesel 100% e feito co óleo de cozinha usado não presta e que estraga o motor, os bicos, a BI e blablabla, mas nenhum comentário mais técnico explicando o porque dessa destruição toda.
Pelas informações que já tenho do próprio fabricante da máquina segue um ex:
Se utilizar em um motor que faz 10km/l com diesel puro na proporção de 50% diesel e 50% biodiesel ele irá fazer 11km/l. No biodiesel puro ele fará 9km/l porém com maior potência e nenhuma fumaça.
Gostaria de saber da opinião de todos que tem conhecimento desse assunto, esse tipo de biodiesel é seguro? posso usa-lo normalmente no carro ou é arriscado? quais os riscos e quais os benefícios.
vitor_grotmann
18/04/2012, 18:12
Abasteci e senti diferença sim. Achei o carro mais liso e aparentemente mais potente.
Pior que eu botei sem querer achando nem podia ter posto, qdo começou a andar a diferença foi sensível.
notei a mesma coisa, senti o carro muito mais solto e tambem reduziu a fumaça, agora só abasteço com o s50.
rafaelfernandez
18/04/2012, 20:31
Pessoal,
Notei também o carro mais "solto", a fumaça que com o S500 só fazia em regime forçado agora praticamente não existe mais. No entanto notei pequeno aumento no consumo.
[]´s
Rafael
marcelorfigueiredo
18/04/2012, 21:18
Clemente , Boa noite e obrigado pelos esclarecimentos .
Concluindo, o s50 não oferece riscos para o nosso motor mesmo? Podemos usa-lo continuamente sem problemas? TEMOS QUE TOMAR ALGUM CUIDADO NA MANUTENÇÃO?
Eder Bonesi
18/04/2012, 22:14
Prezados ,
Boa Noite ,
Alguém fez uma avaliação da performance destenovo produto para as Defender ?
Vale a pena pagar de 10 a 12 % a mais ?
Não estou levando em conta o apelo ecológico .
Obrigado
Caro Marcelo, vamos pedir a opinião do Vinicius. Ele conhece bem de perto este produto.
Paree-me que para os motores mecânicos é recomendado um aditivo, se forem abastecidos com o S50.
Vamos aguardar...
Abraço.
Rones Jr
20/04/2012, 09:40
Ontem, com tanque vazio, tasquei 20L do S-50, e a diferença foi sensível, mas não achei muito muito, no quesito performance. Mas, muito melhor no sentido de funcionamento, pois o motor está muito liso, um pouco mais silencioso e com menos delay na acelaração, principalmente em baixíssimas rotações, tipo...em engarrafamentos. Vamos ver o consumo....
Disco 2 - TD5 - 2001
Eu percebi clara melhora no consumo. Cerca de 8% mais economica, alem de diminuição visivel da fumaça.
abs
ka2
Renato Franco
24/04/2012, 00:43
Amigos,
Cuidado com a novidade.
Diesel bom é diesel novo. A absorção de umidade com o tempo degrada o produto, produzindo compostos que entopem os dutos, etc., etc.
O S-50 está encalhado nos postos. Pouquíssimos veículos o usam, pois é bem mais caro é a frota 2012, que "teoricamente" deve usá-lo (na verdade, só os pesados, equipados com o sistema ARLA-32), ainda é bem escassa.
Continuo abastecendo com o diesel comum, em posto que vende muito (está sempre novo). Nunca tive problemas.
Não sou do time das Defender, mas dêem uma olhada nos tópicos do próprio forum sobre o assunto.
Abs.
Renato, tenho abastecido na estrada, poucos postos tem o s50, e o preço é só um pouco maior, como um aditivado.
fiquei testando s50, s500, s1800 pq fiquei intrigado mesmo com o desempenho quando abasteci por acaso a primeira vez com o s50
Testei sempre viajando a Rio Preto.....
Realmente nao sei se o fato do motor ser mais rústico tenha a ver com isso, mas acho que vc devia testar....
Abs
Sergio
Amigos,
Cuidado com a novidade.
Diesel bom é diesel novo. A absorção de umidade com o tempo degrada o produto, produzindo compostos que entopem os dutos, etc., etc.
O S-50 está encalhado nos postos. Pouquíssimos veículos o usam, pois é bem mais caro é a frota 2012, que "teoricamente" deve usá-lo (na verdade, só os pesados, equipados com o sistema ARLA-32), ainda é bem escassa.
Continuo abastecendo com o diesel comum, em posto que vende muito (está sempre novo). Nunca tive problemas.
Não sou do time das Defender, mas dêem uma olhada nos tópicos do próprio forum sobre o assunto.
Abs.
Fernando da Terra
24/04/2012, 16:36
Mas afinal, tem que colocar aditivo junto ou não?
Se sim, qual aditivo? E em que proporção?
Fernando
Abasteci hoje com o S50 para pegar uma viagem perto. Vamos ver ...
;)
Abraço!
Fui e voltei numa boa.
Nada diferente, nem o consumo.
:pensativo:
Meu irmão fez uma viagem e usou o s50 ele achou mais econômico.
marcelorfigueiredo
27/04/2012, 18:53
Minha media com o Diesel Standart na cidade aqui em Goiânia : 8,5 a 9,0 Km / l , mais para 8,5 .
Primeira média com S50 , que para estatística não significa nada , mas serve como motivação para continuar abastecendo : 9,5 Km / l.
Com relação a fumaça e covardia .
Próximo teste que vou fazer ; na próxima troca de oleo ( a cada 5000 Km ) , só colocar S50 e enviar para a Mobil fazer a analise e comparar com a que tenho .
Abraço para os amigos
Marcelo, você faz teste do óleo queimado? Qual o resultado?
Você tem contato de quem faz o teste? É caro? Como apresentam o laudo?
Abraços
Clemente
Minha media com o Diesel Standart na cidade aqui em Goiânia : 8,5 a 9,0 Km / l , mais para 8,5 .
Primeira média com S50 , que para estatística não significa nada , mas serve como motivação para continuar abastecendo : 9,5 Km / l.
Com relação a fumaça e covardia .
Próximo teste que vou fazer ; na próxima troca de oleo ( a cada 5000 Km ) , só colocar S50 e enviar para a Mobil fazer a analise e comparar com a que tenho .
Abraço para os amigos
Fernando da Terra
27/04/2012, 19:39
Bom, próximo abastecimento, vou testar o S50, mas ainda não me responderam se tem que colocar aditivo ou não.....
Cade os universitários?....
Fernando
Fabrício Bastos
27/04/2012, 20:39
Olha aí galera um "dúvidas frequentes" sobre o S-50 feito pela própria Petrobrás!
