Ver Versão Completa : Vitara ou Grand Vitara?
Biodiversidade
08/04/2012, 11:52
:brinde:
Pretendo comprar um Vitara, mas verifiquei que pelo mesmo preço, ou apenas um pouco a mais, é possível comprar um Grand Vitara. Como meu uso será na cidade, rodovias e estradas de terra, o Grand Vitara é uma opção melhor, por ser mais confortável, melhor equipado e mais moderno. Mas fico preocupado com a manutenção. Qual a escolha mais racional?
E compro o 4 cilindros ou V6? Manual ou automático?
Qual dará menos manutenção?
aleilario
08/04/2012, 20:37
Bom, vou falar pelo que tenho, o meu é um GV 1.6 automatico, eu adoro o carro, acho ele um pouco xoxo, então acrdito que o 2.0 seja melhor !!!!
andre veiga
09/04/2012, 21:35
Já tive alguns vitarinhas, tenho um canvas ainda.
Já tive gv 2p 1.6 auto, e 4 portas 2.0, tenho um 3portas 2.0.
Sinceramente não voltaria ao vitarinha nem a pau...
Gosto deles, mas os GVs são MUITO melhores e a manutenção é a mesma coisa, ou seja, não dá!
Se for contar a diferença de preços que hoje é mínima, daí é que o GV dá de 10X0!
Eu optaria por um GV 2.0 e de preferência automático e 2 portas sport.:twisted:...!!!!!!
mauricio_silva
30/04/2012, 19:37
Olá Biodiversidade.
Creio que atualmente a melhor relação custo benefício de um 4x4 usado esteja com o Grand Vitara. Já foi assim com Niva, Samurai e Vitara. Agora é a vez do GV.
Uma sugestão: evite o 1,6 16V automático. Não que o carro seja ruim, mas estou tendo problemas com o radiador que para este modelo, ninguém tem para venda. Evite também os V6, pois a manutenção do motor é cara. As melhores opções são os 2,0 e 1,6 com transmissão manual.
Não tenha dúvidas: GV na veia!
Saudações.
:brinde:
Pretendo comprar um Vitara, mas verifiquei que pelo mesmo preço, ou apenas um pouco a mais, é possível comprar um Grand Vitara. Como meu uso será na cidade, rodovias e estradas de terra, o Grand Vitara é uma opção melhor, por ser mais confortável, melhor equipado e mais moderno. Mas fico preocupado com a manutenção. Qual a escolha mais racional?
E compro o 4 cilindros ou V6? Manual ou automático?
Qual dará menos manutenção?
aleilario
30/04/2012, 20:50
Mauricio qual o problema com o seu radiador ? O meu começou a apresentar problemas de esquentar, mandei em uma casa de radiadores, desmontaram tudo, limparam, trocaram a tampa de cima que é de plástico por uma de metal, enfim, ficou show de bola e gastei R$ 150,00 !!!!
Meu radiador esta zero....e meu GV é 1.6 16v automático....
julianoaccioly
30/04/2012, 21:07
Acho que o V6 não é tão ruim assim não, se for levar em consideração a possibilidade de importar as peças dos EUA, acho válido também...
mauricio_silva
30/04/2012, 23:03
Olá aleilario, tudo bem?
Vamos aos "problemitas" com o radiador do meu GV. Primeiramente, quando comprei o carro, o antigo dono havia feito um "remendo" com borracha de silicone num furo do radiador. Isso fez com que a capacidade dele diminuisse, fazendo com que a ventoinha funcionasse initerruptamente. Resultado: o acoplamento viscoso da ventoinha foi para o espaço. E eu não pecebi isso. Um belo dia, o Grand Vitara superaqueceu (numa viagem, lógicamente quando eu estava o mais longe de casa). A pressão foi suficiente para estourar a mangueira que liga o radiador à válvula termostática.
Consertado o problema (troca do acoplamento viscoso e varetamento do radiador), segui minha vida por uns 8 meses. Então, numa viagem para São Paulo, o carro superaquece de novo. Uma olhadela básica mostrou que quase não havia água no sistema de arrefecimento (nem no radiador, nem no vaso de expansão). Deixando o motor esfriar, coloquei água de volta. E tudo pareceu ficar bem. Mas... Poucos quilômetros rodados, a temperatura voltou a subir. E novamente a água estava "desaparecendo". Ai ocorreu uma idéia.
Com o radiador cheio e a tampa aberta, liguei o motor do carro. A água subiu feito chafariz de fonte. Resultado: a junta do cabeçote estava danificada. Desde o primeiro superaquecimento, a junta já estava "abrindo o bico". Troquei a junta. Mais algum tempo, e novo superaquecimeto. Constatação: cabeçote empenado.
