PDA

Ver Versão Completa : GV 01/02 : revisar/melhorar linha de combustivel/queima

VRODRIGUES
07/04/2012, 19:21
Depois de reclamar um bocado do consumo da minha viatura, acabei dando uma
passada num mecânico e ele levantou a bola de que era uma boa dar uma revisada
na bomba/boia/filtro de combustivel... Como ela já vai fazer 10 anos, e pela
manutenção que eu fiz recentemente constatei que os antigos donos podem ter
deixado passar alguns itens na revisão, é chegada hora de morrer numa
graninha...

As minha dúvidas são as seguintes:

1 - Vale apena procurar por itens de "performance" melhorada (bomba, filtro,
velas...) ou oque eu ganharia com essas substituições não valeriam a pena?

2 - Conhecem alguma loja nacional online (além da Nafil) confiável?

Qualquer outra dica que vocês levantarem, serei muito grato!

PS: Comecei a fazer uma lista do que viria a comprar:

Velas: NGK Iridium BKR6EIX
Filtro ar: K&N 33-2155
Filtro de óleo: K&N HP-1003

Chuva
07/04/2012, 20:05
Olá Rodrigues,

Além dos itens q mencionou, principalemente as velas, há um item q eu não sabia que mudava bastante a perfornance da viatura.

Tenho uma tracker 07 e fiz uns testes de tipo de óleo recentemente, sempre trocando o filtro e limpando com flush. Finalmente coloquei um óleo que se aproxima do original do manual 10w30.

Acho q o óleo da sua deve ser diferente, mas o meu carro ficou muito mais solto e andando muito mais, se lhe servir de parâmetro esse item, se não por favor desculpe a opinião e desconsidere.
Muitos criticam, que o carro tem q ser óleo mais grosso e dependendo do motor ou estado deve ser mesmo, mas a minha não fuma e ficou bem melhor. Só rodei 400km na maciota com ela mas além de andar com mais facilicade até os barulhinhos de grilar na subida sumiram. A gasolina ruim ajuda nisso tb, claro, só colocando aditivada em postos testados.

Se não puder trocar o tipo de óleo, coloque um óleo novo de tipo e marca boa que faz uma boa diferença. Aprendi nos testes q óleo não "é tudo igual" e o preço faz diferença sim!

VRODRIGUES
07/04/2012, 20:42
Chuva,

Eu troquei todos os óleos em dezembro, mantendo oque é indicado no manual da viatura... Acho que nào mexerei no óleo tão cedo!

Bandinho
08/04/2012, 08:43
Verifique tbém os cabos de velas.
Abs

aryrj
08/04/2012, 08:58
Há quem diga que podemos ganhar cvs somente trocando o bico por um de vazão maior...

VRODRIGUES
08/04/2012, 12:04
Há quem diga que podemos ganhar cvs somente trocando o bico por um de vazão maior...

Acho que para modificações desse porte eu teria que remapear a injecção ou chiparele...

aryrj
08/04/2012, 12:09
Por remapear, seria apenas regular as entradas de combustível e ar. Mas isso no caso do 1.6, 8v, com MAP. Estou com vontade de experimentar... As demais modificações são úteis, mas com resultados meio medíocres...

VRODRIGUES
08/04/2012, 12:58
Por remapear, seria apenas regular as entradas de combustível e ar. Mas isso no caso do 1.6, 8v, com MAP. Estou com vontade de experimentar... As demais modificações são úteis, mas com resultados meio medíocres...

Pelo custo, não compensariam?

aryrj
08/04/2012, 13:29
sinceramente, pra mim, não.

aleilario
08/04/2012, 14:19
To de olho no tópico !!! O GV eu acho meio xoxo, então estou trocando 1 bobina que esta soltando faísca para fora e vou aproveitar e trocar velas e cabos de vela.

VRODRIGUES
08/04/2012, 14:54
To de olho no tópico !!! O GV eu acho meio xoxo, então estou trocando 1 bobina que esta soltando faísca para fora e vou aproveitar e trocar velas e cabos de vela.

Também queria trocar o cabo das velas do meu gv mas pelo que vi, nao e um cabo simples... tem uma espécie de bobina em cada plug. Das velas... pelo menos e assim no g 2.0 ...

aryrj
08/04/2012, 15:31
Também queria trocar o cabo das velas do meu gv mas pelo que vi, nao e um cabo simples... tem uma espécie de bobina em cada plug. Das velas... pelo menos e assim no g 2.0 ...

São supressores de ruído, se não me engano.

Bandinho
09/04/2012, 09:18
O Gv, 1.6, tem duas bobinas ligadas, diretamente, às velas por "chupetas" e dois cabos para as outras duas velas. A troca é muito simples, tanto das bobinas quanto dos dois cabos. Recentemente troquei as duas bobinas e esta semana vou trocar os dois cabos.
Abs

aleilario
09/04/2012, 13:22
Bandinho, onde vc comprou as suas bobinas e quanto pagou ?

Eu estou precisando trocar 1 das bobinas, pois quando acelero mais forte ela esta jogando faísca para fora !!!

Bandinho
10/04/2012, 13:26
Comprei na alternativa 4x4, se não me engano paguei 270,00 em cada uma. Os cabos chegam hoje, paguei 95,00 o par no mesmo lugar.
Abs.

aleilario
10/04/2012, 19:05
Legal...passei no Daniel (mecanico) hoje e ele deu uma olhada no meu carro.

Disse que não preciso trocar a bobina, ele consegue consertar ela e fica show de bola.