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/60eee00049a8f1eabf6bbfa239067cf5/s-50-flua-advento-perguntas-frequentes-15-02-12.pdf?MOD=AJPERES
Não achei nada específico ao aditivo apenas que não precisa ser feita nenhuma modificação no auto e que o ARLA 32 (aditivo de ureia) só será utilizado em veículos produzidos após 2012(se o mundo não acabar!rsrsrs):) e terá um reservatório específico para ele!
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco!
anibalgmachado
30/04/2012, 22:03
Amigos, boa noite,
Só para esclarecer, sou engenheiro de desenvolvimento de motores diesel da Mercedes-Benz do Brasil e gostaria de falar um pouco sobre o diesel S50 e sobre o ARLA32.
O diesel S50 difere do metropolitano (S500) r do diesel interior (S1800) apenas no conteúdo de Enxofre (Sulfur em Inglês - daí o Sxxx), o novo diesel tem 50ppm (partes por milhão) de enxofre. O Enxofre o diesel é precursor do Material Particulado (fuligem), que dá origem a fumaça preta.
O Arla32 é uma solução aquosa com 32,5% de uréia técnica, que nos veículos equipados com sistema SCR (Selective Catalyst Reaction) reage com os Óxidos de Nitrogênio (NOx) os convertendo em N2 (gás Nitrogênio) e vapor d'água. Veículos Euro5 (produzidos à partir de Jan/2012) que não usam tecnologia SCR não precisam do ARLA32.
Para resumir, se nosso veículo não é Euro5, ou seja seja fabricado antes de Jan/2012, podemos usar qualquer diesel que não vai ter nenhuma diferença em performance, porém se usar-mos o S50 vamos poluir um pouquinho menos, já que ele só faz grande diferença nos motores novos, nos antigos a diferença é pequena por que eles não foram desenvolvidos para isso.
Qualquer duvida estou à disposição.
Um abraço
Anibal, grato pela explicação... Realmente não notei diferença nenhuma no meu D90 de 1998.
Se polui menos, já é uma vantagem.
*Apenas uma observação ...
"Sulfur" ou "Suphur"é coincidentemente falado igual em ingles e latim, mas os elementos da tabela periódica têm sua nomenclatura baseada no latim ...
;)
Abraço!
Rones Jr
02/05/2012, 08:56
Anibal and All,
Mas, acho que veículo antigos com EGR podem ser beneficiados, não? Os gases recirculados pela EGR não seriam mais limpos, levando a um melhor desempenho e manutenção da limpeza do sistema como um todo?
Amigos, boa noite,
Só para esclarecer, sou engenheiro de desenvolvimento de motores diesel da Mercedes-Benz do Brasil e gostaria de falar um pouco sobre o diesel S50 e sobre o ARLA32.
O diesel S50 difere do metropolitano (S500) r do diesel interior (S1800) apenas no conteúdo de Enxofre (Sulfur em Inglês - daí o Sxxx), o novo diesel tem 50ppm (partes por milhão) de enxofre. O Enxofre o diesel é precursor do Material Particulado (fuligem), que dá origem a fumaça preta.
O Arla32 é uma solução aquosa com 32,5% de uréia técnica, que nos veículos equipados com sistema SCR (Selective Catalyst Reaction) reage com os Óxidos de Nitrogênio (NOx) os convertendo em N2 (gás Nitrogênio) e vapor d'água. Veículos Euro5 (produzidos à partir de Jan/2012) que não usam tecnologia SCR não precisam do ARLA32.
Para resumir, se nosso veículo não é Euro5, ou seja seja fabricado antes de Jan/2012, podemos usar qualquer diesel que não vai ter nenhuma diferença em performance, porém se usar-mos o S50 vamos poluir um pouquinho menos, já que ele só faz grande diferença nos motores novos, nos antigos a diferença é pequena por que eles não foram desenvolvidos para isso.
Qualquer duvida estou à disposição.
Um abraço
anibalgmachado
03/05/2012, 19:46
Olá Rones,
Tem toda razão. Os motores com EGR são muito senciveis ao enxofre, já que depois da combustão o enxofre se combina com o oxigênio em excesso nos motores turbinados gerando os Óxidos Sulfurosos (SOx) que no EGR são desviados e jogados de volta no motor. Menos enxofre significa menos comtaminantes e maior vida útil, de qualquer geito só tem vantagem.
Anibal and All,
Mas, acho que veículo antigos com EGR podem ser beneficiados, não? Os gases recirculados pela EGR não seriam mais limpos, levando a um melhor desempenho e manutenção da limpeza do sistema como um todo?
Leonardo Dic
06/05/2012, 11:06
E a questão que estão falando aqui na cidade que esse nivel menor de enxofre, diminui a lubrificacão da BI e dará problema futuro. Será verdade ?
Abraço
Dinho_BH
06/05/2012, 12:10
Leonardo,
Fiz exatamente o mesmo questionamento e o Clemente disse que o percentual de 5% de biodiesel na mistura de nosso diesel ajuda na lubrificação e, em tese, não teriamos problema com a BI.
De qualquer forma, manutenção de BI em Defender (300TDi) não chega a ser crítico frente ao ganho geral proporcionado pelo S-50.
Com a palavra os verdadeiros experts... rsrsrs
Abraços.
marcelorfigueiredo
06/05/2012, 22:05
Clemente ,
Boa Noite ,
Desculpa a demora em responder .
Trabalho em uma fabrica , onde temos muitosredutores e conseguimos avaliar os desgastes nas engrenagens helicoidais comeste ensaio.
O representante da Mobil fez a avaliação comocortesia e também porque compro óleoscom eles ( Delvac MX 15W-40 ) .
Ainda não recebi os resultados referente aultima troca (primeira que estoufazendo) , mas assim que tiver os resultados emmãos vou postar .
Com relação ao custo vou consultar o representantepara saber o valor .
Forte Abraço
Marcelo
Alexandre ST
15/05/2012, 20:38
Não gostei caiu muito o rendimento.
USO SÓ O EXTRAADITIVADO da BR rende bem 10/11km/l e parece que não deixa resíduo.
boa noite amigos, há duas semanas experimentei um tanque de s50 na minha 110 2004, inicialmente parecia bom, o rendimento foi o mesmo, mas após 100 km rodados mais na cidade a fumaça escureceu e aumentou muito. Resolvi ir a Bosh e checar os bicos e BI..... resultado: o diesel detonou tudo.e logo mandei limpar os bicos e trocar o filtro...... expilcação: diesel há muito tempo na bomba parado? Antes o carro funcionava normalmente..... agora depois de resolver tudo coloquei diesel convencional e o carro voltou ao normal..... o que acham?
