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Ver Versão Completa : Sas vitara miguilim - eixo dianteiro de samurai



Carlos TA
09/04/2012, 20:35
Amigos ,
depois de alguns anos com o meu Vitara fazendo trilhas pesadas fui percebendo a necessidade de mais alguma preparação para poder acompanhar as trilhas que estão cada vez mais difíceis . Hoje ele está da seguinte forma :
- 2" na carroceria
- 2" na suspensão ( na traseira talvez um pouco mais, está com mola de Chevete mais o calço de 2")
- Pneus 235/75/15 recapado vj 900 , que dá quase um 30 e montados em rodas de ferro 8" off set -12 .
- Guincho ZHME 8000
- Focinho do dif dianteiro do samurai
- X crawler
- Bloqueio Kaiser no eixo traseiro .
- Semi eixos traseiros em aço reforçado ( não sei qual número... ) By Tecnotrilha .
- E acho que é isto , a preparação básica para encarar trilhas pesadas .

Mas acho que está na hora de bloquear o eixo dianteiro e ganhar um pouco mais de vão livre, para quem nunca viu um Vitara bi bloqueado e reduzido em trilha de pedras e erosões , o valente passeia , mas com um efeito colateral , faz meia dúzia destas trilhas e lá se vai uma bichinética .

Algumas fotos dele hoje .340417340418340419340420

Carlos TA
09/04/2012, 20:43
Bom , então pensei em um SAS , e vem logo na cabeça a solução já testada e aprovada de meter logo dois D44 e pronto , mas esta solução simplesmente não cabe no meu bolso e aí pesquisando um pouco, vi que lá fora os caras usam muito esta solução de adaptar um eixo de samurai na dianteira do Vitara , tanto que a Calmini até desenvolveu um kit para esta adaptação Coil-Over SAS (http://www.puresuzuki.com/KickSAS.htm) .
Gostei muito desta opção e aqui estou eu iniciando os trabalhos , pesquisei por aqui e ainda não vi ninguém que tivesse executado esta adaptação, se alguém tem um carro assim, por favor se sinta a vontade de dar sugestões .

Uma foto de um Vitara com o eixo do samurai e o eixo que comprei .340421340422340423340424

mauricioalan32
09/04/2012, 20:52
Que eixo vc comprou, Carlos? Esse da foto do Vitara verde parece ser de Hilux japonesa... vc comprou de Samurai? qnto pagou? Tbm estou querendo fazer essa adaptaçao.

Abs

Carlos TA
09/04/2012, 20:55
Resumindo o projeto vai ficar assim .

Eixo de Samurai até 95 , usando o terceiro membro do Vitara já com o focinho do Samurai e aí é plug and play ,dois links originais usados do Samurai helicoidal e barra panhard com regulagem , molas e amortecedores ainda não sabemos quais serão usados , mas a idéia é deixar a frente na mesma altura da traseira e tirar o máximo de curso possível destes links com panhard .

Com isto vou ganhar em robustez , vou poder bloquear o eixo sem ficar estressado com as quebras excessivas, um tanto bom de curso comparado com o IFS do Vitara e de quebra colocar uns pneus 31" recapados para ganhar um pouco de vão livre.
E mantendo o carro mais próximo das características originais de peso, bitola e etc.

Acho que esta é a opção mais barata de se fazer um SAS em um Vitara , vou mexer só na frente e deixar a traseira como está .

Quem vai executar o projeto será o Fabiano da Tecnotrilhas , daqui a pouco ele aparece por aqui .
Vou postando as novidades e fotos por aqui , a previsão ... rsrsrs..., é de 90 dias para por o carro para rodar enquanto isto vou andando de zequinha .

Valeu.

Carlos TA
09/04/2012, 21:05
Que eixo vc comprou, Carlos? Esse da foto do Vitara verde parece ser de Hilux japonesa... vc comprou de Samurai? qnto pagou? Tbm estou querendo fazer essa adaptaçao.

Abs
Maurício , este Vitara verde está com eixo de Samurai , não estou achando agora o link do cara mas depois posto aqui , comprei um eixo de Samurai até 95 , que precisa de uma reforma completa mas paguei 500,00 .

mauricioalan32
09/04/2012, 21:07
Certo entao Carlos, vou acompanhar teu Post pra ver ate onde vai, pois assim que juntar as doletas faço esse Up no meu...

[]s

mauricioalan32
09/04/2012, 21:14
E vc tem ideia de custo pra desenvolver isso? Troca uma ideia com o Fabil, numa dessas rachamos os custos de desenvolvimento dos suportes e braços, fabricando tudo dobrado ai o Fabil poderia me fornecer um Kit meio que pronto assim que o seu ficar pronto! É só uma ideia.. rsss

Carlos TA
09/04/2012, 21:17
Pode ser uma boa ideia, deixa ele aparecer por aqui para se manifestar .

mauricioalan32
09/04/2012, 21:19
Certo entao!

carburador4x4
09/04/2012, 21:55
Fala TA!!

Já estou acompanhando o tópico!! Sucesso na empreitada!! E enquanto a viatura não fica pronta, a vaga de Zeca está garantida.... :concordo:

Carlos TA
09/04/2012, 21:57
Valeu Carbura , to garrado na vaga de zeca , tamo precisando rodar mesmo .

Fernando L. Schiesser
09/04/2012, 22:09
Certo entao Carlos, vou acompanhar teu Post pra ver ate onde vai, pois assim que juntar as doletas faço esse Up no meu...

[]s

Gostei da idéia, vou dar uma de metido e acompanhar a transformação também...hehehe

Um abraço

DouglasMac
09/04/2012, 22:18
Boa TA...a idéia é a mesma pru Curcunda, mas tô pensando ainda. Tres bichanéticas já se foram!!! Vaga de zeca, se vc cansar do Carbura aki tem tb!!! Vai dando (oia) notícias dessa empreitada aí.:pipoca:

Léo Bacalhau
09/04/2012, 22:33
É isso aí TA, vai ficar show!

Boa sorte!


Falô!

Carlos TA
09/04/2012, 22:43
Seja bem vindo Fernando , pode dar palpite também .

Carlos TA
09/04/2012, 22:45
Boa TA...a idéia é a mesma pru Curcunda, mas tô pensando ainda. Tres bichanéticas já se foram!!! Vaga de zeca, se vc cansar do Carbura aki tem tb!!! Vai dando (oia) notícias dessa empreitada aí.:pipoca: Valeu Douglas , vou acabar gostandode ser zeca ... heehe ...

Carlos TA
09/04/2012, 22:48
É isso aí TA, vai ficar show!

Boa sorte!

!


Valeu Leo , também estouachando
que vai ficar .

Morcego
09/04/2012, 22:49
T.A,

Boa sorte com o Up, vou esperando por aqui e um dia crio coragem. hehe !!

Carlos TA
09/04/2012, 22:55
T.A,

Boa sorte com o Up, vou esperando por aqui e um dia crio coragem. hehe !!

Eu vou ser cobaia e depois passo a receita .

Valeu Lord das Trevas .

Coura
09/04/2012, 23:13
T.A, acompanhando o tópico.

LeoPOA
09/04/2012, 23:39
Boa Sorte no projeto!!!!

Com certeza ficará show de bola o vitarinha !!!!

aryrj
10/04/2012, 07:23
Mais um na fila! Sorte aí T.A.!

alexvale2001
10/04/2012, 07:57
... 90 dias para por o carro para rodar ...

Ah sei!!!! kkkkkkkk :pipoca::pipoca::pipoca:

Boa sorte T.A.!!

Precisando de alguma coisa (não sendo $$$$ rsrsrs) tô na área!

inte...

Fabil
10/04/2012, 08:49
Maurício , este Vitara verde está com eixo de Samurai , não estou achando agora o link do cara mas depois posto aqui , comprei um eixo de Samurai até 95 , que precisa de uma reforma completa mas paguei 500,00 .

ô T.A.. esse vitara verde está com eixo de hilux, é que nem denorex, parece com o de samurai mas nao é :mrgreen:

Fabil
10/04/2012, 08:51
E vc tem ideia de custo pra desenvolver isso? Troca uma ideia com o Fabil, numa dessas rachamos os custos de desenvolvimento dos suportes e braços, fabricando tudo dobrado ai o Fabil poderia me fornecer um Kit meio que pronto assim que o seu ficar pronto! É só uma ideia.. rsss

calma fio.... deixa eu testar no coba.... ops.. audacioso pioneiro primeiro e depois veremos se é viavel produzir um kit..

abs

Fabil
10/04/2012, 08:54
esse aqui tá com eixo de samurai

1990 sidekick sas budget built - Zukikrawlers (http://www.zukikrawlers.com/showthread.php?t=29469)

Carlos TA
10/04/2012, 09:40
Ah sei!!!! kkkkkkkk :pipoca::pipoca::pipoca:

Boa sorte T.A.!!

Precisando de alguma coisa (não sendo $$$$ rsrsrs) tô na área!

inte...

KKKKKKKK ... Valeu Alex . :concordo:

Carlos TA
10/04/2012, 09:41
esse aqui tá com eixo de samurai

1990 sidekick sas budget built - Zukikrawlers (http://www.zukikrawlers.com/showthread.php?t=29469)

Boa ,
Valeu .

