Conectar

Ver Versão Completa : Bf 161 jogando óleo pela tampa



fmsJeep75
14/04/2012, 21:46
Prezados, meu bf 161 está jogando óleo pela tampa de óleo do motor...fuma muito pouco, mas pela tampa do óleo vaza bastante sujando o cabeçote cabos de velas e a base das velas porque escore sobre o motor. Será que são apenas os anéis ou pode ser algo mais? Aguardo colaboração. Obrigado.

Kim
14/04/2012, 22:34
Caro Fms!

Já verificou o respiro inferior?
Pode ser que esteja com o cano entupido, onde vai escorrendo óleo e grudando terra/areia, até a obstrução total.

Pode ser também que a tampa venceu sua validade...

No BF 161, a tampa tem um filtro, que pode ter saturado e está jogando o óleo fora.

Abraços.

Kim.

edgar
15/04/2012, 19:49
experimenta colocar a tampa superior de molho em gasolina de um dia para o outro. Depois enxagua algumas vezes com gasolina limpa....deixa secar bem antes de usar.
O mesmo pode fazer com a telinha em forma de cone que tem no respiro inferior que o kim falou, mas nao precisa deixar de molho. A desgraca 'e colocar a tampa de valvulas de escape no lugar devolta. A junta sempre tenta escapar do lugar
sera que nao pode ser anel gasto vazendo muita compresao e expelindoa nevoa lubrificante de oleo ? se tiver como fazer um teste de compressao de cilindros erauma boa

Luciano - CJ5
15/04/2012, 20:14
Aproveitando o tópico do colega, o meu Jeep com BF-161 também começou a fumar pelo respiro superior, também jogando muito óleo pela tampa e escorrendo. O respiro inferior, que antes não fumava, agora começou a também sair um pouco de fumaça. Eu utilizo uma junta especial de aluminio, já faz um tempo, justamente porque a junta original é pouco resistente entre o 5 e 6 cilindros (largura de uapenas uns 5 mm). Só utilizo o Jeep para passeios, nunca forço o mesmo. O que pode ser? Junta, comando de válvula com lubrificação deficiente, alguma válvula apresentando vazamento? A principio o desempenho do Jeep está igual, não senti perda de potência. Aguardo comentários.

fmsJeep75
16/04/2012, 00:17
Aproveitando o tópico do colega, o meu Jeep com BF-161 também começou a fumar pelo respiro superior, também jogando muito óleo pela tampa e escorrendo. O respiro inferior, que antes não fumava, agora começou a também sair um pouco de fumaça. Eu utilizo uma junta especial de aluminio, já faz um tempo, justamente porque a junta original é pouco resistente entre o 5 e 6 cilindros (largura de uapenas uns 5 mm). Só utilizo o Jeep para passeios, nunca forço o mesmo. O que pode ser? Junta, comando de válvula com lubrificação deficiente, alguma válvula apresentando vazamento? A principio o desempenho do Jeep está igual, não senti perda de potência. Aguardo comentários.

Prezados, a tampa não é porque já coloquei nova. Vou verificar o respiro inferior... tomara que seja ele. mas não acredito porque mandei limpar o carter a pouco tempo...acho que o mecanico deve ter visto isso. de qualquer forma vou verificar, mas estou achando que possam ser os anéis. valeu

fmsJeep75
16/04/2012, 00:21
Caro Fms!

Já verificou o respiro inferior?
Pode ser que esteja com o cano entupido, onde vai escorrendo óleo e grudando terra/areia, até a obstrução total.

Pode ser também que a tampa venceu sua validade...

No BF 161, a tampa tem um filtro, que pode ter saturado e está jogando o óleo fora.

Abraços.

Kim.

Valeu Kim, vou verificar o respiro

fmsJeep75
18/04/2012, 11:34
Caro Fms!

Já verificou o respiro inferior?
Pode ser que esteja com o cano entupido, onde vai escorrendo óleo e grudando terra/areia, até a obstrução total.

Pode ser também que a tampa venceu sua validade...

No BF 161, a tampa tem um filtro, que pode ter saturado e está jogando o óleo fora.

Abraços.

Kim.

