PDA

Ver Versão Completa : Quero ir pro Jalapão



Páginas : [1] 2

Leonardo Dic
20/07/2005, 20:09
Oi pessoal, ainda esse ano quero ir pro Jalapão, se mais gente tiver interesse podemos combinar um comboio.

Abraço

mnishio
27/07/2005, 00:15
Olá Leonardo!

Boa pedida para uma viagem, eu fui no ano passado pra lá com uma L200 e a viagem foi ótima.

Segue umas fotos para te deixar empolgado...

mnishio
27/07/2005, 00:16
+1

cristiano
27/07/2005, 09:07
Marcelo, se não se incomodar, gostaria que falasse um pouco mais sobre:

- Tempo da viagem
- Estrada
- Postos de abastecimento
- Lugar para dormir
- Problemas e lições aprendidas

Obrigado

Martin Melcop
27/07/2005, 09:54
Marcelo,


somando as perguntas do Cristiano, você chegou a acampar dentro do parque? Algum ponto específico que vc recomenda e que vc não recomenda?

mnishio
27/07/2005, 11:26
Olá Cristiano, Martin, Beleza?

Se você for direto de SP são quase dois dias de viagem parando de noite para dormir, quando eu fui, parei em Brasília e passei duas noites na cidade, depois toquei para a Chapada dos Veadeiros, que aliás, é um lugar muito bonito e ótimo para caminhadas e banho de rio e so depois fui para o Jalapão.

Sobre as estradas, no estado de SP ótima$$, Minas só buraqueira, em Goiânia e Tocantins a estrutura e fraca, não existe muitas pistas duplicadas mas achei o asfalto bom, sem muitos buracos e muito poucos postos da polícia.

Chegando ao Jalapão, eu abasteci em Ponte Alta e uma vez em Mateiros, mas cuidado! esta última é uma pequena cidade no meio e nem sempre tem combustível, so para vocês terem uma idéia, quando eu fui o "postinho" não tinha álcool, a gasolina(R$3.00) estava em falta mas tinha diesel, não me lembro do preço.

Eu fiz a viagem em um esquema beeem barato, comia em uns PFs de cidadezinha, e sempre acampando, no Jalapão é fantástico, ao cair da noite saia um pouco da estrada, de preferência beirando algum rio e procure por uma prainha, nós quase não encotramos pessoas na região e é bem tranquilo ficar a beira da água, ah, so tomem cuidado, a região tem cobras e outros bichos estranhos da água :) mas nada que aventureiros não estejam acostumados.

Aprendi que tenho que viajar mais e que o Brasil e absurdamente grande, e de pessoas simples, bem diferente da nossa realidade. Em Mateiros, lugar de gente simples e pobre, ajudamos um motoqueiro que tinha caido na estrada e na cidade so tinha 1, isso mesmo HUM enfermeiro que estava em casa, pois era domingo e tivemos que busca-lo para atender o cara. Quando abastecemos, o tanque saiu por 80,00, demos 100,00 para o único frentista e ele nem tinha troco, saiu pela cidade juntando os 20,00 para nos devolver. E ainda presenciamos a ação de uma espécie de agiota que tenho quase certeza deve controlar o dinheiro de quase toda a cidade.

Se for acampar, prefira os areiões, pois de noite aparecem uns FORMIGÕES no meio da mata.

Eu fui em Julho, que é o mês de seca e é quente, às vezes domiramos ao relento a beira dos rios, se for em Dezembro a aventura deve ser maior, pois acho que tem algumas travessias de rios.

O Jalapão e bem grande e não é toda a área que é dada como reserva, e uma coisa triste e que por causa disso estamos a região.

Uma outra dica, e ficar esperto com as estradinhas que saem da principal, nos entramos em algumas que levavam pro meio do nada e encotramos algumas casinhas demolidas recentemente, foi uma visão estranha na hora e depois ficamos sabendo que algum agricultor grande do sul estava querendo plantar soja na região e foram expulsar os moradores, disseram que os caras passavam com o trator por cima da casinha dos moradores na frente deles, muito triste, injusto, Brasil.

Bem, e mais ou menos isso, espero que aproveitem e com certeza eu quero ir novamente.

cristiano
27/07/2005, 12:02
Marcelo, obrigado pelas informações... acho importante levantar as lições aprendidas.

- Levar sempre dinheiro trocado
- Manter o tanque sempre cheio
- Ter um mapa da região

Como você soube do caminho das estradinhas ? você foi com alguns mapas ou guia ?

É seguro acampar ? por causa de roubo e etc...

Quais os lugares visitados ? e os não visitados ?

Eu já estou em Brasília, então o caminho deve ser um pouco mais curto.

mnishio
27/07/2005, 12:46
Cristiano,

Eu não sei te dizer exatamente as estradas, mas pegando um mapa eu reconheço.
Fui sem guia, gosto de viagens "autônomas", mas durante um tempo garimpei informações na internet, revistas, etc...

Visitei Mateiros, Mumbuca, Cachoeira da Velha, As Dunas e uma cachoeirinha cujo nome, se eu não me engano é da Lage.

Saindo da Chapada dos Veadeiros, nos traçamos um percurso que dava preferência a estradas de terra.

Andrejur
27/07/2005, 14:41
E aí Pessoal.

Animados para uma aventura dessas?.
Estou me programando para este final de semestre, outubro ou novembro/dezembro...

Abs.

André/Niterói/RJ
JPW Guaiamu(Se olhar bem, tem sempre algo a modificar no projeto original).
"TORTURA EM ARTURA É ESCURTURA"

Luiz Antonio
27/07/2005, 21:24
mnishio, por acaso tem a km. que rodou, terra, asfalto se tiver tbm. é uma boa dica

[]'s pensando muito nessa aventura fantástica :concordo:

Luiz Antonio
27/07/2005, 21:27
Leonardo Dic, vc deve ter visto já, mas em todo caso, segue



http://antonio_almeida.sites.uol.com.br/index.htm

Leonardo Dic
27/07/2005, 22:59
Oi pessoal, estou animado pra ir e vcs ? Tem interesse ? Vamos ver quem vai e a data.
Vi uma expedição que vai ocorrer em outubro, mas é organizado pela Vamos pra Trilha, achei caro (1550) só as hospedagens e lanches e o apoio. O que vcs acham ? Conhecem esse esquema ?

Oi Marcelo, deve ter sido muito boa a viagem, as fotos são lindas. Você foi sózinho ?

Luiz Antonio, o link não está dando certo. Tem certeza que é isso mesmo. Eu não vi isso.

Abraço

Luiz Antonio
27/07/2005, 23:39
Leonardo Dic, acabei de clicar em cima do link, e ele abriu normalmente, tenta de novo é um site de uma dupla que foi ao Jalapão com uma Ranger, show o relato dos caras...se não abrir te mando por mp, qualquer coisa grita.

[]'s

mnishio
28/07/2005, 02:23
Ola Luiz,

no total eu percorri uns 6000km, mas isso incluiu a passagem pelo DF, o passeio da chapada dos veadeiros, o retorno pelo interior da Bahia e até uma passeio em uma fábrica de cachaça em MG :) e de volta a SP..


Dos 6000km, posso assegurar que foram uns 1000 em estrada de terra.

Erika
30/07/2005, 17:48
:P Puxa so de ler os relatos... fiquei na fissura de ir... ate por que envolve acampamentos..... trilhas , natureza ..etc etc etc ....sempre li sobre, mas nunca rolou de ir quando vcs pensam em ir ??? ja tem uma data programada?

Erika Machado

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 01:08
Oi galera, já dei uns rolés por lá recomendo carro a DIESEL, e com mecânica simples, primeiro por causa da autonomia, depois porque a galera só entende de BOI e CAVALO,
Hé perrengue maior parte do tempo :shock: :shock:
Segue algumas fotins :wink:

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 01:33
´Meu maior problema foi gasolina!!!
E o que mais me incomodou foarm os mosquitos, e os lugares que tive de dormir :oops: :oops: :oops: :oops:

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 01:39
A gente se perdia toda hora, principalmante quando inventa história de sair da estrada!!!!

Nando
01/08/2005, 17:19
Meus 0,01

O lugar mais fantástico do Jalapão é o Sussuapara, uma fenda aberto por um rio no meio da estarda que vai cresendo até virar um mini canion com luz muito reduzida e água caindo pelas paredes, parece outro mundo e é muito difícil de descobrir sem se informar bem em Ponte Alta.

Vale a pena tb pra quem for mais doido pular la de cima da ponte em Ponte Alta, só cuidado pra não se esborrachar ou fazer como o que escreve aqui e pular de braços abertos.

Outro lugar incrível é o fervedouro, uma poça de agua e areia sem fundo que te faz boiar. Da pra ficar horas la deitadão, mas tem muita mutuca.

No Jalapão as placas e kms são fictícias, nunca fazem muito sentido então é muito bom ter um bom mapa rodoviário da região para não se perder. Leve tb peças sobresalentes, ja que mecanica la é quase inexistente. O amortecedor da Hilux quebrou a uns 20 kms de Mateiro e tive que virar o povoado até achar um padre que tinha uma maquina de solda em sua casa e conseguimos consertar a haste....

Se estiver com mais carros, acho que vale a pena se enfiar nas trilhas que levam ao centro do Jalapão, que saem do anel principal para dentro. É la que está a maior parte da fauna e lugares muito pouco conhecidos.

ahhhh, que vontade de voltar pra la, mas acho que talvez só role ano que vem.

Erika
03/08/2005, 18:27
fantastico .... então pessoal ninguem se anima de ir ??? caso somente um ououtro se interessar... posso lancar o passeio em outras listas e assim formar um grupo maior.. o que acham?

Martin Melcop
03/08/2005, 19:09
Erika,

qual sua ideia de data e duração?

Luiz Antonio
03/08/2005, 19:19
Erika, podemos começar a discutir aqui, eu pretendo ir, mas não tenho nada programado o Leonardo Dic tbm. tá afim, vc tem algo previsto já ??, vamos nos falando

[]'s

Leonardo Dic
03/08/2005, 20:59
Eu quero ir ainda este ano, economizei para isso. Se não montarmos um grupo vou acabar pagando o preço pra ir com o Vamos pra Trilha. R$ 1550,00.
Pois não quero ir sozinho.

E se vamos pelo que ouvi deve ser até outubro, pois depois chove muito. Será que é assim mesmo ?
E aí pessoal vamos marcar logo a data, é só assim que vamos.


Abraço

Luiz Antonio
03/08/2005, 21:08
pessoalllll, olha aí o vamos pra trilha, só pra terem uma ideia.


http://www.vamospratrilha.com.br/fr-jalapao2.htm

[]'s

Luiz Antonio
03/08/2005, 21:10
Leonardo Dic, ve se esse link abre agora....

[]'s

Leonardo Dic
03/08/2005, 22:01
É Luiz Antônio, muito boa essa expedição que eles estão fazendo, só que é 1550,00 por pessoa. Aí eu e a patroa vai 3 pilas, fora todo diesel.
Será que não conseguimos juntar um grupo nosso ? Não sairia mais barato ?

Ou será que se fizermos um grupo pra ir com eles, não dariam um bom desconto ?

Abraço

Nando
04/08/2005, 00:56
Cara, onde vc vai conseguir gastar 1500 pp no Jalapão eu não sei.... Só se for de Tia Augusta, como essas expedições ridículas que rolam por ai... Imaginei que o pessoal daqui nem chegasse perto desses micos.

A única coisa cara por la é o combustível, e nem por isso muito mais caro que em SP. Hospedagem se gasta no maximo uns 20 pilas por dia se ficar todo dia em pousada, o que em geral é meio inviável. Comida a mesma coisa, 90% do tempo vc vai comer o que vc preparar, nem que for na casa de alguem.

Rodei 4000 kms ida e volta de SP. A Hilux faz uns 7 km/l em 4x4 logo algo em torno de R$ 1000,00.
Hospedagem vc gasta uns R$100,00 o casal no maximo, ja que alguns dias necessariamente irão ter de ser em barraca a custo zero.
Comida uns R$300,00 bem gastos para a semana inteira para o casal.
Mais uns R$300,00 para eventuais transtornos...

R$1700,00 o casal, e sem ter que ficar seguindo bandeirinha como se estivesse na disney.

Fui sozinho, apenas com a Hilux e bons amigos dentro dela, se pudesse ir com mais um carro com mais amigos seria melhor mas não estritamente necessario, agora pagar para ter a companhia de estranhos eu to fora :discordo: :discordo: :discordo:

Leonardo Dic
04/08/2005, 20:38
Eu também tô de acordo com isso, mas parece que ninguem quer ir, cadê os companheiros, vamos definir uma data pra ir.

Abraço

Leonardo Dic
08/08/2005, 22:07
E aí pessoal, ninguem quer ir mesmo ?

Estou querendo ir entre outubro e novembro.

Abraço

Leonardo

Martin Melcop
09/08/2005, 09:58
Leonardo,

eu quero ir problema são os compromissos profissionais que me impedem!!!

NeRo
09/08/2005, 20:06
Nando, Não citei sua resposta por estar próxima ao seu post.
Mas você sintetizou tudo... Outro dia li uma reportagem sobre "atravessar o Nordeste num 4x4", numa Land, preço de umas 3.000 latinhas por cabeça. :shock:
Com um bom carro, um mapa e com o pessoal do fórum pra ajudar nos roteiros, ou falta possibilidade ou falta dinheiro mesmo. :?
É só querer! :D
Abraço!

Polvora
09/08/2005, 23:46
Rapaziada,

Uma amiga acabou de chegar de lá :D Dei algumas sugestões além do Jalapão ele foi para Terra Ronca e Chapada dos Veadeiros. Ela e o marido gastaram por volta de R$3.000,00 entre hospedagens, passeios (com carro 4x4), guias e gasolina para uma pick-up Courie rodaram aproximadamente 5000km ida/volta. Depois posto alguma fotos.

[]

Pinhal
10/08/2005, 11:04
Leonardo,

eu quero ir problema são os compromissos profissionais que me impedem!!!
X2

Erika
13/08/2005, 01:52
:pensativo: e pessoal essa questao da data e muito importante ..afinal penso que todos por aqui trabalhem etc e tal ... mas enfim... alguem sabe quantos dias... contando com alguns imprevisto se faz a expedicao?.. notei que algumas pessoas mencionaram uma semana... estou certa ou li errada ..a apartir dai poderemos pensar em uma solucao que atendam a todos que desejam ir ...
erika

mnishio
13/08/2005, 08:48
Olá Erica,
Eu passei duas semanas fora de São Paulo, mas além do Jalapão eu passei em DF, Chapada dos Veadeios e dei uma volta no interior da Bahia, e sempre dando preferência as estradas de terra.

Se for direto para o Jalapão, uma semana é o suficiente para conhecer a região, mas vai rolar uma vontade de ficar mais tempo. :)

[s],Nishio

Nando
14/08/2005, 17:16
Passei algo em torno de 7 dias, não me lembro bem, foi meio corrido e tb não deu pra ver tudo, principalmente explorar as coisas mais desconhecidas no interior do Jalapão.

Foi mais ou menos assim, saimos de SP as 6 da tarde e chegamos em Alto Paraíso umas 10 da manhã. ficamos por la até o dia seguinte e tocamos cedo pra Palmas, chegamos a tardezinha e dormimos por la. Ai entramos no Jalapão e ficamos 4 dias perambulando entre Ponte Alta e Mateiros. A volta de Palmas foi de uma levada só, 25 horas sem parar o que cansou muuuito.

O ideal eu diria algo em torno de 15 dias, passando 2 ou 3 em Alto Paraíso de Goias para quebrar a ida e a volta. Brasilia eu acho um lixo... (nada pessoal heheeh)

Erika
14/08/2005, 22:04
1 semana... e teria que ser mais no final do ano mesmo..antes disso nao terei disponibilidade.. :? ... peninha de tudo..pois hoje eu assiti uma materia falando sobre trilhas ..e quem estava lá? aquele mar de areia.. com paisagens.. de dar agua na boca.. o caminho de sampa ate la parace ser muito bonito ... e para quem gosta de ecoturismo o caminho em si é uma boa pedida....enfim se rolar mais para os feriados de final de ano .estou dentro , estava ate mesmo aqui a pensar com meus botoes ( caso nao role aqi) encarar uma expediçao mochilando mesmo..... alguém por aqui já o fez/?

Erika Machado

mnishio
15/08/2005, 09:48
Erika,

Eu acedito que, para mochilar no Jalapão você vai precisar de muito tempo, pois e tudo distante e quente demais para fazer andando, pois lembre-se, lá é zona de transição entre caatinga e cerrado, e, se existir transporte coletivo na região, é daqueles ônibus que passam uma vez por semana na cidade, você ficaria dependente de caronas...
Mas, deve ser uma experiência fantástica, andar pela região, tranquiiilo e sem pressa para chegar aos lugares.
Outra alternativa, se você tiver uma grana, e ir até Palmas e alugar um veículo 4x4, se for nos meses de seca, uma caminhonete vai muito bem, claro que sem sair das vias principais.

Nando
15/08/2005, 10:29
Não existe mochilar no Jalapão... As distâncias são muito grandes e não existe transporte coletivo regular e confiável entre as "cidades", la vc anda por dias sem encontrar uma alma pra dizer bom dia. e o lugar no Brasil com a menor concetração populacional. Os pontos de coleta de agua potável são extremamente escassos e a comida vc teria que carregar tudo (a não ser que vc passe a apreciar escorpiões no espetinho). Existem alguns casos inclusive um que ouvi da boca de um local de pessoas que tiveram o carro quebrado no meio do nada e vieram a falecer tentando chegar em algum lugar por desidratação. Se for pra mochilar acho a Chapada dos Veadeiros bem mais atraente.

mnishio
15/08/2005, 23:56
Mochilar não quer dizer sair andando pelo Jalapão, pessoas que "mochilam" pela Europa e se utilizam de trem, ônibus, carona e é claro o camelo.
Como Fernando disse, as coisas são distântes mesmo, mas com tempo sobrando e disposição eu acho possivel conseguir algumas boas almas para te dar carona.
Eu estive no ano passado e dei carona para várias pessoas, muitos moradores da região e alguns poucos turistas.