Carlos TA
10/04/2012, 09:54
calma fio.... deixa eu testar no coba.... ops.. audacioso pioneiro primeiro e depois veremos se é viavel produzir um kit..

abs

Vou querer participação nos lucros do kit ... :twisted:

Hoower Butão
10/04/2012, 09:57
Ta,

Primeiramente, parabéns pela iniciativa!! E quem sabe assim vc pára de roiar tanto... hehehe:chorandoderir:

Vc vai instalar block dianteiro selecionável ou permanente?

Está estudando algum up grade nos semi-eixos traseiros, já que vc vai partir para um pneu bem mais pesado que o origineba??

No mais, muito sucesso na empreitada!!:concordo:

Carlos TA
10/04/2012, 10:04
Ta,

Primeiramente, parabéns pela iniciativa!! E quem sabe assim vc pára de roiar tanto... hehehe:chorandoderir:

Vc vai instalar block dianteiro selecionável ou permanente?

Está estudando algum up grade nos semi-eixos traseiros, já que vc vai partir para um pneu bem mais pesado que o origineba??

No mais, muito sucesso na empreitada!!:concordo:

Valeu Butão,

Vou colocar bloqueio dianteiro sim, 100% , provavelmente Kaiser .
No eixo traseiro já uso semi eixos de kriptonita ... e o conjunto coroa e pinhão do Vitara pelo que lí são mais resistentes do que o do samurai , os pneus não vou crescer tanto asim , vou usar uns 31" recapados vj 900 , aqueles que o Nono usa no Samuca e roda bem com tudo original nos eixos .

E roia é a ... *#&@ :odedo:

Hoower Butão
10/04/2012, 10:16
Valeu Butão,

Vou colocar bloqueio dianteiro sim, 100% , provavelmente Kaiser .
No eixo traseiro já uso semi eixos de kriptonita ... e o conjunto coroa e pinhão do Vitara pelo que lí são mais resistentes do que o do samurai , os pneus não vou crescer tanto asim , vou usar uns 31" recapados vj 900 , aqueles que o Nono usa no Samuca e roda bem com tudo original nos eixos .

E roia é a ... *#&@ :odedo:


Hehehehe... :angel:

mauricioalan32
10/04/2012, 10:57
Certo entao, Fabil. Outra coisa, vao usar feiche como nas fotos? Eu tenho ideia de fazer espiral no meu! Mas vou esperar sim pra ver o teu desenvolvimento, desde que vc se proponha a me vender um kit de adaptação completo pra isso.. rsss

Abs

Carlos TA
10/04/2012, 11:09
Certo entao, Fabil. Outra coisa, vao usar feiche como nas fotos? Eu tenho ideia de fazer espiral no meu! Mas vou esperar sim pra ver o teu desenvolvimento, desde que vc se proponha a me vender um kit de adaptação completo pra isso.. rsss

Abs

Não Mauricio , helicoidal .

mauricioalan32
10/04/2012, 13:02
Show d bola entao. Vou acompanhar cada virgula desse topico entao!

Abs

Rangel4x4
10/04/2012, 17:45
Show de Bola TA!
Estaremos acompanhando...
Boa sorte!

Walter Carlos Brossel
10/04/2012, 18:25
Ô rôia, boa sorte!Precisando de alguma dica tamos aê!

Carlos TA
10/04/2012, 18:51
Ô rôia, boa sorte!Precisando de alguma dica tamos aê!

Valeu grande mestre , pode deixar .

andre veiga
10/04/2012, 21:29
Ô TA

Mais um acompanhando, e com o Fabiano sabemos que será bão... ô puxada heim?

Mas ficou uma dúvida...

Vão usar as homocineticas e tudo mais do samurai, com C&P do vitara?
E "encaixa" tudo?

Tenho um eixo deste do samurai, acredito que me faltem apenas os semis e as homocinéticas... e um vitara no estaleiro...

Será que com a venda das homocinéticas e etc do vitara talvez de para começar...??

ô Fabiano da um toque ai...

Já vão ser 3!!!

Carlos TA
10/04/2012, 21:39
Ô TA

Mas ficou uma dúvida...

Vão usar as homocineticas e tudo mais do samurai, com C&P do vitara?
E "encaixa" tudo?

!!

No meu Vitara já uso o diferncial montado no focinho do Samurai que é de ferro o que encaixa perfeitamente (na verdade muita gente usa pois o original de alumínio quebra fácil ), então é só pegar o "terceiro membro" completo e colocar noeixo do Samurai é plug and play .

andre veiga
10/04/2012, 22:00
Opa c ta ai...

Sim, idem no meu, mas fiquei na dúvida sobre os semi eixos... o encaixe dos originais do samurai no conjunto do vitara...

Uma idéia que tive e que talvez seja mais barata, ou pelo menos existe pronta.

As barras de tração feitas (RC 4x4) para os samurais feixe, talvez pudessem ser usadas no lugar dos links do samurai helicoidal, certamente mais fáceis de encontrar e talvez mais baratos.
Não seriam possíveis de usar?

Carlos TA
10/04/2012, 22:18
Opa c ta ai...

Sim, idem no meu, mas fiquei na dúvida sobre os semi eixos... o encaixe dos originais do samurai no conjunto do vitara...

Uma idéia que tive e que talvez seja mais barata, ou pelo menos existe pronta.

As barras de tração feitas (RC 4x4) para os samurais feixe, talvez pudessem ser usadas no lugar dos links do samurai helicoidal, certamente mais fáceis de encontrar e talvez mais baratos.
Não seriam possíveis de usar?

Esta não sei , deixo para o Fabiano responder .

Fernando L. Schiesser
11/04/2012, 01:27
Galera,

Mas a idéia é realmente utilizar helicoidais ou pode rolar feixe de molas?, que em conjunto com um jumelo revólver faz a suspensão ter uma elevada articulação.
Sempre preferi molas helicoidais devido seu conforto mas, tem uns vídeos no youtube com uns vitaras com feixe de molas de dar inveja em se tratando de articulação, é só digitar vitara SAS.
Outra coisa que já vi é eixo em que tem molas helicoidais fixadas em apenas uma extremidade e quando este sofre uma torção, essa moda desacopla e permite o livre trabalho do eixo.

Um grande abraço

Fernando

Fabil
11/04/2012, 07:03
André... larga de ser pao duro e use links, barra de traçao é barra de traçao... :mrgreen:

Fernando, é possivel usar feixe de molas sim, acertando na escolha do feixe e usando jumelos revolver certamente ter um curso muito bom...

mauricioalan32
11/04/2012, 07:32
Andei trocando uma ideias com o X sobre o meu Monstrim e ele me indicou esse produto para que pudesse ser usado o 3o membro do samurai, usando a coroa e pinhao do vitara 5.12, segue link:


http://www.trailtough.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=64&category_id=11&option=com_virtuemart&Itemid=53 (http://www.trailtough.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=64&category_id=11&option=com_virtuemart&Itemid=53)

Fabil
11/04/2012, 07:46
isso só é necessario se vc quiser usar a c&p 5.12 no caixa de satelites original do samurai, se vc manter a caixa de satelites original do vitara nao é necesssario

lembre-se que caixa de satelites nao é a mesma coisa que 3 membro ( focinho)

Alexandre X
11/04/2012, 07:50
Mauricio, se eu fosse partir para um projeto desses pensaria em simplicidade e robustez.
Voce já tem o terceiro menbro completo do Vitara, instale com um focinho de Samurai/GV diesel, ainda colocaria ARB com planetarias de 26 estrias e eixos rock assault. E que venham os 35" :mrgreen:

Andei trocando uma ideias com o X sobre o meu Monstrim e ele me indicou esse produto para que pudesse ser usado o 3o membro do samurai, usando a coroa e pinhao do vitara 5.12, segue link:


http://www.trailtough.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=64&category_id=11&option=com_virtuemart&Itemid=53 (http://www.trailtough.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=64&category_id=11&option=com_virtuemart&Itemid=53)

mairo
11/04/2012, 08:12
pessoal, e sobre as homocineticas da hilux no vitara? pelo que vi parece ser uma alternativa mais em conta, não parece ser dificil a adaptação e de resultado satisfatório! o que o especialistas me dizem a respeito? to bem a fim de fazer isto!

uma pergunta ao alexandre X: como é este negócio de eixos rock assault? são feitos para samurai e adaptados no vitara?

Carlos TA
11/04/2012, 08:12
Mauricio, se eu fosse partir para um projeto desses pensaria em simplicidade e robustez.
Voce já tem o terceiro menbro completo do Vitara, instale com um focinho de Samurai/GV diesel, ainda colocaria ARB com planetarias de 26 estrias e eixos rock assault. E que venham os 35" :mrgreen:

X,
Vou fazer algo parecido só que devo usar um block Kaiser tras do Samurai na frente junto com os eixo rock assalt , mas falando sério , a dianteira assim tudo bem mas o eixo traseiro vai aguentar os 35" ( já uso os semi eixos reforçados) , principalmente a c&p ?

Também não sei se a c&p dianteira aguentaria , levando em consideração que vou usar este carro predominantemente em pedras, degraus e erosões .

