Ver Versão Completa : G2 X Superior X Yukon
Foristas,
Preciso da opinião de vocês.
No meu Engesa " (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego.html) estou fazendo um upgrade. Saiu o motor do Opala 4 cil e entrou o MWM 2.8. Esse motor veio de uma S-10 4x4, de onde tirei também o câmbio e a redução. Vou instalar o conjunto completo no Galego.
Além disso, na dianteira vou tirar o D30 e colocar o D44 com semi-eixos reforçados da Enfer. Na traseira os semi-eixos serão os da Ensimec T-Rex SHD. Os bloqueios serão os Eaton E-Locker e os pneus serão os Maxxis Trepador Competition 37" R17. Todo esse material já está comprado.
Agora só falta definir coroa e pinhão. Em ambos diferenciais pretendo colocar a relação 5,38 (43/8), mas ainda não decidi se vai ser mesmo essa relação. Zeca_CJ recomendou Yukou ou G2. Na net achei tb a Superior.
Pelo que consegui descobrir, Yukon e Superior só tem a linha OEM (padrão). Já a G2, além da OEM (padrão), tem também a Performance. A Performance é destinada justamente para veículos com pneus grandes e mais agressivos - http://www.g2axle.com/Ring-and-Pinions/performance-ring-pinion-gear.aspx (http://www.g2axle.com/Ring-and-Pinions/performance-ring-pinion-gear.aspx)
Tentei pesquisar aqui no fórum sobre essas marcas, mas a ferramenta de pesquisa não ajuda muito. Tb não achei testes ou comparativos entre G2 Performance X Superior X Yukon.
Por enquanto estou tendendo a comprar a G2 Performance, mas antes de fechar a compra, gostaria de saber a opinião e experiência de quem tem ou conhece G2 Performance, Superior ou Yukon.
Valeu pela ajuda,
Uxío
pedro bonadio
12/04/2012, 15:10
Na minha opinião: Superior ou Alloy USA.
Uxío,
eu tenho as coroas e pinhões e tb os semi-eixos reforçados para Dana 35, todos da G2 Performance.
Nos fóruns gringos, os americanos só falam bem dos Superior e Alloy USA, especialmente pq são "Made in USA" e eles beiram a xenofobia.
Yukon e G2 são fabricados na China, mas a G2 é uma das empresas do grupo TransAmerican do Sr. Greg Adler, e tem no grupo empresas como Rubicon Express, Smittybilt, ProComp e mais uma meia dúzia, e os maiores varejistas da gringolândia: Four Wheel Parts e 4WD.
Abração,
Grélo.
Grélo e Bonadio,
Agradeço a ajuda.
Ainda não tenho 100% de certeza se a relação 5,38 é a mais indicada para o meu caso. O que vcs sugerem?
Pesquisei essas 4 marcas, e se eu comprar mesmo 5,38, vou ter que descartar Alloy USA, pq não tem a relação 5,38. A mais próxima é 5,13.
Quanto às demais, surgiu uma dúvida: Número de estrias do pinhão.
G2 Performance e Superior possuem 26 estrias no pinhão. Yukon possui 30 estrias. O site da Dana Spicer não é nada amigável. :parede: Pelo contrário, é confuso e irritante. :freaking: Não consegui achar nenhum informação sobre coroa e pinhão. Não sei se Dana Spicer é com 26 ou 30 estrias.
Pegando G2 Performance ou Superior de 26 estrias, mesmo precisando trocar a flange, que vantagens e desvantagens terei em relação ao Yukon de 30 estrias?
Abs,
Uxío
Uxio,
infelizmente eu saco pouco de Engesa e Dana, mas acho melhor vc comprar depois que desmontar e já tiver as peças nacionais que vc vai comprar, pq comprar errado torna-se inviável mandar de volta para troca...
Se vc fosse comprar tudo lá de fora, seria mais fácil vc entrar num chat de uma loja e perguntar se o conjunto ficará certo, mas como vc vai usar peças nacionais, ou vc pergunta na Ensimec quais os recomendados ou espera ter tudo em mãos e desmontado para comprar certinho...