Como o carro já apresentava alguns vazamentos de óleo, resolvi apelar: retífica completa de motor e cabeçote. Maravilha! Ficou ótimo. Até que... o carro voltou a esquentar!!! PQP!!!:parede:
O mecânico diagnosticou: a caixa do radiador está rachada. E se o carro superaquecer de novo, pode comprometer a retífica.
Assim, estou procurando um radiador novo ou algum mago que recupere o meu. Até pensei em fazer um novo, sob encomenda, de cobre e bronze. Mas o orçamento foi meio desanimador (R$ 4.000,00). Desde então, tenho feito percursos curtos e sempre estou de olho no nível de água. Chego a colocar 2l por semana, onde percorro menos de 100 km. Pelo menos a temperatura tem ficado estável, com o ponteiro do mostrador abaixo da metade do percurso.
Um amigo me indicou um velhinho que faz mágicas com solda. Acho que vou por este lado. Porque até agora não encontrei nenhum modelo de radidor novo que servisse. Nem em São Paulo.
Desanimador, não?
[]s.
Mauricio qual o problema com o seu radiador ? O meu começou a apresentar problemas de esquentar, mandei em uma casa de radiadores, desmontaram tudo, limparam, trocaram a tampa de cima que é de plástico por uma de metal, enfim, ficou show de bola e gastei R$ 150,00 !!!!
Meu radiador esta zero....e meu GV é 1.6 16v automático....
mauricio_silva
30/04/2012, 23:08
O GV com motor V6 é um excelente carro, com um excelente motor. Mas tem a manuteção cara. E peças que são difícies de serem achadas. Se você conhece um fornecedor confiável (minha experiência com peças de motor e com catálogos não trás boas recordações) com peças a preço acessível, mande bala. É carrão com certeza!
[]s.
Acho que o V6 não é tão ruim assim não, se for levar em consideração a possibilidade de importar as peças dos EUA, acho válido também...
aleilario
01/05/2012, 11:30
Olá aleilario, tudo bem?
Vamos aos "problemitas" com o radiador do meu GV. Primeiramente, quando comprei o carro, o antigo dono havia feito um "remendo" com borracha de silicone num furo do radiador. Isso fez com que a capacidade dele diminuisse, fazendo com que a ventoinha funcionasse initerruptamente. Resultado: o acoplamento viscoso da ventoinha foi para o espaço. E eu não pecebi isso. Um belo dia, o Grand Vitara superaqueceu (numa viagem, lógicamente quando eu estava o mais longe de casa). A pressão foi suficiente para estourar a mangueira que liga o radiador à válvula termostática.
Consertado o problema (troca do acoplamento viscoso e varetamento do radiador), segui minha vida por uns 8 meses. Então, numa viagem para São Paulo, o carro superaquece de novo. Uma olhadela básica mostrou que quase não havia água no sistema de arrefecimento (nem no radiador, nem no vaso de expansão). Deixando o motor esfriar, coloquei água de volta. E tudo pareceu ficar bem. Mas... Poucos quilômetros rodados, a temperatura voltou a subir. E novamente a água estava "desaparecendo". Ai ocorreu uma idéia.
Com o radiador cheio e a tampa aberta, liguei o motor do carro. A água subiu feito chafariz de fonte. Resultado: a junta do cabeçote estava danificada. Desde o primeiro superaquecimento, a junta já estava "abrindo o bico". Troquei a junta. Mais algum tempo, e novo superaquecimeto. Constatação: cabeçote empenado.
Como o carro já apresentava alguns vazamentos de óleo, resolvi apelar: retífica completa de motor e cabeçote. Maravilha! Ficou ótimo. Até que... o carro voltou a esquentar!!! PQP!!!:parede:
O mecânico diagnosticou: a caixa do radiador está rachada. E se o carro superaquecer de novo, pode comprometer a retífica.
Assim, estou procurando um radiador novo ou algum mago que recupere o meu. Até pensei em fazer um novo, sob encomenda, de cobre e bronze. Mas o orçamento foi meio desanimador (R$ 4.000,00). Desde então, tenho feito percursos curtos e sempre estou de olho no nível de água. Chego a colocar 2l por semana, onde percorro menos de 100 km. Pelo menos a temperatura tem ficado estável, com o ponteiro do mostrador abaixo da metade do percurso.
Um amigo me indicou um velhinho que faz mágicas com solda. Acho que vou por este lado. Porque até agora não encontrei nenhum modelo de radidor novo que servisse. Nem em São Paulo.
Desanimador, não?
[]s.
Bom, vamos la !!!
Meu GV esta com 140 mil km e nunca foi usado em trilhas, porém quando eu o comprei fiz o lift de 2"" de suspensão, coloquei pneus, parachoque, proteções e fui para as trilhas !!!
Meu primeiro problema foi com a homocinética que ainda era original, o lado esquerdo quebrou, comprei uma usada e ficou bom, logo em seguida a do lado direito quebrou, comprei pelo ebay, 59 dolares e quase 100 de frete, mas mesmo assim vai valer a pena, pois vai ficar mais barata que a usada, e esta que comprei é nova. Estou aguardando chegar apenas.