O Jalapão tem vários cantinhos inóspitos, mas acredito que ficar próximo a estrada principal é seguro, bem, é claro que vai depender muito da experiência do mochileiro e disposição para enfrentar as situações.. nada que fuja ao bom senso.

A Chapada dos Veadeiros é sim uma ótima opção! o lugar e fantástico, a infra e muito melhor, sempre tem transporte coletivo, funcionários do IBAMA e todas as trilhas são monitoradas.

Eriksom Teixeira Lima
16/08/2005, 16:53
Dois tostões

Primeiro, as fotos do Marcelo Carvalhal na página 01 eu achei que NÃO eram do Jalapão, mas, sim, de Jericoacoara e de Barreirinhas, nos Lençois Maranhenses. Posso estar errado, mas que parecem, parecem.

Segundo, o Jalapão NÃO é um monstro devorador como estão imaginando. Pelo contrário, há muita coisa lá dentro .... são longes umas das outras, mas existem. Se vocês quiserem eu envio um roteiro para GPS com tudo o que tem lá. Um grupo aqui do Rio viajamos lá dentro com essa planilha, e achamos tudo.

Na boa, se vocês quiserem pagar, eu NÃO sou operador de turismo, mas peço umas férias aqui no meu trabalho e levo um grupo com 10 pessoas por R$ 1 mil/per capita, e vou ganhar pelo menos R$ 8 mil em cima. Sabem como é, $$$ mole eu também quero :dance:

Com dois carros com boa manutenção é suficiente para levar dois casais numa viagem dessas com absoluta segurança, você concorda Marcelo Nishio? :concordo:

Eriksom

mnishio
17/08/2005, 00:54
Opa, tudo bem Eriksom...

Trabalho pesado assim eu também quero! :)

O Jalapão é bem isolado se comparado aos parques como Veadeiros, Cipo, Canastra e tantos outros lugares, mas não é nenhum Saara.

Quando eu fui, as únicas referências que eu tinha foram garimpadas da internet e o resto conseguimos perguntando aos locais. Também levei um GPS, mas para visitar as principals atrações não é necessário.

abraço,

Nando
17/08/2005, 08:53
Aliás os locais do Jalapão são os mais amigaveis e prestativos que ja conheci em todas as minhas andanças pelo Brasil. Extremamente acolhedores e simpaticos eles sempre tem algo a dizer e indicar, desde passeios até um bom lugar onde acampar.

Uma das passagens mais engraçadas da minha viagem foi chegar a noitinha em Mateiro e ver a cidade deserta com tudo fechado, com excessão de um boteco onde entramos para tomar umas. Havia mais duas pessoas no bar meio embreagadas que ja nos cumprimentarar e começamos um longo bate papo. Detalhe, era o Delegado e o Prefeito da cidade! Conversamos por horas acompanhados de cerveja e caipirinhas até a madrugada...

Eriksom Teixeira Lima
17/08/2005, 08:58
Segue a planilha para GPS.

Nishio (cortei o Marcelo para facilitar)

Você deve ter tido a mesma impressão prévia que nós, "um deserto", mas chegando lá descobre-se que é bem tranquilo, tudo muito fácil (mais fácil que achar endereço em SP), e vale cada km rodado até lá.

Aliás, para quem for, a dica do Nishio é perfeita, com restrição de tempo, vale a pena parar nos Veadeiros, afinal, é meio do caminho, logo depois de BSB.

Eriksom

mnishio
18/08/2005, 13:59
Sim, o lugar e bem tranquilo mesmo! As pessoas são receptivas e prestativas.
A Chapada dos Veadeiros é um lugar fantástico, apesar de cheio, vale a pena uma caminhada e um banho de rio.

Erika
22/08/2005, 19:05
rsrsr. :) . quando disse mochilar nao disse que eu iria fazer toda a expedição andando ...embora meus conhecimentos seja limitados em relaçao a regiao, sei que nao rola, porem segundo as minhas pesquisas existem lugares (assim como nosso amigo comentou na ultima mensagem) que da e já faz isso .. hehehehe , antes de ir em uma empreitada assim..pesquisas, planilhas etc etc etc sao de extrema importancia.
mas genti estou encantada com a regiao a cada dia .. estou fazendo uma pesquisa de fundos geograficos...e aquela imensidao esconde muitos misterios que estou afim de descobrir " sim" afinal eu sou mochileira de carterinha esse sera apenas mais um " pedacinho " que transformarei em um desafio.........parace que a galera por aqui esfriou, mas conto com a ajuda de quem ja foi ... para eu me planejar melhor.....

Sds

Eriksom Teixeira Lima
22/08/2005, 22:00
Erika

Inclua nas suas pesquisas o parque da Terra-Ronca, junto ou separado, não sei. Eu não fui, mas quem andou por lá falou maravilhas. É próximo a Chapada dos Veadeiros, antes do Jalapão.

Eriksom

Nando
23/08/2005, 09:35
rsrsr. :) mas genti estou encantada com a regiao a cada dia .. estou fazendo uma pesquisa de fundos geograficos...e aquela imensidao esconde muitos misterios que estou afim de descobrir " sim" afinal eu sou mochileira de carterinha esse sera apenas mais um " pedacinho " que transformarei em um desafio.........parace que a galera por aqui esfriou, mas conto com a ajuda de quem ja foi ... para eu me planejar melhor.....


Sabe uma das coisas mais loucas do Jalapão: por todo lugar se encontra provas de que aquela região a milhões de anos atrás ja foi submersa, encontra-se conchas, pedras características e até fósseis de animais marinhos extremanete primitivos. Vale a pena dar uma chegada no museuzinho de história natural de Ponte Alta.

MarcioSantos
23/08/2005, 17:18
Oi pessoal, ainda esse ano quero ir pro Jalapão, se mais gente tiver interesse podemos combinar um comboio.

Abraço

AMigo, vi agora o seu topico (23/08) e estou pensando em ir para o Jalapao, vi a proposta do site (de pagar 1500 R$) e achei furada, entao se voce tiver interesse e quiser entrar em contato comigo (marcio_a_santos@yahoo.com). Tenho uma L200 e disponho de 1 semana (tenho que confirmar aqui no servico a semana, por isso tenho pressa, estava pensando na ultima semana de novembro, o que acha?)
Detalhe, moro em SP-Capital

Valeu.

Marcelo Carvalhal
23/08/2005, 21:44
[quote="Eriksom Teixeira Lima"]Dois tostões

Primeiro, as fotos do Marcelo Carvalhal na página 01 eu achei que NÃO eram do Jalapão, mas, sim, de Jericoacoara e de Barreirinhas, nos Lençois Maranhenses. Posso estar errado, mas que parecem, parecem.



Fala coloega vc tá certo, :oops: :oops: :oops: agora que prestei atençãona besteira, mas acho que tem um tópico a respeito dos lençois aqui, mas a falta de trilhas que está me causando TREMEDEIRA deve ter atrapalhado na ora de selecionar o link, :mrgreen: :putz: :putz: :putz:


FOI MÁR!!!!

Leonardo Dic
23/08/2005, 22:06
AMigo, vi agora o seu topico (23/0 e estou pensando em ir para o Jalapao, vi a proposta do site (de pagar 1500 R$) e achei furada, entao se voce tiver interesse e quiser entrar em contato comigo (marcio_a_santos@yahoo.com). Tenho uma L200 e disponho de 1 semana (tenho que confirmar aqui no servico a semana, por isso tenho pressa, estava pensando na ultima semana de novembro, o que acha?)
Detalhe, moro em SP-Capital

Valeu.



Oi Marcio, pelo que vi do pessoal, acho que final de novembro tem perigo de chover muito, me parece que é bom ir no máximo até fim de outubro.
Mas vamos conversando. Vc vai sózinho na L200 ?
Abraço

MarcioSantos
24/08/2005, 09:31
AMigo, vi agora o seu topico (23/0 e estou pensando em ir para o Jalapao, vi a proposta do site (de pagar 1500 R$) e achei furada, entao se voce tiver interesse e quiser entrar em contato comigo (marcio_a_santos@yahoo.com). Tenho uma L200 e disponho de 1 semana (tenho que confirmar aqui no servico a semana, por isso tenho pressa, estava pensando na ultima semana de novembro, o que acha?)
Detalhe, moro em SP-Capital

Valeu.



Oi Marcio, pelo que vi do pessoal, acho que final de novembro tem perigo de chover muito, me parece que é bom ir no máximo até fim de outubro.
Mas vamos conversando. Vc vai sózinho na L200 ?
Abraço


Mas se chover muito ai que fica bom rs (só no 4x4 direto hehe), é que antes do dia 15/11 fica meio complicado pra mim, uma por causa de verba$$$ e outra por causa do serviço. O problema tb é que eu disponho de 1 semana somente, então teria que sair em um sabado bem cedo ( e acredito chegar lah no domingo a noite) , curtir 5 dias (segunda a sexta) e então iniciar o caminho de volta (sabado e domingo), totalizando 9 dias.

Você estava pensando em ir quando? e quanto tempo você tem disponivel?

Abraços.

MarcioSantos
24/08/2005, 09:32
Esqueci de falar, inicialmente seria eu e o meu pai.

Erika
24/08/2005, 20:54
hum ... era disso mesmo que estava falando ...... a principios estou na parte geografica e estou entusiasmada.. imgine quando cair na parte historica da regiao .... vou delirar ... com certeza....
gostaria de saber quem ja foi para la e pode me ajudar futuramente , pois por se tratar de uma regiao um " pouco " deserta rsrsrs vouprecisar de algumas indicações.....


Inté...

erika

JOSE CANDIDO
06/09/2005, 16:13
Ola moçada !!!!

Eu tou indo pro Jalapao !!! algo entre o Natal e o Reveilon ...

ouvi dizer que nessa epocas nao é muito chuvoso nao .... as chuvas la demoram um pouco mais ... ademais, um pouco de chuva por la faz bem, diminui o po .... hehehehehh


tou garimpando as informacoes tambem, mas aqui em bh na minha turma ja tem um pessoal que foi, portanto, tou com todas as dicas à mao .....

ja fechamos dois carros ...... vamos ate brasilia, e de la seguimos viajem ....

nao da pra ir a pe, como ja foi comentado ... hehehehehehh

tambem nao da, acredito eu, pra conhecer roncador e viadeiros na mesma viagem .... a nao ser que vc gaste de 15 a 30 dias, pq aquela regiao é muito du carrrrrrr#@%%$$ !!! pra ficar poucos dias em cada lugar ... acho que'o ideal é uma viagem pro jalapao, depois outra pros outros lugares ...... ademais, veadeiros e roncador é mais perto e mais facil ...

bom, abraços a todos os viajantes ... qq coisa, continuemos aqui no topico com mais fofocas do local ...

abs mineiros, candido
ademais, um galao de gasolina no porta malas ou no rack é bem vindo ....

Erika
06/09/2005, 19:13
eu tb vou nessa epoca ...ja decidi.. mesmo com todos os pros e contras eu vou .. já comecei a tracar minha rota mochileira e la vou eu ... enfim irei descobrir se da ou nao .. depois que eu chegar la..tenho certeza que pelo menos vislumbrar meus olhos eu vou .... :mrgreen: vamos entao nos conversando.. se eu souber de algo diferente lhe comunico

wagnerlopes
07/09/2005, 17:43
Em dezembro chove dia sim dia sim aqui em Brasília
:!:

Afrânio Luís Ricci Lopes
21/10/2005, 00:34
Candido - também vou para o Jalapão no fim do ano, pretendo sair no dia 27/12, dormir em Brasilia, e ficar aprox. 1 semana por lá. Estamos em 02 carros aqui de Ribeirão - meu Pajero iO e outro casal com Vitara. Achava que a chuva seria brava nesta época, mas vc disse que ainda não é a estação chuvosa, gostaria de ouvir outras opiniões. É para usar 4x4 e reduzida que estamos indo para lá, mas atravessar rios acima de 50 cm pode ser complicado. Nosso intenção é dormir onde der, com barraca e pousadinhas.

Afrânio Luís Ricci Lopes
21/10/2005, 00:49
Só para complementar a mensagem, agora espero que vá a foto anexada de nossa viagem de Janeiro passado, da nascente até a foz do rio São Francisco.

JOSE CANDIDO
21/10/2005, 23:22
prezado Afranio ...

O que acontece é o seguinte .....

Nao que nao chova nada em dezembro ... chove sim, mas nada que comprometa a viagen ... ademais, quando se vai pra la em epoca de muuuita seca, o pessoal costuma ver TRATOR !! atolado nos areioes !!!! imagina agente !!! dai, quando começa a chover um pouco, a areia assenta um pouco mais, e os atoleiros sao mais faceis de vencer ......

tambem tou indo meio sem locais definidos pra dormir ... o dia que agente achar que a cachoeira ta muito bacana, agente dorme perto mesmo, nas barracas ... heheheheh ... so nao pode dormir muito perto do rio, por causa de tromba dagua .....

no mais, nao deve ter muito segredo nao ... traçando um percurso pre definido, é so ir modificando um pouco as rotas pra conhecer mais lugares .... onde derpra dormir, bem , onde nao der, barraca mesmo ....

abraços, candido

Afrânio Luís Ricci Lopes
22/10/2005, 21:52
Então parece que já temos 4 carros que "querem ir para o Jalapão" ! E o resto da galera, mais alguem se habilita a enfrentar a chuva na passagem de ano ?
Candido - como vcs estão de pneu ? Meus são Yokohoma Geolander G33 - 80%on/20% off-road. Será q dá? Vc ou o outro tem gincho ? E GPS ? Tem uma trilha neste forum, vc já viu ?

Abraços à turma de BH e aos que se juntarem
Afranio & Stella

Leonardo Dic
22/10/2005, 23:41
Vcs já estão decididos sair no dia 27/12 ?

No meu caso só poderei ir a partir do dia 2/1. Tem mais um colega de SP que vai sair nessa data.
Caso fosse posível poderiamos ir todos juntos.

Abraço

Luiz Antonio
23/10/2005, 00:16
Leonardo Dic,
Vc terá qtos dias pra fazer a viagem ? já traçou alguma rota ? kilometragem e tal que pretende percorrer, to pretendendo ir tbm. na mesma data que vc, vais levar tralhas de camping ? vamos amadurecer, quem sabe não vamos juntos, onde fica sua cidade, tem que vir a sampa ou tem como sair daí direto rumando sentido a BSB.
:pensativo:

[]'s

Luiz Antonio
23/10/2005, 00:23
ALL,
Só complementando, a ideia de ir em comboio me parece ótima, dificil acho conseguirmos marcar data legal pra todos, mas vamos nos falando e quem tiver algo já programado, como roteiro etc e tal, poderia postar aqui pra discutirmos .

[]'s torcendo pra conseguirmos um comboio do forum 4X4 :mrgreen:

Leonardo Dic
23/10/2005, 21:22
Oi Luiz, estamos planejando sair dia 2/1, e passar de 10 a 15 dias. A rota ainda estamos planejando. Eu estou na divisa com PR a sudoeste SP.
Vou levar tralha de camping.
Vamos conversando, quem sabe não conseguimos fazer um comboio.

Abraço

Luiz Antonio
23/10/2005, 21:35
Leonardo Dic, blza
Já tem mais alguém interessado a ir nessa data ?pra mim seria a data ideal, saio de ferias exatamente 02/01, poderíamos iniciar uma lista de companheiros com as características das viatura e ponto de origem de cada um. :concordo:

Luiz Antonio - SW4 2.8 / Osasco - SP

Leonardo Dic
23/10/2005, 21:55
Até agora estão eu e minha esposa e o Fernando Rosin e a dele de SP.
Ele tem uma Troller, eu com a Hilux CD, e agora vc com a sua.

Vamos conversando.


Abraço

JOSE CANDIDO
24/10/2005, 22:29
Olha só !!!! e nao é que esse negocio de marcar comboio pelo site ta dando certo ???? gostei de ver a galera ....

Bom, aos que vao no dia 02/01, meus amigos, inferlizmente ao que tudo indica eu vou na semana do reveilon ... do dia 26 ao dia 03, ou algo assim ... mas, aprece que ja ta indo uma turma boa depois do reveilon tambem, portanto, sem problemas ..... agente vai deixando fitinhas vermelhas amarradas nos galhos pra vcs passarem depois ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: .... hehehehehehe

Afranio, nao esquenta a cabeça com pneus ... na areia, os pneus mais de asfalto sao melhores pra rodar ..... atolam menos ... nao adianta pneus lameiros em longos trechos de areia .... basta diminuir a calibragem deles, pra ficarem mais macios .... coisa entre 16 e 20 libras, dependendo da calibragem original ..... vide topico sobre conduçao off road, dirigindo em dunas e areia, coisa assim ....

ademais, nao tem jeito: tem hora que atola mesmo !!!! dai, basta puxar e/ou empurrar ...... tambem nao acho que seja super necessario um guiincho ... basta uma boa corda ou uma cinta de reboque ..... ou em ultimo caso, dormir do lado do carro e esperar passar um trator ou uma junta de boi .... :twisted: :twisted:

rotas, camping e programaçoes .... a todos :

bem senhores, pelo que sei, nao é sempre que vamos achar um telhado e uma cama pra pagarmos diaria .... portanto, tem que levar barraca e colchao sim !!!! ademais, se nao for assim nao tem graça ... e sempre teremos a oportunidade de seguir pra onde der na telha ....

quanto as rotas, ainda nao fizemos as reunioes do grupo pra saber por onde exatamente vamos passar, quais dias, etc .... a galera aqui ta mais é no "na hora agente decide" ..... :twisted: ... agente so deve traçar um caminho principal com os dias de ida, e vai parando onde quiser .... claro, tudo dentro de uma logistica basica .... como tamos de carro, basta levar um pouco de rango, agua e gasola extras .....

quando eu tiver noticias ou dicas, vou postando aqui ...

abraços a todos, Candido BH

Afrânio Luís Ricci Lopes
24/10/2005, 22:53
Que tem bastante gente aqui "querendo ir para o Jalapão" tem, mas parece que vamos ter 2 turmas neste fim de ano. Ontem, quando vi turma acertando sair dia 02 eu estava dando um jeito de mudar, mas agora tem o Candido que tem que sair no dia 26. Que eu vou, vou, qdo não sei. Mas o forum aqui é legal, parece que a maioria tem espirito semelhante - vamos lá, vamos aproveitar, vamos ver aonde dá para dormir, e com barraca, gasolina/diesel, vontade e otimismo tudo dá certo. Foi assim que fui em 2002 para a Patagonia - 12000 km numa Blazer 4x4, dormindo até no carro, e foi ótimo. As fotos mostro para quem for junto para o Jalapão.

