Ver Versão Completa : Molas pro engesa F1. Já sei... Já Sei..
Então.. Ja li, reli , li denovo, reli denovo e ainda não cheguei a uma conclusão.
1. Engesa F1 Fibra com motor S4T Plus e pneus 37/38"
- Molas da Rota Especiais mais compridas.. 11elos.
PRO: Carro fica simplismente PERFEITO! muito bom mesmo.. Macio.. e seguro
Contras: Não so as minhas mais como de varias pessoas.. elas cansam rapido d+.. é 1 ano e chau..
2. Engesa F1 Fibra com motor S4T Plus + Parachoque Works + Guincho 12000lbs + cabo de aço
- Molas da Rota Especiais mais compridas
PRO: N/A
Contas: Não aguentam.. topa ELO com ELO facilmente.. fica no limite do limite..
Então vamos la.. O que usar ?
Abraços,
Tio Eddie
14/04/2012, 22:46
Então.. Ja li, reli , li denovo, reli denovo e ainda não cheguei a uma conclusão.
1. Engesa F1 Fibra com motor S4T Plus e pneus 37/38"
- Molas da Rota Especiais mais compridas.. 11elos.
PRO: Carro fica simplismente PERFEITO! muito bom mesmo.. Macio.. e seguro
Contras: Não so as minhas mais como de varias pessoas.. elas cansam rapido d+.. é 1 ano e chau..
2. Engesa F1 Fibra com motor S4T Plus + Parachoque Works + Guincho 12000lbs + cabo de aço
- Molas da Rota Especiais mais compridas
PRO: N/A
Contas: Não aguentam.. topa ELO com ELO facilmente.. fica no limite do limite..
Então vamos la.. O que usar ?
Abraços,
MaGao,
O Kim chegou a testar umas molas de F-1000 que dei de presente pra ele. As vezes é uma opção.
Se as molas da F-1000 diesel forem muito duras, as da F-1000 a gasolina podem servir, pois o motor é mais leve.
My 2 cents sem muito conhecimento de causa nos engesas.
[]s
Tio,
O problema que vejo é a altura da mola.. não conheço as molas de f1000 mais as da rota tem 11 elos e são bastante altas.. se eu conseguisse fazer elas com mais pressão para a frente seria o ideal!
Abraços,
Tio Eddie
14/04/2012, 23:08
Tio,
O problema que vejo é a altura da mola.. não conheço as molas de f1000 mais as da rota tem 11 elos e são bastante altas.. se eu conseguisse fazer elas com mais pressão para a frente seria o ideal!
Abraços,
MaGao
Estou usando molas da F4000 até 92 na Milona, e antes delas usava as da F250. Com as da F250 subia 7cm a frente da F1000. Com as da 4000 ficou animal!
A mola da esquerda é a da F4000 e a da direita a da F250.
https://lh3.googleusercontent.com/-NADbjsv_55s/TqP-lcBCeuI/AAAAAAAACgE/vwF7DtDvM7k/s800/Foto_102211_003.jpg
Quem sabe dá uma luz.
[]s
Tio,
No olhometro a da esquerda parece com a da rota.. são 11 elos mais acho que é um pouco mais grossa o fio.. vo catar uma aqui pra testar.. =)
Caraca, gostei de mais do título!
MaGao, amanhã vou para o sítio, se eu lembrar, eu meço e fotografo as molas de F1000 para vc.
Me parece que já passou pelas do landau né?
Abraços.
Kim.
ps.: O Lucas também teve problemas com cansaço das molas rapidamente.
Tio!
Duendes na cabeça...
A mola da F4000, qual a espessura do arame, e o diâmetro interno das voltas.
Tio Eddie
14/04/2012, 23:18
Tio,
No olhometro a da esquerda parece com a da rota.. são 11 elos mais acho que é um pouco mais grossa o fio.. vo catar uma aqui pra testar.. =)
Lembrando que precisa ser da F4000 ATÉ 92 . Estas molas são com fio mais grosso que o da F250 e com diâmetro ligeiramente maior que as molas da F-1000, mas são ENORMES mesmo!.
[]s
guilhermeabreu
15/04/2012, 01:17
Tio,
MAGAO
Estudei muito sobre molas e atingí o ideal para meu ENGESA fibra MWM , são molas sob medida que mandei fazer na SRC MOLAS .
Pelo seu relato e vejo os comentários acima , NÃO ESTA ME DIZENDO NADA EM MOLAS DE F-1000 , F-4000 , F-250 . o que eu entendo é ESPESSURA DE FIO E QTOS ELOS TEM UMA MOLA .
Uma mola com mesma espessura de fio e mesmo comprimento , qto maior o número de elos mais macia fica.
Então vamos ao seu problema , tb acho que as MOLAS ESPECIAIS DA ROTA com seu ENGESA com S4T plus irão bater elos com um ano de uso pois a ESPESSURA DO FIO DESTAS MOLAS ESPECIAIS É DE 16MM , QUE NÃO CHEGA A 16MM É DE 15,8MM .
Só para vc ter uma noção , mandei fazer minhas molas com FIO DE 16MM ( 15,8 MM ) TANTO PRA FRENTE QTO PRA TRASEIRA sendo que as traseiras com 49cm e as dianteiras com 40cm , ontem medí as molas no lugar , AS TRASEIRAS ESTÃO COM 32CM E AS DIANTEIRAS COM 30CM , veja só o qto que as traseiras arrearam .
CONCLUSÃO :
Para resolver o seu caso , ACREDITO que se vc fizer molas dianteiras com FIO COM ESPESSURA DE 17MM com o mesmo número de elos que tem as suas e as traseiras tb com FIO DE ESPESSURA DE 17MM vc terá resolvido em definitivo o problema de bater elos , sendo que a traseira com 11 elos , pois se fizer com menos elos acho que ficará muito duro .
Para vc ter noção das coisas as molas da F-1000 tem FIO DE ESPESSURA DE 17MM , logo ficaria muito fácil para vc testar a dureza em seu ENGESA , pois é só ír numa oficina de picapes que os caras vão ter estas molas na sucata , coloca e vê se é ísto que vc quer , TENHO CERTEZA QUASE QUE ABSOLUTA QUE VAI RESOLVER O SEU CASO , " lógico que ele vai ficar mais duro do que esta , mas com certeza estas molas não vão bater elo no elo .
ACREDITO QUE SE VC COLOCAR MOLAS COM ESPESSURA DE FIO MAIOR DO QUE 17MM VC FICARÁ COM UM ENGESA PAU DE TÃO DURO QUE VAI FICAR .
No meu que tem motor levinho , as molas de fio de 16mm ( 15,8mm ) ficaram ótimas na frente e por incrível que possa parecer a traseira que não tem peso algum , as vezes bate fim de curso , eu teria que colocar molas de fio de 17mm na traseira , MAS NÃO VOU COLOCAR NUNCA PQ DEIxARIA DE TER UM JIPE MACIO , mas normalmente as molas traseiras de fábrica são mais grossas do que as da frente , embora o motor esteje na frente , é que qdo vc esta andando , o peso é deslocado para tras e qdo freia desloca este peso para frente , mas normalmente em uso normal a gente qdo cai num buraco , é a traseira que sofre mais , por ísto é que no meu as vezes e raramente a traseira bate fim de curso nunca a frente , mas vou deixar assim mesmo , como seu motor é muito mais pesado do que o meu e tem esta tranqueirada toda que vc falou na frente VAI DE MOLAS COM FIO DE 17MM NAS 4 RODAS E DEPOIS VC VAI ME AGRADECER DA DICA .
O ENGESA do VICENTE que esta aqui no ROGERIO NUNES esta com molas traseira com fio de 19mm e com fio de 18mm na dianteira , não consigo acreditar como que o PAGE_TAPUYA andava com ele nesta dureza toda , deveria estar um verdadeiro pau sem molejo nenhum .
FORTE ABRAÇO
OBS : E vc mandando fazer sob medida ficará bem mais em conta , acabei de mandar fazer para minha SW4 93 que vivia com a bunda arreada , ficou show , a original é R$850,00 o par e lá na SRC ficou em R$385,00o par , o WILSON VACCARO mandou fazer para o ENGESA dele dica minha ficou em R$240,00 o par dianteiro e R$260,00 o par trazeiro .