Tive problemas com o freio traseiro, o barro das trilhas acaba com as lonas e já as troquei 2 vezes somente este ano, tive que trocar 1 das panelas tbm, este item sofrerá um upgrade mais para frente, irei colocar freio a disco atras.
Tive que fazer o cabeçote do meu carro por causa do controlar de SP, quando ligava de manhã o carro ele soltava uma fumacinha branca, então resolvi fazer e deixar o motor zerado, pronto, serviço feito.
Ai depois de 3 trilhas pesadas, com muito barro que parecia argila começou o problema do superaquecimento. O carro não chegou nenhuma vez no vermelho, pois quando começava a subir eu ligava o ar quente do carro e a temperatura estabilizava. Mandei lavar o motor achando que era o barro que estava impedindo o radiador de cumprir sua função. Mandei lavar tudo e não resolveu.
Ai mandei limpar e varetar o radiador em uma loja especializada em radiadores. O cara desmontou, limpou, varetou, serviço completo, ai ele me ligou e disse que o aquecimento provavelmente não era por causa do radiador, pois estava sujo, um pouco entupido mas nada que fizesse o carro superaquecer. Me disse também que a tampa (capa) de cima do radiador que originalmente é de plástico trincou quando desmontou e foi necessário substituir por uma de metal, ficou show de bola o serviço e se não me engano tudo ficou em R$ 150,00 ou R$ 200,00, não me lembro exatamente.
Bom, ele aproveitou e tirou a valvula termostatica, pronto, o carro agora não chega nem perto de superaquecer mais, o problema no meu caso era na valvula que tinha estragado. Vou comprar outra valvula pois ficar andando sem a valvula não ficou legal, o carro demora muito para chegar na temperatura ideal e acaba consumindo mais combustivel, porém ainda não comprei, mas já vi que uma nova esta na faixa dos 100 reais.
Minha sugestão, antes de trocar ou mandar consertar seu radiador, tire a valvula e ande sem ela para testar se o problema realmente é no radiador, pelo que vc relatou estou seriamente desconfiado que seu problema seja a valvula também.
Se realmente vc precisar mexer no radiador, sinceramente eu acredito que uma boa oficina de radiadores deixa o seu novo, sem que seja necessário a substituição, mas se tiver que chegar a este extremo, pesquise no ebay, já cheguei a ver radiadores novos para gv na faixa de 170 dolares, se não me engano, ai tem que ver o frete e torçer para não ser sobretaxado, mas, mesmo que seja ainda vale a pena....
Oi Mauricio,
Uma vez tive que trocar as caixas laterais de um astra 95 pq trincou e ficava vazando agua. O durepox ajudou muito tb.
Ninguem achava peça dessa mosca branca e não via luz no final do túnel. Fui com um mecânico nesse lugar zuado e o cara desmontou tudo, soldou umas partes e colocou duas caixas de vectra nas laterais. Acho q tudo não ficou mais de R$ 40, faz uns 10 anos.
Ficou novo e nunca mais deu problema, nem acreditei.. pode ser uma opção para vc. É um tal de Japones do Radiador (e se o cara é japonês talvez ele saiba de algum pra adptar no carro japonês! hehehe).
Japonês do Radiador (Cidade Dutra) (http://br.kekanto.com/biz/japones-do-radiador)
Infelizmente não tenho mais o telefone, mas se procurar na net talvez encontre. Mas pelo prefixo 5666 pode ser esse:
Japonês do Radiador - Home (http://japonesdoradiador.com/page1.html)
Outras opções:
Automóveis Radiadores - Portal 123achei (http://www.123achei.com.br/classificados/resultado.php?tipo=T&atividade=japones%20do%20radiador'&idatividade=810&sreg=&codLocal=)
Espero ajudar
[ ]
mauricio_silva
01/05/2012, 16:58
Hehehehe
Ter um 4x4 é realmente uma aventura. Eu troquei a válvula termostática antes de fazer o motor. Pensei que ela pudesse estar com problema. Que nada, a válvula estava perfeita. E agora está com outra, novinha.
Ainda acho que o problema está no radiador. Hoje fui trocar o óleo do carro (primeira troca depois da retífica) e reparei que ainda há um "remendo" no radiador. E ele está "cuspindo" a água para o vaso de expansão. Se houver problema com o cabeçote, vou acionar a retífica pois o serviço está na garantia.
Parece que tenho uma sina: todo carro usado que compro dá problema com o sistema de arrefecimento. Não escapou um!
Acho que vou comprar um Baja... Pelo menos o motor a ar não ferve...
[]s.
Bom, vamos la !!!
Meu GV esta com 140 mil km e nunca foi usado em trilhas, porém quando eu o comprei fiz o lift de 2"" de suspensão, coloquei pneus, parachoque, proteções e fui para as trilhas !!!
