PDA

Ver Versão Completa : Informações sobre o chassi da Band



valeriano
09/04/2012, 22:28
Pessoal,

estou com uma dúvida sobre o chassi da Band. Tentei ver isso na minha mas como tenho o tanque da CLA atrás, fica impossível de ter acesso a essa parte do chassi sem retirar o tanque.
O chassi tem 2 reforços na parte traseira, como mostrado no esquema abaixo (eu sei que é o chassi da TLC BJ45, mas é praticamente a mesma coisa que os das Bands).
http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/543318_367548829955022_100000997237514_1063056_138 1461060_n.jpg

Esse reforço é aparafusado na travessa traseira? Ou ele é soldado?
Alguém sabe qual a distância entre esse parafuso que prende o reforço na travessa traseira e a lateral da travessa?

Se alguém puder postar fotos da visão interna e externa dessa travessa traseira mostrando como são presos esses reforços, eu agradeço!

Mas o mais importante mesmo é a distância entre esses parafusos e a lateral da travessa. Essa informação é vital para um projeto que estou fazendo. Eu medi meio mais ou menos e calculei uns 550mm. Se alguém conseguir medir isso com uma precisão melhor, agradeço MUITO!

Guiga Tostes
10/04/2012, 06:05
Fala Allan!

Eu ainda estou "fora" de casa e por isso não tenho como tirar as medidas para vc, mas com relação aos reforços das travessas, salvo engano, eles são rebitados ao chassi(mesmo esquema de rebites que fixam os suportes dos amortecedores dianteiros e suportes das molas).

Segue uma foto que achei por aqui...apesar de ser de Band curta...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=340451&d=1334048703

Abrs

valeriano
10/04/2012, 10:03
Fala Allan!

Eu ainda estou "fora" de casa e por isso não tenho como tirar as medidas para vc, mas com relação aos reforços das travessas, salvo engano, eles são rebitados ao chassi(mesmo esquema de rebites que fixam os suportes dos amortecedores dianteiros e suportes das molas).

Segue uma foto que achei por aqui...apesar de ser de Band curta...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=340451&d=1334048703

Abrs

Pois é, acho que vou ter que mudar o projeto mesmo. Na foto aparecem 4 rebites. O ideal pra mim seria trocar esses rebites por parafusos e usar essa mesma furação pra prender o suporte. Mas pra isso eu precisaria da distância entre esses rebites e da distância deles até a lateral da travessa.

Alguém consegue medir isso pra mim?

canzilao
10/04/2012, 11:01
Valeriano qual a razão de trocar os rebites por parafusos???

valeriano
10/04/2012, 11:10
Valeriano qual a razão de trocar os rebites por parafusos???

Assim eu poderia usar a mesma furação para prender o suporte que estou desenvolvendo.

canzilao
10/04/2012, 11:21
Vc sabe que são rebites pra poder a peça trabalhar né??
Se vc usar parafuso pode errigecer muito a travessa e causar trincas.
Se vc procurar uma oficina de chassis de caminhao veja se não tem como rebitar o suporte junto, ja que existem rebites de varios comprimentos.

valeriano
10/04/2012, 13:43
Vc sabe que são rebites pra poder a peça trabalhar né??
Se vc usar parafuso pode errigecer muito a travessa e causar trincas.
Se vc procurar uma oficina de chassis de caminhao veja se não tem como rebitar o suporte junto, ja que existem rebites de varios comprimentos.

Elgen, perguntei sobre o assunto para o engenheiro que está me auxiliando neste projeto e a resposta dele foi:



Oi Allan,

Você até pode trocar estes rebites por parafuso, mas os parafusos devem ter uma especificação de material que precisa ser bem verificada.
O rebite neste caso, foi instalado por uma máquina, que não teríamos acesso. A seção resistente é maior que a de um parafuso do mesmo diâmetro.
Então, o material do parafuso deve ser mais forte que o do rebite. Eu posso especificar um parafuso adequado. Tenta medir o diâmetro deles pra mim.


