PDA

Ver Versão Completa : Preciso de dicas sobre o GV.

Edjr
07/04/2012, 00:50
Prezados,

Sou um recém proprietário de um GV Sport, ano 98. Entretanto, não possuo o manual do veículo.

Estou com dúvidas em relação ao seu câmbio (automático). Alguém poderia explicar em quais situações seria conveniente o acionamento do botão "overdrive"? A posição "2" da alavanca seria indicada pra quê? O que otimizaria o consumo de combustível?

Existe um botão à esquerda da alavanca para selecionar "N" ou "P". Alguém poderia explicar isso também? "P" deixaria as trocas a partir de um giro maior do motor, confere?

No que, precisamente, a versão Sport se diferencia das outras?

Ainda não fiz uma revisão no carro, existe algo em que eu tenha que ter mais atenção numa revisão? Algum defeito ou problema comum ao veículo?

Antecipadamente, agradeço a atenção!

VRODRIGUES
07/04/2012, 00:53
Olha, eu posso estar enganado, mas N deixaria ele em ponto morto e o p é uma posição especifica pra estacionar a viatura, não?

Edjr
07/04/2012, 01:07
VRODRIGUES, eu me expressei mal. Estava me referindo a um interruptor que fica à esquerda da alavanca, acho que "N" é "Normal" e "P" é Power. Em "P" acho que as trocas acontecem em um giro mais alto.

aleilario
07/04/2012, 07:02
Amigo, eu tenho um GV 99 1.6 3 portas automático, e tenho o manual dele, não sou nenhum expert e carros, mas vamos a algumas dicas:

O botão do lado esquerdo é N=normal e P=Power, pelo que pude perceber ele não serve para trocar as marchas em giro mais alto, como a função sport de alguns câmbios, se você colocar na função P em uma subida por exemplo, ele "ganha" alguns cavalos a mais, pelo menos é o que diz o manual. Eu pude perceber que parece que ele reduz para uma marcha intermediária e assim ganha um pouco mais de força quando o carro precisa.

Ele tem outras funções também, este cãmbio é cheio de "modos" !!!

Por exemplo, se não me engano no manual fala que, se você estiver em um terreno muito liso onde as rodas patinam, você pode colocar o câmbio em segunda marcha e ligar o botão em P com o 4x4 acionado que funciona como uma espécie de bloqueio, o carro sai sem patinar. Mas isto não funciona muito em trilhas, atoleiros não, é para terrenos planos e lisos, como um gramado por exemplo.

O botão do lado esquerdo da alavanca, o overdrive é para ser usado em estradas, por exemplo numa ultrapassagem, quando você aciona o botão, o carro reduz uma marcha, ganho assim mais torque para ultrapassagem !

De cabeça o que eu lembro é isto, não sei qual a diferença da versão Sport não !!!!

Itens de revisão: Correia Dentada, troque, mesmo que a aparência seja boa, melhor prevenir do que remediar. De resto é um excelente carro, o meu esta com 140 mil KM e agora que começou a dar alguma manutenção, porém nada demais, itens normais e que ainda são originais do carro como coxim do motor, homocinética, pois estou com lift de 2" no carro e as homocinéticas antigas não aguentaram, freios traseiros, mas a manutenção esta se dando pois uso o carro em algumas trilhas, e ai os itens originais ja desgastados não aguentam !

Outra coisa muito importante, verificar sempre o óleo do câmbio ! Para verificar você tem uma vareta no motor, bem próximo ao painel corta fogo, porém antes de verificar você tem que ligar o carro, puxe o freio de mão, engate o cambio em D, ai sim vc puxa a vareta e verifica o nível. Se estiver baixo você completa por cima do motor mesmo, onde a vareta fica !

Se puder ajudar em algo mais, diga ai....

Ahh, visite também nosso forum: Equipe Sul 4x4 SP • Exibir fórum - Suzuki (http://www.equipesul4x4.com.br/forum4x4/viewforum.php?f=6) lá sempre estamos postando dicas, combinando passeios, trilhas e etc....

Edjr
07/04/2012, 11:40
Amigo, eu tenho um GV 99 1.6 3 portas automático, e tenho o manual dele, não sou nenhum expert e carros, mas vamos a algumas dicas:

O botão do lado esquerdo é N=normal e P=Power, pelo que pude perceber ele não serve para trocar as marchas em giro mais alto, como a função sport de alguns câmbios, se você colocar na função P em uma subida por exemplo, ele "ganha" alguns cavalos a mais, pelo menos é o que diz o manual. Eu pude perceber que parece que ele reduz para uma marcha intermediária e assim ganha um pouco mais de força quando o carro precisa.