Abraços 8)

JOSE CANDIDO
27/10/2005, 19:02
Grande Afranio .....

caraaaaaaaaaaaaaaaaai cara, ce foi ate a PAtagonia ???? Mesmo ?? Ushuaia, fim del MOndo e tudo mais ???? É longe pra cacete !!!! cacacacaca .... Mas fantastico, ja cogitei de fazer de carro ...... varios amigos aqui em BH ja foram, mas , onibus ou aviao de buenos aires .... sem graça ... heeheheheh

camarada, nao esquenta ... se pretender ir dia 2 com uma turma boa manda bala ...... na minha turma so tem maluco, ninguem é muito certo da cabeça nao ... heheheheh

grande abraço

candido

JOSE CANDIDO
23/11/2005, 15:42
ta marcada minha data ....... vou apos o natal e volto dia 2 ou 3 ...

vou partir de brasilia

abs a todos

Leonardo Dic
26/11/2005, 09:24
Parece que o pessoal do dia 3 desistiu ?
Cadê vcs, vamos acertar a viagem.


Abraço

Afrânio Luís Ricci Lopes
12/12/2005, 22:59
Candido - infelizmente, se eu nao quiser me perder no Jalapão, vou ter que andar com os malucos de BH ! Vou sair de Ribeirão dia 26, chegando em Brasilia ou Goiania. Dia 27 até Porto Nacional ou Ponte Alta. Vamos eu, o papagaio de pirata (minha esposa-que fica ditando o que ela quer que eu escreva) e minha filha. Vai tambem outro casal para estreiar o Samurai que acabaram de comprar. E tem esperança que volte inteiro. Dia 3 queremos terminar a volta pelo Jalapão, mas não vamos voltar para cá, vamos visitar um amigo em Araguaína. Como está a turma de BH, quantos vão ? Tem alguma programação para dormir em Brasilia, algum lugar para encontrar ?

JOSE CANDIDO
13/12/2005, 13:45
Ola a todos .... Vou dar aqui uma dica especial .... nao vou cobrar nada, essa vai ser di gratis .... :mrgreen: :mrgreen:

Olha só esse site .... muuuito bom, com otimas dicas, fotos, roteiros e locais sobre o jalapao ...

http://www.viaecologica.com.br/ecoguias/jalapao/default.htm

Afranio meu caro, tou respondendo em mp minhas datas, trajetos, a galera, etc .... vao bora !!!! :concordo: :concordo: .. mas, como eu ja avisei : o povo aqui nao é certo da cabeça !!! hehehehehh :dance:

Bom, quanto ao Samurai do seu amigo ........ bem, acho que ele volta melhor que seu carro !!!! caaaaaaaacacacacaca !!! Viva o Suzuki !!! É sério, samurai é valente pra burro !!!

Mal posso esperar pelo passeio .... vai babando ai nas fotos desse site, que sao fenomenais !!!

Grande abraço pra todos !!!

JOSE CANDIDO
13/12/2005, 13:57
Lugarzinho feio ein ???

Fotos de uma cachoeirinha e da vista dos platos ....

Ate dia 26 !!! :dance: :dance:

wagnerf
13/12/2005, 14:15
Fala Candido, este ano num vai dar para ir mas ano que vem, vou, ainda mais depois destas fotos.
Boa viajem para vcs. tragão muitas fotos e historias.

JOSE CANDIDO
13/12/2005, 14:22
GRAAAANDE WAGNER, MEU QUERIDO ...

VElho, ano que vem tou la de novo !!! POde deixar !!!!

Abs

JOSE CANDIDO
22/12/2005, 15:09
ATENCAO !!!

Expedicao partindo !!! BH e Ribeirao Preto !!!

Pernoites em Alto PAraiso do Goias( porta da Chapada dos Veadeiros ) , no dia 26, e em POnte Alta ( porta do Jalapao) dia 27 ... Afranio dorme em Brasilia dia 26, e 27 ponte alta .....

A todos os colegas, um feliz natal e ano novo, e ate a volta !!!

Maiores e melhores contatos via email ou celular ( que nem funciona no Jalapa !!!) ....

Abs a todos

Afrânio Luís Ricci Lopes
23/12/2005, 01:17
Ribeirao Preto confirmando - saimos dia 26, e encontramos com a turma de BH no dia 27 em Ponte Alta, se mais alguem quiser se juntar a gente fecha as portas do Jalapão só para o 4x4brasil.
E Feliz Natal a todos !

Luiz Antonio
23/12/2005, 20:08
Afrânio Luís Ricci Lopes,

PÔ.....to morrendo de inveja de vcs....(na boa), não esqueçam de fazer um diario de bordo e postar aqui pra galera babar.
Feliz Natal, um ótimo Ano Novo, e boa viagem a todos !!!!!


:dance: :dance: :dance:

[]'s

JOSE CANDIDO
04/01/2006, 11:41
CHEGUEI !!!!!

Jalapao é nota dez .... Ademais, nao tem muito segredo andar por la .... Na semana que vem o Afranio esta de volta, vamos ver se deixamos algumas dicas boas pro pessoal daqui ....

Grande abraço a todos

Leonardo Dic
04/01/2006, 19:05
E aí Candido, como estão as estradas por lá. Chovendo muito ? Qual o grau de dificuldade ?
Quantos dias são necessários para dar uma boa olhada lá ?
Esperamos mais dicas.
Abraço

JOSE CANDIDO
05/01/2006, 13:38
E ai !!!

As estradas estao bem tranquilas .... é muita estrada de terra, mas nao há maiores dificuldades no trecho principal, ou seja, a ligação entre as cidades .... seguimos de POnte Alta até MAteiros .... é longe pra burro, sao quase 200 km de estrada vermelha rasgando o cerrado .... alguns poucos pontos com pequenos atoleiros ... basta acelerar .... um trecho no meio do caminho com muita pedra, é bom ir devagar .... alguns riachos pra atravessar, mas todos relativamente rasos ..... :concordo:

Fora isso, a diversão maior sao nas pequenas estradinhas e trilhas que ligam a estrada principal aos atrativos turisticos, como as dunas, fervedouro, cachoeiras, etc .... aqui, é areiao puro !!!! Bom demais !! :twisted: :dance: :dance: heheheheh

Tem chovido quase todos os dias, mas no final da tarde .... de dia, permanece sol quase todo dia .... o sol lá é de rachar, um descuido e vc ta todo vermelho ... a chuva diaria é boa porque acabou com os maiores toleiros de areia na estrada, que sao quase intransponiveis ....

No mais, só alegria .... tem posto de gasolina em ponte alta e em mateiros .... mas é bom se prevenir, porque vc roda muito fora do trecho, e acaba ficando sem gasosa ...... preço médio de 2,70 $$ o litro ok ???

As pousadas ...... a maioria é bem limpa .... coisa simples, dada a regiao ... alguns muquifos, é claro ... basta analisar ..... de 15 a 30 reaizitos o pernoite ... em ponte alta sao melhores .... eu particularmente prefiro barraca .... e os lugares de acampar sao de fazer inveja .....

Tem agua com fartura, mas é bom levar garrafas, se atolar ou quebrar longe de rios ......

Chegando em POnte Alta, procurem a pousada da Dona LAzara ( Hotel e Restaurante Planalto), pessoa fantastica, que vai lhes passar um mapinha da regiao, e dar dicas .... fica em frente a igreja da cidade .... Tem otimos botecos perto, principalmente o boteco do Belêco .... avisa que foi a turma de 20 pessoas de BH que deu essas dicas ... heheheheh

Bem, quanto ao tempo pra rodar lá , isso é muito pessoal .... se vc ta com tempo, e gosta de curtir um local por mais tempo, vai gastar mais dias .... se é daqueles tarados que para, desce do carro, molha o pe na agua, diz "que bonito" e sai correndo, dois dias bastam .. heheh ... é serio ...

eu particularmente acho que 4 ou 5 dias fica ideal ..... olha so :

dormindo em ponte alta, de manha vc sai e roda duas ou tres cachoeiras ali perto, dá pra aproveitar bem, e segue ate a chachoeira da velha, a maior, uns 60 km de la ... dorme por la de barraca ..... curte a manha .... depois segue ate a ponte do Rio Novo, que tem praias otimas, curte o fim da tarde, acampa, dorme, e curte a manha na praia ... duas noites ja se foram ....

Daqui, segue pra mateiros ... pode optar por dormir nas dunas, que é um pouco antes .... curte o fim da tarde e assiste o por do sol (puuuuutz !!!!) ... tres noites ... de manha, segue ate perto de mateiros .... nao sei se compensa dormir em mateiros, pq tem muita coisa boa perto ... durma na cachoeira da formiga (pra mim, o local mais invejavel !!!) .... curta la ao menos uma tarde e uma manha .... quatro noites .... ali pertinho tem o fervedouro, da pra ir e voltar num pulo, manha ou tarde , ....... dorme de novo, e no dia seguinte, cedo, retorna pra ponte alta, ou continua ate sao felix pra mais um dia, fechando o circuito ... eu nao segui pra sao felix, pela falta de tempo, e la as atracoes sao em menos numero ....

Com algumas variacoes, acho que esta fica o roteiro ideal ....

No mais é isso .... alguem tem duvida sobre as atraçoes turisticas ??? é so pedir, que posto as dicas .... tem muita coisa !!!

Grande abraço

Leonardo Dic
06/01/2006, 00:29
Oi Candido, se puder manda umas dicas das atrações imperdíveis e das outras também.

Abraço

wagnerf
12/01/2006, 12:21
Fala Candido, e ai meu amigo, posta as belas fotos, só para aumentrar mais a vontade de ir. Um abraço

Paulo Henrique Mora
15/01/2006, 11:04
Candinho chegamos tb , o samurai quebrou o suporte do amortecedor perto da cachoeira da velha , acredita? E o seu 4x4 chegou inteiro em Ponte Alta? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ou melhor saiu inteiro de Ponte Alta :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Um abraço ,precisamos trocar as fotos .

JOSE CANDIDO
25/01/2006, 12:41
GRANDE PAULO !!

Cara, só hoje tou lendo o topico !!! PArabens, agora vc é cadastrado aqui no 4x4brasil !! Até que enfim !!! :mrgreen:

E ai, conseguiu achar a parte que faltava pra comprar ?? tomara que tenha dado certo .... esperamos vcs por aqui no dia 3 einh???

GEnte, é o seguinte .... agente tirou tantas fotos, em tantas maquinas, que ainda nem deu tempo de pegar as fotos de todo mundo .... ademais, ainda tem muita gente viajando ..... no inicio de fevereiro, quando todos estiverem de volta, vamos encontrar e trocar as mais de duas mil fotos .... vou pegar as de babar e colocar aqui ...

Grande abraço a todos

Cesar Cama
29/01/2006, 20:06
Parabéns moçada !! :palmas: :palmas:

Me empolguei e convenci meu pai ::vamos ao jalapão no carnaval. :dance: :mrgreen:

Alguem mais se arrisca???

Saida em 27/02/2006. :D

JOSE CANDIDO
30/01/2006, 12:00
O meu camarada, vai mesmo com seu pai pra Jalapao... vale a pena .... se precisar, pede as dicas que postamos aqui ...

PS: poxa, marruá !!! To com inveja, sou doido pra pilotar um .... hehehhe


Abs,

Serengetiman
15/02/2006, 00:27
Estou querendo ir ao Jalapão em agôsto deste ano, pelo que vejo deve ser uma aventura e tanto, se tiver alguém interessado em entrar no comboio é só falar, Abs

Leonardo Dic
15/02/2006, 21:28
Também estou querendo ir já faz um ano, mas pra mim ou é agora no carnaval, ou só em julho. Que é férias da patroa.

Vamos conversando

Cesar Cama
18/02/2006, 23:04
DEUS é brasileiro! E ajuda os jipeiros ! 8)
Tudo certo com minha ida ao jalapão, vamos nos agregar ao jipe clube de brasília no domingo 26/02/2006 já na cahoeira da formiga. :dance:
E tudo de graça ! Só meu pai é que paga!!!! :mrgreen: :lol: :roll:
No retorno posto fotos.
Abraços, fuuuuui! :dance: :dance:
Obrigado pelas dicas deste forum! :palmas: :palmas:

JOSE CANDIDO
23/02/2006, 17:54
Boa viagem meu caro !!!

Tudo de graça foi o melhor !!!!!! cacacacccac


Lembre-se : vcs vao andar pra kgalho pra chegar na formiga !!!! depois que chega em Ponte Alta, ainda restam somente uns 200 km duma estrada de terra que nao adianta correr !!! 4 a 5 horas de volante !!! Vc pode optar por fazer um pit stop na ponte sobre o Rio Novo , nO meio do caminho, que tem uma boa area de camping, e o riozao é uma maravilha !!!

Abs, CAndido

JOSE CANDIDO
27/04/2006, 11:40
REPORTAGEM DE JORNAL ....



Folha de São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

FRONTEIRA BRASILEIRA

Depois de cruzar chapadas e cerrados, turista encontra aventura por
cachoeiras, rios e dunas

O Jalapão é lugar de exageros. As distâncias são enormes. A riqueza
das paisagens, o isolamento e a simpatia do povo que vive por lá
também. É um lugar que atrai viajantes não só em busca de natureza mas
também atrás de um ponto inóspito, quase intocado.
A região é mesmo imensa -são 34 mil km2, em seis municípios-, e é
preciso tempo para explorá-la a fundo. Mas quem está de passagem por
Palmas, capital do Tocantins, deve separar dois ou três dias e se
aventurar.

Chegada
A partir de Palmas são duas horas e meia de carro em rodovia
asfaltada: TO-050 até Porto Nacional e depois TO-255 até Ponte Alta,
porta de entrada da região.
A cidade é pequena e simpática e pode servir de base para quem faz a
viagem em mais dias, pois algumas atrações, como a Pedra Furada -uma
enorme rocha de arenito esculpida pelo vento-, ficam perto dali.
Mas, para quem tem o tempo curto, o melhor é partir para Mateiros,
pois é no caminho até lá e nas proximidades da cidade, chamada de
capital do Jalapão, que está o supra-sumo do que o lugar tem para
oferecer.
São cachoeiras, como a da Velha, que tem águas revoltas no inverno, e
a da Formiga, de água verde-esmeralda, e o Fervedouro, nascente de rio
que parece uma panela com água em ebulição. Não poderiam ficar de fora
as dunas alaranjadas, marca desse lugar que tem cara de deserto.

Da janela
Saindo de Ponte Alta, a estrada que era de asfalto vira de chão
batido. Em poucos minutos a imensidão se apresenta e, a partir daí,
sacolejando no banco do carro, é que se começa a ter uma idéia do que
é o lugar -o trajeto também pode ser feito de caminhão, serviço
oferecido pelas operadoras locais (a Korubo e a 4 Elementos).
O cerrado, bem como a estrada, parece sem fim. Buritizais pipocam por
todos os lados indicando veredas, seriemas cruzam a estrada, e imensas
chapadas e serras muito parecidas se mostram ora distantes, ora
próximas, confundindo a visão. Pequenos riachos e grandes nuvens de
chuva passam pela janela, completando o cenário cinematográfico.
Tudo isso sem cruzar com viva alma por muitos e muitos quilômetros.
Para quem vai ao Jalapão por poucos dias, vale dizer que muito desse
pouco tempo é gasto chacoalhando no carro, porém essa é parte preciosa
da viagem, a paisagem se descortinando justifica cada segundo, com
cenas se transformando a cada curva da estrada e a cada mudança de
luz.
É o resumo de uma viagem essencialmente visual.

Deserto de terra da região fica só na aparência

O Jalapão deve seu nome a uma planta comum por ali, a
jalapa-do-Brasil, empregada como purgativo e no combate à coqueluxe.
Fica no centro-oeste do Tocantins, na região conhecida como "fronteira
dos três Estados". Piauí, Bahia e Maranhão se encontram, em uma área
de ecótonos (transição entre dois biomas, no caso, caatinga e
cerrado), formando uma espécie de deserto de terra. Mas de desértica
só a aparência: ali nascem rios como o Parnaíba e passam outros
tantos.
O parque estadual tem 159 mil hectares e é cercado por uma área de
proteção ambiental de 461 mil hectares.
A melhor época para ir é de junho a dezembro, quando não chove muito. (EMK)

Leonardo Dic
28/04/2006, 07:57
All, e aí "vamo animá", e ir pra esse tal de Jalapão, faz um ano q eu tô querendo ir e até agora não deu, mas agora vai, vou arrumar um jeito, mais alguem se habilita ?

Abraço

wangler
03/05/2006, 15:51
Estou pensando em ir no mês de julho, saindo de BH ou Montes Claros - MG.

Leonardo Dic
06/05/2006, 12:39
Wangler, vamos ver se combinamos de ir. Qual a data q vc vai, vai mas alguma viatura?
Qual a sua viatura ?
E aí pessoal, vamos fazer um comboio ?

Abraço

wangler
06/05/2006, 17:00
Leonardo,

Estou pensando em ir mais ou menos depois de 10 de julho (ainda não acertei as férias), por enquanto estou indo sózinho numa Pajero TR4.

