PDA

Ver Versão Completa : Vitara 93 - Caixa de marchas

Wenderson
14/04/2012, 22:57
Bom pessoal, meu Vitara dá dando uma surra nos meus mecânicos e no meu bolso também! Já me fizeram trocar a embreagem, mas não resolveu! E por isso, estou pedindo uma ajuda de vcs!
O problema é o seguinte: Quando ele esquenta, não entra marcha nenhuma! Nem pra frente e nem para trás!
Por exemplo... agora a noite, acabei de chegar de Esmeraldas, a vinda foi tranquila! Só que ao chegar em frente a minha casa, virei a direção para entrar na garagem, subi no passeio e parei! Deixei o carro funcionando, abri o portão e voltei pro carro, pronto! As marchas não entraram! Tive que empurrar!
Com ele desligado passa normalmente, mas ligando novamente, não entra mesmo! Mesmo eu ligando com ele engrenado, ele não tem força para funcionar, apaga tudo! Outra curiosidade, quando eu for liga-lo amanhã de manhã, vai estar tudo normal, passando marchas normalmente!
Curiosidade: Isso acontece mais, como eu disse, quando eu viro o volante e ele está em baixa e bem quente! Na maioria das vezes quando vou entrar na garagem (já aconteceu em outros lugares também).
Espero que possam me ajudar!
Obrigado!

Fabil
15/04/2012, 08:39
já trocou o cabo de embreagem?

Wenderson
15/04/2012, 15:13
Fabil, porque o cabo da embreagem? Isso até agora, ninguém pensou em fazer! Vc pode me explicar porque pode ser isso?
Obrigado!

Claudio Souza
26/11/2012, 16:26
Alguém pode nos ajudar? A minha primeira e segunda marcha também só entra mascando. Vitara 1997. Já troquei o óleo da Caixa e o cabo de embreagem.

aryrj
08/12/2012, 10:23
A mesma coisa comigo. Ontem peguei um puta trânsito no RJ. De repente, o engate das marchas começou a endureser e eu não tinha como parar por causa do trâsito. Foi assim até que as marcahs pararam de entrar e o câmbio ficou meio que bobo. Com o carro desligado, atá as marchas entram, mas ligado, nem por decreto. Desconfio que o meu cabo da embreagem foi pro saco. Voltei rebocado.

Alguém já passou por isso eu sei. Alguma luz?

crangel
08/12/2012, 11:37
A mesma coisa comigo. Ontem peguei um puta trânsito no RJ. De repente, o engate das marchas começou a endureser e eu não tinha como parar por causa do trâsito. Foi assim até que as marcahs pararam de entrar e o câmbio ficou meio que bobo. Com o carro desligado, atá as marchas entram, mas ligado, nem por decreto. Desconfio que o meu cabo da embreagem foi pro saco. Voltei rebocado.

Alguém já passou por isso eu sei. Alguma luz?

Ary, eu passei por esse mesmo problema com meu Samurai 94/95 e acabei trocando o Kit de embreagem e não resolveu.
Tambem por orientação do Fabil eu substitui o cabo de embreagem e pronto problema resolvido.

aryrj
08/12/2012, 11:41
Porra crangel... vô por aí também. Me tira uma dúvida: quando a tua viatura esfriou, tipo na manhã do dia seguinte, vc conseguia passar as marchas? No meu caso nem assim...

mas.marco
08/12/2012, 15:38
Porra crangel... vô por aí também. Me tira uma dúvida: quando a tua viatura esfriou, tipo na manhã do dia seguinte, vc conseguia passar as marchas? No meu caso nem assim...

Eu passei por isso com o Samurai 97. Inclusive relatei o problema.

Embreagem nova, cabo novo, liquido novo... e no transito do RJ com o calor infernal.... o Samuca pára no meio da linha amarela.

O palpite do cabo da embreagem é quase certeiro mas no meu caso, bizarramente, não foi isso. Teve a ver com um aquecimento que rolou. A bomba d'agua estava com problemas MAS só fui descobrir isso depois.

