PDA

Ver Versão Completa : O Defender possuído ... Não desliga !!!

vwinit
11/04/2012, 02:07
Nobres colegas ...

Hoje fui virar a partida no 90tinha e estava sem bateria. :pensativo:

Como estou refazendo o interior todo, passei o feriado dentro dele colando manta asfáltica e escutando som. Tenho um divisor de cargas para as baterias e a princípio deveria estar funcionando a contento.
Logo, fiquei surpreso de estar sem baterias... :pensativo:

Tudo bem. Parei outro carro do lado e com pouco tempo de recarga o arranque virou e pronto. Deixei ligado mais uns minutinhos para garantir que poderia refazer a partida e...
O bicho não quis desligar na chave de jeito nenhum!!

Não satisfeito, soltei o fio da bomba injetora. Não desligou.
Soltei os fios das baterias. Não desligou.

À esta altura, o acoplamento viscoso já havia trabalhado e soprava legal ali pra cima!!

Soltei os fios do alternador (para tirar o pratinho protetor com o coletor quente tem que ser ninja!)... Não desligou.

Como o tanque está cheio e eu não tinha a intenção de esperar tanto tempo... rsrsrrs
Abri os bicos para entrar ar no sistema... Aí sim né?!! rsrsrs Mórreu.

Deixei lá tudo desmontado e amanhã eu vejo direito o que aconteceu.

*Enquanto pelejava, me lembrei do clássico filme (Os Deuses devem estar loucos) onde aparece um LR chamado anticristo :evil: ...

Bem, alguém indica algo a fazer além de instalar uma chave geral ??

Alexandre Tietsche
11/04/2012, 06:38
hhehehe, imagino o desespero Hailton
O prego aqui te daria apenas uma dica pro carro desligar mais facilmente sem deixar entrar ar no sistema.
Engata 1ª marcha, mete o pé no freio, e vai soltando a embreagem....o carro obviamente não vai ter força pra sair do lugar por causa do freio e morre. Se fizer rápido mal se percebe isso. A embreagem não vai pro saco, afinal é uma unica vez (procedimento de emergência).

Ja precisei fazer isso num buggy velho que eu aluguei, toda vez que tinha que desligar tinha que fazer isso pra ele apagar.

Boa sorte

vwinit
11/04/2012, 09:39
O prego aqui te daria apenas uma dica pro carro desligar mais facilmente sem deixar entrar ar no sistema.
Engata 1ª marcha, mete o pé no freio, e vai soltando a embreagem....o carro obviamente não vai ter força pra sair do lugar por causa do freio e morre. Se fizer rápido mal se percebe isso. A embreagem não vai pro saco, afinal é uma unica vez (procedimento de emergência).

Ja precisei fazer isso num buggy velho que eu aluguei, toda vez que tinha que desligar tinha que fazer isso pra ele apagar.

Boa sorte

O carro está sem os bancos ... fica difícil controlar desse jeito.
Só para andar de volta para a garagem (tirei empurrando para ligar no outro carro) foi complicado para manobrar com um pé atrás da caixa de baterias e o outro na embreagem!!!

Mas valeu a dica, pq se acontecer comigo na rua dá para usar.... rsrsrs

Abraço!

Denilsom
11/04/2012, 09:50
Colega motor a diesel quando não quer desligar é problema na selenoide ou quando turbina ta passando oleo ai ele dispara o que não foi o seu caso, provavelvente é o selenoide, ai só voce colocar uma marcha fraca no caso quinta e soltar a embreagem com o pé no freio ele desliga.

Dinho_BH
11/04/2012, 12:39
Ailton,

Apesar da dica do Denilson ser a mais usual, não descarte a possibilidade de ser problema no "miolo" (contato) da ignição.

Abraços.

rafaelfernandez
11/04/2012, 13:29
O miolo da ignição não é. Se fosse, teria desligado ao retirar o fio da solenoide . Eu apostaria as fichas na própria solenoide.

