Ver Versão Completa : duvidas de iniciante(em forum e l200)
junior ce
15/04/2012, 20:35
Espero que me compreendam por mandar essas perguntas, pois é meu primeiro carro a diesel(L200 gls 2002) estou cheio de duvidas.
Comprei uma l200 gls 2002(quadrada) e fiz uma 1ª viagem de 400~450 KM de fortaleza ao interior do ceará(serra tiangua-viçosa do ceara),na estrada rodando na faixa 100~110 km/h a temperatura foi ate a metade do marcador, ao subir a serra o ponteiro subiu ate proximo ao marco branco(visinho do vermelho) ,desci a serra por outro lado e ao subir novamente ja por uma aclive bem mais acentuado que o do outro lado, o ponteiro voltou a chegar proximo do branco (visinho do vermelho) e derramou agua pelo reservatorio de plastico, dei uma parada, olhei e vi que o reservatoria estava cheio e como ja tinha terminado de subir a serra continuei e a temperatura foi baixando novamente.Gostaria de saber se está normal essas mudanças de temperaturas que relatei?
Fiquei na cidade por mais uns 10 dias e o carro tava beleza, tudo normal, força, temperatura, etc.
Um dia antes de retornar retornar a Fortaleza,fui da uma ultima voltinha de despedida da cidade e notei que o motor disparava mais o carro não andava como antes, dando a impressão de ser disco deslizando, quando tirava o pé do acelerador sentia que novamente era retomada o desenvolvimento do carro,entaum levei ao mecanico e o mesmo afirmou ter de trocar plator e disco(troquei)!
So que chegando em fortaleza levei as peças trocadas ao mecanico que estou acostumado a fazer serviço com ele e o mesmo falou que o disco não estava gasto o suficiente para ser necessario troca-lo(disse que poderia ter acontecido um enforcamento de embreagem).Alguem ja teve esse problema?sera que troquei atoa esse kit ?
A ultima:depois da troca desse kit de embreagem notei que o carro ja não é mais o mesmo em termos de desenvolvimento, ta meio que pesado, sei la..., antes o que eu fazia em torno dos 2500 giros, hoje faz parecido, mais tendo de levar ate os 3000~3100 giros. gostaria que me falassem sobre essas 2 imagens que estou postando, para que servem essas duas peças, como sei se estaum com defeito, como testa-las, pois o mecanico condenou as 2 dizendo que essa perca de desenvolvimento é devido a essas 2 peças, e não sei nem o nome das mesmas(por isso postei a imagem)
Fico grato pela atenção de vcs !!!
341481 341482
junior ce
16/04/2012, 20:45
alguem pode me ajudar nessas duvidas ?
junior ce
18/04/2012, 08:11
e aew pessoal, alguem ai pra me ajudar nesse topico, agradeço!!
Carlos A. C. Azevedo
18/04/2012, 12:01
Junior, quando tu pegou esse carro tu trocou óleo e filtro, filtro de ar e de combustivel?
Tem que ter muito cuidado, não era pra tu deixar a temperatura subir tanto, no maximo 3/4 do marcador, passou disso, encosta o carro e espera ele esfriar um pouco.
Não tá baixando agua? esse carro tem aquele botão do Booster?, sobre a falta de força pode ser bomba injetora, bicos, filtro de combustivel, filtro de ar.
As peças das fotos seriam uma solenoide de controle de pressão do turbo e a outra é a waste gate da turbina, mas é facil de saber, só pedir pra alguem acelerar o carro e ver se a mangueira que sai da turbina e vai pro motor "Incha", se sim, ela tá pressurizando normal, senão, vai ficar pior/igual uma carroça, sendo que a turbina não vai ta cumprindo com o papel dela.
:concordo:
Walter L. L. Casitta
18/04/2012, 12:01
Amigo, com relação ao aquecimento, esse é o maior problema dessas picapes que usam esse motor. Você tem que habituar manter o olho na temperatura a tirar o pé quando o ponteiro começar a subir. É pra isso que existe o medidor no painel.
Um superaquecimento é o suficiente pra condenar o motor e sendo esse um problema comum nessas picapes, e se fosse minha, trocava o radiador já que não se sabe exatamente como foi a manutenção com os proprietário anteriores. Eu tive uma Ranger desde 0Km que começou a esquentar nas mesmas condições apesar dos meus cuidado. Só resolveu com a troca do radiado. Existem empresas especializadas na recuperação de radiadores, mas não resolve. Radiadores feitos em alumínio não tem conserto.
Quanto a embreagem, mecânicos são assim mesmo, não acredite neles a menos que já tenham desmontado e com as peças em mãos pra comprovar que estão realmente com defeito. O mesmo vale para essas outras peças da foto.
Fabio HDJ
18/04/2012, 19:52
Amigo,
voce pode por gentileza postar fotos do reservatório do arrefecimento?
e se possivel da aqua que está lá dentro?
Obrigado.
junior ce
19/04/2012, 13:54
Carlos ,so não troquei o de combustivel.
Não ta baixando agua! Tem um botão POWER no painel.