Ou seja, não tem problema algum em trocar os rebites por parafusos contanto que os parafusos sejam mais fortes que os rebites.

valeriano
10/04/2012, 14:34
Resumindo:

O que eu preciso é das distâncias A e B mostradas na foto, além da espessura dos rebites usados. Se alguém puder ajudar, agradeço. :)


http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/577783_367812496595322_100000997237514_1063892_166 503902_n.jpg

estyvybeykr
10/04/2012, 14:57
Valeriano as medidas são aproximadas pois meu parachoque trazeiro atrapalha a verificação.
Medida A + ou - 51cm
Medida B = ou - 04cm


Estevão

valeriano
10/04/2012, 15:04
Valeriano as medidas são aproximadas pois meu parachoque trazeiro atrapalha a verificação.
Medida A + ou - 51cm
Medida B = ou - 04cm


Estevão

Valeu Estevão.
Eu calculei mais ou menos 55cm na medida A. Vamos ver se alguém aparece com medidas mais exatas.
Fica mais fácil com a viatura desmontada. A maioria hoje tem para-choque traseiro (que não é original) e isso atrapalha tirar essas medidas.
Eu mesmo tentei tirar, mas tinha muita coisa na frente, então acabou sendo tudo meio no olhômetro.

estyvybeykr
10/04/2012, 15:11
Não há de que Valeriano, mas 55cm só se for medida A + B ai sim dará Ok.

valeriano
10/04/2012, 15:19
Não há de que Valeriano, mas 55cm só se for medida A + B ai sim dará Ok.

Não sei direito. Tava de noite, eu tava deitado em baixo da Band, tinha um monte de bagulho na frente e tava caindo terra no meu olho. :-?
Confesso que não foi a medida mais precisa da minha vida.

Guiga Tostes
10/04/2012, 16:23
Allan,

eu não recomendaria mexer nos rebites, tanto pela dificuldade em identificar a especificação/tipo do metal como pela originalidade.

Sinalizo na foto em vermelho as furações originais da travessa traseira do chassi da Band(somando no total 10 pontos/parafusos), onde o meu atual parachoques foi fixado. Em azul sinalizo os demais pontos(+ 8 pontos) de furação original do chassi que podem ser adicionados ou utilizados no seu projeto caso este reforço seja necessário.

Com relação as medidas para garantir a precisão, acredito que, apesar do trabalho que vai dar...a melhor solução seria desmontar o seu e tirar as medidas na sua Band...pois sabemos que muitas vezes as Bands são diferentes umas das outras. Acho que vale a pena dado todo o trabalho e dedicação empenhados nesse projeto até agora...pois errar as medidas na reta final seria uma dor de cabeça extra desnecessária.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=340530&d=1334085782



Abrs

valeriano
10/04/2012, 16:30
Allan,

eu não recomendaria mexer nos rebites, tanto pela dificuldade em identificar a especificação/tipo do metal como pela originalidade.

Abrs

Guiga, tenho quase certeza absoluta que minha travessa não é mais original e não tem estes furos marcados na foto. Além disso, se não me engano esse reforço não está mais arrebitado na minha Band e sim aparafusado.
Isso foi tudo alterado quando tive uma colisão traseira na Band. A travessa ficou toda empenada e tive que trocar por uma nova, tirando a originalidade. Por isso ainda acho melhor usar a mesma furação.

Guiga Tostes
10/04/2012, 21:50
Guiga, tenho quase certeza absoluta que minha travessa não é mais original e não tem estes furos marcados na foto. Além disso, se não me engano esse reforço não está mais arrebitado na minha Band e sim aparafusado.
Isso foi tudo alterado quando tive uma colisão traseira na Band. A travessa ficou toda empenada e tive que trocar por uma nova, tirando a originalidade. Por isso ainda acho melhor usar a mesma furação.

Humm :pensativo: ...

Então não vejo melhor forma para resolver o problema e decidir os próximos passos do projeto que não, desmontar o seu atual parachoques para ter livre acesso a travessa e fazer todas as medidas precisamente.

Pense pelo lado bom, se a travessa foi trocada vc poderá fazer todos os furos que precisar de acordo com o projeto do PC.

Qualquer coisa é só chamar!

Abrs

valeriano
10/04/2012, 22:05
Humm :pensativo: ...

Então não vejo melhor forma para resolver o problema e decidir os próximos passos do projeto que não, desmontar o seu atual parachoques para ter livre acesso a travessa e fazer todas as medidas precisamente.

Pense pelo lado bom, se a travessa foi trocada vc poderá fazer todos os furos que precisar de acordo com o projeto do PC.

Qualquer coisa é só chamar!

