Ver Versão Completa : Vitara câmbio automático X manual
luiztacco
22/07/2005, 09:58
Gostaria de saber os prós e os contras do câmbio automático no vitara. Pois achei um vitara super inteiro, mas tem câmbio automático.
E ai o que vocês acham??[/b]
luiztacco
22/07/2005, 11:22
Pra falar a verdade eu só ví o carro por fotos. É porque o carro está em São Paulo e eu em Belo Horizonte. O cara me mandou algumas fotos é um vitara canvas 93.
rbrunato
22/07/2005, 13:03
Pra falar a verdade eu só ví o carro por fotos. É porque o carro está em São Paulo e eu em Belo Horizonte. O cara me mandou algumas fotos é um vitara canvas 93.
Provavelmente é 3 marchas.
O meu tb é automatico 3 marchas e não me arrependo de te-lo comprado assim.
Pelo menos nas trilhas, acho que é até mais fácil nas subidas.
O outro ponto positivo é que nem que vc queira, Multa de excesso de velocidade não fará mais parte da seleta de ameaças de transito que vc sofre.
Luiz,
Provavelmente é o 3 marchas. Inclusive, vai aí uma informação para a galera do Vitara: esse cambio é o TH180, o mesmo usado no Chevette e Opala. É um câmbio da GM, peças fáceis de achar e de manutenção barata (para um automático). Existe tb um outro modelo, chamado de A4, tb usado pela Toyota. É facil distinguir um do outro. Um tem a tampa exatamente quadrada, o TH 180 tem o formato da foto anexa
Importante: não descuidem do óleo do seu automático. O manual da Suzuki cita a troca do automático, e o Chilton tb. Muitos mecanicos, frentistas e STOs (Super Troca de Oleo) falam que "automatico não troca óleo). Simplesmente ignore.
No meu Vitara, abri o carter do automático com 81mil km. Para trocar o óleo, gastei R$ 100,00 sendo R$ 37,00 no filtro do automático, R$ 22,00 na junta do cárter em volumolde (a original é de cortiça, o volumolde é bem melhor, pois não fica pedindo encosto depois), e o resto em óleo DexronIII. No filtro tb vai uma pequena junta, que eu não havia comprado, mas recortei uma igual em amianto para juntas.
Resultados ? Troca de marchas mais rápidas e em rotações menores, acelerações mais vigorosas, e melhor, ficou um pouco mais econômico (passou de 6km/l para 7km/l).
Qdo abri o cárter, o óleo estava marrom (aspecto de queimado), contra a cor vermelha típica do ATF, tinha pouca fuligem. Isso com 81mil km. Por isso recomendo: troquem o óleo.
O problema dos 3 marchas é que alem de gastar mais as relações de marchas ficam meio distantes uma das outras, para trilha (reduzida) e cidade plana pode não fazer muita diferença, mas na estrada e em locais com muita subida (como BH) acho ruim.
Nunca mais compro um auromatico com 3 marchas e motor pequeno... talvaz nem com motor grande!
garbage!!!
23/07/2005, 20:45
Eu acho que os de quatro marchas sao os sidekicks( 1.6 16v) e os de tres marchas sao os vitaras(1.6 8v).
Eu tenho um vitara automatico e ainda por cima com pneu 235, o bicho é bem amarrado, mas eu nao me encomodo, pelo menos nao com as retomadas ruins a falta de velocidade final, o carro é dez e cambio automatico aqui em sampa ajuda muito. Só queria que ele tivesse mais força para sair e fosse mais economico.
Nunca mais compro um auromatico com 3 marchas e motor pequeno... talvaz nem com motor grande!
Wallace os wranglers sao tres marchas nao sao? Nao fica bom também?
Nao sabia que voce já teve Vitara. Sugeriram-me colocar a relaçao do vitara mecanico nele para compensar o pneu e dar mais um reduzida, oque voce acha?
Sim o Wrangler automatico que foi vendido aqui era 3 marchas, foi umas das razões que optei pela Cherokee. A outra foi por ter opção Full-time.
Agora o Wrangler tem opção de automatico de 4 marchas, mas ainda somente com caixas de transferencia part-time.
Não tive Vitara mas conheço...
A relação do Vitara mecanico pelo que sei é menos reduzida.
Existia uma relação mais curta, mas não é mais fabricada.
garbage!!!
24/07/2005, 22:29
Eu ainda vou ter uma cherokee, mas ainda nao foi dessa vez...bem isso outro assunto...estou contente com o vitara o carro dez.