Abração,
Grélo.
Elmer_Jeep
28/04/2012, 20:12
Yukon tem a linha YG que são as High Performance e a ZG que são STD USA
High performance Yukon Ring & Pinion gear set
Yukon Ring & Pinion sets give you the confidence of knowing you’re running gears designed for the harshest of conditions. Whether it’s on the street, off-road, or at the track; Yukon ring & pinion sets deliver unrivaled performance & quality. Yukon uses the latest designs and manufacturing technologies to provide a quiet running gear that is strong and easy to set up. All Yukon ring & pinion sets come standard with a one-year warranty.
USA Standard Ring & Pinion gear set
USA Standard ring & pinion sets are the right choice when price is a factor and quality is essential. USA Standard Gear offers a full line of ring & pinion sets for a variety of common & hard to find applications. USA standard gear offers a lower cost alternative to other manufacturers when price must be kept low. USA standard gears are not recommended for quiet running vehicles. USA standard gear offers a standard one year warranty against defects on their ring & pinion sets.
site: Yukon Gear & Axle. Ring & Pinions. (http://www.yukongear.com/RingPinions.aspx)
Sobre a questão da quantidade de estrias, os dana 44 nacionais sairam com estria grossa(mais antigos) e estria fina(modernos/atuais), não sei dizer com certeza a quantidade então teria que remover a flange ai no seu diferencial e contar as estrias pra ter certeza.
Na pesquisa que fiz encontrei a informação que sairam com 10, 24 e 26 estrias respectivamente
Dana 44 - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Dana_44)
[]'s
Yukon tem a linha YG que são as High Performance e a ZG que são STD USA
High performance Yukon Ring & Pinion gear set
Yukon Ring & Pinion sets give you the confidence of knowing you’re running gears designed for the harshest of conditions. Whether it’s on the street, off-road, or at the track; Yukon ring & pinion sets deliver unrivaled performance & quality. Yukon uses the latest designs and manufacturing technologies to provide a quiet running gear that is strong and easy to set up. All Yukon ring & pinion sets come standard with a one-year warranty.
USA Standard Ring & Pinion gear set
USA Standard ring & pinion sets are the right choice when price is a factor and quality is essential. USA Standard Gear offers a full line of ring & pinion sets for a variety of common & hard to find applications. USA standard gear offers a lower cost alternative to other manufacturers when price must be kept low. USA standard gears are not recommended for quiet running vehicles. USA standard gear offers a standard one year warranty against defects on their ring & pinion sets.
site: Yukon Gear & Axle. Ring & Pinions. (http://www.yukongear.com/RingPinions.aspx)
Sobre a questão da quantidade de estrias, os dana 44 nacionais sairam com estria grossa(mais antigos) e estria fina(modernos/atuais), não sei dizer com certeza a quantidade então teria que remover a flange ai no seu diferencial e contar as estrias pra ter certeza.
Na pesquisa que fiz encontrei a informação que sairam com 10, 24 e 26 estrias respectivamente
Dana 44 - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Dana_44)
[]'s
Isso ai!
As relacoes do Taxi sao Yukon YG
343799343800
Sandro Tannuri
29/04/2012, 20:10
Porque não comprar originais usadas por aqui mesmo. Me lembro quando ajudei um amigo a montar o CJ compramos 2 pares de 5,89:1 usados em ótimo estado por muito pouco.
Abraços,
Yukon tem a linha YG que são as High Performance e a ZG que são STD USA
Oi Elmer,
Obrigadão mesmo por essas informações. Até mesmo no site da Yukon não é tão fácil achar.
Agora já sei que no Galego vai ser YG D44-538.
Vou pesquisar mais sobre as estrias.
Valeu!
Uxío
pedro bonadio
30/04/2012, 20:53
Uxio, que câmbio, pneu e reduzida você vai usar?
Uxio, que câmbio, pneu e reduzida você vai usar?