Ele tem outras funções também, este cãmbio é cheio de "modos" !!!

Por exemplo, se não me engano no manual fala que, se você estiver em um terreno muito liso onde as rodas patinam, você pode colocar o câmbio em segunda marcha e ligar o botão em P com o 4x4 acionado que funciona como uma espécie de bloqueio, o carro sai sem patinar. Mas isto não funciona muito em trilhas, atoleiros não, é para terrenos planos e lisos, como um gramado por exemplo.

O botão do lado esquerdo da alavanca, o overdrive é para ser usado em estradas, por exemplo numa ultrapassagem, quando você aciona o botão, o carro reduz uma marcha, ganho assim mais torque para ultrapassagem !

De cabeça o que eu lembro é isto, não sei qual a diferença da versão Sport não !!!!

Itens de revisão: Correia Dentada, troque, mesmo que a aparência seja boa, melhor prevenir do que remediar. De resto é um excelente carro, o meu esta com 140 mil KM e agora que começou a dar alguma manutenção, porém nada demais, itens normais e que ainda são originais do carro como coxim do motor, homocinética, pois estou com lift de 2" no carro e as homocinéticas antigas não aguentaram, freios traseiros, mas a manutenção esta se dando pois uso o carro em algumas trilhas, e ai os itens originais ja desgastados não aguentam !

Outra coisa muito importante, verificar sempre o óleo do câmbio ! Para verificar você tem uma vareta no motor, bem próximo ao painel corta fogo, porém antes de verificar você tem que ligar o carro, puxe o freio de mão, engate o cambio em D, ai sim vc puxa a vareta e verifica o nível. Se estiver baixo você completa por cima do motor mesmo, onde a vareta fica !

Se puder ajudar em algo mais, diga ai....

Ahh, visite também nosso forum: Equipe Sul 4x4 SP • Exibir fórum - Suzuki (http://www.equipesul4x4.com.br/forum4x4/viewforum.php?f=6) lá sempre estamos postando dicas, combinando passeios, trilhas e etc....

aleilario, muito obrigado pelas dicas, meu camarada!

Então a posição "2" significa que o carro permanecerá em segunda marcha? Seria interessante usá-la em grandes declives, estou certo?

O modo mais "econômico" então seria sem o acionamento do "overdrive"?

Desculpe a absoluta ignorância!

Mais uma vez, obrigado!

Um abraço!

aleilario
07/04/2012, 13:12
Vai perguntando, no que eu puder ajudar estou à disposição.

Para andar na cidade, coloca em D e esquece da vida, vc vai usar a posição 2 mais em trilhas, por exemplo onde precise do freio motor, vc pode descer em segunda ou primeira marcha reduzida....

Mas nao se se o seu interesse é entrar em trilhas...

Edjr
07/04/2012, 13:46
Vai perguntando, no que eu puder ajudar estou à disposição.

Para andar na cidade, coloca em D e esquece da vida, vc vai usar a posição 2 mais em trilhas, por exemplo onde precise do freio motor, vc pode descer em segunda ou primeira marcha reduzida....

Mas nao se se o seu interesse é entrar em trilhas...

Pois é, mas uso a posição "D" na cidade com o overdrive acionado ou não?

VRODRIGUES
07/04/2012, 14:13
Overdrive é para momentos de maior demanda de potência (ultrapassagens, por exemplo). Usar o tempo inteiro deve piorar um bocado o consumo.

aleilario
07/04/2012, 18:13
Isto mesmo, overdrive somente para situações específicas, no caso ultrapassagens em strada....

pacosancas
08/04/2012, 03:23
Oi,

Primeiro de tudo, por favor, perdoen o meu português, eu ainda estou aprendendo. Tenho um GV 2.5 V6 automática, do ano 2000, no Paraná onde a minha esposa nasceu.

A transmissão automática usada ​​na GV tem quatro marchas. A alavanca tem posições 1, 2, D, N, R e P, um interruptor de overdrive na alavanca, e um interruptor de "Power" com as posições P e N.

Com a alavanca na posição 1, a caixa vai ficar na primeira marcha. O interruptor de power não vai fazer nada, e o interruptor de overdrive tambem não.