Meu primeiro problema foi com a homocinética que ainda era original, o lado esquerdo quebrou, comprei uma usada e ficou bom, logo em seguida a do lado direito quebrou, comprei pelo ebay, 59 dolares e quase 100 de frete, mas mesmo assim vai valer a pena, pois vai ficar mais barata que a usada, e esta que comprei é nova. Estou aguardando chegar apenas.
Tive problemas com o freio traseiro, o barro das trilhas acaba com as lonas e já as troquei 2 vezes somente este ano, tive que trocar 1 das panelas tbm, este item sofrerá um upgrade mais para frente, irei colocar freio a disco atras.
Tive que fazer o cabeçote do meu carro por causa do controlar de SP, quando ligava de manhã o carro ele soltava uma fumacinha branca, então resolvi fazer e deixar o motor zerado, pronto, serviço feito.
Ai depois de 3 trilhas pesadas, com muito barro que parecia argila começou o problema do superaquecimento. O carro não chegou nenhuma vez no vermelho, pois quando começava a subir eu ligava o ar quente do carro e a temperatura estabilizava. Mandei lavar o motor achando que era o barro que estava impedindo o radiador de cumprir sua função. Mandei lavar tudo e não resolveu.
Ai mandei limpar e varetar o radiador em uma loja especializada em radiadores. O cara desmontou, limpou, varetou, serviço completo, ai ele me ligou e disse que o aquecimento provavelmente não era por causa do radiador, pois estava sujo, um pouco entupido mas nada que fizesse o carro superaquecer. Me disse também que a tampa (capa) de cima do radiador que originalmente é de plástico trincou quando desmontou e foi necessário substituir por uma de metal, ficou show de bola o serviço e se não me engano tudo ficou em R$ 150,00 ou R$ 200,00, não me lembro exatamente.
Bom, ele aproveitou e tirou a valvula termostatica, pronto, o carro agora não chega nem perto de superaquecer mais, o problema no meu caso era na valvula que tinha estragado. Vou comprar outra valvula pois ficar andando sem a valvula não ficou legal, o carro demora muito para chegar na temperatura ideal e acaba consumindo mais combustivel, porém ainda não comprei, mas já vi que uma nova esta na faixa dos 100 reais.
Minha sugestão, antes de trocar ou mandar consertar seu radiador, tire a valvula e ande sem ela para testar se o problema realmente é no radiador, pelo que vc relatou estou seriamente desconfiado que seu problema seja a valvula também.
Se realmente vc precisar mexer no radiador, sinceramente eu acredito que uma boa oficina de radiadores deixa o seu novo, sem que seja necessário a substituição, mas se tiver que chegar a este extremo, pesquise no ebay, já cheguei a ver radiadores novos para gv na faixa de 170 dolares, se não me engano, ai tem que ver o frete e torçer para não ser sobretaxado, mas, mesmo que seja ainda vale a pena....
mauricio_silva
01/05/2012, 17:06
Ihhhhh!!!! Cidade Dutra está longe toda vida de São João da Boa Vista, onde moro...
Tem um velhinho aqui em São João que o pessoal diz fazer mágicas com radidores. Vou tentar esta opção.
O problema com as peças compradas por catálogo é que não confio muito em catálogos. Explico. Eu mandei as especificações, o modelo do carro, o modelo do motor, para uma autopeças aqui da cidade. Eu queira comprar filtros (ar, óleo, combustível, ar condicionado). Pois não é que veio tudo errado. E eles me mostram no catálogo do fabricante, que deve ter trocado as peças dos modelos 1.6 pelas do 2.0. Fico preocupado principalmente com compras internacionais, onde dificilmente haverá a possibilidade de troca. Sei lá...
[]s.
Oi Mauricio,
Uma vez tive que trocar as caixas laterais de um astra 95 pq trincou e ficava vazando agua. O durepox ajudou muito tb.
Ninguem achava peça dessa mosca branca e não via luz no final do túnel. Fui com um mecânico nesse lugar zuado e o cara desmontou tudo, soldou umas partes e colocou duas caixas de vectra nas laterais. Acho q tudo não ficou mais de R$ 40, faz uns 10 anos.
Ficou novo e nunca mais deu problema, nem acreditei.. pode ser uma opção para vc. É um tal de Japones do Radiador (e se o cara é japonês talvez ele saiba de algum pra adptar no carro japonês! hehehe).
Japonês do Radiador (Cidade Dutra) (http://br.kekanto.com/biz/japones-do-radiador)
Infelizmente não tenho mais o telefone, mas se procurar na net talvez encontre. Mas pelo prefixo 5666 pode ser esse:
Japonês do Radiador - Home (http://japonesdoradiador.com/page1.html)
Outras opções:
Automóveis Radiadores - Portal 123achei (http://www.123achei.com.br/classificados/resultado.php?tipo=T&atividade=japones do radiador'&idatividade=810&sreg=&codLocal=)
Espero ajudar
[ ]
aleilario
01/05/2012, 17:14
Se o radiador esta cuspindo água para o reservatório de expansão é porque ele esta esquentando !! Pelo menos o meu só fazia isto que estava quase fervendo....