Guilherme,
Na traseira não tenho problema de bater elo com elo.. nunca bateu.. Ja na dianteira...... e antes de usar o guincho não batia também =)
Mais gostei da dica.. me diga uma coisa tem que mandar alguma mola pra ele? para saber o diametro e tal? ou eu mesmo que meço ? ou ele ja tem o molde ?
Abraços,
lucciano amaral
15/04/2012, 17:17
Gostei da discussao desse topico, vou acompanhar, t+
Tio Eddie
15/04/2012, 18:55
Guilherme,
Na traseira não tenho problema de bater elo com elo.. nunca bateu.. Ja na dianteira...... e antes de usar o guincho não batia também =)
Mais gostei da dica.. me diga uma coisa tem que mandar alguma mola pra ele? para saber o diametro e tal? ou eu mesmo que meço ? ou ele ja tem o molde ?
Abraços,
MaGao,
As molas dianteiras da F4000 até 92 NOVAS custaram pouco menos que o valor citado pelo colega.
Se não for muita mão de obra, você pode garimpar duas mesmo usadas para ver se o resultado te agrada antes de mandar fazer e descobrir que "não era bem isso ainda'.
São relativamente fáceis de achar.
my 2 cents.
eddie
MaGao,
As molas dianteiras da F4000 até 92 NOVAS custaram pouco menos que o valor citado pelo colega.
Se não for muita mão de obra, você pode garimpar duas mesmo usadas para ver se o resultado te agrada antes de mandar fazer e descobrir que "não era bem isso ainda'.
São relativamente fáceis de achar.
my 2 cents.
eddie
Ja estou com um par.. Terça eu boto.. Amanha vo trilhar :p
Tio Eddie
15/04/2012, 19:07
Ja estou com um par.. Terça eu boto.. Amanha vo trilhar :p
Muito bom!
Trilha na SEGUNDA??? Ê Vidão!
Fotinhos pros amigos da trilha e do jipão com as molas né.....
[]s
Muito bom!
[]s
Tem mais de dois meses que nem sai de casa o Engesa.. Minha filha nasceu e a baba pediu demissão.. Arrumei outra agora no sabado.. Ai segunda vo aproveitar pra fugir kkkkkkk
Tio Eddie
15/04/2012, 19:21
Tem mais de dois meses que nem sai de casa o Engesa.. Minha filha nasceu e a baba pediu demissão.. Arrumei outra agora no sabado.. Ai segunda vo aproveitar pra fugir kkkkkkk
Ótimo motivo para comemorar!
Muito bom!
[]s
X2!!!
Você tem postado poucas fotos de sua viatura!!
guilhermeabreu
16/04/2012, 11:20
Guilherme,
Abraços,
MAGAO
Se na traseira vc não tem problema , então seria apenas trocar as molas dianteiras , esta dica do TIO EDDIE é válida , mas de que espessura são estas molas do F-4000 ??? Tenho quase certeza que são com fio de 18mm ou 19mm o que acho que ficará muito duro .
Como falei a da F-1000 tem fio de 17mm que acho que seria o ideal pra vc , e falei em mandar fazer por causa do : TAMANHO DA MOLA , DIAMETRO DA MOLA E NºS DE ELOS , o que uma mola original seja de f-1000 ou F-4000 talvez não tenha o TAMANHO , DIAMETRO E Nºs DE ELOS que vc precise .
Caso vc goste da dureza desta do F-4000 e ficar bom na altura e diametro , PROBLEMA RESOLVIDO .
Caso vc queira mandar fazer um par com as medidas que vc precise , não precisa de mandar a mola é só vc mandar as medidas do diametro interno ou externo , pois ela tem que encaixar dentro daquela caixa superior com uma pequena folga senão ficará rangendo , qdo experimentei as molas do ENGESA do CARLOS SIQUEIRA ficaram apertadas dentro da caixa e ficou rangendo , mas gostei da firmeza dela daí qdo mandei fazer mandei fazer com o diamentro externo da mola original . Logo vc encomenda um par de MOLAS PARALELAS com as seguintes medidas :
1- COMPRIMENTO TAL em mm
2- DIAMETRO EXTERNO TAL em mm
3- NÚMERO DE ELOS TAL
4- COM PONTAS RETIFICADAS
5- FIO COM 17mm DE ESPESSURA
Estas são as medidas que vc precisa mandar para a fábrica e dizer tb que é para fins AUTOMOTIVOS .
ABRAÇÃO .
DiEngesa
16/04/2012, 14:36
Ei Magao pq nao experimenta as molas dianteiras do galaxie/landau???
O Kim usa estas no fuzileiro, acho q ficam boas..
Guilherme,
Então.. a altura é a mesma da minha atual.. 11 elos.. agora acho que o fio é uns 19mm.. vou testar.. deixei o carro la hj.. amanhã eu pego..
DIEngesa,
as molas antigas do engesa era de landau.. ficaram DURA PACAS.. ai troquei para as da rota.. o carro virou um landau de conforto.. agora elas cansaram.. vou de F4000 pra testar..
Kim,
Coloquei fotos la no tópico do Calango..
Mais vai uma somente para vc ver o que está te esperando aqui..
Tio Eddie,
Vem com o Kim pra ca!!!!
Abraços,
341780341781341782
guilhermeabreu
16/04/2012, 18:45
Guilherme,
Então.. a altura é a mesma da minha atual.. 11 elos.. agora acho que o fio é uns 19mm.. vou testar.. deixei o carro la hj.. amanhã eu pego..
DIEngesa,
as molas antigas do engesa era de landau.. ficaram DURA PACAS.. ai troquei para as da rota.. o carro virou um landau de conforto.. agora elas cansaram.. vou de F4000 pra testar..
Kim,
Coloquei fotos la no tópico do Calango..
Mais vai uma somente para vc ver o que está te esperando aqui..
Tio Eddie,
Vem com o Kim pra ca!!!!
Abraços,
341780341781341782
MAGAO
Me faz o favor de qdo vc pegar a mola do F-4000 medir a espesssura do fio e colocar aqui para eu saber , pois qdo vc fala que a mola é do mesmo tamanho da sua , com certeza irá abaixar bem menos do que a sua pela espessura do fio ser mais grossa , mas como disse anteriormente , se ela tiver fio de 19mm ou 18mm tenho certeza que ficará um pau de tão duro que vai ficar . Mas manda lá a medida EXATA do fio desta mola do F-4.000 e aproveita e comenta o resultado da coisa de como ficou , se ficou bom ou se ficou duro demais .
E se ficar duro demais e o fio for de 18mm ou 19mm vc teria a opção de fazer o experimento com a mola da F-1000 que tem fio de 17mm já conferido por mim . E se ficar bom com a mola da F-1000 e ficar bom no tamanho/comprimento e diametro , aí é só ír pra galera , pois encontra no mercado com facilidade .
ABRAÇÃO
Caracoles!!!!
Linda as imagens!!!!
Vc viu que tem um encontro em Paranavaí???
Olha esse post
http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/95189-i-encontro-de-picapeiros-do-forum-4x4-brasil-7.html#post1662625
Sobre as molas, uso 4 do landau, e acho macio...
Imagina o peso da criança!!!!
Desculpem desvirtuar o tópico, mais o MaGao que começou. kkkkkkk
MaGao, as coisas estão começando a clarear por aqui, começando um planejamento.
Abraços.
Kim.
Tio Eddie
16/04/2012, 22:48
Tio Eddie,
Vem com o Kim pra ca!!!!
Abraços,
341780341781341782
Ô lugarzinho mais ou menos em MaGao!
Não convida muito não que qualquer hora baixamos por ai...rsrsr
[]s
Guilherme,
Medi a mola.. tem 20mm de espessura.. vou colocar mais sabendo que vou retirar.. heheh mais vou testar..
To tentando arrumar umas de F1000 diesel pra testar.. mais acho que so pra semana..
Carro ta no estaleiro pra trocar isso e trocar uma cruzeta da barra de direção.. abriu folga
Abraços,
Tio Eddie
17/04/2012, 17:46
Medi a mola.. tem 20mm de espessura.. vou colocar mais sabendo que vou retirar.. heheh mais vou testar..
To tentando arrumar umas de F1000 diesel pra testar.. mais acho que so pra semana..
