PDA

Ver Versão Completa : Tirando a capota da Troller 2009 em diante



Allan4x4
16/04/2012, 12:45
Galera, alguém já fez isso? Foi difícil? Deu pra colocar denovo sem problemas? O bagageiro expedition complica na hora de tirar?

Tô pensando em pegar uma de lona pra usar quando tiver sol e colocar a rígida em tempos de chuva. Alguém conhece uma boa?

Abraço!

Murillus
16/04/2012, 15:45
nunca fiz isso e nao faria... mas dizem que nao tem problema em fazer isso...

Paulo_CW
16/04/2012, 16:08
Segundo informações... a capota do modelo 09 pra cima é mais leve q as anteriores q facilita a retirada.... o bagageiro não prejudica em nada... mas para retirar precisa de de um pouco de empenho nos braços e muito cuidado com o vidro traseiro....

tulio
16/04/2012, 16:17
ja pensei em um jeito mas a preguiça nao deixou testar

aqui tenho telhado com telha de barro e madeiras, tipo colonial

pensei em amarrar o bagageiro que cobre todo o teto nas madeiras fortes soltar os parafusos,

depois de capota e conectores que imagino que tenha soltos, puxar um pouco para cima e empurrar o carro pra frente bem devagar sem motor

e deixar ela lá quetinha até a hora de recolocar, equilibrada e presa no alto

pode ser feito com qualquer ponto de docagem alto, eu acho.

Allan4x4
16/04/2012, 17:17
Eu vi um tópico aqui no fórum de um cara que fez isso que vc tá querendo, tulio. Pode ser que seja a melhor maneira, ainda mais na minha que tem o bagageiro, amarra corda nele tbm pra dar mais segurança.

Nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/93653-retirar-capota-alguem-tem-um-macete.html

Vcs sabem quanto custa e se é boa essa capota de lona que a própria troller vende? tem no site deles, mas não sei como é.

M-Beltrame
16/04/2012, 19:20
Mamão com açúcar.
Solta os 6 parafusos, se tiver sonsinho chama os vizinhos (uns 4 caras ta bom) e pronto sem segredo.
O único porém é q se a capota ficar muito tempo fora do troller ela pode entortar, ñ sei se é verdade... mas me falaram.
No 2010 nunca tirei mas no 2005 tirei varias vzs e tinha ate uma capota de lona pra fazer igual vc falou8--)


T+

Italo Morais
16/04/2012, 22:15
Já tirei do meu uma vez, foi preciso 4 pessoas pra tirar com segurança, mesmo assim arranhou um pouco na hora de deixa-la no chão.

Pra colocar a mão de obra foi a mesma, nunca mais tive coragem de tirar de novo, porem tiraria sem problemas pois não mudou em nada depois que eu coloquei de volta. Não ficou entrando agua nem vento, como dizem.

Allan4x4
16/04/2012, 22:21
Mas vc colocou silicone de vedação depois, ou só a capota mesmo?

JEFFCATUNDA
16/04/2012, 22:55
Assinando o tópico para "sentir" a mão de obra... :)

Allan4x4
16/04/2012, 23:56
O dono anterior do meu carro me disse que quando tirou os plásticos do teto, ficaram sobrando algumas partes no canto, onde a capota se encontra com o resto do carro, aí quando ele deixou o carro na revisão pediu pro pessoal lá da troller tirar a capota pra tirar os plásticos. Parece que eles fizeram isso mesmo.

O lugar onde a troller fica aqui em casa é aberto na lateral, tô só esperando arranjar um pedreiro pra fechar o muro, depois vou comprar uma capota de lona e tirar a rígida pra ver.

Vou fazer um passo a passo, hahaha.

Italo Morais
17/04/2012, 08:37
Mas vc colocou silicone de vedação depois, ou só a capota mesmo?


Não coloquei nada, quando eu tirei a capota ficou na carroceria uma especie de borracha de vedação , bem fininha, depois só fiz colocar de volta mesmo. ja tá com muito tempo e por enquanto tudo normal.

willtroller
17/04/2012, 09:15
Sempre tive vontade de tirar a capota...
Sempre me faltou foi a coragem, analisando por alto me parecia mto trabalho...
Mas cm a ideia de amarra-la no teto ficou bakana...

M-Beltrame
17/04/2012, 14:34
O ruim é q tirar a capota é igual ter dois jogos de pneus, não da um trabalho absurdo, mas depois de tirar e colocar umas 2x vc nunca mais vai qrer fazer de novo...



