Ver Versão Completa : duvidas de iniciante(em forum e l200)
junior ce
15/04/2012, 20:35
Espero que me compreendam por mandar essas perguntas, pois é meu primeiro carro a diesel(L200 gls 2002) estou cheio de duvidas.
Comprei uma l200 gls 2002(quadrada) e fiz uma 1ª viagem de 400~450 KM de fortaleza ao interior do ceará(serra tiangua-viçosa do ceara),na estrada rodando na faixa 100~110 km/h a temperatura foi ate a metade do marcador, ao subir a serra o ponteiro subiu ate proximo ao marco branco(visinho do vermelho) ,desci a serra por outro lado e ao subir novamente ja por uma aclive bem mais acentuado que o do outro lado, o ponteiro voltou a chegar proximo do branco (visinho do vermelho) e derramou agua pelo reservatorio de plastico, dei uma parada, olhei e vi que o reservatoria estava cheio e como ja tinha terminado de subir a serra continuei e a temperatura foi baixando novamente.Gostaria de saber se está normal essas mudanças de temperaturas que relatei?
Fiquei na cidade por mais uns 10 dias e o carro tava beleza, tudo normal, força, temperatura, etc.
Um dia antes de retornar retornar a Fortaleza,fui da uma ultima voltinha de despedida da cidade e notei que o motor disparava mais o carro não andava como antes, dando a impressão de ser disco deslizando, quando tirava o pé do acelerador sentia que novamente era retomada o desenvolvimento do carro,entaum levei ao mecanico e o mesmo afirmou ter de trocar plator e disco(troquei)!
So que chegando em fortaleza levei as peças trocadas ao mecanico que estou acostumado a fazer serviço com ele e o mesmo falou que o disco não estava gasto o suficiente para ser necessario troca-lo(disse que poderia ter acontecido um enforcamento de embreagem).Alguem ja teve esse problema?sera que troquei atoa esse kit ?
A ultima:depois da troca desse kit de embreagem notei que o carro ja não é mais o mesmo em termos de desenvolvimento, ta meio que pesado, sei la..., antes o que eu fazia em torno dos 2500 giros, hoje faz parecido, mais tendo de levar ate os 3000~3100 giros. gostaria que me falassem sobre essas 2 imagens que estou postando, para que servem essas duas peças, como sei se estaum com defeito, como testa-las, pois o mecanico condenou as 2 dizendo que essa perca de desenvolvimento é devido a essas 2 peças, e não sei nem o nome das mesmas(por isso postei a imagem)
Fico grato pela atenção de vcs !!!
341481 341482
junior ce
16/04/2012, 20:45
alguem pode me ajudar nessas duvidas ?
junior ce
18/04/2012, 08:11
e aew pessoal, alguem ai pra me ajudar nesse topico, agradeço!!
Carlos A. C. Azevedo
18/04/2012, 12:01
Junior, quando tu pegou esse carro tu trocou óleo e filtro, filtro de ar e de combustivel?
Tem que ter muito cuidado, não era pra tu deixar a temperatura subir tanto, no maximo 3/4 do marcador, passou disso, encosta o carro e espera ele esfriar um pouco.
Não tá baixando agua? esse carro tem aquele botão do Booster?, sobre a falta de força pode ser bomba injetora, bicos, filtro de combustivel, filtro de ar.
As peças das fotos seriam uma solenoide de controle de pressão do turbo e a outra é a waste gate da turbina, mas é facil de saber, só pedir pra alguem acelerar o carro e ver se a mangueira que sai da turbina e vai pro motor "Incha", se sim, ela tá pressurizando normal, senão, vai ficar pior/igual uma carroça, sendo que a turbina não vai ta cumprindo com o papel dela.
:concordo:
Walter L. L. Casitta
18/04/2012, 12:01
Amigo, com relação ao aquecimento, esse é o maior problema dessas picapes que usam esse motor. Você tem que habituar manter o olho na temperatura a tirar o pé quando o ponteiro começar a subir. É pra isso que existe o medidor no painel.
Um superaquecimento é o suficiente pra condenar o motor e sendo esse um problema comum nessas picapes, e se fosse minha, trocava o radiador já que não se sabe exatamente como foi a manutenção com os proprietário anteriores. Eu tive uma Ranger desde 0Km que começou a esquentar nas mesmas condições apesar dos meus cuidado. Só resolveu com a troca do radiado. Existem empresas especializadas na recuperação de radiadores, mas não resolve. Radiadores feitos em alumínio não tem conserto.
Quanto a embreagem, mecânicos são assim mesmo, não acredite neles a menos que já tenham desmontado e com as peças em mãos pra comprovar que estão realmente com defeito. O mesmo vale para essas outras peças da foto.
Fabio HDJ
18/04/2012, 19:52
Amigo,
voce pode por gentileza postar fotos do reservatório do arrefecimento?
e se possivel da aqua que está lá dentro?
