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Ver Versão Completa : Caminhão Ford F-11000, diesel



Querosaber
05/04/2012, 17:48
Prezados,

Trabalho em uma Unidade de Conservação e dispomos de um caminhão com carroceria adaptada para o transporte de passageiros (caminhão safári), que circula somente dentro da RPPN e com o qual realizamos um trabalho de educação ambiental.

Foi exigido que regularizássemos o caminhão para o transporte de passageiros, caso contrário, o projeto terá que parar. Procuramos o INMETRO e nos foi dito que é impossível fazer essa regularização.

Sei que existem muitos hotéis, parques e outras UCs que utilizam esse tipo de veículo. Vocês sabem se existe alguma normativa a respeito do uso desse tipo de veículo? Ou podem me passar o contato de alguém que possa me orientar à respeito?


Espero conseguir ajuda, pois não queremos interromper um trabalho que vem dando certo...


Grata.

Tio Eddie
05/04/2012, 17:54
Vamos lá:

1- Precisa ir ao Detran e solicitar uma autorização para alteração das características originais do veículo,
2- Levar o veículo em uma oficina credenciada para a execução do serviço com a assinatura de um engenheiro mecânico e emissão de NF,
3- Conseguir um laudo favorável de uma oficina credenciada pelo INMETRO
4- Pegar todos os documentos e levar de volta ao DETRAN.

É altamente recomendável ter um bom e influente despachante para este tipo de alteração.

Tem empresas de ecoturismo aqui do MS que passaram por este procedimento, como a Fazenda San Francisco.

Qualquer coisa adicional, avise.

Att

Eddie

dudu83
05/04/2012, 18:16
a toshiba aqui da minha regiao esta utilizando caminhoes f4000 4x4 com baus adaptados para transportar pessoas...deve ter algum jeito de legalizar, mas te pergunto nao seria mais barato comprar um onibus urbano e mexer na suspensao deles para deixa-lo masi alto?

Edintruder
05/04/2012, 18:29
Posta fotos da nave!

Daniel.Shimomoto
06/04/2012, 11:26
Tive um F-11000 na Fazenda....Caramba isso sim é caminhão! Melhor que ele só o F-14000 ATÉ 1992 por conta de peso de balança e das rodas de 10 furos!

O F-11000 que tivemos era 1992, roda de 8 furos e freios 100% a ar. Motor MWM D-229 e reduzida no diferencial. Eu cheguei a mandar carregar o danado com 210 sacas de café (12600kg) e mandar para cidade!

Em 7 anos e 200 mil km rodados (compramos o caminhão em 2003 e vendemos junto com a propriedade em 2010), as UNICAS peças trocadas foram um kit de embreagem e um retentor de ar da reduzida que deixava vazar ar para dentro do difencial.

Caminhão médio é Ford quadradão. O resto é remendo.

Abraços!

marciomeurer
07/04/2012, 10:40
eu ainda sou muito mais os antigos MBs, como 1513, 1313... ainda da pra deixar 4x4 ou 6x4, em corupa-sc tem um 1113 4x4 que eles usam para trilha... coisa de louco aquele... todo camuflado!!!

BRAVOECONOVEMBER
07/04/2012, 11:39
Photos, pls...

MOLOKO+
07/04/2012, 20:31
a missão não é das mais faceis...
Assentos e cinto de segurança para todos...acima de oito cabeças mais motorista ,sendo enquadrado como veiculo de uso recreativo segundo tabela Denatran de alterações de caracteristicas possiveis de serem homologadas;faz se Inmetro e depois de tudo aprovado o Detran tem que legalizar...não tenho aqui agora as resoluções e portarias pertinentes mas da uma olhada nas mesmas no site do Denatram

dudu83
08/04/2012, 12:51
eu tenho um f11000 89 tirado 0km freio a ar motor 229 6 cilindros com reduçao de diferencial... foi trocado o kit em 98 e ano passado fiz ele, nao precisou nem mexer no virabrequim tudo std ainda, o marcador parou aos 870.000 km isso a mais de 15 anos atras deve ter usn 1.500.000 de kilometros no minimo...atualmente o chassis ta rachado em 6 lugares so nao desmonta pq o munck dele ta segurando, a cabine ta toda podre por baixo, mesmo neste estado ele nao para de jeito nenhum, ta trabalhando sem parar, praticamente tudo que a minha familia tem com ajuda desse caminhao rsrsr esse ano um vm 260 6x4 com munck de 14t vai trabalhar no lugar dele enquanto vai ser restaurado, se alguem tiver indicaçao de onde compro uma cabine fiacrei grato....

Daniel.Shimomoto
08/04/2012, 16:53
eu tenho um f11000 89 tirado 0km freio a ar motor 229 6 cilindros com reduçao de diferencial... foi trocado o kit em 98 e ano passado fiz ele, nao precisou nem mexer no virabrequim tudo std ainda, o marcador parou aos 870.000 km isso a mais de 15 anos atras deve ter usn 1.500.000 de kilometros no minimo...atualmente o chassis ta rachado em 6 lugares so nao desmonta pq o munck dele ta segurando, a cabine ta toda podre por baixo, mesmo neste estado ele nao para de jeito nenhum, ta trabalhando sem parar, praticamente tudo que a minha familia tem com ajuda desse caminhao rsrsr esse ano um vm 260 6x4 com munck de 14t vai trabalhar no lugar dele enquanto vai ser restaurado, se alguem tiver indicaçao de onde compro uma cabine fiacrei grato....

Dudu;

Cabine de Ford é meio dificil de ter. Quem PODE te dar alguma pista disso é essa empresa Peças para caminhão - JR Diesel (http://www.jrdiesel.com.br)

Acredito que a melhor escolha para você seja reformar a sua propria cabine mesmo com a ajuda de um funileiro caprichoso. Quando tirei as ferrugens do meu F-11000 o funileiro substituiu as partes apodrecidas por chapas soldadas com Mig. Tudo bem que era pouco mas...

Eventualmente comprar algum Ford sem documento e aproveitar alguma coisa da cabine, sei lá. Uma idéia apenas.

Na cidade de Ourinhos (SP) é o paraiso dos desmanches. Não conheço nenhum nome para te indicar por lá, mas se conseguir pegar algum telefone na internet, as vezes você puxa alguém que tenha.

Abracos!