Abrs


Dei uma olhada lá e a travessa original ainda está lá.
O negócio é que foi colocada uma outra chapa por cima pra reforçar.
Não gostei muito disso não, mas como vou ter que retirar o tanque traseiro pra instalar o suporte, vou ver se volto pro original.
Tirar o para-choque e o suporte que está lá agora é MUITO fácil. O problema é que a lanterna traseira está presa no para-choque e se eu tirá-lo, vou ficar sem lanterna.
Vou ter que fazer um suporte temporário pra lanterna enquanto estiver andando sem para-choque.

dudu83
11/04/2012, 21:46
ola, Valeriano de mais detalhessobre o suporte que esta desenvolvendo qual a finalidade?? to quebrando a cabeca pra fabricar um suportepara um galao de combustivel que utilize alguma furacao original sem atrapalhar o estepe....se tiver mais algumas duvidas sobre as furacoes de um alo minha band esta desmontada.......

valeriano
11/04/2012, 22:18
ola, Valeriano de mais detalhessobre o suporte que esta desenvolvendo qual a finalidade?? to quebrando a cabeca pra fabricar um suportepara um galao de combustivel que utilize alguma furacao original sem atrapalhar o estepe....se tiver mais algumas duvidas sobre as furacoes de um alo minha band esta desmontada.......


Mandei pro teu email.
Depois dá uma olhada lá.

estyvybeykr
12/04/2012, 08:42
ola, Valeriano de mais detalhessobre o suporte que esta desenvolvendo qual a finalidade?? to quebrando a cabeca pra fabricar um suportepara um galao de combustivel que utilize alguma furacao original sem atrapalhar o estepe....se tiver mais algumas duvidas sobre as furacoes de um alo minha band esta desmontada.......


Dudu se sua band possui o suporte de estepe original é simples, coloca outro suporte original do lado esquerdo retirando o cubo onde fica aparafusado o estepe e coloca um suporte de galão tipo Maceral (ou se as finanças permitirem, da Power Off) . Pretendo fazer isso no futuro, mas é dificil encontrar um original à venda com bom preço, então uma opção seria o de fabricação da Maceral.

Mas como acredito que vc tenha mais facilidade de encontrar por ae, fica aqui uma dica.



Estevão

AlexandreStudart
14/04/2012, 15:39
Valeriano, este texto eu copieu do manual de seviço, ele confirma o que já havia comentado sobre a substituição dos rebites por parafusos. Abs.
341276

valeriano
14/04/2012, 16:43
Valeriano, este texto eu copieu do manual de seviço, ele confirma o que já havia comentado sobre a substituição dos rebites por parafusos. Abs.
341276


No texto fala exatamente para usar parafusos.
"Para a colocação da peça nova, usar parafusos para sua fixação, pois na maioria dos casos é impossível a aplicação de rebites."

dudu83
14/04/2012, 23:09
Dudu se sua band possui o suporte de estepe original é simples, coloca outro suporte original do lado esquerdo retirando o cubo onde fica aparafusado o estepe e coloca um suporte de galão tipo Maceral (ou se as finanças permitirem, da Power Off) . Pretendo fazer isso no futuro, mas é dificil encontrar um original à venda com bom preço, então uma opção seria o de fabricação da Maceral.

Mas como acredito que vc tenha mais facilidade de encontrar por ae, fica aqui uma dica.





Estevão

o problema é a placa.. acho que cheguei a soluçao, estava numa loja de acessorios pra caminhoes e comecei a reparar naqueles reservatorios de "interclima" sao de plastico e cabe 18 litros sao bem finos, pelos meus calculos da pra colocar dois embaixo do assoalho traseiro facilmente, amanha vou medir direito...

Valeriano o que me preocupa no seu suporte é a alavanca criada por ele, a base vai ter que ser bem reforçada...

valeriano
15/04/2012, 00:47
o problema é a placa.. acho que cheguei a soluçao, estava numa loja de acessorios pra caminhoes e comecei a reparar naqueles reservatorios de "interclima" sao de plastico e cabe 18 litros sao bem finos, pelos meus calculos da pra colocar dois embaixo do assoalho traseiro facilmente, amanha vou medir direito...

Valeriano o que me preocupa no seu suporte é a alavanca criada por ele, a base vai ter que ser bem reforçada...

Mais reforçado do que eu to botando, impossível.
O suporte base tem o dobro da espessura do chassi da Band.

