PDA

Ver Versão Completa : Uso do bloqueio da defender em asfalto na chuva

Vinicimaes
08/04/2012, 19:48
Pessoal, retornando hoje (8 de abril de 2012) de SÃO PAULO para CURITIBA via Regis Bitencourt (116) peguei uma chuva, ou melhor, um dilúvio. Trafegando em asfalto mas com toda esta chuva, optei por bloquear o diferencial central para ter melhor segurança nas curvas. Andar com um 4x4 integral na chuva já é bom, bloqueado então a impressão é de ter atracado num trilho. Fica muito seguro e dá a impressão até de estar andando no seco. A dúvida é se usar o bloqueio nesta condição causa algum dano para o sistema ou se ele também foi projetado para isto. Gostaria da opinião de todos do forum à cerca deste tópico. Aguardo retorno.

Marco Aurélio R Guimarães
08/04/2012, 20:02
Salve Vini!
Tenha em mente, que o diferencial central compensa as diferenças de velocidades dos eixos dianteiros e traseiros. Desta forma, o cuidado que deve ter em pisos como o asfalto, é em relação à curvas. Acredito que curvas suaves não irão ocasionar forças danosas ao equipamento. O cuidado são com as curvas mais fechadas. Quanto à velocidade, não há problema.
Acredito que você tenha feito a coisa certa para se sentir mais seguro e transmitir essa segurança à família, porque, com o diferencial central desbloqueado, se somente uma roda perder a aderência, você ficará sem tração em todas as outras 3 restantes... A tração integral dá uma falsa sensação de segurança, ao meu ver, exatamente em virtude deste comportamento. Em terreno seco, é ótimo, mas em velocidade, num terrreno um pouco mais escorregadio, é temerário desconhecer esse comportamento de perda de tração...
Estou editando essa parte, porque lembrei de outro detalhe: você está com uma Puma, então também tem o TC para auxiliar na segurança. Acredito que ele minimize esse comportamento de transferência de potência para uma roda só sem o bloqueio.

Abração!

Eder Bonesi
09/04/2012, 07:57
Olá Vini, é bom saber que chegou bem em casa, depois do fim de semana em família que tivemos juntos, em Jundiaí. Espero que tenha gostado da Serra do Japi, Japiapé, Morro da Pedra Grande e outros pontos visitados.
Quanto ao bloqueio do diferencial, na chuva, tenho plena convicção de ser o melhor a fazer.
Se por ventura formos falar em desgastes, estes acorrerão nos pneus, pois não haverá compensação entre roda interna / externa, nas curvas. O "suposto arrasto" que ocorreria à seco, não ocorre no molhado e mesmo que consideremos a drenagem dos pneus, sempre haverá agua para minimizar tal arrasto.
Quanto a segurança, quem faz uso deste recurso (você sabe o quanto eu insentivoa moçada fazê-lo), sente o carro na mão e muito firme.
Pode ter certeza que o bloqueio fica bem e mais, a família fica bem!
Um grande abraço.
ps. depois que vocês sairam, o pessoal da prédio chamou para irmos ao observatório em Souza / Campinas. Passeio muito bom. Fica para a próxima...

Vinicimaes
09/04/2012, 09:18
Pessoal. Desprezando um pouco a questão de ter ou não desgaste, o que posso afirmar é que o carro fica muito na mão. Por duas vezes sentí que o carro quis "desgarrar", mas é umdeslize diferente, parece que ele dá uma flutuada mas mesmo assim sob controle. Nestes momentos lembrei, se não me engano, de um video ou algo assim postado pelo Clemente, dizendo que os desertos de sal seriam o lugar ideal para testar e experimentar estes limites, pois a perda de aderência num 4x4 como uma defender é algo muito perigoso. Por isto confesso que vim muito "na manha", mas mesmo assim com uma velocidade bem superior aos demais que estavam na estrada. Passamos por 7 acidentes na serra próximo a represa, e todos os acidentes evidenciavam a perda de aderência. Vale ressaltar que estava com pneus "mud", se estivesse com os BF all terrain acho que a sensação seria ainda melhor. Mas fica aí o tópico para discutirmos bem este assunto. Ao Eder só posso agradecer pelo final de semana, pela hospitalidade, pela atenção, pelos passeios maravilhosos, enfim, pela amizade, que como ele mesmo dia, não foi criada na porta do boteco. Segundo ele eu já estava lá dentro, mas isto é brincadeira. Abraços a todos e vamos discutir. Ao Marcão, aqule abraço.

Alexandre Tietsche
09/04/2012, 09:40
ps. depois que vocês sairam, o pessoal da prédio chamou para irmos ao observatório em Souza / Campinas. Passeio muito bom. Fica para a próxima...

Ja pedalei muito nessa região quando morava em Campinas, o passeio vale a pena mesmo. Região de joaqum egídio tb.
Saudades de quando morei em Campinas.