Alexandre Tietsche
15/05/2012, 22:37
Eu queimei um tanque na Dutra e foi muito bom, ja deixei meu relato aqui antes. Nenhuma queixa, carro ficou bem mais solto na minha opinião. Tenho usado Diesel normal pq tenho viajado muito e de grão em grão vou conseguindo guardar umas moedas para os repatos da viatura.
Acho que 100km e ja dar esse pau todo é meio rápido demais não?
usei dois tanques de S50 e gostei do resultado, tb achei ela mais solta e a fumaça sumiu!!!!!
so nao continuo usando pois aqui em brasilia apenas um posto possue o S50 e fica meio contra mao pra mim e tb por custar uns 25 centavos a mais
abraço, Pedro
muito provavelmente o diesel estava no posto há muitos dias sem vender e, como ja foi falado nesta discussão pode ter vencido.......acho que vou arriscar de novo...
Antonio Nunes
16/05/2012, 14:52
Também usei o S50 pra testar na Defender 2003. Não fez nenhuma diferença, nem no consumo nem no rendimento do carro. Tô voltando pro aditivado.
Eder Bonesi
16/05/2012, 20:44
Olá Moçada do Diesel na veia!
Também abastecí a minha 110 2005 e notei algo diferente. Nivel de ruído menor.
Seria esta a informação de " parecer estar mais solto" que alguns comentaram?
Outro detalhe. Esse me preocupou. Ao desligar o motor (eu havia rodado uns 30 km, portanto estava quente), depois de desligar a chave, o motor ainda deu algunas voltas...isso aconteceu só na primeira vez depos de abastecida com o S50.
Não percebi menos fumaça, mas aparentemente, gira mais solto e silencioso.
Caro Clemente: o que poderia ter ocasionado a permanência dos giros extras, depois da chave desligada?
Algum residuo nos cilindros? Proveniente do novo diesel?
Abração a todos.
Caiogaucho
16/05/2012, 21:04
Pessoal, minha dúvida é a seguinte:
Em viaturas fabricadas em 2012 (defender/discovery's) podem ser abastecidas com o Diesel normal??
abs
Eder, nao sou o clemente hehehehe, mas ja vi em algum outro topico ele falando q isso é normal acontecer de vez em quando!!!
é a solenoide da bomba injetora q demora um pouquinho a mais pra fechar, acho q teve um topico q o Hailton comentou q a dele travou aberta e a land nao queria desligar hehehehe,
abraço, Pedro
Caio a informaçao q tenho é q todo carro diesel produzido a partir de 2012 deve ser abastecido com diesel S50
abraço, Pedro
É isso aí...
Pode acontecer, umas 3 vezes por ano ±.. Se acontecer sempre é problema em razão de desgaste da bomba, solenóide com defeito ou suja e ou combustível ruim.
Vale a pena dar uma drenada no sedimentador para dar uma olhada na combustível.
Abraços
Clemente
Eder, nao sou o clemente hehehehe, mas ja vi em algum outro topico ele falando q isso é normal acontecer de vez em quando!!!
é a solenoide da bomba injetora q demora um pouquinho a mais pra fechar, acho q teve um topico q o Hailton comentou q a dele travou aberta e a land nao queria desligar hehehehe,
abraço, Pedro
Pois é, 2012 (PROCONVE P6 e P7 ou Euro 5) só com S50.
Estes carros não são mais jipes, mas sim bombas de efeito retardado.
Se tivesse um Defender V8 (como já teve) no lugar do Puma, seria minha escolha. Prefiro pagar o dobro de combustível ao invés de gastar toda a economia do Diesel na revisão de limpeza da LR e depois os caríssimos componentes destes motores.
Um único injetor do Puma compra um cabeçote completo com 4 injetores do motor 300TDI. E os filtros então?! Parei...
Abs
Clemente
Caio a informaçao q tenho é q todo carro diesel produzido a partir de 2012 deve ser abastecido com diesel S50
abraço, Pedro
neilsonhenriques
17/05/2012, 12:06
Em viaturas fabricadas em 2012 (defender/discovery's) podem ser abastecidas com o Diesel normal??
A Defender eu não sei, mas nem as Discoveries 3 2005> poderiam ser abastecidas com diesel normal porque já eram Euro 4.
Por isso eu concordo totalmente com o Clemente. Esses motores a diesel novos são bombas relógio prontas pra explodir o bolso do cidadão.
Um conhecido acabou de gastar R$ 14.000 pra consertar um Mercedez ML. Não acredito que a manutenção de um Land Rover com problema similar fosse ficar muito mais barata que isso. Só esse valor já paga a minha gasolina por mais de 2 anos.
Se a conta pra decidir entre diesel x gasolina era considerando uns 20.000 km por ano, agora passa pra uns 50.000 km por ano. Só assim pra correr o risco de tomar uma facada dessas. Tô muito fora ... Carro a diesel é pra rico.
Abraços, :concordo:
Neilson
Leo Maluf
22/10/2012, 14:02
Venho usando o S50 na minha Pajero Sport 2006 ( 4M40 ) faz já um bom tempo, sensivel redução de fumaça e notavel ganho de potencia em retomadas em baixa rotação / transito.
Me preocuparam alguns comentarios sobre a questão da lubrificação da B.I. , lenso os comentarios do colega CGAUER aqui neste topico fiquei mais tranquilo.
A cada dois tanques coloco meia garrafinha de Bardhal Max diesel.
renato vieira
22/10/2012, 15:09
Dia desses, um posto perto de casa adotou a tática do traficante. Ofereceu S50 a preço de aditivado: R$1,99/l.
Claro que experimentei. Minha velha Disco 2 TD5 ficou faceira. Reduziu ruido, ficou mais solta e melhorou o consumo em quase 1km. Consegui dois tanques nessa promoção. Foram cerca de 1300km de satisfação. Acabou a promoção, voltei para o aditivado. Mas, acho que viciamos. Vou pagar 2,17 pelo S50. E, tb, o meio ambiente agradece
euclidesneto
22/10/2012, 18:32
Tem algum problema misturar S50 com S500 num mesmo tanque, tipo 1/2 a 1/2?
Nenhum problema!
Mesma coisa que misturar Whisky de 12 com 25 anos...
Abs
Clemente
Tem algum problema misturar S50 com S500 num mesmo tanque, tipo 1/2 a 1/2?
Clemente,
Otima comparação! Para os apreciadores do bom wisky seria ótimo sempre tomar os de rótulos azuis, mas como são muito caros ficamos com o rótulo preto que são ótimos e macios... Com o diesel não podia ser diferente!!!
Aqui em Porto Velho tem uns dois ou três postos com S50, o preços é na faixa de R$2,65, uma bica comparado com o sudeste, mas assim como o bom wisky, vale a pena e preserva nosso motor!