Ele vai desmontar e remontar meu freio traseiro, disse que com certeza esta montado errado, por isto esta uma porcaria, já verificou um pequeno vazamento no retentor da polia que será trocado tbm.

Agora só vai ficar faltando chegar a homocinética dos EUA e pronto, a viatura ta pronta novamente para encarar desafios...

Bandinho
10/04/2012, 19:36
Que pena não termos em Friburgo um Daniel desses...
Abs

aleilario
10/04/2012, 19:38
Hehe...o cara é fera, só de olhar e escutar já sabe o problema ! Só não sei ainda qual o custo disto...mas, a oficina dele estava lotada de GV, um mais animal que o outro !!!! E todo mundo fala muito bem dele...

Bandinho
10/04/2012, 22:03
Comprei meu GV aí em SP,na época fui na oficina dele pra que desse uma olhada,por falta de sorte a oficina estava fechada, era uma segunda feira enforcada, terça feira era 7 de setembro, não conheci o cara...
Abs

Bandinho
14/04/2012, 07:51
Troquei ontem os cabos de vela, o carro ficou ótimo acabaram os engasgos na retomada.
Abs

VRODRIGUES
14/04/2012, 09:37
Troquei ontem os cabos de vela, o carro ficou ótimo acabaram os engasgos na retomada.
Abs

Qual cabo bc usou? Comprou onde?

aleilario
14/04/2012, 11:53
O meu carro não engasga, mas não acho normal quando pego uma subida ele sofre mais que carro 1.0 !!!

VRODRIGUES
19/04/2012, 20:00
Pessoal, to com um pouco de disficuldade de achar onde comprar essas peças...

Bem, o filtro de ar, já virá de Miami... O probelam são as velas, filtro de óle o e filtro de combustivel... Se possivel, queria encontar uma mesma loja que tenha todas as peças pra pagar um frete só e no cartão... Sugestões?

Chuva
19/04/2012, 21:34
Dá uma olhada nisso aqui...
Peça Substituta | Filtro de Óleo (http://www.destino4x4.com.br/portal/?q=node/178)

Troquei o filtro de oleo a pouco tempo e é identico ao do ford ka... vc suja um pouco a mão mas é bico.. (o mais chato é colocar o novo no pqno espaço)

O filtro de combustível tb é de um carro básico nacional, não lembro qual..

acho q achei..

http://pt.scribd.com/doc/83221912/Lista-Pecas-Substitutas-Equivalentes-Grand-Viatara-Suzuki

VRODRIGUES
19/04/2012, 21:44
Dá uma olhada nisso aqui...
Peça Substituta | Filtro de Óleo (http://www.destino4x4.com.br/portal/?q=node/178)

Troquei o filtro de oleo a pouco tempo e é identico ao do ford ka... vc suja um pouco a mão mas é bico.. (o mais chato é colocar o novo no pqno espaço)

O filtro de combustível tb é de um carro básico nacional, não lembro qual..

acho q achei..

Lista Peças Substitutas Equivalentes Grand Viatara Suzuki (http://pt.scribd.com/doc/83221912/Lista-Pecas-Substitutas-Equivalentes-Grand-Viatara-Suzuki)

Pois e... E exatamente esse do Ka que tah instalado no meu desde de dezembeo passado e o mecanico onde levei a viatura pra levantar a suspa, me alertou que ele era subdimensionado e que com o tempo isso afetaria o motor. Entao agora to procurando um com as mesmas especificações ou melhor...

Chuva
19/04/2012, 21:54
estranho o mecanico dizer isso, pq esse filtro modelo 145 é bem maior que o original suzuki, pode ter bem mais vazão.. talvez o mecânico esteja procurando pelo em ovo, saca? tá cheio por aí..

acho q esse não seria um ponto de gargalo, se serve minha opinião, já que meu carro agora tá fazendo quase 12/L na estrada com o mesmo filtro do fork ka.. é um branquinho mais "gordo" q o original..

VRODRIGUES
19/04/2012, 21:59
estranho o mecanico dizer isso, pq esse filtro modelo 145 é bem maior que o original suzuki, pode ter bem mais vazão.. talvez o mecânico esteja procurando pelo em ovo, saca? tá cheio por aí..

acho q esse não seria um ponto de gargalo, se serve minha opinião, já que meu carro agora tá fazendo quase 12/L na estrada com o mesmo filtro do fork ka.. é um branquinho mais "gordo" q o original..

O que esta instalado no meu carro e um laranja, com letras pretas...

Chuva
19/04/2012, 22:01
342390342391

O original é esse aqui embaixo, preto,mais magrinho.. o laranja nunca vi..
Filtro De Oleo Do Tracker 2.0 16v Gasolina 2001/... - R$ 25,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234594477-filtro-de-oleo-do-tracker-20-16v-gasolina-2001-_JM)

mas.marco
20/04/2012, 12:54
342390342391

O original é esse aqui embaixo, preto,mais magrinho.. o laranja nunca vi..
Filtro De Oleo Do Tracker 2.0 16v Gasolina 2001/... - R$ 25,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234594477-filtro-de-oleo-do-tracker-20-16v-gasolina-2001-_JM)

Pessoal,.... esse laranja, da tecfil, realmente nao é muito bom.

Esse branco, que usam da FORD, é bom e é exatamente o que o chuva falou, maior.

Os de cor laranja sao mais antigos Rodrigues, talvez nem seja o adequado para seu GV.

VRODRIGUES
21/04/2012, 00:03
O filtor de óleo da K&N, alguém usa? o HP-1003?