Sei lá, derepente pode ter sido a retífica mal feita, enfim, mas eu ainda iria no radiador, pois acho que é um item relativamente barato de se arrumar, tenta procurar este mágico dos radiadores ai e veja o que ele diz !!!
Ahh, o seu GV é este da foto ? 3 portas branco ? Se for é igual ao meu !
mauricio_silva
02/05/2012, 00:32
Olá aleilario!
O motor não chega a ferver, nem a temperatura sobe (no indicador do painel) no primeiro instante. É como se o radiador ficasse mandando a água constantemente para o reservatório de expansão. Ai, quando fica pouca água no radiador, a temperatura sobe. Hoje rodei 80 km em estradas vicinais, subida de serra (Serra da Paulista; é puxadinha) e um pouco de off road (nada demais, nem precisei engatar a tração). A temperatura ficou estável, abaixo da metade do percurso do medidor. Mas o vaso de expansão terminou cheio até a boca, já vazando. Quando coloquei a água de volta no radiador, percebi que não havia perdido muita coisa, pois o vazo de expansão ficou com água até seu limite máximo (bem abaixo do bocal, óbvio). De repente, eu posso estar pondo muita água no radiador ("gato escaldado tem medo de água fria"). Mas não tenho dúvida que o radiador precisa de manutenção.
Sim, o carro do meu avatar é o meu GV. É branco, com três portas e câmbio automático. Modelo 1.6 16V ano 1998. O que me deixou "cabreiro" hoje foi o frentista do posto onde troquei o óleo do carro. Ele pois muito óleo, 4,65l para um máximo de 4,2l, segundo o manual. Tudo bem que eu troquei o filtro de óleo. Mas mesmo assim, com o carro parado nivelado há mais de meia hora, o nível de óleo na vareta estava acima (uns 2mm) do limite máximo. Vou tentar drenar o óleo excedente pelo bocal da vareta. Senão, vai dar problema na certa.
[]s.
Se o radiador esta cuspindo água para o reservatório de expansão é porque ele esta esquentando !! Pelo menos o meu só fazia isto que estava quase fervendo....
Sei lá, derepente pode ter sido a retífica mal feita, enfim, mas eu ainda iria no radiador, pois acho que é um item relativamente barato de se arrumar, tenta procurar este mágico dos radiadores ai e veja o que ele diz !!!
Ahh, o seu GV é este da foto ? 3 portas branco ? Se for é igual ao meu !
aleilario
02/05/2012, 12:12
É, vc pode estar colocando muita água sim, mas....o custo para verificar o radiador é pequeno perto do estrago que ele pode fazer, manda ver isto que deve resolver...
Ah, quanto ao óleo de cambio, vc olha com frequência ? Meu maior medo é dar pau no cambio, o meu tbm é automático, na verdade o meu é idêntico ao seu, só que 99 ao inves de 98 !!!
Para se conferir o óleo do cambio, tem que ser com o carro ligado e engatado em D....não sei se vc sabia disto !
mauricio_silva
02/05/2012, 13:56
Olá!
O óleo das partes que não apresentam combustão duram bastante. Na verdade, devem ser trocados somente se houver alguma contaminação (água é a mais comum; é bom verificar o estado geral do óleo da transmissão depois das trilhas, principalmente se houver travessias de riachos ou poças mais fundas).
Quando eu comprei o GV, troquei todos os fluídos (faço sempre isso depois de comprar um carro usado), incluisive o óleo da transmissão. Depois disso, venho monitorando e até o momento não precisei trocar. Não se preocupe tanto com o câmbio automático. Ele chega ser até mais robusto que o manual. E como as trocas não são feitas pelo condutor, a chance de quebrar é pequena. Foi-se o tempo que transmissão automática era sinônimo de "dor de cabeça".
Interessante a sua dica. Mas confesso que achei um pouco estranho (e até perigoso...) fazer uma medição com o carro ligado e engatado em "Drive". É isso mesmo, não seria em "Neutral":pensativo:?
[]s.
É, vc pode estar colocando muita água sim, mas....o custo para verificar o radiador é pequeno perto do estrago que ele pode fazer, manda ver isto que deve resolver...
Ah, quanto ao óleo de cambio, vc olha com frequência ? Meu maior medo é dar pau no cambio, o meu tbm é automático, na verdade o meu é idêntico ao seu, só que 99 ao inves de 98 !!!
Para se conferir o óleo do cambio, tem que ser com o carro ligado e engatado em D....não sei se vc sabia disto !
aleilario
02/05/2012, 14:12
Então, eu tbm achei estranho isto quando me falaram no posto logo que comprei o carro. Peguei o manual e fala a mesma coisa, puxa o freio de mão, engata e D e verifica o nível.