T+

luiz albano
17/04/2012, 23:45
Sem falar no risco de algum problema com a fiação,se esquece e suspende sem desconectar adeus rabicho.

JEFFCATUNDA
18/04/2012, 00:01
sem falar que ocupa o espaço de outro carro na garagem...heheheehheh

Paulo_CW
18/04/2012, 08:26
sem falar que ocupa o espaço de outro carro na garagem...heheheehheh
Este é o maior inconviniente........kkkkkk.... mais uma vaga....

Italo Morais
18/04/2012, 19:00
Quem pretender tirar com a corda não amarre ela no bagageiro. Tenho um amigo aqui que tira desse jeito , porem não confio apenas naqueles 4 parafusinhos, aconselho levantar um pouco a capota e laçar a corda por baixo dela. com certeza ficará mais seguro.

M-Beltrame
18/04/2012, 21:13
O loco, 4 "parafusinhos"(só se o parafuso for muito pqno) aguentam bem mais doq os 150 kg da capota mais pesada...



T+

Paulo_CW
19/04/2012, 08:40
Concordo q suspender a capota pelo bagageiro não é a melhor opção...
Os 4 parafusos aguentam tranquilamente o peso.... quem pode não aguentar é a fibra que pode rachar nestes pontos... porém nunca tirei um parafuso da minha para ver se nesta fixação tem algum reforço metálico embutido na fibra para aumentar a área de atuação do arranque.... ou se a fibra é mais espessa (pelo menos 1X o diâmetro do parafuso) para aguentar com tranquilidade.....

fireball
19/04/2012, 11:28
A capota do meu 2008 ficou dois meses preso pelo bagageiro e nenhum problema só deu uma trabalho para arrumar certinho as borrachas de vedação tive que colar alguns pontos ela pois não ficava retinha.

JEFFCATUNDA
19/04/2012, 11:36
Concordo q suspender a capota pelo bagageiro não é a melhor opção...
Os 4 parafusos aguentam tranquilamente o peso.... quem pode não aguentar é a fibra que pode rachar nestes pontos... porém nunca tirei um parafuso da minha para ver se nesta fixação tem algum reforço metálico embutido na fibra para aumentar a área de atuação do arranque.... ou se a fibra é mais espessa (pelo menos 1X o diâmetro do parafuso) para aguentar com tranquilidade.....

O bagageiro possui 8 parafusos, 4 em cada longarina. São longos e na fibra tem uma chapa metálica onde é aberta a rosca...

No meu troller um dos parafusos está espanado, eu notei isso a poucos dias e ainda não tive tempo de tirar para ver se espanou a porca ou o parafuso...

Paulo_CW
19/04/2012, 14:30
O bagageiro possui 8 parafusos, 4 em cada longarina. São longos e na fibra tem uma chapa metálica onde é aberta a rosca...

No meu troller um dos parafusos está espanado, eu notei isso a poucos dias e ainda não tive tempo de tirar para ver se espanou a porca ou o parafuso...

Verdade.... bem lembrado... são 8 parafusos....
Como vc já viu o detalhe comentado..... neste caso pode suspender a capota sem medo....

Allan4x4
11/06/2012, 12:06
Up no tópico,

ainda não tive coragem pra tirar a capota, até pq não arranjei a de lona, mas tô prestes e arrumar.

Se alguém tirou ou tiver algum comentário, o tópico tá aqui pra isso, hahaha.

Abs!

joaocarneirocunha
25/06/2012, 12:33
tenho um 2008 e já retirei várias vezes, pelo menos uma vez por verão de 2008 para cá, só esse verão que instalei a capota comprada na troller, da para andar na chuva com o banco para frente sem se molhar, só não pode dar ré.
Só não tive o capricho de fazer um sistema para pendurar na garagem, pretendo fazer em breve, se alguem fez esse sistema e poder dar alguma dica agradeço, não vou levantar pelo rack e sim pela propria fibra.
Retire a capota, recomendo, muito facil e vale a pena o prazer.

adriano cabral
03/01/2013, 17:52
Acredito que já devia ter um sistema melhor, realmente olhar aqueles parafusos não encoraja ninguém.

T+

dudarj
03/01/2013, 19:58
Voce não precisa suspender tanto a capota para retirá-la.

Olha esse video aqui. Basicamente são usadas aquelas cintas que se compra em loja de motos. Bem simples! (o video é meio longo, mas o intuito é mostrar que é simples de fazer.)