Abs e Keep Rovering!
Sayegh
euclidesneto
23/10/2012, 04:21
E misturar sobre "aditivar" o diesel com óleo 2T, qual a sua opinião, Clemente?
Euclides,
É desnecessário. Nosso Diesel possui 5% de biodiesel, cumprindo assim com grande folga o requisito de lubricidade do Diesel, que termina por preservar bicos e a bomba injetora.
Óleo 2T é interessante para motores antigos em lugares onde o Diesel é 100% fóssil de baixo teor de enxofre. Nos motores modernos pode trazer problemas para o catalisador e filtro de partículas.
Abs
Clemente
E misturar sobre "aditivar" o diesel com óleo 2T, qual a sua opinião, Clemente?
MaurícioBsb
25/11/2012, 21:38
Ajudando, tenho uma Frontier 2004 e comecei utilizando o S50 aos poucos (dosimetria) agora ja uso somente S50 a 5 meses seguidos e digo minhas conclusões:
Desempenho, igual
Consumo, melhor + ou - 0,5 a 0,8km/l
Fumaça, quase uma sacanagem desapareceu
Medo de lascar minha BI, uso Teccom 10 e so alegria!
Alexandre Tietsche
16/01/2013, 01:40
e agora com o S10, alguém testou ?
Carlos A Paim Jr
16/01/2013, 21:42
Alexandre,
Estou usando somente o S10 em minha máquina e não notei nem economia nem mudança na fumaça, apesar de que não entendo muito, porém só abastecia o S50 e agora mudou o para o S10, mas só abasteço com eles.
Só posso te falar uma coisa, independente do diesel, quando olho minha LAND na garagem, fico tão satisfeito comigo, kkkkkkkk.
Abraços.
Alexandre Tietsche
16/01/2013, 22:17
Alexandre,
Só posso te falar uma coisa, independente do diesel, quando olho minha LAND na garagem, fico tão satisfeito comigo, kkkkkkkk.
Abraços.
hhahahahaha. Eu tb, mesmo que os pneus não sejam o que eu queria, que não anda como eu queria, que o ar não gela como eu queria me da um baita orgulho de saber que sou dono deste container de 4 rodas.....
Thiago Gontijo
17/01/2013, 08:35
Acho que o grande problema é com motores novos e diesel s500, aí sim! Os nossos 2.5 estão tranquilos!
euclidesneto
17/01/2013, 10:10
e agora com o S10, alguém testou ?
Continuo sem notar diferença alguma.
e agora com o S10, alguém testou ?
Um posto aqui na cidade começou a comercializar o S10. Estou no 1o tanque, mas já vou adiantando:
Eu notei uma grande diminuição da fumaça no meu sim!
Não senti diferença em desempenho, no que se refere a aceleração/torque.
Com o odômetro zerado na abastecida, agora é aguardar a próxima pra calcular a média de consumo.
marcelorfigueiredo
01/02/2013, 08:11
Fico satisfeito deste tópico postado inicialmente por mim servir para o debate e troca de informações .
A redução de fumaça é impressionante , quase nada , vários amigos perguntam que regulagem eu fiz ?
Quanto ao consumo não notei diferença .
Abraços
Marcelo
viniciussaliba
24/05/2013, 09:13
Bom dia a todos, lendo algumas informações sobre o diesel S10 neste link:
[http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/biodiesel/diesel-s10-e-suas-diferencas-para-o-diesel-s50/]
Diz que o fato dele possuir uma quantidade maior de cetano faz com que o motor tenha um melhor desempenho e que o diesel S10 é um solvente mais forte que o diesel convencional, fazendo com que sujeiras do sistema de alimentação que antes não eram dissolvidas se dissolvam no S10 e entupam filtros e bicos, recomendando para quem for usar o diesel S10 que proceda uma limpeza de tanque e outros componentes do sistema de alimentação.
Alguem aqui já fez este procedimento de limpeza de tanque e bicos?
Vale a pena como manutenção preventiva?
roberto.cardoso@ig.com.br
24/05/2013, 11:04
Vinicius,
Usei o S50 por um mês e estou usando o S10 faz 4 meses, na terça-feira (21/05) realizei a troca do filtro de diesel e não percebemos nada de anormal (não havia sujeira nem ferrugem na base do filtro). Inclusive não notei nenhum mudança na Defender... continua a mesma coisa, mesmo consumo, mesma força e mesma fumaça.
Cheguei a pensar que estavam me vendendo S500 no lugar do S10, mas já abasteci em diversos postos e nada mudou.
Abraços,
ocimarpelegrino
24/05/2013, 17:12
Com certeza vale a pena limpar o tanque e os bicos, pois com o passar dos anos, forma-se uma crosta no tanque que aos poucos pode ir soltando e acaba entupindo o sistema, outra dica, é sempre encher o tanque ou pelo menos a cada duas abastecidas, isso dificulta o acumulo de sujeira.
alexsmith
04/09/2013, 17:23
Olá, pessoal!
Acabei de comprar minha Defender 110 e, após trazê-la do Paraná até o Rio Grande do Sul, a luz de "check engine" ligou.
Ao verificar os códigos OBD-II, constatei o seguinte:
P0404 Exhaust Gas Recirculation "A" Control Circuit Range/Performance
P1103 MAF in range but higher than expected
Segundo o vendedor, o carro estava parado há algum tempo, inclusive produzindo fumaça branca que parou depois de trocar o diesel velho e fazer a sangria do coletor de água.
A única coisa que fiz ao pegar o carro foi completar o tanque (estava quase vazio) com Diesel S-10.
Fiz errado em colocar este diesel?
Achei estranho que o problema só apareceu após ter rodado quase 700km...
Alex, seu problema é 90% de chance de ser a válvula do EGR. Quando esta falha, ela gera o P0404 (válvula travada na posição aberta) e engana o sensor de massa de fluxo de ar (MAF), desencadeando o erro P1103.
Tente desmontar o EGR e limpar, se não der, substitua toda toda a válvula.
A LR lançou um modelo de EGR novo e deveria se trocado em garantia.
Acompanhe o que a turma fala lá fora:
Defender2 - View topic - EGR Valve Cleaning! (http://www.defender2.net/forum/topic2227.html)Defender2 - View topic - Puma EGR valve contamination. (http://www.defender2.net/forum/topic5673.html)
Modelo novo vs antigo
Defender2 - View topic - Puma EGR valve contamination. (http://www.defender2.net/forum/topic5673-15.html)
EGR nova:
LR006650 | VALVE - EXHAUST GAS RECIRCULATION | Land Rover | | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=151898)
Juntas (vai precisar):
LR004476 | GASKET - EGR COOLER TO EGR DEF 2007> | Land Rover | | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=150756)
LR004471 | EGR VALVE GASKET DEF 2007> | Land Rover | | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=150753)
Combustível, use apenas e unicamente o S10, evitando assim excesso de fuligem em componentes do sistema EGR. Se não tiver opção, vá de S500.
