Ver Versão Completa : Luz indicadora da tração - Pajero Sport
Fabio_318
11/04/2012, 17:24
Olá, boa tarde.
Sou novo aqui no Fórum e esse é meu primeiro post.
Tenho uma Pajero Sport 2001 e a luz indicadora da tração está com problemas, quando da tração 4X2 ela fica piscando intermitentemente, quando aciono a alavanca da tração ela fica normal, ou seja, acende a luz verde. Pelo que pude perceber o problema é no relê (me corrijam caso eu esteja falando bobagem), aí a minha dúvida é a seguinte: Onde fica localizado esse relê? Alguém teria a indicação de uma auto peças que tenha essa peça a um preço justo? Pois na autorizada vão me cobrar o valor do câmbio da tração!!
Imperador!
11/04/2012, 18:49
Salvo engano é no solenóide que fica na caixa de tranferência.
Na maioria dos casos é só limpar. Mas se for substituir, também é barato...
Fabio HDJ
11/04/2012, 21:04
Salvo engano é no solenóide que fica na caixa de tranferência.
Na maioria dos casos é só limpar. Mas se for substituir, também é barato...
Sim, pode ser o solenoide.
mas barato não é não, pelo contrário é bem carinho!
eu ví em algum lugar que é compatível com o solenoide do GOL, mas eu n confirmei essa informação.
vamos adiante:
Localização correta dos módulos
Controle de tração
O módulo UCE do controle de tração 4x4 (4WD) está localizado na coluna dianteira direita, abaixo do porta-luvas. As solenoides de controle do sistema 4X4 (4WD) estão localizadas logo abaixo do filtro de ar de admissão, presas ao lado interno do para-lama dianteiro direito. Sua função é gerenciar as funções específicas do software. Sempre que se notar falha em uma das solenoides, recomenda-se a troca do conjunto.
As solenoides de controle de tração estão instaladas debaixo do filtro de ar.
As duas são alimentadas com 12 Volts, constante “Fios AZ / BC” acionamento 4X4.
abração
Leo Maluf
13/04/2012, 02:26
O antigo proprietario da minha Pajero fez a troca do solenoide e agora ele deu de piscar de novo.Gostaria de saber se se trata apenas de um defeito intermitente , somente influi na luz indicativa no painel ou se isso interfere de alguma forma no funcionamento da tração.
É só mexer uma ou duas vezes na alavanca que a luz para de piscar.
O Imperador falou que é facil de limpar, mas não sei como identifica-lo,Fica fora da cx de transferencia?
Leo Maluf
14/04/2012, 21:20
....Só acontece qdo o motor está frio.
Bom dia pessoal a minha pajero full 94 diesel esta com problema parecido, no 4x2 dela fica piscando as rodinhas dianteiras no 4x4 e o resto ficam normal. queria a ajuda dos amigos o que poderia ser. ja olhei todo o sistema a única coisa que achei foi em baixo no diferencial dianteiro que tem uma peça revestida com uma coifa de borracha onde vem a mangueirinha, e pega numa tamba de plastico nessa emenda onde pega a mangueira na tampinha esta quebrada será que pode ser esse o problema?????
Amaury Souza
16/04/2012, 13:22
A maioria dos carro da mitsubishi com roda livre automática te acionamento a vacuo. Essa luz fica piscando pois a roda livre está acionada mesmo o veículo estando em 4x2. Atrás do diferencial dianteiro fica o acionador da roda livre, o mesmo tem uma coifa, muito facil identificar. O metodo mais fácil é lubrifica-lo no local mesmo com um desingripante, caso contrario deve-se tirar para lubrificar fora. O acumulo de areia faz o mesmo emperrar deixando a roda livre acionada, por isso a luz fica piscando.
sim mas a roda livre tah sendo acionada olhei pelo capo com minha lulher andando com carro e o cardã dianteiro esta parado sendo assim a roda livre esta acionada me corrijam se eu estiver errado. mas ainda assim a luz fica piscando....