Essa waste gate so funciona normal em conjunto com essa selenoide ? essa selenoide é acionada por esse botão POWER? se tiver com defeito, a finalidade desse selenoide é so aumentar a potencia do motor ? posso rodar normal sem usar essa selenoide so com a waste gate?
vo ver se ela incha e depois te falo
junior ce
19/04/2012, 13:56
Amigo, com relação ao aquecimento, esse é o maior problema dessas picapes que usam esse motor. Você tem que habituar manter o olho na temperatura a tirar o pé quando o ponteiro começar a subir. É pra isso que existe o medidor no painel.
Um superaquecimento é o suficiente pra condenar o motor e sendo esse um problema comum nessas picapes, e se fosse minha, trocava o radiador já que não se sabe exatamente como foi a manutenção com os proprietário anteriores. Eu tive uma Ranger desde 0Km que começou a esquentar nas mesmas condições apesar dos meus cuidado. Só resolveu com a troca do radiado. Existem empresas especializadas na recuperação de radiadores, mas não resolve. Radiadores feitos em alumínio não tem conserto.
Quanto a embreagem, mecânicos são assim mesmo, não acredite neles a menos que já tenham desmontado e com as peças em mãos pra comprovar que estão realmente com defeito. O mesmo vale para essas outras peças da foto.
vlws pelas dicas
junior ce
19/04/2012, 13:58
Junior, quando tu pegou esse carro tu trocou óleo e filtro, filtro de ar e de combustivel?
Tem que ter muito cuidado, não era pra tu deixar a temperatura subir tanto, no maximo 3/4 do marcador, passou disso, encosta o carro e espera ele esfriar um pouco.
Não tá baixando agua? esse carro tem aquele botão do Booster?, sobre a falta de força pode ser bomba injetora, bicos, filtro de combustivel, filtro de ar.
As peças das fotos seriam uma solenoide de controle de pressão do turbo e a outra é a waste gate da turbina, mas é facil de saber, só pedir pra alguem acelerar o carro e ver se a mangueira que sai da turbina e vai pro motor "Incha", se sim, ela tá pressurizando normal, senão, vai ficar pior/igual uma carroça, sendo que a turbina não vai ta cumprindo com o papel dela.
:concordo:
Carlos ,so não troquei o de combustivel.
Não ta baixando agua! Tem um botão POWER no painel.
Essa waste gate so funciona normal em conjunto com essa selenoide ? essa selenoide é acionada por esse botão POWER? se tiver com defeito, a finalidade desse selenoide é so aumentar a potencia do motor ? posso rodar normal sem usar essa selenoide so com a waste gate?
vo ver se ela incha e depois te falo
Carlos A. C. Azevedo
19/04/2012, 15:27
Carlos ,so não troquei o de combustivel.
Não ta baixando agua! Tem um botão POWER no painel.
Essa waste gate so funciona normal em conjunto com essa selenoide ? essa selenoide é acionada por esse botão POWER? se tiver com defeito, a finalidade desse selenoide é so aumentar a potencia do motor ? posso rodar normal sem usar essa selenoide so com a waste gate?
vo ver se ela incha e depois te falo
Junior, troca esse filtro de combustivel e coloca um diesel melhor que tiver na tua cidade, pra ver se melhora.
Se nao tá baixando agua então quer dizer que não afetou nada no cabeçote, isso contando que o resto das mangueiras estejam inteiras e sem vazamento.
A waste gate não é pra depender só dessa solenoide, quanto tu aperta o botão ela liga a solenoide e aciona toda a WG pra deixar a turbina dando pressão "maxima", mas usando o carro normal a WG também é pra ta acionando. Se não tiver tem que mandar olhar isso.
No uso normal, a solenoide fica desligada, só a WG funciona no que ela foi regulada.
:concordo:
junior ce
19/04/2012, 17:55
Junior, troca esse filtro de combustivel e coloca um diesel melhor que tiver na tua cidade, pra ver se melhora.
Se nao tá baixando agua então quer dizer que não afetou nada no cabeçote, isso contando que o resto das mangueiras estejam inteiras e sem vazamento.
A waste gate não é pra depender só dessa solenoide, quanto tu aperta o botão ela liga a solenoide e aciona toda a WG pra deixar a turbina dando pressão "maxima", mas usando o carro normal a WG também é pra ta acionando. Se não tiver tem que mandar olhar isso.
No uso normal, a solenoide fica desligada, só a WG funciona no que ela foi regulada.
:concordo:
eu sempre to abastecendo com esse diesel novo da petrobras, o s 50 acho que é esse o nome.
e em relação a mangueira ela realmente não ta Inchando e ao acelerar não noto a waste gate mexer em nada, a haste continua parada.
1 das mangueiras vai pro intercooler e a outra sai do inter cooler em direção ao motor acho. é isso mesmo ? me corrija se estiver errado
junior ce
19/04/2012, 19:19
Amigo,
voce pode por gentileza postar fotos do reservatório do arrefecimento?
e se possivel da aqua que está lá dentro?
