Ver Versão Completa : "Ferrugem" Javali 89
Começa a saga do Ferrugem. Como alguns do fórum sabem tive algumas dificuldades para comprar meu primeiro 4x4, e graças a ajuda de vocês consegui sair da dúvida de comprar ou não comprar.
Ingredientes do Javali:
- Motor Q20B. (parece que foi retificado)
- O resto da mecânica ainda não sei ao certo. (hahaha..)
- 4x4 já testada e funcionando.
- Rodas, lanternas, lataria e Chassi originais. (Pelas fotos do original que eu vi)
- Cano de descarga (inox) foi aumentado para passar em regiões aquáticas.
- Pintura: vermelho desbotado.
- Banco de couro vermelho e preto.
- e uma pitada de ferrugem na lataria e no assoalho.
Espero que eu goste de andar nessa fera, ja estou amansando-o. Já troquei os óleos e filtros, agora estou olhando o freio e a marcha, pois esta fazendo barulho pra encaixar a ré e duro pra passar primeira.
Conto com a ajuda de vocês!!!
URSO 4X4
13/04/2012, 22:15
esou na escuta,qualquer coisa estamoa ai
Passando para acompanhar, e esperando fotos.
Mais tem que ter fotos dele ruim mesmo!
Assim, poderemos ter o antes e o depois!
Abraços.
Kim.
Ele ta na oficina arrumando o freio (coisa importantes optei por levar em "profissionais"). Assim que pega-lo amanha, tirarei e postarei fotos!
RODRIGO TOMITÃO
27/04/2012, 10:34
e as novidades do java.....
Renatolopes4x4
28/04/2012, 20:54
bem vindo ao mundo dos javalizeiros arnon. Fala aí pra gente qual a caixa de marchas que seu javali usa. A embreagem dele é hidráulica? Esse problema de arranhar a ré pode ser na embreagem.
bem vindo ao mundo dos javalizeiros arnon. Fala aí pra gente qual a caixa de marchas que seu javali usa. A embreagem dele é hidráulica? Esse problema de arranhar a ré pode ser na embreagem.
Boa pergunta.. hahaha tb nao sei. Vo tirar umas fotos pra vcs me ajudarem e mais tarde eu posto
Fotos dele recente: 344547344548344549344550344551
Galera, to querendo trocar os pneus. Qual voces acham que eu deveria comprar? Nao precisa ser o melhor do mundo! hahaha.. gostei desses dois : Genius Tyres - Pneus Nervosos (http://geniustyres.com.br/pneus-genyus-tyres/5-genius-sem-frontiera/) e Genius Tyres - Pneus Nervosos (http://geniustyres.com.br/pneus-genyus-tyres/1-gt-1001/). Quero dessa medida aqui: 285/75r16
Galera, to querendo trocar os pneus. Qual voces acham que eu deveria comprar? Nao precisa ser o melhor do mundo! hahaha.. gostei desses dois : Genius Tyres - Pneus Nervosos (http://geniustyres.com.br/pneus-genyus-tyres/5-genius-sem-frontiera/) e Genius Tyres - Pneus Nervosos (http://geniustyres.com.br/pneus-genyus-tyres/1-gt-1001/). Quero dessa medida aqui: 285/75r16
Acabei de colocar vipal vj910 33/12.5 no meu java vou postar umas fotos para vc ver como ficou blz.
Abraço.
Acabei de colocar vipal vj910 33/12.5 no meu java vou postar umas fotos para vc ver como ficou blz.
Abraço.
Posta ai phf! Agora to pensando em colocar pneus novos, talvez pirelli scorpion mud
Galera, to querendo comprar pneus maiores para meu java, entao pensei em colocar um body lift, gostaria da opniao de voces sobre tamanho. E alguem sabe se tem um pra javali e onde compra?
Outra coisa: o java é muito duro, ele tem feixe de molas (parece do cj5) e suspensao (nao sei qual exatamente, mas parece da ranger). Gostaria de saber qual a melhor opcao para tentar "amacia-lo", sem afetar mto na estabilidade, direcao, essas coisas. Nao sei bem como funciona esses sistemas de amortecimento, mas qual a diferenca de usar aquelas molas helicoidal? E voltando a pergunta anterior tb, ql melhor opcao para dar uma aumenta nele tb? Andei visitando o site, mas pouco se fala disso para java.
Outra coisa: o java é muito duro, ele tem feixe de molas (parece do cj5) e suspensao (nao sei qual exatamente, mas parece da ranger). Gostaria de saber qual a melhor opcao para tentar "amacia-lo", sem afetar mto na estabilidade, direcao, essas coisas. Nao sei bem como funciona esses sistemas de amortecimento, mas qual a diferenca de usar aquelas molas helicoidal? E voltando a pergunta anterior tb, ql melhor opcao para dar uma aumenta nele tb? Andei visitando o site, mas pouco se fala disso para java.