MaGao,
Na Milona, fora os ajustes de camber e caster, as Molas da F4000 ficaram PERFEITAS no quesito altura e conforto! Imagina como é leve a criança e como eu "aliso" no off road.....
[]s
Hehe qual o peso de uma f1000 ?
Tio Eddie
17/04/2012, 18:49
Hehe qual o peso de uma f1000 ?
Mais ou menos uns 2500kg em ordem de marcha, com guincho (WARN X8000i) e peito de aço.
[]s
Ué..
Mesmo peso do engesa.. hehe
Tio Eddie
17/04/2012, 19:04
Ué..
Mesmo peso do engesa.. hehe
Com o motor MWM 229 que pesa seus 445kg.
[]s
Ih.. acho que vai servir então.. pois o s4t plus tem 380kg + 68kg do guincho + cabo + parachoque pesadão..
Bom acho que amanhã ele poem no lugar.. tava muito cheio a oficina..
Abraços,
M-Beltrame
17/04/2012, 20:47
Magão com a mola na mão vc mesmo pode trocar...
T+
Magão com a mola na mão vc mesmo pode trocar...
T+
Moro em apartamento.. Nao tenho como trocar por aqui.. E na oficina tem nem onde por o carro de tao cheia qie ta hehhee
Abraços
lmaimone
18/04/2012, 19:06
Aproveitando o tópico, que mola vocês indicam para mim?
Uso motor Opala 4.1 + guincho
Queria ganhar mais altura, pois o peneu traseiro está raspando na lata em erosões.
Provavelmente eu estou com as molas originais.
Como utilizo os amortecedores rancho, deixo mais duro ou mais mole.
Outra coisa é que terei que trocar os amortecedores provavelmente certo? pois estes ficarão pequenos.
Segue foto da dianteira
342251
Queria ganhar mais altura, pois o peneu traseiro está raspando na lata em erosões.
Outra coisa é que terei que trocar os amortecedores provavelmente certo? pois estes ficarão pequenos.
Segue foto da dianteira
342251
Sabe o peso do motor 6cc ? mais acho que vc pode usar molas de F1000 diesel ou gasolina.. teria que testar.. elas são bem maiores que essa ai..
Só que.. se trocar as molas por maiores vai ter que corrigir o caster.. se não vai ficar bambo na pista..
Abraços,
Ah.. e acho que não precisará trocar os ranchos.. tem que abrir ele e medir o comprimento.. eu acho que não precisa.. pois o lift será coisa de 5cm.. se não me engano esses ai já são pra lift..
Abraços,
M-Beltrame
18/04/2012, 20:58
Segue foto da dianteira
342251
E a mola do próprio opala??? Grande ela é, só tem q ver se cabe no prato...
Magão vc esta na mão do meca mesmo... mas eai ele colocou a mola da f4000?
T+
E a mola do próprio opala??? Grande ela é, só tem q ver se cabe no prato...
Magão vc esta na mão do meca mesmo... mas eai ele colocou a mola da f4000?
T+
Que nada.. ficou pra amanhã!
Mola do opala é pequena.. da não..
Abraços,
Algumas medidas.
Landau 8 elos, com arame de 17,2mm circunferência interna 11cm.
F1000 arame 17,6mm circunferência interna 10cm.
Original, eu não medi, mais se não me engano, 14mm o arame da dianeira, e 16mm o arame da traseira.
guilhermeabreu
18/04/2012, 23:16
NÃO AGUENTO MAIS
Tem tópico só sobre molas para e ENGESA com todos os detalhes , mas vai lá de novo , como falei estudei muito sobre molas e não tem por onde fugir .
AS MOLAS ORIGINAIS , SÃO :
1- Dianteira , fio 14,8mm , diametro externo 135mm
2- Traseira , fio 16mm ( 15,8mm ) , diametro externo 145mm
Motor OPALA 6CC 198 KG
Motor MWM 2.8 218 KG
EU COLOQUEI AS 4 MOLAS COM FIO 16MM , AS DIANTEIRAS COM 40CM DE COMPRIMENTO E TRASEIRA COM 49CM DE COMPRIMENTO
Sugiro ao LEONARDO ( LMAIMONE ) colocar iguais as minhas , vc pode comprar na ROTA ou mandar fazer como eu fiz .
Sugiro ao MAGAO colocar molas com fio de 17mm na dianteira e manter as traseiras com fio de 16mm pq ele relata que não tem problema na traseira .
Não acredito que alguma mola existente no mercado seja de F-1000 ou F-4000 tenha o diametro externo adequado , daí teria que mexer no prato para poder caber , alem de achar que ficará duras demais .
Apenas minha opinião e as informações das medidas estão corretas .
Guilherme,
Meu caso é diferente.. S4T PLus 380kg + 68kg do guincho + uns 30kg do parachoque.. fora o próprio carro.. molas com 17mm não vão segurar.. as da rota não estão segurando.. e nos carros deles seguram pq usam motor mwm.. bem mais leve..
Abraços,
guilhermeabreu
20/04/2012, 16:45
Guilherme,
Meu caso é diferente.. S4T PLus 380kg + 68kg do guincho + uns 30kg do parachoque.. fora o próprio carro.. molas com 17mm não vão segurar.. as da rota não estão segurando.. e nos carros deles seguram pq usam motor mwm.. bem mais leve..
Abraços,
Sim MAGAO sei disto , as molas da ROTA para os motores Q20B tem espessura de fio de 16mm que na realidade tem 15,8 , é por ísto que acho que as molas de fio 17mm ficarão boas pra vc , como vc mesmo relatou , as suas molas da ROTA 16mm ( 15,8mm ) NÃO ESTÃO AGUENTANDO , foi por este motivo que sugerí as de fio 17 .
As minhas molas ( MWM 2.8 ) que comprei na ROTA por sugestão do ÍGOR eram de fio 14,8mm as dianteiras e ficaram batendo elo , por ísto mandei fazer com fio de 16mm ( 15,8 mm ) e me atendeu muito bem , ou seja subí 1mm na espessura do fio recomendado pela ROTA , como a sua tem fio 16mm , SUGERÍ O FIO 17MM , mas vc ainda não teve a oportunidade de experimentar esta do F-4000 correto com fio de 20mm que vc falou que irira colocar só para ver como fica . Assim que vc andar nestas molas do F-4000 posta pra gente como ficou , e vc falou tb que já esta com as molas da F-1000 fio de 17mm , acho que esta experiencia vc ficará satisfeito , minha opinião .
Vamos aguardar seu retorno das experiencias das molas do F-4000 20mm e com as molas da F-1000 17mm .
Senhores,
Estou tentando andar no carro.. mais o meca nem tocou! ta muito cheia a oficina.. acho que so segunda =(
Abraços,
guilhermeabreu
20/04/2012, 22:02
Senhores,
Estou tentando andar no carro.. mais o meca nem tocou! ta muito cheia a oficina.. acho que so segunda =(
Abraços,
MAGAOZINHO
Estamos aguardando , como não colocou ainda a do F-4000 , estou véio demais , mas acho que vc falou que já conseguiu a da F-1000 , sugiro a vc experimentar 1º a da F-1000 caso vc já a tenha , QUE INSITENCIA SÔ , acho que já estou até ficando chato , ARTERIOSCLEROSE , ALZHAIMER talvez , liga não .
Guilherme,
Ta mais que anotado aqui!!!!!! mais primeiro deixa ele desmontar.. a ordem ta la pra ele desmontar e me ligar.. ai vou pra la.. as molas de F4000 são grandes e grossas PACAS.. muito mais que as da rota.. então acho que vai ficar muito duras.. vou por as de F1000.. porém vou andar nas de F4000 so pra ter total certeza..
Abraços,
Casa da transmissão4x4
21/04/2012, 12:15
Guilherme,
Ta mais que anotado aqui!!!!!! mais primeiro deixa ele desmontar.. a ordem ta la pra ele desmontar e me ligar.. ai vou pra la.. as molas de F4000 são grandes e grossas PACAS.. muito mais que as da rota.. então acho que vai ficar muito duras.. vou por as de F1000.. porém vou andar nas de F4000 so pra ter total certeza..