CGAUER
09/04/2012, 10:25
Vinicius,

bloquear o Defender no asfalto, independente da condição climática, é completamente inútil e nenhum pouco recomendado. Como ele já tem um "divisor de força" aberto, o diferencial central, é impossível fazer este trabalho de melhor maneira; distribuir a força uniformente. A Subaru batizou nossso sistema de tração de "Symmetrical All-Wheel Drive" por justamente dividir a força livremente, sem forçar a "patinação" de uma roda para compensar eventual diferença. O Land Rover sempre fez isso! rsrsrr

Ao bloquear o diferencial central, a diferença de rotação entra as rodas de cada curva, passa a ser feita pelos pneus, derrapando sobre o asfalto e assim aumentando em MUITO a chance de você perder a direção e controle do veículo. Corre o risco de ir reto!

A sensação que você teve de estar num trilho, acontece pois a diferença de rotação dos eixos deixa o conjunto de tração sob grande estresse, fazendo com que a suspensão e o sistema de direção fiquem com menor liberdade para sua atuação. Nem falar que deste modo uma curva vira um grande sacrifício para ser feita. Por isso parece estar num trilho.

Cada escorregada que o pneu deu para compensar a diferença de rotação, aquele gomo de borracha já assentado no asfalto e seco, ganhou um novo "filme" de água, aumentando assim a chance se você escorregar. Nem falar que quando bloqueado, a "vontade" do sistema é de ir reto, um vetor diferente daquele desejado.

O uso do bloqueio deve ser feito de acordo com a recomendação do manual; somente em pisos não-aderentes.

O prejuízo mecânico de usar o bloqueio nesta condições é enorme. Acentua o desgaste das cruzetas, pinhões e coroa dos diferenciais e as homocinéticas e 100% dos rolamentos presentes na proximidade destes componentes.

Resumindo; nunca, jamais bloqueie um Defender em piso firme, mesmo se estiver escorrendo óleo na pista.

O contrário também é válido, nunca jamais entre em um piso realmente solto (aquele que podemos ter certeza de atolar ou patinar) sem bloquear, sob risco de desgastar o diferencial central.

Abraços

Clemente

Pessoal, retornando hoje (8 de abril de 2012) de SÃO PAULO para CURITIBA via Regis Bitencourt (116) peguei uma chuva, ou melhor, um dilúvio. Trafegando em asfalto mas com toda esta chuva, optei por bloquear o diferencial central para ter melhor segurança nas curvas. Andar com um 4x4 integral na chuva já é bom, bloqueado então a impressão é de ter atracado num trilho. Fica muito seguro e dá a impressão até de estar andando no seco. A dúvida é se usar o bloqueio nesta condição causa algum dano para o sistema ou se ele também foi projetado para isto. Gostaria da opinião de todos do forum à cerca deste tópico. Aguardo retorno.

ka2
09/04/2012, 10:43
Acho que a impressão se segurança e firmeza que vc foi pscicologica, nenhum bloqueio aumenta estabilidade, em nenhuma situação.

Editando.... o que faz diferença mesmo é o controle de traçao que seu Puma tem....

CGAUER
09/04/2012, 11:51
O que faria diferença seria ESP; controle de estabilidade.

Na chuva o problema não é tração, sair do lugar carro sempre vai, o problema é segurar no chão especialmente se chegar numa curva com velocidade em excesso.

Os vídeos não estão em português, mas dá para entender...

Aliás:
ASR = TC (controle de tração)
ESP = controle de estabilidade
ABS = sistema que evita bloqueio das rodas durante aplicação dos freios.

Top Gear - Fifth Gear - Bosch ESP - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=j-hHWSQhKuc)

Bosch ESP Lehrfilm - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GXnqXBAD3yE)

Abs

Clemente

Acho que a impressão se segurança e firmeza que vc foi pscicologica, nenhum bloqueio aumenta estabilidade, em nenhuma situação.

Editando.... o que faz diferença mesmo é o controle de traçao que seu Puma tem....

09/04/2012, 13:16
Saudações!
O que vou fazer aqui é altamente temerário e imprudente, mas vou ter que discordar do Papa Clemente... (Medo!!)
Seus diferenciais, dianteiro e traseiro, continuarão abertos, portanto, não haverá essa tendência de rodas compensando diferenças de rotação. O que vai acontecer é que a caixa de transferência irá receber o impacto da diferença de rotação dos eixos... Por isso, mantenho a minha opinião, de que, sem a existência de curvas acentuadas o bloqueio do diferencial central pode, por breves períodos ser usado (pode, não deve...). É indiscutível que o sistema não foi projetado para isso, mas com cautela na condução, visto que as condições climáticas estavam adversas, acredito que haja melhoria na segurança.
Abração!

rafaelfernandez
09/04/2012, 13:21
So complementando a informação já prestada pelos amigos: Quer se sentir mais seguro ao dirigir na chuva com o Defender? Diminua a velocidade!!!! :concordo:

[]´s
Rafael

09/04/2012, 13:55
So complementando a informação já prestada pelos amigos: Quer se sentir mais seguro ao dirigir na chuva com o Defender? Diminua a velocidade!!!! :concordo:

[]´s
Rafael

Perfeito! A melhor e mais segura solução mesmo!