Para colocar pneus maiores terá que mudar as relação do diferencial por que a original é muito longa pois o motor original é de baixo giro, o meu tem molas da toyota band na frente com 3 laminas e da ranger atras ele é bem macio.
Abraço
Vai umas fotos, as 2 primeiras sao da frente, as 2 ultimas sao de tras.
349152349153349154349155
350043350044350050350052350053350054350055Ate agora nao descobri direito a terceira foto hahahah
Angelo Jr
04/06/2012, 10:24
cara, sucesso com o teu javali, meu tio tmb tem um (mas ele não quer vender :cry:) dirigi um pouquinho ele só e ADOREI, só posso reclamar q eu me senti pequeno dentro (tenho 1,84), mas fora isso é um bagulho muito loco
Ai galera, essa semana o Java ta colocando freio a disco traseiro (fusion batido), hidrovacuo (D20 - novo), e pedais semi-novos (Opala). Nao aguento mais aquele trem saindo do meio do assoalho. hahahaha.. Espero ficar bem melhor agora com esse sistema, apesar de ter ficado um pouco caro. Mas com tantas adaptações...
Angelo Jr
10/07/2012, 22:09
vixe, eu só ia fazer o básico msm pra trilhas, tu tás fazendo um carro pra andar até em BR (isso é um elogio)
vixe, eu só ia fazer o básico msm pra trilhas, tu tás fazendo um carro pra andar até em BR (isso é um elogio)
Mas se algum dia eu quiser fazer longas viagens, ele ja estara preparado! hahahahah
- Esqueci: Colmeia nova pro radiador tb esta chegando..
358416358417
filho do ico javali
02/08/2012, 21:22
Olá Arno, os molejos são do jeep mesmo (jeep willys), mas é possível adaptar outros tipos como o da Band, e de fiat etc... Quanto a macieza, na minha opinião é meio complicado, principalmente se tratando de jeep como o nosso. Eu já tentei vários tipos e principalmente em terreno tipo o pantanal que existe diversos, muita areia, lama, água e principalmente buraco e irregularidades que não deixa vc passar de 10km/h, o melhor molejo para mim foi ele permanecer bem duro, mas bem duro mesmo. Inclusive meu eu passei para cima o diferencial, ai meu Java ficou alto pra caramba e tive que alterar o sistema inteiro de jumelos, amortecedores e inclusive coloquei mais molas... Ficou com estabilidade, muito boa tanto na terra como no asfalto, mas lembrando que jipeiro ta acostumado andar é no duro mesmo kkkk. Fica ai minha opinião e caso queira ver minha adaptação posso mandar fotos ok...
Olá Arno, os molejos são do jeep mesmo (jeep willys), mas é possível adaptar outros tipos como o da Band, e de fiat etc... Quanto a macieza, na minha opinião é meio complicado, principalmente se tratando de jeep como o nosso. Eu já tentei vários tipos e principalmente em terreno tipo o pantanal que existe diversos, muita areia, lama, água e principalmente buraco e irregularidades que não deixa vc passar de 10km/h, o melhor molejo para mim foi ele permanecer bem duro, mas bem duro mesmo. Inclusive meu eu passei para cima o diferencial, ai meu Java ficou alto pra caramba e tive que alterar o sistema inteiro de jumelos, amortecedores e inclusive coloquei mais molas... Ficou com estabilidade, muito boa tanto na terra como no asfalto, mas lembrando que jipeiro ta acostumado andar é no duro mesmo kkkk. Fica ai minha opinião e caso queira ver minha adaptação posso mandar fotos ok...
Ola filho do ico, agradeço a ajuda e gostaria de ver as fotos. Eu resolvi mudar as molas depois de uma conclusão, pode parecer ate burrice minha hahaha.. Aqui em casa tem um Sentra e uma Strada. Sei q o objetivo dos dois são diferetes, um é sedan medio e o outro é usado pra carga. Aqui perto de casa tem muitos buracos, quando passo com o Sentra, sinto ate dor na coluna, quando passo com a Strada, nem sinto direito, mas quando passo com o Java ... Doi até a cabeça hahahahaha.. Mesmo a Strada carregada no limite, e mais macio que os dois. Já testei calibragem de pneu, mas tb não melhorou. Então, aceito ajuda sobre isso. Meu e-mail é : oliveiraarnon@hotmail.com ...
Mudando um pouco de assunto, o seu freio traseiro é a disco? Antes de mexer na suspensão to querendo colocar a disco a tras, mas o freio que arrumei não deu certo com o eixo traseiro dele. O mecânico ja ta instalando o hidrovacuo e pedais de Opala tb.
Obrigado.
Qual o motivo de frêio a disco na trazeira, o seu frêia mal? Pergunto porque o meu é original, e frêia isageradamente ,tanto que trava primeiro as trazeiras na arêia se pisar forte.O meu Javali, possue pedais suspensos e servo-frêio, mas de resto é o original do jipe.Se o seu é o sistema original, pode ser que com um servo-frêio (hidrovácuo) fique bom.