Oi Pedro,
Estou colocando no Engesa o PT completo que tirei de uma S-10, ou seja, motor MWM 2.8 TD + câmbio + redução. Pneu Maxxis Trepador Competition 37"x 12.5" R17.
Ainda não sei qual é a relação do câmbio e da redução.
pedro bonadio
01/05/2012, 20:48
Cara, eu acho que vai ficar meio curto para deslocamentos... Uma 4.88 ou 5.13 já estaria de bom tamanho.
Elmer_Jeep
02/05/2012, 11:57
Oi Elmer,
Obrigadão mesmo por essas informações. Até mesmo no site da Yukon não é tão fácil achar.
Agora já sei que no Galego vai ser YG D44-538.
Vou pesquisar mais sobre as estrias.
Valeu!
Uxío
Certo, instalei as YG no meu Jeep e já se foram 10 mil km rodados, só alegria.
[]'s
Elmer_Jeep
02/05/2012, 12:30
Cara, eu acho que vai ficar meio curto para deslocamentos... Uma 4.88 ou 5.13 já estaria de bom tamanho.
Vai ficar curto sim, pra ter uma idéia, tem um CJ6 aqui(101" de entreeixos) com motor 14B turbinado (140 cv aproximadamente) com pneus 37 e relação 4,88 ficou ideal. Anda em baixa rotação na estrada (90 a 110km/h), responde bem nas retomadas e ficou bom tb na trilha(4x4L).
[]'s
pedro bonadio
02/05/2012, 13:30
Eu levei em conta pelo o que o pessoal que tem troller usa. A relação do câmbio e reduzida são bem semelhantes do troller e o motor é igual.
Usam 4.88 quando usam pneus 35" e 37".
Vai ficar curto sim, pra ter uma idéia, tem um CJ6 aqui(101" de entreeixos) com motor 14B turbinado (140 cv aproximadamente) com pneus 37 e relação 4,88 ficou ideal. Anda em baixa rotação na estrada (90 a 110km/h), responde bem nas retomadas e ficou bom tb na trilha(4x4L).[]'s
Eu levei em conta pelo o que o pessoal que tem troller usa. A relação do câmbio e reduzida são bem semelhantes do troller e o motor é igual. Usam 4.88 quando usam pneus 35" e 37".
Elmer e Pedro,
Valeu pela ajuda de vcs. Agradeço a atenção.
Tinha decidido pela 5,38, pois entendi que seria ideal para o meu caso. Inclusive no site da Sob Performance (representante Yukon no Brasil), consta o seguinte: "... recomendamos 4,88 para pneus 33" e 5.38 para pneus 35" e maiores." - Coroa e Pinhão Yukon 5.38 para diferencial Dana 44 (http://www.sobperformance.com.br/offroad/troller-1/diferencial/140135-1-155.html)
Porém, conversando com Luís da Sob Performance, ele concordou com vcs e sugeriu 4,88 (39/8).
Pelo que pesquisei a S10 "doadora" do powertrain tem relação de diferencial de 4,27, porém ainda não consegui descobrir exatamente qual é o câmbio e redução desse conjunto. Até onde consegui chegar, parece que o câmbio é Eaton e a redução é BorgWarner.
Essa S-10, apesar de incrivelmente bem conservada, foi a leilão como sucata. Como o arrematante não pode emplacá-la novamente, só lhe restou vender as peças. Era uma S-10 Tornado Executive 4x4 Eletronic. Acho que ano 2002.
Dá pra acreditar que esse carro foi vendido como sucata? Olhem o estado dos pneus! :shock:
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344775
Casa da transmissão4x4
02/05/2012, 22:03
Caramba, essa S-10 esta muito boa para ser sucata !! O cambio que equipa ela e o EATON 2405, esse motor parece ser mecanico. A relação que equipas as S-10 2.8 são 11x47, porem estas só servem em caixa satelite baixa.
Caramba, essa S-10 esta muito boa para ser sucata !! O cambio que equipa ela e o EATON 2405, esse motor parece ser mecanico. A relação que equipas as S-10 2.8 são 11x47, porem estas só servem em caixa satelite baixa.