Abraços,
João, eu avrovetei esse topico e ontem mesmo eu medi as molas da F-1000 e da F-4000 :
F-1000 18mm
F-4000 20,5mm
E arriscado da F-4000 ficar duro, talvez se encontrar elas usadas ficam bom, tem uma outra opção que talvez poderia ficar bom, as da F-250.
M-Beltrame
22/04/2012, 17:31
Magão o seu motor é original de qual carro???
Qual é grossura do fio da mola q o carro usa??? Sabendo a grossura do fio já da para ter uma boa ideia do que pode ficar bom ou ruim.
T+
Magão o seu motor é original de qual carro???
Qual é grossura do fio da mola q o carro usa??? Sabendo a grossura do fio já da para ter uma boa ideia do que pode ficar bom ou ruim.
T+
Original da D20.. porém não é so o motor que muda.. muda também guincho, peso do veiculo.. local onde o motor é alojado..
D20 usa balança.. então a força aplicada é diferente..
Abraços,
portuga4x4
23/04/2012, 13:54
Ola
Alguém tem ou sabe onde posso encontrar uma tabela com especificações das molas utilizadas nos carros?
Obrigado
lucciano amaral
23/04/2012, 14:49
Algum amigo poderia me passar a bitola (tamanho) do diferencial do engesa?
Atualizando..
Ainda está la da mesma forma! kkk não tocou em nada.. ta cheia a oficina =D
Abraços,
guilhermeabreu
25/04/2012, 22:33
Atualizando..
Ainda está la da mesma forma! kkk não tocou em nada.. ta cheia a oficina =D
Abraços,
PUTZGRILA , ÍSTO JÁ ESTA COMEÇANDO A ME INCOMODAR , da um aperto lá , a agonia para saber qual mola ficará boa já começou .
Ou então vc só posta aqui o dia que tiver o resultado , pois qdo ví que vc respondeu , abrí o post e nada , para de suspense MAGAO , hahahahaahahahaha .
Guilherme,
O cara ta enrrolado pq tem muito carro.. ai ja viu.. sem marcar antes.. apenas sacudindo la o engesa =)
Abraços,
guilhermeabreu
25/04/2012, 23:19
Guilherme,
O cara ta enrrolado pq tem muito carro.. ai ja viu.. sem marcar antes.. apenas sacudindo la o engesa =)
Abraços,
Beleza amigo , estamos aguardando notícias .
Eduardo Velo
25/04/2012, 23:26
Algum amigo poderia me passar a bitola (tamanho) do diferencial do engesa?
Lucciano , o diant. é Dana 30 e o tras. Dana 44, do que vc precisa ... tamanho entre rodas ??
lucciano amaral
26/04/2012, 08:44
Lucciano , o diant. é Dana 30 e o tras. Dana 44, do que vc precisa ... tamanho entre rodas ??
Eduardo, eu preciso do comprimento do eixo (bitola) ou seja, medida de ponta a ponta do diferencial ( entre os sistemas de freios), pois um amigo esta com um engesa e precisa de comprar os eixos que veio sem, assim precisa das medidas para saber qual eixos teria o mesmo tamanho do original engesa, valeuwwwww
Eduardo Velo
26/04/2012, 09:17
Eduardo, eu preciso do comprimento do eixo (bitola) ou seja, medida de ponta a ponta do diferencial ( entre os sistemas de freios), pois um amigo esta com um engesa e precisa de comprar os eixos que veio sem, assim precisa das medidas para saber qual eixos teria o mesmo tamanho do original engesa, valeuwwwww
Entre os freios fica 1,30 m aproximadamente ... e 1,70 m aprox. por fora nos pneus usando 31 x 10,5" ...
Muitos usam eixos de Troller ... se não achar originais é uma dica ... na Rota 4x4 devem ter originais pq estão sempre trocando ...
abs ... Edu
lucciano amaral
26/04/2012, 10:03
eduardo valeuwwwwwwwww
Pode usar eixos de Rural ! também.. são praticamente mesmo tamanho e dana 44..
Abraços,
lucciano amaral
26/04/2012, 12:51
Pode usar eixos de Rural ! também.. são praticamente mesmo tamanho e dana 44..
Abraços,
OPa, Magao, valeuwwww, sendo que os eixos de rural sao mais faceis de achar, mas colocando bloqueio, freios a disco,... acho que jas eria mais barato os eixos de troller, vou passar ao meu amigo, valeuwww mesmo
OPa, Magao, valeuwwww, sendo que os eixos de rural sao mais faceis de achar, mas colocando bloqueio, freios a disco,... acho que jas eria mais barato os eixos de troller, vou passar ao meu amigo, valeuwww mesmo
Dizem.. Dizemmm.... que o eixo da rural são mais resistentes a capa.. eu nunca testei.. então =)
Abraços,
lucciano amaral
26/04/2012, 13:34
Dizem.. Dizemmm.... que o eixo da rural são mais resistentes a capa.. eu nunca testei.. então =)
Abraços,
Valeuwwwwwww
lmaimone
26/04/2012, 20:50
Já encomendei ad molas maiores na Rota. Deve chegar na próxima semana.
Casa da transmissão4x4
26/04/2012, 20:58
Abraços,
Luciano, o que o Magão disse acima e verdade, direto tem gente me ligando a procura de carcaça do diferencial dianteiro do troller, há 2 meses foi um troller 2011 que precisou da carcaça, eu perguntei para o cliente se ele faz trilha e disse que não !!
regisbellini
26/04/2012, 22:29
Só aguardando o resultado da viatura do Magal para copiar a receita...
Atualizando..
Meu carro continua na mesma posição de 1 semana atras.. hihih acho que vai demorar mais do q eu esperava =(
Abraços,
guilhermeabreu
30/04/2012, 10:33
Atualizando..
Meu carro continua na mesma posição de 1 semana atras.. hihih acho que vai demorar mais do q eu esperava =(
Abraços,
MAGAO
Conheço ísto fala não , é só passar raiva , minha SW4 ficou 9 meses fazendo o motor , sei o que vc esta passando , mas calmaê !!!!!!!!!! Seu CALANGO não vai ficar 9 meses pra trocar as molas não né ?????????? hahahahahahaaha
lucciano amaral
01/05/2012, 15:51
Luciano, o que o Magão disse acima e verdade, direto tem gente me ligando a procura de carcaça do diferencial dianteiro do troller, há 2 meses foi um troller 2011 que precisou da carcaça, eu perguntei para o cliente se ele faz trilha e disse que não !!
DAnilo, valeuwww a dica
Bom.. agora fodeu tudo! kkkk
mandei desmontar os 02 eixos.. todas as peças e tudim tudim.. limpar tudo e trocar o que precisar.. se precisar! revisão nos eixos completa =D
O eixo dianteiro ta parecendo a pista de interlargos.. ta um S do senna kkkk bom amanhã estarei providenciando alguns orçamentos para ver o que fazer com o eixo dianteiro.
e as molas.. nossa... não tive como tirar foto.. porém de um elo pro outro entra 1 dedo.. isso ela fora do CARRO.. as traseiras entram 02 dedos.. hehe será que ta cansada? =)
Noticias em breve =)
Abraços,
Sinto cheiro de Duendes de mãos dadas com o JaQues!!!!
Sinto cheiro de Duendes de mãos dadas com o JaQues!!!!
Temos(Danilo e Eu) algumas soluções para o eixo dianteiro.. o que ta sendo foda é perder todo o equipamento da ensimec.. menos semi eixo.. o resto tem q ir pra fora.. ê laia!
Abraços,
Rodrigo Ielpo Bastos
03/05/2012, 21:40
Magao ok que vai sobrar do eixo, os cubos com discos?
Rodrigo Bastos
Magao ok que vai sobrar do eixo, os cubos com discos?
Rodrigo Bastos
Rodrigo,
Desculpa a demora..
Mais se eu for por o kit hibrido da toyota.. vai sobrar cubo, manga e roda livre..
Abraços,
Vicente Guimaraes
12/05/2012, 19:17
Esse papo de molas me deixou preocupado, acho que o Hulk pode chegar aos 2.800kg + ou - com o motorzinho Q20B (pesado pra c...) , todo com chapa de aço e capota de aço (lembrando que ele tem 100cm a mais de chassis)...
Atualmente vou usar as molas especiais da Rota 4x4 (fio 15,8 segundo consta) com 46cm de altura. Na traseira vou testar com as molas cedidas pelo Guilherme (acho que são as especiais para traseira com 49cm originais e fio 15,8)..