CGAUER
09/04/2012, 14:36
Falaaaa Marco,

então, seria verdade sua afirmação se, tivéssemos um eixo dirigível na traseira, assim como o Quadrasteer da GM ou sistema do Toyota Megacruiser.

Quando fazemos uma curva na areia; nota-se claramente que o carro deixará 4 marcas de pneu. Consequentemente a soma das diferenças de rotação dos eixos será diferente, infelizmente.

Faça a prova: coloque seu carro no asfalto seco, bloqueie e faça uma curva (vai devagar para não quebrar nada). O carro simplesmente travará (basta dar uma ré com o volante na mesma posição). Isso prova que sim, em curvas, sejam fechadas, abertas, rápidas, lentas no seco ou na chuva, existe sim diferença de rotação entre os eixos.

Mesmo que sejá minima a diferença, tudo que NÃO queremos na chuva, é a perda de contato do pneu com o asfalto. Como todos sabemos, basta uma pequena patinada para a aderência estar comprometida.

A questão toda se resume nas condições de pouca aderença no asfalto. Nestes momentos evita-se uma distribuição de força errada, que aponte o carro para uma reta e sem promover patinadas de roda para compensar a diferença nas curvas.

Os engenheiros não podem estar errados. Tantos anos desenvolvendo tecnologia com terceiro diferencial para chegarmos aqui e recomendar o contrário. É ruim para o carro e para segurança.

Pelo amor e segurança de todos; não bloqueiem o diferencial central na chuva! E quem insistir, pelo menos me avisa para eu não comprar o carro! rsrsr

Abs

Clemente

AHHHH: já ia me esquecendo! Papa aqui só aquele que mora cercado de ouro e muito luxo láaaaa no Vaticano! rsrsrsrs

Saudações!
O que vou fazer aqui é altamente temerário e imprudente, mas vou ter que discordar do Papa Clemente... (Medo!!)
Seus diferenciais, dianteiro e traseiro, continuarão abertos, portanto, não haverá essa tendência de rodas compensando diferenças de rotação. O que vai acontecer é que a caixa de transferência irá receber o impacto da diferença de rotação dos eixos... Por isso, mantenho a minha opinião, de que, sem a existência de curvas acentuadas o bloqueio do diferencial central pode, por breves períodos ser usado (pode, não deve...). É indiscutível que o sistema não foi projetado para isso, mas com cautela na condução, visto que as condições climáticas estavam adversas, acredito que haja melhoria na segurança.
Abração!

CGAUER
09/04/2012, 14:52
Finalmente algo que todos concordam!

Choveu; tira o pé!

O certo é entrar na curva sem nenhum ou quase nenhum vetor de força lateral, vetor que poderia te jogar para fora da curva em eventual perda de aderência, como Diesel na pista.

Andar com faróis acesos, vidros limpos, pneus em bom estado e amortecedores em dia. São tantos fatores que garantem segurança ainda mais em dias de chuva...

Fato é, o maior risco são os terceiros... Os bêbados, a turma que anda apagada ou só acende a lanterna no meio da chuva ou anoite, os assustados que sentam o pé no freio e os pseudo Ayrton Sennas com Passat turbinados. Nem falar da santa sumidade, governo, que não obriga uso de ABS e ESP, a falta de fiscalização, condição das estradas, frota sucateada, rada em curva, etc, etc...

O que esperar de um público que prefere o Air Bag ao ABS?! O primeiro serve para amortecer a batida e talvez te poupar o rosto, o segundo evita batidas...

Com ABS e ESP evita-se mais de 50% dos acidentes!

Abraços

Clemente

[]´s
Rafael

09/04/2012, 15:05
Grande Papa Clemente (até teve um mesmo!) ahahaha!
Você está certíssimo! E em momento algum duvidei disso! O que contestei foi a diferença de rotação entre as rodas, que por termos o diferencial aberto, não compromete os mesmos (dianteiro e traseiro) Quanto à diferença de rotação entre os eixos e consequente sobrecarga da caixa de transferência, isto foi anotado por mim: "Seus diferenciais, dianteiro e traseiro, continuarão abertos, portanto, não haverá essa tendência de rodas compensando diferenças de rotação( aqui eu quis dizer sendo forçadas...). O que vai acontecer é que a caixa de transferência irá receber o impacto da diferença de rotação dos eixos..."

O fato é que, eu não uso, mas não vejo grande prejuízo em fazê-lo por breves períodos nestas condições citadas pelo Vini. Eu faço o que o Rafa falou, diminuindo a velocidade e dirigindo com mais prudência que o normal. Sem considerarmos questões técnicas, a realidade é que a segurança nas estradas não depende só de nossa aderência ou caixas de transferência. Diversos fatores estão envolvidos, como a visibilidade, tráfego contrário, velocidade dos outros, etc, etc. etc. Portanto, minha conclusão é que PODEMOS bloquear, porém não DEVEMOS fazê-lo e SE o fizermos, estarmos ciêntes das consequencias para o equipamento a longo prazo.
abraços

Vinicimaes
09/04/2012, 18:42
Pessoal.
Minha ideia com este tópico era esta mesma. Criar o ambiente para discutirmos e esclarecermos cada vez mais esta questão do bloqueio da defender. Agradeço ao Clemente pelos videos bem esclarecedores, que ajudarão à todos. Confesso que concordo com todos, que na chuva o negócio é tirar o pé, mas fico com a impressão de que o desgaste dos pneus é mais provável nesta situação do que o desgaste mecânico, todo o caso, continuemos discutindo. Consigo entender bem o funcionamento dos diferenciais nos eixos mas não consigo visualizar o funcionamento do central. Clemente, tens algum video específico do funcionamento do central?