Boa sorte.
Leandro Neves
04/09/2013, 18:27
Fiz errado em colocar este diesel?
Acho que vc fez errado em comprar uma PUMA! rsrsrrs
Brincadeirinha..... jájá o pessoal te ajuda.
Leandro Neves
04/09/2013, 18:41
Ops essa foi rápida.... melhor que a ajuda do Clemente. Não tem!
ocimarpelegrino
04/09/2013, 19:02
Olá, pessoal!
Acabei de comprar minha Defender 110 e, após trazê-la do Paraná até o Rio Grande do Sul, a luz de "check engine" ligou.
Ao verificar os códigos OBD-II, constatei o seguinte:
P0404 Exhaust Gas Recirculation "A" Control Circuit Range/Performance
P1103 MAF in range but higher than expected
Segundo o vendedor, o carro estava parado há algum tempo, inclusive produzindo fumaça branca que parou depois de trocar o diesel velho e fazer a sangria do coletor de água.
A única coisa que fiz ao pegar o carro foi completar o tanque (estava quase vazio) com Diesel S-10.
Fiz errado em colocar este diesel?
Achei estranho que o problema só apareceu após ter rodado quase 700km...
Boa sorte com a Puma ai amigo, fica tranquilo que é uma excelente viatura, vc vai se apaixonar rsrsrs... Nos conta ai o que levou vc a vir compra-la no Paraná... Abraço
alexsmith
04/09/2013, 19:26
Boa sorte com a Puma ai amigo, fica tranquilo que é uma excelente viatura, vc vai se apaixonar rsrsrs... Nos conta ai o que levou vc a vir compra-la no Paraná... Abraço
Oi, Ocimar!
Eu procurei bastante até encontrar uma que me agradasse (tanto na questão de valor quanto na questão do carro em si). Acabei negociando ela numa concessionária de Curitiba e, dando meu veículo na troca, ficou um negócio dentro do que eu esperava.
Foi uma decisão bem difícil... 2005 (TDi)? 2007> (Puma)? Ambas têm vantagens e desvantagens, na minha opinião. Aliás, como tudo na vida, não é mesmo? Mas isso é assunto pra outro tópico. ;)
O que contou muito na minha decisão foi a quantidade de acessórios que já estavam instalados nessa 2008. Vou fazer umas fotos dela. Muito possivelmente você, que é de Curitiba, até conheça o dono anterior... :)
Grande abraço!
alexsmith
04/09/2013, 19:28
Alex, seu problema é 90% de chance de ser a válvula do EGR. Quando esta falha, ela gera o P0404 (válvula travada na posição aberta) e engana o sensor de massa de fluxo de ar (MAF), desencadeando o erro P1103.
Tente desmontar o EGR e limpar, se não der, substitua toda toda a válvula.
A LR lançou um modelo de EGR novo e deveria se trocado em garantia.
Acompanhe o que a turma fala lá fora:
Defender2 - View topic - EGR Valve Cleaning! (http://www.defender2.net/forum/topic2227.html)Defender2 - View topic - Puma EGR valve contamination. (http://www.defender2.net/forum/topic5673.html)
Modelo novo vs antigo
Defender2 - View topic - Puma EGR valve contamination. (http://www.defender2.net/forum/topic5673-15.html)
EGR nova:
LR006650 | VALVE - EXHAUST GAS RECIRCULATION | Land Rover | | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=151898)
Juntas (vai precisar):
LR004476 | GASKET - EGR COOLER TO EGR DEF 2007> | Land Rover | | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=150756)
LR004471 | EGR VALVE GASKET DEF 2007> | Land Rover | | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=150753)
Combustível, use apenas e unicamente o S10, evitando assim excesso de fuligem em componentes do sistema EGR. Se não tiver opção, vá de S500.
Boa sorte.
Clemente, tu é uma enciclopédia, cara! Muito obrigado!!!
alexsmith
04/09/2013, 19:31
Acho que vc fez errado em comprar uma PUMA! rsrsrrs
Brincadeirinha..... jájá o pessoal te ajuda.
hahahaha
Sabe que eu já pensei que seria interessante colocar a carroceria de uma Puma numa mecânica de TDi? Seria um agrado a Gregos e Troianos, não é? :)
Mas voltando ao tópico, se tinha outro tipo de Diesel no tanque, não tem problema sair usando o S10?
ocimarpelegrino
04/09/2013, 19:44
Mas voltando ao tópico, se tinha outro tipo de Diesel no tanque, não tem problema sair usando o S10?
Problema nenhum, pode ficar tranquilo. Mas vai uma dica, assim que puder, manda fazer uma limpeza em todo o sistema de alimentação, do tanque aos bicos e troca todos os filtros também. Fazendo isso pode ter certeza que vai evitar dores de cabeça no futuro... Abraço.
rodrigoboscardin
04/09/2013, 20:40
Amigo, até os 70 mil km usei só s500 sem problemas. Agora (está com 93 mil km) estou usando só s10. Me parece q dá diferença no consumo.
Em que cudade do Paraná vc comprou a viatura? Tb sou do Pr e por aqui não trm muitas puma.
Abraços
Rodrigo
alexsmith
04/09/2013, 23:37
Problema nenhum, pode ficar tranquilo. Mas vai uma dica, assim que puder, manda fazer uma limpeza em todo o sistema de alimentação, do tanque aos bicos e troca todos os filtros também. Fazendo isso pode ter certeza que vai evitar dores de cabeça no futuro... Abraço.
:curtir:
Valeu mesmo, Ocimar!
Amigo, até os 70 mil km usei só s500 sem problemas. Agora (está com 93 mil km) estou usando só s10. Me parece q dá diferença no consumo.
Em que cudade do Paraná vc comprou a viatura? Tb sou do Pr e por aqui não trm muitas puma.
Abraços
Rodrigo
Oi, Rodrigo! Comprei em Curitiba, na concessionária LR.
rodrigoboscardin
05/09/2013, 09:43
Blz alex! Parabéns pela viatura!
alexsmith
07/09/2013, 18:52
Ainda sobre os códigos P0404 e P1103, corro algum risco em rodar com a Defender? Vai danificar alguma coisa? Ou só a questão da possibilidade de aumento de consumo de combustível?
Seu motor pode entrar em modo de segurança, diminuindo a performance.
E sim, você pode comprometer outros itens, como o catalisador.