Já fiz das duas maneiras, com o carro desligado, ou ligado em N o nível fica baixo, coloco em D com o carro ligado e o nível esta normal !!!
mauricio_silva
02/05/2012, 16:05
Taí, vivendo e aprendendo. Mas que é estranho, isso é. Se está no manual, então não tem discussão! É como o desengate da tração no Vitara. Tem que dar ré.
[]s.
Então, eu tbm achei estranho isto quando me falaram no posto logo que comprei o carro. Peguei o manual e fala a mesma coisa, puxa o freio de mão, engata e D e verifica o nível.
Já fiz das duas maneiras, com o carro desligado, ou ligado em N o nível fica baixo, coloco em D com o carro ligado e o nível esta normal !!!
aleilario
02/05/2012, 18:58
Hehehe...cada coisa....
Olá aleilario!
O motor não chega a ferver, nem a temperatura sobe (no indicador do painel) no primeiro instante. É como se o radiador ficasse mandando a água constantemente para o reservatório de expansão. Ai, quando fica pouca água no radiador, a temperatura sobe. Hoje rodei 80 km em estradas vicinais, subida de serra (Serra da Paulista; é puxadinha) e um pouco de off road (nada demais, nem precisei engatar a tração). A temperatura ficou estável, abaixo da metade do percurso do medidor. Mas o vaso de expansão terminou cheio até a boca, já vazando. Quando coloquei a água de volta no radiador, percebi que não havia perdido muita coisa, pois o vazo de expansão ficou com água até seu limite máximo (bem abaixo do bocal, óbvio). De repente, eu posso estar pondo muita água no radiador ("gato escaldado tem medo de água fria"). Mas não tenho dúvida que o radiador precisa de manutenção.
Sim, o carro do meu avatar é o meu GV. É branco, com três portas e câmbio automático. Modelo 1.6 16V ano 1998. O que me deixou "cabreiro" hoje foi o frentista do posto onde troquei o óleo do carro. Ele pois muito óleo, 4,65l para um máximo de 4,2l, segundo o manual. Tudo bem que eu troquei o filtro de óleo. Mas mesmo assim, com o carro parado nivelado há mais de meia hora, o nível de óleo na vareta estava acima (uns 2mm) do limite máximo. Vou tentar drenar o óleo excedente pelo bocal da vareta. Senão, vai dar problema na certa.
[]s.
Se o radiador manda água constantemente para o reservatório e não há retorno do reservatório para o radiador, o problema está na tampa do radiador, troque imediatamente. Sugiro verificar a válvula termostática também. Se o problema persistir, pode estar havendo fuga de pressão do cabeçote, ou seja, junta queimada.
Abraço!
Olá!
O óleo das partes que não apresentam combustão duram bastante. Na verdade, devem ser trocados somente se houver alguma contaminação (água é a mais comum; é bom verificar o estado geral do óleo da transmissão depois das trilhas, principalmente se houver travessias de riachos ou poças mais fundas).
Quando eu comprei o GV, troquei todos os fluídos (faço sempre isso depois de comprar um carro usado), incluisive o óleo da transmissão. Depois disso, venho monitorando e até o momento não precisei trocar. Não se preocupe tanto com o câmbio automático. Ele chega ser até mais robusto que o manual. E como as trocas não são feitas pelo condutor, a chance de quebrar é pequena. Foi-se o tempo que transmissão automática era sinônimo de "dor de cabeça".
Interessante a sua dica. Mas confesso que achei um pouco estranho (e até perigoso...) fazer uma medição com o carro ligado e engatado em "Drive". É isso mesmo, não seria em "Neutral":pensativo:?
[]s.
Para medir o óleo do câmbio, deve se rodar com o veículo com o motor aquecido por uns 10 minutos. Pare o veículo engate cada marcha do câmbio por 30 segundos, exemplo: engata em R aguarde 30s, engata D aguarde 30s, engata 2 aguarde 30s, engata L aguarde 30s. Após, coloque em N e vá lá no motor verificar o nível de óleo na vareta. A verificação é feita assim para preencher todos os dutos existentes dentro do câmbio com o óleo ATF. Verificar o óleo em D é papo de frentista de posto.
Se houver dúvida, consulta o manual que tá explicado do jeito que falei.
Abraços!
EvandroES
03/05/2012, 09:53
Pessoal, sempre leio nos foruns que nos países vizinhos a Suzuki vende muito bem, não seria o caso de achar um radiador em alguma loja por lá. Para isso seria interessante que outros colegas de forum que moram próximos as fronteiras e conheçam lojas no Paraguai, Argentina, etc, nos ajudem.
Bem, fica a idéia e boa sorte.
Abraços.
mauricio_silva
03/05/2012, 20:56
Olá nanito, tudo bem com você?