CGAUER
09/04/2012, 23:25
Pois é procurei bastante... Mas não achei nada muito bom.. Só alguma coisa do Subaro e EVO, mas ambos dos modelos modernos com divisor de força ativo...

Mas eu nunca desisto...

Espera aí que encontro algo...

Abs

Clemente

Pessoal.
Clemente, tens algum video específico do funcionamento do central?

10/04/2012, 13:00
http://www.planetaoffroad.com/portal/images/fotos/blocante02.jpg
Vini, nesta ilustração você ve as distâncias diferentes e consequente velocidades diferentes dos diferenciais traseiro e dianteiro. O diferencial central compensa essa diferença.

Abraço

Eder Bonesi
10/04/2012, 18:16
Caro Participantes deste tópico.
Velhos Amigos de passeios, encontros, vizinhos de longa data.
Vou manter a minha opinião (Clemente, vou me apoiar numa frase sua para esta tese...e não teoria) sobre não haver desgaste no conjunto mecânico.
Vou manter a minha opinião sobre um possível desgaste mínimo nos pneus. Também questionável, pois há o diferencial central e outro coeficiente de atrito, QUANDO adicionamos agua entre o asfalto e borracha. Lembrando que o coeficiente de atrito depende exclusivamente e somente da natureza das superfícies).
Também mantenho a minha experiência positiva e segura de andar em pista extremamente molhada, ou ainda, só garoa fina e começando a molhar a pista, com o bloqueio ativado.
A frase que eu uso quando relato esta experiência aos Amigos é: A Defender vira um Subaro NA ÁGUA!
Tudo isso porque: No manual do proprietário afirma que o bloqueio deve ser acionado somente quando em piso de baixa aderência.
O que poderia ter mais baixa aderência que garoa + oleo na pista? Ou ainda, um bom filete de água constante, formando um trilho?
Quem sabe, terra + agua + oleo de uma semana sem chuva?
Portanto, em se tratando de PISO LISO, mandem bala. A Defender de fato vira um Subaro. Esta é a minha orientação.

Um grande abraço e até os próximos capítulos. Eita novela boa essa!

CGAUER
10/04/2012, 20:08
Eder,

a fábrica recomenda o uso do bloqueio somente em piso sem aderência, justamente pelo fato de permitir que a diferença de velocidade dos eixos sejam compensadas pelo patinar dos pneus, sem prejuízo a dirigibilidade e mecânica. Claro, o bloqueio na lama é fundamental... Mas a questão aqui é o asfalto. Em momento algum qualquer fabricante recomenda o uso do bloqueio central em asfalto molhado, nem mesmo nos Range Rover, Disco e afins. Estariam todos errados! Oras! Seria um excelente marketing para vender bloqueio. A Toyota ia recomendar uso do 4x4 na chuva para seus 4x4 part time com roda livre... rsrs

O contato com asfalto molhado é algo binário. Até começar a derrapar, temos um contato firme com MUITA aderência se comparado a terra molhada e cascalho, mas assim que acontece a primeira derrapada, a área de contato do pneu passa a ser envolvida com água, que acaba por fazer o carro escorregar. Por esta razão um carro com pneu travado escorrega 10x mais na chuva que outro sem travar.

Filme de água só é problema em velocidade altas, velocidades onde o problema passa a ser o aqua-planning. Neste caso se é ou não 4x4, pouco interessa, pois as rodas sequer tem contato com o chão, estão esquiando. Aliás está no Correio Técnico da Revista 4Rodas a das bancas, uma pergunta se tração integral evita aqua-planning... Como colocando mais peso no eixo, enxugando o asfalto?! Cada uma...

Não se pode confundir aqua-planing com asfalto molhado. No primeiro o carro sequer tem contato com o piso, no segundo tem, porém a razão de aderência é menor e quando passa a escorregar, perde-se quase toda a dirigibilidade.

Pensem num escorregador de parque de diversão; quando molhado pode até grudar. Aqueles de parque aquático tem MUITA água para aí sim você deslizar sem entrar em contato direto, mas perceba a escala dos fatos.

Vejam um tênis (calçado), que antes de secar chega até grudar no chão, gruda mais que quando seco.

Não é porque tem um pouco de água que toda aderência se foi, apenas a divisa entre firme e escorregando que diminui. Na chuva deve-se ao máximo preservar o contato, mesmo que pouco, para não escorregar, por isso andamos devagar e com cautela à pé em chão de cozinha molhada (sem forçar escorregadas). Os humanos fazem por instinto, ESP, ABS e TC built-in!