Fabio_318
26/04/2012, 17:17
mais uma dúvida: o acionamento da tração é feito pela alavanca. mas o que muda realmente a tração é o ato mecânico ou fica dependendo do conjunto de relês, que estão com problemas e de que tratamos nesse tópico? logo, mesmo tracionando a alavanca, se o conjunto de relês não estiver OK, não vai funfar, ou os relês são somente para a informação do painel?
Leo Maluf
29/04/2012, 15:34
Faço minhas as duvidas do Fabio_318 ! Peço ajuda aos "Universitarios" !
Alo veteranos do forum, lancem uma luz por aqui !
mais uma dúvida: o acionamento da tração é feito pela alavanca. mas o que muda realmente a tração é o ato mecânico ou fica dependendo do conjunto de relês, que estão com problemas e de que tratamos nesse tópico? logo, mesmo tracionando a alavanca, se o conjunto de relês não estiver OK, não vai funfar, ou os relês são somente para a informação do painel?
Carlos A. C. Azevedo
29/04/2012, 16:57
Fábio, o engate da tração é feita dentro da caixa 4x2<>4x4<>4x4reduzida, mas o comando eletrico é quem manda informação, dependendo da posição da alavanca se vai acionar a roda livre, ou seja o sistema ficar mandando tração tanto pra dianteira e para a traseira, ou desacionar a RL, que é deixar a tração só pra traseira.
Essa luz ai do painel, nem mesmo no manual, pelo menos no da L200 nunca vi nada sobre, diz nada sobre o que significa os códigos da luz, se ela tá piscando, se ela tá acesa, se ela tá apagada, ou seja, o jeito de saber mesmo é ir lá, ligar a tração e sentir se o carro tá realmente engatado ou não... ai sim, se não tiver engatando pode ser o atuador da RL ou as solenoides..
Leo Maluf
29/04/2012, 18:18
ãs vezes eu fico com a estranha sensação que a minha Pajero está meio "travada" , como se o 4 x 4 high estivesse atuando, embora o manete esteja na posição 4 x 2 ; isso ocorre, às vezes qdo dou a partida com o carro ainda frio , primeiro uso do dia , ( 4 x 2 ) e a luz da tração pisca algumas vezes e depois se apaga.
Fábio, o engate da tração é feita dentro da caixa 4x2<>4x4<>4x4reduzida, mas o comando eletrico é quem manda informação, dependendo da posição da alavanca se vai acionar a roda livre, ou seja o sistema ficar mandando tração tanto pra dianteira e para a traseira, ou desacionar a RL, que é deixar a tração só pra traseira.
Essa luz ai do painel, nem mesmo no manual, pelo menos no da L200 nunca vi nada sobre, diz nada sobre o que significa os códigos da luz, se ela tá piscando, se ela tá acesa, se ela tá apagada, ou seja, o jeito de saber mesmo é ir lá, ligar a tração e sentir se o carro tá realmente engatado ou não... ai sim, se não tiver engatando pode ser o atuador da RL ou as solenoides..
renato vieira
01/05/2012, 17:11
Amigos foristas,
A minha L200 está no estaleiro por causa desta luz do 4x4 piscando.
Vale informar que só acendem em pavimento ruim e a tração, efetivamente, engata. No asfalto, não se manisfetam.
Iniciamos as buscas pelos tais solenoides debaixo do filtro. Substituimos, direto, por outros bons e, não deu resultado. As luzes seguiram piscando.
O segundo passo foi verificar o acionamento a vacuo junto ao eixo dianteiro. Limpezas e virificações de continuidade das linhas de vácuo e... nada. As luzes seguem piscando nas esburacadas ruas do meu bairro.
Por fim, como última alternativa, fomos para baixo do acionamento. Foi necessário arriar um pouco a caixa.
Todos os contatos limpos e verificados, caixa de novo no lugar. Ufa. Atá agora nenhuma manifestação da pisca-pisca do 4x4 a não ser quando este é engatado.