Pois foi a leilão como sucata! Tb não acreditei quando vi. Sorte minha que peguei o motor de um carro bem conservado e com pouco uso! :dance:
Agradeço a informação do câmbio. Saberia dizer qual é a redução?
O motor é mecânico, mas na carroceria da S-10, ao lado de Tornado, tinha ELETRONIC. Isso tb me confundiu e fiquei sem saber a que esse ELETRONIC se refere.
Casa da transmissão4x4
02/05/2012, 22:37
Pois foi a leilão como sucata! Tb não acreditei quando vi. Sorte minha que peguei o motor de um carro bem conservado e com pouco uso! :dance:
Agradeço a informação do câmbio. Saberia dizer qual é a redução?
O motor é mecânico, mas na carroceria da S-10, ao lado de Tornado, tinha ELETRONIC. Isso tb me confundiu e fiquei sem saber a que esse ELETRONIC se refere.
Vou procurar a relação, não me lembro de cabeça. Foi muito melhor comprar o motor mecanico do que o eletronico, eletronico para adaptação e só dor de cabeça. A reduzida concerteza e borgwaner, e muito boa mas e preciso verificar a corrente.
Abraço.
Elmer_Jeep
03/05/2012, 10:16
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Elmer e Pedro,
Valeu pela ajuda de vcs. Agradeço a atenção.
Tinha decidido pela 5,38, pois entendi que seria ideal para o meu caso. Inclusive no site da Sob Performance (representante Yukon no Brasil), consta o seguinte: "... recomendamos 4,88 para pneus 33" e 5.38 para pneus 35" e maiores." - Coroa e Pinhão Yukon 5.38 para diferencial Dana 44 (http://www.sobperformance.com.br/offroad/troller-1/diferencial/140135-1-155.html)
Porém, conversando com Luís da Sob Performance, ele concordou com vcs e sugeriu 4,88 (39/8).
Um amigo meu usa 4,77 (da s10 flex) no Troller 3.0 com 35", ficou ideal.
Sobre a questão do "eletronic" as S10 com motor diesel eletronic vieram a partir de 2006
[]'s
Poem 4.88..
qualquer coisa troca a turbina.. e vuala! joga uns pocotos a mais!
Abraços,
pedro bonadio
03/05/2012, 17:29
Eu colocaria 4.88:1(44/9)...
A relação do câmbio Eaton da S10 é:
1ª 4.65:1
2ª 2.42:1
3ª 1.49:1
4ª 1:1
5ª 0.8
Ré 3.79:1
Esse câmbio é mais curto que o do Troller, então pode usar 4.88:1 sem problemas, agora a 5.38:1 ficaria muito curta.
Nos EUA, a T-case era uma New Process Syracuse 233 ou NP233 e a relação da reduzida é de 2.72:1, que também é mais curta que a do Troller que é de 2.48:1.
Você não precisa ir atrás de C&P importadas, umas originais Spicer em bom estado estão de bom tamanho.
Com a 4.88 em 5ª:
2000rpm - 90km/h
2500rpm - 113km/h
3000rpm - 135km/h
3500rpm - 158km/h
4000rpm - 181km/h
Crawl Ratio(Redução total(4.65x4.88x2.72)) = 61.8:1
Segundo a calculadora.
E com a 5.13 em 5ª:
2000rpm - 86km/h
2500rpm - 108km/h
3000rpm - 129km/h
3500rpm - 151km/h
4000rpm -172km/h
Crawl Ratio = 64.8:1
A rotação ideal do MWM 2.8TDI para mim é 2500rpm ~ 2800rpm. Nessa rotação você vai rodar tranquilamente à 120km/h.
Uma dica, bomba do MWM bem preparadinha e uns 1.4kg de pressão na turbina, vão dar um baita ânimo nesse monstrinho!
Abraços!
Casa da transmissão4x4
03/05/2012, 17:32
Pois foi a leilão como sucata! Tb não acreditei quando vi. Sorte minha que peguei o motor de um carro bem conservado e com pouco uso! :dance:
Agradeço a informação do câmbio. Saberia dizer qual é a redução?