Obrigado.
junior ce
19/04/2012, 13:54
Carlos ,so não troquei o de combustivel.
Não ta baixando agua! Tem um botão POWER no painel.
Essa waste gate so funciona normal em conjunto com essa selenoide ? essa selenoide é acionada por esse botão POWER? se tiver com defeito, a finalidade desse selenoide é so aumentar a potencia do motor ? posso rodar normal sem usar essa selenoide so com a waste gate?
vo ver se ela incha e depois te falo
junior ce
19/04/2012, 13:56
Amigo, com relação ao aquecimento, esse é o maior problema dessas picapes que usam esse motor. Você tem que habituar manter o olho na temperatura a tirar o pé quando o ponteiro começar a subir. É pra isso que existe o medidor no painel.
Um superaquecimento é o suficiente pra condenar o motor e sendo esse um problema comum nessas picapes, e se fosse minha, trocava o radiador já que não se sabe exatamente como foi a manutenção com os proprietário anteriores. Eu tive uma Ranger desde 0Km que começou a esquentar nas mesmas condições apesar dos meus cuidado. Só resolveu com a troca do radiado. Existem empresas especializadas na recuperação de radiadores, mas não resolve. Radiadores feitos em alumínio não tem conserto.
Quanto a embreagem, mecânicos são assim mesmo, não acredite neles a menos que já tenham desmontado e com as peças em mãos pra comprovar que estão realmente com defeito. O mesmo vale para essas outras peças da foto.
vlws pelas dicas
junior ce
19/04/2012, 13:58
Junior, quando tu pegou esse carro tu trocou óleo e filtro, filtro de ar e de combustivel?
Tem que ter muito cuidado, não era pra tu deixar a temperatura subir tanto, no maximo 3/4 do marcador, passou disso, encosta o carro e espera ele esfriar um pouco.
Não tá baixando agua? esse carro tem aquele botão do Booster?, sobre a falta de força pode ser bomba injetora, bicos, filtro de combustivel, filtro de ar.
As peças das fotos seriam uma solenoide de controle de pressão do turbo e a outra é a waste gate da turbina, mas é facil de saber, só pedir pra alguem acelerar o carro e ver se a mangueira que sai da turbina e vai pro motor "Incha", se sim, ela tá pressurizando normal, senão, vai ficar pior/igual uma carroça, sendo que a turbina não vai ta cumprindo com o papel dela.
Essa waste gate so funciona normal em conjunto com essa selenoide ? essa selenoide é acionada por esse botão POWER? se tiver com defeito, a finalidade desse selenoide é so aumentar a potencia do motor ? posso rodar normal sem usar essa selenoide so com a waste gate?
Carlos A. C. Azevedo
19/04/2012, 15:27
Junior, troca esse filtro de combustivel e coloca um diesel melhor que tiver na tua cidade, pra ver se melhora.
Se nao tá baixando agua então quer dizer que não afetou nada no cabeçote, isso contando que o resto das mangueiras estejam inteiras e sem vazamento.
A waste gate não é pra depender só dessa solenoide, quanto tu aperta o botão ela liga a solenoide e aciona toda a WG pra deixar a turbina dando pressão "maxima", mas usando o carro normal a WG também é pra ta acionando. Se não tiver tem que mandar olhar isso.
No uso normal, a solenoide fica desligada, só a WG funciona no que ela foi regulada.
junior ce
19/04/2012, 17:55
Junior, troca esse filtro de combustivel e coloca um diesel melhor que tiver na tua cidade, pra ver se melhora.
Se nao tá baixando agua então quer dizer que não afetou nada no cabeçote, isso contando que o resto das mangueiras estejam inteiras e sem vazamento.
A waste gate não é pra depender só dessa solenoide, quanto tu aperta o botão ela liga a solenoide e aciona toda a WG pra deixar a turbina dando pressão "maxima", mas usando o carro normal a WG também é pra ta acionando. Se não tiver tem que mandar olhar isso.
No uso normal, a solenoide fica desligada, só a WG funciona no que ela foi regulada.
eu sempre to abastecendo com esse diesel novo da petrobras, o s 50 acho que é esse o nome.
e em relação a mangueira ela realmente não ta Inchando e ao acelerar não noto a waste gate mexer em nada, a haste continua parada.
1 das mangueiras vai pro intercooler e a outra sai do inter cooler em direção ao motor acho. é isso mesmo ? me corrija se estiver errado
junior ce
19/04/2012, 19:19
Amigo,
Obrigado.
to resolvendo uns problemas aqui e vendo o forum sempre que tenho um tempinho, ASSIM que eu desoculpar do meu serviço aqui eu posto as fotos sim
junior ce
19/04/2012, 19:22
tem alguem aqui de fortaleza que tenha essa waste gate funcionando pra vender por um preço camarada, andei gastando uma grana ja na suspenção e tbm vo ter de comprar 1 roda livre do 4x4 pq so tem uma boa a outra ta ruim, e a grana ta pouca atualmente, quem tiver essas peças (waste gate em 1 roda livre) me da um toque aqui
junior ce
22/04/2012, 16:53
Amigo,
Obrigado.
ai as fotos Fabio, maulz pela demora, so agora tive tempo de enviar...