Tudo aquecia mas o marcador ficava normal.... até muito rapidamente, ele mostrar que algo estava errado mas aí, já era tarde. Bastava parar o parro pras marchas não entrarem mais. Depois de alguns minutos, tudo normal.

Bem, resumindo....

1 - De cara, cabo de embreagem;
2 - Bomba d'agua;
3 - Embreagem

aryrj
08/12/2012, 16:11
Pois é marco, no dia seguinte, hoje, tudo igual. desligado, engata tudo. Ligou, nada mais engata. Fiz um teste: Engatei antes de ligar, virei a maquina e... saí andando! Tranquilo, só que vc pisa na embreagem pra subir a marcha... cadê que engata? Pelo o que percebo acho que não é problema de caixa... deve ser cabo, que já andava meio baixo mesmo. Só tô torcendo pra que não seja caixa...:(

marcelo cassino
10/12/2012, 00:38
Também está acontecendo no meu sidekck 93, mas apenas com a marcha-ré, quando ando durante muito tempo não engata a ré de jeito nenhum, paro e depois de algum tempo engata normalmente, o sidekck é automático, não sei o que fazer.

aryrj
10/12/2012, 15:12
Meu cabo de embreagem chega amanhã levo no meca. Aí é só rezar...

mas.marco
11/12/2012, 17:21
Ary,

99% de realmente ser o cabo.

Marcelo, sinto muito, sua caixa está com problemas. A ré quando apresenta dificuldades de engate, AINDA MAIS em automáticos, pode partir pra caixa. Leva em especializados em automáticos.

Quando a 1a fica difícil, pode ser trambulador mas quando é a ré... re-za.

aryrj
11/12/2012, 19:17
Marco, que vc esteja certo... na torcida. O cabo original acabou de chegar... amanhã veremos!

marcelo cassino
12/12/2012, 00:47
O negócio vai ser andar para a frente durante um bom tempo..
Mas falando sério, o problema só acontece depois que ando uma longa distância ou durante algum tempo, esfria fica normal.

aryrj
12/12/2012, 17:15
Ary,

99% de realmente ser o cabo...

Aumenta os seus 99% para 100%! Era o cabo mesmo! Resolvido!:concordo:

aryrj
12/12/2012, 17:16
.............................................

Netaao
06/06/2015, 09:58
Prezados, sou novo por aqui,

Este foi o post mais relacionado com o meu atual problema. Recentemente adquirir um suzuki vitara 97 manual. Como todo carro usado e antigo, o mesmo tinha alguns problemas que facilmente (a minha ótica) poderiam ser resolvidos reparando ou substituindo as peças. Bom, depois de ter revisado e trocado a mecanica quase inteira, o carro me surpreende com este problema em que o mecanico (de extrema confiança) não consegue solucionar. O problema é: Depois que o carro "esquenta", as marchas não engrenam de forma alguma! quando frio ou desligado entra tudo numa boa, basta rodar com ele um pouco que o problema volta. Já foi substituido o conjunto embreagem (disco, colar e platô), o cabo de embreagem (novo original suzukar) e os oleos. a princípio o mecânico achou que poderia ser o garfo, mas verificou-se que não era isso.

Qualquer ajuda será bem vinda, obrigado!

Vellasco
06/06/2015, 22:08
Nenhuma engata? Estava pensando numa possibilidade remota de o antigo dono ter trocado os anéis sincronizadores por por não originais e eles quando quentes não acoplam não árvore. Ou o trambulador que por algum motivo não está fazendo o movimento correto.
Enfim acho q o problema ta na caixa e não na embreagem.

tonhao17
30/08/2015, 22:34
também tenho um sidekick 95 que a quinta macha dana a saltar será que tem o reparo do cambio para vender em algum site? se souberem gostaria muito que postassem..Obrigado

Sergio Foguel
21/09/2016, 10:55
Ola bom dia, tenho um Vitara 92/93 que adiquiri a pouco tempo, ele está adaptado com motor AP 1.9 carburado, o corre que hoje ao voltar para casa noto que a marcha ré arranha e tenho que forçar muito para entrar, seria problemas no cabo da embreagem ?
Grato

Sérgio

Sergio Foguel
21/09/2016, 13:51
Digo o motor é AP 1.8 !