O motor é mecânico, mas na carroceria da S-10, ao lado de Tornado, tinha ELETRONIC. Isso tb me confundiu e fiquei sem saber a que esse ELETRONIC se refere.
Uxio, qual relacao esta no seu eixo hoje ?
pedro bonadio
03/05/2012, 17:57
Uxio, qual relacao esta no seu eixo hoje ?
4.27:1 original da S10 diesel. Não é?
Casa da transmissão4x4
03/05/2012, 18:45
4.27:1 original da S10 diesel.
Mas não é do engesa ? Se for a 4,27 dessa S-10 que esta na foto ele vai ter que trocar a caixa satelite para colocar a 9x44, ou fazer um espaçador.
pedro bonadio
03/05/2012, 19:03
Porque? 4.27:1 já é considerada relação curta.
3.92 até 5.88 são curtas(mesma caixa de satélite)
3.73:1 até 2.27 são longas(mesma caixa de satélite)
Pensando bem, acho que ele está sem relação nenhuma. Porque a da S10 é 4.27 e a do Engesa que é D30 na frente é 4.88
Ele vai usar D44 na frente, vai ter que arranjar uma 4.88
Casa da transmissão4x4
03/05/2012, 19:09
Porque? 4.27:1 já é considerada relação curta.
3.92 até 5.88 são curtas(mesma caixa de satélite)
3.73:1 até 2.27 são longas(mesma caixa de satélite)
Pensando bem, acho que ele está sem relação nenhuma. Porque a da S10 é 4.27 e a do Engesa que é D30 na frente é 4.88
Ele vai usar D44 na frente, vai ter que arranjar uma 4.88
Não não Pedro, a 11x47 4,27 e 11x41 3,72 existem tanto para caixa satelite alta como tambem caixa satelite baixa, as S-10 com 2.5 sairam com 11x47 para caixa satelite alta, já a 2.8 que saiu a partir de 2000 ou 2001 sairam com 11x47 para caixa satelite baixa. Os dana46 tambem tem esta diferenças, existe 9x41(4,55) até 18x49(2,72) que muda o tamanho da caixa satelite.
Eu colocaria 4.88:1(44/9)...
A relação do câmbio Eaton da S10 é:
1ª 4.65:1
2ª 2.42:1
3ª 1.49:1
4ª 1:1
5ª 0.8
Ré 3.79:1
Esse câmbio é mais curto que o do Troller, então pode usar 4.88:1 sem problemas, agora a 5.38:1 ficaria muito curta.
Nos EUA, a T-case era uma New Process Syracuse 233 ou NP233 e a relação da reduzida é de 2.72:1, que também é mais curta que a do Troller que é de 2.48:1.
Você não precisa ir atrás de C&P importadas, umas originais Spicer em bom estado estão de bom tamanho.
Com a 4.88 em 5ª:
2000rpm - 90km/h
2500rpm - 113km/h
3000rpm - 135km/h
3500rpm - 158km/h
4000rpm - 181km/h
Crawl Ratio(Redução total(4.65x4.88x2.72)) = 61.8:1
Segundo a calculadora.
E com a 5.13 em 5ª:
2000rpm - 86km/h
2500rpm - 108km/h
3000rpm - 129km/h
3500rpm - 151km/h
4000rpm -172km/h
Crawl Ratio = 64.8:1
A rotação ideal do MWM 2.8TDI para mim é 2500rpm ~ 2800rpm. Nessa rotação você vai rodar tranquilamente à 120km/h.
Uma dica, bomba do MWM bem preparadinha e uns 1.4kg de pressão na turbina, vão dar um baita ânimo nesse monstrinho!
Abraços!
Pedro,
Agradeço as informações e paciência.
Só uma dúvida. Na tabela abaixo, que consegui na internet de um manual da S10, as relações estão diferentes. Essa tabela é da S10 ano 2004. Vc sabe de qual ano é a relação que vc informou?
Estou pensando em pega as relações Yukon devido à excelente qualidade e pela possibilidade de comprá-las nos EUA a uma custo bem menor.
