PDA

Ver Versão Completa : Tampa do distribuidor



monge
22/03/2003, 20:31
E æ povão... tudo tranquilo?

Hoje aconteceu uma coisa comigo meio estranha comigo. Estava tentando atravessar um alagado de mais ou menos uns 70 a 80cm de profundidade.. ou mais... minhas rodas 31" ficaram todinhas debaixo d'água.

Fiquei brincando neste alagado indo e vindo um monte de vezes, até que o jeep morreu. Normal.. distribuidor molhou. Esperei um tempinho e sai da água. Após isso um outro jeep entra e para pelo mesmo motivo.

Achamos mais facil rebocar ele, então entrei com o meu jeep no alagado novamente, passamos a cinta e vim rebocando ele pra fora. Foi æ que meu jeep começou a falhar, falhar, e custei a tirar o outro de dentro do alagado. Fui secar meu distribuidor e pra minha surpresa estava seco, olhei o platinado estava normal, velas tudo certo. Foi æ que reparei na tampa do distribuidor, ela trincou por dentro. E parecia que apenas um cilindro estava funcionado.

O jeep de primeira, reduzida não conseguia andar no plano, e estava fazendo um barulho igual picadeira. Como esta é a primeira vez que tenho problemas no distribuidor, esta trinca poderia estar ocasionando fuga de corrente? Pois apenas uma vela estava recebendo as faíscas, as outras nem sinal dava.

Ou será os cabos do distribuidor que foram pro saco? Se bem que troquei os cabos e o problema continuou...

Alguém já passou por isso? Tem alguma idéia?

[]'s querendo arrumar até amanhã pra poder continuar a trilha

Eugênio

Giovani
22/03/2003, 21:25
:D Olá Monge!

8) Infelismente só a troca da tampa resolverá seu problema. Foi o choque térmico que trincou a tampa. Com o trinco há fuga de corrente, ocasionando as falhas. Esse é um dos motivos pelos quais se usam as "panelas de pressão", sendo essa a melhor opção para se fazer a vedação da distribuição. :wink:

monge
23/03/2003, 01:07
Valeu Giovani, eu tava suspeitando que poderia ser isso, mas sabe como é, agente não costuma acreditar no problema da gente... hehehehehe

Vou tentar arrumar uma tampa do distribuidor para amanhã. Por falar em panela de pressão, tenho um amigo que tem, mas ele nem usa no jeep dele, porem pelo que já vi, ela não é 100% vedada. Entra agua nela.

Meu distriuidor estava vedado com silicone, e como meu jeep é SPOA, nunca tive problema com alagados, porém como aqui está chovendo muito, o nível do laguinho subiu onde ocorreu o choque térmico e trincou a tampa... foi uma pena.

[]'s

Eugênio

Giovani
23/03/2003, 01:46
Vou tentar arrumar uma tampa do distribuidor para amanhã. Por falar em panela de pressão, tenho um amigo que tem, mas ele nem usa no jeep dele, porem pelo que já vi, ela não é 100% vedada. Entra agua nela.


:D Olá Eugênio!

:shock: Se não é 100% vedada é por falha de montagem, mesmo as panelas compradas prontas devem ser vedadas com silicone. No meu Jeep fiz uma "panela de pressão" com tubo e tampas de PVC, vedação 100%!!!!! :wink:

monge
23/03/2003, 10:29
E æ Giovani... a deste amigo meu é uma caixa quadrada de plástico... um troço muito estranho mesmo...

Agora me interesei por esta panela de pressão sua... como vc a fez? É complicada? Estou imaginando aqui mais ou menos, mas ainda não finalizei a idéia...

[]'s

Eugênio

Giovani
23/03/2003, 14:26
:D Olá Eugênio!

:D É simples. Vc precisa de duas tampas e um pedaço de +ou- 20 cm de PVC branco de 150mm. Retire a distribuição do motor. Pegue uma das tampas e fure, fora de centro, uma passagem para o eixo da distribuição, pois é preciso entrar o avanço junto. Prenda essa tampa na parte de baixo do caneco da distribuição, usando um dos parafusos que estão embaixo, ou então com uma borracha enrolada e abraçadeira no pé do caneco (não no eixo né). No tubo faça os furos para os cabos de vela, bobina e fiação da distribuição. Monte a distribuição no motor apenas com a tampa de baixo. Depois monte a tampa da distribuição com os cabos e ponha o tubo já com os furos. Passe os fios. Na outra tampa de pvc faça um furo e ponha uma manguinha ligada no filtro de ar, que servirá para tirar a umidade que se formará dentro. Finalmente ponha essa tampa e vede tudo com silicone, as tampas, cabos, fios.
O resultado: vira um submarino. É claro que é preciso pôr manguinhas em todos os suspiros, diferenciais, câmbio, motor e até mesmo o do tanque, para não contaminar a gasolina. :wink:

monge
23/03/2003, 16:04
Legal, agora entendi como se faz... eu imaginei mais ou menos o que vc falou. Vou tentar fazer aqui depois.