Começo a imaginar se na próxima troca o ideal seria partir para o fio de 17 com 11 elos sendo 46cm na dianteira e 49cm na traseira... o que acham?
Tio Eddie
12/05/2012, 21:20
Esse papo de molas me deixou preocupado, acho que o Hulk pode chegar aos 2.800kg + ou - com o motorzinho Q20B (pesado pra c...) , todo com chapa de aço e capota de aço (lembrando que ele tem 100cm a mais de chassis)...
Atualmente vou usar as molas especiais da Rota 4x4 (fio 15,8 segundo consta) com 46cm de altura. Na traseira vou testar com as molas cedidas pelo Guilherme (acho que são as especiais para traseira com 49cm originais e fio 15,8)..
Começo a imaginar se na próxima troca o ideal seria partir para o fio de 17 com 11 elos sendo 46cm na dianteira e 49cm na traseira... o que acham?
Vicente,
Pelos relatos da galera, sinto que logo logo você precisará de molas mais "duras" para o Hulk.
[]s
guilhermeabreu
13/05/2012, 13:26
VICENTE
Já estou vendo que já esta começando a ficar esperto com as medidas . É por aí mesmo .
alissonalexis
14/05/2012, 10:10
Estou meio na contramão de vocês, pois tenho um engesa fase 2 original e gostaria de saber quais as especificações das molas dianteiras e traseiras originais. E qual seria a mola substituta ideal para uma engesa original com motor 4cc a /álcool.
Vicente Guimaraes
14/05/2012, 11:25
Estou meio na contramão de vocês, pois tenho um engesa fase 2 original e gostaria de saber quais as especificações das molas dianteiras e traseiras originais. E qual seria a mola substituta ideal para uma engesa original com motor 4cc a /álcool.
Eu acho que vc poderia comprar as molas originas na ROta 4x4 , eles vendem as molas com o tamanho original
guilhermeabreu
14/05/2012, 12:16
ALISSONALEXIS
Embora seu ENGESA seja original com motor opala 4cc , SUGIRO A VC TROCAR SÓ AS MOLAS DIANTEIRAS POR MOLAS COM ESPESSURA DE FIO DE 16mm .
Assim vc manterá o conforto da maciez sem ficar duro demais , mais estável em curvas , não vai bater elo no elo em depressões ou lombadas , trocar os amortecedores pelos amortecedores do caminhãoMB 1113 , daí vc ficará ele mais firme sem ficar duro e vai te passar mais segurança ao andar com ele , e a um custo bem baixo fazendo estas modificações .
alissonalexis
14/05/2012, 17:23
Pude ver em alguns tópicos que falam em molas da pampa traçada, alguém já fez o teste para ver se funciona mesmo?
guilhermeabreu
16/05/2012, 11:15
Pude ver em alguns tópicos que falam em molas da pampa traçada, alguém já fez o teste para ver se funciona mesmo?
O KIM já usou e gostou , mas vc esta procurando as coisas mais difíceis de achar , e já tem molas próprias e ideais para o ENGESA por aí a fora .
Opa caro alissonalexis!
As molas da Pampa 1.8 com ar, são excelentes, para os seguintes motores
4cil opala
6 cil opala mais sem guincho
4cil MWM sprinter, sem guincho.
Mais que isso, dá batente de elo.
Abraços.
Kim.
Senhores,
A demora está grande.. mais ta trabalhoso o lance de trocar a tubuleira! acho que exagerei no reforço kkkk
Abraços,
Senhores,
Estava pensando aqui.. molas do marruá militar ? não seria ideal?
Abraços,
guilhermeabreu
19/05/2012, 20:26
Senhores,
Estava pensando aqui.. molas do marruá militar ? não seria ideal?
Abraços,
MAGAO
As molas do MARRUÁ MILITAR deve ser para jipe de criança , comparando com o que vc faz com seu ENGESA e com o que o MARRUÁ MILITAR foi projetado para fazer .
Molas para ENGESA tem que serem projetadas não por ENGENHEIROS e sim por ENGESEIROS , os nomes são parecidos , mas o resultado final é bem diferente .
Vicente Guimaraes
19/05/2012, 21:25
Molas para ENGESA tem que serem projetadas não por ENGENHEIROS e sim por ENGESEIROS , os nomes são parecidos , mas o resultado final é bem diferente .
HAHAHA excelente frase !!!
Senhores,
Fui na oficina.. e corri atras das molas de f1000.. só encontrei molas de f1000 92 a 93 cab simples.. porém elas tem 8 elos.. fechado em cima e baixo.. com 19mm de espessura..
Amigo meu tem no troller uma com 17,6mm de espessura e me propôs trocar..
Porem a mola tem 8 elos.. e é quase a metade da minha .. fiquei cismado e não troquei..
Coloquei uma mola de F4000 com 20mm de espessura.. com 11 Elos quase do tamanho da minha.. coloquei de forma provisória levantei o eixo no macaco levantando o carro.. e vualá.. ficou na altura correta..
Mandei o meca por elas mesmo.. corrigir caster e soldar tudo..
Agora me digam.. a mola da f1000 tem quantos elos ? é fechada em cima e embaixo?
Abraços,
guilhermeabreu
06/07/2012, 14:11
Senhores,
Fui na oficina.. e corri atras das molas de f1000.. só encontrei molas de f1000 92 a 93 cab simples.. porém elas tem 8 elos.. fechado em cima e baixo.. com 19mm de espessura..
Amigo meu tem no troller uma com 17,6mm de espessura e me propôs trocar..
Porem a mola tem 8 elos.. e é quase a metade da minha .. fiquei cismado e não troquei..
Coloquei uma mola de F4000 com 20mm de espessura.. com 11 Elos quase do tamanho da minha.. coloquei de forma provisória levantei o eixo no macaco levantando o carro.. e vualá.. ficou na altura correta..
Mandei o meca por elas mesmo.. corrigir caster e soldar tudo..
Agora me digam.. a mola da f1000 tem quantos elos ? é fechada em cima e embaixo?
Abraços,
MAGAO
SINTO MUITO EM TE DIZER QUE SEU ENGESA FICARÁ IRRECONHECÍVEL , APOSTO COM VC O QUE QUISER QUE VC NÃO FICA COM ESTAS MOLAS DE 20MM DE ESPESSURA DE FIO NEM UMA SEMANA , SEU CALANGO VAI FICAR UM VERDADEIRO PAU DE ARARA , vai parecer que não tem suspensão , OLHA EU AÍ DE TEIMOSO DE NOVO .
Vicente Guimaraes
06/07/2012, 15:08
Acho que estas de 20mm eram as mesmas que estavam no Hulk, tava um pedra...
Guilherme,
Certo.. só que não tenho molas da altura correta.. só tenho molas menores.. estou precisando URGENTE do carro..
As molas de F1000 são 8 elos.. bem menor.. quase metade das que eu usava.. mesmo que desçam pouco.. não vai descer a metade..
Estou precisando com urgência do carro.. infelizmente vai ser montadas nessas.. depois eu troco...
Abraços,
guilhermeabreu
06/07/2012, 18:55
Guilherme,
Certo.. só que não tenho molas da altura correta.. só tenho molas menores.. estou precisando URGENTE do carro..
As molas de F1000 são 8 elos.. bem menor.. quase metade das que eu usava.. mesmo que desçam pouco.. não vai descer a metade..
Estou precisando com urgência do carro.. infelizmente vai ser montadas nessas.. depois eu troco...
Abraços,
MAGAOZINHO
Tem que comprimento estas molas do F-4000 que vc colocou e ficou na altura que vc quer ??????
Lembrando que sendo as molas do F-4000 com fio de 20mm estas molas arreiam menos do que outras com fio de 17mm , logo se vc optar por mandar fazer com fio de 17mm , vc terá que mandar fazer um pouco maior do que estas do F-4000 .