Em resumo, andando bloqueado você nada mais faz do que forçar os pneus a obrigatoriamente derraparem nas curvas, nem falar do fato que a vontade natural do sistema bloqueado é de ir reto. É justamente isso que ninguém quer.

O desgaste dos pneus obviamente é mínimo, agora o mesmo não é verdade para as homocinéticas, cardans, diferenciais, etc...

Quando uma roda escorrega para corrigir o desequilíbrio da tração resultante do uso bloqueio, esta roda estará sem aderência e as demais em seu limite. Em piso molhado interessante é ter aderência nas 4 rodas e a força uniformemente distribuída conforme a necessidade.

A imagem colocada pelo Marco explica tudo.

Eu paro por aqui e sugiro que jamais andem na chuva bloqueados. Quem quiser insistir, que faça por sua conta e risco. De preferência longe dos demais.

Abraçooooo

Clemente

Caro Participantes deste tópico.
Velhos Amigos de passeios, encontros, vizinhos de longa data.
Vou manter a minha opinião (Clemente, vou me apoiar numa frase sua para esta tese...e não teoria) sobre não haver desgaste no conjunto mecânico.
Vou manter a minha opinião sobre um possível desgaste mínimo nos pneus. Também questionável, pois há o diferencial central e outro coeficiente de atrito, QUANDO adicionamos agua entre o asfalto e borracha. Lembrando que o coeficiente de atrito depende exclusivamente e somente da natureza das superfícies).
Também mantenho a minha experiência positiva e segura de andar em pista extremamente molhada, ou ainda, só garoa fina e começando a molhar a pista, com o bloqueio ativado.
A frase que eu uso quando relato esta experiência aos Amigos é: A Defender vira um Subaro NA ÁGUA!
Tudo isso porque: No manual do proprietário afirma que o bloqueio deve ser acionado somente quando em piso de baixa aderência.
O que poderia ter mais baixa aderência que garoa + oleo na pista? Ou ainda, um bom filete de água constante, formando um trilho?
Quem sabe, terra + agua + oleo de uma semana sem chuva?
Portanto, em se tratando de PISO LISO, mandem bala. A Defender de fato vira um Subaro. Esta é a minha orientação.

Um grande abraço e até os próximos capítulos. Eita novela boa essa!

lipe20
10/04/2012, 20:31
Mantenho a posição do Clemente.

Só para efeito de comparação, carros de arrancada andam 100% bloqueados nas rodas de tração pois a única função é ir reto e o mais rápido possível, tente manobrar um carro desse num espaço curto.

Andei muito no autódromo e, o bloqueio até certo ponto ajuda mas ter bloqueado 100% como o bloqueio do diferencial central faz não é nada recomendado.

Acaba por força todo conjunto motriz, pois a tendência é ir reto!

Pista molhada não faz perder aderência se perde-se seria impossível andar na chuva. Aquaplanagem é que faz perder aderência.

As ranhuras dos pneus justamente fazem o papel de escoar a água lateralmente para manter o contato do pneu no solo, mantendo a aderência.

Claro em estrada normal, digo não serra, vc quase não nota a diferença.

Vinicimaes
10/04/2012, 20:41
Clemente. Só mais uma pergunta. Se eu levantar as duas rodas dianteiras e deixar o central desbloqueado, engatar uma primeira marcha e desembrear, as rodas traseiras ficarão paradas e as dianteiras girando? Se na sequencia eu bloquear o diferencial central nesta mesma condição (rodas dianteiras levantadas), o carro tenderá a se movimentar só com as traseiras?

plnx
10/04/2012, 21:18
Clemente. Só mais uma pergunta. Se eu levantar as duas rodas dianteiras e deixar o central desbloqueado, engatar uma primeira marcha e desembrear, as rodas traseiras ficarão paradas e as dianteiras girando? Se na sequencia eu bloquear o diferencial central nesta mesma condição (rodas dianteiras levantadas), o carro tenderá a se movimentar só com as traseiras?

Pensamento Correto, acrescentando ainda que no primeiro teste você poderia levantar apenas uma roda (qualquer uma) e apenas aquela se moveria.

Obs.: Este pensamento é correto quando não há eletrônica envolvida, acabei de prestar atenção que sua Defender é 2010 e acredito que tenha controle de tração e vai fazer a prática ficar diferente da teoria

10/04/2012, 21:52
Estamos trabalhando com uma premissa errada gente! Não há desgaste de pneus ou patinação dos mesmos com o diferencial central bloqueado! Os diferenciais dianteiro e traseiro estão livres, não há bloqueio neles, portanto as rodas giram livres!! Aqui o desgaste é da caixa de transferência somente...

elemarmb
11/04/2012, 18:12
Estou a alguns dias tentando entender porque com o bloqueio central ativado o
veiculo tende a manter a reta ?

Afinal temosas rodas dianteiras esterçadas e com alguma tração tirando o veiculo
da reta, parece-me de forma mais eficaz que com rodas dianteiras sem tração!

Estou pensando em carro com tração apenas traseira, por exemplo um fusca
ou uma camioneta!

Não entendo porque tende a seguir reto, pois é contra-intuitivo!