A manobra de retirada da capota do troller é igual ao do Wrangler


http://www.youtube.com/watch?v=bI19Tqyhkhg

Filipe k
06/01/2013, 23:20
Jeep Hoist - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=JgKJ2Jds6EQ&feature=player_embedded)#!

Abneto1
29/07/2014, 09:35
Pessoal, estou desesperado!!

Tirei minha capota no inicio do ano, em Abril, e foi um espetaculo. Mas, depois conto a experiencia.

O fato é que minha copota está beeem presa/parafusada, mas com barulho de solta. Dai a pouco verifiquei que está apresentando uma rachadura, pequena, bem em cima da porta do motorista.

O que fazer? Sei la... muito arrependimento de ter tirado!

Fabio_Roberto
29/07/2014, 11:47
Estava pensando em tirar a minha mas já mudei de ideia...

RcPM
29/07/2014, 17:22
Pessoal, estou desesperado!!

Tirei minha capota no inicio do ano, em Abril, e foi um espetaculo. Mas, depois conto a experiencia.

O fato é que minha copota está beeem presa/parafusada, mas com barulho de solta. Dai a pouco verifiquei que está apresentando uma rachadura, pequena, bem em cima da porta do motorista.

O que fazer? Sei la... muito arrependimento de ter tirado!

Pode ser que uma das borracha internas tenha torcido na hora de montar e ai criou uma "alavanca" que está forçando a capota.
Eu tirei 1 vez. Nunca mais!!!!

RcPM
29/07/2014, 17:27
Estava pensando em tirar a minha mas já mudei de ideia...

Fabio,

Esse foi 1 dos motivos de ter comprado o Wrangler.
O Troller é um carro fechado cuja capota não é integrada ao carro.
A capota do Troller é pior de tirar do que a capota da Band.

[]'s
Reinaldo

cpinsdorf
29/07/2014, 19:12
Ja estou no quarto troller e tirei de todos eles.
Precisa de pelo menos 3 pessoas bem dispostas mas sai. A principal dificuldade 'e para descolar a capota da borracha. Abaixo os bancos traseiros entro no carro e empurro com as costas.
Ja levantei pelo bagageiro usando uma talha presa no teto, mas nao tive coragem de manter pendurada. Retirei do carro e depois encostei no chao. O unico problema que tive foi no troller 2004 que devia estar com as borrachas ressecadas. Nao entrava agua mas fazia barulho de vento, resolvido com silicone. Retirar com o vidro traseiro aberto e fechar apos colocar no chao, sendo que nao fecha totalmente pois ele fica mais baixo que a lateral de fibra. De quebra a criancada ganha uma casinha para brincar...

RcPM
29/07/2014, 22:49
Ja estou no quarto troller e tirei de todos eles.
Precisa de pelo menos 3 pessoas bem dispostas mas sai. A principal dificuldade 'e para descolar a capota da borracha. Abaixo os bancos traseiros entro no carro e empurro com as costas.
Ja levantei pelo bagageiro usando uma talha presa no teto, mas nao tive coragem de manter pendurada. Retirei do carro e depois encostei no chao. O unico problema que tive foi no troller 2004 que devia estar com as borrachas ressecadas. Nao entrava agua mas fazia barulho de vento, resolvido com silicone. Retirar com o vidro traseiro aberto e fechar apos colocar no chao, sendo que nao fecha totalmente pois ele fica mais baixo que a lateral de fibra. De quebra a criancada ganha uma casinha para brincar...

Não estou dizendo que não sai, mas pela dificuldade que vc mesmo mencionou e eu concordo (3 pessoas bem dispostas) eu considero a capota fixa, pois pela mão de obra que dá perco a vontade.
Com o Troller vc não se pode acordar domingo de manhã com vontade de tirar a capota e meia hora depois sair.
Tem que chamar vizinhos, filhos, irmãos ou amigos para ajudar e sair 2 horas depois cansado. E depois do passeio tem que chamar o povo de novo pra ajudar a montar.

GRocha
02/08/2017, 15:10
Boa tarde. Para trocar as borrachas de vedação da capota tem que tirá-la totalmente da carroceria ou basta levantar um pouco (o suficiente para dar espaço de manuseio)?

d_a_n_51
23/02/2018, 14:27
Meu Troller sempre fez um pequeno barulho de vento vindo da região do quebra sol. To afim de tirar a capota e colocar um silicone vedando toda a frente dela.
Mas to com receio de tirar e ter problemas. Alguém mais teve problema ao tirar?