[]'s
Rafael

CGAUER
11/04/2012, 13:53
Esta é a mais bela faceta dos motores Diesel mecânicos. Não precisam de NADA elétrico para funcionar. Com a chegada dos TD5 e Puma, acabou a simplicidade. Nossos 300TDI sobrevivem até bomba de neutrons ou cataclisma solar/magnético. rsrs

Hailton, no seu caso o problema é a solenóide, uma válvula eletromagnética que abre a fecha o fluxo de Diesel. Fica localizada na base do pino que entra o único foi elétrico da injetora.

Você pode tentar dar uma martelada em sua base para ver se solta e ou tentar pulsar o sinal elétrico... Geralmente acontece por conta de sujeira, mola presa, corrosão ou acaso.

É algo ± normal, vez ou outra o motor leva alguns segundos para desligar por conta da solenóide. Acontece e aconteceu com TODOS LRs que passaram nas nossas mãos.

NO seu caso, o melhor é levar num bombista para desmontar a solenóide e dar uma olhada. Mas antes tenha certeza de estar tudo limpo à sua volta, tudo que não se quer é cair sujeira dentro do circuito de Diesel. Exija que o job seja feito in loco, sem remover a bomba.

Diesel Stop solenoid 200tdi / 300tdi Land Rover Diesel Engine - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=7C3UNVL0lTw)

Abs

Clemente

vwinit
11/04/2012, 15:51
Clemente, eu deixei desmontado exatamente por isso...
Já tinha visto esse vídeo (vc mesmo o postou em outro tópico) e tenho a intenção de hoje quando chegar do serviço fazer o teste para saber se está chegando corrente na solenóide com uma chave-teste. O D90 não apresentava sintoma nenhum de problemas neste sentido e teve a BI totalmente revisada recentemente (não lembro se trocaram a solenóide, vou verificar a NF).
Acho provável também que eu tenha algum fusível queimado e assim a carga não chega na BI ... Como ando mexendo em todo o interior, algo que estava meia-boca pode ter acabado de soltar. Farei uma vistoria minuciosa hoje...

De qualquer forma, vou colocar a chave-geral. Já tinha isso em mente e vou aproveitar para agilizar na próxima manutenção.

Abraço!

elemarmb
11/04/2012, 18:00
Comigo aconteceu de o motor não desligar,
porém era muito simples o problema : cabo do acelerador preso

Ja sabia do problema e fui direto nele no motor,
puxando-o. Então o motor desligou!

Após trocar o cabo foi necessário um pingo de cola na porca plastica de regulagem,
pois sempre afrouxava o cabo após poucos km. Tá, não era original . . .

Por descarga de consciência dá uma olhada no estado do cabo,
se está desgastado com sujeira acumulado internamente!

vwinit
11/04/2012, 18:50
Comigo aconteceu de o motor não desligar,
porém era muito simples o problema : cabo do acelerador preso

Ja sabia do problema e fui direto nele no motor,
puxando-o. Então o motor desligou!

Após trocar o cabo foi necessário um pingo de cola na porca plastica de regulagem,
pois sempre afrouxava o cabo após poucos km. Tá, não era original . . .

Por descarga de consciência dá uma olhada no estado do cabo,
se está desgastado com sujeira acumulado internamente!

Mas a vitura não ficou mais nem menos acelerada... Ficou na lenta apenas.
Não entendi a relação do cabo do acelerador com o bicho não desligar. :pensativo:

TylerNTL
11/04/2012, 20:26

Boa sorte

A operação não seria menos traumática com uma 5ª ao invés da 1ª?

elemarmb
12/04/2012, 06:50
Mas a vitura não ficou mais nem menos acelerada... Ficou na lenta apenas.
Não entendi a relação do cabo do acelerador com o bicho não desligar. :pensativo:

No trânsito executei uma arrancada e o cabo do acelerador travou mantendo o motor acelerado,
um 300tdi. Felizmente foi a poucas dezenas de metros de um posto policial onde encostei e
desliguei. Para minha surpresa ficou trabalhando engasgando em baixa rotação, mas ficou funcionando.