P.S. Tenho pouca experiência . . .

11/04/2012, 20:24
Estou a alguns dias tentando entender porque com o bloqueio central ativado o
veiculo tende a manter a reta ?

Afinal temosas rodas dianteiras esterçadas e com alguma tração tirando o veiculo
da reta, parece-me de forma mais eficaz que com rodas dianteiras sem tração!

Estou pensando em carro com tração apenas traseira, por exemplo um fusca
ou uma camioneta!

Não entendo porque tende a seguir reto, pois é contra-intuitivo!

P.S. Tenho pouca experiência . . .

Veja no desenho que postei em outro post, acima... Os diferenciais percorrem distâncias diferentes, correto? O diferencial dianteiro deve percorrer uma distância maior em uma curva do que o traseiro. Para que isso aconteça, a velocidade da dianteira do veículo é maior que a traseira. Para compensar isso, o diferencial central envia mais torque para a dianteira.

Quando o Dif. Central é bloqueado, esse torque é distribuído de igual forma para os diferenciais e isso faz com que a tendência seja seguir em linha reta, já que os torques estão iguais e as velocidades permanecem diferentes...

O difícil é visualizar que existem velocidades diferentes atuando em cada eixo. Isto entendido, fica fácil.

Nos carros com tração só traseira, como os que você citou, não existe força de tração na dianteira então esse problema não ocorre, pois o torque não é enviado para a frente do carro, ficando 100% no único eixo tracionante.

Abraço!

Eder Bonesi
13/04/2012, 18:48
Pessoal, meu colega da Siemens, que trabalha na Alemanha é casado com uma simpaticíssima britânica.
Ela tem amizade com um povo da fábrica da Land Rover.
Enviei a eles o nosso ponto, o de discórda é claro, e pedí a gentileza de repassarem a LR.
Quando a resposta vier, eu postarei. Na integra, for sure!
Até lá, vou entender que a (minha) dúvida persistirá.
Confesso que foi um dos melhores tópicos que eu participei. Declarações, vídeos, opiniões divergentes, muito respeito e sem exageros.
Mas a luta continua, companheiros. Até breve, se eu obtiver respostas ou não...

13/04/2012, 18:58
Caro amigo Eder!!!
Acho que nem é o caso de tanta dúvida assim. Que é prejudicial, todos acho que concordam. A divergência é o "quantum" !
Eu sei que não é recomendável, mas não sou tão trágico quanto o Clemente. KKKKKKKKKKKK
Abração!

vwinit
13/04/2012, 19:51
Aproveito para colaborar com um video sobre o funcionamento do diferencial ... é antigo mas o melhorzinho que existe... e legendado!!
;)

Abraço!!

Como funciona o Diferencial (legendado) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0)

Vinicimaes
13/04/2012, 20:53
Pessoal. Fiz um estudo através de desenhos em papel usando o postado pelo Marcão (Armazem4x4) e cheguei a seguinte conclusão. Considerando a execução de uma volta completa com a direção toda esterssada (não sei se é assim que se escreve) à direita, a roda traseira direita será a que percorrerá menor trajeto. A traseira esquerda e a dinateira direita percorrerão quase o mesmo trajeto e a dianteira esquerda será a que percorrerá o maior trajeto. Se considerarmos o diferencial central desbloqueado, tanto ele como os diferenciais dianteiro e traseiro absorverão todas estas diferenças, mas, se o diferencial central estiver bloqueado, ele enviará para o eixo dianteiro e traseiro a mesma rotação, com isto, haverá uma tendência da roda traseira esquerda "patinar" e a roda dianteira esquerda "frear". Seria este o comportamento das rodas?

13/04/2012, 21:00
Aproveito para colaborar com um video sobre o funcionamento do diferencial ... é antigo mas o melhorzinho que existe... e legendado!!
;)

Abraço!!

Sem nunca esquecer que este é o funcionamento dos diferenciais dos eixos e não o central

Hugo4x4
14/04/2012, 07:50
O diferencial está composto pelas planetárias e satélites somente, no filme até 5:09 min se observa o comportamento dos diferenciais dianteiro, traseiro e central de nossas Land. Nos mal denominamos "diferencial" a bola que vemos nos eixos, mais a coroa e pinhão dos mesmos tem outra função que é transmitir energia mecânica em angulo de 90° e também reduzir a velocidade como numa caixa de transferência o um câmbio. O diferencial absorve as diferencias de velocidade de dois eixos somente.
O coeficiente de atrito no asfalto molhado é alto antes da aquaplanagem, então não devemos acionar o bloqueio central nestas condições. Acionaremos o bloqueio do diferencial central quando circulamos em terrenos de baixo atrito, como por exemplo, areia, barro ou quando precisamos transpor um obstáculo onde uma das rodas patinar imobilizando veiculo.

marcelorfigueiredo
18/04/2012, 00:21
Vinicius , Boa Noite ,

Quem sabe um dai vou ter a sua moral ... Posteiem 07/01/2012 o mesmo tema e tive a resposta apenas de um amigo o KA2.
Fiquei magoado ...
Estava nesta data em uma estrada de Minas na épocadas enchentes ... muita agua na pista e utilizei o recurso de bloquear nasretas , apenas nas retas e tive a "sensação " do carro preso no asfalto , obviamente estava em velocidadereduzida .