Só pra lembrar , MOLAS vc retira uma e coloca outra em 30 minutos , a SRC MOLAS fabrica sob encomenda com as medidas que vc precisa e fica por R$300,00 o par fora o frete , SUGIRO em vc fazer com elos com o fio de no máximo 17mm de espessura , fiz assim no meu e estou super satisfeito ( fio de 16mm com MWM 2.8 ) , fiz tb agora pra minha SW4 e ficou show tb , ótimo custo/benefício , como vc esta precisando do carro URGENTE , anda com este tijolo ( molas do F-4000 ) que vc já tem e manda fazer as com as medidas que vc quer com fio de 17mm e qdo chegarem as novas , é só 30 minutos pra trocar e não fica tão caro assim .
Guilherme,
Elas são 02 elos mais baixos que as molas especiais da rota..
as da rota são 1x e 1/5 as da F1000..
Vamos ver o que vai dar..
Abraços,
guilhermeabreu
06/07/2012, 20:01
Guilherme,
Elas são 02 elos mais baixos que as molas especiais da rota..
as da rota são 1x e 1/5 as da F1000..
Vamos ver o que vai dar..
Abraços,
MAGAO
Traduz isto para centímetros , pois as molas especiais da ROTA tem com comprimentos de 39cm , 43cm e 49cm , e volto a perguntar : qtos centimetros tem esta mola do F-4000 ???? Fora do carro .
ABRAÇO
Guilherme,
Não sei.. não tinha trena pra medir. mais pelo olhometro cerca de 40cm
as da F1000 94 - 98 = 17,7mm fio com 9 elos e 42mm..
Abraços,
Senhores,
Segue as fotos que tirei ontem.. instalação do eixo e as molas..
Usando molas de F4000 20mm de fio..
Altura ficou excelente.. e quando balanço o carro.. ele desce e sobe com as mãos.. acho que vai ficar bom heim?
Abraços,
358391358392358393358394358395358396358397358398
RogérioNunes
11/07/2012, 08:23
Magao, parabéns pela empreitada parece que vai ficar muito bom!
Não troque sua experiência com a de ninguém pois sua viatura é diferente das outras que usam motor mais leve e pneu menor e isso muda completamente todo resultado no comportameto do conjunto, nesses casos tudo tem que ser empírico e não dá pra saber qual será o resultado com molas A,B OU C.Depois rodar e avaliar bem, diga qual foi o resultado.
abraço
Senhores,
Me tirem uma dúvida..
Quando eu regulei o caster do engesa.. eu regulei da forma que o Kim me mostrou.. com aquela ferramenta e o transferidor.. porém agora eu estou com um transferidor eletrônico bem mais preciso.. só que não tenho como por da forma que o Kim colocou..
Logo li em algum lugar que o Dr. Guilherme disse que era so por na parte reta do munhão em cima.. e ver o angulo.. só que me bateu a dúvida..
Quando faço da forma do Kim tem que marcar 7º e 30minutos.. que na máquina de alinhamento dá 5º e 30 minutos.. mais medindo dessa forma do Dr. Guilherme tem que dá 7 ou 5 ? =)
Só falta isso pra o engesa andar kkk
Abraços,
Casa da transmissão4x4
17/07/2012, 21:06
Senhores,
Me tirem uma dúvida..
Quando eu regulei o caster do engesa.. eu regulei da forma que o Kim me mostrou.. com aquela ferramenta e o transferidor.. porém agora eu estou com um transferidor eletrônico bem mais preciso.. só que não tenho como por da forma que o Kim colocou..
Logo li em algum lugar que o Dr. Guilherme disse que era so por na parte reta do munhão em cima.. e ver o angulo.. só que me bateu a dúvida..
Quando faço da forma do Kim tem que marcar 7º e 30minutos.. que na máquina de alinhamento dá 5º e 30 minutos.. mais medindo dessa forma do Dr. Guilherme tem que dá 7 ou 5 ? =)
Abraços,
Magão, quando se faz a medição do caster a convergencia deve estar alinhada para ter uma maior precisão. Outro detalhe, quando for medir o caster para fazer ajuste o veiculo tem que estar nivelado tambem.
lmaimone
17/07/2012, 21:25
Senhores,
Me tirem uma dúvida..
Abraços,
Se só faltasse isso para o meu andar e colocaria 6 e sairia feliz. :euforico:
Danilo,
Então estou antenado nisso =)
Leonardo,
kkkkkkkkk mais também vc quer um carro de arrancada no jipe kkkkkk
Abraços,
guilhermeabreu
17/07/2012, 22:42
Senhores,
Me tirem uma dúvida..
Abraços,
MAGAO
O CÁSTER é o ângulo do pino mestre em relação a horizontal , se medir como o KIM mediu , como eu medí e vc com o aparelho eletrônico ou digital , TEM QUE TER A MESMA MEDIDA , pois a inclinação é a mesma seja com que aparelho for .
No manual manda colocar 4º e o ROGERIO inicialmente colocou em 6º e não ficou bom daí pedí para ele colocar em 4º e continuou ruim , daí ele descobriu o pulo do gato e ficou bom .
Mas se o seu esta em 7º e 30 minutos e estava bom de guiar , mantem assim mesmo e para medir eu usei o Goniômetro em cima da parte plana em cima do munhão , que esta parte É EXATAMENTE PERPENDICULAR AO EIXO DO PINO MESTRE , logo : ângulo é ângulo medido em qualquer aparelho que possa medí-lo e UM MESMO ÂNGULO NÃO PODE TER MEDIDAS DIFERENTES FEITAS POR APARELHOS DIFERENTES .
ABRAÇO
Guilherme,
Quando corrigimos o caster no metodo do Kim, na maquina de alinhamento dá 5º e 30minutos.. mais no transferidor colocamos 7º e 30 minutos.. niguem sabe responder pq mais é assim.. creio que pela altura do transferidor para o centro do eixo.
Por isso perguntei em cima do munhão sacou?
Abraços,
MAGAO
O CÁSTER é o ângulo do pino mestre em relação a horizontal , se medir como o KIM mediu , como eu medí e vc com o aparelho eletrônico ou digital , TEM QUE TER A MESMA MEDIDA , pois a inclinação é a mesma seja com que aparelho for .
No manual manda colocar 4º e o ROGERIO inicialmente colocou em 6º e não ficou bom daí pedí para ele colocar em 4º e continuou ruim , daí ele descobriu o pulo do gato e ficou bom .
Mas se o seu esta em 7º e 30 minutos e estava bom de guiar , mantem assim mesmo e para medir eu usei o Goniômetro em cima da parte plana em cima do munhão , que esta parte É EXATAMENTE PERPENDICULAR AO EIXO DO PINO MESTRE , logo : ângulo é ângulo medido em qualquer aparelho que possa medí-lo e UM MESMO ÂNGULO NÃO PODE TER MEDIDAS DIFERENTES FEITAS POR APARELHOS DIFERENTES .
ABRAÇO
Guilherme,
O seu ficou com quanto em cima do munhão para ficar bom?
Abraços,
guilhermeabreu
18/07/2012, 00:15
Guilherme,
O seu ficou com quanto em cima do munhão para ficar bom?
Abraços,
MAGAO
Entendí o que vc falou , mas não impoorta a distancia que vc mede o ângulo , ele é fixo e se vc medir próximo do eixo ( vértice ) ou distante dele o ângulo SEMPRE SERÁ O MESMO , a abertura será maior vc medindo mais distante , MAS O ÂNGULO SERÁ O MESMO .
Como falei no meu estava inicialmente qdo elevei a suspensão em + 2º e 30 minutos e o guiar era horrível e depois da correção ficou em 6º e o guiar continuou horrível , daí pedí ao ROGEIRO para colocar em 4º que é o que manda no manual e segundo o ROGEIRO , continuou horrível o guiar com os 4º , daí ele descobriu que o TERMINAL DA DIREÇÃO do trator MASSEY FERGUSSON que ele colocou estava pesado demais ( duro demais ) , ele amoleceu girando ele no torno e ESTA 100% A MANEIRA DE GUIAR , a direção esta voltando sozinha qdo curvo e na estrada esta show de bola igual a um automóvel , logo O CÁSTER DO MEU ENGESA ESTA EM + 4º .
Se o seu esta em 7º e 30 minutos e o guiar esta ruim , sugiro a vc colocar ele em +4º , MEDIDO EM CIMA DO MUNHÃO COM O GONIÔMETRO , que é muito simples de fazer esta conferencia .
ABRAÇÃO
Senhores,
Carro montado e testado.. tudo nos conformes..