Mas, como alegria de pobre dura pouco, a maldita da luz da injeção se manifestou.
Alguma coisa terá haver? Não foi mexido em nada de motor.
Amanhã vamos iniciar a busca pelo problema com scanner.
Abçs
Carlos A. C. Azevedo
01/05/2012, 18:09
Renato, abrir a caixa é complicado, se tava funcionando tudo normal:neutral:
Mas como foi que acendeu a luz?? tava andando a 3000 rpm forçando o motor?
renato vieira
01/05/2012, 19:45
Carlos,
A caixa não foi aberta nem removida. Apenas removida a travessa que fica sob ela para permitir acesso ao pé das alavancas onde se encontram os contatos que enviam a primeira instrução para solonóides e atuadores.
A luz acendeu andando normalmente em ruas esburacadas. Acredito que o código 49 de erro se refira a sobrepressão na turbina.
Amanhã vou mais a fundo no assunto.
Abçs
Fabio HDJ
01/05/2012, 22:22
Amigos foristas,
A minha L200 está no estaleiro por causa desta luz do 4x4 piscando.
Vale informar que só acendem em pavimento ruim e a tração, efetivamente, engata. No asfalto, não se manisfetam.
Iniciamos as buscas pelos tais solenoides debaixo do filtro. Substituimos, direto, por outros bons e, não deu resultado. As luzes seguiram piscando.
O segundo passo foi verificar o acionamento a vacuo junto ao eixo dianteiro. Limpezas e virificações de continuidade das linhas de vácuo e... nada. As luzes seguem piscando nas esburacadas ruas do meu bairro.
Por fim, como última alternativa, fomos para baixo do acionamento. Foi necessário arriar um pouco a caixa.
Todos os contatos limpos e verificados, caixa de novo no lugar. Ufa. Atá agora nenhuma manifestação da pisca-pisca do 4x4 a não ser quando este é engatado.
Mas, como alegria de pobre dura pouco, a maldita da luz da injeção se manifestou.
Alguma coisa terá haver? Não foi mexido em nada de motor.
Amanhã vamos iniciar a busca pelo problema com scanner.
Abçs
Olá,
cuidado q o santo é de barro! prezado amigo, a luz pincando é um sinal de advertência, mas não sigmifica q ela n irá funcionar! Já aconteceu comigo, procure levar em alguem q realmente conheça o carro para n acabar agravando.
A luz da injeção pode ser n motivos, desde filtro com pouca vazão, até algo desconectado nessa busca pelo problema.
abrss.
Ver link abaixo
Pajero flashing light fix (http://4wd.blogeasy.com/article.view.run?articleID=318776)
Leo Maluf
07/05/2012, 14:21
Muito ilustrativo! Literalmente! Obrigado!
Ver link abaixo
Pajero flashing light fix (http://4wd.blogeasy.com/article.view.run?articleID=318776)
Pablo.pinto2007
10/05/2012, 09:04
Por fim, como última alternativa, fomos para baixo do acionamento. Foi necessário arriar um pouco a caixa.
Todos os contatos limpos e verificados, caixa de novo no lugar. Ufa. Atá agora nenhuma manifestação da pisca-pisca do 4x4...
Estou na intenção de comprar uma pajero sport, e fui olhar uma, que estava desse jeito com a luz da tração piscando. Achei bastante esquisito já que a alavanca estava bem frouxa, bem solta, não havia os engates precisos e notes que quando forçava pra posição 4x2 a luz apagada. Agora vem a pergunta aos especialistas: existe uma espécie de trambulador com buchas ou coisa do tipo que o cidadão troque e fique tudo justo?
Olá boa noite a luiz piscando indica que o cardan dianteiro cntinua travado como se tivesse traçado, isso ocorre pq os solenoite deven tar com defeito . um teste simples e vc funcionar o carro e tente roda o cardan dianteiro o normal e ele fica livre se ele tiver travado ta errado . e se vc roda com essa luiz ligada . vai ocorre o esticamento da corrente dentro da caixa de reduçao. isso e grave .