Abraço

Leonardo Dic
06/05/2006, 20:23
Wangler, eu tenho 2 férias atrasadas pra tirar, e a partir de junho posso tirar a qualquer hora, vamos ver se mais alguém se junta ao comboio.

Abraço

MarcSport
17/05/2006, 11:26
Estou dentro, que tal fazermos uma relação de interessados, copiem a relação e colem em sua mensagem.
Expedição Jalapão
Participante - Mês de preferência
1 - Marcelo (MarcSport) - julho / agosto
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -

Leonardo Dic
17/05/2006, 16:31
Participante - Mês de preferência
1 - Marcelo (MarcSport) - julho / agosto
2 - Leonardo Diccini - do dia 15 de junho pra frente qualquer dia.
3 -
4 -
5 -
6 -

Só lembrando que entre o final de julho e inicio de agosto tem o Rali dos Sertões. Acho q deveriamos evitar essa epoca pois as coisas e inclusive combustivel ficam bem mais caros e perde um pouco do sossego do local.

Abraço

wangler
18/05/2006, 09:40
Participante - Mês de preferência
1 - Marcelo (MarcSport) - julho / agosto
2 - Leonardo Diccini - do dia 15 de junho pra frente qualquer dia.
3 - Wangler - julho
4 -
5 -
6 -

Serengetiman
18/05/2006, 20:04
Tô nessa pessoal

1 - Marcelo (MarcSport) - julho / agosto
2 - Leonardo Diccini - do dia 15 de junho pra frente qualquer dia.
3 - Wangler - julho
4 - Fernando (serengetiman) - agosto quando tiro férias
5 -
6 -

JOSE CANDIDO
18/05/2006, 21:04
Tem uma turma de BH programando o seguinte:

Descer dos Lencois MAranhenses e passar pelo Jalapao ...

Vou assuntar melhor passo aqui pra galera .... quem sabe ate da pra eu ir !!! :mrgreen: :mrgreen:

Se forem vcs , 3 ou 4 carros, ja esta excelente .... fica uma turma otima .....

atencao: levem radios comunicadores iguais pra todos (PX ou Talkabout da ..) .... nessa epoca, a poeira é braba ... nao vai dar pra andar muito junto um do outro ... o ideal é perder o carro da frente de vista, pra nao ir comendo poeira ... e nisso, o radio vai ser fundamental ....

O talkabout maiorzinho, aquele de 7 milhas, ta custando 160 reais o par, com dois carregadores ... tratem de comprar ... e o melhor, eles funcionam tambem com 4 pilhas pequenas ... comprem o carregadode pilhas pra carro, com 4 pilhas, .... vai ser o melhor investimento da viajem os radios ... se todos ja tiverem px nos carros, melhor ainda ....


Abs

JOSE CANDIDO
18/05/2006, 21:08
Ah, e se tiver vaga pra zequinha :



1 - Marcelo (MarcSport) - julho / agosto
2 - Leonardo Diccini - do dia 15 de junho pra frente qualquer dia.
3 - Wangler - julho
4 - Fernando (serengetiman) - agosto quando tiro férias
5 - CAndido - Julho , dependendo do dias ... :mrgreen: :mrgreen:
6 -

Leonardo Dic
18/05/2006, 22:28
Eu tenho PX, prefiro ele pois não se preocupa com pilhas e tem o alcance bem melhor. Se acha um cobra 19 dx bom usado mais barato q esses talkabout.

É isso aí pessoal vamos acertar logo essa viagem.

Abraço

MarcSport
24/05/2006, 12:26
Infelizmente não poderei ir devido ao cancelamento de minhas férias, e estou retirando meu nome da lista.
Se realmente forem, boa viajem e aproveitem bastante.

1 - Leonardo Diccini - do dia 15 de junho pra frente qualquer dia.
2 - Wangler - julho
3 - Fernando (serengetiman) - agosto quando tiro férias
4 - CAndido - Julho , dependendo do dias ...
5 -
6 -

Vou querer ver as fotos...

EcoAgro
26/05/2006, 18:15
1 - Leonardo Diccini - do dia 15 de junho pra frente qualquer dia.
2 - Wangler - julho
3 - Fernando (serengetiman) - agosto quando tiro férias
4 - CAndido - Julho , dependendo do dias ...
5 -
6 -


Pessoal, comoé, são 6 lugares só ?
Eu estou programando pra ir em julho, vai eu e meu primo de saveiro diesel, vamos levar duas XL 250R na caçamba pra rodar por lá.
Vamos marcar um dia pra gente sair. Aqui a gente tá pensando no dia 7 pra chegar lá com LUA CHEIA (11).

Entrem em contato:
fumaza@ig.com.br - (12) 9746-4050 Carlos
marco.zeppelin@ig.com.br - (12) 9703-0749 Marco

Abraço.

JOSE CANDIDO
31/05/2006, 20:37
VAi fundo EcoAgro !! O lugar é fantastico ...

LEiam minhas dicas nas paginas anteriores ai ....

Mas, se eu fosse vc, e fosse andar junto com a turma dos jipes, vai de saveiro mesmo, na estrada de terra .... se atolar (raramente) eles te puxam !!! hehehehh

Abs

alexroch
09/06/2006, 11:22
Oi Galera!!
Fui ao Jalapão no carnaval de 2006 saímos de Brasília com um combóio de 17 carros foi muito legal, vale apena ir mas não deixe de conhecer a cachoeira da Velha, praia, dunas e cachoeira da formiga, tenho varias fotos mas não sei como colocar. Aconselho levar galão de combustível, pois os abastecimento e precário e pode não achar combustível.
Abraços

diogoandre
12/06/2006, 14:29
Fala Galera!

Estou começando a me preparar, e preparar minha viatura para ir ao Jalapão em meados de outubro , ou em dezembro.

A viatura é um grand vitara 2.0 gás., com calços de 2'' e pneus Geolander AT 235/70R16 novos.

O que mais vcs acham interessante ter para uma expedição dessas? Além de galão de combustível, que já ví que é unanimidade aqui...

valeu

Abraços!

axil2410
15/06/2006, 04:16
1 - Leonardo Diccini - do dia 15 de junho pra frente qualquer dia.
2 - Wangler - julho
3 - Fernando (serengetiman) - agosto quando tiro férias
4 - CAndido - Julho , dependendo do dias ...
5 - alexandre -de agosto pra frente
6 -


apenas ficar atento a época de chuva

wangler
19/06/2006, 11:37
Leonardo e all:

Infelizmente não vai ser possível de ir ao Jalapão este ano, tive que cancelar as férias de julho, mas pretendo ir ano que vem sem falta.

abraços,

Wangler

1 - Leonardo Diccini - do dia 15 de junho pra frente qualquer dia.
2 - Fernando (serengetiman) - agosto quando tiro férias
3 - CAndido - Julho , dependendo do dias ...
4 - alexandre -de agosto pra frente
5 -

JOSE CANDIDO
22/06/2006, 11:13
Aí pesssoal, vasculhando alguns sites que há muito eu nao visitava, encontrei mais um ótimo relato, com fotos etc, do JAlapao, no Universo Off Road:

http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/passeios/jalapao/Jalapao1.htm

vale a pena dar uma lida ...

Abs,

Leonardo Dic
10/07/2006, 22:07
Pessoall, agora vou. Vou sair sabado. Destino chapada dos Veadeiros, Terra Ronca e Jalapão. Vamos gastar uns 15 dias.
Vou eu com a Hilux e o Zé Eduardo com a Land 110. Alguém mais se habilita.

Abraço

Serengetiman
10/07/2006, 22:21
Infelizmente só posso sair em agosto mas este é justamente o roteiro que pretendo fazer. Não esqueça de contar as peripécias da viagem e adicionar algumas fotos da viagem para o deleite de todos aqui no Forum, boa viagem e aproveitem bem aquela alucinante terra off-road.

JOSE CANDIDO
13/07/2006, 11:55
Leo , boa viagem ... como te disse em MP, pra mim vai ficar dificil, mas que tou com uma inveja danada, ah, isso tou !!! hehehehe

bom passeio, depois conta as fofocas aqui ...

abs

mcoimbra
14/07/2006, 09:36
Bom dia pessoALL,

estava lendo as mensagens do tópico e estou querendo ir ao Jalapão em setembro pois é a melhor época do ano para ir lá. Chapada dos veadeiros conheço demais e recomendo, quem puder ir q vá logo pois o lugar merece estadia de vários dias. Principais locais são a Vila São Jorge onde fica o parque nacional e dezenas de cachoeiras, tem ainda alto-paraíso que ainda há cachoeiras belíssimas, não muito longe dali fica cavalcante, cidade pequena mas de grandes paisagens e cachoeiras.
Esta época do ano (junho a agosto) o tempo é muito seco, com muito sol mas frio, vc anda e sente aquele vento gelado.

Em abril último, o Jeep Clube de Brasília do qual faço parte fez a Expedição Macacos onde fomos as cachoeiras dos Macacos, Cachoeira Macaquinhos e Catarata dos Couros. Essas 3 cachoeiras ficam na estrada perto de alto paraíso, colquei as fotos da expedição no segunte endereço: http://mcoimbra.multiply.com
vale a pena conferir as fotos e quem quiser ainda tenho o Tracklog todo da expedição. Ah, na cachoeira dos macacos só vai 4x4, heheheheheh

quem quiser ainda tenho mais alguns tracklogs no meu site www.bestbsb.com.br no mais é isso aí, quem quiser ir ao jalapãp lá por setembro é só mandar uma mensagem que combinamos a ida.

abraço a todos e boa sorte em suas viagens

rodrigocockpit
28/07/2006, 09:52
Bom Dia galera! Estou amadurecendo a idéia de irmos para o Jalapão ano que vem, a minha turma aqui tem uns 12 jipes, mas acho que no final, acaba indo uns 8! A idéia inicial, seria ir em meados de Abril ou Maio, o que vcs acham?
Se alguém quiser se unir ao grupo, vamos conversando e alinhavando este passeio, ok?
Fui!!!!!

JOSE CANDIDO
28/07/2006, 12:42
rodrigocockpit escreveu :

Bom Dia galera! Estou amadurecendo a idéia de irmos para o Jalapão ano que vem, a minha turma aqui tem uns 12 jipes, mas acho que no final, acaba indo uns 8! A idéia inicial, seria ir em meados de Abril ou Maio, o que vcs acham?
Se alguém quiser se unir ao grupo, vamos conversando e alinhavando este passeio, ok?
Fui!!!!!


IXI ... ESSE ERA UM TOPICO SERIO ... AGORA O JALAPAO SERÁ FREQUENTADO POR MAUS ELEMENTOS ...
kakaakak

Rodrigao, bateremos um papo sobre o Jalapao pessoalmente ..

abs

diogoandre
28/07/2006, 16:16
Galera,

passeando pelo jalapão com o google earth encontrei um platô, ou coisa do tipo, no lá no meio do lugar. alguém conhece ? tem nome ?

to enviando em anexo o place mark do google earth, tá zipado pq não dá pra enviar .kmz por aqui...

abraços!

Diogo andré

rodrigocockpit
28/07/2006, 21:42
Fala Candido! hehehe!
cara vc será intimado a nos acompanhar nessa!
Novais e Luiztacco tb irão!
É sério! vamos começar a pesquisar, orçar, e reunir a turma.
Temos a pretensão de fazermos 1 viagem desta por ano, agora esta faltando um líder, alguém que tome frente e ponha a turma pra frente, vontade a turma toda tem!
O luiz tb sugeriu chapada dos veadeiros, temos a chapada diamantina, Lencois maranheses, transamazonica, andes e o c@#$ a 4!
Boralá organizar a 1ª?

Astor Dias de Andrade
29/07/2006, 00:44
Diogoandré,
Fiz a viagem ao Jalapão ano passado, com meu Niva, juntamente com outro amigo, tb de Niva, e acho que sei do que vc está falando, mas não descobri o nome da chapada.
Veja as fotos, numa delas em primeiro plano, à direita, a cachoeira das velhas, e ao fundo a chapada que vc viu no google...
Grande viagem...faria de novo!

JOSE CANDIDO
03/08/2006, 11:04
Amigos ....

A "chapada" que vcs vêm no google, e nestas fotos do amigo niveiro, lá eles chamam de "SERRA DO ESPIRITO SANTO" ..

NA verdade, o que ocorre é o seguinte ....

O jalapao tem em TODO lugar, uns chapadoes, altos, umas especies de platos, como esse ai da foto ...

Sao terrenos altos, porem arenosos, que vao se desfazendo facilmente .... por isso, tanta areia naquele lugar .... ao longo do caminho, agente vai vendo varias chapadas iguais a estas ....

Mas, é bem no centro do jalapao, que se encontra a maior, a mais extensa delas, que é esta "Serra do Espirito SAnto.." ...

E é desta serra que nascem as "dunas" mais famosas ........ onde a turma vai passear, onde vemos a grande maioria de fotos em dunas .... no sopé da serra do espirito santo, onde o terreno esta se "desfazendo", temos a regiao de dunas, facil de entender porque ne ???

Ali é muuuito bonito ... pode-se visitar as dunas ... nao entra mais de carro ate elas, o parque proibiu (ainda bem, ora ..) ... mas, a estradinha (leia-se trilha !!) pra chegar ate bem proximo das dunas, é fantastica ... preparem as atoladas !!!! hehehehh ... para-se o carro ao final , e caminha-se uns mil metros ...

atras destas dunas, acham-se algumas "lagoas" perdidas ali no meio ... bem bacana pra um mergulho ...

DAs dunas mesmo, vc visualiza bem de perto o sope da tal serra .... show de bola ...

Alem do mais, é no alto da serra do espirito santo que se encontra o mais bonito e mais lato mirante do jalapao .... eu nao cheguei a ir a, dado a falta de tempo ... mas dizem os moradores que sao varias horas de caminhada ... nem sei se dá, ou se pode, ir de carro ... mas topo tentar !!!! hehehehe

Olha so, na foto ai em cima, em que o niva aparece, basta olhar no canto esquerdo, no sope da chapada, as areias claras descendo a montanha .... ali mesmo é sao as dunas principais ....

Rodrigao, cumpadi ... olha que eu animo de ir mesmo ..... oba !!!! mas, vou cobrar caro meus serviços ein ??? kakkaakakaka


abs a todos,

Astor Dias de Andrade
04/08/2006, 14:19
olá, Cândido, na verdade a Serra do Espírito Santo é aquela que está no fundo da foto do Niva, porém a chapada a que o Diogandré se refere (e que está por ele indicada no arquivo do google e que aparecem nas outras duas fotos que postei)) é uma outra, mais ao norte, entre a cachoeira das Velhas e a cidade de São Felix.
Grande abraço a todos!

tmrsled
23/08/2006, 12:25
Ei galera sou novo aqui no topiuco, e quero saber uma coisa vc´s ja decidiram se vao vir pro jalapao ou pors lencois marnaheseS??? Dependendo da epoca que o grupo vier, acho que vou me juntar a vc´s...claro se permitirem. :D Abraço a todos.

ivancgbsb
23/08/2006, 18:04
Boa tarde pessoal.

Novato no forum, mas como vi que hoje este topico tinha recebido mensagem, ao meio dia e pouco, me intrometo para tentar ajudar.
Nao sei se ja foram ao Jalapao, mas ja fui 4 vezes e voces podem consultar: http://www.onix.com.br/ivan/viagens_ao_jalap%E3o.htm
para um pequeno aperitivo.
Estou a disposicao.

wagnerf
24/08/2006, 09:58
Fala Candas.... meu dependendo, da epoca e duração eu topo também, sexta nois conversa no buti... a respeito.

diogoandre
24/08/2006, 10:38
Boa tarde pessoal.

Novato no forum, mas como vi que hoje este topico tinha recebido mensagem, ao meio dia e pouco, me intrometo para tentar ajudar.
Nao sei se ja foram ao Jalapao, mas ja fui 4 vezes e voces podem consultar: http://www.onix.com.br/ivan/viagens_ao_jalap%E3o.htm
para um pequeno aperitivo.
Estou a disposicao.


Muito boas as informações Ivan!

Eu vou pra lá em Outubro!

abraços

Daniel Engelbrecht
28/08/2006, 16:35
Olá pessoal,
tem alguém planejando ir para o Jalapão no ano que vem?
Estou começando a preparar a viagem, que deverá ser no primeiro semestre do ano, no mês em que eu conseguir marcar as minhas férias.
Se tiver interessados do Rio ou de Sampa, podemos montar um comboio.

JOSE CANDIDO
14/11/2006, 18:42
Ah, DAniel, vc ja viu o topico .... hehehehhee

abs

Marcelo Fuzinato
14/11/2006, 19:04
Aproveitando o tópico pessoal, escrevi uma matéria sobre o Deserto do Jalapão e suas belezas, acabou de sair na edição número 4 da revista Planeta Off-Road do nosso amigo Adriano Rocha.

Para quem quiser "colher" algumas informações esta aí a dica.

Precisando de algo da região de lá é só falar.

Abraço
Marcelo Fuzinato
GAIA Expedições
www.gaiaexpedicoes.com
11a. Expedição GAIA - Puna de Atacama - Janeiro 2007

joão k. chikui
15/05/2007, 11:50
Boa tarde pessoal.

Novato no forum, mas como vi que hoje este topico tinha recebido mensagem, ao meio dia e pouco, me intrometo para tentar ajudar.
Nao sei se ja foram ao Jalapao, mas ja fui 4 vezes e voces podem consultar: http://www.onix.com.br/ivan/viagens_ao_jalap%E3o.htm
para um pequeno aperitivo.
Estou a disposicao.

IVAN
Parabéns, muito bom teu site na parte do Jalapão.
Vc que conhece muito , e é praticamente local(de brasília), como vê as chances de se conhecer o Jalapão em Dezembro? Será que as estradas (rios) ficam intransitáveis(até para Bands e Land com snorkel e guinchos)??
Agradeço desde já .

Celsogvs
04/07/2007, 10:35
E ai pessoALL, tem alguém indo pro jalapão agora em julho/2007?