Bem de acordo com oque foi dito no suzukinet ( eu nao consegui confirmar isso mas e de fonta confiavel)
Relação do manual: 5.125
Relação do automatico: 4.625
Relação da RC4x4: 5.83
De acordo com esses dados e usando a calculadora do izook.com para os pneus 235 70 eu irei precisar de uma relacao 5.02
que estã mais proxima da relacao do manual, por isso meu interesse na troca mas preciso confirmar isso.
Bem mas voltando ao assunto do topico...Bem se voce procurar sobre as vantagens do cambio automatico para trilhas aqui mesmo no forum voce vai achar bastante coisa. Mas o vitara automatico e bem amarrado.
Gui
luiztacco
25/07/2005, 11:00
valeu muito galera.
:palmas:
Fala Pessoal!
Pergunta:
Se "pifar" o cambio automático, é fácil em se adaptar o cambio manual? Plug&play?
garbage!!!
06/09/2005, 00:56
Eu ja vi um vitara que era automatico e passou a ser manual, mas usando o cambio do proprio vitara. Consertar o cambio automatico nao vai ser tao cara assim para que compense fazer isso. O cambio dele é GM e as pecas sao faceis de se achar.
Gui
tecnica, tenho um vitara 91/92, acredito que meu câmbio seja o GM, você saberia me informar qual é o filtro de óleo e onde eu encontro pra esse câmbio? E a junta? A troca é fácil de fazer? Da pra fazer em casa? obrigado!
garbage!!!, a configuração de pneus do meu vitara é igual a do seu, também já pensei nessa troca, mas o $$$ é meio salgado! Será que fica realmente bom? Nunca andei num automático com pneus originais pra ver se faz realmente tanta diferença.
garbage!!!
06/09/2005, 01:13
Nao faz muito diferenca, mas para o vitara andar mais qualquer coisa e bem vinda alem disso a relacao mais curta vai aliviar um pouco o conjunto. Se aparecer uma oportunidade boa aceite e troca mas nao esquenta com isso nao. Cuidar bem do seu cambio automatico vai te trazer muito mais beneficios, te garanto!
AlemãoRS
06/09/2005, 12:11
O problema do cambio automatico de 3 marchas e com motor pequeno como o do vitara eh que tu perde a vantagem dele no offroad, que eh o maior torque nas acelaracoes.
O conversor de torque multiplica o torque por 2 nas aceleracoes, mas para fazer isso reduz a rotacao pela metade, sendo que para compensar essa reducao da rotacao tu precisa ter um motor potente.
Para quem vai usar para trilhas, o manual seria a melhor opcao.
tecnica, tenho um vitara 91/92, acredito que meu câmbio seja o GM, você saberia me informar qual é o filtro de óleo e onde eu encontro pra esse câmbio? E a junta? A troca é fácil de fazer? Da pra fazer em casa? obrigado!'
João, a troca é facil de fazer, basta abrir o carter, lava-lo, trocar o filtro, montar com junta nova e reabastecer. O nível deve ser conferido como descrito no Chilton, mas não tem segredo.
Eu sou de SP, aqui é mais fácil pq tem a Barao de Limeira, comprei o necessário lá. Em Goiania não seu dizer, mas deve ter alguma autopeça especializada nisso.... concessionária GM serve, mas só em ultimo caso. Outra opção para a junta é comprar uma folha de volumolde ou amianto para juntas e cortar no mesmo formato da original. Se o seu cambio é GM, o carter é igual ao da foto.
Demarques Ribeiro
26/04/2007, 17:32
Ressucitando o tópico, alguém poderia me passar o código do filtro de óleo do CA 3 marchas th180????
Como um camarada falou que é fácil a trocar vou fazer aqui em casa mesmo!!
Abs!
Postarei fotos da troca...
Abs
jacksonville
14/08/2012, 15:37
Ressucitando o tópico, alguém poderia me passar o código do filtro de óleo do CA 3 marchas th180????
Como um camarada falou que é fácil a trocar vou fazer aqui em casa mesmo!!
Abs!
Postarei fotos da troca...
Abs
E aí galera, boa tarde.
vi que esse tópico é um pouco antigo, talvez voces nem tenham mais Vitara.
mas vamos lá
tenho uma jlx 1.6 automatica, 1997. um certo dia escapou a mangueira de resfriamento do óleo da transmissão, tive que completar o óleo, desde então nunca mais voltou a funcionar como antes.
sei que não é bom completar, o ideal seria trocar todo o óleo.
ela está trocando de marcha aos 3mil rpms, é normal?
quando o giro quer passar dos 3mil eu alivio o pé, então troca de marcha e volta para os 2mil ou 2,5mil giros
Vi o pessoal comentando que trocou o óleo em casa, é fácil mesmo? um mecânico me falou que se ele fosse trocar o óleo talvez eu voltaria com problema no cambio. tipo ele quis dizer que mexer no cambio para uma simples troca de óleo seria problemático. será isso mesmo ou ele só quis se livrar do serviço?