Fala aí .

mauricioalan32
11/04/2012, 08:54
Essa é a idéia, Alexandre, poder chegar nos 35 é a intenção... Mas qual ano de eixo devo comprar para casar no 3 membro do vitara que tenho? Pois existem 22 e 26 estrias, correto?


Abs

Fabil
11/04/2012, 08:58
eixos rock assault sao p/ SAMURAI... p/ coloca-los em vitara é outra historia, logicamente é preciso adaptar o eixo inteiro do samurai no vitara, que é exatamente o que faremos no Migulin

mairo
11/04/2012, 10:10
pessoal, desculpa interferir no tópico, pois estou fugindo do assunto, mas preciso seriamente reforçar o eixo dianteiro de meu vitara, mas não queria trocar todo o eixo, por isto pergunto? é possivel adaptar homos da hilux e aguenta pneus 750/16 recapados? eles tem 33" de altura, porem finos, não deve judiar tanto do eixo!

Alexandre X
11/04/2012, 10:11
Estamos falando de colocar o eixo completo do Samurai no Vitara, ou perdi parte da historia?

Alexandre X
11/04/2012, 10:12
Também não sei se a c&p dianteira aguentaria , levando em consideração que vou usar este carro predominantemente em pedras, degraus e erosões .

Fala aí .

Esse é a parte que você vai contar para nós. Eu apostaria que sim, mas apostar com a coroa e pinhão dos outros é facil :mrgreen:

Carlos TA
11/04/2012, 10:20
Esse é a parte que você vai contar para nós. Eu apostaria que sim, mas apostar com a coroa e pinhão dos outros é facil :mrgreen:

hehehe... , Bom, pela experiência pessoal quando ainda usava os semi traseiros originais e de vários outras vitaras por aqui, eu aposto que não vai aguentar... então vou ser um pouco mais conservador nos pneus e vou de 31" recapado que na altura deve dar uns 32" .

Carlos TA
11/04/2012, 10:21
Estamos falando de colocar o eixo completo do Samurai no Vitara, ou perdi parte da historia?

Isto !! :concordo:

Alexandre X
11/04/2012, 11:53
OK, estamos na mesma página :concordo:

mairo
11/04/2012, 12:25
muito obrigado pela ajuda!

LeoPOA
11/04/2012, 20:47
Quanto a resistência x tipo de trilha...

Nao sei onde força mais o jipe, se em banhados, valos ou erosoes, pedras.... Aqui o pessoal está usando pneus 31 recapados bem agressivos em eixos originais de samurai e nao estao tendo quebras...

Rodo com pneus 32" recapados godlokos e até agora os eixos e demais peças estao 100% A aquisição do kit de semi eixos e homocinéticas do X valem cada centavo!!!

Precisando reforçar os semi eixo trazeiros a Enfer aqui de Camaquã possui as peças a pronta entrega em aço 4140...

Flw

Carlos TA
11/04/2012, 20:58
Quanto a resistência x tipo de trilha...

Nao sei onde força mais o jipe, se em banhados, valos ou erosoes, pedras.... Aqui o pessoal está usando pneus 31 recapados bem agressivos em eixos originais de samurai e nao estao tendo quebras...

Rodo com pneus 32" recapados godlokos e até agora os eixos e demais peças estao 100% A aquisição do kit de semi eixos e homocinéticas do X valem cada centavo!!!

Precisando reforçar os semi eixo trazeiros a Enfer aqui de Camaquã possui as peças a pronta entrega em aço 4140...

Flw

Leo,
Na traseira já uso estes eixos da Enfer , e na frente vou colocar os rock assault .

A tentação de colocar pneus maiores é grande , mas acho que não vou passar dos 31" recapados .

Acho que em degraus de pedra principalmente , a chance de forçar a roda travada aumenta a possibilidade de quebra .


Valeu a dica .

Walter Carlos Brossel
12/04/2012, 07:55
Leo,
Na traseira já uso estes eixos da Enfer , e na frente vou colocar os rock assault .

A tentação de colocar pneus maiores é grande , mas acho que não vou passar dos 31" recapados .

Acho que em degraus de pedra principalmente , a chance de forçar a roda travada aumenta a possibilidade de quebra .


Valeu a dica .



Muiézinha.

Coura
12/04/2012, 08:31
Isso tá me cheirando a desafio: Cavalo Branco vs. Miguilim!!!!!:esgrima:


Muiézinha.

alexvale2001
12/04/2012, 08:42
Isso tá me cheirando a desafio: Cavalo Branco vs. Miguilim!!!!!:esgrima:

kkkkkkkkkkkk

Vai ser legal de acompanhar!!:concordo:

UFC nas trilhas(e oficinas) de MJ!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

inte...

Carlos TA
12/04/2012, 09:37
kkkkkkkkk...
Nada de desafio , quem são meus eixinhos magrelinhas para concorrer com os D44 parrudos ...:fight:

Walter Carlos Brossel
12/04/2012, 13:31
kkkkkkkkk...
Nada de desafio , quem são meus eixinhos magrelinhas para concorrer com os D44 parrudos ...:fight:


Muiézinha traveiz.

MARCELO VITARA SUBMARINO
14/04/2012, 10:08
Boa TA vo acompanhar e torcer para que tudo de certo!!!!
Vai ser show de bola este desafio!!!

Fernando L. Schiesser
18/04/2012, 19:12
Galera,

Só para dar uma coceguinha, segue a foto de um vitara com eixo rígido e com mola helicoidal.

Um abraço

342252

Carlos TA
19/04/2012, 08:30
Galera,

Só para dar uma coceguinha, segue a foto de um vitara com eixo rígido e com mola helicoidal.

Um abraço

342252

Show de bola , mas acho que o meu não abrir tanto assim ...:cry:

Fabil
19/04/2012, 10:13
vai nao.. mas se vc quiser mudar o projeto ainda tá em tempo, só que fazer a frente abrir barbaridade e deixar a traseira com curso original nao vai prestar :concordo:

Fernando L. Schiesser
19/04/2012, 15:04
Show de bola , mas acho que o meu não abrir tanto assim ...:cry:

Carlos,

Mas nem precisa trabalhar tanto, só o fato de ter um eixo rígido na dianteira fará que o limitado curso original da suspensão do vitara seja fichinha, tendo em vista o que um samurai faz nas trilhas.
Não que uma suspensão independente também não tenha grande curso mas para isso teria que mudar todo o sistema de diferencial, bandejas, direção, eixos de transmissão, etc.
Acho que se um vitara tivesse um diferencial fixo no centro do chassi e com os semi-eixos saindo de sua extremidade (tipo no omega, subaru, etc), seria possível conferir um excelente curso de suspensão para o veículo.
Tenho certeza que o sistema do seu veículo imporá respeito nas trilhas.

Um abraço

Fernando

Carlos TA
25/04/2012, 19:21
Carlos,

Mas nem precisa trabalhar tanto, só o fato de ter um eixo rígido na dianteira fará que o limitado curso original da suspensão do vitara seja fichinha, tendo em vista o que um samurai faz nas trilhas.
Não que uma suspensão independente também não tenha grande curso mas para isso teria que mudar todo o sistema de diferencial, bandejas, direção, eixos de transmissão, etc.
Acho que se um vitara tivesse um diferencial fixo no centro do chassi e com os semi-eixos saindo de sua extremidade (tipo no omega, subaru, etc), seria possível conferir um excelente curso de suspensão para o veículo.
Tenho certeza que o sistema do seu veículo imporá respeito nas trilhas.

Um abraço

Fernando


Valeu Fernando , também acho que ficará muito bom .

Carlos TA
25/04/2012, 19:26
Umas fotos do andamento dos trabalhos , por enquanto só desmontagem .


343252343253343254

Fernando L. Schiesser
26/04/2012, 15:07
Umas fotos do andamento dos trabalhos , por enquanto só desmontagem .


343252343253343254

E aí Carlos,

Já começou o friozinho na barriga em ver a viatura desmontada???...hehehe
Cara, quando fiz a modificação na suspensão do meu gurgel, fui praticamente todos os dia na oficina para acompanhar, deixava os mecânicos quase loucos mas parecia uma cachaça, é muito legal.
Boa sorte na adaptacion...

Abs

Fernando

nanito
27/04/2012, 15:01
:pipoca:

só acompanhando e torcendo pra que dê tudo certo pro cobai...ops, companheiro!!

Carlos TA
02/05/2012, 16:11
:pipoca:

só acompanhando e torcendo pra que dê tudo certo pro cobai...ops, companheiro!!

hehehe... Valeu nanito

Fabil
02/05/2012, 18:50
novidades no front!!!

o maçarico já derreteu ferro, portanto agora nao tem mais volta... travessa e suportes das bandejas já foram decepados

agora partimos p/ as mediçoes para posicionamento do eixo e buscar soluçoes para as partes que sofrerao interferencias, de cara já vimos que as torres de mola/amortecedores originais tambem terao de ser decepadas do chassis

os links devido a bitola estreida do eixo terao de ser fixados pela parte de dentro das longarias do chassis

Carlos TA
02/05/2012, 19:07
Boas noticias .

Bom saber que o serviço está andando ... hehehe ...