Se mais alguém tiver interesse podemos formar um comboio.

[]´s sem nada pra fazer e querendo viajar.

Jipeiro
04/07/2007, 10:57
Celso,

Estou me programando para o inicio de 2008.

Pan

Celsogvs
04/07/2007, 11:01
Pan, é que estou de ferias todo esse mes de julho e como não foram ferias programadas, estou procurando algo pra fazer.

[/´s

Jipeiro
04/07/2007, 11:35
Bom passeio amigo e não esqueça das fotos...

Pan

leodinossauro
05/07/2007, 01:36
Celso, quero ir no Jalapão a partir do dia 7, sábado ( pode ser alguns dias depois, no problem ). Até agora só tem eu e mais 1 ( Luiz - Pajero branca ). Se realmente se interessar, avise ! E Brasília com certeza é caminho para vc ...

Celsogvs
05/07/2007, 11:56
Leo, tenho interesse sim, mas o ideal seria dia 15, o que voce acha?

[]´s

leodinossauro
07/07/2007, 16:23
Cara, acertar data é complicado mesmo hehe! Minha intenção era nessa semana por estar de férias. Dia 15 vou rodar em cantões de Minas mesmo.:?

Contudo, dia 15 é uma época que a maioria topa. Continue postando, abraço.

Daniel Engelbrecht
08/07/2007, 10:15
Opa, início de 2008 talvez eu possa!
Lá pra março, talvez.

Engels Kbça
06/01/2008, 09:50
Opa, início de 2008 talvez eu possa!
Lá pra março, talvez.

Daniel
Já estamos no inicio de 2008.... e aí ? vai pro Jalapão???:pensativo:

anselmopantoja
11/01/2008, 22:41
Olá pessoal, estou programando a viagem para o jalapao no carnaval deste ano. Alguém quer fazer um comboio?

anselmo

anselmopantoja
12/01/2008, 09:34
Olá turma, vamos ao jalpão no carnaval 2008?

espeleo10
22/01/2008, 10:31
Meus amigos!

Já estou indo!!!! DIa 1 de fevereiro estarei partindo de Campinas.... vamos em 3 trollers... vamu vorrrta dia 10! Vamu acampa todos os dias pra curtir 100% da natureza (inclusive os mosquitos e afins)... enfim.... quem tiver afim.... ta convidado... se nos encontramos por lá.... meu troller é um pretinho com o numero 9... sempre que toh a bordo do veículo toh com o vhf em 145.900.... qualquer coisa toh em qap!

Um abraçu

Jean

Fernando da Terra
22/01/2008, 13:58
Porra meu!!!!! Vocês são muito apressados!!!!!......rs........

Tudo bem Jean?... Então cara, tô querendo muito ir pra lá também, mas pra isso, tirar 10 dias no inicio de fevereiro, não dá não, teria que ter preparado a área com meses de antecedência........ O foda é que somos vizinhos cara !!!(sou de Amparo-SP), e daria pra combinarmos legal um passeio destes.
Os outros dois que irão, também são daqui de Campinas?.
Qual é o roteiro que vocês farão?

Fernando

espeleo10
23/01/2008, 17:16
Fala Fernando!

Beleza aih vizinho..... então olha só: Nos decidimos meio que rápido.... acho que um maluco que ia comigo não vai mais por problemas profissionais.... mas eu e o Leandro (o outro parceiro meu) estamos mais do que confirmados! Nos e as respesctivas senhoritas!

Bom..... vamos sair de Campinas(sim, todos somos de Campinas) na sexta por volta de 12h00.... vamos andar o que dá.... mas acho que chegaremos em Brasília lá pra 1h00 da manhã.... no segundo dia.... vamos para o Jalapão para no domingo começar a curtir!

Vamos ficar ate encher o saco..... se eh que eh possível..... hehe.... na volta o leandro vai para os lençois e eu volto para Campinas... Na volta eu acho que vou passar na chapada dos veadeiros e dar um rolé em Brasília!

Enfim, o roteiro é basicamente esse, mas não é nada rigoroso.... vamos conforme Deus manda!!!! Mas que iremos conhecer tudo no jalapão..... nos vamos!!!!! hehehehe

Fernando, vamu aih..... o leandro vai dar um trato no carro semana que vem..... as minhas coisas, inclusive o carro ja estão no esquema.... Apesar de ser uma viajem longa.....acho que em 1 semana tu da um jeito!

Nos vamos acampar todos os dias.... e assim gastar o menos possível de latinhas...... vamos levar o rango e inclusive estreiaremos a nova geladeira de viajem e assim tomarmos uma ao por do sol jalapense.... huahauhauhaahu

Espero tua presença na viajem!!!!

qq coisa meu e-mail eh: jlavorini@uol.com.br

abração e vamu po jalapão!

Jean

Fernando da Terra
24/01/2008, 14:49
Beleza ai Jean!!!
Então, cara, pra mim, o que pega também é o lado profissional, pois largar o serviço por 10 dias, tenho que planejar bem antes, pra conseguir preparar a área na minha ausência aqui, não é muito fácil não!!
Também, quando for viagem longa, preciso planejar em relação á família ( muié e filho de 4 anos), e é agora que o filhote tá ficando com uma idade legal para viajar.
Até que daria nessa data que vocês vão (carnaval, sai na sexta, mais 5 dias do carnaval, enforca o trampo na outra quinta e sexta mais o sábado e domingo, ai sim daria os 10 dias, mas acontece que já tenho uma viagem marcada no carnaval (vou lá pras bandas de Rancharia), não vai ser os 10 dias (programei de voltar na quarta feira) e dessa vez não tem jeito de ir com vocês não.
Mas é bom saber que tenho aventureiros vizinhos....rs.... vamos manter contato para uma possível futura viagem, quem sabe......
Abraço e curta muito su viagem e depois poste fotos aqui pra gente ver!!!

Fernando

Engels Kbça
24/01/2008, 21:35
Voltei ontem do Jalapão !!!
Uma dica : Entre Mateiros e São Felix do Tocantins, tem o camping do Vicente, fica a 30km de Mateiros. O cara é um mineiro super gente boa. Tem riacho no fundo do camping que parece uma piscina.:palmas:
Já estou até com vontade de voltar lá no carnaval.....

espeleo10
25/01/2008, 09:42
Fala Kbça.....

Tudo certinho..... curtiu a viajem.....

Cara toh com 2 perguntas: Choveu pa carai ou ta tranquilo por lá. Segunda como estão as estradas.... muita buraqueria....

Parabens pela viajem!

Um abraço

Jean

espeleo10
25/01/2008, 09:50
Fala Fernando!

Cara.... pra vacaria vc pode ir a hora que quiser!!!!!!

Vamu ro jalapão........ para.... vamu embora.... pra eu tbm sair é foda.... trampo em 2 lugares..... aih já viu neh!!!!!

Mas o dia que vc quiser ir pra algum lugar.... pode chamar.... e quanto mais longe melhor!

Acho que no começo do ano que vem.... vou tirar 30 dias de férias.... e estamos já pensando em outra viajem..... estamos em 2 lugares.... lençois ou atacama..... Mas estamos mais decididos pelo deserto.... afinal.... nossa primeira viajem internacional.... porém ainda não tem muitos detalhes.... vou começar a pensar só depois do jalapão!!!!!

veja direitinho.... sua companhia será muito bem vinda!

Abraço!

Jean

Fernando da Terra
25/01/2008, 10:42
Ai, Jean, beleza?
Agora você fez cosquinha a respeito do Atacama.....rs...
Também é um lugar que não podemos deixar de conhecer....
Vou pensar a fundo na idéia...... Só tenho um pouco de receio em relação à idade do meu filho (vai estar com 5 anos no ano que vem) e não sei se já seria hora de uma viagem longa dessas com ele.........vamos ver.........
Depois de nossas viagens no carnaval, a gente vai trocando idéias a respeito.....

Abraço

Fernando

espeleo10
25/01/2008, 15:40
Fala Fernando!

Olha só.... as viajens pelo Brasil estão começando a ficar cada vez mais restritas.... as viajens no mínimo são de 2500km só de ida... e como desde que eu me conheço por gente... minha vontade eh de viajar o mundo... estou começando a ensaiar.... gostaria muito de ir pro Atacama e já que ta por lá, darmos um pulo no Chile..... ou entaum irmos para o Ushuaia..... mas qq uma das das viajens vão ser demoradas..... teu filho vai surta!!!!! hehehehehe!

Mas ainda é um sonho.... se num der certo... vamos pro Brasil mesmo.... mas aih vai ser loko... ou os lencois ou o piauí.... mas vou pensar sóoooo depois do jalapao......

Vamu mantendo contato...


Ahhhh e acho que depois do carnaval nos nos vamos lá no Colonial comer lambari frito...... vou te adr um toque!

Um forte abraço

Jean

espeleo10
31/01/2008, 09:39
E ai pessoar!

Hoje é o grande dia!!! Caranga pronta... tralhas amontoadas... $$$ em dia..... e uma vontade que num cabe em mim! Enfim.... vamu pro Jalapão!

Já viajei para muitos lugares... alguns perto... muitos longe... mas essa viajem pro Tocantins não ta me deixando dormir a dois dias!!!! Toh com a ansiedade além da conta!

Quero desejar aos meus parceiros de 4x4 que Deus olhem por nós em nossos caminhos! E aos parceiros que não forem viajar que fiquem com Deus!!!!

Valeu gente! Assim que voltar, vou postar algumas fotos!

Um forte abraço!

Jean

Engels Kbça
31/01/2008, 16:45
Fala Kbça.....

Tudo certinho..... curtiu a viajem.....

Cara toh com 2 perguntas: Choveu pa carai ou ta tranquilo por lá. Segunda como estão as estradas.... muita buraqueria....

Parabens pela viajem!

Um abraço

Jean

Fala Jean :concordo:

Demorei a responder porque cheguei do Jalapão e no outro dia já estava na estrada de novo, fui lá em Pernambuco, voltei terça-feira.
Vamos as respostas. Nessa época começa as chuvas no Jalapão, mas geralmente chove no fim da tarde, no resto dia é sol, choveu forte apenas um dia quando estava na entrada das dunas, vejas fotos. As estradas até que não tem tantos buracos, tem trechos que andei a 110Km/h, eles estava fazendo terraplanagem entre Ponte Alta e Mateiros, no trecho próximo a Mateiros.
Não deixe de ir no camping do Vicente, fica depois da Cachoeira do Formiga, não é aquele camping que tem ao lado da cachoeira, fica um pouco depois no caminho para São Felix.
Um abração e boa viagem

espeleo10
11/02/2008, 10:24
Salve rapaziada!!! 8)

Voltei ontem... feliz por mais um sonho realizado! O Jalapão é lindo... com uma incrível beleza natural e um povo hospitaleiro... mas fuquei um pouco decepcionado!!!

Esta época do ano é a das águas... mas chuva mesmo..... eu só vi um dia e se durou meia hora foi muito... então... aqueles tão falados atoleiros.... nada!

Por incrível que pareça, não acionei nenhuma vez o 4x4 do troller! Decepcionante!!!!!

O pior é que vc arruma o carro... leva pá... guincho... galão de combustível.... aih chega um cara de fiat uno e para o carro do seu lado no meio do jalapão.... ahhhhhhh...... hehehehehe

Enfim.... a estrada com raros momentos de buracos e costelas... parece uma bandeirantes de areia..... um verdadeiro tapete!

Pra ter um pouco de emoção... vc tem que entrar nas estradinhas de areia... aih fica gostoso de andar....

Enfim.... curti muito... fiquei 5 dias no jalapão fazendo camping selvagem e na ultima noite dormi no seu vicente (Kbça o cara é uma figura.... e tava usando o chapeu que vc deu pra ele)... pacei 2 dias na chapada dos veadeiros e 2 em brasília!

Viajem du karaio!!!!!

Depois vou postar algumas fotos!

Abraços

Jean

Engels Kbça
12/02/2008, 00:29
Salve rapaziada!!! 8)

Voltei ontem... feliz por mais um sonho realizado! O Jalapão é lindo... com uma incrível beleza natural e um povo hospitaleiro... mas fuquei um pouco decepcionado!!!

Esta época do ano é a das águas... mas chuva mesmo..... eu só vi um dia e se durou meia hora foi muito... então... aqueles tão falados atoleiros.... nada!

Por incrível que pareça, não acionei nenhuma vez o 4x4 do troller! Decepcionante!!!!!

O pior é que vc arruma o carro... leva pá... guincho... galão de combustível.... aih chega um cara de fiat uno e para o carro do seu lado no meio do jalapão.... ahhhhhhh...... hehehehehe

Enfim.... a estrada com raros momentos de buracos e costelas... parece uma bandeirantes de areia..... um verdadeiro tapete!

Pra ter um pouco de emoção... vc tem que entrar nas estradinhas de areia... aih fica gostoso de andar....

Enfim.... curti muito... fiquei 5 dias no jalapão fazendo camping selvagem e na ultima noite dormi no seu vicente (Kbça o cara é uma figura.... e tava usando o chapeu que vc deu pra ele)... pacei 2 dias na chapada dos veadeiros e 2 em brasília!

Viajem du karaio!!!!!

Depois vou postar algumas fotos!

Abraços

Jean

:concordo::concordo: E aê Jean ?! Cadê as fotos do Jalapão?? :dance:

Olha aí eu e o amigo Vicente...:dance::dance:.de chapéu novo.

espeleo10
13/02/2008, 12:18
O jalapão é o paraiso... pena que eu não tive muito tempo para fotografar.... enfim.... nada é perfeito!

Espero que gostem......

Abraço

Jean

JOSE CANDIDO
07/03/2008, 12:26
Ai galera, gostei das fotos e causos ....

jalapao realmente é um bom lugar pra se passear ..... o mlelhor sao as estradinhas secundarias ... na principal, fiat uno vai na boa ... heheeheh

abs a todos ...

Fernando da Terra
10/03/2008, 15:03
Fala Jean, tudo beleza?
Grandes fotos cara!! O lugar deve ser muito legal mesmo......
Quanto foi a distância até o Jalapão? E de lá até a Chapada dos Veadeiros, quanto tem?
Se tiver mais fotos coloca!!

FERNANDO

Fabio S10 CS 4x4 2008
18/03/2008, 00:13
aaaaaaaaiiiiiiiiiiiiii eu quero irrrrrrrrrrrrrrr

FB.FREITAS
29/04/2008, 08:00
O jalapão é o paraiso... pena que eu não tive muito tempo para fotografar.... enfim.... nada é perfeito!

Espero que gostem......

Abraço

Jean

Amigo Espeleo10,

poderia me dizer q maquina de fotografia é essa sua tais como marca e modelo:grin:? adorei a qualidadedas fotos, realmente muito bonita, e é claro tb q o local ajuda. :palmas:

Abrs e fico no aguardo...
Fabiano

Herculano
08/09/2008, 12:29
Estou planejando uma expedição para final de janeiro de 2009

Herculano

rafaelfernandez
08/09/2008, 13:52
Estou planejando uma expedição para final de janeiro de 2009

Herculano

Fala Herculano,

O Jalapão é um lugar que eu gostaria muito de conhecer. Inclusive eu ia na expedição Capim Dourado (tem um topico aqui no forum sobre ela) mas acabei nao podendo ir. Vamos nos falando e quem sabe essa tão sonhada viagem não saia.

[]´s
Rafael

P.S. Vale a pena dar uma olhada nos posts da Expedicao Capim Dourado. Nosso amigo Kkampus tem postado dicas e informações sobre a viagem dele que podem ser bastante uteis.

Herbert Lima
15/11/2010, 12:44
Saudações


Provavelmente iremos em 2011 ao Jalapão..

Qual a melhor época??

[]s

mestre carioca
02/02/2011, 23:15
Então galera estou planejando ir pra Jalapão este aano 2011, mais pro meio do ano ..... tenho um jeep willys e to ficando preocupado pois so vejo gente q foi ou q vai indo com outros 4x4, isto significa q nao dá pra ir de jeep ou por q nao vi mesmo nenhum jipeiro indo ?????

estou preparando ele pra aguentar o batente, vai outro amigo de brasilia q conheci aqui no forum com a gente , falei com thiago de SP ele se animou mais ficou de ver e sem contar com amigas e amigos aqui de Cavalcante/goiás/chapada dos veadeiros onde eu moro ......:dance::dance::dance:

preciso de ajuda em relação se posso ir tranquilo de jeep willys cj5 q é bem alto com motor 4cc de opala com carburador 3e , estou colocando snorkel na entrade de ar , e no escape já é alto na altura da tampa traseira.....:oops:

estou coletando todos os dados relatados aqui e em outros cantos da net pra fazer uma planilha de kilometrage e nomes dos lugares ......
meu tanque é original com 45 litros , pretendo colocar outro igual sendo q embaixo la na travessa traseira assim unindo os tanques assim fico com quase 90 litros , e tbm uso gás nele então acho q da pra ir e mesmo assim levarei galão de inox q tenho de 20 litros pra alguma eventualidade;-)

agradeço se alguem der conselhos do q levar , do q se preocupar

um grande abraço atodos jipeiros e 4x4zeiros rsssssss:dance:

força nos motores !:concordo::concordo::concordo::concordo:

Eldo
06/02/2011, 17:14
Então galera estou planejando ir pra Jalapão este aano 2011, mais pro meio do ano ..... tenho um jeep willys e to ficando preocupado pois so vejo gente q foi ou q vai indo com outros 4x4, isto significa q nao dá pra ir de jeep ou por q nao vi mesmo nenhum jipeiro indo ?????

estou preparando ele pra aguentar o batente, vai outro amigo de brasilia q conheci aqui no forum com a gente , falei com thiago de SP ele se animou mais ficou de ver e sem contar com amigas e amigos aqui de Cavalcante/goiás/chapada dos veadeiros onde eu moro ......:dance::dance::dance:

preciso de ajuda em relação se posso ir tranquilo de jeep willys cj5 q é bem alto com motor 4cc de opala com carburador 3e , estou colocando snorkel na entrade de ar , e no escape já é alto na altura da tampa traseira.....:oops:

estou coletando todos os dados relatados aqui e em outros cantos da net pra fazer uma planilha de kilometrage e nomes dos lugares ......
meu tanque é original com 45 litros , pretendo colocar outro igual sendo q embaixo la na travessa traseira assim unindo os tanques assim fico com quase 90 litros , e tbm uso gás nele então acho q da pra ir e mesmo assim levarei galão de inox q tenho de 20 litros pra alguma eventualidade;-)

agradeço se alguem der conselhos do q levar , do q se preocupar

um grande abraço atodos jipeiros e 4x4zeiros rsssssss:dance:

força nos motores !:concordo::concordo::concordo::concordo:

Fala Carioca!