Obrigado.
to resolvendo uns problemas aqui e vendo o forum sempre que tenho um tempinho, ASSIM que eu desoculpar do meu serviço aqui eu posto as fotos sim
junior ce
19/04/2012, 19:22
tem alguem aqui de fortaleza que tenha essa waste gate funcionando pra vender por um preço camarada, andei gastando uma grana ja na suspenção e tbm vo ter de comprar 1 roda livre do 4x4 pq so tem uma boa a outra ta ruim, e a grana ta pouca atualmente, quem tiver essas peças (waste gate em 1 roda livre) me da um toque aqui
junior ce
22/04/2012, 16:53
Amigo,
voce pode por gentileza postar fotos do reservatório do arrefecimento?
e se possivel da aqua que está lá dentro?
Obrigado.
ai as fotos Fabio, maulz pela demora, so agora tive tempo de enviar...
342681 342682 342677 342678342680 342679
Carlos A. C. Azevedo
22/04/2012, 17:11
Junior, quando acelera, tinha que mexer a haste, se não tá mexendo, é isso que tá com problema e tá deixando o carro assim.
Pode ser da mangueirinha que leva o vácuo pra ele, até o atuador, mas ai só levando pra quem mexe.
Tu ta precisando urgente usar a tração? senão, deixa pra quando tu terminar de ajeitar o principal que é o motor. Já procurou por essas peças na internet? pode ser mais barato.
:concordo:
junior ce
22/04/2012, 17:31
Junior, quando acelera, tinha que mexer a haste, se não tá mexendo, é isso que tá com problema e tá deixando o carro assim.
Pode ser da mangueirinha que leva o vácuo pra ele, até o atuador, mas ai só levando pra quem mexe.
Tu ta precisando urgente usar a tração? senão, deixa pra quando tu terminar de ajeitar o principal que é o motor. Já procurou por essas peças na internet? pode ser mais barato.
:concordo:
carlos na turbina, no caracol tem 2 saidas:
1 vai do caracol ate a waste gate(so que antes passando pela valvula selenoide)
a outra vai em direçao a bomba injetora
1 mecanico falou que o teste mais pratico seria assoprar na entrada da waste gate e sentir pressão, não conseguindo mais assoprar, a minha quando assopra sair ar bem no pé da haste, TA CERTO ISSO QUE ELE FALOU, é assim mesmo, não pode sair ar pelo orificio onde sai a haste ?
Carlos A. C. Azevedo
22/04/2012, 19:39
Ah, então é isso ai, a waste gate tá com o diafragma furado, ai ela não segura a pressão e não aciona a turbina. Não é pra vazar ar em nenhum canto da valvula não.
Mesmo não sabendo se ela trabalha com vácuo ou pressão pra acionar, se tá vazando, vai fazer o mesmo efeito, de não acionar nada.
:concordo:
Fabio HDJ
22/04/2012, 20:49
ai as fotos Fabio, maulz pela demora, so agora tive tempo de enviar...
342681 342682 342677 342678342680 342679
Vê se vc nota alguma diferença...
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/577391_3737442204016_1514957287_3168222_1144152016 _n.jpg
http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/560724_3737446484123_1514957287_3168224_1085945227 _n.jpg
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/560471_3737471524749_1514957287_3168237_569337390_ n.jpg
Agora que vc tem L200, fique sabendo que o sistema de arrefecimento dela é a parte mais importante!
tem que estar sempre exemplar! caso contrario não perdoa, esquenta!
Abraço
junior ce
07/05/2012, 20:45
Espero que me compreendam por mandar essas perguntas, pois é meu primeiro carro a diesel(L200 gls 2002) estou cheio de duvidas.
Comprei uma l200 gls 2002(quadrada) e fiz uma 1ª viagem de 400~450 KM de fortaleza ao interior do ceará(serra tiangua-viçosa do ceara),na estrada rodando na faixa 100~110 km/h a temperatura foi ate a metade do marcador, ao subir a serra o ponteiro subiu ate proximo ao marco branco(visinho do vermelho) ,desci a serra por outro lado e ao subir novamente ja por uma aclive bem mais acentuado que o do outro lado, o ponteiro voltou a chegar proximo do branco (visinho do vermelho) e derramou agua pelo reservatorio de plastico, dei uma parada, olhei e vi que o reservatoria estava cheio e como ja tinha terminado de subir a serra continuei e a temperatura foi baixando novamente.Gostaria de saber se está normal essas mudanças de temperaturas que relatei?
olha eu aqui de novo .... e aew pessoal, so pra constar sobre o aquecimento que mencionei no inicio do topico, eu mandei envaretar o radiador e fiz essa semana o mesmo percurso da viagem passada... e o resultado foi otimo, o ponteiro da temperatura nem mexeu, hehehehe,
Fabio HDJ
07/05/2012, 20:48
olha eu aqui de novo .... e aew pessoal, so pra constar sobre o aquecimento que mencionei no inicio do topico, eu mandei envaretar o radiador e fiz essa semana o mesmo percurso da viagem passada... e o resultado foi otimo, o ponteiro da temperatura nem mexeu, hehehehe,
Coloca aditivo!!!
se vc deixar a agua sem aditivo , vai criar sujeira e oxidação denovo!
abrss.
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