Qual a implicação no resultado o fato dos links ficarem por dentro das longarinas ??


novidades no front!!!

o maçarico já derreteu ferro, portanto agora nao tem mais volta... travessa e suportes das bandejas já foram decepados

agora partimos p/ as mediçoes para posicionamento do eixo e buscar soluçoes para as partes que sofrerao interferencias, de cara já vimos que as torres de mola/amortecedores originais tambem terao de ser decepadas do chassis

os links devido a bitola estreida do eixo terao de ser fixados pela parte de dentro das longarias do chassis

Fabil
02/05/2012, 19:22
pedala dai que eu pedalo daqui... :mrgreen:

dos links em sí nada demais, apenas p/ constatar que devido a bitola do samurai ser menor que a do vitara o espaço p/ caber tudo no eixo dianteiro vai exigir alguns malabarismos.
o link já está resolvido onde vai ficar, porem o prato de mola e suporte de amortecedor... esses serao mais complicados de solucionar a falta de espaço..

AlemãoRS
02/05/2012, 19:26
Vai fazer o axel truss no eixo?

Fabil
02/05/2012, 19:50
se sobrar espaço debaixo do carter....

AlemãoRS
02/05/2012, 20:26
Pois é, pergunto pq vc pode fazer os berços de mola "integrados" ao axel truss, se possível claro.

Carlos TA
02/05/2012, 20:45
Gostei desta idéia !!!
:concordo:


[ QUOTE=AlemãoRS;1682546]Pois é, pergunto pq vc pode fazer os berços de mola "integrados" ao axel truss, se possível claro.[/QUOTE]

Coura
04/05/2012, 20:50
Tá ficando bão!!!!!:p

LeoPOA
06/05/2012, 16:47
Show de bola hein !!! Vai ficar mto bacana!

Parabens !!!!

Carlos TA
06/05/2012, 18:41
Valeu Coura e Leopoa ,

a expectativa é realmente muito boa.

LeoPOA
15/05/2012, 19:30
E as fotos das novidades ????

Abraço

Carlos TA
15/05/2012, 19:48
Estou negociando um kit de semi eixos e homocineticas rock assault em aço reforçado e o eixo está esperando .





E as fotos das novidades ????

Abraço

Fabil
15/05/2012, 20:47
a novidade é que o T.A está se revelando um otimo vendedor, já liquidou um punhado de peças que sairam da suspensao/transmissao dianteira :mrgreen:

LeoPOA
15/05/2012, 22:37
Boas novidades entao !!!

Alem de comprar peças p/ reforçar os eixos, ainda conseguem vender as "sobras" do vitara e ganhar $$$ heheheh coisa boa!!!

Abç.

Fabil
16/05/2012, 07:37
é o que eu digo p/ todo mundo que pensa em trocar de eixos. a venda dos originais amortiza uma bela fatia dos gastos

mauricioalan32
16/05/2012, 08:00
Bom saber Fabil... e como q ta ficando o andamento, esta tudo se encaixando?

Abs

Fabil
16/05/2012, 08:50
que nem LEGO :mrgreen:

os espaçadores sob medida de 50mm chegaram

mauricioalan32
16/05/2012, 12:58
hehehehehe... ta certo entao, mantenha-nos inormados!

abrass e sucessO!!

Carlos TA
16/05/2012, 13:03
Boa !!!

Mas a diferença entre os eixos é isto tudo ?





que nem LEGO :mrgreen:

os espaçadores sob medida de 50mm chegaram

carburador4x4
16/05/2012, 21:49
O trem já tá funfando, heim TA??!!! Tô de olho.................:concordo:

Carlos TA
19/05/2012, 12:03
O trem já tá funfando, heim TA??!!! Tô de olho.................:concordo:

Boa Carbura .

Carlos TA
19/05/2012, 12:10
Bom , a novidade hoje é que chegou o kit Rock Assault de semi eixos e homocineticas em aço 4340 . Agora falta só o bloqueio para poder fechar o eixo definitivamente .

348411

aryrj
20/05/2012, 07:09
Rapaz, que acabamento! Tá ficando sério o projeto... Parabéns!

Fabil
20/05/2012, 09:32
PQP!!! T.A.. voce passou "KAOL" nas peças?? :mrgreen:

Carlos TA
20/05/2012, 10:16
PQP!!! T.A.. voce passou "KAOL" nas peças?? :mrgreen:


Kkkkkkkkkkkkk ... da até dó de montar no eixo .

Fernando L. Schiesser
24/05/2012, 09:40
Bom , a novidade hoje é que chegou o kit Rock Assault de semi eixos e homocineticas em aço 4340 . Agora falta só o bloqueio para poder fechar o eixo definitivamente .

348411

Cara, uns "troços" bonitos desses deveriam ficar externos e bem aparentes, e não escondidos dentro do eixo...hehehe

Abs

Carlos TA
24/05/2012, 10:19
Concordo :concordo:



Cara, uns "troços" bonitos desses deveriam ficar externos e bem aparentes, e não escondidos dentro do eixo...hehehe

Abs

Léo Bacalhau
02/06/2012, 20:35
TA,
tô acompanhando tudo e torcendo para que dê tudo certo!!!

Vai ficar bruto!!!


Falô!

Carlos TA
03/06/2012, 09:13
TA,
tô acompanhando tudo e torcendo para que dê tudo certo!!!

Vai ficar bruto!!!


Falô!

Valeu Leo .
O negócio tá meio parado por aqui , mas daqui a pouco teremos novidades .

carburador4x4
03/06/2012, 13:37
E então, Sr. Carlos!! Já sabe quando será a estréia da viatura??? :twisted: hehehe

Carlos TA
03/06/2012, 14:21
E então, Sr. Carlos!! Já sabe quando será a estréia da viatura??? :twisted: hehehe

Bom, tá prometido pras 24hs , estou contando com isso , estou dependendo do Fabiano. Vamos ficar na torcida .

MBrau
03/06/2012, 21:27
Bom , a novidade hoje é que chegou o kit Rock Assault de semi eixos e homocineticas em aço 4340 . Agora falta só o bloqueio para poder fechar o eixo definitivamente .

348411

Essas homos são realmente muito robustas, além de serem muito bem fabricadas, pelo que vi as estrias são laminadas o que confere mais resistencia ainda! O Dodger4X4 aqui de Porto Alegre estava instalando no Samuca dele neste último sábado e aproveitei pra conferir as Rock Assault e pra comparar as medidas com as do samuca 97 e INFELIZMENTE SÃO DIFERENTES! Snif, snif
O cj. semi-eixo e homocinética dos 97 é mais comprido e como este modelo não foi vendido nos EUA, os donos de 97 ficam sem a opção de deixar o eixo dianteiro mais reforçado. O negócio é controlar um pouco o pé e evitar abusar no tamanho e no desenho do do pneu.
Alguém sabe qual é a empresa fabricante? Vou entrar em contato pra cotar um cj. para os 97.

abs

mauricioalan32
03/06/2012, 22:21
Mauricio, se não me engano a Enfer de Camaquã fabrica tbm uns eixos mais reforçados, não é a mesma liga dos Rock Assault, mas são mais resistentes! Segue link:
Metalrgica Enfer (http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/produtos.asp?idProdutoLinha=34&idProdutoCategoria=43)

Abs

Carlos TA
04/06/2012, 07:24
Os semi eixos Rock Assault são fabricados pela Trail gear Trail-gear.ca - the Canadian Source for Toyota Parts (http://www.trail-gear.ca/default.cfm?fa=products&ProdCategoryID=158) ,
mas comprei aqui no Brasil na SOB Kit de Semi-eixos e Homocinéticas Dianteiro Rock Assault? para Samurai sem planetárias (http://www.sobperformance.com.br/141039-3-k.html) .

A enfer também fabrica, não com o mesmo aço, mas mais resistente que os originais , na traseira uso os da enfer .

Valeu .

LeoPOA
04/06/2012, 09:12
Os semi eixo da Enfer sao fabricados em aço 4140, os Rock Assault sao em 4340.

Acho que os Enfer seriam a melhor soluçao para os samurais 97

Abç

MBrau
04/06/2012, 23:22
Os semi eixo da Enfer sao fabricados em aço 4140, os Rock Assault sao em 4340.

Acho que os Enfer seriam a melhor soluçao para os samurais 97

Abç

Pois é Léo, para o eixo traseiro, principalmente com bloqueio, fica OK! O problema mesmo é a falta de opção para o eixo dianteiro!

abs

Fabil
06/06/2012, 09:08
novidades no front... umas boas outras nem tanto...

uma das boas é que os alargadores de 50mm ficaram perfeitos, deixaram a bitola dianteira pareada com a traseira e com isso um bom espaço dentro da caixa de roda dianteira..

a ruim é que o carter do motor fica muito baixo em relaçao ao chassis, sendo obrigatorio deixar a frente do carro uns 50~70mm mais alta do que o previsto e por consequencia será necessario dar "um tapa" na traseira p/ levantar e deixar igual a frente

1ª e 2ª foto mostram o qual perto o carter ficou do eixo ( mantendo o entre-eixos original) e a altura do carro igualada com a traseira (original com lift de 2")

3ª foto mostra a comparaçao de bitola com o eixo dianteiro usando espaçador de 50mm

4ª e 5ª mostram como fica o eixo em relaçao o carter com o eixo deslocado 45mm p/ frete ( aumento de entreeixos) e o chassis levantado em 60mm. provavelmente ficara nessa altura p/ nao haver risco de colisao do eixo com o carter

Carlos TA
06/06/2012, 09:36
Bom, de qualquer forma este efeito colateral vai fazer a gente ganhar mais curso à força , ou não ?