Abs
Clemente
Ainda sobre os códigos P0404 e P1103, corro algum risco em rodar com a Defender? Vai danificar alguma coisa? Ou só a questão da possibilidade de aumento de consumo de combustível?
Marcos Kuntz
09/09/2013, 14:53
Puma em modo de segurança é difícil de andar o giro não passa dos 1500 rpm e a sensação é horrível, a minha ex 110 deu problema uma vez e para chegar até em casa é complicado, por fim foi limpo o tanque de combustível e troca do filtro, ficou boa por um tempo, mas o novo dono teve que trocar a flauta pois a sujeira pelo que o mecânico falou passou na linha.
walter77
09/09/2013, 15:33
Alex,
Põe logo as fotos pra gente curtir!
abraço,
Walter
Luiz Carlos Ostermann
12/11/2013, 18:24
E aí Alex...tudo certo???? Resolveu o problema?? Era a EGR ??? Você trocou ou limpou ? Grande abraço
Eder Bonesi
16/11/2013, 09:33
Seu motor pode entrar em modo de segurança, diminuindo a performance.
E sim, você pode comprometer outros itens, como o catalisador.
Abs
Clemente
Olá Clemente, temos um dilema a respeito do uso do S500 ou S10 nos TDi e PUMA.
A ausência do enxofre no S10, diminui a capacidade de lubrificação que é compensada por aditivos já presentes no S10.
Mas há uma tendência de formação de borra com fungos, se o S10 não for consumido e ficar parado por muito tempo, no tanque.
Já lí e ouvi que nos casos de viaturas NÃO EURO V e que rodam pouco, o melhor é deixar o S500 no tanque a deixar o S10.
Se for encher o tanque da PUMA e ir para estrada, consumir todo o combustível, vá de S10...por motivos já bem explicados por você. Mas se deixar resto no tanque por longo tempo...tenho minhas dúvidas.
Desde o lançamento deste combustível mais tecnológico, tenho feito isso. Na Puma e na TDi300 também.
Qual a sua informaçào sobre esta borra "fungosa"?? É danosa em particular a algum componente?
Abraço.
Eder,
o S10, possui 5% ou mais de biodiesel, óleo vegetal que substitui com larga vantagem a lubricidade do enxofre de outrora... Larga vantagem mesmo!
Sim, o biodiesel é um excelente alimento para bactérias, mas somente quando existe presença de água e ar.
Em resumo, o ideal é usar apenas S10 e quando for manter o carro parado (minha situação ao longo de 11 meses), deixar o tanque 100% cheio evitando assim condensação de água em seu interior.
Outra dica importante é prolongar o respiro do tanque até o cofre do motor, evitando assim a entrada de humidade no tanque em dias de chuva, haja visto que o respiro original dos Defender fica localizado na caixa de roda traseira do lado do motorista, em forma de uma pequena bengalinha de plástico.
Abraços
Clemente
Olá Clemente, temos um dilema a respeito do uso do S500 ou S10 nos TDi e PUMA.
A ausência do enxofre no S10, diminui a capacidade de lubrificação que é compensada por aditivos já presentes no S10.
Mas há uma tendência de formação de borra com fungos, se o S10 não for consumido e ficar parado por muito tempo, no tanque.
Já lí e ouvi que nos casos de viaturas NÃO EURO V e que rodam pouco, o melhor é deixar o S500 no tanque a deixar o S10.
Se for encher o tanque da PUMA e ir para estrada, consumir todo o combustível, vá de S10...por motivos já bem explicados por você. Mas se deixar resto no tanque por longo tempo...tenho minhas dúvidas.
Desde o lançamento deste combustível mais tecnológico, tenho feito isso. Na Puma e na TDi300 também.
Qual a sua informaçào sobre esta borra "fungosa"?? É danosa em particular a algum componente?
Abraço.
Petrobras FAQ (http://www.petrobras.com.br/pt/produtos/faq/)
Dio Reis
04/12/2013, 18:12
Amigos,
Já aconteceu 2 vezes o seguinte problema comigo: Enchi o tanque, mudando de combustível, de s500 para s10 e vice versa, e minha Defender 110 Puma 2007 perdeu a força, perece como dizem, entrando no modo de segurança. Imediatamente parei e desliguei o veiculo, para que a ECU (?) refizesse a leitura do novo combustível, e deu certo! Voltou ao normal! Alguém sabe me dizer o que aconteceu? Clemente?
Ressalto que a luz da Engine acendeu no painel em outras duas ocasiões, de muita chuva na estrada, sem fazer diferença alguma no desempenho...O que pode ser?
Reis,
este motor não faz nenhuma análise do combustível. Ele jamais saberá se você abasteceu com X ou Y.
Se seu tanque estiver muito sujo com borra formada a longo de muitos anos (pouco provável) o S10 poderá desprender sujeira acumulada entupindo o filtro e então deflagrando este sintoma. Mas não seria o processo de desligar e ligar que resolveria isso.
O acendimento da luz geralmente alerta sobre problemas no sistema de controle de emissão de gases, EGR, sensor MAF ou falhas no sistema de injeção.
Abraços
Clemente
Amigos,
Já aconteceu 2 vezes o seguinte problema comigo: Enchi o tanque, mudando de combustível, de s500 para s10 e vice versa, e minha Defender 110 Puma 2007 perdeu a força, perece como dizem, entrando no modo de segurança. Imediatamente parei e desliguei o veiculo, para que a ECU (?) refizesse a leitura do novo combustível, e deu certo! Voltou ao normal! Alguém sabe me dizer o que aconteceu? Clemente?
Ressalto que a luz da Engine acendeu no painel em outras duas ocasiões, de muita chuva na estrada, sem fazer diferença alguma no desempenho...O que pode ser?
ocimarpelegrino
04/12/2013, 21:32
Amigos,
Já aconteceu 2 vezes o seguinte problema comigo: Enchi o tanque, mudando de combustível, de s500 para s10 e vice versa, e minha Defender 110 Puma 2007 perdeu a força, perece como dizem, entrando no modo de segurança. Imediatamente parei e desliguei o veiculo, para que a ECU (?) refizesse a leitura do novo combustível, e deu certo! Voltou ao normal! Alguém sabe me dizer o que aconteceu? Clemente?
Ressalto que a luz da Engine acendeu no painel em outras duas ocasiões, de muita chuva na estrada, sem fazer diferença alguma no desempenho...O que pode ser?
Amigo, experimente fazer uma limpeza em todo o sistema de alimentação (do tanque aos bicos), não sai caro e vale muito a pena.
O Puma tolera bem todos os tipos de diesel, mas odeia sujeira.