Por acaso, estava procurando relatos e vídeos de jipeiros que fizeram expedições somente com jipes Willys e vi o seu post. Também pretendo fazer uma aventura com os velhos guerreiros sem pressa. Sou de Brasília e vi que falou de alguém daqui que está interessado. Bom demais!

As estradas do Jalapão são bem tranquilas, a não ser que saia dos roteiros turísticos. As cidades bases mais procuradas são Ponte Alta e Mateiros que ficam 180km uma da outra sem posto de gasolina. Qualquer carro anda por lá, ainda mais no meio do ano que é época de seca.
Nos mantenha informado sobre sua aventura e boa viagem!
[]'s
Eldo - DF

mestre carioca
08/02/2011, 00:17
Fala Carioca!

Por acaso, estava procurando relatos e vídeos de jipeiros que fizeram expedições somente com jipes Willys e vi o seu post. Também pretendo fazer uma aventura com os velhos guerreiros sem pressa. Sou de Brasília e vi que falou de alguém daqui que está interessado. Bom demais!

As estradas do Jalapão são bem tranquilas, a não ser que saia dos roteiros turísticos. As cidades bases mais procuradas são Ponte Alta e Mateiros que ficam 180km uma da outra sem posto de gasolina. Qualquer carro anda por lá, ainda mais no meio do ano que é época de seca.
Nos mantenha informado sobre sua aventura e boa viagem!
[]'s
Eldo - DF

Pode deixar que vou mantendo contato....
ainda tenho q preparar o jeep ....


gostaria de dicas de como fortalecer meu jeep pra q ele vá a ao Jalapão com segurança...
uso só um tanque de 45 litros , mais pelo meu consumo altissimo de 4,5km/L fiz um calculo e acho arriscado ficar sem combuustivel então preciso aumentar o tanque.... me de ideias aí por favor !!!

Celsogvs
07/07/2011, 18:27
PessoALL,

Prentendo ir pro Jalapão agora em agosto e aproveitar para ver o netralizado do rally dos sertões em Porto Nacinal nos dias 13 e 14/08.

Alguém mais pela região?

ric945
20/09/2011, 22:12
E aí mestre carioca, fez sua viagem ao Jalapão?
No mesmo período seu fiz a minha pra lá, saindo de Recife, indo de Pajero 2.8 diesel. Foi show. Fiz um blog que relata tudo. Está na mesma secção um pouco mais abaixo. www.jalapaoporcima.blogspot.com (http://www.jalapaoporcima.blogspot.com)

Conta aí como foi?

Erico Neves
10/04/2012, 19:51
Ola Pessoal, estou saindo para o Jalapão dia 20 de maio 2012, se tiver algums campanheiro, esta o convinte, estou indo eu e minha esposa, (Troller t4)mesmo que não aparece companheiro ,estou indo heheh , ok abraços
erico Floripa.
site www.ericoneves.blogspot.com (http://www.ericoneves.blogspot.com)

Guilherme Cordeiro
11/06/2012, 02:36
Ola Pessoal, estou saindo para o Jalapão dia 20 de maio 2012, se tiver algums campanheiro, esta o convinte, estou indo eu e minha esposa, (Troller t4)mesmo que não aparece companheiro ,estou indo heheh , ok abraços
erico Floripa.
site www.ericoneves.blogspot.com (http://www.ericoneves.blogspot.com)

Parabéns. Gostei do barco...rsss

Guilherme (Ubá MG)

Guilherme Cordeiro
11/06/2012, 02:37
Quanto a viagem ao Jalapão, não se arrependerá nunca de ter ido. Estive lá em Julho de 2010. Parabéns. Abraços

Guilherme

jefim_df
26/07/2012, 22:28
Galera,

Hj saindo da cachoeira da Velha, sentindo Materios -TO, meu pneu estourou, a estrada está horrível, muitas pedras pontiagudas, areia aqui é o de menos. Tive que abortar a ida para Mateiros-TO, pois não tenho outro estepe. Amanhã vou para cachoeira da fumaça sentindo Dianópolis-TO. Para mim, minha ida ao Jalapão terá que ser adiada para o ano que vem, cheguei perto, mais devido a esse problema não posso perder dias tentando arrumar outro pneu.
Ano que vem vou tentar novamente, só que dessa vez vou de moto.

Abraços

Celsogvs
27/07/2012, 08:24
Jefim,

Mas não esqueça de levar dois estepes pra moto.

hehehehe

jefim_df
27/07/2012, 19:29
Jefim,

Mas não esqueça de levar dois estepes pra moto.

hehehehe


Cara,

Bem lembrado, o Jalapão não tem dó.

Fica pra proxima

kkkk

João Eduardo
27/07/2012, 21:39
Cara,

Bem lembrado, o Jalapão não tem dó.

Fica pra proximakkkk

Pessoal,

Acabei de chegar do Jalapão, realmente as estradas estão péssimas. Abaixo a relação de problemas que tive com a Bandida:
1º) Pinos do suporte fixo do feixe de molas soltos. Um deles a porca se soltou e o outro perdeu a rosca;
2º) Porcas dos prisioneiros que fixam a carroceria no chassis soltas;
3º) Bagageiro solto(quebra da calha) com soldas quebradas;
4º) Farol do lado esquerdo se soltou;

No mais, a Bandeirante levou uma "surra", mas ela aguentou o tranco.
Os comentários dos demais colegas que encontrei por lá foram: perda de freio, amortecedor danificado, pneu furado, entre outros.
Se pudesse voltar no tempo, não teria colocado o bagageiro de teto. Fica aqui uma dica para quem for lá, evite o bagageiro de teto ou se colocá-lo, ponham poucas coisas nele para não pesar.

Vajam a Band antes e depois(corda amarando o bagageiro):
361280 361281

vinicius10
07/08/2012, 19:31
Pessoal,

Acabei de chegar do Jalapão, realmente as estradas estão péssimas. Abaixo a relação de problemas que tive com a Bandida:
1º) Pinos do suporte fixo do feixe de molas soltos. Um deles a porca se soltou e o outro perdeu a rosca;
2º) Porcas dos prisioneiros que fixam a carroceria no chassis soltas;
3º) Bagageiro solto(quebra da calha) com soldas quebradas;
4º) Farol do lado esquerdo se soltou;

No mais, a Bandeirante levou uma "surra", mas ela aguentou o tranco.
Os comentários dos demais colegas que encontrei por lá foram: perda de freio, amortecedor danificado, pneu furado, entre outros.
Se pudesse voltar no tempo, não teria colocado o bagageiro de teto. Fica aqui uma dica para quem for lá, evite o bagageiro de teto ou se colocá-lo, ponham poucas coisas nele para não pesar.

Vajam a Band antes e depois(corda amarando o bagageiro):
361280 361281

E ai meu amigo João,
Td bem porai, vejo que teve alguns problemas. Eu cheguei só ontem , e , mandarei a viatura para o posto dar uma geral e , depois direto para oficina dar uma geral e reaperto em td. No mais foi td tranquilo. Fui com 4 passageiros e, mais ou menos 300 kg de bagagens.

Abs !

Dimasi
07/08/2012, 21:11
Quando estive no Jalapão ano passado, a calha tb quebrou num ponto que já tava meio podre. Mas acho que exagerei no peso do bagageiro hehehehe. No mais lâmpadas queimadas e alguns ruídos extras.
363136

guilhermej
09/08/2012, 01:08
Caros (as):
Estou planejando ir pro jalapão no dia 01/09, ficando lá uns 5 dias. Depois Terra Ronca por uns dois dias.
Acham suficientes?
Estou procurando cia pra viagem, se alguém animar o convite está feito!
Pelo que eu andei lendo, as estradas por lá são razoáveis, e evitarei as secundárias, já que provavelmente estarei sozinho.
Agora fiquei com uma dúvida:
Os mapas são suficientes para chegar a todas as atrações ou é preciso um tracklog?
Sem querer abusar da boa vontade, alguém teria um tracklog da região para ceder?
Abs
Guilherme

Celsogvs
09/08/2012, 09:07
Guilherme,

Pode ir tranquilo sem tracklog que não tem erro, basta ter um pouquinho de senso de direção e pedir informação sempre. Mas um tracklog nunca é demais, procure neste mesmo tópico que você encontrará um excelente.

Boa viagem e bom passeio.
Celso

roberto.cardoso@ig.com.br
09/08/2012, 16:49
Guilherme,

Não sei qual o roteiro que pretende fazer, mas evite o trecho entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros, acabo de vir de lá e a estrada está em péssimas condições. São 170KM entre Ponte Alta e Mateiros, quebrei a viagem em dois dias por conta do horário e se somar gastei 6h para percorrer o trecho.

Fui embora de Mateiros por estradas secundárias que não constam em mapas, só lembro que sai entre os municípios de Novo Jardim, TO e Dianópolis, TO (no trevo da TO-040 com a TO-110). A dica para perguntar é sobre os lugares Garganta, Vila Panamby e Pedra da Baliza. Gastei apenas 2h30min para fazer esse trajeto.

5 dias no Jalapão é tempo mais do que suficiente para conhecer os principais atrativos... eu fiquei 3 dias por lá! Relatei no meu blog os dias que passei lá .:Dani e Beto - Chapando no Brasil - 2012 - Dia 7 - De Luís Eduardo Magalhães, BA à Cachoeira da Velha, Jalapão:. (http://www.daniebeto.com.br/daniebeto/paginas.deb?id=20120727)

Tem umas fotos das condições da estrada tb!

Abraços,


Caros (as):
Estou planejando ir pro jalapão no dia 01/09, ficando lá uns 5 dias. Depois Terra Ronca por uns dois dias.
Acham suficientes?
Estou procurando cia pra viagem, se alguém animar o convite está feito!
Pelo que eu andei lendo, as estradas por lá são razoáveis, e evitarei as secundárias, já que provavelmente estarei sozinho.
Agora fiquei com uma dúvida:
Os mapas são suficientes para chegar a todas as atrações ou é preciso um tracklog?
Sem querer abusar da boa vontade, alguém teria um tracklog da região para ceder?
Abs
Guilherme

guilhermej
13/08/2012, 11:46
Guilherme,

Não sei qual o roteiro que pretende fazer, mas evite o trecho entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros, acabo de vir de lá e a estrada está em péssimas condições. São 170KM entre Ponte Alta e Mateiros, quebrei a viagem em dois dias por conta do horário e se somar gastei 6h para percorrer o trecho.

Fui embora de Mateiros por estradas secundárias que não constam em mapas, só lembro que sai entre os municípios de Novo Jardim, TO e Dianópolis, TO (no trevo da TO-040 com a TO-110). A dica para perguntar é sobre os lugares Garganta, Vila Panamby e Pedra da Baliza. Gastei apenas 2h30min para fazer esse trajeto.

5 dias no Jalapão é tempo mais do que suficiente para conhecer os principais atrativos... eu fiquei 3 dias por lá! Relatei no meu blog os dias que passei lá .:Dani e Beto - Chapando no Brasil - 2012 - Dia 7 - De Luís Eduardo Magalhães, BA à Cachoeira da Velha, Jalapão:. (http://www.daniebeto.com.br/daniebeto/paginas.deb?id=20120727)

Tem umas fotos das condições da estrada tb!

Abraços,


Beto, obrigado pelas dicas!
Já li o seu blog inteiro.
Muito bem escrito e com ótimas fotos!
Acho que o tempo será suficiente.
Abs
Guilherme

fabio.boni
13/05/2013, 23:38
Amigos, ressuscitando o t'opico.

Farei a viagem de 12/07 a 20/07 saindo de sao paulo.
So' de ler os depoimentos antes e pos viagem, ja sei que vai ser uma viagem muito legal. Vou eu e meu colega por enquanto - defender 110. Ainda estou montando o roteiro mas pararemos em uberaba - alto paraiso - ponte alta e dai nao sei mais. Abs



e ai !!!

As estradas estao bem tranquilas .... é muita estrada de terra, mas nao há maiores dificuldades no trecho principal, ou seja, a ligação entre as cidades .... Seguimos de ponte alta até mateiros .... é longe pra burro, sao quase 200 km de estrada vermelha rasgando o cerrado .... Alguns poucos pontos com pequenos atoleiros ... Basta acelerar .... Um trecho no meio do caminho com muita pedra, é bom ir devagar .... Alguns riachos pra atravessar, mas todos relativamente rasos ..... :concordo:

Fora isso, a diversão maior sao nas pequenas estradinhas e trilhas que ligam a estrada principal aos atrativos turisticos, como as dunas, fervedouro, cachoeiras, etc .... Aqui, é areiao puro !!!! Bom demais !! :twisted: :dance: :dance: Heheheheh

tem chovido quase todos os dias, mas no final da tarde .... De dia, permanece sol quase todo dia .... O sol lá é de rachar, um descuido e vc ta todo vermelho ... A chuva diaria é boa porque acabou com os maiores toleiros de areia na estrada, que sao quase intransponiveis ....

No mais, só alegria .... Tem posto de gasolina em ponte alta e em mateiros .... Mas é bom se prevenir, porque vc roda muito fora do trecho, e acaba ficando sem gasosa ...... Preço médio de 2,70 $$ o litro ok ???

As pousadas ...... A maioria é bem limpa .... Coisa simples, dada a regiao ... Alguns muquifos, é claro ... Basta analisar ..... De 15 a 30 reaizitos o pernoite ... Em ponte alta sao melhores .... Eu particularmente prefiro barraca .... E os lugares de acampar sao de fazer inveja .....

Tem agua com fartura, mas é bom levar garrafas, se atolar ou quebrar longe de rios ......

Chegando em ponte alta, procurem a pousada da dona lazara ( hotel e restaurante planalto), pessoa fantastica, que vai lhes passar um mapinha da regiao, e dar dicas .... Fica em frente a igreja da cidade .... Tem otimos botecos perto, principalmente o boteco do belêco .... Avisa que foi a turma de 20 pessoas de bh que deu essas dicas ... Heheheheh

bem, quanto ao tempo pra rodar lá , isso é muito pessoal .... Se vc ta com tempo, e gosta de curtir um local por mais tempo, vai gastar mais dias .... Se é daqueles tarados que para, desce do carro, molha o pe na agua, diz "que bonito" e sai correndo, dois dias bastam .. Heheh ... é serio ...

Eu particularmente acho que 4 ou 5 dias fica ideal ..... Olha so :

Dormindo em ponte alta, de manha vc sai e roda duas ou tres cachoeiras ali perto, dá pra aproveitar bem, e segue ate a chachoeira da velha, a maior, uns 60 km de la ... Dorme por la de barraca ..... Curte a manha .... Depois segue ate a ponte do rio novo, que tem praias otimas, curte o fim da tarde, acampa, dorme, e curte a manha na praia ... Duas noites ja se foram ....

Daqui, segue pra mateiros ... Pode optar por dormir nas dunas, que é um pouco antes .... Curte o fim da tarde e assiste o por do sol (puuuuutz !!!!) ... Tres noites ... De manha, segue ate perto de mateiros .... Nao sei se compensa dormir em mateiros, pq tem muita coisa boa perto ... Durma na cachoeira da formiga (pra mim, o local mais invejavel !!!) .... Curta la ao menos uma tarde e uma manha .... Quatro noites .... Ali pertinho tem o fervedouro, da pra ir e voltar num pulo, manha ou tarde , ....... Dorme de novo, e no dia seguinte, cedo, retorna pra ponte alta, ou continua ate sao felix pra mais um dia, fechando o circuito ... Eu nao segui pra sao felix, pela falta de tempo, e la as atracoes sao em menos numero ....

Com algumas variacoes, acho que esta fica o roteiro ideal ....

No mais é isso .... Alguem tem duvida sobre as atraçoes turisticas ??? é so pedir, que posto as dicas .... Tem muita coisa !!!

Grande abraço

fabio.boni
13/05/2013, 23:54
Pessoal, quem quiser se juntar vamos conversando. To montando um roteiro entre pousadinhas e uns dois ou 3 campings, quem quiser colocar mais dicas como esta abaixo por favor , s'o vai ajudar!!! Meu fone 'e 1194104-0770


Voltei ontem do Jalapão !!!
Uma dica : Entre Mateiros e São Felix do Tocantins, tem o camping do Vicente, fica a 30km de Mateiros. O cara é um mineiro super gente boa. Tem riacho no fundo do camping que parece uma piscina.:palmas:
Já estou até com vontade de voltar lá no carnaval.....

Celsogvs
14/05/2013, 09:06
Fábio,

O Jalapão é inesquecível.

O ponto principal onde você deve reservar o maior tempo é na região de Mateiros, você tem opção de fixar base em pousadas na cidade de Mateiros ou no camping no Vicente que é muito bom e fica proximo a Mateiros e é o centro dos principais pontos a serem visitados.

Nas fotos abaixo você verá o Vicente de óculos à direita ao fundo com baraba branca. Visitar o Vicente é tão importante quando visitar outros pontos da região do Jalapão.
Entre o camping do Vicente e Mateiros tem um lugarejo chamado Bumbuca que é onde teve inicio o artesanato do capim dourado. Próximo a Mumbuca tem muitos locais para visitar.

Minha sugestão, reserve 3 dias para ficar na região de Mateiros e saia pela manhã e retorne a base no final do dia.
411069411070411071411072

Bom passeio.