Agora em relação as molas!
F4000 ficaram um pouco duras.. no asfalto ficou boa.. mais nos buracos o carro tende a pular a frente.. vou fazer uma trilha amanhã e posto novamente.. mais acho que com fio 18mm será o ideal.
Abraços,
guilhermeabreu
03/08/2012, 19:45
Senhores,
Carro montado e testado.. tudo nos conformes..
Agora em relação as molas!
F4000 ficaram um pouco duras.. no asfalto ficou boa.. mais nos buracos o carro tende a pular a frente.. vou fazer uma trilha amanhã e posto novamente.. mais acho que com fio 18mm será o ideal.
Abraços,
MAGÃOZINHO
HAHAHAHAHAHAHA , esta chegando onde havia falado , mas vamos aguardar o amanhã o depois de amanhã , vc deve usar umas 2 semans para vc fazer tudo o que fazia antes para chagar a conclusão final , andando pouco sem fazer de tudo que fazia pode tirar conclusões precipitadas .
ABRAÇÃO e bom fim de semana e com bastante testes das molas .
Guilherme,
Andei bastante nele hj.. cara na estrada ta um deliciaa!!!! na cidade também.. não ta molenga e nem duro ao extremo.. agora em buracos ele está duro..
Acho que a configuração ideal é molas de 18mm + AMortecedores Rancho com regulagem..
Ta muito firme e muito bom pegar estrada com ele.. muito mais muito bom mesmo.. a regulagem do caster ficou em 7º 30minutos.. não passei ainda na máquina para ver quanto deu.. mais ta uma delicia de dirigir..
Abraços,
guilhermeabreu
04/08/2012, 10:42
Guilherme,
Andei bastante nele hj.. cara na estrada ta um deliciaa!!!! na cidade também.. não ta molenga e nem duro ao extremo.. agora em buracos ele está duro..
Acho que a configuração ideal é molas de 18mm + AMortecedores Rancho com regulagem..
Ta muito firme e muito bom pegar estrada com ele.. muito mais muito bom mesmo.. a regulagem do caster ficou em 7º 30minutos.. não passei ainda na máquina para ver quanto deu.. mais ta uma delicia de dirigir..
Abraços,
MAGAO
Foi o que o ROGERIO havia falado comigo , que se o CÁSTER ficar mais positivo do que o recomndado que é de 4º não terá problema de GUIAR RUIM , o que pode acontecer é de ficar um pouco mais pesada , logo SE O SEU ESTA BOM DE GUIAR , BELEZA .
Mas ainda continuo achando que depois que vc fizer trilhas , vc vai querer mudar estas molas por molas com fio de 18mm .
Também acho! kkkkk mais por enquanto ta dando pra andar..
Abraços,
MAGAO
Foi o que o ROGERIO havia falado comigo , que se o CÁSTER ficar mais positivo do que o recomndado que é de 4º não terá problema de GUIAR RUIM , o que pode acontecer é de ficar um pouco mais pesada , logo SE O SEU ESTA BOM DE GUIAR , BELEZA .
Mas ainda continuo achando que depois que vc fizer trilhas , vc vai querer mudar estas molas por molas com fio de 18mm .
Senhores,
Estive agora atarde com uma visita inusitada do nosso amigo engeseiro OTTO e sua esposa.. consegui pegar nas ORELHAS do mecânico literalmente e fiz meu carro andar.. kkkkk
Ainda estou com as molas do F4000.. que OTTO achou o carro muito duro.. conforme nosso Dr Guilherme falou.
Mandei email para a rota4x4 para eles fabricarem as molas para meu engesa com fio de 17mm e altura 430mm.. estou aguardando resposta.
No mais.. muitos concertos.. depois posto com mais calma!
Abraços,
guilhermeabreu
29/09/2012, 17:49
Senhores,
Estive agora atarde com uma visita inusitada do nosso amigo engeseiro OTTO e sua esposa.. consegui pegar nas ORELHAS do mecânico literalmente e fiz meu carro andar.. kkkkk
Ainda estou com as molas do F4000.. que OTTO achou o carro muito duro.. conforme nosso Dr Guilherme falou.
Mandei email para a rota4x4 para eles fabricarem as molas para meu engesa com fio de 17mm e altura 430mm.. estou aguardando resposta.
No mais.. muitos concertos.. depois posto com mais calma!
Abraços,
MAGAO
Como falei estou transcrevendo meu email :
MAGAO , vc lembrou bem do que falei e o OTTO confirmou , é que vc estava agoniado com o bater da frente com as molas de fio de 16mm , seu motor e bem mais pesado do que o meu e vc soca com mais violencia tb , portanto vc apelou demais , mas valeu pq estas molas do F-4000 foram emprestadas/doadas , para fazer teste mesmo , logo :
Havia sugerido a vc em fazer suas molas com fio de 17mm acho que vai te atender bem para seu propósito , daí pergunto , estas molas são para a dianteira ????? Ou vai mandar fazer para a traseira tb , com este fio de 17mm , falo isto pq vc já me falou que não tem problema com a traseira , e as molas traseiras tem fio 16mm , se tem fio 16mm como falou e não bate a traseira sugiro a vc não trocar por molas traeiras para molas de fio 17mm pq vai endurecer o seu ENGESA , eu faria só para a frente .
Qto ao comprimento , pergunto : qual é a medida das suas molas traseiras no comprimento ? Pois as mimhas as traseiras foram feitas com 490mm e as dianteiras com 400mm E A FRENTE FICOU LIGEIRAMENTE MAIS ALTA , O QUE NÃO GOSTO PQ FICA FEIO .
Vc com as molas anteriores desta do F-4000 , a frente estava numa altura boa ??? Ou seja :ligeiramente mais baixa do que a traseira ?( o que acho normal e bonito ) .
Neste caso se a altura estava boa , ACHO que se fizer com 430mm poderá ficar com a frente mais alta .
Outra pergunta : com estas molas do F-4000 a altura da frente esta boa ??? Se tiver , qual o comprimento desta mola do F-4000 ????
Outra pergunta : vc esta com as molas do F-4000 na frente e atras ??? Ou só na frente ?
ABRAÇÃO
Guilherme,
Então.. só mandar fazer as da frente.. atras está perfeito!
Quanto a altura.. as da F1000 tem 430mm .. por isso pedi para fazer igual..
As de F4000 com 2 elos a menos.. pq são fechados.. ficou ligeiramente mais alta que a traseira.. coisa pouca mais ficou..
Ainda não cheguei a medir a altura agora com ele montado da mola.. ou ela fora.. mais tarde eu desço e messo.
Abraços!!!!
guilhermeabreu
29/09/2012, 18:56
Guilherme,
Então.. só mandar fazer as da frente.. atras está perfeito!
Quanto a altura.. as da F1000 tem 430mm .. por isso pedi para fazer igual..
As de F4000 com 2 elos a menos.. pq são fechados.. ficou ligeiramente mais alta que a traseira.. coisa pouca mais ficou..
Ainda não cheguei a medir a altura agora com ele montado da mola.. ou ela fora.. mais tarde eu desço e messo.
Abraços!!!!
MAGAO
Neste caso , vc medindo a mola do F-4000 montado , NÃO DARÁ PARA SABER A MEDIDA CORRETA PRA VC MANDAR FAZER , sugiro a vc medir ela fora do carro , aí sim dará a noção correta da altura da mola que vc vai mandar fazer , vc não deve estar gostando desgte visual com a frente ligeiramente mais alta correto ???
Então vc terá que esperar para ver o comprimento dela fora do carro , AÍ SIM da para ter a noção correta do tamanho que mandará fazer , fiz assim com minha SW4 , fui na oficina e pedí para retirar a mola cansada para ver o comprimento , a daí mandei fazer com fio 0,5mm mais grossa e 4cm mais comprida e fiquei com a altura que gostaria que ficasse , pois precisava de subir de 3 a 4cm e aconteceu como preví .
Como a mola do F-4000 é mais dura e cede menos do a mola com fio de 17mm pois a do F-4000 tem 20mm de espessura , logo vc terá que mandar fazr uma mola +- uns 2cm do comprimento desta mola do f-4000 , E VC SÓ SABERÁ O COMPRIMENTO DA MOLA DO F-4000 COM ELA FORA DO LUGAR .