como nosso amigo falou que fez a troca em casa e iria postar as fotos, será que ainda tem as fotos disponíveis?
valeu
abraço a todos
E aí galera, boa tarde.
mas vamos lá
tenho uma jlx 1.6 automatica, 1997. um certo dia escapou a mangueira de resfriamento do óleo da transmissão, tive que completar o óleo, desde então nunca mais voltou a funcionar como antes.
quando o giro quer passar dos 3mil eu alivio o pé, então troca de marcha e volta para os 2mil ou 2,5mil giros
Vi o pessoal comentando que trocou o óleo em casa, é fácil mesmo? um mecânico me falou que se ele fosse trocar o óleo talvez eu voltaria com problema no cambio. tipo ele quis dizer que mexer no cambio para uma simples troca de óleo seria problemático. será isso mesmo ou ele só quis se livrar do serviço?
como nosso amigo falou que fez a troca em casa e iria postar as fotos, será que ainda tem as fotos disponíveis?
valeu
abraço a todos
Aconselho a revisar esse câmbio, pode ter ficado sem óleo no conversor de torque devido a esse vazamento que tiveste!
A revisão é 6x mais barata que o conserto do câmbio.
Pra fazer esse câmbio, no mínimo uns R$ 3.000,00, se tiver sorte de não precisar trocar a bomba do óleo...
Abraço e boa sorte!
Rainer 89
15/08/2012, 19:25
E aí galera, boa tarde.
mas vamos lá
valeu
abraço a todos
Uma pergunta importante. Com que óleo vc completou???
Eu já fiz esse procedimento de trocar óleo da transmição autmática em casa... Não tem segredo, só tem q usar o óleo certo. Não tive problemas, mas quando fiz esse procedimento o meu cambio já estava ruim, uns meses depois acabei trocando. Na epoca troquei o oleo com esperança de dar uma sobrevida ao cambio, o que de certa forma funcionou.
Se tiver interece posto um passo a passo de como fazer a troca de óleo. Acredito que ainda tenho umas fotos de quando fiz.
Abraço!
jacksonville
16/08/2012, 12:13
Pessoal,
Obrigado pelas respostas..
Ranier, coloquei óleo Dexron III,coloração vermelha, que comprei num posto BR.
se você puder postar as fotos te agradeço.
Nanito,
você tem razão.. precisaria fazer uma revisão, mas aqui em Uberlândia tá difícil achar quem queira mexer no cambio.
Um cara da concessionária suzuki ficou 2 semanas com o carro e nem abriu o cárter.
Pessoal,
Obrigado pelas respostas..
Ranier, coloquei óleo Dexron III,coloração vermelha, que comprei num posto BR.
se você puder postar as fotos te agradeço.
Nanito,
você tem razão.. precisaria fazer uma revisão, mas aqui em Uberlândia tá difícil achar quem queira mexer no cambio.
Um cara da concessionária suzuki ficou 2 semanas com o carro e nem abriu o cárter.
Vai em qualquer especializada em câmbio com boa referência. Esse câmbio não tem nada de eletrônico, é bem barbada de trabalhar nele pra QUEM ENTENDE DE CÂMBIO.
Na concessionária eles mal sabem tirar grilo de painel, quem dirá mexer em um câmbio automático com quase 20 anos!!
pessoal, quase ninguem leva em consideração que a maior parte do óleo do cambio automático (2/3), fica no conversor de torque e outra parte que não lembro agora, somente 1/3 do óleo está no carter! então depois de abrir o carter, tirar o óleo, reponha o carter, coloque 1 lt de ATF, TIRA A MANGA QUE ENTRA O atf no radiador e de partida no motor com alavanca em "N". o cambio vai puxar o óleo novo e expulsar o óleo velho pela manga, faça isso até parar de sair o óleo, repita a operação pelo menos mais uma vez ou até que saia ATF limpo na manga. Por ultimo retire o carter novamente, troque o filtro e complete o nivel do ATF.
Eu tive um vitara auto, hj tenho um mecanico, é outro carro, mais forte, mais economico, mais barato a manutenção, etc, etc, mais tudo. Os donos relaxados não dão manutenção no cambio, quando cai na tua mão ta tudo ralado!
o cambio auto nao é para vitara, a relação dos diferencias é mais longa, as marchas são mais longas, o motorzinho 1.6 não da conta, apesar deste cambio ser excelente, não foi feito para motor 1.6.