O tapa na traseira seria só em termos de reposicionar molas e amortecedores, ou troca-los por maiores ? Ou os dois ? E a bandeja/pivot da suspa traseira , como fica ?

Detalha mais a suas idéias aí , que a curiosidade é grande .

Valeu.

LeoPOA
06/06/2012, 10:11
Dos males o menor hein...

Ainda vai ganhar um lift e ficar com tudo pronto p/ usar uns 35" no futuro hehehe Eixo p/ isso já tem né !!

Ta ficando show de bola !!!

Parabens!

Carlos TA
06/06/2012, 10:38
Dos males o menor hein...

Ainda vai ganhar um lift e ficar com tudo pronto p/ usar uns 35" no futuro hehehe Eixo p/ isso já tem né !!

Ta ficando show de bola !!!

Parabens!


Isso! Isso !

Mas 35" não dá não , foi ficar nos 32" .

mairo
06/06/2012, 10:55
eu tive um problema assim quando instalei o focinho do samurai no meu vitara, ele simplesmente não entrava, calçava no cárter e na travessa do chassis, a solução foi além de dar uma diminuída na travessa, levantar o motor com calços maiores! ai ficou blz! Acho um crime aumentar o entre eixos!

Carlos TA
06/06/2012, 15:00
eu tive um problema assim quando instalei o focinho do samurai no meu vitara, ele simplesmente não entrava, calçava no cárter e na travessa do chassis, a solução foi além de dar uma diminuída na travessa, levantar o motor com calços maiores! ai ficou blz! Acho um crime aumentar o entre eixos!

Engraçado Mairo , eu já uso o focinho do Samurai a mais de 5 anos e foi plug and play .

Não entendi o problema com relação a aumentar o entre eixos , me explica aí que sou leigo .

valeu .

fabiano caxias
06/06/2012, 15:38
a ideia vai andar,bacana,parabens

pena esses por menores tipo homos baratas,alargadores,traseira baixa e tal q sempre aparecem e q no fim da soma beiram oq eu tentei dizer sobre os eixos de rural

lembram quando perguntei no outro topico sobre a altura do jipe?mas acontece,é o preço do pioneirismo


quanto aos 45mm ,vai um 32 bem cuidadinho mesmo,os 35, léo,ou mesmo um 33 um dia precisaria mais q isso,talvez uma coisa a se antecipar,mesmo pq o futuro ninguem sabe ne,antes era 31 ja vai a 32...

mairo
06/06/2012, 15:51
o vitara por ter um entre eixos bem curto, na minha opinião, é ótimo, não acavala em quase nada, mesmo sendo meio baixo, quanto maior o entre eixos, maior a chance de enroscar na quina de um barranco por exemplo!

Fabil
06/06/2012, 15:51
Não entendi o problema com relação a aumentar o entre eixos , me explica aí que sou leigo .

valeu .

tambem gostaria da explicaçao criminal contra o aumento do entre-eixos :pensativo:

Fabil
06/06/2012, 15:54
o vitara por ter um entre eixos bem curto, na minha opinião, é ótimo, não acavala em quase nada, mesmo sendo meio baixo, quanto maior o entre eixos, maior a chance de enroscar na quina de um barranco por exemplo!

ô Mairo... concordaria com vc se o entre eixos fosse aumentado em 1 metro ou mais :mrgreen: vamos aumentar uma mixaria, só o suficiente p/ tirar o eixo da reta do "calombo" do carter... coisa de 45mm ou menos..

Carlos TA
06/06/2012, 16:10
É isso aí Fabiano Caxias , vamos aprendendo com os tropeços , mas ainda assim o custo do projeto está longe de beirar um projeto com os eixos de Rural .

E realmente o limite para estes eixos mesmo que reforçados , principalmente para o tipo de trilha que temos por aqui , seria um 31" recapado que aí sim "beira" o 32" .

Quanto ao futuro sei lá , posso até trocar de carro, mas uma coisa é certa não vou deixar de preparar o meu carro com o $ que tenho agora , porque no futuro posso querer colocar uns eixos de Rural , vou me divertir com o que tenho agora e o futuro do meu jipe , vou decidir no futuro .

Além do mais , existe uma discussão por aqui , com muita gente apostando inclusive eu claro, que o meu carro com os 31" teria um desempenho igual ou melhor que um Vitara com 33" e eixos de Rural, baseado no vão livre dos eixos (bola do dif menor) , no peso total do carro mais próximo do original mantendo as boas características de peso e equilíbrio do projeto do carro e etc .

Bom eu resolvi apostar nisto, até porque está até além do que poderia investir nessa brincadeira de 4x4 , daqui pouco tempo espero , vamos ter uma ideia do resultado .

Um abraço.

Carlos TA
06/06/2012, 16:11
É isso aí Mairo , acho que será pouco para causar este efeito que você está falando .

Valeu .

aryrj
06/06/2012, 18:22
Quanto ao futuro sei lá , posso até trocar de carro, mas uma coisa é certa não vou deixar de preparar o meu carro com o $ que tenho agora , porque no futuro posso querer colocar uns eixos de Rural , vou me divertir com o que tenho agora e o futuro do meu jipe , vou decidir no futuro .

Perfeito Carlos! Esse é o espírito!

LeoPOA
06/06/2012, 21:16
Aumentei aprox. 50mm quanto substitui os feixes de mola dianteiros no meu samurai.... Até o momento nao notei prejuizo nas trilhas em relaçao a um samurai com entre eixos original...

Flw

fabiano caxias
08/06/2012, 08:33
É isso aí Fabiano Caxias , vamos aprendendo com os tropeços , mas ainda assim o custo do projeto está longe de beirar um projeto com os eixos de Rural .

nao esqueça que eles nao acabaram ainda



muita gente apostando inclusive eu claro, que o meu carro com os 31" teria um desempenho igual ou melhor que um Vitara com 33" e eixos de Rural, baseado no vão livre dos eixos (bola do dif menor)

esse é o ponto positivo do seu projeto,fica melhor no vao livre mesmo,apesar de perder na largura


o vitara por ter um entre eixos bem curto, na minha opinião, é ótimo, não acavala em quase nada, mesmo sendo meio baixo, quanto maior o entre eixos, maior a chance de enroscar na quina de um barranco por exemplo!

so vai melhorar com essa pequena adiantada

mairo
08/06/2012, 19:57
blz pessoal, não ta mais aqui quem falou, mas a mão de obra vai ser f.....!!!! mudar o suporte das molas, mudar a posição dos braços de direção, etc! faz parte da função mesmo! lembrei que a direção esta semdo adaptada tbm!

Fabil
12/06/2012, 09:03
prosseguindo os trabalhos

o bloqueio chegou.
-foram retiradas as torres do chassis p/ abrir lugar p/ os pratos de mola e suporte dos amortecedores.

-o espaço no lado direito do eixo está sendo um grande problema, pois a bola do diferencial fica bem na reta onde deveria ficar o suporte do link direito, vai ser necessario modificar o suporte de modo que o link fique ligeiramente angulado p/ fora ( coisa de uns 5º)

- o proximo desafio/malabarismo será encontrar espaço para a barra panhard e seus respectivos suportes.


aguardem as cenas do proximo capitulo!!! :mrgreen:

Carlos TA
12/06/2012, 09:36
Fabil ,

olhando a foto da mola posicionada no lado esquerdo , ela está passando encostada no chassi , na hora que a suspensão torcer não vai raspar um no outro ?

Fabil
12/06/2012, 09:42
a mola nao vai ficar ali nao, repare na 3ª e 4ª foto que nao há espaço na canela do eixo p/ ela fica ali ( fica enconstada na bola do munhao), o mola ficará embaixo da longarina do chassis.

foi isso que tentei te explicar ontem por fone, agora com fotos acho que é possivel voce entender o motivo de usar mola pequena. simplesmente nao tem espaço p/ colocar mola grande.

AlemãoRS
12/06/2012, 09:51
E colocando o link por fora do chassis não tem espaço?

A panhard vai ser difícil mesmo achar espaço..

Fabil
12/06/2012, 10:03
E colocando o link por fora do chassis não tem espaço?

A panhard vai ser difícil mesmo achar espaço..

por for fora, sem chance nenhuma por dois motivos;
1- ficaria mais largo que as canelas do eixo
2- mesmo se colocasse os links convergindo p/ dentro em direçao ao eixo / \ os pneus raspariam nos links na parte de fora do chassis

outra opçao seria colocar os links por baixo da longarina do chassis, mas teriamos dois obstaculos:
1- o carro teria de ganhar uns 10cm de altura na suspenao ( obrigando a modificar completamente a suspensao traseira e deixando o CG nas alturas)
2- exisgira remover um pedaço na ponta do chassis p/ evitar que o link colidisse quando a suspensao fechasse.