Concordo com suas dicas. Aliás, foi exatamente o que eu já fiz: troquei a tampa do radiador (duas vezes), a válvula termostática (a antiga ainda funcionava, como constatei depois) e fiz retífica completa do motor (que estava com a junta do cabeçote parcialmente queimanda e com o cabeçote empenado). Depois de tudo isso, eu reparei que estava cometendo um erro: enchia demais o radiador. De dois dias para cá, o carro "até que tem se comportado bem" (percursos on road e off road de mais de 100 km), onde não tem havido perda significativa de água. Mas o radiador vaza, pois está com rachaduras na base e um furo mal vedado.
Chego a conclusão que devo "dar mais uma chance" e tentar um novo reparo, com outra pessoa que entenda de radiadores. Até porque não acho um modelo novo (ou usado) que sirva na minha viatrura de jeito nenhum.
[]s.
Se o radiador manda água constantemente para o reservatório e não há retorno do reservatório para o radiador, o problema está na tampa do radiador, troque imediatamente. Sugiro verificar a válvula termostática também. Se o problema persistir, pode estar havendo fuga de pressão do cabeçote, ou seja, junta queimada.
Abraço!
mauricio_silva
03/05/2012, 21:08
Você tem razão. Ao ler o manual (que eu já deveria ter lido e relido um montão de vezes...:oops:), ele descreve exatamente este procedimento, com a única diferença de que se deve ficar uns três segundos em cada posição.
Bom, é mais seguro do que fazer uma medição com o motor ligado e engatado em "Drive". Mesmo freado. Valeu pelas dicas!:concordo:
[]s.
Para medir o óleo do câmbio, deve se rodar com o veículo com o motor aquecido por uns 10 minutos. Pare o veículo engate cada marcha do câmbio por 30 segundos, exemplo: engata em R aguarde 30s, engata D aguarde 30s, engata 2 aguarde 30s, engata L aguarde 30s. Após, coloque em N e vá lá no motor verificar o nível de óleo na vareta. A verificação é feita assim para preencher todos os dutos existentes dentro do câmbio com o óleo ATF. Verificar o óleo em D é papo de frentista de posto.
Se houver dúvida, consulta o manual que tá explicado do jeito que falei.
Abraços!
mauricio_silva
03/05/2012, 21:16
Tudo bem Evando?
Cara, uma boa sugestão! Mas eu me sentiria mais seguro se eu tivesse um manual técnico do GV. Explico.
Tem uma grande variedade de modelos da Suzuki e tem vendedor com "ouvido seletivo": você fala "GRAND VITARA 1.6 16v AUTOMÁTICO" e o fulano trás uma peça para um VITARA 1.6. Não foram poucas vezes que isso acanteceu comigo.
Assim, de posse de um manual técnico e com a correta identificação da peça e do ser respectivo código identificador, fico "macho" até para comprar no e-bay. Mas como não tenho, fico limitado a fornecer os dados do carro e do motor. E ai pode vir "cobras e lagartos".
Por falar nisso, alguém sabe onde se pode encotrar o manual técnico do GV?
[]s e obrigado.
Pessoal, sempre leio nos foruns que nos países vizinhos a Suzuki vende muito bem, não seria o caso de achar um radiador em alguma loja por lá. Para isso seria interessante que outros colegas de forum que moram próximos as fronteiras e conheçam lojas no Paraguai, Argentina, etc, nos ajudem.
Bem, fica a idéia e boa sorte.
Abraços.
Olá nanito, tudo bem com você?
Concordo com suas dicas. Aliás, foi exatamente o que eu já fiz: troquei a tampa do radiador (duas vezes), a válvula termostática (a antiga ainda funcionava, como constatei depois) e fiz retífica completa do motor (que estava com a junta do cabeçote parcialmente queimanda e com o cabeçote empenado). Depois de tudo isso, eu reparei que estava cometendo um erro: enchia demais o radiador. De dois dias para cá, o carro "até que tem se comportado bem" (percursos on road e off road de mais de 100 km), onde não tem havido perda significativa de água. Mas o radiador vaza, pois está com rachaduras na base e um furo mal vedado.
Chego a conclusão que devo "dar mais uma chance" e tentar um novo reparo, com outra pessoa que entenda de radiadores. Até porque não acho um modelo novo (ou usado) que sirva na minha viatrura de jeito nenhum.
[]s.
Maurício, a rachadura que tu dizes no teu radiador é a calha de plástico original? Caso seja isso, o conserto não é complicado, é só levar numa boa oficina de radiadores que eles trocam as calhas plásticas tanto inferior quanto superior por umas de cobre ou latão. Aproveita e manda varetar o radiador, pois pode estar entupido ocasionando os aquecimentos. De repente troca o teu fluido também, tenta alguma outra marca, sempre respeitando a medida de 50% aditivo, 50% água desmineralizada.
Grande abraço!