342681 342682 342677 342678342680 342679
Carlos A. C. Azevedo
22/04/2012, 17:11
Junior, quando acelera, tinha que mexer a haste, se não tá mexendo, é isso que tá com problema e tá deixando o carro assim.
Pode ser da mangueirinha que leva o vácuo pra ele, até o atuador, mas ai só levando pra quem mexe.
Tu ta precisando urgente usar a tração? senão, deixa pra quando tu terminar de ajeitar o principal que é o motor. Já procurou por essas peças na internet? pode ser mais barato.
junior ce
22/04/2012, 17:31
Junior, quando acelera, tinha que mexer a haste, se não tá mexendo, é isso que tá com problema e tá deixando o carro assim.
Pode ser da mangueirinha que leva o vácuo pra ele, até o atuador, mas ai só levando pra quem mexe.
Tu ta precisando urgente usar a tração? senão, deixa pra quando tu terminar de ajeitar o principal que é o motor. Já procurou por essas peças na internet? pode ser mais barato.
carlos na turbina, no caracol tem 2 saidas:
1 vai do caracol ate a waste gate(so que antes passando pela valvula selenoide)
a outra vai em direçao a bomba injetora
1 mecanico falou que o teste mais pratico seria assoprar na entrada da waste gate e sentir pressão, não conseguindo mais assoprar, a minha quando assopra sair ar bem no pé da haste, TA CERTO ISSO QUE ELE FALOU, é assim mesmo, não pode sair ar pelo orificio onde sai a haste ?
Carlos A. C. Azevedo
22/04/2012, 19:39
Ah, então é isso ai, a waste gate tá com o diafragma furado, ai ela não segura a pressão e não aciona a turbina. Não é pra vazar ar em nenhum canto da valvula não.
Mesmo não sabendo se ela trabalha com vácuo ou pressão pra acionar, se tá vazando, vai fazer o mesmo efeito, de não acionar nada.
Fabio HDJ
22/04/2012, 20:49
ai as fotos Fabio, maulz pela demora, so agora tive tempo de enviar...
342681 342682 342677 342678342680 342679
Vê se vc nota alguma diferença...
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/577391_3737442204016_1514957287_3168222_1144152016 _n.jpg
http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/560724_3737446484123_1514957287_3168224_1085945227 _n.jpg
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/560471_3737471524749_1514957287_3168237_569337390_ n.jpg
Agora que vc tem L200, fique sabendo que o sistema de arrefecimento dela é a parte mais importante!
tem que estar sempre exemplar! caso contrario não perdoa, esquenta!
Abraço
junior ce
07/05/2012, 20:45
Espero que me compreendam por mandar essas perguntas, pois é meu primeiro carro a diesel(L200 gls 2002) estou cheio de duvidas.
Comprei uma l200 gls 2002(quadrada) e fiz uma 1ª viagem de 400~450 KM de fortaleza ao interior do ceará(serra tiangua-viçosa do ceara),na estrada rodando na faixa 100~110 km/h a temperatura foi ate a metade do marcador, ao subir a serra o ponteiro subiu ate proximo ao marco branco(visinho do vermelho) ,desci a serra por outro lado e ao subir novamente ja por uma aclive bem mais acentuado que o do outro lado, o ponteiro voltou a chegar proximo do branco (visinho do vermelho) e derramou agua pelo reservatorio de plastico, dei uma parada, olhei e vi que o reservatoria estava cheio e como ja tinha terminado de subir a serra continuei e a temperatura foi baixando novamente.Gostaria de saber se está normal essas mudanças de temperaturas que relatei?
olha eu aqui de novo .... e aew pessoal, so pra constar sobre o aquecimento que mencionei no inicio do topico, eu mandei envaretar o radiador e fiz essa semana o mesmo percurso da viagem passada... e o resultado foi otimo, o ponteiro da temperatura nem mexeu, hehehehe,
Fabio HDJ
07/05/2012, 20:48
olha eu aqui de novo .... e aew pessoal, so pra constar sobre o aquecimento que mencionei no inicio do topico, eu mandei envaretar o radiador e fiz essa semana o mesmo percurso da viagem passada... e o resultado foi otimo, o ponteiro da temperatura nem mexeu, hehehehe,
Coloca aditivo!!!
se vc deixar a agua sem aditivo , vai criar sujeira e oxidação denovo!
abrss.