Vc acredita que a tampa do distriuidor minha funcionou? Arrumei uma solução de Mc Guyver... até agora eu não estou acreditando que deu certo.

Chamei um amigo aqui em casa, ele tinha uma tampa sobrando, mas a dele era das baixas, não servia no meu. Então olhamos, tudo, platinado, velas, e só a tampa apresentava o problema. Já que eu teria que trocar a tampa mesmo, ele pegou uma faca e começou a raspar a trinca que tinha nela. Raspou, raspou, e montou novamente o distribuidor... e vc acredita que funcionou? Ficou como nova, deu até pra terminar a trilha que começamos ontem e ainda atravessei o lago que trincou a tampa minha.

Até agora eu não estou acreditando que funcionou. Tem coisas que só um jeep aceita... :D

[]'s incrédulos :shock:
Eugêrnio

du
24/03/2003, 14:49
:D Olá Eugênio!

:D É simples. Vc precisa de duas tampas e um pedaço de +ou- 20 cm de PVC branco de 150mm ........ :wink:

Geovani,
Se tiver um tempinho, tire umas fotos e coloque aqui, no item Adaptações, a idéia é tão boa que muita gente vai querer usar.

Abraços Du.

Giovani
24/03/2003, 18:32
:D Olá du!

:D Daqui uns dias vou receber meu Scanner, aí vou despejar fotos aqui no fórum... :wink:

Alexandre Vaz Ferreira
31/03/2003, 23:21
E aí pessoal. Aproveitando o assunto, gostaria de dizer que o meu CJ5 66 c/ motor bf 161 que comprei a pouco veio com um tal de distribuidor suspenso :? , tem um prolongamento no eixo, provavelmente com uma cruzeta que deixa o distribuidor na altura (+/-) da tampa do cabeçote. quero saber se vcs conhecem este esquema, será que isto vem pronto ou foi feito em casa, será que aguenta o tranco :?: ?
Um abração .Alexandre

Giovani
01/04/2003, 00:18
:D Olá Alexandre!

:D Já vi gente fazendo essa proeza. É fabricação caseira, isso não existe pronto. A "teoria" da coisa é deixar o distribuidor mais alto para não pegar água e começar a falhar. Na prática não funciona. A hélice vai jogar água pra todo lado, inclusive batendo no capô e aterrisando na distribuição! De qualquer forma é preciso vedar a distribuição. Como já tá feito... apenas vede bem. :wink:
Se estragar um dia, troque por um original!

Giovani
08/04/2003, 01:03
:D Alô turma!

:D Conforme prometido estou colocando a foto da "panela de pressão", feitas com tubos de PVC de 150 mm. Duas tampas e um pedaço de 20 cm de tubo. :wink:

Eduardo Souza
08/04/2003, 02:04
Grande Giovani!

Vale a msg logo abaixo!

Eduardo

Eduardo Souza
08/04/2003, 02:04
Grande Giovani!


Conforme prometido estou colocando a foto da "panela de pressão", feitas com tubos de PVC de 150 mm. Duas tampas e um pedaço de 20 cm de tubo.

Patenteia a idéia! :) Faz um kit e coloca pra vender no mercado, cumpadi!
Os grandes negócios nascem de idéias simples!

[]'$ já pensando nas L$ que vc vai faturar! :lol:

Eduardo

Giovani
08/04/2003, 03:50
:D Não dá tempo, o pessoal copia logo... :lol: :lol:

Ian Moreira
05/11/2003, 14:08
Beleza Geovani :?:
Chefe o meu distribuidor não é eletrônico se eu fizar a "Panela de Pressão" posso cozinhar feijão durante a trilha :?: :lol: :lol: :D :) :? :oops: , brincadeira
Perguntas
:arrow: A tampa(cap de esgoto) de cima eu adesivo ela :?:
:arrow: Quando eu precisar regular o carro, tem como tirar a panela , sem soltar ou quebrar algo :?:
:arrow: o meu filtro é a óleo,como eu faço p/ligar o suspiro :?:
:arrow: o cano do avanço eu vou ter que cortar a conexão e depois flangear :?:
:arrow: Não fica muito difícel para regular o ponto do carro :?:

Ajuda aí véi,


Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Giovani
05/11/2003, 20:22
Perguntas
:arrow: A tampa(cap de esgoto) de cima eu adesivo ela :?:
:arrow: Quando eu precisar regular o carro, tem como tirar a panela , sem soltar ou quebrar algo :?:
:arrow: o meu filtro é a óleo,como eu faço p/ligar o suspiro :?:
:arrow: o cano do avanço eu vou ter que cortar a conexão e depois flangear :?:
:arrow: Não fica muito difícel para regular o ponto do carro :?:

:D Grande Ian!!!