Com a alavanca na posição 2, se o interruptor de Power está na posição N (normal), a transmissão irá seleccionar a primeira ou a segunda marcha, dependendo do acelerador e da a velocidade. Se o interruptor está na posição de P (power), então a transmissão vai ficar sempre em segunda marcha e não vai usar a primera, nem mesmo para sair com o carro parado (isso é bom para dirigir no gelo ou na neve). O botão de overdirve não vai fazer nada nada nesta posição da alavanca.

Com a alavanca na posição D, a transmissão irá escolher a marcha mais adequada, dependendo do acelerador e da velocidade. Se o botão de overdrive está desligado (o sinal "Overdrive off" no painel vai-se acender), então a transmisao vai mudar entra primeira, segunda e terceira. Se o botão de overdrive está ligado, então a transmisao tambem pode usar a quarta marcha se a velodicade for alta e o pedal do acelerador nao for puxado forte. Em esta posicao da alavanca, as mudanças vam ocorrer a giros mais altos, se o botão Power está em posição P, e a giros mais baixos se ele está na posição N.

Alavanca na posição P irá bloquear o eixo de transmissão, para o estacionamento. A N é neutro e a R e ré. Em cualquer destas posiçoes, nem o botao overdrive nem o power tem funçao nenhuma.

Existe uma alavanca escondida, coberta com uma tampa no lado esquerdo da caixa, que serve para acoplar mecanicamente a posição N no caso de uma falha nos sistemas hidráulico ou do controlo eletrónico. Isso é para permitir o reboque do carro no caso de a transmissão ficar com uma marcha engatada.

Um abraço!

Francisco

aleilario
08/04/2012, 09:06
Pacosancas, boas dicas, muito bem explicado.

Agora fiquei curioso, onde fica esta alavanca escondida ? Tem que retirar alguma peça do painel para chegar nela ?

pacosancas
08/04/2012, 15:12
...Agora fiquei curioso, onde fica esta alavanca escondida ? ...

Estava olhando o manual de serviço para pôr uma imagem, e acho que eu estava errado :oops: : a alavanca é para poder desligar o "brake interlock", que nem todos os GV automáticos tem. (O brake interlock é um sistema que impede tirar a alavanca de mudanças da posiçao P se você nao tiver pressionado o pedal do freio). A alavanca está escondida por a tampa 1:

http://img577.imageshack.us/img577/8341/image4wc.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/577/image4wc.jpg/) Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

aleilario
08/04/2012, 17:32
É...o meu acho que não tem este recurso não...mas o meu é 1.6 !!!

Giovanni Morano
08/04/2012, 20:32
D - Andar em condições normais
2 - Reduz o cambio em primeira e segunda marcha
1 - Reduz o Cambio em um unica marcha
Power - Deixa o carro mais esportivo, com trocas mais rápidas, consume muita gasolina.
Over-Drive - Usar em ultrapassagens, momentos que você precisa reduzir a marchar, EX: da quarta para a terceira.

Edjr
08/04/2012, 21:29
Ohh Pessoal, valeu mesmo pelas dicas!

Francisco, obrigado pela detalhada explicação.

Assim que forem surgindo as dúvidas continuarei com a liberdade para perguntar.

Procurei pelo manual do proprietário em pdf e não encontrei. Alguém o teria "digitalmente"?

Um abraço a todos!

pacosancas
09/04/2012, 10:42
...Procurei pelo manual do proprietário em pdf e não encontrei. Alguém o teria "digitalmente"?

Eu tenho o manual num pdf em inglês (USA), se quizer.

Edjr
09/04/2012, 20:20
Eu tenho o manual num pdf em inglês (USA), se quizer.

Quero sim! Envie por favor para edgarjr83@gmail.com

Valeu!

aleilario
09/04/2012, 22:19
Se puder me envie também no alessandro@devise.com.br ai eu disponibilizo ele no forum da equipe sul 4x4, assim quem precisar é só fazer o download !

Eu tenho o manual original do carro em portugues, mas não tenho digitalizado.

pacosancas
10/04/2012, 11:17
Já enviei! :curtir:

aleilario
10/04/2012, 12:50
Blz...recebido ! Obrigado.

Elisson
11/04/2012, 11:10
Se seu veiculo for 2.0 16v ele não possui correia dentada e sim corrente de comando. Recomendo a troca da termostática, liquido de arrefecimento e polia de acoplamento viscoso pois esse sistema é que mantém o motor refrigerado em 100%.