Forte Abraço

Eder Bonesi
18/04/2012, 19:06
Olá Marcelo, acho que em 07/01 o pessoal estava em férias. O assunto é muito interessante e mesmo sem ter visto o seu post, agora, depois da "chamada" iremos responder a todos os seus também. Mande algum assunto só para fazer o teste. Tenho uma sugestão: Quem é malucio por Defender??? Esse assunto vai lotar sue post de visitantes. Abraço.

Tom-S3
18/04/2012, 19:28
Independentemente da discussão sobre o bloqueio central ser ou não ser ativado:

1) Em condições de chuva (ou intempéries em geral) deve-se dirigir mais devagar, em ritmo com os outros veículos (não é para se andar mais rápido que eles) -> isto está no Código de Trânsito (aquele livrinho chato que temos que estudar ao renovar a habilitação).

2) Se um veículo tem pneus do tipo "MUD" ele deve ser conduzido com mais cuidado (e devagar) ainda, pois possui menor área de atrito com o asfalto do que um AT ou um convencional qualquer (considerando montado num mesmo dado veículo).

3) Se um veículo tem centro de gravidade mais alto, deve se tomar cuidado redobrado em qualquer curva em uma estrada, em qualquer circunstância. Todo veículo 4x4 (mesmo com ajuste de altura de suspensão) tem o centro de gravidade um pouco mais alto do que os outros veículos (caminhões, carros de passeio, ônibus, etc...). Logo, se você tem um 4x4, tem que fazer curvas com mais cautela, sempre (e principalmente se as condições da estrada são adversas).

4) Se uma rodovia é conhecida como "Rodovia da Morte", eu, mesmo conhecendo-a muito bem, andaria BEM devagar em situações de chuva MUITO forte. E se fosse à tarde/noite, com minha família, arrumaria um lugar para dormir/descansar até as condições melhorarem.

Quanto à questão do bloqueio:

Já dirigi em muita estrada pelo país com veículos 4x2 em chuvas torrenciais tropicais ("chuva forte" na Amazônia é bem pior que no Sudeste). Num 4x4 integral como é o caso dos Lands, com o diferencial DESBLOQUEADO, já se tem MUITO mais aderência que num 4x2 qualquer. Só por causa disso, você já tem mais segurança do que os outros 99% dos veículos que se encontram nesta mesma estrada, neste mesmo momento.

Em minha opinião, acionar o bloqueio já seria desnecessário só por isso. Sem mesmo considerar desgastes ou questões mecânicas.

O resto é andar com cautela, conforme explicado mais acima.

marcelorfigueiredo
18/04/2012, 21:13
Prezado Eder , ontei postei um tópico sobre o Diesel S50 e a receptividade foi totalmente diferente .
Agora estou mais animado !
Forte abraço
Marcelo

Vinicimaes
20/04/2012, 19:17
Grande Marcelo. Fica tranquilo que nós, Landeiros, estaremos sempre juntos e respondendo aos questionamentos de todos. Esteja certo que o assunto do bloqueio é realmente interessante, e independente de quem o postou a discussão trará informação e conhecimento para todos. Abraços Landeiros.

Cardosoland
21/04/2012, 12:05
Falaaaa Marco,

então, seria verdade sua afirmação se, tivéssemos um eixo dirigível na traseira, assim como o Quadrasteer da GM ou sistema do Toyota Megacruiser.

Quando fazemos uma curva na areia; nota-se claramente que o carro deixará 4 marcas de pneu. Consequentemente a soma das diferenças de rotação dos eixos será diferente, infelizmente.

Faça a prova: coloque seu carro no asfalto seco, bloqueie e faça uma curva (vai devagar para não quebrar nada). O carro simplesmente travará (basta dar uma ré com o volante na mesma posição). Isso prova que sim, em curvas, sejam fechadas, abertas, rápidas, lentas no seco ou na chuva, existe sim diferença de rotação entre os eixos.

Mesmo que sejá minima a diferença, tudo que NÃO queremos na chuva, é a perda de contato do pneu com o asfalto. Como todos sabemos, basta uma pequena patinada para a aderência estar comprometida.

A questão toda se resume nas condições de pouca aderença no asfalto. Nestes momentos evita-se uma distribuição de força errada, que aponte o carro para uma reta e sem promover patinadas de roda para compensar a diferença nas curvas.

Os engenheiros não podem estar errados. Tantos anos desenvolvendo tecnologia com terceiro diferencial para chegarmos aqui e recomendar o contrário. É ruim para o carro e para segurança.

Pelo amor e segurança de todos; não bloqueiem o diferencial central na chuva! E quem insistir, pelo menos me avisa para eu não comprar o carro! rsrsr

Abs

Clemente

AHHHH: já ia me esquecendo! Papa aqui só aquele que mora cercado de ouro e muito luxo láaaaa no Vaticano! rsrsrsrs

Clemente,
muito obrigado e parabens pela aula.
cardoso

Fabrício Bastos
21/04/2012, 15:43
:???:
Estamos trabalhando com uma premissa errada gente! Não há desgaste de pneus ou patinação dos mesmos com o diferencial central bloqueado! Os diferenciais dianteiro e traseiro estão livres, não há bloqueio neles, portanto as rodas giram livres!! Aqui o desgaste é da caixa de transferência somente...