Na época não dei bola pois o pouco que entendo de motor diesel aponta para um sistema totalmente mecânico
que funciona enquanto tiver fluxo de combustível.

Nos posts acima foi falado num dispositivo elétrico tipo valvula. Sei lá se na
Defender 2000 tem isto, qual a sua função e se o seu mau funcionamento pode manter
o fluxo de combustível com a chave desligada! ! !

Alguem pode dar uma luz?

Alexandre Tietsche
12/04/2012, 12:12
A operação não seria menos traumática com uma 5ª ao invés da 1ª?

Com certeza absoluta. Seria a melhoria da medida de emergência e bem menos traumática. o problema dele é que tava sem banco e sem nada e acionar os pedais assim é bem difícil mesmo.

vwinit
12/04/2012, 13:32
Estava assim ...

340946

M. Bueno
12/04/2012, 13:48
E aê rapaziada,

Não sei se seria o melhor a fazer, mas se fosse comigo eu iria tirar o duto de combustível que sai do filtro de diesel, aquele que fica na parte da frente dentro do compartimento do motor.

Att.

Marcelo Bueno

CGAUER
12/04/2012, 14:58
Hailton,

sem energia o estado da válvula é fechado. Ou seja, se você desligou TUDO é problema nela mesmo! Se fosse fusível ele teria desligado...

Pode ser falta de uso.

Abs

Clemente

Clemente, eu deixei desmontado exatamente por isso...
Já tinha visto esse vídeo (vc mesmo o postou em outro tópico) e tenho a intenção de hoje quando chegar do serviço fazer o teste para saber se está chegando corrente na solenóide com uma chave-teste. O D90 não apresentava sintoma nenhum de problemas neste sentido e teve a BI totalmente revisada recentemente (não lembro se trocaram a solenóide, vou verificar a NF).
Acho provável também que eu tenha algum fusível queimado e assim a carga não chega na BI ... Como ando mexendo em todo o interior, algo que estava meia-boca pode ter acabado de soltar. Farei uma vistoria minuciosa hoje...

De qualquer forma, vou colocar a chave-geral. Já tinha isso em mente e vou aproveitar para agilizar na próxima manutenção.

Abraço!

rafaelfernandez
12/04/2012, 16:40
Hailton,

sem energia o estado da válvula é fechado. Ou seja, se você desligou TUDO é problema nela mesmo! Se fosse fusível ele teria desligado...

Pode ser falta de uso.

Abs

Clemente

Foi exatamente o que falei lá atras. Mas agora que você falou em TUDO, fiquei com duvida: Se desligar o positivo que vai no solenoide ele não fecha? Ou existe a possibilidade da alimentação(+12V) chegar por outro lugar?

[]´s
Rafael

CGAUER
13/04/2012, 00:39
Sim Rafael,

se retirar o positivo, a solenóide deveria fechar o combustível. Agora se isso não acontecer é que existe um impedimento mecânico dentro da solenóide...

Foi exatamente o que falei lá atras. Mas agora que você falou em TUDO, fiquei com duvida: Se desligar o positivo que vai no solenoide ele não fecha? Ou existe a possibilidade da alimentação(+12V) chegar por outro lugar?

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
13/04/2012, 01:40
Valeu pelo esclarecimento Clemente!

Meu raciocínio estava correto então. Agora, a título de curiosidade, Sabes qual a voltagem mínima capaz de manter a solenoide aberta?

[]'s
Rafael

vwinit
13/04/2012, 02:21
Montei tudo e depois da partida o Defender continuou ligado.

Medi o fio que chega na solenóide e ... 13v.

Encostei o cabinho na carcaça da válvula e ela fechou... ou seja estava travada aberta.

Liguei o cabo novamente e ficou funcionando novamente tanto na partida quanto para desligar.

*Vou monitorar e tratar logo de conseguir uma nova.
** A chave geral ainda terá seu lugar...
;)

Valeu amigos ... Abraço!!