Carlo Pecca
15/04/2012, 12:11
Dudu e Valeriano
Dá pra ocês colocar foto o desenho do pretendem fazer?
To morrendo de curiosidade!

valeriano
15/04/2012, 13:03
Dudu e Valeriano
Dá pra ocês colocar foto o desenho do pretendem fazer?
To morrendo de curiosidade!

Eu to refazendo o suporte duplo de estepe que tem na minha Band.
O atual não está aquentando o peso do meu pneu (cerca de 38kg).
Vai ficar mais ou menos assim:
http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/546414_368820183161220_100000997237514_1066553_472 305770_n.jpg
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/464396_368820223161216_100000997237514_1066554_618 406251_o.jpg

Guiga Tostes
17/04/2012, 14:03
Show de bola!!! Dá lhe Maria Overland!!!

Carlo Pecca
17/04/2012, 19:42
Cara! É muito radical esses pneus. A ideia e levar dois pneus para trilhas pesadas e depois trocar por dois tipo asfalto/campo?

valeriano
17/04/2012, 19:59
Cara! É muito radical esses pneus. A ideia e levar dois pneus para trilhas pesadas e depois trocar por dois tipo asfalto/campo?

Este é só um protótipo feito no computador, do suporte.
A ideia é andar sempre com apenas 1 pneu e quando for para viagens longas colocar o segundo pneu.

awfvargas
01/05/2012, 11:29
Ola Valeriano!
Estou começando os estudos da modificação de uma band longa, os desenhos são teus??
Gostei da qualidade poderia me informar se possui mais alguns e se poderias compartilhar comigo, e se possui uma vista supeior e uma frontal da band?
meu email é awfvargas@gmail.com

valeriano
01/05/2012, 12:15
Ola Valeriano!
Estou começando os estudos da modificação de uma band longa, os desenhos são teus??
Gostei da qualidade poderia me informar se possui mais alguns e se poderias compartilhar comigo, e se possui uma vista supeior e uma frontal da band?
meu email é awfvargas@gmail.com


O modelo da Band não fui eu que fiz.
Eu peguei ele aqui: TOYOTA BJ40 by mbzevasion - Google 3D Warehouse (http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=91c447a355c865ccad195967ff3d7e98&prevstart=0)
Só fiz o suporte.

awfvargas
01/05/2012, 19:05
Valeu a dica!!
Tô querendo fazer uma longa como a Maria, porem vou adicionar uns 30cm na largura, espero que meus cálculos me levem ate um resultado positivo para partir para a confecção propriamente dita.

valeriano
01/05/2012, 19:11
Valeu a dica!!
Tô querendo fazer uma longa como a Maria, porem vou adicionar uns 30cm na largura, espero que meus cálculos me levem ate um resultado positivo para partir para a confecção propriamente dita.

Show. Se puder, crie um tópico mostrando as alterações.
Gostaria muito de ver isso. Principalmente as alterações na carroceria.

awfvargas
01/05/2012, 19:23
Ai é que o bixo ta pegando, quero aumentar,sem perder a segurança e confiabilidade, tenho que reforçar as emendas, não so na carroceria, mas as modificações no chassi tambem

awfvargas
01/05/2012, 19:34
Valeriano!

Se a projeção das modificações a serem feitas ficar muito alem do esperado, contando ai as complicações com detran pra homologar as mudanças, vou montar um desses no chassi( ver avatar)
344349

valeriano
01/05/2012, 19:41
Valeriano!

Se a projeção das modificações a serem feitas ficar muito alem do esperado, contando ai as complicações com detran pra homologar as mudanças, vou montar um desses no chassi( ver avatar)
344349


Ou seja, você quer montar um Engesa/Marruá em um chassi de uma Band?
Por que não pegar o chassi de um desses veículos?

awfvargas
01/05/2012, 19:58
Chassi de engesa é mosca branca! O toyota já tenho

hercilio.neto
01/05/2012, 20:29
Transformar uma Band num Engesa não é uma boa idéia.
Para quem quer uma Band maior, o ideal e alongar.
Veja essa bela Band do Arnoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/54296-cabine-de-fibra-pra-minha-band-longa-construcao-passo-passo.html). Uma bela Band alongada, 4 portas, de fibra e aço inox.

valeriano
01/05/2012, 20:32
Transformar uma Band num Engesa não é uma boa idéia.
Para quem quer uma Band maior, o ideal e alongar.
Veja essa bela Band do Arnoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/54296-cabine-de-fibra-pra-minha-band-longa-construcao-passo-passo.html). Uma bela Band alongada, 4 portas, de fibra e aço inox.