Mais uma coisa que esquei de mencionar... também está merejando óleo pela base da vareta de verificação do nível de óleo. qual a melhor forma de resolver isso?? aguardo a colaboração

Will4x4
18/04/2012, 17:04
Meu motor foi condenado por dois mexanicos devidoa jogar óleo pela vareta e pela tampa onde repoe óleo e o problema era apenas o respiro entupido.

calhiandro
18/04/2012, 20:26
Meu motor foi condenado por dois mexanicos devidoa jogar óleo pela vareta e pela tampa onde repoe óleo e o problema era apenas o respiro entupido.

E seu motor é qual?

Will4x4
19/04/2012, 23:19
E seu motor é qual?

Esqueci desse será detalhe.
motor gm 2.2 da s10.
Tinha saturado de óleo aquela peneira de metalda tampa antes do respiro, foi só tirar lavar e montar que o funcionamento ficou perfeito.
acredito que o funcionamento do motor seja o mesmo além de não ter nenhum custo para fazer o teste, pode ser feito em casa

fmsJeep75
31/05/2012, 11:39
Prezados, a tampa não é porque já coloquei nova. Vou verificar o respiro inferior... tomara que seja ele. mas não acredito porque mandei limpar o carter a pouco tempo...acho que o mecanico deve ter visto isso. de qualquer forma vou verificar, mas estou achando que possam ser os anéis. valeu


Limpei o respiro inferior que realmente estava entupido. Diminuiu muito o óleo que era jogado pela tampa, mas continua sujando um pouco. Também limpei a tampa apesar de ser quase nova. Resultado: fiquei satisfeito

Jacimar
31/05/2012, 12:02
Boa tarde prezados ! se depois de limpar os respiros do motor e ainda continuar a vazar óleo, pode ser que seu motor já esteja começando a "cansar", ou seja, desgaste dos anéis e/ou cilindros, por isso parte da compressão passa para o cárter aumentando a pressão e fazendo o óleo vazar e as vezes um pouco de fumaça também, se não me engano o nome disso ( em inglês ) é 'blow by" , um abraço !

lucar
01/06/2012, 01:09
quantos litros de óleo voce colocou na troca?? trocou/limpou o filtro de óleo?? Usou mesmo óleo (viscosidade) de antes??

Isso ocorre com motor quente ou frio??

fmsJeep75
03/06/2012, 11:55
Boa tarde prezados ! se depois de limpar os respiros do motor e ainda continuar a vazar óleo, pode ser que seu motor já esteja começando a "cansar", ou seja, desgaste dos anéis e/ou cilindros, por isso parte da compressão passa para o cárter aumentando a pressão e fazendo o óleo vazar e as vezes um pouco de fumaça também, se não me engano o nome disso ( em inglês ) é 'blow by" , um abraço !

ok, obrigado pela resposta. quer dizer então que não é normal vazar um pouquinho pelo respiro superior né?

fmsJeep75
03/06/2012, 12:07
quantos litros de óleo voce colocou na troca?? trocou/limpou o filtro de óleo?? Usou mesmo óleo (viscosidade) de antes??

Isso ocorre com motor quente ou frio??

usei 5 litros de óleo 20w40, mas antes estava usando o 20w50. Depois acabei achando que não estava no melhor nível e completei com mais um litro. o filtro está limpo pois a pouco tempo limpei todo o motor, carter, cabeçote, bloco, inclusive troquei os selos do bloco. o vazamento pelo suspiro superior ocorria em alta rotação onde sujava bem todo o motor e o capô por dentro. Só lembrando o vazamento agora é mínimo depois dos procedimentos que adotei. até mais.

Jacimar
04/06/2012, 07:16
ok, obrigado pela resposta. quer dizer então que não é normal vazar um pouquinho pelo respiro superior né?


Bom dia prezado ! óleo não é normal, um pouco de vapor/fumaça sim !

Jacimar
04/06/2012, 07:19
usei 5 litros de óleo 20w40, mas antes estava usando o 20w50. Depois acabei achando que não estava no melhor nível e completei com mais um litro. o filtro está limpo pois a pouco tempo limpei todo o motor, carter, cabeçote, bloco, inclusive troquei os selos do bloco. o vazamento pelo suspiro superior ocorria em alta rotação onde sujava bem todo o motor e o capô por dentro. Só lembrando o vazamento agora é mínimo depois dos procedimentos que adotei. até mais.