Renato Siman
26/04/2014, 15:04
Fábio,
Conseguiu resolver o problema da luz piscando? Acabei de comprar uma pajero sport diesel 2009 e também esta com o mesmo problema. Já trocamos a solenóide na própria concessionária e até agora nada. O carro sai da loja normal e é só usar que começa a piscar e ligar a luz ABS vermelha logo abaixo. Também sinto o carro travado e com um barulho horrivel seguido de um pequeno estalo quando vou reduzir para parar no sinal. Estou preocupado, pois levo na Mitsubishi e eles ficam com ela dois/três dias e falam que não tem nada errado. Parece que estão querendo ganhar tempo para eu perder a garantia. Alguma dica??
Olá, boa tarde.
Sou novo aqui no Fórum e esse é meu primeiro post.
Tenho uma Pajero Sport 2001 e a luz indicadora da tração está com problemas, quando da tração 4X2 ela fica piscando intermitentemente, quando aciono a alavanca da tração ela fica normal, ou seja, acende a luz verde. Pelo que pude perceber o problema é no relê (me corrijam caso eu esteja falando bobagem), aí a minha dúvida é a seguinte: Onde fica localizado esse relê? Alguém teria a indicação de uma auto peças que tenha essa peça a um preço justo? Pois na autorizada vão me cobrar o valor do câmbio da tração!!
trocando a tal da solenoide da tração... engatava 4x4 mas nao acendia a luz... peça original $1.400!!!
pessoal, estava lendo aqui mas parece q meu problema é um pouco diferente. A luz da tração só pisca quando vou ligar o carro e depois fica desligada. Quando engato a 4x4H ou 4x4L ela não acende nem nada, mas da pra perceber que esta engatada, alguem já teve algum problema parecido?
thpaulinich
29/11/2015, 14:17
boa tarde pessoal ! tenho uma pajero sport tb TD 2007 e a luz pisca no primeiro ponto da chave e hj fui testar a tração e nao funciona e nem acende nada no painel quando eu ativo. Alguem sabe me responder oq pode estar ocorrendo?
thpaulinich
29/11/2015, 15:58
a minha esta com o msmo problema! mas ela nao engata! testei e o 4x4 nao ativa e nem acende nada no painel! vc conseguiu resolver o problema da sua? abraço
Emerson pajero sport09
24/01/2016, 14:18
Minha Pajero 2009 está com a luz intermitente acesa com a alavanca na posição 4 por 2 retirei um solenóide e limpei os plugues não resolveu embaixo na caixa do câmbio também tem outro interruptor com dois fios conectados diretamente nele não há como limpar. A lâmpada continua intermitente.
Tenho uma Pajero Sport HPE - 3.5 V 6 2009, no meu casoa luz que fica cessa direto no painel é da injeção eletrônica, já troquei as duas sondas, atuador de marcha lenta e nada... continua tudo igual..pergunto aso amigos o que devo fazer ?? já gastei bastante, indica alguma oficina especializada ?
jonasmel
19/05/2017, 11:14
Sim, pode ser o solenoide.
mas barato não é não, pelo contrário é bem carinho!
eu ví em algum lugar que é compatível com o solenoide do GOL, mas eu n confirmei essa informação.
vamos adiante:
Localização correta dos módulos
Controle de tração
O módulo UCE do controle de tração 4x4 (4WD) está localizado na coluna dianteira direita, abaixo do porta-luvas. As solenoides de controle do sistema 4X4 (4WD) estão localizadas logo abaixo do filtro de ar de admissão, presas ao lado interno do para-lama dianteiro direito. Sua função é gerenciar as funções específicas do software. Sempre que se notar falha em uma das solenoides, recomenda-se a troca do conjunto.
As solenoides de controle de tração estão instaladas debaixo do filtro de ar.