Abs,

Celso

GLMedina
14/05/2013, 11:41
Estive no Jalapão ano passado de moto. Pegamos estradas infernais (especialmente entre Formosa do Rio Preto e Mateiros). Fiquei no Vicente (velho gozador). Mas cuidado! O café da manhã é "café de uma mão só"!
No resto, o lugar é demais. Cachoeira da Formiga, fervedouro, Velha. Voltei na estrada entre Mateiros e Dianápolis. PQP, de carro é mole, mas de moto foi foda!

GLMedina
14/05/2013, 11:47
Seguem alguma fotos.

cezarsantiago
14/05/2013, 22:37
Pessoal, quem quiser se juntar vamos conversando. To montando um roteiro entre pousadinhas e uns dois ou 3 campings, quem quiser colocar mais dicas como esta abaixo por favor , s'o vai ajudar!!! Meu fone 'e 1194104-0770

Já tem alguma previsão da data de saída?
Cezar

fabio.boni
17/05/2013, 01:00
Já tem alguma previsão da data de saída?
Cezar
Cezar, vamos dia 12 e voltamos dia 20.
Aproveitando, Celso e GLMedina agrade'co as dicas !!!!!

Robram
22/05/2013, 23:57
Todo ano a estrada muda, mas estive no Jalapao em julho de 2012, e sai de ponte alta do tocantis para mateiros por volta das 13 horas, passei na cachoeira da velha e cheguei em mateiros por volta das 22 horas.
O pessoal diz q estrada tava ruim, eu nao vi estrada ruim, tava perfeita, cheia de pedra grande, com bastante buracos, e ainda proximo a mateiros pegamos umas piscinas de areia a noite, q o carro entrava dentro, e queria ficar. Uma delicia de estrada, perfeita, pra fica melhor, so se chovesse.
Ruim tava a Br153, com caminhoes, longas retas e asfalto bem lisinho, eu nao gostei.

cezarsantiago
23/05/2013, 21:56
Todo ano a estrada muda, mas estive no Jalapao em julho de 2012, e sai de ponte alta do tocantis para mateiros por volta das 13 horas, passei na cachoeira da velha e cheguei em mateiros por volta das 22 horas.
O pessoal diz q estrada tava ruim, eu nao vi estrada ruim, tava perfeita, cheia de pedra grande, com bastante buracos, e ainda proximo a mateiros pegamos umas piscinas de areia a noite, q o carro entrava dentro, e queria ficar. Uma delicia de estrada, perfeita, pra fica melhor, so se chovesse.
Ruim tava a Br153, com caminhoes, longas retas e asfalto bem lisinho, eu nao gostei.

kkkkk, aventura 4x4 é isso.

Leo Couto
16/06/2013, 12:26
Estive no Jalapão ano passado de moto. Pegamos estradas infernais (especialmente entre Formosa do Rio Preto e Mateiros). Fiquei no Vicente (velho gozador). Mas cuidado! O café da manhã é "café de uma mão só"!
No resto, o lugar é demais. Cachoeira da Formiga, fervedouro, Velha. Voltei na estrada entre Mateiros e Dianápolis. PQP, de carro é mole, mas de moto foi foda!

Grande medina, de fato amigos o Jalapão é maravilhoso e espero em breve ir de 4x4 também em vez de garupa da moto bagagem vou levar a familia toda na Pajero. Cuidado na estrada que vai de Mateiros pra Cachoeira da Velha é de lascar o pneu os trechos com as pedras e cuidado especial com os buracos (panelas) emcobertos por um pó se vvier enfiando o pé pode ser desastroso e a pane mecânica uma possibilidade. Medi uns 30 cm de parede nos buracos. E reto por isso chama-se panela. De mais é um lugar fantástico, um dos poucos aonde podemos ver a natureza tão preservada.

fabio.boni
04/07/2013, 19:08
Preparando para viagem - saimos sexta dia 12 em direcao a Uberaba. Previsao de chegar em Ponte Alta no domingo. Ficaremos de segunda a quinta no camping do Vicente em mateiros. Quinta saimos voltando para Sao Paulo, previsao de chegada no Sabado noite em Sao Paulo.
Depois da viagem colocarei aqui o que vi, gostei e nao gostei, para servir de roteiro a outros. pessoal obrigado pelos posts, foram fundamentais para montarmos a viagem. !!!!

F. Oliveira
04/07/2013, 21:02
Acompanhando

cezarsantiago
08/07/2013, 22:01
Preparando para viagem - saimos sexta dia 12 em direcao a Uberaba. Previsao de chegar em Ponte Alta no domingo. Ficaremos de segunda a quinta no camping do Vicente em mateiros. Quinta saimos voltando para Sao Paulo, previsao de chegada no Sabado noite em Sao Paulo.
Depois da viagem colocarei aqui o que vi, gostei e nao gostei, para servir de roteiro a outros. pessoal obrigado pelos posts, foram fundamentais para montarmos a viagem. !!!!


Aguardando fotos, dicas e roteiro do gps.

Cezar

Robledo8
10/07/2013, 16:49
Olá pessoal. Tbm estarei no Jalapão nos dias 14 a 17 de julho. Alguem tem contato de camping e pousada entre a região de Ponte Alta a Mateiros?

Dimasi
10/07/2013, 20:04
+ ou _ no meio do caminho, tem a fazenda progresso com área para camping, churrasco, uns chalés simples e um restaurante.
Tem uma placa na estrada principal indicando. Tem uma praia muito boa.

Robledo8
11/07/2013, 11:31
+ ou _ no meio do caminho, tem a fazenda progresso com área para camping, churrasco, uns chalés simples e um restaurante.
Tem uma placa na estrada principal indicando. Tem uma praia muito boa.
Valeu Dimasi, obrigado pela informação.

GLMedina
12/07/2013, 11:40
Olá pessoal. Tbm estarei no Jalapão nos dias 14 a 17 de julho. Alguem tem contato de camping e pousada entre a região de Ponte Alta a Mateiros?


Fica no Vicente, antes de Mateiros vindo de Ponte Alta. Perto da Cachoeira da Formiga e do Fervedouro. Ainda tem um riozinho show de bola atrás!
Dá para acampar numa boa. Tem até chuveiro quente. O coroa libera a geladeira. Só anotar e acerta com ele no fim. Só não confie no café da manhã: é só café mesmo!

roberto.cardoso@ig.com.br
12/07/2013, 17:32
Fica no Vicente, antes de Mateiros vindo de Ponte Alta. Perto da Cachoeira da Formiga e do Fervedouro. Ainda tem um riozinho show de bola atrás!
Dá para acampar numa boa. Tem até chuveiro quente. O coroa libera a geladeira. Só anotar e acerta com ele no fim. Só não confie no café da manhã: é só café mesmo!

Eu fiquei acampado na sede da Adetur (um pouco antes da cachoeira da velha) é free, porém não tem nada... só água e um bico de luz!

Se for ficar no Vicente, ele fica após Mateiros voltando por São Felix do Tocantins e não por Ponte Alta.

Segue os dados do camping do Vicente:
Fones (63) 3534-1195 e 9975-1918
Rodovia TO 110, KM 28
S10.20.135
N046.31.167
Altitude 417m

Boas aventuras por aquelas bandas... estive lá no ano passado.

Olha eu acampando na sede da Adetur
.:Dani e Beto - Chapando no Brasil - 2012 - Dia 7 - De Luís Eduardo Magalhães, BA à Cachoeira da Velha, Jalapão:. (http://www.daniebeto.com.br/daniebeto/paginas.deb?id=20120727)

O visual de noite é show de bola!

Abraços,

GLMedina
13/07/2013, 12:00
Eu fiquei acampado na sede da Adetur (um pouco antes da cachoeira da velha) é free, porém não tem nada... só água e um bico de luz!

Se for ficar no Vicente, ele fica após Mateiros voltando por São Felix do Tocantins e não por Ponte Alta.

Segue os dados do camping do Vicente:
Fones (63) 3534-1195 e 9975-1918
Rodovia TO 110, KM 28
S10.20.135
N046.31.167
Altitude 417m

Boas aventuras por aquelas bandas... estive lá no ano passado.

Olha eu acampando na sede da Adetur
.:Dani e Beto - Chapando no Brasil - 2012 - Dia 7 - De Luís Eduardo Magalhães, BA à Cachoeira da Velha, Jalapão:. (http://www.daniebeto.com.br/daniebeto/paginas.deb?id=20120727)

O visual de noite é show de bola!

Abraços,


Vcs ficaram na fazenda do Pablo Escobar!

roberto.cardoso@ig.com.br
13/07/2013, 17:04
Isso mesmo Medina!!

Várias histórias por lá! Até a estrutura que ele utilizava apresentaram pra gente, casa, piscina e ainda tem a pista de pouso... o governo implodiu, mas ainda tem as marcas por lá!

O governo fez uma pousada lá, mas parece que não virou $$$$ e esta tudo abandonado!

A aventura foi boa!

Abraços,

BLUE BUS
20/07/2013, 22:35
Tô partindo agora dia 08/08....Jalapão + Chapada dos veadeiros..20 dias.

Vou eu, minha esposa e filha de 2 anos...se alguém animar é só falar!!!

Celsogvs
21/07/2013, 09:19
Tô partindo agora dia 08/08....Jalapão + Chapada dos veadeiros..20 dias.

Vou eu, minha esposa e filha de 2 anos...se alguém animar é só falar!!!


Blue Bus,

Por favor, quando voltar poste aqui informações de pousadas na chapada dos veadeiros.

Abs e boa viagem.

Celso

JointMan
21/07/2013, 10:06
Opa Celso!

Estive lá há duas semanas, sou de Brasília, por isso é muito fácil pra mim visitar São Jorge e Alto Paraíso.
Cara, em São Jorge fiquei numa pousada bacana chamada Shambala.

Pousada Shamballa (http://www.pousadashamballa.com.br/)

Muito bom o lugar, os quartos do 1o. andar têm uma vista excelente!
TV, ar, chuveiro quente...
Tem café da manhã que ele servido em outro lugar, mas que vc receberá uma fichinha para apresentar.
Paguei R$ 100,00 a diária... mas em baixa ele deve cobrar uns 90,00.

Tem também uma casa para alugar com o Balbi. Ele é um guia e mora há muito tempo por lá.
A casa é perfeita, com dois banheiros, mezanino, cozinha completa e uma varandinha muito bacana.
Não tem mobilha, exceto por uma mesa na cozinha... mas vale a pena.
Se for para uma pousada, visite a casa, basta perguntar onde é o Balbi que todos sabem.
O cel dele é (61) 9618-0642.

Fiquei em outras pousadas por lá, mas esses dois lugares são muito bons e com custo x benefício excelente!

Em Alto Paraíso e Cavalcante eu não sei nada... somente São Jorge mesmo!
Espero ter ajudado!

Celsogvs
21/07/2013, 11:10
Opa Celso!

Estive lá há duas semanas, sou de Brasília, por isso é muito fácil pra mim visitar São Jorge e Alto Paraíso.
Cara, em São Jorge fiquei numa pousada bacana chamada Shambala.

Pousada Shamballa (http://www.pousadashamballa.com.br/)

Muito bom o lugar, os quartos do 1o. andar têm uma vista excelente!
TV, ar, chuveiro quente...
Tem café da manhã que ele servido em outro lugar, mas que vc receberá uma fichinha para apresentar.
Paguei R$ 100,00 a diária... mas em baixa ele deve cobrar uns 90,00.

Tem também uma casa para alugar com o Balbi. Ele é um guia e mora há muito tempo por lá.
A casa é perfeita, com dois banheiros, mezanino, cozinha completa e uma varandinha muito bacana.
Não tem mobilha, exceto por uma mesa na cozinha... mas vale a pena.
Se for para uma pousada, visite a casa, basta perguntar onde é o Balbi que todos sabem.
O cel dele é (61) 9618-0642.

Fiquei em outras pousadas por lá, mas esses dois lugares são muito bons e com custo x benefício excelente!

Em Alto Paraíso e Cavalcante eu não sei nada... somente São Jorge mesmo!
Espero ter ajudado!



Ajudou sim, vou anotar o telefone deste guia e da pousada.

Abs e obrigado.

GLMedina
21/07/2013, 13:39
Tô partindo agora dia 08/08....Jalapão + Chapada dos veadeiros..20 dias.

Vou eu, minha esposa e filha de 2 anos...se alguém animar é só falar!!!

Fala Spider Pig!
Boa jornada.
FOLDS!

BLUE BUS
22/07/2013, 09:15
Valeu Ogro...vamu que vamu!!!

E aí o que me diz da fazenda progresso!!!! Ou fico no Vicente???

Dizem que a faz. progresso tem um braço de rio que é lindo e é muito bom para acampar lá.

BLUE BUS
22/07/2013, 09:18
Blue Bus,

Por favor, quando voltar poste aqui informações de pousadas na chapada dos veadeiros.

Abs e boa viagem.

Celso

Fala Celso tudo bem...cara infelizmente não poderei dar esta informação pois vou acampar em toda a viagem:euforico::cool:

Mas com certeza postarei um relato da viagem com fotos!!!

paulocordeiro
23/07/2013, 10:34
Estou vendo que a galera sempre volta contente !

Estou pensando em ir em Julho de 2014, tenho um Grand Vitara GIII, acredito que dá pra ir de boa né ?
alguma dica especial em caso de atolamento nas areias de lá ?

BLUE BUS
23/07/2013, 11:25
Valeu Ogro...vamu que vamu!!!

E aí o que me diz da fazenda progresso!!!! Ou fico no Vicente???

Dizem que a faz. progresso tem um braço de rio que é lindo e é muito bom para acampar lá.


E aí pessoal alguém pode informar qual dos 2 é melhor??

Abraço

Celsogvs
23/07/2013, 12:18
Estou vendo que a galera sempre volta contente !

Estou pensando em ir em Julho de 2014, tenho um Grand Vitara GIII, acredito que dá pra ir de boa né ?
alguma dica especial em caso de atolamento nas areias de lá ?

Paulo Cordeiro,

Em um 4X4 é muito difícil você ficar atolado, pois, nas estradas não existe grandes volumes de areia. Com conhecimento básico de pilotar em areias você passará tranquilo. Uma dica para desatolar de areias é colocar os tapetes de borracha em baixo (na frente) dos pneus ou se não tiver tapete de borracha, cortar capim.

Acho muito mais importante você se preocupar com as ondulações (costelas de vaga) do que com areia.

Abs,
Celso

GLMedina
23/07/2013, 18:46
Estou vendo que a galera sempre volta contente !

Estou pensando em ir em Julho de 2014, tenho um Grand Vitara GIII, acredito que dá pra ir de boa né ?
alguma dica especial em caso de atolamento nas areias de lá ?


Diz o pessoal do Clubxt600, que no Jalapão tem areia não!:discordo:
Eu fui de moto e não vi muita! Aliás, só viu quem pilotava olhando para o chão!
Sério, não tem nada demais. As estradas são ruins, mas vi muito carro de passeio.
Aliás, ano que vem (julho/2014) tb pretendo ir de novo.

GLMedina
23/07/2013, 18:49
E aí pessoal alguém pode informar qual dos 2 é melhor??

Abraço

No vicente é legal pq tem um riozinho show atrás. Não tem estrutura nenhuma, mas tem banheiro e chuveiro quente. Se vc levar suas coisas (comida e bebida) fica tranquilo. Mas ele costuma liberar a geladeira, bastando anotar o que consumir. Aliás, fica próximo do fervedouro, mumbuca e cachoeira do formiga (que tb dá para acampar).
Na outra, a velha pode te dar mais informações.

BLUE BUS
23/07/2013, 20:01
No vicente é legal pq tem um riozinho show atrás. Não tem estrutura nenhuma, mas tem banheiro e chuveiro quente. Se vc levar suas coisas (comida e bebida) fica tranquilo. Mas ele costuma liberar a geladeira, bastando anotar o que consumir. Aliás, fica próximo do fervedouro, mumbuca e cachoeira do formiga (que tb dá para acampar).
Na outra, a velha pode te dar mais informações.