A diferença é que o cara quer uma Band mais larga e não mais longa.

hercilio.neto
01/05/2012, 20:44
A diferença é que o cara quer uma Band mais larga e não mais longa.

Sei...
Alargar uma Band não é impossível, mas talvez nem fique legal. Não consigo nem imaginar.
Acho que nesse caso, o veículo a ser modificado não deva ser uma Band.

awfvargas
02/05/2012, 15:29
Prezados Hercilio e Valeriano!!

Depois de assistir o nascimento daquela verdadeira obra de arte, fica impossível de você não parar e analizar o conjunto, e chegar a uma única conclusão: Band é Band, portanto vamos a uma band longa, 4 portas, fibra, pois realmente aquele trabalho ficou de primeira.

valeriano
02/05/2012, 15:42
Prezados Hercilio e Valeriano!!

Depois de assistir o nascimento daquela verdadeira obra de arte, fica impossível de você não parar e analizar o conjunto, e chegar a uma única conclusão: Band é Band, portanto vamos a uma band longa, 4 portas, fibra, pois realmente aquele trabalho ficou de primeira.


Quem tem uma Band 4 portas de fibra excelente é um camarada toyoteiro de Goiás. Tirando a cor, acho a Band dele uma das mais lindas do Brasil.
http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/534785_384307528279152_100000997237514_1102994_110 9382278_n.jpg
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/525867_384307608279144_100000997237514_1102997_134 1751496_n.jpg
http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/532818_384307641612474_100000997237514_1102999_190 6063660_n.jpg

awfvargas
02/05/2012, 17:21
Realmente é muita linda,espero chegar proximo a esta da foto abaixo!
344648

Carlo Pecca
02/05/2012, 18:43
AWFVARGAS
A Band tava no Alasca?
Só tem gelo no chão!

awfvargas
02/05/2012, 19:39
Prezado Carlo!
Indo para o Chile, comer alguns salmões e tomar um bom vinho!!! rsrsrsrsrsrr:euforico:

Denise Ávila
22/03/2014, 23:43
Olá Pessoal!
Ressuscitando o tópico para tirar (mais) uma dúvida.
Minha LOBA ainda está em Friburgo. Saiu do Marquinhos Toyota (manutenção de compra) e tá no Celinho para a troca dos calços e um trato no pé de coluna e do chão do carona que estão com princípio de ferrugem devido à infiltração vinda da emenda do quadro do parabrisa (da qual vai ser trocado o KPO). Avaliando minuciosamente a LOBA (coisa que o Celinho faz e muito bem) ele verificou que o chassi está ainda sem pintura e, pelo fato da Band ter ficado encostada por 2 anos pelo antigo dono, vê-se alguns pontos com início de ferrugem. Ele comentou que é assim que sai de fábrica e seria bom pintá-lo para maior proteção.
O que vocês fazem ou fizeram no de suas Bands?
Bjcas,
Denise

Denise Ávila
24/03/2014, 13:39
Oi Pessoal!
Corrigindo as informações postadas acima. O que o Celinho disse quanto ao chassi é que o meu está ainda original de fábrica e, por conta disso, em algumas partes a tinta desgastou e seria bom então repintá-lo.
Desculpem a confusão
Bjcas,
Denise

Elenilton maranhao
14/12/2018, 23:05
amigos, acabei de adquirir uma bandeirante 1993 motor 364 709 e gostaria de saber se vcs se o kit de embreagem com a cremalheira da mesma é realmente exposto ? pois dando uma olhada observei que esses itens não tem proteção contra poeira água etc...

Sergioporto
15/12/2018, 21:53
amigos, acabei de adquirir uma bandeirante 1993 motor 364 709 e gostaria de saber se vcs se o kit de embreagem com a cremalheira da mesma é realmente exposto ? pois dando uma olhada observei que esses itens não tem proteção contra poeira água etc...
Está faltando uma tampa que fecha todo alojamento da embreagem,presa com quatro parafusos.

Alipio dos remedios costa
05/08/2020, 20:51
Boa nite, alguém poderia me ajuar ? estou precisando do esquema do chassi da toyota bandeirante ano 84 alguém sabe me dizer onde acho ?