Lucas Costa
31/03/2018, 13:32
Voce não precisa suspender tanto a capota para retirá-la.

Olha esse video aqui. Basicamente são usadas aquelas cintas que se compra em loja de motos. Bem simples! (o video é meio longo, mas o intuito é mostrar que é simples de fazer.)

A manobra de retirada da capota do troller é igual ao do Wrangler


http://www.youtube.com/watch?v=bI19Tqyhkhg


Na minha garagem não tem espaço para utilizar esse mecanismo, e acredito que esse seja um problema de muita gente, eu teria que retirar desta maneira.


https://www.youtube.com/watch?v=YUC5g7ifPpg

Luiz Fernando Lopes Zem
12/09/2018, 23:35
Pessoal,

já fiz este esquema ai dos ganchos no teto e mesmo assim não saiu...

alguém já tentou cortar a borracha de vedação da capota com cabo de aço?

al_albuquerque
08/07/2019, 12:19
Opa, bom dia!

Acabei de tirar a capota do meu Troller 2012, e como vi muita coisa sobre isso antes de fazer, acho válido compartilhar minha experiência!

Em resumo, não tem mistério. Após tirar os 6 parafusos, a maior dificuldade realmente é descolar a capota da borracha. Nada que um bom empurrão (de dentro do carro, com bancos rebatidos, forçando o teto as costas) não resolva.

Porém, realmente ela é pesada. Ou melhor, é sem jeito para pegar. Tiramos em 3 pessoas, eu e meu irmão pelo lado externo, e a patroa de dentro do carro levantando (exatamente o esquema do youtube). Precisa disposição, mas a coisa sai.

O maior ponto de atenção é o local onde segurar na capota, ao retirar. A parte de trás (não tirei o vidro) é muito mais pesada, se não levar isso em conta é fácil perder o equilíbrio e deixá-la cair assim que sai de cima do carro.

Agora, o prazer de andar no Troller sem capota é indescritível. Não deixem de fazê-lo!!

Abraços,

Alexandre

VOVÔ DO TROLLER
08/07/2019, 13:26
Opa, bom dia!

Acabei de tirar a capota do meu Troller 2012, e como vi muita coisa sobre isso antes de fazer, acho válido compartilhar minha experiência!

Em resumo, não tem mistério. Após tirar os 6 parafusos, a maior dificuldade realmente é descolar a capota da borracha. Nada que um bom empurrão (de dentro do carro, com bancos rebatidos, forçando o teto as costas) não resolva.

Porém, realmente ela é pesada. Ou melhor, é sem jeito para pegar. Tiramos em 3 pessoas, eu e meu irmão pelo lado externo, e a patroa de dentro do carro levantando (exatamente o esquema do youtube). Precisa disposição, mas a coisa sai.

O maior ponto de atenção é o local onde segurar na capota, ao retirar. A parte de trás (não tirei o vidro) é muito mais pesada, se não levar isso em conta é fácil perder o equilíbrio e deixá-la cair assim que sai de cima do carro.

Agora, o prazer de andar no Troller sem capota é indescritível. Não deixem de fazê-lo!!

Abraços,

Alexandre
Eu tenho um 2010 desde 2010 e nunca me atrevi a tirar. Só fico imaginando como é que fica depois de remontado.......Tô muito velho para essas coisas. Abs

al_albuquerque
11/07/2019, 07:15
Eu tenho um 2010 desde 2010 e nunca me atrevi a tirar. Só fico imaginando como é que fica depois de remontado.......Tô muito velho para essas coisas. Abs

Pois é, confesso que fiquei preocupado com isso também. Mas assumi o risco... Na verdade, o fato do troller ser "descapotável" (e não conversível, heheh), junto com o fato de ser a Diesel, foi decisivo na decisão de compra dessa viatura.

Aliás, aproveito para agradecer às dezenas de opiniões e contribuições aqui no fórum, me orientaram bastante enquanto buscava um Troller!

al_albuquerque
02/08/2019, 15:49
Atualizando...
O frio e a muié (mais a muié do que o frio) me obrigaram a recolocar a capota. Deu um pouco menos de trabalho que para retirar (não tem a etapa de desgrudar a capota da viatura).
Já fiz 2 viagens após recolocar a capota. Está perfeito, sem qualquer vazamento ou barulho de vento entrando. Não vejo a hora de retirar novamente!

Abrss