Vamos aguardar as medidas de comprimento desta mola do F-4000 com ela fora do carro . É coisa de meia hora no mecanico , ele retira o amortecedor de um lado levanta a carroceria do mesmo lado , retira a mola mede recoloca no lugar e aguarda a encomenda das molas novas e pronto , coisa muito rápida de fazer .
Vc falou que as da F-1000 tem 430mm mas o fio é de 17mm ??? Pq tem molas de F-1000 com fios de 18mm , e a altura que esta no seu ENGESA não é com molas de F-1000 e sim de F-4000 que por serem de fio mais grosso 20mm , cede menos com o peso , AGUARDA A MEDIDA DESTAS MOLAS QUE ESTÃO NO SEU ENGESA , NÃO ENCOMENDA ANTES DE TER A MEDIDA DESTA MOLA DO F-4000 QUE ESTA NO SEU CARRO . Muita calma nesta hora .
LEMBRANDO QUE AS MOLAS DIANTEIRAS TEM QUE TER 11 ELOS .
Senhores,
Depois de muito andar de engesa no trabalho.. vou ter ai uma semaninha de folga.. vou comprar novamente as molas da ROTA 4x4.. e instalar.. depois quando cansar eu penso em algo.. to cansado de testes..
Abraços,
OTTO HEITZMANN
31/10/2012, 22:42
Senhores,
Depois de muito andar de engesa no trabalho.. vou ter ai uma semaninha de folga.. vou comprar novamente as molas da ROTA 4x4.. e instalar.. depois quando cansar eu penso em algo.. to cansado de testes..
Abraços,
Grande MAGAO, primeiro, obrigado pelo almoço e a hospidalidade......, eu tambem não gosto de inventar muito, muitas coisas prefiro comprar na ROTA, que fica perdendo tempo com teste, invenção, mecanicos, montagem, desmontagem, as peças da ROTA não são tão caras quanto o povo fala, tem que levar em conta que existe muito poucos ENGESAS, sai muito caro manter um estoque de peças que gira tão pouco, e se comparar as peças da ROTA, com qualquer autorizada (TROLLER, TOYOTA ETC)vera que não são tão caras, afinal a ROTA é a unica oficina especializada em Engesa do Brasil.
JUNINHO_BITTENCOURT
01/11/2012, 07:54
As minhas molas da Rota4x4 sentaram a traseira assim que coloquei novo parachoque traseiro parrudo + guincho traseiro + suporte estepe central e articulavel + bagageiro.
Essa semana encomendei com o Igor um jogo novo de molas.
Molas atuais:
Dianteira: 460mm / Fio de 15.8
Traseira: 480mm / Fio de 15.8
Molas encomendadas: (Aumentei 20mm em altura em cada uma).
Dianteira: 480mm / Fio de 15.8 (Mesmo fio que usava, diant. nunca tive problemas)
Traseira: 500mm / Fio de 17mm (Mais carga para suportar a nova parafernália).
Abraço.
Eduardo Velo
01/11/2012, 10:32
Tem muita diferença de um engesa pro outro ...
No meu as diant. abertas tem 410 mm e tras. 490 mm , fechadas ficam com 300 mm ...
As 4 molas tem 11 fios de 5/8" ... não tem marca de bater elo em nenhuma ...
Por isso que não tem como indicar as molas corretamente , cada engesa usa pares de molas de acordo com a configuração ...
abs ...
As que uso no fuzila.
4 molas do landau
430mm, fio 17mm 100mm interno de diâmetro, com 9 elos.
Dianteira está ok, mais na traseira, duro de mais.
O diâmetro de 100mm não encaixa perfeitamente na base do eixo, nem na base do chassi, no eixo traseiro, mais era o que tinha.
Estou estudando seriamente a troca das molas traseiras.
RogérioNunes
01/11/2012, 19:56
X2!
Não existe receita, como o Edu disse cada caso é um caso de acordo com a configuração,acessórios,altura de suportes,etc..
Para os "originais" fica mais fácil chegar a um resultado satisfatório!
abs
Tem muita diferença de um engesa pro outro ...
No meu as diant. abertas tem 410 mm e tras. 490 mm , fechadas ficam com 300 mm ...
As 4 molas tem 11 fios de 5/8" ... não tem marca de bater elo em nenhuma ...
Por isso que não tem como indicar as molas corretamente , cada engesa usa pares de molas de acordo com a configuração ...
abs ...
Senhores,
Voltando ao tópico..
Mandei fazer molas dianteiras com 480mm e fio de 17mm.. chegaram e foi instalada tem umas 3 semanas.. não andei muito com o carro.. mais fiz uma trilhazinha besteira e já deu pra notar a puta diferença.. muito mais macio.. mais não tão macio quanto antes..
Ah.. o carro ficou com a frente empinada.. acho que 440mm ficaria bom.. pedi maior para poder cortar e ajustar o tamanho..
Mola maior... caster errado.. passarinhar na pista é piada.. ainda não tive tempo de mecher nele aqui.. vou cortar uma volta para ver se fica bom..
Também achei duro ele.. menos duro que as molas da f4000.. 20mm de fio.. e mais duro que as especiais da rota.. na epoca que coloquei as molas de f4000 eu também troquei os amortecedores pelos MB1113.. pode ter sido isso também.. amortecedor novo.. com amortecedor fodido hehe
Vou andar mais e ver o que dá.
Abraços,
guilhermeabreu
09/01/2013, 22:52
Senhores,
Voltando ao tópico..
Mandei fazer molas dianteiras com 480mm e fio de 17mm.. chegaram e foi instalada tem umas 3 semanas.. não andei muito com o carro.. mais fiz uma trilhazinha besteira e já deu pra notar a puta diferença.. muito mais macio.. mais não tão macio quanto antes..
Ah.. o carro ficou com a frente empinada.. acho que 440mm ficaria bom.. pedi maior para poder cortar e ajustar o tamanho..
Mola maior... caster errado.. passarinhar na pista é piada.. ainda não tive tempo de mecher nele aqui.. vou cortar uma volta para ver se fica bom..
Também achei duro ele.. menos duro que as molas da f4000.. 20mm de fio.. e mais duro que as especiais da rota.. na epoca que coloquei as molas de f4000 eu também troquei os amortecedores pelos MB1113.. pode ter sido isso também.. amortecedor novo.. com amortecedor fodido hehe
Vou andar mais e ver o que dá.
Abraços,
MAGAO
Agora vejo vc no caminho certo , cada carro é um caso , seu motor é diferente do meu , MAS QUE QDO A FRENTE FICA UM POUCO MAIS ALTA DO QUE A TRASEIRA FICA FEIO PRAKARAI , no meu estou com molas de fio 16mm as dianteiras com 40cm e as traseiras com 49cm e a frente esta LIGEIRAMENTE mais alta , fico muito puto com isto , como as molas dianteiras são mais novas vou esperar mais um pouco para ver se elas cedem um pouco , caso fique assim corto um elo , e assim por diante .
MAGAO as suas traseiras vc deixou com fio 16mm correto ???? Vc ajustando a altura da frente ficará satisfeito , pois seu motor é pesado prakarai e vc as vezes da uns pulinhos involuntários e com esta mola de fio de 17mm vai segurar bem sem ficar dura demais , outra pergunta , vc mandou fazer esta mola de de 480mm e fio de 17mm com qtos elos ????? Pois se fez com 11 elos e cortar 2 elos para ficar com 44cm pode ser que fique dura demais , pois qto menor o nº de elos ela fica mais dura , se caso o tamanho bom pra vc for 42cm como exemplo ela deveria ter no mpinimo 11 elos e máximo de 13 , se ficar com 8 ou 9 elos , é bem provável que ela fique muito dura e desconfortável , nem gosto muito de ficar falando em molas com vc pq já ví que vc a um tempo atras estava já ficando nojo de falar sobre molas pra ENGESA , rsrsrsrsrsrsrsrs .
ABRAÇO
Guilherme,
Ela tem 11 elos.. se cortar 1 elo acho que ja da a altura.. se ficar dura vou ter que mandar fazer outra.. hehehe
Nem me fale em molas! kkkkkkkk
As traseiras são as da rota especiais.. não tenho problema na traseira.. (da mola do carro que fique bem claro.. e na minha também está zerada kkk)
Abraços,