Carlos TA
12/06/2012, 10:08
a mola nao vai ficar ali nao, repare na 3ª e 4ª foto que nao há espaço na canela do eixo p/ ela fica ali ( fica enconstada na bola do munhao), o mola ficará embaixo da longarina do chassis.

foi isso que tentei te explicar ontem por fone, agora com fotos acho que é possivel voce entender o motivo de usar mola pequena. simplesmente nao tem espaço p/ colocar mola grande.

Agora entendi .

Fabil
12/06/2012, 10:08
ô T.A

voce nao quer providenciar um parzinho de coil-over p/ nós nao? :mrgreen:
King Shocks Performance Race Series Coilover « King Off-Road Racing Shocks : kingshocks.com (http://www.kingshocks.com/products/performance/coilover-performance-race/)

um parzinho desses eliminaria 70% dos problemas e ainda ganharia uma performance danada na suspa :concordo:

T+

Carlos TA
12/06/2012, 10:15
Se custar até uns 100,00 legais eu compro ...:mrgreen:

O capilé zerou com os semis , block e pneus ...:parede:

Quem sabe no futuro ... rsrsrs ...

Fabil
12/06/2012, 10:23
no futuro nao precisa mais nao... depois que eu pegar o rabo e fazer malabarismo p/ achar espaço p/ mola/amortecedore convencional vai ficar desse jeito até o carro inteiro virar farinha!! :evil:

Carlos TA
12/06/2012, 10:30
no futuro nao precisa mais nao... depois que eu pegar o rabo e fazer malabarismo p/ achar espaço p/ mola/amortecedore convencional vai ficar desse jeito até o carro inteiro virar farinha!! :evil:


Magoou ... kkkk ,

bom... melhor ainda , menos uma grana pra juntar ... :concordo:

fabiano caxias
12/06/2012, 17:13
outra opçao,nao sei talvez colocar os links por cima e ja aproveitar em vez de modificar fazer um reforço por cima do eixo q serve alem de reforço ,de base pra mola,pro link e quem sabe um ''V'' ,alem de deixar o eixo limpo em baixo, vantagem q tinha esse projeto ate agora em relaçao ao rural

Fabil
12/06/2012, 17:18
Xará..

cogitei essa hipotese de colocar os links passando por cima da canela. p/ os links tem espaço, mas dai mata o espaço p/ mola e p/ piorar no lado direito fica tambem sem espaço p/ o suporte da panhard

T+

fabiano caxias
12/06/2012, 17:31
certo,por isso imaginei fazer um ''V'' preso ao reforço esse do eixo q subiria e nao modificaria os links,que pelo jeito vc ja tem prontos,
no meu puchei o eixo pra frente mas mantive a torre no original,ficaria ruim o suporte da mola atras do eixo mantendo a torre original?ganharia uns bons cm com isso nao sei nesse eixo se nao pega o pneu ja,mas fiz isso no meu na epoca e ai sobro espaço pro amortecedor
na epoca o centro do V deu do lado da bola,manteria a altura que vc pretende,ideia todo mundo tem hehe,mas sei q na pratica é f.

Fabil
15/06/2012, 10:01
o "front" está agitado essa semana...:mrgreen:

posiçao definitiva dos links e molas e altura final da frente do carro.

o proximo capitulo da novela agora é fazer os suportes para panhard e amortecedores

353547353550353549353548

Carlos TA
15/06/2012, 10:10
[QUOTE=Fabil;1716056]o "front" está agitado essa semana...:mrgreen:

posiçao definitiva dos links e molas e altura final da frente do carro.

o proximo capitulo da novela agora é fazer os suportes para panhard e amortecedores

/QUOTE]

Até que a diferença da frente não ficou tão grande .

Na suspa original do Samurai >95 , os links não pegam por baixo da canela do eixo não ?

Fabil
15/06/2012, 10:17
sim.. nos samurais helicoidais os links pegam por baixo da canela, pq?

Carlos TA
15/06/2012, 10:19
Então assim não vamos perder mais vão livre , provavelmente a bola é mais baixa .

Carlos TA
15/06/2012, 10:21
Mais um detalhe , com este aumento na altura da carroceria , deve caber os pneus sem cortar mais nada na lata , eles devem chegar terça feira e aí vamos testar .

Carlos TA
15/06/2012, 10:26
Fabiano ,
mais uma pergunta , estas fotos são com o carro na posição de "repouso" , suspensão nem aberta nem fechada . É isto ?

Fabil
15/06/2012, 11:11
sim.. a bola fica mais baixa que os links

Carlos TA
20/06/2012, 17:52
Hoje levei as rodas e os novos pneus 31' recapados com banda vj 900 , bom ,nas fotos nem ficaram tão grandes , na frente ficou um espaço muito grande na caixa de rodas e atrás vai pegar na parte da frente da caixa de rodas .

Achei que eles ficaram muito bom no carro e o vão livre também está bem bacana , estou doido para ver na prática .354368354369354370

Fernando L. Schiesser
27/06/2012, 14:26
na reta final!!!

suportes da panhard e panhard regulavel prontas

barra de direçao prontas

pratos de mola e batentes de mola já definidos e prontos

agora faltam os suportes de amortecedores e definir o tamanho dos mesmos



E aí Fabil,

Estou babando pela sua adaptação, realmente esse vitarinha ficará muito bom de trilha, parabéns...
Uma perguntinha, já tens ideia de como levantará a suspensão traseira para nivelar o veículo?, vais manter o wishbone ou modificar o sistema de ancoragem do eixo, tipo barra panhart?

Um abraço

Fernando

Fabil
27/06/2012, 15:12
a ideia é manter a traseira original trocando molas e amortecedores, a wishbone provavelmente necessitará de algum retrabalho p/ ajustar o angulo do pivô

maurobraga
28/06/2012, 14:53
esta ficando show o vitara, parabéns pelo projeto

maurobraga
02/07/2012, 12:04
Fabil, a direção permanece a original do Vitara?

Fabil
02/07/2012, 13:03
sim.. setor de dirçao original do vitara

maurobraga
02/07/2012, 16:33
legal, aparentemente a modificação não é tão complexa...

hoje estou rodando com pneus 31 recapados com godlokos da Ost Pneus (similar ao 3K) é o segundo jogo de pneus que uso e sem quebra... hehehe e olha que fiz o campeonato Catarinense de Raid completo e foi tudo bem...
Creio que mexendo no eixo dianteiro (ganhando mais espaço nas caixas de roda) de para rodar tranquilamente com pneus 33 recapados ou até 35... vai do pé do cidadão... o que vc acha?

maurobraga
02/07/2012, 16:34
legal, aparentemente a modificação não é tão complexa...

hoje estou rodando com pneus 31 recapados com godlokos da Ost Pneus (similar ao 3K) é o segundo jogo de pneus que uso e sem quebra... hehehe e olha que fiz o campeonato Catarinense de Raid completo e foi tudo bem...
Creio que mexendo no eixo dianteiro (ganhando mais espaço nas caixas de roda) de para rodar tranquilamente com pneus 33 recapados ou até 35... vai do pé do cidadão... o que vc acha?

Carlos TA
02/07/2012, 16:50
legal, aparentemente a modificação não é tão complexa...

hoje estou rodando com pneus 31 recapados com godlokos da Ost Pneus (similar ao 3K) é o segundo jogo de pneus que uso e sem quebra... hehehe e olha que fiz o campeonato Catarinense de Raid completo e foi tudo bem...
Creio que mexendo no eixo dianteiro (ganhando mais espaço nas caixas de roda) de para rodar tranquilamente com pneus 33 recapados ou até 35... vai do pé do cidadão... o que vc acha?

Mauro , eu estou fazendo tudo isto para rodas com 31" recapados , por aqui,o Fabil talvez possa falar melhor , nos 4 anos que faço trilha pesada não vi nenhum Vitara ou mesmo Samurai com os dois eixos bloqueados e fazendo trilhas de verdade com pneus maiores do que isso , meu carro era bloqueado só na traseira eu neste período já quebrei duas homo externas e uma interna , e posso te garantir que sou amante da tocada leve , do trabalho da susp e da redução .

Tenho certeza que o que faz toda a diferença é o tipo de terreno , por aqui nossas trilhas estão mais para rock crawling do que para raid , nem melhor nem pior só diferente . você vai ter que avaliar as suas condições por aí e ir por tentativa e erro ( $$$) .

Falô .

Fabil
02/07/2012, 17:01
Mauro.. 35" com os eixos originais, SEM CHANCE

idem p/ 33" pode até conseguir rodar, mas vai ser aquele medo constante de quebrar homocinetica, mesmo que na sua regiao as trilhas seja predominantemente atoleiro/areia

aqui na regiao de BH é como o T.A disse, predominancia de rochas e erosao o que exige muuiiitttooo dos eixos.. vitara original com pneus 31" por aqui é um festival de homocineticas quebradas :mrgreen:

Andrei Hasse
10/07/2012, 21:50
Fala Pessoall

A quantas anda o projeto? Eiita curiozidade eim ehehehe

aryrj
12/07/2012, 08:17
TA, me tira uma dúvida. Na primeira foto do primeiro post, dá a impressão que tuas rodas são de talas diferentes, talvez 1" a mais na traseira. É isso ou é só ilusão de ótica?