RODRIGO TOMITÃO
07/08/2012, 13:42
Vai umas fotos, as 2 primeiras sao da frente, as 2 ultimas sao de tras.
349152349153349154349155
arnon, no meu java eu usei os coxim de motor do opala na carroceria ficou bacana, da uma olhada no tópico do jipe que tem como foi feita a adaptação.
Coxin como calço de carroceria sei não...! Muita gente por aqui fala que usa, realmente deve ficar bem mais macío não há dúvida,não possue o prisioneiro ligando a carroceria ao chassis... Agora deve-se ficar atento ao seguinte detalhe, os coxins foram feitos para trabalharem em ângulo voltados para dentro, tendo o peso do conjunto fazendo pressão, dessa forma os parafusos que estão com as cabeças dentro da borracha não são tão exigidos.Quando são usados como calço, a estória é outra, o esforço é no sentido de arrancar a carroceria do chassis que vai ficar presa por cabeça de parafuso dentro de borracha "um risco grande !".Com o tempo esses coxins de maravilhosa qualidade do paralelo,soltam o parafuso da borracha. Aí.... numa curva, um belo dia , o chassis vai para um lado e a carroceria para o outro, e o jipeiro para as cucúias!
willian4x4
08/08/2012, 20:36
Olha meu java tem uns coxim bacana na carroceria, desde que comprei, e nunca apresentaram nem deformidade, nesse 1 an e meio q o tenho, acho que depende muito do coxim! Não dei qual é o coxim que esta no meu, mas é bom analizar bem o que vai fazer!
Como nosso amigo JRenato disse tem que ver uma coisa que não dará futuros problemas!
filho do ico javali
08/08/2012, 22:09
Coxin como calço de carroceria sei não...! Muita gente por aqui fala que usa, realmente deve ficar bem mais macío não há dúvida,não possue o prisioneiro ligando a carroceria ao chassis... Agora deve-se ficar atento ao seguinte detalhe, os coxins foram feitos para trabalharem em ângulo voltados para dentro, tendo o peso do conjunto fazendo pressão, dessa forma os parafusos que estão com as cabeças dentro da borracha não são tão exigidos.Quando são usados como calço, a estória é outra, o esforço é no sentido de arrancar a carroceria do chassis que vai ficar presa por cabeça de parafuso dentro de borracha "um risco grande !".Com o tempo esses coxins de maravilhosa qualidade do paralelo,soltam o parafuso da borracha. Aí.... numa curva, um belo dia , o chassis vai para um lado e a carroceria para o outro, e o jipeiro para as cucúias!
Olha, esses calços dianteiros principalmente é do radiador do mercedez e qto usar coxins, nada contra, pois existe diversos modelos, inclusive os coxins vazados que podem ser usados com parafusos, prisioneiros e até barra de rosca, só tem que fazer a escolha mais apropriada. Por exemplo os coxins do motor do meu java era original, mas troquei pelo da F4000 que são idênticos. Mas eu não atribui macieza do java com coxins mais alto e sim um conjunto de suspensão mais dimensionada e qto a altura do java, eu joguei o meu pra cima (diferencial para baixo do molejo), ai cheguei a altura que me satisfez, mas sempre lembrando que toda adaptação tem seus contras e tem que amadurecer para no futuro não se arrepender e ser bem feito o projeto.
Ai galera, passei na UFLA (Lavras) e provavelmente mudarei pra lá! Ja vi que algumas pessoas aqui do fórum são de la. Gostaria de saber a opniões de alguns moradores desta cidade, principalmente sobre oficinas mecanicas hahaha
Angelo Jr
14/08/2012, 20:32
parabéns arnon, passa-se em que??
aahhh, e pode relaxar, pq com essa greve tu nào tem aula tão cedo hsuashuahs
parabéns arnon, passa-se em que??
aahhh, e pode relaxar, pq com essa greve tu nào tem aula tão cedo hsuashuahs
Pois é. To tranquilão agora! hahaha.. Passei pro mesmo curso que fazia na puc aki de bh. Eng de controle e automação.
Boom dia galera! Fiquei um pouco sumido pois tive varios problemas com esses mecanicos da vida que tempos por ai!! Agora achei o mecanico ideal para meu querido JAVA, pelo menos é uma pessoa honesta. Bom, após muitas analises com ele, eis os próximos passo:
-Revisar eixos traseiro e dianteiro;
-Adaptar freios a disco traseiros;
-Trocar e levantar feixes de mola;
-Adaptar pedais de controle;
-Adaptar hidrovácuo;
-Adaptar amortecedores;
-Adaptar novo suporte de caixa de motor;
-Revisar soldas e trincas no chassi.
Vai ficar um pouco caro, mas ja vi vários trabalhos desse cara que ficaram muito bons.
Lucas Nassif
20/12/2012, 09:51
Arnon,
Quem é esse cara?
Arnon,
Quem é esse cara?
Antônio Curinga. É la de Capim Branco, ele faz uns triciclos e mexe em jeep também.