Amanhã cedinho a viatura vai para a capotaria fazer o acabamento e esconder todo o isolamento que fiz no assoalho.
Vou fazer um tópico sobre isso para quem quiser fazer em casa...

Para ilustrar o tópico, a reforma do interior está assim hoje (banquinho velho se despedindo).

341007341008341009

Eder Bonesi
13/04/2012, 08:39
Hailton, quando eu era mecânico de turbinas, muitos anos passados, era comum turbinar motores diesel maçarico (ou seja, sem turbina).
Algumas vezes, quando havia residuo de oleo lubrificante na cabeça dos cilindros ou algum problema mais grave na bomba injetora, o motor disparava, quando da partida.
Eu aprendí com um mecânico de cabelos brancos, vindo da Caterpillar a como "desligar o bicho maluco".
Com uma placa espessa de borracha, mais grossa que um chinelo Havainas, tampa-se a admissão de ar (na carcaça fria / aluminio da turbina ou ainda no coletor de admissão). Com isso, ou seja, sem oxigênio que é combustível, não haverá queima do diesel e o motor apaga.

Porque o Velhinho sempre tinha a placa de borracha na caixa de ferramentas? Porque quando os gigantes Caterpillar passam a noite no tempo no sul, durante um inverno rigososo e com bateria arreada, é quase impossível ligar o monstro de manhã, sem dar um "cheiro" de WD40 adicional na admissão. Isso é muito perigoso (não façam em casa), pois o motor pode disparar e aí ninguem desliga até flutuar válvula e destruir tudo. A solução usada para o problema criado, era a borracha / corte de oxigênio.

Abraços a todos.

Alexandre Tietsche
13/04/2012, 08:54
Hailton, foi só manta asfáltica ou botou mais alguma coisa ?

Poderia me dizer onde fica a solenoide pra eu aprender?Nem sei onde fica a bichinha..rs

CGAUER
13/04/2012, 13:47
Eder,

adorei a história!

Tenho profunda admiração e respeito por estes "velhinhos". O approach das gerações mais velhas em relação a mecânica era muito bacana. Uma relação de respeito. Respeitava-se as máquinas, caprichava-se na manutenção etc...

Hoje é tudo banal e descartável.

Um motor CAT dura para sempre, sério! Basta fazer a manutenção preventiva. A cada X centenas de milhares de horas trocar as bronzinas, camisas pistões e anéis. Pronto. Bloco e vira duram para sempre, assim como cabeçote e cia...

Abraços e valeu por compartilha estas saudosas histórias!

Conta mais!!!

Clemente

Hailton, quando eu era mecânico de turbinas, muitos anos passados, era comum turbinar motores diesel maçarico (ou seja, sem turbina).
Algumas vezes, quando havia residuo de oleo lubrificante na cabeça dos cilindros ou algum problema mais grave na bomba injetora, o motor disparava, quando da partida.
Eu aprendí com um mecânico de cabelos brancos, vindo da Caterpillar a como "desligar o bicho maluco".
Com uma placa espessa de borracha, mais grossa que um chinelo Havainas, tampa-se a admissão de ar (na carcaça fria / aluminio da turbina ou ainda no coletor de admissão). Com isso, ou seja, sem oxigênio que é combustível, não haverá queima do diesel e o motor apaga.

Porque o Velhinho sempre tinha a placa de borracha na caixa de ferramentas? Porque quando os gigantes Caterpillar passam a noite no tempo no sul, durante um inverno rigososo e com bateria arreada, é quase impossível ligar o monstro de manhã, sem dar um "cheiro" de WD40 adicional na admissão. Isso é muito perigoso (não façam em casa), pois o motor pode disparar e aí ninguem desliga até flutuar válvula e destruir tudo. A solução usada para o problema criado, era a borracha / corte de oxigênio.

Abraços a todos.

vwinit
13/04/2012, 14:19
Hailton, foi só manta asfáltica ou botou mais alguma coisa ?

Só manta asfáltica.