Carlos TA
12/07/2012, 08:22
Fala Pessoall

A quantas anda o projeto? Eiita curiozidade eim ehehehe

O Fabil , me disse que está planejado para este fim de semana o primeiro teste rodando , se acontecer mesmo, posto aqui as fotos e vídeos .

Valeu .

Carlos TA
12/07/2012, 08:23
TA, me tira uma dúvida. Na primeira foto do primeiro post, dá a impressão que tuas rodas são de talas diferentes, talvez 1" a mais na traseira. É isso ou é só ilusão de ótica?

As rodas são iguais , 7" com off set -12 .

Fabil
13/07/2012, 09:04
a batalha quase nos finalmentes!!!! :mrgreen:

altura final do carro definida como mostrada nas primeiras fotos. a bitola dos eixos ficou praticamente a mesma, uma mixaria mais estreito na frente, mas nada que atrapalhe.

lembrando que o carro está com calço de carroceria, portanto caso o T.A opte por retira-los, o "vazio" na caixa de rodas ficará menor e o centro de gravidade abaixa.

a suspensao torceu bacana, porem como está sem amortecedor, abriu até mais do que deveria fazendo a mola soltar do berço, apos a instalaçao dos amortecedores a abertura será limitada e sem risco da mola sair.

T+

mauricioalan32
13/07/2012, 09:51
Coisa do capeta isso!

AlemãoRS
13/07/2012, 09:54
Muito bom!
Parabéns!

LeoPOA
13/07/2012, 09:57
Gurizada,

Parabéns pelo projeto !!!!

Ficou Perfeito !!

Abraçao e boas trilhas !!

Fernando L. Schiesser
13/07/2012, 10:38
Fabil e TA,

Vcs estão de parabéns, fiquei babando nas alterações e que por sinal ficaram ótimas...
Esse vitarinha ficará um monstro nas trilhas, acho que deverá alterar o nome de Miguilim para Monstrolim...hehehe

Um grande abraço

Fernando

nanito
13/07/2012, 10:54
Belo trabalho!!

Agora ficamos no aguardo das fotos da estréia na trilha! :mrgreen:

Abraços e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho!!

Carlos TA
13/07/2012, 13:17
Valeu galera , também estou doido pra testar na trilha !!!

Andrei Hasse
27/07/2012, 21:38
Fala T.A

Qual prognóstico do aparelho? Rolou um teste??

Abrsss

Carlos TA
31/07/2012, 16:07
Kkkkkk...

O aparelho seria o Vitara ??? Bom estou ancioso , mas quem pode dar uma previsão melhor do primeiro teste em trilha é o Fabiano .

Léo Bacalhau
13/08/2012, 21:42
Será que fica pronto pro PRB??? Hehehe...

Tá ficando show d+!!!


Falô!

Carlos TA
14/08/2012, 08:17
Não sei não Léo , tá bravo , chega o natal mas não chega o dia do primeiro teste em trilha ...:evil:

Fabil
14/08/2012, 09:10
começaram as piadinhas né? :mrgreen:

Carlos TA
14/08/2012, 09:51
começaram as piadinhas né? :mrgreen:

Só fazendo piadinha pra aguentar a abstinência de trilha ...

LeoPOA
14/08/2012, 10:22
Aproveitando o tópico sobre o SAS...

Fabil,

O eixo dianteiro do samurai poderia ser adaptado em uma tracker ou GV 3P ?

Abs

Fabil
14/08/2012, 10:24
poder até pode, mas vai dar um trabalho danado p/ arrumar espaço p/ molas e amortecedores

Carlos TA
18/08/2012, 17:20
Amigos , hoje rolou o primeiro teste na trilha , claro que ainda tem alguns ajustes pra fazer mas o conjunto funcionou muito bem . Gostei muito do comportamento dele na trilha . 365293365294365295365296365297

Carlos TA
18/08/2012, 17:29
Mais algumas fotos .

365298365299365300365301

Carlos TA
18/08/2012, 17:34
Bom , agora é finalizar os detalhes que apareceram e botar o carro pra rodar de verdade .

jorgeffn
18/08/2012, 17:49
Mais algumas fotos .

365298365299365300365301

Show de bola T.A.!!! Parabéns para vc e pro Fabil pelo projeto!!!
vai dar show nas trilhas!!!!!!


abs!!

Carlos TA
18/08/2012, 18:08
Valeu Jorge , obrigado

aryrj
18/08/2012, 19:03
OPA! Nasceu a criança! E muito bem de saúde!

Parabéns T.A. pelo pioneirismo e ao Fabil pela maestria no projeto e execução!!! :palmas::palmas::palmas:

Fabil
18/08/2012, 20:31
valeu Jorge e ary

agora vamos fazer algumas correçoeszinhas e "perfumarias" e pronto! :palmas:

mauricioalan32
19/08/2012, 18:03
Parabéns Fabil pelo projeto e desenvolvimento, e também meus parabéns ao Carlos TA pela iniciativa e pela viatura. Ficou show de bola, talvez seja essa uma solução para a dianteira do Vitarinha, agora é só ver na prática e na resitencia do conjunto todo ao decorrer das trilhas. Mantenha-nos informados!

Abs

Carlos TA
19/08/2012, 18:49
Valeu Ary e Maurício .

Fernando L. Schiesser
20/08/2012, 12:17
Parabéns ao criador e ao pai da nova e invocada criatura 4x4...
Fico feliz em ver um projeto bem elaborado dar certo...
Agora é só alegria...

Um abraço

Fernando

nanito
20/08/2012, 12:32
Ô Fabil e Carlos, dá pra nos dar uma noção de quanto $$$ saiu a brincadeira toda?!

Carlos TA
03/09/2012, 10:21
Nanito ,

Pacote completo incluindo pneus , você pode colocar uns 10K .

Sem contar o que você pode recuperar com a venda das peças antigas .


Ô Fabil e Carlos, dá pra nos dar uma noção de quanto $$$ saiu a brincadeira toda?!

TFelipe
03/09/2012, 20:35
BA que caprixo! parabens!

mas só 10k com rodas e pneus? até que não ta caro! se a moda pega rsrsrs

eu por exemplo estou a um bom tempo estudando a possibilidade de fazer a suspensão do meu vitara que é original, chegei a conclusão que preciso de 2k pra Molas+Amortecedores+MO, se for contabilizar ainda o focinho de ferro dianteiro que também teria que colocar são 3mil... 3mil pra fazer uma suspensão comum, ou gastar mais e fazer um negocio violento desses?? eis a questão


tirando as trilhas, como ficou o conforto pra andar pela cidade? acredito que tenha ficado melhor também (mais macio), porque conhvenhamos, o vitara original é duro!

Carlos TA
03/09/2012, 21:42
BA que caprixo! parabens!mas só 10k com rodas e pneus? até que não ta caro! se a moda pega rsrsrseu por exemplo estou a um bom tempo estudando a possibilidade de fazer a suspensão do meu vitara que é original, chegei a conclusão que preciso de 2k pra Molas+Amortecedores+MO, se for contabilizar ainda o focinho de ferro dianteiro que também teria que colocar são 3mil... 3mil pra fazer uma suspensão comum, ou gastar mais e fazer um negocio violento desses?? eis a questãotirando as trilhas, como ficou o conforto pra andar pela cidade? acredito que tenha ficado melhor também (mais macio), porque conhvenhamos, o vitara original é duro!Felipe , as rodas eu ja tinha , no asfalto ele ficou com um chimbre na faixa dos 40km/h , ta também com um barulho no carda traseiro , voltou para a oficina para acertar esses detalhes .

aryrj
08/09/2012, 08:30
Já tive esse problema e era luva do cardã.

Raphaelbsv
12/09/2012, 14:29
O carro ficou show, parabéns a todos que participaram deste projeto.

Fabil
19/09/2012, 12:44
ajustes finais

ajustando o caster p/ 3º.
p/ nao ter problemas com angulo de cruzetas e pinhao, foi necessario descravar os munhoes, rotacionar e ressolda-los

vamos ver se o shinmy some de vez!

RicardoM
19/09/2012, 22:39
Parabéns Fabil, suas adaptações estão ficando show de bola.

Juliano Nitsch
19/09/2012, 23:35
Fala Fabil...

Tive este problema com um SPOA de uma Bandeirante de um cliente meu. Reposicionei os munhoes também e acabou o problema. Porém acho que valeria a pena vc deixar uns 5 graus ou mais. Apesar de resolver o problema na Band, achei que foi pouco 3 graus.

Além do mais, nao sei se seria o caso deste seu cliente, se por algum motivo quiser colocar molas mais altas, ainda assim ficaria com um cáster dentro da medida, devido a nova inclinacao do eixo.

Parabéns pela empreitada.

Fabil
21/09/2012, 07:34
bao.. caster ajsutado em 3º, será feito um pequeno test drive no asfalto p/ ver como ficou, estando tudo certo, viatura pronta p/ trilha!

