PDA

Ver Versão Completa : Cilindro roda traseira Ranger



Miguels
13/04/2012, 12:12
Olá, pessoal. Alguém sabe a medida certa dos cilindros de freio da ranger 2002? As medidas com referencia ao tambor que vi por aí são 10", 11" e até 9". Deixei o carro para revisão e o meca falou que mediu o tambor e que dava 11,5"... (eu não estava lá para checar). Os caras da concessionaria dizem que não existe essa medida nem eu achei em loja nenhuma. E agora? Alguém já trocou?

BRAVOECONOVEMBER
13/04/2012, 19:58
Esclareça: estás procurando tambor, cilindro de roda ou cilindro mestre de freio?
Na pior das hipóteses pega a peça e leva em uma autopeças, pede uma igual pra ver.

Miguels
16/04/2012, 17:14
Bravo, estou procurando o cilindro da roda. Não adianta pegar a peça e levar nas lojas, porque sismplesmente está em falta aqui no Rio, mesmo nas concessionárias. Estou com o carro parado sem saber como resolver!


Esclareça: estás procurando tambor, cilindro de roda ou cilindro mestre de freio?
Na pior das hipóteses pega a peça e leva em uma autopeças, pede uma igual pra ver.

dsamaz
16/04/2012, 19:00
Tudo bem Miguels?

Primeiro, vamos resolver certo seu problema.
Que medida você diz que dá 11,5"? Seria o tambor ou o cilindro mestre?

Se você procura o cilindro da roda, realmente ele é difícil de encontrar. Na verdade, é quase impossível.
Tente adaptar um de S10, que, com uma boa esmirilhadeira, dá para instalar na Ranger, além de que este é bem mais barato.

Você pode tentar instalar logo freio a disco na traseira, pesquise sobre o assunto. É melhor que trocar o cilindro da ranger por outro original.


Sobre o fato da vtr estar parada, você pode "entupir" o cano que vai para o cilindro danificado. Faça este "servissiu" bem feito, para não ficar vazando. Vc pode também soldar ele, para ficar melhor, não esquecendo de tirar todo o óleo da peça antes e limpar bem com gasolina.

Vc também pode colocar um parafuso no cilindro mestre (não esqueça de passar teflon na rosca), na saída referente a esta roda, cujo cilindro está indisponível. Não se esqueça que não pode bloquear as duas saídas, do mesmo eixo, do cilindro mestre simultaneamente, pois o mesmo se estraga.

Daniel


Bravo, estou procurando o cilindro da roda. Não adianta pegar a peça e levar nas lojas, porque sismplesmente está em falta aqui no Rio, mesmo nas concessionárias. Estou com o carro parado sem saber como resolver!

BRAVOECONOVEMBER
16/04/2012, 19:50
Isso, interromper as rodas traseiras ajuda (faça nas duas, para evitar guinadas quando pressionar o freio) em caso de necessidade de deslocamento e não ter como nem ir atrás de peças.
E caso seja possível, tira ou pede pra um meca tirar o cilindro e compra um parecido, o apoio para as lonas é o de menos, dá pra retrabalhar, o que interessa de verdade pra dar a "equivalência" é o diâmetro do cilindro de roda.

Miguels
01/05/2012, 10:13
Bravo e Dsamaz, agradeço as dicas.
Tirei a roda e eu mesmo medi. O tambor é de 11" e o cilindro de 6,5cm (corpo principal) de comprimento por 3,5cm de diametro. Jamais conseguiria com a medida de 11,5" que a loja (especilizada em freios) me deu! De qualquer maneira, os cilindros TRW/Vargas estão dificil de achar, e os originais custam 350 reais cada na concessionaria, com um detalhe: não tem. Me falaram de um tal de FORTEC, de segunda linha...
Dsamaz, não quero ter o trabalho de adaptar os da S10, mas terei que fazer se não achar outro. Respeito à adaptação de freios a disco, já pensei no assunto e gostei da idéia, mas acho que vou deixar para mais adiante.
Vou fazer isto no final de semana, aí posto o resultado.
Um abraço.

Kim
01/05/2012, 11:41
Miguels!

Na minha ex ranger, tive esse mesmo problema.

Solução?

Troquei o jogo de reparo do cilindro, foi a unica saída, ficou perfeito!

Mais...
Mandei num torneiro para retificar o cilindro, e coloquei o jogo de reparo sob medida.

Edintruder
01/05/2012, 12:54
11,5" é o diâmetro interno com desgaste do tambor. Está perto da hora da troca.
O cilindro de freio é fácil de encontrar reparo à venda.