Anotado o ajuste da turbina.
Obrigado!
Abs,
Uxío
345017
Uxio, qual relacao esta no seu eixo hoje ?
Pelo que entendi, vc quer saber a relação atual do Engesa (original). Se for isso, é a seguinte:
- Dianteiro, Dana 30, 3,90 (39/10)
- Traseiro, Dana 44, 3,92 (47/12)
Lembrando que vou tirar o D30 na dianteira pra colocar D44.
pedro bonadio
04/05/2012, 18:14
Essas relações que você postou são as mesmas dos Trollers mais novos(2008 até hoje), e a que eu postei deve ter sido da S10 2.5TD.
Agora, eu preferiria a relação 5.13:1, pois particularmente acho meio longa a 5ª do Troller mais novo.
Olhe como ficaria os nºs da tabela agora. Com 5.13:1
MARCHA
1000
1500
2000
2500
3000
3500
4000
4500
5000
5500
6000
6500
1ª Low
2,8
4,3
5,7
7,1
8,5
9,9
11,4
12,8
14,2
15,6
17,0
18,5
2ª Low
5,2
7,8
10,3
12,9
15,5
18,1
20,7
23,3
25,9
28,4
31,0
33,6
3ª Low
8,6
12,9
17,3
21,6
25,9
30,2
34,5
38,8
43,2
47,5
51,8
56,1
4ª Low
12,7
19,1
25,4
31,8
38,1
44,5
50,8
57,2
63,5
69,9
76,2
82,6
5ª Low
17,5
26,3
35,1
43,8
52,6
61,3
70,1
78,9
87,6
96,4
105,2
113,9
R Low
3,3
5,0
6,7
8,4
10,0
11,7
13,4
15,1
16,7
18,4
20,1
21,8
1ª High
7,73
11,6
15,5
19,3
23,2
27,0
30,9
34,8
38,6
42,5
46,4
50,2
2ª High
14,1
21,1
28,1
35,2
42,2
49,2
56,2
63,3
70,3
77,3
84,4
91,4
3ª High
23,5
35,2
47,0
58,7
70,4
82,2
93,9
105,7
117,4
129,2
140,9
152,6
4ª High
34,6
51,8
69,1
86,4
103,7
121,0
138,3
155,5
172,8
190,1
207,4
224,7
5ª High
47,7
71,5
95,4
119,2
143,0
166,9
190,7
214,5
238,4
262,2
286,1
309,9
R High
9,1
13,7
18,2
22,8
27,3
31,9
36,4
41,0
45,5
50,1
54,6
59,2
fernandão
05/05/2012, 18:17
alguem tem ai a relação do cambio Mazda M-R II da f1000 4.9 ???
Pedro isso é calculo exato de relação.. isso desconsidera atrito, etc.. então a conta que sempre bate no meu engesa é essa planilha -20%.. casa certo com meu engesa.. e casava certo com meu samurai..
Abraços,
jaime_sandim
05/02/2013, 15:34
Galera
to pegando carona no tópico pra não abrir um novo...
seguinte, vou trocar a relação coroa e pinhão do troller por causa do pneus maiores
e estou olhando da marca G2, mas me bateu duvida de qual modelo seria pro eixo do troller (2010)
achei esse: G2 Axle & Gear Performance Series Ring and Pinions 2-2052-488 - SummitRacing.com (http://www.summitracing.com/parts/gta-2-2052-488)
e esse : G2 Axle & Gear Performance Series Ring and Pinions 2-2045-488 - SummitRacing.com (http://www.summitracing.com/parts/gta-2-2045-488)
a diferença me aparentemente é somente no Ring Gear Bolts.
um deles tem 10 e outro 12.
e ai qual vai servir? alguem pode me ajudar?
abraços e obrigado
jaime_sandim
06/02/2013, 12:21
pelo que eu pesquisei seria o segundo link que postei
com Ring Gear Bolts : 10 e não com 12
mas alguem pode confirmar pra não comprar errado?
abs
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