Resumindo, cambio auto nunca mais
achoefel
17/08/2012, 09:52
Mairo, me diz uma coisa. Meu vitara é auto. Se eu quiser por um cambio manual, seria preciso alterar a relaçao dos diferenciais?
achoefel
17/08/2012, 09:53
Oque eu precisaria pra transformar ele em mecanico? E será que vale a pena?
pra transformar em manual tem que trocar o cambio, por outro original, trocar a relação dos diferenciais e trocar o acabamento interno da alavanca das marchas.
Acho que não vale a pena, mesmo que vc troque suas peças taco a taco por outras que necessita, ainda terá um bom ônus com mão de obra e tal!
faz como eu vendi e coloquei uma grana em cima (1.000,00) e peguei um manual, original, evita muita dor de cabeça! inventei de colocar motor ap no vitara, to correndo como doido pra la e pra ca, dois meses a pé, gastando bastante, quase arrependido!
EduKeenan
07/11/2014, 17:06
Olá Pessoal!!
Retomando o tópico, alguém tem vitara câmbio a/t com pneus 30"? To comprando um 4p 97 e não sei se com esses pneus a relação não vai ficar ainda mais longa. Grande abraço!!
philteixeira
01/06/2016, 13:43
Senhores,
Boa tarde.
Gostaria de saber mais sobre a manutenção desses câmbios TH 180, já que meu Vitara é um 1997 JLX 3p automático.
Como adquiri a viatura com 182.500 (carro de mulher e só viajava RJ / MG e nunca fez trilhas) as revisões eram feitas conforme manual, e nele não vem dizendo como proceder nesta manutenção mas, mesmo assim quero abrir o cárter para ver como está, sou meio “sistemático”nesses assuntos, odeio pessoas relaxadas.
Enfim, sei que ao abrir o cárter sou obrigado trocar a junta para não ocorrer problemas futuros e queria aproveitar para fazer a troca do filtro também. Minha humilde dúvida é: Posso comprar aquele kit que vem 01 (uma) junta e 01 (um) filtro próprios para opala e chevette que são vendidos no MERCADO LIVRE por exemplo? Esse kit é compatível?
Considerando que as juntas são idênticas vendidas na SUZUCAR porém, não encontrei esse o filtro não sei porque já que é um site completo de peças para Zukis, a dúvida que fica é: O filtro destes kit’s são compatíveis? A pergunta é meio idiota, mas gostaria que tirassem essa dúvida, pois não tenho experiências com câmbios automáticos.
Francilio lima barbosa
09/07/2024, 14:14
Boa tarde a todos,pôr gentileza preciso de ajuda, tenho um Suzuki Vitara sidekick 94, gostaria de saber quantos litros de óleo vai no câmbio hidramático dele e se vai valer a pena trocar pelo um câmbio manual e qual seria o compatível com o mesmo,o carro e top 🔝 estou apaixonado porém o câmbio é um pouco problemático, quanto ao consumo e manutenção, agradeço se puderem me ajudar valeu pessoal ! 👍
ruancarlo
21/07/2024, 09:22
Boa tarde a todos,pôr gentileza preciso de ajuda, tenho um Suzuki Vitara sidekick 94, gostaria de saber quantos litros de óleo vai no câmbio hidramático dele e se vai valer a pena trocar pelo um câmbio manual e qual seria o compatível com o mesmo,o carro e top 🔝 estou apaixonado porém o câmbio é um pouco problemático, quanto ao consumo e manutenção, agradeço se puderem me ajudar valeu pessoal ! 👍
Também estou com o mesmo carro que o seu. Sinceramente? Acho que não vale a pena. Acabei de pegar o carro e vi que engatilharam algumas coisas e deixaram a rabuda pra mim, vou ter que correr atrás.
No meu caso o consumo tá até que de boa, não vi nada demais. To só observando uns comportamentos estranhos mesmo e vou parar essa semana pra dar uma revisada nele.
O que eu vou fazer de revisão no meu:
Checar no carro:
(GL4)
Oleo da t-case - 1.7 litros
Oleo da transmissão - 1.5 Litros
Oleo dos diferenciais (GL5)
SAE 80W90 OU 75W90 - Preferir o 80w90 por conta do desgaste e da temperatura, não temos abaixo de 0 aqui. - Dianteiro 1.0 litro, Traseiro 2.2 litros
Rolamentos (Dianteiros e traseiros)
Pastilhas de freio (Todas)
Tensor do freio ABS (Se a troca de oleo dos diferenciais não resolver)
*Óleo Diferenciais, cx de marchas e Tcase: 80w90 GL5 TUTELLA ---> R$ 8,00 por litro
-Óleo direção Hidraulica: ATF TUTELLA --->R$ 15,00 litro*
Entender vazamento que está ocorrendo
E também a luz de check engine que aparentemente não está habilitada ou não está acendendo. Tentei plugar diagnóstico e não funcionou, deveria.
Rolamentos
Pastilhas de freio