Acho que esse é o problema ! 6 litros é muito ! talvez sua vareta esteja errada !

fmsJeep75
04/06/2012, 09:07
Bom dia prezado ! óleo não é normal, um pouco de vapor/fumaça sim !

É...acho que o que sai é isso mesmo...vapor de fumaça...mas esse vapor acaba por melar um pouco a superfície do cabeçote que está muito limpa. Se estivesse sujo cheio de poeira acho que eu nem perceberia o óleo. Será que é isso mesmo?? ou estou enganado?? Obrigado mais uma vez pela colaboração.

fmsJeep75
04/06/2012, 09:40
Acho que esse é o problema ! 6 litros é muito ! talvez sua vareta esteja errada !

Caro Jacimar, segundo o manual do proprietário do jeep ano 1975, a capacidade é de 5,8 litros de óleo. Mas já havia atentado para a possibilidade de excesso e sei que o mesmo é expelido, então depois de andar bastante com ele em altas rotações sei o excesso já foi expelido. Mas mesmo assim continua naquela condição de melar um pouquinho o cabeçote, o que me faz pensar que é normal ou então que o velho BF já possa realmente estar começando a pedir um retífica, mas creio que ainda andarei muito com ele nas condições em que se encontra. Por via das dúvidas vou manter o nível do óleo um pouco mais baixo. Valeu.....

ah...aproveitando a oportunidade gostaria de solicitar sua ajuda sobre outro assunto. É sobre o parafuso que existe no bloco do motor para esgotar a água que vem do radiador. Na verdade existem dois parafusos um no bloco e outro bem embaixo do proprio radiador. Isto para que não seja necessário retirar as mangueiras todas vez que se necessite trocar a agua do radiador. O parafuso do radiador eu retirei e agua fluiu normalmente através dele, já o parafuso localizado no bloco próximo a base do distribuidor está entupido, já fiz o que pude e não consegui desentupí-lo, mangueira com agua, mangueira com ar, ponta da chave de fenda bem de leve já que não se deve utilizar objetos de metal pontiagudo neste local. Sabe de alguma coisa sobre isto, como desentupí-lo?? e olha que o bloco foi limpo a pouco tempo inclusive com a troca dos selos do bloco. Até mais...

Jacimar
04/06/2012, 09:53
Olá prezado ! quanto ao nível do óleo, realmente no manual indica essa quantidade, mas eu sempre mantenho o nível no "normal" sem atingir o "adicione óleo" ou "cheio" para isso quando troco o filtro são 4,5 litros, por isso assustei quando você disse que havia colocado 6 litros . . . com relação ao bujão de dreno do bloco eu nunca tirei, sempre retiro as mangueiras do radiador, fiquei um pouco receoso de mexer lá devido a relatos como o seu, de galeria entupida e dificuldade de desobstruí-la, a um tempo atrás em um outro tópico discutimos receitas alternativas de processos de limpeza do bloco, vou dar uma olhada quando chegar em casa e te falo . . . um abraço !

Rodrigo Mello
04/06/2012, 09:56
Um pouco de fumaça pela tampa com o motor quente é normal, mas não chega a melar o cabeçote. se o olheo era 20w50, volta nele e talvez na troca completar om um bardal, acho que deve parar.

fmsJeep75
04/06/2012, 10:12
Olá prezado ! quanto ao nível do óleo, realmente no manual indica essa quantidade, mas eu sempre mantenho o nível no "normal" sem atingir o "adicione óleo" ou "cheio" para isso quando troco o filtro são 4,5 litros, por isso assustei quando você disse que havia colocado 6 litros . . . com relação ao bujão de dreno do bloco eu nunca tirei, sempre retiro as mangueiras do radiador, fiquei um pouco receoso de mexer lá devido a relatos como o seu, de galeria entupida e dificuldade de desobstruí-la, a um tempo atrás em um outro tópico discutimos receitas alternativas de processos de limpeza do bloco, vou dar uma olhada quando chegar em casa e te falo . . . um abraço !