Edjr
11/04/2012, 11:36
Se seu veiculo for 2.0 16v ele não possui correia dentada e sim corrente de comando. Recomendo a troca da termostática, liquido de arrefecimento e polia de acoplamento viscoso pois esse sistema é que mantém o motor refrigerado em 100%.

Elisson, obrigado! Valeu pelas dicas. Vou considerá-las quando levá-lo à revisão.

Edjr
11/04/2012, 11:58

Elisson, estava lendo em outro tópico que você recomenda um GV Sport. Você saberia quais são as diferenças deste modelo para os outros?

E outra pergunta que faço a todos, qual seria um valor médio de mercado para um GV 98/99 2.0 16v Sport AT, 2 portas (considerando um veículo original em bom estado)?

Estou vendo Vitaras sendo anunciados acima dos 22.000,00!

Elisson
12/04/2012, 12:04
O Sport vem com rodas 5 raios, banco de couro, é 2 pts motor 2.0 16v e também vem com aerofólio.....se alguém souber mais favor complementar.

Vlr Médio de um Gv 98/99 2.0 sport At acredito que seja uns 23 a 26 em ótimo estado !!!!!

Giovanni Morano
12/04/2012, 20:09
Valor de mercado do 4 portas at 1998 é R$19.000, e ai dependendo do estado aumentasse ou diminui, mas o valor de mercado tem no IPVA.

Elisson, estava lendo em outro tópico que você recomenda um GV Sport. Você saberia quais são as diferenças deste modelo para os outros?

E outra pergunta que faço a todos, qual seria um valor médio de mercado para um GV 98/99 2.0 16v Sport AT, 2 portas (considerando um veículo original em bom estado)?

Estou vendo Vitaras sendo anunciados acima dos 22.000,00!

aleilario
13/04/2012, 08:36
Na verdade, pelo que andei verificando pela internet não tem diferenciação de preço entre os modelos, o que rola é diferença de preço pelo estado do carro, pois vejo GV 3 portas 1.6 mais caro que 4 portas sport 2.0 hehhe....

Edjr
25/04/2012, 21:15
Ohh pessoal,

Mais perguntas:

No compartimento onde é guardado o macaco existe uma mangueira. Qual é a utilidade dela? Por acaso ela é ligada ao tanque de combustível? Ela serveria para esgotar o combustível?

O triângulo de sinalização seria guardado no mesmo compartimento onde é acondicionado o macaco?

Sobre o câmbio (automático), quando eu engato a ré o carro dá um pequeno "tranco". Alguém já teve esse problema? Quais seriam as possíveis causas?

Por fim, alguém já teve problemas no controle dos retrovisores? O meu não está funcionando.

Abraços!

Elisson
26/04/2012, 09:57
Ohh pessoal,

Mais perguntas:

No compartimento onde é guardado o macaco existe uma mangueira. Qual é a utilidade dela? Por acaso ela é ligada ao tanque de combustível? Ela serveria para esgotar o combustível?

O triângulo de sinalização seria guardado no mesmo compartimento onde é acondicionado o macaco?

Sobre o câmbio (automático), quando eu engato a ré o carro dá um pequeno "tranco". Alguém já teve esse problema? Quais seriam as possíveis causas?

Por fim, alguém já teve problemas no controle dos retrovisores? O meu não está funcionando.

Abraços!

Essa mangueira visível no compartimento do macaco nada mais é que o respiro do diferencial traseiro.

O triangulo de sinalização é guardado no compartimento que fica centralizado no porta-bagagens, levantou a tampa visualiza o macaco embalado em uma capa protetora.

Com relação ao câmbio, troca o óleo dele caso não tenha trocado que o problema pode minimizar com isso ou até sumir.

Com relação ao controle dos retrovisores, uma simples revisão na placa dos comandos pode resolver. Pois com o tempo cria-se uma crosta neles fazendo com que o mesmo deixe de funcionar. Isso aconteceu com um vitara 97 do meu irmão, limpou os contatos e fica show. Não cobraram mais que R$ 30,00 pelo serviço.

carlos-godoy
26/04/2012, 11:05
Overdrive é para momentos de maior demanda de potência (ultrapassagens, por exemplo). Usar o tempo inteiro deve piorar um bocado o consumo.

Errado, é justamente o contrário. Overdrive é uma sobre-marcha, algo como uma quinta marcha para economizar na estrada.