:D Vamu lá:
:arrow: Encaixa ela e passa silicone na borda.
:arrow: Vc regula sem tirar nada, a panela gira junto com a distribuição. Se for regular o platinado, tire a tampa da panela e depois a tampa da distribuição.
:arrow: Troque o filtro! Não por esse motivo, mas simplesmente por que esse filtro é uma "porcaria"... Vc pode ligar o suspiro no tubo que liga ele ao carburador.
:arrow: Não entendi a dúvida do cano...
:arrow: Não. Basta vc "fazer" uma chave. Pegue uma chave de boca de 1/2" e dobre ela, fazendo um "L". Assim vc solta o parafuso da distribuição e gira a panela, com a distribuição junto.
[]'s

Ian Moreira
06/11/2003, 08:53
Beleza Giovani :?: :!:

Chefe é o seguinte: é o cano do avanço do distribuidor que vai na base do carburador, falou :wink:


Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Giovani
06/11/2003, 13:04
Beleza Giovani :?: :!:

Chefe é o seguinte: é o cano do avanço do distribuidor que vai na base do carburador, falou :wink:

:D Grande Ian!!!

:D Ainda não sei se entendi sua dúvida... Mas o avanço fica dentro da "panela", com a manguinha saindo por um furo na tampa inferior. :wink:
:D Dê uma olhada nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=736
:D Se ainda tiver alguma dúvida, manda!!!
[]'s

Fábio Soares Gianesella
11/11/2003, 23:32
Fala lameiros,

Estou tendo dificuldades com meu distribuidor... ÁGUA !!!!
Falei com um grande amigo meu....e ele falou que é possível
acabar de vez com este pepino........

Ele falou sobre o milagre da "IGNIÇÃO ESTÁTICA"
não entendi bem o que ele falou mas vou tentar explicar.....

No papel do distribuidor usa-se duas bobinas que controlam as sentelhas nas velas.....

Vou tentar pegar mais informações

abraço

Dalai LAMA

Danniel Pizatto
11/11/2003, 23:49
Esse é o princípio usado em carros com ignição/injeção eletrônica: uma bobina pra cada dois cilindros. Assim uma central tem o controle exato sobre o avanço, conforme o mapeamento do motor.

Mas pra implantar isso num Jeep não seria a coisa mais fácil do mundo... Seria necessário a instalação de um sensor de passo bem preciso (por exemplo, no próprio eixo do distribuidor), junto com uma central pra decodificar os pulsos e controlar as bobinas... mas como vantagem, é praticamente imune à água.

mas me surgiu uma dúvida quanto a esse sistema: como é uma bobina pra dois cilindros, isso quer dizer que tem centelha em dois cilindros simultâneamente??

fugger
12/11/2003, 01:05
mas me surgiu uma dúvida quanto a esse sistema: como é uma bobina pra dois cilindros, isso quer dizer que tem centelha em dois cilindros simultâneamente??

:) Sim, 1e 6, 2 e 5, 3 e 4. Já que quando um esta em compressão o outro esta expulsando os gases. :wink:

:) É um sistema usado nos motores modernos e é facil de ver nos fiat uno e palio 1.0 anos 99/2000, mas adaptar no cj não é tarefa das masi fáceis, sem falar no custo. talvez compense trocar de motor :?

[]'s

Ian Moreira
12/11/2003, 07:55
uma bobina pra cada dois cilindros. Assim uma central tem o controle exato sobre o avanço, conforme o mapeamento do motor.um sensor de passo bem preciso (por exemplo, no próprio eixo do distribuidor), junto com uma central pra decodificar os pulsos e controlar as bobinas...tem centelha em dois cilindros simultâneamente??

É, é mais fácil eu colocar a "PANELA DE PRESSÃO" para cozinhar o feijão :D , OPPS, digo para não entrar água, HEHEHE :lol: :D :) :?

Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Rafaelopaleiro
05/11/2019, 12:36
a minha f-75 passa so a primeira corrente quando liga ai não passa pras vela.

retirando o cabo gira e não passa corrente sera que e o distribuidor?

?