As duas são alimentadas com 12 Volts, constante “Fios AZ / BC” acionamento 4X4.
abração
amigo, voce teria o esquema da ligação dos fios nos conectores das selonoides, os meus estava ressecados e patiram alguns na hora de retirar o plug, sao 4 fions que se ligam nelas, mas eles estavam interligados, tipo saia 8 fios das selonoides que se juntavam nesses 4
celsoprimo
06/09/2017, 16:00
Olá amigos,
Meu problema é parecido... L200 Triton 2008...
- Resistência medida nas solenóides: 40 OHMs, em ambas (ou seja, estão boas);
- chave ligada, motor desligado, alavanda 2H: chegam 11,4 volts nas solenóides e... SOLENÓIDES NÃO FUNCIONAM;
- motor funcionando, alavanca 2H: chegam 13,6 volts (isso mesmo, 13,6v) e... SOLENÓIDES NÃO FUNCIONAM;
- ligação diretamente na bateria: SOLENÓIDES FUNCIONAM.
- Alavanca 4H/4L: chegam 0 volts, como era de se esperar.
Alguma idéia??? estranho que chega corrente nas solenóides
Agradeço a ajuda...
jonasmel
06/09/2017, 20:09
amigo, a minha algum sensor nao tava mandando negativo pra acionar as selonoides e desacoplar a roda livre, como quero dar uma geral na caixa de marchas nao arumei isso ainda, mas pra fazer funcionar coloquei um interuptor com sinal terra, ai quando quero usar a traçao , ou vice versa, ligo ou desligo o botao
Marcelo Bitencourt
06/09/2017, 21:36
A minha é uma full 94, as luzes das rodas funcionam normal, mas aquela luz amarela que fica no meio, a vida toda piscando, aliás, vi muito poucas pajeros que funcionam direito estas luzes.
jonasmel
07/09/2017, 03:53
A minha é uma full 94, as luzes das rodas funcionam normal, mas aquela luz amarela que fica no meio, a vida toda piscando, aliás, vi muito poucas pajeros que funcionam direito estas luzes.
a sua é diesel amigo, se for podiamos tentar trocar algumas informaçoes, tem poucas do ano da nossa, a minha tb é 94
jonasmel
07/09/2017, 03:56
Olá amigos,
Meu problema é parecido... L200 Triton 2008...
- Resistência medida nas solenóides: 40 OHMs, em ambas (ou seja, estão boas);
- chave ligada, motor desligado, alavanda 2H: chegam 11,4 volts nas solenóides e... SOLENÓIDES NÃO FUNCIONAM;
- motor funcionando, alavanca 2H: chegam 13,6 volts (isso mesmo, 13,6v) e... SOLENÓIDES NÃO FUNCIONAM;
- ligação diretamente na bateria: SOLENÓIDES FUNCIONAM.
- Alavanca 4H/4L: chegam 0 volts, como era de se esperar.
Alguma idéia??? estranho que chega corrente nas solenóides
Agradeço a ajuda...
a minha ta mandando positivo constante, o negativo é que ta fchando corrente pra acionar ou nao as selonoides, sera que é normal?
jonasmel
07/09/2017, 03:59
to mandando vir os 5 sensores da caixa de marcha dos eua, se alguem precisar consigo os 5 sensores a 600,00
Marcelo Bitencourt
07/09/2017, 18:16
a sua é diesel amigo, se for podiamos tentar trocar algumas informaçoes, tem poucas do ano da nossa, a minha tb é 94
Certo, eu apanho muito da minha, 2.8 diesel também, se bem que já desmontei uma sozinho, qualquer coisa manda mensagem pelo fórum mesmo ou watsapp.
to mandando vir os 5 sensores da caixa de marcha dos eua, se alguem precisar consigo os 5 sensores a 600,00
Amigo me passe mais detalhes, adquiri uma recentemente e o mecânico me passou um orçamento de 3500 quase pra tocar interruptores 4x4, solenoide e bucha da alavanca.. só de peça sem mão de obra... chamo no whatts se der 11-98923-7887.
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