As vezes o que pode acontecer é de alguma partícula entupir momentaneamente um dos bicos, causando a falha que é corrigida após a liberação da sujeira.
Abraço.
Dio Reis
07/12/2013, 02:01
Clemente e Ocimar, muito obrigado pelas dicas. Fiz a checagem OBD-ll, e assim como o Alex relatou, apareceram os mesmos códigos. Vou fazer a limpeza de todo o sistema de alimentação como indicaram. Depois relato as mudanças no desempenho. Abraços!
flavioattack
09/01/2014, 09:19
Bom dia!
Depois de ler os comentários do pessoal resolvi testar. Estou no meu terceiro tanque de diesel S10 e tenho colocado o aditivado da Petrobrás.
Algumas considerações: motor mais silencioso, só agora no terceiro tanque que a fumaça diminuiu consideravelmente, ganhei 1/2 km/l no consumo e percebo um torque mais, digamos assim, vigoroso.
Daí conversando com um pai de um amigo meu, tem carros diesel a mais de 20 anos, trabalha na área, foi levantada esta questão:
O S10 pode prejudicar a bomba injetora do nosso 300tdi?
Abraços
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES
nas paginas 10 e 11 desse manual da Petrobras é explicado que mesmo o S-10 tendo menor capacidade de lubrificar, a adição obrigatória de 5% de biodiesel já resolve o problema
Waldmartins
09/01/2014, 10:46
aproveitando...
Eu estava colocando só S10 ha mais ou menos três meses e havia notado essa redução da fumaça e redução no consumo. Só que fui viajar pra Chapada Diamantina no final do ano com um amigo e ele disse que eu ia "fuder" com meu motor colocando S10 por causa da baixa compressão do motor (ou algo assim...não me lembro) que o S10 gera.
Alguém sabe me dizer se isso procede?
Abs
Wald
flavioattack
09/01/2014, 10:55
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES
nas paginas 10 e 11 desse manual da Petrobras é explicado que mesmo o S-10 tendo menor capacidade de lubrificar, a adição obrigatória de 5% de biodiesel já resolve o problema
Petcho, vc usa o S10 ou o mineral? Li que o biodiesel no Brasil tem apenas 5% de biodiesel e 95% do mineral. Será que utilizando 5% de diesel mineral ajuda? Sabe onde tem biodiesel aqui em Brasília?
Tô pensando aqui se não seria legal usar o S10 vez ou outra, tipo a cada 2 ou 3 tanques copletar com 1 de S10 pra dar uma limpada...
aproveitando...
Eu estava colocando só S10 ha mais ou menos três meses e havia notado essa redução da fumaça e redução no consumo. Só que fui viajar pra Chapada Diamantina no final do ano com um amigo e ele disse que eu ia "fuder" com meu motor colocando S10 por causa da baixa compressão do motor (ou algo assim...não me lembro) que o S10 gera.
Alguém sabe me dizer se isso procede?
Abs
Wald
Wald pergunta pro seu amigo novamente a justificativa do S10 "fuder" o motor, pq o diesel não interfere na compressão do motor
Flavio, qualquer diesel comercializado no Brasil tem 5% de biodiesel, tanto o S10 como o diesel comum(S500 OU S1800) são compostos por 95% de diesel mineral e 5% de biodiesel
a diferença ta na quantidade de enxofre que é menor no S10, e nesse processo pra diminuir o enxofre, o diesel perde também algumas outras substancias que são responsáveis pelo poder de lubrificação do diesel, mas a Petrobras garante que esse acréscimo de 5% de biodiesel garante a lubricidade normal do diesel
então, segundo a Petrobras, podemos usar sem problemas diesel S10 em nossos motores
eu não ligo muito se o diesel é S10 ou comum, fico mais preocupado com a qualidade: se é bem filtrado, sem agua, etc . ja se estivéssemos falando de motores eletrônicos eu só usaria S10 com certeza
Abraço, Pedro
flavioattack
09/01/2014, 12:46
Flavio, qualquer diesel comercializado no Brasil tem 5% de biodiesel, tanto o S10 como o diesel comum(S500 OU S1800) são compostos por 95% de diesel mineral e 5% de biodiesel
a diferença ta na quantidade de enxofre que é menor no S10, e nesse processo pra diminuir o enxofre, o diesel perde também algumas outras substancias que são responsáveis pelo poder de lubrificação do diesel, mas a Petrobras garante que esse acréscimo de 5% de biodiesel garante a lubricidade normal do diesel
então, segundo a Petrobras, podemos usar sem problemas diesel S10 em nossos motores
eu não ligo muito se o diesel é S10 ou comum, fico mais preocupado com a qualidade: se é bem filtrado, sem agua, etc . ja se estivéssemos falando de motores eletrônicos eu só usaria S10 com certeza
Abraço, Pedro
Vlw pelo esclarecimento. Eu havia entendido que a adição de biodiesel deveria ser feito pelo proprietário do veículo. Que BURRO eu, huahauhua
roberto.cardoso@ig.com.br
09/01/2014, 13:03
Galera, praticamente 1 ano rodando com o S10... foram 25.000KM até agora e nenhuma diferença de fumaça, consumo, barulho, motor... nada...
Abraços,
MarceloH
09/01/2014, 20:41
Galera, praticamente 1 ano rodando com o S10... foram 25.000KM até agora e nenhuma diferença de fumaça, consumo, barulho, motor... nada...
Abraços,
A mesma coisa, fumaça continua, consumo o mesmo, a unica diferença que o sulenoide quebrou e tive que trocar, não acredito que tenha alguma coisa a ver, vou continuar usando porque teoricamente polui menos.
paulo.serejo
10/01/2014, 17:53
Seguinte,
liguei para a área técnica da petrobrás. Disseram que o S10 tem a mesma lubricidade do diesel comum, tal como informou o Petcho. Mandei um email pra MWM Internacional. Me responderam dizendo que o motor funciona normalmente, sem problema. Liguei para a Bosch. Pediram que eu ligasse para uma das autorizadas. E não liguei! Mas falei com um bombista badalado em Brasília (não é autorizado), que afirmou que a própria Bosch, nos cursos que dá aos bombistas, desaconselhou o uso do S10. Mas esse bombista andou pisando na bola comigo.
Enfim, se há algum problema, ele se limita à bomba injetora. Soube que o diesel comum será retirado do mercado, em prazo ainda não definido. Eu tendia a acreditar que o diesel S10 era prejudicial às injetoras. Agora começo a acreditar no inverso. Ainda não soube de nenhum problema por causa de seu uso. Considerando que nossa frota é majoritariamente antiga, será que a petrobras lançaria um óleo prejudicial à principal bomba injetora (bosch)? Se a Petrobrás fosse tão irresponsável, não seria uma empresa tecnicamente respeitada como é.