São dois tipos diferentes. Uma manta de 3mm de espessura que precisa de fogo para colar. Ela derrete e prega. Parece um piche mesmo. A outra é mais fina... ~1mm, em uma camada de aluminizada por cima e é auto-colante. Muito mais fácil trabalhar com ela. Fui utilizando o cabo do acendedor como espátula para ir fixando e vedando todas as frestas, inclusive nos contornos na manta preta.

No tunel motor/caixa/transf eu forrei tudo com a manta de 3mm e por cima dela, em tudo novamente, a manta aluminizada.

É muito trabalhoso, mas compensador.

Para você que tem problemas de entrada de água, poeira, calor, barulho ... melhora muito.

Hoje fui levar a viatura para a capotaria (e trouxe de volta remarcado para próxima terça) e com vidros fechados e ar desligado, durante o percurso de 30 minutos a viatura não esquentou.
Já na volta, abri uma fresta na tampa que dá acesso à cx de transferência por dentro do carro (pois está tudo sem parafusos) e rapidinho já soprava quente pela fresta e tive que abrir a janela...

A primeira impressão que tive do serviço é de que vai melhorar bastante temperatura e ruído.
*Próximo passo, fazer o interior do capô. Só vou esperar para saber se descola fácil a manta ou não antes de fazer. Para isso já deixei um pedaço pregado na parede corta fogo (lado do motor). ;)

Abraço!

vwinit
13/04/2012, 14:35
Poderia me dizer onde fica a solenoide pra eu aprender?Nem sei onde fica a bichinha..rs

Alexandre,
Fica na bomba injetora...

O Clemente postou um excelente vídeo a respeito (segue abaixo):
Diesel Stop solenoid 200tdi / 300tdi Land Rover Diesel Engine - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7C3UNVL0lTw)

vwinit
13/04/2012, 14:56

Abraços a todos.

Eder, nesse caso tem que soltar a mangueira da turbina?
No filtro de ar está ligado o snorkel...

Eder Bonesi
13/04/2012, 18:10
Professor Clemente, então a seu pedido, leia essa abaixo...
Fui treinado na mecânica de turbinas por dois cientistas, pai e filho, engenheiros formados em Michigan - USA, tendo trabalhado como dealer de turbos para CAT, Terex, Cummins, Volvo, Scania, Mercedes, dentre outros, das marcas Garret, Holset KKK, Cummins, Lacom... e tendo certificaçào para recondicionar turbos para motores Lycoming, de aviões. Isso é para poucos.
O "Pai" foi chamado para repotenciar uma locomotiva diesel, nos anos 70 (acho que na Nova Zelandia) que tinha problemas dentro de um túnel inclinado de vários quilometros (mais de 10 se não me falha a memória).
Dentro do tunel, a locomotiva perdia rendimento e consumia absurdos litros de diesel e quase não vencia ao baixo angulo de subida.
Batizado por ele de efeito "come-caga" em um determinado momento, a fumaça do diesel se intensificava e o turbo aspirava esta fumaça. Quanto mais o turbo empurrava fumaça aspirada para os pistões, pior a mistura ficava e mais fumaça era expelida pelo gigante motor. Este ciclo vicioso de aspirar fumaça e gerar fumaça a ser aspirada, quase apagava o motor, por falta de oxigênio.
A soluçào por ele encontrada, que era pai dos turbos, um cientista prático, foi mudar a posição da tomada do filtro de ar original.
Quando a tomada de ar foi reposicionada para longe do escapamento / chaminé e com maior diâmetro, o problema desapareceu. Simples não??
Ele recebeu uma boa bolada $$ por esta solução.

Abraço e tem mais, para outras oportunidades.

Eder Bonesi
13/04/2012, 18:15
Sim, a turbina era abafada. Não recomendaria abafar o snorkel, pois o arrasto do "último suspiro" poderia conter particulas de sujeira do filtro, para o turbo / cilindros.
Abraço

KnuppBH
19/08/2013, 15:40
Prezados,

Faz alguns dias que ao girar a chave para desligar o carro, fica um 'delay' para o motor apagar.
Na última sexta-feira, o carro não desligava. Resolvi dar um fim nisso e dei um pulo no mecânico.
Ele retirou o solenoide da BI e constatamos sujeira e pequenas limalhas.