Carlos TA
30/09/2012, 11:14
https://www.youtube.com/watch?v=ewsGC0njb5Q&feature=youtube_gdata_player

Vídeo da primeira trilha ontem .

norberto
30/09/2012, 14:55
Miguilim tá Show!!

RicardoM
30/09/2012, 18:32
Show de bola. Parabéns Carlos, a viatura ficou muito boa.

aryrj
30/09/2012, 18:41
:concordo::concordo::concordo:

Raphaelbsv
01/10/2012, 16:10
Parabéns pelo upgrade, ficou muito bom.

Carlos TA
01/10/2012, 16:29
Parabéns pelo upgrade, ficou muito bom.


Valeu galera obrigado .

mauricioalan32
01/10/2012, 22:15
Parabéns, Carlos... ficou show a viaturaaaa!!

abs

Fernando L. Schiesser
02/10/2012, 08:49
Carlos e Fabil

Parabéns pela viatura, realmente ficou muito legal e com boa articulação.
As filmagens ficaram perfeitas...



Fernando

Carlos TA
02/10/2012, 09:26
Carlos e Fabil

Parabéns pela viatura, realmente ficou muito legal e com boa articulação.
As filmagens ficaram perfeitas...



Fernando

Valeu Fernando e Maurício , no próximo sábado vou participar do Suzuki Adventure na categoria extreme aqui em BH e pela conversa por aqui , será na Tapete Branco , uma trilha barra pesada , vamos ver o desempenho da viatura .

Falô .

Carlos TA
05/10/2012, 18:10
Amigos , parei o carro hoje para trocar todos os óleos e fiz umas imagens da suspensão , dá para ter uma visão detalhada do serviço .



http://www.youtube.com/watch?v=zYzIXvZ2o8s&feature=share&list=UUexwTphiyM qHqJlLdRscEaA

Juliano Nitsch
05/10/2012, 20:00
Esta oficina é especializada em Suzuki ? Pode passar o contato ?

Ficou show a adaptacao.

Até mais.

Carlos TA
05/10/2012, 22:40
Juliano .

E sim uma oficina especiaizada em Suzuki .

Se chama MinasMotors , 3411-6996. Pode falar com o Edmur .

Falou

Juliano Nitsch
06/10/2012, 10:28
Ok Carlos... muito obrigado.

Até mais

Fabil
07/10/2012, 10:50
ô Juliano, vc está perguntando sobre a oficina que trocou os oleos ou a que fez o projeto SAS ?

Carlos TA
07/10/2012, 11:13
Galera , eu e meu navegador Robson Laporte , ganhamos a etapa deste fim de semana da Suzuki Adventure na categoria Extreme , só alegria . Mais uns dias deve aparecer mais material , por enquanto vai uma palinha .



http://www.youtube.com/watch?v=n5jy4wfqajc&sns=em

Juliano Nitsch
07/10/2012, 19:57
Fala Fabil... o projeto e execucao eu sei q foi sua... estava me referindo a oficina que trocou os óleos mesmo.

Até mais.


ô Juliano, vc está perguntando sobre a oficina que trocou os oleos ou a que fez o projeto SAS ?

Fernando L. Schiesser
08/10/2012, 15:43
Galera , eu e meu navegador Robson Laporte , ganhamos a etapa deste fim de semana da Suzuki Adventure na categoria Extreme , só alegria . Mais uns dias deve aparecer mais material , por enquanto vai uma palinha .



http://www.youtube.com/watch?v=n5jy4wfqajc&sns=em


Grande Carlos,

Parabéns pela vitória, sei o quanto é difícil vencer certos desafios na trilha e ainda manter média e boa navegação.
Vi os vídeos com seu vitara e agora ficou relativamente fácil passar pelos obstáculos, o bichinho torce muuuuuito...hehehe

Um abraço

Fernando

jorgeffn
08/10/2012, 19:10
Galera , eu e meu navegador Robson Laporte , ganhamos a etapa deste fim de semana da Suzuki Adventure na categoria Extreme , só alegria . Mais uns dias deve aparecer mais material , por enquanto vai uma palinha .



http://www.youtube.com/watch?v=n5jy4wfqajc&sns=em

Parabéns T.A!!! Show de bola demais!!!!

Miguilim tá show!!!! e pelo resultado.. a condução tb!! hehehe:palmas:

abs!!!

Carlos TA
08/10/2012, 19:36
Obrigado




Fernando e Jorge , foi muito bacana o evento .

Tem umas fotos aqui.

1º Lugar V Etapa Suzuki Adventure 2012 - Extreme | Facebook (http://www.facebook.com/media/set/?set=a.366625643421323.87333.100002216702267&type=1&l=19cb859076)

Carlos TA
13/10/2012, 17:03
Uma palhinha da trilha de hoje , mais tarde vem o vídeo completo .



http://youtu.be/DGewOM6nJZo

Carlos TA
15/10/2012, 20:25
Vídeo completo da trilha de sábado passado , em vários momentos é possível ver a suspa trabalhando bem ,



http://youtu.be/kHlXBQYbayE

RicardoM
17/10/2012, 01:25
Vídeo completo da trilha de sábado passado , em vários momentos é possível ver a suspa trabalhando bem ,



http://youtu.be/kHlXBQYbayE



Trilhazinha punk essa hein, o miguilim mandou muito bem. Parabéns Carlos e Fabil.

Fabil
17/10/2012, 08:22
valeu Ricardo!!

realmente essa trilha nao é moleza nao..heheh tem muita erosao, barrancos etc..

Carlos TA
17/10/2012, 08:30
Valeu Ricardo , a trilha é realmente muito boa ... , e o mais legal é ver o comportamento do carro nos lugares que ele tinha mais dificuldade pra passar anteriormente .

fabiano caxias
17/10/2012, 09:47
Essa regiao de vcs é otima,nao precisa motorzao,nao precisa pneuzao,e tem otimas dificuldades,com pneu 31 ou 37 se faz a mesma trilha,isso é bom

aqui quem tem 33 ja nao passa pq um tem 35 e afunda o corredor e assim por diante,daqui uns dia os corredores vao ter 3 metro de agua e vamos ter q usar pneus agricolas

Fabil
17/10/2012, 09:53
ô xará... vem p/ ká trilhar com a gente :mrgreen:

Carlos TA
17/10/2012, 10:18
Essa regiao de vcs é otima,nao precisa motorzao,nao precisa pneuzao,e tem otimas dificuldades,com pneu 31 ou 37 se faz a mesma trilha,isso é bom

aqui quem tem 33 ja nao passa pq um tem 35 e afunda o corredor e assim por diante,daqui uns dia os corredores vao ter 3 metro de agua e vamos ter q usar pneus agricolas


Eu não diria que é ótima , diria que é bem diferente dos bosteiros e alagados aí do Sul , e sim a preparação do carro para andar andar por aqui é bem diferente por conta da característica do terreno , aqui precisamos de redução, bloqueio e curso de suspensão .
Com relação a pneus , na semana passada medi o vão livre da bola do dif do Troller com 33" e do meu carro com 31" e comprovei a lenda que um Samurai com 31" tem o mesmo vão livre do que um D44 com 33" , na verdade deu um cm a mais para o eixo de Samuca .
E viva a diferença .

fabiano caxias
17/10/2012, 14:58
ô xará... vem p/ ká trilhar com a gente

que dera poder me dar a esse luxo,ai é looooge pa caramba tche


Eu não diria que é ótima , diria que é bem diferente dos bosteiros e alagados aí do Sul , e sim a preparação do carro para andar andar por aqui é bem diferente por conta da característica do terreno , aqui precisamos de redução, bloqueio e curso de suspensão .
Com relação a pneus , na semana passada medi o vão livre da bola do dif do Troller com 33" e do meu carro com 31" e comprovei a lenda que um Samurai com 31" tem o mesmo vão livre do que um D44 com 33" , na verdade deu um cm a mais para o eixo de Samuca .

aqui nao seria o caso dos alagados mais ao sul do nosso estado,mas é uma regiao em que tem lugares semelhantes a esses do video,com um problema que é justamente quatro ou cinco pontos de alagados na mesma trilha q mata o peao q tiver pneu baixo,vc faz 80% da trilha sem precisar pneuzao,mas nesses pontos,por ser corredor de gado e nao ter desvios,ai nao tem choro,entao precisaria curso,torque,giro,vao livre,pneuzao,bloqueio...heheheh

o vao livre do eixo do samurai realmente é incrivelmente melhor sempre


E viva a diferença .

vivaaa

Carlos TA
07/11/2012, 08:34
Mais uma aresta sendo acertada , como a barra de direção ficou com uma inclinação maior que a desejada, tava causando um efeito chamado "bump steer " , toda vez que o carro passa por uma irregularidade a direção vira , poderíamos resolver isso comum "high steer " , mas teve espaço no eixo , então o Fabil conseguiu um "droop pitman " , vamos montar esta semana e depois posto aqui o resultado.

Valeu .379485

Carlos TA
09/11/2012, 17:42
Mais uma correção no projeto , os amortecedores da Ipanema que foram colocados na dianteira não aguentaram a pauleira , no ultimo fim de semana um quebrou o olhal inferior, na Galopeira .
Agora vamos instalar esse DT 8129 , aí acho que o papo muda .
380044