Best Cars Web Site - Tecnologia (http://bestcars.uol.com.br/tecprep/over.htm)

aleilario
26/04/2012, 14:44
Carlos, no caso do Suzuki GV, o botão de overdrive é usado para maior demanda de potência sim, ele parece que coloca uma marcha intermediária para baixo, dando um up em ultrapassagens.

Não sei como é nos outros carros, mas no meu é exatamente assim.

ELISSON, no meu GV não tem este porta bagagem central. Tem uma "portinha" na lateral onde fica guardado chave de roda e macaco, o triangulo não consegui achar onde colocar então fica solto no porta malas mesmo !!!

Giovanni Morano
26/04/2012, 18:05
Exato! Ele reduz uma marcha e ajuda nas ultrapassagens! O Gv at so tem 4 marchas!

Carlos, no caso do Suzuki GV, o botão de overdrive é usado para maior demanda de potência sim, ele parece que coloca uma marcha intermediária para baixo, dando um up em ultrapassagens.

Não sei como é nos outros carros, mas no meu é exatamente assim.

ELISSON, no meu GV não tem este porta bagagem central. Tem uma "portinha" na lateral onde fica guardado chave de roda e macaco, o triangulo não consegui achar onde colocar então fica solto no porta malas mesmo !!!

pacosancas
27/04/2012, 09:58
A overdrive é, como falou Carlos, uma sobre-marcha. O que você faz quando acionar o botao da overdrive não é engatar a overdive, mais desligar a overdrive.

Posicao normal= botão para dentro= overdrive disponível = lâmpada "O/D OFF" desligada
Posiçao para ultrapassagem = botão para fora = overdrive desligada = lâmpada "O/D OFF" acesa

aleilario
27/04/2012, 11:47
Na verdade acho que estamos todos falando a mesma coisa, porém de maneiras diferentes. O pacosancas tem razão, quando vc aperta o botão do overdrive, na verdade vc esta deslingando ele, pois no painel aparece OFF (se não me engano), então seguindo a lógica o overdrive é uma sobremarcha para economizar combustivel como uma quinta marcha mesmo !!!!

O Carlos-godoy tem razão...eu me confundi pois quando precisamos de força, nós desligamos o overdrive.....

Giovanni Morano
27/04/2012, 19:27
E isso ai, falando a mesma coisa! :dance: O importante de tudo é que amamos nossos GVzim!

Edjr
04/06/2012, 19:00
Senhores,

Por três vezes, rodando por uns 5km em um aclive que exige o uso da tração e eventualmente a redução, meu GV apresentou um problema. Após rodar esse percurso o motor "apagou" e não quis mais pegar (como se houvesse acabado o combustível). Nas três vezes eu esperei uns 20 minutos e liguei o carro sem problemas. Parece que a temperatura está ligada ao problema, visto que após deixá-lo esfriar um pouco, o carro voutou a funcionar. O ponteiro do termômetro nunca ultrapassou a metade do mostrador.

Conversei com o Anderson da Minas Motors, ele suspeita que possa ser um problema no sensor de rotação.

Alguém já passou por algo parecido? Alguém já teve problemas com esse sensor?

Adiantadamente, agradeço a ajuda!

aleilario
04/06/2012, 19:47
não sei se vou falar besteira, mas de uma olhada em bobina !!! Minha moto estava com um problema parecido e era bobina !!! Sei lá, só uma sugestão !

Se bem que tem lógica o problema ser no sensor de rotação !

Edjr
05/06/2012, 00:23
Pois é, o estranho é que o problema não aparece no trânsito ordinário, mas apenas quando uso a tração e a redução por algum tempo.

Se fosse bobina o problema apareceria em qualquer dos casos, não?

Obrigado mais uma vez, aleilario.

aleilario
05/06/2012, 12:35
Bom, agora vc me apertou hehehe...

Pois o carro reduzido, blz, vc trabalha com giro mais alto (normalmente) ai acho que poderia ser problema no sensor de rotação, mas sei lá, em tese, com o carro 4x4 não muda o regime de rotação, o que acredito eu não deveria apresentar o problema, caso realmente seja no sensor de rotação.

Passei a idéia de verificar a bobina, pois na minha moto, quando usava na cidade não dava problema, quando eu pegava estrada, ai sim ela apresentava o problema, acredito que, por trabalhar em rotação maior a bobina fosse mais exigida, sei la...

aleilario
05/06/2012, 12:36
Lembro que sou leigo, então posso estar falando besteira, mas sempre tento achar uma lógica para o problema apresentado !!!!

E no seu problema não estou conseguindo achar não !!!