426936

Após a limpeza, tudo voltou ao normal. Exceto pelo fato de eu agora estar planejando uma revisão na BI. /medo
Infelizmente não tenho registros de revisão na BI para compartilhar o tempo, kilometragem, etc. Comprei o carro com aproximadamente 200k km e agora estamos indo pra 243k km.

Fica aí o compartilhamento da experiência.

Abraço,

Luciano Valois
19/08/2013, 17:30
Legal a dica Pedro.
Creio que depois dessa limpeza fique um bom tempo de boa a B.I.

Boa sorte.
Luciano.

Prezados,

Faz alguns dias que ao girar a chave para desligar o carro, fica um 'delay' para o motor apagar.
Na última sexta-feira, o carro não desligava. Resolvi dar um fim nisso e dei um pulo no mecânico.

426936

Após a limpeza, tudo voltou ao normal. Exceto pelo fato de eu agora estar planejando uma revisão na BI. /medo
Infelizmente não tenho registros de revisão na BI para compartilhar o tempo, kilometragem, etc. Comprei o carro com aproximadamente 200k km e agora estamos indo pra 243k km.

Abraço,

vwinit
20/08/2013, 13:36
Prezados,

426936

Abraço,

Pedro,
No meu caso, essas limalhas eram parte do "came" e tive que trocar e junto todo o reparo.

2K a menos a brincadeira na época...

KnuppBH
21/08/2013, 17:29
Opa, vlw pela dica Hailton!
Vou ficar de olho nas peças a serem substituídas.
Rezando pra não ficar caro... hehe

Abraço!

GeSantana
06/10/2019, 16:39
hj a minha , quando eu parei a viatura, em marcha lenta, qdo virei a chave, ela nao desligou. Eu tinha subido uma rua muito íngreme para um mirante, mas fiquei preocupado (nao conheço nada do carro ainda), e fiz a manobra e arranquei com a ver pra ir pra casa com ela ligada, e em casa verificar. Passaram alguns segundos e ela desligou (eu estava com a chave na Mao). Coloquei a chave e liguei novamente (o mirante ficou pra outro dia), e fui pra casa, torcendo pra desligar e ela obedecer. Desligou normalmente, mas fiquei preocupado. A minha vtr ta consumindo muito oleo e estou com medo de ser oleo no turbo. Será que pode ser? Nao esta vazando oleo mas esta consumindo um litro a cada 800km !!! Alguém pode dar dicas? Sou do RJ Tdi 110 2001

Esta é a mais bela faceta dos motores Diesel mecânicos. Não precisam de NADA elétrico para funcionar. Com a chegada dos TD5 e Puma, acabou a simplicidade. Nossos 300TDI sobrevivem até bomba de neutrons ou cataclisma solar/magnético. rsrs

Hailton, no seu caso o problema é a solenóide, uma válvula eletromagnética que abre a fecha o fluxo de Diesel. Fica localizada na base do pino que entra o único foi elétrico da injetora.

Você pode tentar dar uma martelada em sua base para ver se solta e ou tentar pulsar o sinal elétrico... Geralmente acontece por conta de sujeira, mola presa, corrosão ou acaso.

É algo ± normal, vez ou outra o motor leva alguns segundos para desligar por conta da solenóide. Acontece e aconteceu com TODOS LRs que passaram nas nossas mãos.

NO seu caso, o melhor é levar num bombista para desmontar a solenóide e dar uma olhada. Mas antes tenha certeza de estar tudo limpo à sua volta, tudo que não se quer é cair sujeira dentro do circuito de Diesel. Exija que o job seja feito in loco, sem remover a bomba.

Diesel Stop solenoid 200tdi / 300tdi Land Rover Diesel Engine - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=7C3UNVL0lTw)

Abs

Clemente

Hugo4x4
15/10/2019, 16:40
Troca o turbo quanto antes, o risco de perder o motor é grande.