Valeu meu camarada vou mandar um e-mail para velha!!!

fabio.boni
01/08/2013, 22:08
Ola pessoal
Segue meu relato de viagem. Darei notas de 0 a 5 nas atrações que fomos baseadas em gostos pessoais.preço do hotel para quarto duplo.Sai de Sao Paulo. Duracao 8 dias. Paramos para dormir, mas aproveitando a noite para comer e beber na ida em ::drunk:Uberaba - Alto Paraiso de Goias e por ultimo Ponte Alta onde iniciamos a trilha.
Melhor das 3 foi Alto Paraiso de Goias, cidadezinha charmosa, lembra um pouco o clima de Visconde de Maua, alguns Hippies, poucos mas bons restaurantes, algumas pousadas - ficamos na ida na ultima pousada a direita da rua principal R$ 80,00 e na volta na 1a a direita da mesma rua , também R$ 80,00 mas esta foi melhor, tem cafe da manha e uma lojinha ao lado.
Nao gostamos de Ponte Alta do Tocantins, muito menos da Dona da pousada que esqueci o nome, que fica em frente a igreja da praça. Ela deve ser bem famosa na região, deve ter sido muito legal, mas acho que ta meio cansada, trata a gente com muita obrigação....paozinho com manteiga no cafe da manha e olhe lá, mas até as 8 horas, depois ja era... pelo menos é o que ela dizia
Bem vamos ao que interessa - Estrada Ponte Alta - Mateiros péssima devido as costelas de vaca, inacreditável de tao ruim, esta época de julho não chove, terra muito dura... Bem, paramos na Cachoeira do Lajeado ( nota 3,5 ), depois 29 kms de desvio que vale a pena, apesar da pessima estrada, para a Cachoeira e Prainha da Velha ( nota 4 ) - merecia 4,5 mas tinha mutuca demais, mas bota demais nisto - tem que levar repelente pra deixar bem proximo a água, quando sair já taca em tudo:odedo2: e mande o dedo pras mutucas rsrs. Na volta, pegue o atalho a esquerda depois de andar uns 10 kms , vai ver uma placa branca com nada escrito, pode entrar sem medo na estradinha que aí é aquela areia boa, uma delicia, mas tem que ser 4x4 ou Pickup em geral pela altura. 4x4 sem problemas, carro de passeio nem arrisque...
Depois passe pelas Dunas ( nota 5,0 ) se for umas 4.30 hs ou 5.00 da tarde para pegar o por do sol, ou volte no dia seguinte. Estrada para as Dunas uns 10 kms de desvio, mas areiao muito bom ( de novo a regra : só 4x4 ou pickup ) Das Dunas ate Mateiros , mais 30 kms de terra dura e costela de vaca. Em mateiros ficamos na pousada Panela de ferro R$ 125,00 , bom ambiente, cafe muito bom. dono, seu Ze Roberto, era do Bras e é gente boa. Na cidade de Mateiros tem um posto e esta para ser inaugurado outro. dica: se tiver combustivel no posto encha o tanque pois tem dia que nao tem. Depois fomos em direçao a Mumbuco - povoado do Capim Dourado - e o primeiro fervedouro ( nota 5,0 ). Depois almoçamos e ficamos no camping do Seu Vicente - adoramos, mas quem tem só um pouquinho de frescura não vai gostar muito - pois ele mesmo diz isso. Nao pensem que tem almoço a qualquer hora ou que ele faz o que a gente quer - a regra lá é - ele faz o que der na telha dela naquele momento. Ele me chamava de Land Rover, rsrs deve chamar todo mundo pelo tipo de carro quando nao decora o nome da pessoa. Dia seguinte cachoeira da formiga ( nota maxima com louvor!!!) e outro fervedouro ( sempre nota 5,0 ). Almoçamos no seu Vicente, nos despedimos e voltamos pra Mateiros , pousada Panela de Ferro. Assistimos o jogo do Timao no posto de gasolina tomando varias cervejas , pois na Globo de lá tava passando o jogo do Galo. Dia seguinte começamos a voltar, mas ao inves de voltar para Ponte Alta - fomos para a direcao de Dianópolis - tudo terra/areia mas MUITO melhor, pois nao tinha a porra das costeletas de vacas!!! Dormimos em Alto Paraiso de novo e depois em Uberaba. Chegamos em Sampa no sabado! Viagem nota 10, exige muito do carro pelo menos nesta época do ano, mas nao com relação a atolar. só tem risco de atolar nos areiões que levam para cachoeira lajeado/velha e dunas. O resto o carro vais desmanchando nas costelas de vacas.
Em mateiros e aliás Ponte Alta etc nao tem ótimos lugares para comer, nao se passa fome, mas come-se o basico.Nao é facil para ir com crianças e acho que nem para pessoas idosas, pois o carro sacoleja demais, tem que suportar mosquitos, nao tem banheiro nos lugares.... MAS ADORAMOS EM EM 2 OU 3 ANOS VOLTAREMOS. Obrigado pelas dicas e espero contribuir com que for.

BLUE BUS
02/08/2013, 10:47
Valeu fabio pelas dicas!!!

Vou acampar

Por acaso você conheceu a fazenda progresso?? Se sim é melhor o Vicente ou a Fazenda Progresso?]

O caminho de volta foi pela pedra da baliza???

Outra pergunta : Vou entrar no Jalapão por Ponte Alta...o dia que chegar vou dormir em uma pousada e dia seguinte direção a Mateiros onde acamparei o no Vicente ou na Fazenda Progresso. O caminho de ponte Alta para Mateiros da para fazer tranquilo vendo as atrações e chegar no camping digo em relação a tempo??? Lembrando que estou com uma criança de 2 anos no carro!!


Abraço e vamu que vamu

Celsogvs
02/08/2013, 12:07
Fabio,

Parabéns pela viagem e pelo relato.

Realmente é uma viagem inesquecível, estive por lá em 2010 e pretendo voltar em 2014.

Abs,

GPBarbosa
04/08/2013, 21:51
Pessoal alguém indo em setembro?

fabio.boni
06/08/2013, 01:44
Valeu fabio pelas dicas!!!

Vou acampar

Por acaso você conheceu a fazenda progresso?? Se sim é melhor o Vicente ou a Fazenda Progresso?]

O caminho de volta foi pela pedra da baliza???

Outra pergunta : Vou entrar no Jalapão por Ponte Alta...o dia que chegar vou dormir em uma pousada e dia seguinte direção a Mateiros onde acamparei o no Vicente ou na Fazenda Progresso. O caminho de ponte Alta para Mateiros da para fazer tranquilo vendo as atrações e chegar no camping digo em relação a tempo??? Lembrando que estou com uma criança de 2 anos no carro!!


Abraço e vamu que vamu

Blue Bus nao conheço a Fazenda Progresso. Tambem saí de Ponte Alta em direçao a Mateiros e se voce sair as 8 hs chega em mateiros as 20 hs, passando por Cachoeira do lajeado, cachoeira da Velha e Dunas. Ou vc pode fazer as Dunas em outro dia especifico. A estrada tem MUITA costeleta de Vaca, muita poeira e tem que levar repelente de mosquito, pois tem MUITA mutuca na cachoeira da Velha. A melhor pra mim, é a cachoeira da formiga, proximo ao camping do Seu Vicente. Quanto a ficar com criança no camping, depende de sua experiencia. Eu acampei duas noites e só, restou pousadas. Voce sai de que cidade?

fabio.boni
06/08/2013, 01:46
Fabio,

Parabéns pela viagem e pelo relato.

Realmente é uma viagem inesquecível, estive por lá em 2010 e pretendo voltar em 2014.



Abs,
Celso, tao falando em asfaltar a estrada principal. Talvez em 2014 seja o ultimo ano de terrao . abs!

BLUE BUS
06/08/2013, 11:14
Blue Bus nao conheço a Fazenda Progresso. Tambem saí de Ponte Alta em direçao a Mateiros e se voce sair as 8 hs chega em mateiros as 20 hs, passando por Cachoeira do lajeado, cachoeira da Velha e Dunas. Ou vc pode fazer as Dunas em outro dia especifico. A estrada tem MUITA costeleta de Vaca, muita poeira e tem que levar repelente de mosquito, pois tem MUITA mutuca na cachoeira da Velha. A melhor pra mim, é a cachoeira da formiga, proximo ao camping do Seu Vicente. Quanto a ficar com criança no camping, depende de sua experiencia. Eu acampei duas noites e só, restou pousadas. Voce sai de que cidade?

Fala Fábio, vou sair do RJ e entrar no Jalapão por Ponte Alta e retornarei para a Chapada dos Veadeiros pela Pedra da Baliza.

Em relação ao camping tenho muita experiência.... eu queria seber onde seria a melhor estrutura de camping se na fazenda progresso ou no Vicente.

Obrigado aí pelas dicas....

Você sabe se em Ponte Alta eu consigo comprar gelo? Vou chapar o cooler de cerveja e gelo para ficar tranquilo no jalapão:brinde:

Consigo comprar carne boa em Ponte Alta ou é melhor comprar em outro lugar???


Abraço

GLMedina
06/08/2013, 20:24
Ele me chamava de Land Rover, rsrs deve chamar todo mundo pelo tipo de carro quando nao decora o nome da pessoa.


Isso quando não chama o cabra de "JERÔMO" (Desse jeito mesmo). E ele diz que não é gente boa não!

Esse negócio de comprar em Mateiros o que comer, sei não. Quando fui não achei nem bananas de manhã. Mas deve se ter algo.

BLUE BUS
07/08/2013, 13:28
Aquecendo a turbina e amanhã rumo ao Jalapão !!!:safari-rig::cool::brinde:


Na volta postarei um relato!!!


Abraço

GPBarbosa
07/08/2013, 23:55
Aquecendo a turbina e amanhã rumo ao Jalapão !!!:safari-rig::cool::brinde:


Na volta postarei um relato!!!


Abraço
Opa vou ficar por aqui corujando...

mfcb
29/08/2013, 23:23
Opa vou ficar por aqui corujando...

Somos 2!

Pretendo ir lá pelo dia 15 de setembro, e vc?

mfcb
29/08/2013, 23:54
Aproveitando, alguém tem o track log do jalapao?

GPBarbosa
30/08/2013, 07:38
Somos 2!

Pretendo ir lá pelo dia 15 de setembro, e vc?
Putz eu ia +/- nesta mesma época, mas os planos mudaram e vou ficar somente pela serra da canastra :( :(

Newton Guerra
30/08/2013, 08:15
Aproveitando, alguém tem o track log do jalapao?

Tem uns 3 tracklogs aqui: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/arquivos)

Abraços

mfcb
30/08/2013, 18:21
Tem uns 3 tracklogs aqui: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/arquivos)

Abraços

Opa, valeu!

Engels Kbça
31/08/2013, 05:53
Tem uns 3 tracklogs aqui: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/arquivos)

Abraços

Newton

Gostei do novo avatar, ficou show.

Engels

Engels Kbça
31/08/2013, 06:03
Putz eu ia +/- nesta mesma época, mas os planos mudaram e vou ficar somente pela serra da canastra :( :(
A Serra da Canastra está em obra de pavimentação entre S.Roque e a subida da serra, passei lá mês passado.


Engels

GPBarbosa
31/08/2013, 11:29
A Serra da Canastra está em obra de pavimentação entre S.Roque e a subida da serra, passei lá mês passado.


Engels

É estão acabando com os redutos 4x4...
E a região de Delfinópolis tem notícias?

BLUE BUS
02/09/2013, 09:40
Aquecendo a turbina e amanhã rumo ao Jalapão !!!:safari-rig::cool::brinde:


Na volta postarei um relato!!!


Abraço



Cheguei ...a viagem foi muito boa e o carro não teve nenhum problema:cool:.



Pessoal o Jalapão é lindo...vale cada kilometro percorrido.


Vou fazer um relato e postar as fotos aí para o pessoal!!!


Se tiverem alguma dúvida é só perguntar !!


Abraço

E. Mac
04/09/2013, 20:12
Eu saio de Brasília para o Jalapão amanhã , pretendo dar uma parada em Alto Paraíso, vou no estilo Martinho da Vila: devagar...devagarinho....
Preferências

E. Mac
07/09/2013, 08:28
Estou no Jalapão, em Mateiros, vim de Brasília pelo caminho de Dianópolis, conforme a dica já efetuada nesta fórum.

E. Mac
11/09/2013, 13:35
Fiquei em Mateiros na Pousada Panela de Ferro, com ar condicionado, TV Globo, café da manhã espartano e bom atendimento. Penso que é tudo o que se precisa para quem sai depois do café e retorna no início da noite.

A alimentação é o grande desafio a ser superado, as refeições nos pouquíssimos "restaurantes" são triviais, servindo frango ou carne bovina (nem sempre), arroz, feijão, macarrão, tomate, cebola e cenoura ralada, não ví uma folha de alface, o que decorre da precariedade das estradas, dificultando um fluxo regular de abastecimento. Não se pode esquecer de agendar o horário das refeições, corre-sexo risco de ficar sem.

etkar
11/09/2013, 21:17
Saio dia 28/09 de Brasilia para o Jalapão, Alguém conhece alguma pousada em são felix? estou tentando fazer reserva no capim dourado mas ninguém nunca atende o telefone e não respondem e-mail.
Alguém indo nessa data?

E. Mac
11/09/2013, 22:47
Oi etkar, estive a 10 Km de São Felix, não tenho dados de ousadas por lá, mas fiquei interessado em saber quais as atrações existentes por lá. Penso retornar outras vezes ao Jalapão, vou precisar de mais dicas, assim aguardo o seunretorno.

A propósito, em Mateiros eu não encontrei Diesel S10, a sorte que eu carreguei 40 litros de reserva.

Qual o roteiro que pretende fazer?

etkar
12/09/2013, 10:40
E. MAc, Obrigado pela retorno e pela dica do S-10. Na verdade farei uma expedição. Inicio pelo Jalapão, depois subo para Lençóis maranhense cortarei ele todo por dentro, depois vou beira mar até Jericoacoara, saindo de Jeri vou Chapada Diamantina passando por Juazeiro do Norte. Farei a chapada toda e depois volta para Brasilia. Serão ao todo 20 dias de viagem e 7200 Km Total.
Em São Felix pelo que pesquisei, não tem muita coisa, somente dois fervedouros e morros, porém será meu caminho para subir para o maranhão. Eu saio de Brasilia e vou para Ponte Alta, passando pela Cachoeira da Fumaça e Pedra furada. No dia seguinte (que que estou com receio de não dar tempo em 1 dia) saio de Ponte Alta sentido mateiros passando cachoeira Sussuapara, Cachoeira do Lageado, Cachoeira da Velha, Dunas do Jalapão e depois Pousada panela de Ferro já em Mateiros. Depois dos relatos que vi ontem aqui falando sobre a estrada estar ruim, estou preocupado em não conseguir fazer em 1 dia.

Celsogvs
12/09/2013, 12:33
Etkar,

Em São Felix conheci duas pousadas simples mas ótimas, a cidade possui um pequeno comercio, mas o minimo necessário, inclusive posto de gasolina/diesel. Se não for em feriados prolongados certamente não haverá problemas para conseguir pousadas.

Vale a pena reservar um dia para São Felix, pois além do fervedouro, existe uma prainha maravilhosa.

Veja ai.

E. Mac
12/09/2013, 14:17
Celsogvs e Etkar,

Pronto, o Celsogvs já me deu bons motivos para retornar ao Jalapão, obrigado!

Acho que seu roteiro está show de bola. Eu tb saí de BSB, mas no momento estou em São Luís parado por conta de alguns assuntos de família, de onde pretendo retornar a partir de outubro. Vou estar atento no seu roteiro, pode ser que eu faça o mesmo que vc. Vou ficar de Zequinha nas suas mensagens.

Em Mateiros me falaram que saindo depois de São Felix vai-se no sentido de Lizandra, um dos municípios mais pobres do Tocantins, e de lá para Alto Parnaíba. Tb me disseram que a viagem é muito bonita, mas alertaram ter atenção com combustível, alimentação e água.

No Piauí eu dormi em Gilbués, no hotel pousada Camapuã, e no Maranhão, não sei se será o seu caminho, em Colinas, na Pousada São José, isso pq eu entrei a esquerda na cidade de Eliseu Martins e passei por Uruçui, cheio de fazendas modernas.

etkar
15/09/2013, 14:06
Celso

Obrigado pela informações, nao vou em feriado nao. Belas fotos, to ansioso para conhecer tudo.

E.Mac, nao conhecia esse roteiro nao, vou dar uma olhada nessa sua dica pois estava programando por outro. estarei chegando em Sao Luiz, por volta de 3/10.

Abraços e obrigado.

E. Mac
19/09/2013, 09:11
Etkar,

ainda estou em São Luís, mar penso que no dia 03/10 estarei em Curitiba.

Mas com certeza vamos nos falando

abs

mfcb
23/09/2013, 17:06
Cheguei ontem do Jalapão. Fiquei lá do dia 17/09 ao dia 21/09. Realmente o lugar é fantástico, mas sinceramente eu já tinha pegado muita costela de vaca em estrada, mas costela de brontossauro foi a primeira vez heehehehe

Nada que tire o mérito do passeio.

Excelente!

Abraços

brunobotosso
24/09/2013, 21:55
Pretendo fazer uma viagem em dezembro e reservar 2 dias para o Jalapão. Nunca fui pra lá. O que sugerem de passeios por lá, levando em conta que vou com uma Ranger 4x4 e meu irmão (com 2 filhos, uma com 8 e outro com 11 anos) com uma Rural 4x4?

Sairei de São Paulo. Sei que enfrentaremos estradas ruins, mas quais são as menos piores? As cachoeiras da Velha, Formiga, os fervedouros, etc ficam muito longe de Mateiros?

Obrigado
Abraços

cezarsantiago
18/01/2014, 21:26
Caros,

De 15 a 23 de fevereiro/2014 vou de Brasília ao Jalapão.

No primeiro dia paro 15Km antes de Alto Paraíso-GO, para ir na região do Macacão e suas cachoeiras. De lá sigo em direção a Campos Belos-GO, para entrar no Tocantins, subindo via Taguatinga, até Dianópolis. No posto de gasolina, logo antes da cidade, tem uma entrada 200m antes do posto, para a direita, para seguir via Bahia. Essa região, segundo diversos relatos, é linda, cheia de serras e gargantas. Depois plantações no extremo oeste da Bahia, até entrar a oeste para Mateiros, base do Jalapão.

Alguém estará por lá nessa época?

[]s

Ô vontade!!
Boa viagem e posta as fotos.

Abraço

Piotrek
19/01/2014, 00:25
Ô vontade!!
Boa viagem e posta as fotos.

Abraço

Valeu, Cezar! Vou postar, sim!

Alguém tem dicas / sugestões para a trip? O que levar etc? (além de animação)

abs

GLMedina
29/01/2014, 14:36
Caros,

De 15 a 23 de fevereiro/2014 vou de Brasília ao Jalapão.

No primeiro dia paro 15Km antes de Alto Paraíso-GO, para ir na região do Macacão e suas cachoeiras. De lá sigo em direção a Campos Belos-GO, para entrar no Tocantins, subindo via Taguatinga, até Dianópolis. No posto de gasolina, logo antes da cidade, tem uma entrada 200m antes do posto, para a direita, para seguir via Bahia. Essa região, segundo diversos relatos, é linda, cheia de serras e gargantas. Depois plantações no extremo oeste da Bahia, até entrar a oeste para Mateiros, base do Jalapão.

Alguém estará por lá nessa época?

[]s


Rapaz, passei por essa estrada em 2012 de moto voltando de Mateiros. As serras vc vê mais próximo de Mateiros. Não vi uma alma durante o percurso todo. Um calor dos infernos, sol a pino e nem uma sombra.
Se quebrar ali, sufoco na certa! Mas a viagem é bacana. Muita areia fofa tb.