Valeu fico no aguardo.:news-coffee:

fmsJeep75
04/06/2012, 10:16
Um pouco de fumaça pela tampa com o motor quente é normal, mas não chega a melar o cabeçote. se o olheo era 20w50, volta nele e talvez na troca completar om um bardal, acho que deve parar.

é o meu realmente mela o cabeçote. vou tentar os procedimentos que vc sugeriu:concordo:...obrigado.

Jacimar
04/06/2012, 11:31
Valeu fico no aguardo.:news-coffee:

Bom dia prezado ! achei ! dê uma olhada nesse tópico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/86117-aquecimento-161-galerias-entupidas.html depois conte para nós o resultado, como o Bercan relata nesse tópico, um outro amigo também gosta de usar querosene e acho que é menos agressivo . . . boa sorte e um abraço !

fmsJeep75
06/06/2012, 14:38
Bom dia prezado ! achei ! dê uma olhada nesse tópico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/86117-aquecimento-161-galerias-entupidas.html depois conte para nós o resultado, como o Bercan relata nesse tópico, um outro amigo também gosta de usar querosene e acho que é menos agressivo . . . boa sorte e um abraço !

O meu mecânico diz ter usado querosene no bloco quando da ultima limpesa, porém acho que não deve ter sido suficiente pois obviamente o dreno do bloco permanece entupido. Acho que vou utilizar querosene novamente, dessa vez eu mesmo vou fazer o trabalho. Assim que tiver novidades posto aqui...valeu pela colaboração:)

fmsJeep75
08/06/2012, 09:41
Caro Jacimar, segundo o manual do proprietário do jeep ano 1975, a capacidade é de 5,8 litros de óleo. Mas já havia atentado para a possibilidade de excesso e sei que o mesmo é expelido, então depois de andar bastante com ele em altas rotações sei o excesso já foi expelido. Mas mesmo assim continua naquela condição de melar um pouquinho o cabeçote, o que me faz pensar que é normal ou então que o velho BF já possa realmente estar começando a pedir um retífica, mas creio que ainda andarei muito com ele nas condições em que se encontra. Por via das dúvidas vou manter o nível do óleo um pouco mais baixo. Valeu.....

ah...aproveitando a oportunidade gostaria de solicitar sua ajuda sobre outro assunto. É sobre o parafuso que existe no bloco do motor para esgotar a água que vem do radiador. Na verdade existem dois parafusos um no bloco e outro bem embaixo do proprio radiador. Isto para que não seja necessário retirar as mangueiras todas vez que se necessite trocar a agua do radiador. O parafuso do radiador eu retirei e agua fluiu normalmente através dele, já o parafuso localizado no bloco próximo a base do distribuidor está entupido, já fiz o que pude e não consegui desentupí-lo, mangueira com agua, mangueira com ar, ponta da chave de fenda bem de leve já que não se deve utilizar objetos de metal pontiagudo neste local. Sabe de alguma coisa sobre isto, como desentupí-lo?? e olha que o bloco foi limpo a pouco tempo inclusive com a troca dos selos do bloco. Até mais...

Alguém sabe dizer se tem algum problema se eu tentar desentupir o dreno com um prego ou parfuso batendo com um martelo de fora para dentro do bloco. Estou com vontade de fazer isso e acho que poderá desbloquear a passagem de agua, mas já li em algum lugar que não se deve mexer com objetos de metal pontiagudos neste local. Aguardo colaborações:news-coffee:

fmsJeep75
08/06/2012, 15:08
O meu mecânico diz ter usado querosene no bloco quando da ultima limpesa, porém acho que não deve ter sido suficiente pois obviamente o dreno do bloco permanece entupido. Acho que vou utilizar querosene novamente, dessa vez eu mesmo vou fazer o trabalho. Assim que tiver novidades posto aqui...valeu pela colaboração:)


Alguém sabe dizer se tem algum problema se eu tentar desentupir o dreno com um prego ou parfuso batendo com um martelo de fora para dentro do bloco. Estou com vontade de fazer isso e acho que poderá desbloquear a passagem de agua, mas já li em algum lugar que não se deve mexer com objetos de metal pontiagudos neste local. Aguardo colaborações:news-coffee:

Jacimar
08/06/2012, 15:18
Boa tarde prezado ! não acho que seja boa coisa, lembre-se, o bloco é de ferro fundido e esse material não é resistente a impactos ! já imaginou quebrar o bloco de um motor que está em perfeito funcionamento ? eu sugeriria tentar a solução de água e acido muriático discutido no outro tópico, boa sorte e um abraço !

fmsJeep75
11/06/2012, 14:59
Boa tarde prezado ! não acho que seja boa coisa, lembre-se, o bloco é de ferro fundido e esse material não é resistente a impactos ! já imaginou quebrar o bloco de um motor que está em perfeito funcionamento ? eu sugeriria tentar a solução de água e acido muriático discutido no outro tópico, boa sorte e um abraço !

Caro Jacimar, desculpe a ignorância mas, embora já tenha lido sobre isso em outras fontes, não consigo entender como um peça tão rústica possa ser tão sensível a uma cutucada com a chave fenda. Vou tentar os procedimentos sugeridos com o ácido ou querosene, mas fiquei curioso em saber o que pode quebrar lá dentro do bloco no caso de cutucar com a chave ou um fio mais grosso. Até mais.

Jacimar
11/06/2012, 18:54
Alguém sabe dizer se tem algum problema se eu tentar desentupir o dreno com um prego ou parfuso batendo com um martelo de fora para dentro do bloco. Estou com vontade de fazer isso e acho que poderá desbloquear a passagem de agua, mas já li em algum lugar que não se deve mexer com objetos de metal pontiagudos neste local. Aguardo colaborações:news-coffee:


Boa noite prezado ! foi essa questão do martelo que levantou minha preocupação, realmente o bloco é aparentemente robusto, mas o ferro fundido não possui grande resistência a impactos, em anexo um tabela comparativa de resistência a impacto, observe em relação aos outros materiais que o ferro fundido ( cast iron ) é bem menos resistente até mesmo as ligas de alumínio ( aluminium alloy ), acho inclusive que agora entendo porque para se retirar as panelas de freio é recomendado bater com martelo de bronze, boa sorte e um abraço !

fmsJeep75
12/06/2012, 10:05
Boa noite prezado ! foi essa questão do martelo que levantou minha preocupação, realmente o bloco é aparentemente robusto, mas o ferro fundido não possui grande resistência a impactos, em anexo um tabela comparativa de resistência a impacto, observe em relação aos outros materiais que o ferro fundido ( cast iron ) é bem menos resistente até mesmo as ligas de alumínio ( aluminium alloy ), acho inclusive que agora entendo porque para se retirar as panelas de freio é recomendado bater com martelo de bronze, boa sorte e um abraço !

Valeu Jacimar. Obrigado mais uma vez. Se não conseguir com os solventes vou abrir e varetar por dentro do bloco, mas ainda desentupo este dreno.

LeGauer
28/06/2012, 10:48
Limpei o respiro inferior que realmente estava entupido. Diminuiu muito o óleo que era jogado pela tampa, mas continua sujando um pouco. Também limpei a tampa apesar de ser quase nova. Resultado: fiquei satisfeito

Olá amigo,

Meu BF também joga óleo pela tampa... e nas últimas semanas aumentou a quantidade. O respiro não é, pois já limpei ele e inclusive, canalizei o respiro inferior do bloco para a admissão de ar, para diminuir o cheiro de óleo do jeep (assim o cheiro sai pelo escapamento) e para evitar entrar lama pelo respiro e detonar o motor.
Na semana passada começou a falhar muito... tinha duas velas queimadas, embora fossem relativamente novas.
Levei para o mecânico e o diagnóstico: junta do cabeçote queimada... fazia o motor falhar e deixava escapar a compressão do 4º e do 5º cilindros para dentro do bloco, fazendo pressão e jogando óleo pelos respiros.
Vai sair da oficina hoje e no sábado vou pra trilha com ele... depois de testar posto o resultado.

Abraço,

Legauer