Fala Marco!
Tenho essa dúvida desde quando compramos a land a 2 anos atrás!
Todos falam que bloqueando-se o dif central todas as rodas terão trações iguais(Acho que essa informação não procede!) vou dar um exemplo que penso toda vez que me questionam sobre o assunto:

Vamos supor que o motor forneça 100% de força. Ao chegar no Dif Central ele distribui 50% para cada eixo(50% para o diant. e 50% para o traseiro) isso com o bloqueio ligado! (se ele estiver desl. o eixo que "precisar" de mais rotação em uma curva por exemplo recebera "mais" Ex:75% pro diant. e 25 para o tras.)
Agora quando os 50%(Dif Central bloqueado) chegam ao eixo cada roda recebe "o que quiser" (se tiver bloqueio de diferencial em cada eixo, cada roda receberia 25%(25% para direita e 25% para a esquerda) mas numa land original se estiver em uma erosão por exemplo e uma das roda no ar ela rodará em falso!
Isso é o que entendo do bloqueio na land!
Estou certo???:???:
Todos que passavam perto dela falavam que podiamos ir a qualquer lugar pq o carro tem bloqueio mas pelo que eu sei de bloqueios o central não tem nada a ver com os que compramos para eixos(ARB,Eaton,etc.)
Espero que seja isso!rsrsrs
Land Abraço,

Fabrício!

CGAUER
21/04/2012, 16:22
Se fosse um Mercedes Classe G, sim, ele tem 3 lockers.

Os nossos LRs tem somente um. Aliás considero isso uma vergonha para a proposta do Defender. Com a eletrônica, dos TD5 em diante, melhorou, agora se as pastilhas estiverem com lama, não ajuda muito...

Agora se ja existe confusão com o dif central, imagine os problemas gerados em decorrência do mal uso dos bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro.

Abraços

Clemente

:???:

Todos que passavam perto dela falavam que podiamos ir a qualquer lugar pq o carro tem bloqueio mas pelo que eu sei de bloqueios o central não tem nada a ver com os que compramos para eixos(ARB,Eaton,etc.)
Espero que seja isso!rsrsrs
Land Abraço,

Fabrício!

Fabrício Bastos
21/04/2012, 16:42
Se fosse um Mercedes Classe G, sim, ele tem 3 lockers.

Os nossos LRs tem somente um. Aliás considero isso uma vergonha para a proposta do Defender. Com a eletrônica, dos TD5 em diante, melhorou, agora se as pastilhas estiverem com lama, não ajuda muito...

Agora se ja existe confusão com o dif central, imagine os problemas gerados em decorrência do mal uso dos bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro.

Abraços

Clemente

Clemente pelo que entendi então minha suposiçao maluca está correta???
Com todas aquelas porcentagens!kkkkkkk no final até eu achei confuso!
Mas pelo visto está correto!

Abraços!

21/04/2012, 17:32
Está certo Fabrício!
Falando de uma maneira extremamente simplista: quando você bloqueia o diferencial central, você tem um 4x4 comum.
Sabe aquela situação do X, onde você entra de lado em uma erosão e uma das rodas fica sem contato com o chão? Pois é, se você estiver com o bloqueio de diferencial desligado, você ficará imóvel, pois todo o torque irá para esta roda que está no ar.
Se você bloquear o diferencial central, esta roda que está no ar, continuará recebendo todo o torque do eixo, girando em falso, porém, as outras rodas que estão encostadas no chão vão impulsionar você. Agora, nesta mesma situação, se uma roda de cada eixo estiver no ar, você ficará imóvel novamente, pois não há bloqueio do diferencial dos eixos. Aí, somente com ARB, Eaton, etc, instalado em cada diferencial dos eixos...
Abraço!

Fabrício Bastos
21/04/2012, 17:40
Está certo Fabrício!
Falando de uma maneira extremamente simplista: quando você bloqueia o diferencial central, você tem um 4x4 comum.
Sabe aquela situação do X, onde você entra de lado em uma erosão e uma das rodas fica sem contato com o chão? Pois é, se você estiver com o bloqueio de diferencial desligado, você ficará imóvel, pois todo o torque irá para esta roda que está no ar.
Se você bloquear o diferencial central, esta roda que está no ar, continuará recebendo todo o torque do eixo, girando em falso, porém, as outras rodas que estão encostadas no chão vão impulsionar você. Agora, nesta mesma situação, se uma roda de cada eixo estiver no ar, você ficará imóvel novamente, pois não há bloqueio do diferencial dos eixos. Aí, somente com ARB, Eaton, etc, instalado em cada diferencial dos eixos...
Abraço!

Isso ae marcão!
Isso é que luto com todo mundo que tento explicar!kkkkk

Abraço!