EvandroES
04/05/2012, 08:00
Tudo bem Evando?
Cara, uma boa sugestão! Mas eu me sentiria mais seguro se eu tivesse um manual técnico do GV. Explico.
Tem uma grande variedade de modelos da Suzuki e tem vendedor com "ouvido seletivo": você fala "GRAND VITARA 1.6 16v AUTOMÁTICO" e o fulano trás uma peça para um VITARA 1.6. Não foram poucas vezes que isso acanteceu comigo.
Assim, de posse de um manual técnico e com a correta identificação da peça e do ser respectivo código identificador, fico "macho" até para comprar no e-bay. Mas como não tenho, fico limitado a fornecer os dados do carro e do motor. E ai pode vir "cobras e lagartos".
Por falar nisso, alguém sabe onde se pode encotrar o manual técnico do GV?
[]s e obrigado.
É realmente tem este problema, mas insisto em termos contato com os foristas que possam nos auxiliar em compras nos países vizinhos.
Eu se morasse perto e pudesse ajudar me colocaria à disposição.
Abraço.
aleilario
04/05/2012, 08:05
Mauricio, não sei se é este manual que vc quer, mas de uma olhada:
Equipe Sul 4x4 SP • Exibir tópico - Manual de Serviço Grand Vitara (http://www.equipesul4x4.com.br/forum4x4/viewtopic.php?f=6&t=162)
mauricio_silva
04/05/2012, 10:13
Muito legal este manual de serviços! E muito útil também, sem dúvidas! Mas não é exatamente este que eu procuro (para variar, mais uma "mosca branca de olhos azuis" na minha vida...). Eu busco o manual que tem os códigos do fabricante para as peças do veículo. Ele apresenta uma "visão explodida" dos sistemas do carro e identifica o código das peças (além de ter uma descrição de cada peça). Se for impresso, este manual têm vários volumes (parece uma enciclopédia). Na versão digital, ele é praticamente um aplicativo, que você vai selecionado a peça de acordo onde ela está no carro. Tem nas concessionárias. E, de vez em quando, algum funcionário faz uma "cópia" e divulga.
[]s.
Mauricio, não sei se é este manual que vc quer, mas de uma olhada:
Equipe Sul 4x4 SP • Exibir tópico - Manual de Serviço Grand Vitara (http://www.equipesul4x4.com.br/forum4x4/viewtopic.php?f=6&t=162)
mauricio_silva
04/05/2012, 10:20
A rachadura (uma delas, pelo menos) está na base do radiador, perto de onde tem as sáidas/entrada de água para o motor e para a transmissão automática. Fica pingando, assim devagarinho. A calha superior é de metal. Eu já mandei varetar e recuperar este radiador quando do problema com a junta elástica da ventoinha. Pelo jeito, o serviço foi feito assim, assim. E olha que paguei caro, quase R$ 700,00. Acho que está na hora de tentar recuperar de novo...
[]s.
Maurício, a rachadura que tu dizes no teu radiador é a calha de plástico original? Caso seja isso, o conserto não é complicado, é só levar numa boa oficina de radiadores que eles trocam as calhas plásticas tanto inferior quanto superior por umas de cobre ou latão. Aproveita e manda varetar o radiador, pois pode estar entupido ocasionando os aquecimentos. De repente troca o teu fluido também, tenta alguma outra marca, sempre respeitando a medida de 50% aditivo, 50% água desmineralizada.
Grande abraço!
Mauricio,
Sei q é um esquema porco, mas já usei durepoxi em radiador e durou até fazer a manutenção. Não se se até hj estaria no carro..
Enfim, comprei uma vez uma super cola que dizem ser melhor que durepoxi. Chama-se PoxiPol. uma cola cinza, mais "liquida" que durepox mas tudo q colei com ela ficou indestrutível.. sei lá.. parece uma mistura de massa plástica, durepoxi, super-bonder e araldite!! hehehe
Se lixar tem essa parte que pinga e fechar com essa cola mandrake vai que dura mais um tempo..
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Muito legal este manual de serviços! E muito útil também, sem dúvidas! Mas não é exatamente este que eu procuro (para variar, mais uma "mosca branca de olhos azuis" na minha vida...). Eu busco o manual que tem os códigos do fabricante para as peças do veículo. Ele apresenta uma "visão explodida" dos sistemas do carro e identifica o código das peças (além de ter uma descrição de cada peça). Se for impresso, este manual têm vários volumes (parece uma enciclopédia). Na versão digital, ele é praticamente um aplicativo, que você vai selecionado a peça de acordo onde ela está no carro. Tem nas concessionárias. E, de vez em quando, algum funcionário faz uma "cópia" e divulga.
[]s.
Eu nunca vi um manual assim para Suzuki. Se vc é quem estou pensando, acredito que vc haja tido um nos tempos da Peituda, né? Saudades do Niva...
[]s
LFC
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