PDA

Ver Versão Completa : Aterramento na Bandeirante - Possíveis soluções?

Carlo Pecca
08/04/2012, 18:31
pessoal recentemente tive problema de retorno de DC, no pisca da esquerda da minha Band causando queima de fusível (15 Amp). Fiquei sabendo que o aterramento das Band. são realizados através dos parafusos de fixação chassi-carroceria-paralamas etc. Com a oxidação temos uma perda muito grande de contato elétrico e com isso exigimos muito mais das baterias. Uma solução simples e baixo custo é realizar-mos um aterramento nos principais pontos de iluminação, buzina, painel e etc. Utilizando uma cordoalha de cobre e terminais tipo prença cabo podemos realizar um bom contato elétrico e reduzir a carga de corrente da bateria. Peguei um cabo de antena de 75ohms e descasquei-o de forma a separar a cordoalha de cobre. ATENÇÃO: ao comprar cabo de TV peça com cordoalha trançada, pois no mercvado atualmente existe um tipo mais barato e realiza a envoltório do cabo de sinal, com uma fita de alumínio que para o nosso caso não serve. Na foto 1 mostro o descarcar do cabo e depois a cordoalha já sendo instalado nas diversas partes de contato elétrico: pisca, lanterna, buzina. Importante interligar todos os pontos e depois conectar diretamente no borne negativo da bateria.

Carlo Pecca
08/04/2012, 18:51
Nega de dedo: foto descascando o cabo, malha conectada a chapa e terminais, malha no borne negativo da bateria. ATENÇÃO essa malha de 1/4 de largura resiste no máximo a 30 Amp. NÂO utilizar na conecção de motor de arranque. Para o arranque é necessário cabo flexível elétrico de 12 mm ou maior.
340188340189340190

Carlo Pecca
08/04/2012, 19:56
Pessoal, por gentileza colaborem com outras idéias e "casos" que foram resolvidos, afinal pesquiseu no forum e não encontrei assunto tão específico assim, OK?

estyvybeykr
09/04/2012, 10:43
Carlo outro detalhe importante e que ajuda muito e colocar um cabo negativo direto da bateria a carcaça do motor de arranque. Principalmente em dias muito frio(mesmo que aqui no RJ não tenhamos esses dias por muito tempo) onde dependendo do motor e do estado da BI, pode rolar uma dificuldade para a band pegar.

Se caso na sua ainda não tiver, fica aqui uma dica.

Estevão

Carlo Pecca
09/04/2012, 15:11
Valeu a lembrança Estevão.
Aos pouco vou mexendo na minha Band. Já reparei que o cabo de aterramento Bateria-chassi que esta instalado na minha tem muita oxidação. Nesta semana vou comprar cabo flexível de 12mm e os conectores para refazer esta ligação e ligar também a carcaça do motor de arranque.
Abs

AlexandreStudart
16/04/2012, 21:45
No meu, os cabos da bateria são conectados direto no motor de arranque e, do polo negativo(claro) do arranque e que sai o flexível para o chassi. No mesmo parafuso negativo que é conectado o cabo da bateria sai a malha para o chassi. Acho que é isso que o Estavão está sugerindo. Eu achava que todos eram assim.
Abs.

Fband
17/04/2012, 17:18
A minha tambem tem essa ligação do negativo da bateria que vai direto para um parafuso de fixação do motor de arranque, que depois é presa no chassi.

Abraço

Sergioporto
17/04/2012, 17:36
Fazer aterramento tambem do chassis à carroceria.

Carlo Pecca
17/04/2012, 19:39
Blz pessoal, aos poucos vamos melhorando o aterramento de nossas Band.

edwint
16/05/2012, 17:56
Aki em minas nois poe um montim de terra í fica bem aterrado...

Lengler
30/05/2012, 19:21
Valeu a lembrança Estevão.
Aos pouco vou mexendo na minha Band. Já reparei que o cabo de aterramento Bateria-chassi que esta instalado na minha tem muita oxidação. Nesta semana vou comprar cabo flexível de 12mm e os conectores para refazer esta ligação e ligar também a carcaça do motor de arranque.
Abs

A minha eu coloquei a bateria em baixo do banco traseiro, no "porta-malas"... Fiz dois furos lá atrás mesmo, para descer os fios da bateria direto para o chassis. O negativo, liguei direto no chassis. Já o positivo foi um pouco mais complicado... Como frequentemente ando soldando uma coisa aqui, outra ali, resolvi colocar uma chave geral, e o unico lugar que encontrei para fixá-la foi no final do chassis antes do para´choque traseiro, em um furo que parece que foi feito pra fixar a tal chave... da chave eu puxei o cabo por dentro do chassis até o motor de arranque e ficou td resolvido!

Ps: se for mexer com algo parecido, use um cabo bem flexível, pq o que eu tinha em casa não era nda maleável e digo que foi sofrido passálo por dentro do chassis desviando de algumas coisas...

CAPT GOTTLIEB
11/02/2015, 08:16
Quando acontece queima fusível ou outro problema elétrico a primeira coisa a fazer é verificar o aterramento.

PP5GAS
11/02/2015, 10:23
Na minha o negativo da bateria vai no parafuso que fixa o suporte da mesma ao chassi. Ano passado fiz uma geral nesse suporte com pintura nova. Tempos depois a porca soltou e fiquei com o aterramento errático. Ora funcionava, ora não. Até descobrir o que era fiquei sem arranque, piscas malucos e faróis flutuantes. KKKK

BLANCO
17/02/2015, 23:03
Boa noite, no meu veiculo está ligado o aterramento original mais um cabo aparte do negativo a carcaça do motor pois normalmente a malha que fica por baixo do chassis oxida e perde o contato , melhorou muito nesta questão .

Sergio c
17/02/2015, 23:31
Boa noite, no meu veiculo está ligado o aterramento original mais um cabo aparte do negativo a carcaça do motor pois normalmente a malha que fica por baixo do chassis oxida e perde o contato , melhorou muito nesta questão .
Pois é Blanco, o aterramento da energia negativa é tão importante quando o da energia positiva, não adianta ter um cabo de 20mm para o positivo e o negativo aterrado em qualquer lugar e com um fio pequeno.

alexpazolini
27/05/2020, 12:14
Bom dia pessoal, faz alguns meses que adquiri uma Band 98 e estou preocupado com a parte elétrica dela. O pior de tudo é que não tenho uma Auto Elétrica de confiança e caprichosa aqui no Sul do Estado do RJ. Gostaria de saber se o aterramento está correto ou se podia melhorar. Alguém se habilita a me ajudar ? Vou enviar fotos.
Obs: Não tenho acessórios, o carro está bem cru ainda e pretendo deixar assim.