Alguém já falou com uma autorizada Bosch?
abs
Paulo
alerocha
11/01/2014, 01:34
paulo, eu levo minha defender numa autorizada bosch a dois anos,e recentemente conversando sobre este mesmo assunto do topico,o responsavel tecnico,me disse a mesma coisa que o seu bombista,,ou seja que a bosch não aconselha o uso de diesel s10 em motores mais antigos.
abraço rocha
Waldmartins
11/01/2014, 03:06
Bom,
conversei com meu amigo que me desaconselhou a usar o S10 na minha 90tinha. Ele tem uma 90tinha tb, mas já teve uma 110 e disse que só usava diesel S10 nela. Resultado: fud##$ com os bicos injetores e com a bomba. Segundo ele, até o tempo de duração das mangueiras acaba sendo prejudicado.
Ou seja, tenho pelo menos um relato CONTRA o uso do S10. Como não muda nada aparentemente na VTR (mesmo consumo, mesma fumaça, etc) e é mais caro que o diesel comum, por via das dúvidas, vou continuar usando o diesel comum mesmo...
E sobre a "irresponsabilidade" da Petrobrás, acho que temos que pensar que somos um grão de areia no universo de carros novos que demandam novas tecnologias (de combustível inclusive). Como temos "relíquias" em mãos, duvido que QUALQUER companhia de petróleo iria pensar em deixar seu combustível "atrasado" só pq uns malucos preferem carros com mais de 10 anos de uso... :mrgreen:
Abs
Wald
paulo.serejo
11/01/2014, 13:52
Bom, duas informações relevantes: a Bosch realmente não aconselha o uso do S10, como esclareceu o Rocha; e a advertência foi confirmada num caso, segundo narrou o Waldmartins. Na dúvida, também nunca usei o S10.
Mas, Waldmartins, o problema com as bombas injetoras não se limita aos nossos carros, mas sim a toda a frota que usa bombas Bosch (caminhões, Vans, caminhonetes etc) anteriores a 2010 (essa é mesmo a data das bombas inadequadas ao s10?). Então, é a maioria dos veículos. Se realmente prejudica, a petrobras foi uma irresponsável.
Outra coisa, se confirmada a informação de que o diesel comum vai ser retirado do mercado, o que vamos fazer?
abs
Waldmartins
11/01/2014, 14:55
Bom, duas informações relevantes: a Bosch realmente não aconselha o uso do S10, como esclareceu o Rocha; e a advertência foi confirmada num caso, segundo narrou o Waldmartins. Na dúvida, também nunca usei o S10.
Mas, Waldmartins, o problema com as bombas injetoras não se limita aos nossos carros, mas sim a toda a frota que usa bombas Bosch (caminhões, Vans, caminhonetes etc) anteriores a 2010 (essa é mesmo a data das bombas inadequadas ao s10?). Então, é a maioria dos veículos. Se realmente prejudica, a petrobras foi uma irresponsável.
Outra coisa, se confirmada a informação de que o diesel comum vai ser retirado do mercado, o que vamos fazer?
abs
Paulo, o "problema" é que estamos num país atrasado... carros com mais de 4 anos de uso (ou seja, anteriores a 2010) não são tão comuns em economias mais "estáveis". Se vc for parar pra pensar, a frota de veículo é cada dia mais nova. O problema é que no Brasil ter carro ainda é sinônimo de "status"/luxo. E o carro é visto como um investimento (daí os preços absurdos). Quando os carros forem vistos apenas como um meio de transporte e que não agrega valor nenhum, os preços irão despencar e a tendência é da frota de veículos circulando na rua ser mais nova ainda...
Eu acho difícil de retirarem o diesel comum de circulação. E se isso for mesmo ocorrer, vai demorar PELO MENOS uns 10 a 20 anos viu... Achar diesel S10 fora dos grandes centros é algo próximo a uma loteria! Rodei agora no final do ano em torno de 3-4 mil Km no interior da Bahia (Chapada Diamantina) e devo ter visto uns dois postos com diesel S10.
Até lá (a época que acabe...se acabar...o diesel comum), a Bosch vai ter inventado um novo bico para os carros antigos...rsrs
Abs
Wald
ToribioMalagodi
25/02/2014, 10:38
Estou com um problema no meu Disco TD5, o meu carro sempre quando o reservatorio de diesel está baixo (1/4 p baixo) começa a ficar irregular, morre, demora para pegar, etc e ponho mais um pouco d diesel e já para com isso. Com isso em vista, abri a boca do reservatorio e percebi muita sujeira parecida com ferrugem bem na boca de abastecimento, agora está na oficina para tirar o tanque e fazer limpeza nele e no sistema de alimentação...
Eu costumava colocar s10 e s50 misturado sempre dependendo do valor... Mas pelo visto acho que vale mais colocar apenas S10 pois ficar misturando deu pau....
Malatesta
27/02/2014, 12:14
ToribioMalagodi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/68692.html)
o uso de diesel em mistura entre S10, S50 ou S500 não tem importancia quanto a formação de sujeira, o fato é que a sujeira já existenta acabou soltando devido ao diesel mais puro (S10) e acabou por parar na tubulação de saída. Com o tanque limpo pode-se utilizar qualquer mistura que não tem problema.
Eu tenho uma defender 2001, a qual já usei todos os tipos de diesel e consegui perceber uma pequena diferença com o uso do S10 em termos de rendimento e potência, diria que chegou a melhorar cerca de 5%.
ToribioMalagodi
27/02/2014, 12:19
ToribioMalagodi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/68692.html)
o uso de diesel em mistura entre S10, S50 ou S500 não tem importancia quanto a formação de sujeira, o fato é que a sujeira já existenta acabou soltando devido ao diesel mais puro (S10) e acabou por parar na tubulação de saída. Com o tanque limpo pode-se utilizar qualquer mistura que não tem problema.
Eu tenho uma defender 2001, a qual já usei todos os tipos de diesel e consegui perceber uma pequena diferença com o uso do S10 em termos de rendimento e potência, diria que chegou a melhorar cerca de 5%.
Pois eh, estou com tanque limpo agora, mas to usando diesel normal agora, até chegar em SM- RS pois não quero arriscar de entupir no caminho... Chegando lá, ai poderei migrar com calma para S10... EU percebo melhora mesmo antes, até com consumo...
Dhan Ribeiro
28/12/2023, 10:21
Recentemente conversando com um conhecido, ele indagou qual o diesel que costumo abastecer meu carro, Defender 2002, 110 TDI, S 10 ou comum. Existe alguma diferença no rendimento entre eles? É aconselhável abastecer com o diesel comum?
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