Miguels
02/05/2012, 14:41
Kim e Edin,
Não tinha atentado para essa possibilidade, nem imaginava que o reparo era vendido solto. É uma boa, vou tentar. Valeu!
Abraços

Kim
02/05/2012, 20:25
Miguels!

Eu retifiquei o cilindro, somente por haver ranhuras em seu interior, se não houvesse ranhuras, seria somente a troca de reparos!

BRAVOECONOVEMBER
02/05/2012, 22:02
É. Tem que ter critério pra trocar reparo. Porque o cilindrinho muitas vezes desgasta, ovaliza, risca, e daí pra dar problema, mesmo com reparo novo, é rapidinho. Tem que inspecionar bem. E não fique acabrunhado de modificar um de S10 e botar não, pois na maioria das vezes a troca de um conjunto completo de cilindro de roda, ao invés de somente o reparo, é muitissimo melhor.

Miguels
03/05/2012, 17:33
Não quiz nem saber, cansei de procurar cilindro e reparos (decentes). Não achei. Então comprei um par de marca Anker (R$ 44 cada) e troquei. Mas fiquei com os originais, só de teimosia vou procurar os reparos e fazer o serviço. Tiro as borrachas e deixo no óleo por se precisar. Vamos ver quanto aguentam esses tal "Anker".

BRAVOECONOVEMBER
05/05/2012, 15:35
Fizeste bem, isso não é muito complexo é só um cilindro de roda... deve durar mais que trocar só o reparo, caso teus originais estejam riscados ou ovalizados. E valeu a dica, vou procurar desses tb quando tiver que trocar.

Miguels
02/10/2012, 17:59
Não quiz nem saber, cansei de procurar cilindro e reparos (decentes). Não achei. Então comprei um par de marca Anker (R$ 44 cada) e troquei. Mas fiquei com os originais, só de teimosia vou procurar os reparos e fazer o serviço. Tiro as borrachas e deixo no óleo por se precisar. Vamos ver quanto aguentam esses tal "Anker".

Exatamente 5 meses depois e com 10.000 km de uso um dos cilindros trocados deu vazamento. Já vi que essa marca ANKER não é confiável, e a garantia é de 3 meses!

papa
03/10/2012, 09:05
dsamaz, como é esta adpatação de freio a disco na trazeira da Ranger? tenho uma 2005 3.0 eixo dana 44, já pesquisei mas não achei nada razoavel, tem da Explorer mas é dificil de achar, e como se faz com o freio de mão (ou de pé )na Ranger.
Vç tem fotos dicas?

dttaq
03/05/2017, 12:39
Boa tarde, pessoal.

Preciso de uma informação. Estou orçando pecas para arrumar o freio traseiro da minha Ranger e necessito saber qual cilindro de roda traseira e sapata de freio devo comprar. Sou totalmente ignorante nesse assunto e peço ajuda de vocês. Minha Ranger é ano 1999 modelo 2000, 2.5, gasolina, 4x2. Me disseram que era preciso informar o modelo do diferencial para comprar o modelo correto do cilindro de roda traseira, assim, o diferencial é um Visteon ou Ford 8.8 polegadas.

Aguardo ajuda.

Obrigado.

RicardoFLN
03/05/2017, 20:12
Boa tarde, pessoal.

Preciso de uma informação. Estou orçando pecas para arrumar o freio traseiro da minha Ranger e necessito saber qual cilindro de roda traseira e sapata de freio devo comprar. Sou totalmente ignorante nesse assunto e peço ajuda de vocês. Minha Ranger é ano 1999 modelo 2000, 2.5, gasolina, 4x2. Me disseram que era preciso informar o modelo do diferencial para comprar o modelo correto do cilindro de roda traseira, assim, o diferencial é um Visteon ou Ford 8.8 polegadas.

Aguardo ajuda.

Obrigado.

Parceiro,
Esse teu tambor por fora, é liso ou aletado?
Diz a lenda que os lisos são de 10" e os aletados de 11", ao menos essa característica se repete tanto nas peças da Hipperfreios quanto da Fremax.;)
Olhando no site da Hipperfreios, podes ver que o teu ou vai ser o HF114D (11"), ou o HF114B (10")
Produtos - Hipper Freios – Disco de Freio (http://www.hipperfreios.com.br/pt-br/produtos/busca?marca=FORD&modelo=RANGER&tipo=T)
Agora basta olhares os teus tambores e ver como eles são!
De qualquer forma eu ainda prefiro fazer a medida in loco pra evitar cag#da!

Abs.