Conectar

Ver Versão Completa : Tanque de combustível

otaviofilho
20/07/2005, 17:47
Galera, boa tarde.

Primeiramente gostaria de perguntar ao Walter porque é que ele sempre
começa a mensagem com a afirmação: "Tô bão!" ??? hehehe...

Agora é sério. Estava eu aqui sapeando um outro forum (picapesgm) e
lá me deparei com um sujeito que tem uma S10 diesel com tanque de 70
l e queria colocar um de Silverado de 120 l. Tudo bem que este cara
na estrada já tem uns 700km de autonomia e não tá satisfeito,
esquece...

Vamos voltar à minha questão: Tô com a Mafalda no alcool fazendo 3,2
km/l na cidade o que me dá no máximo uns 211km para seu tanque
original de 66 l. Como coloquei o estepe embaixo do tanque, não tenho
como colocar um tanque mais alto, mas poderia aumentar as dimensões
laterais do tanque original. Tudo bem, é só uma opção... Tenho que ir
num cara aqui na Vila Olímpia que só mexe com tanque de combustível e
perguntar pra ele...

Mas, quando eu estava na Grampar fazendo o suporte dos bancos e do
estepe, o Chicão me disse que algum tempo antes ele tinha ficado com
uma Rural lá alguns dias para desenvolver os suportes dos cilindros
de GNV, 3 ao todo, todos embaixo do carro. Pelo que o Chicão
comentou, no lugar do tanque ele colocou um suporte para dois
cilindros de 9,5m3. O tanque já havia sido alterado para um local
diferente, mais pra frente e bem próximo da caixa de transferência.
Antes dele havia um espaço onde ele desenvolveu um suporte para um
cilindro de 7,5m3. No total o veículo ficou com mais de 26m3 de
capacidade para abastecer 23m3 no máximo (em condições meteorológicas
e atmostéricas normais). Se o carro fizer 4km/m3 a autonomia no GNV
será de 92km, mais os 211km do tanque, é possível rodar 303km. Se de
alguma forma for possível dobrar a capacidade do tanque, a autonomia
iria para 422km na cidade, mais razoável do que atualmente.

Será que o custo de aquisição e instalação de mais um tanque
original, ou de substituição do tanque da Rural por um de Silverado,
seria mais viável economicamente do que toda esta manobra com os
cilindros de GNV e as aporrinhações do Inmetro e do Detran?

Desculpe a longa mensagem, e se vc leu até aqui, muito obrigado pela
paciência.

fernando_ribeiro
22/07/2005, 10:00
otavio se colocar mais um tanque vc tera 132 litros !!! e vc vai usar a seguinte configuração que fiz através de autocad (paint brush)!!!kakaka

o tanque 1 como no desenho sera na posição dos tanques da f-75 e o tanque 2 sera na posição original !!!

naum sei se da pra deixar os dois interligados diretamente mas sei q da pra colocar uma chave seletora !!!

tem um cara aki do forum q tem isso num cj !!!

Belmar Andrade Filho
27/07/2005, 01:23
O GNV não é para dar autonomia e sim economia. Pense nas prioridades !!

BrunoBB
13/09/2005, 09:11
Otávio:

Mandei fazer um tanque que foi instalado entre eixos, do lado esquerdo da Rural, fiz antes um modelo em papelão para aproveitar ao máximo o espaço disponível e instalei o estepe no local aonde estava anteriormente o tanque original, veja se esta foto ilustra o que eu fiz.

Loras
19/09/2005, 15:17
Otavio,

Bem, na minha F-75 tenho dois tanques de combustível como mostra o desenho do Fernando acima :arrow:

Não tenho certeza se a parte inferior da Rural é igual a da F-75 todo caso...

Mantive o tanque original, e instalei um tanque extra de Kombi atrás, após o eixo traseiro. Como minha F-75 é encurtada, foi o tanque que coube... talvez na Rural caiba o da Silverado!!! :wink:

Os tanques se comunicam entre si, por dois acesso: um para respiro e outro para combustível. Portanto consigo abastecer os dois pelo bocal original. A seleção de qual tanque usar é feita por uma chave no painel, que aciona uma solenóide e bloqueia a outra.

Como o tanque estão em níveis muito próximos, e a comunicação entre eles está na parte mais baixa do tanque mais alto, o marcador de combustível zera quando ainda sobram alguns litros de gasolina (20 litros) no tanque auxiliar, funcionando como uma " reserva". 8)

Além disso, possuo um cilindro de GNV com 27m3, que me gera uma autonomia aproximada de 160km... vale pela economia!!! Porque ainda é difícil encontrar postos de GNV nas estradas... se bem que já melhorou bastante!!!!

Espero que ajude!!!

Abraço,

=Loras=

flaviovs
19/09/2005, 21:05
Bem, na minha F-75 tenho dois tanques de combustível como mostra o desenho do Fernando acima :arrow:
(...)
Mantive o tanque original, e instalei um tanque extra de Kombi atrás, após o eixo traseiro. Como minha F-75 é encurtada, foi o tanque que coube... talvez na Rural caiba o da Silverado!!! :wink:

Salve Loras.

Bom, estou na situação oposta a de você: minha F75 está sem tanque nenhum... :-)

Agora, por coincidência estava querendo justamente adaptar um tanque de Kombi no lugar do tanque original.

Assim, você que tem os dois em sua máquina, de olho, dá pra dizer se dá para adaptar legal? O tanque da Kombi cabe ali onde fica o tanque original?

Os tanques se comunicam entre si(...)

A propósito, sabe qual a capacidade do tanque da Kombi?

(...)o marcador de combustível zera quando ainda sobram alguns litros de gasolina (20 litros) no tanque auxiliar, funcionando como uma " reserva". 8)

"Alguns litros"... Bem apropriado para a Rural... :-)

Em meu 1.0, com esta "sobra" de 20 litros dá andar mais que 250Km!

Loras
19/09/2005, 21:25
Flavio,

Bem, vamos lá... :arrow:

Não tenho certeza quanto cabe no tanque da Kombi. Se não me falha a memória são 40 litros... ou 60 litros... como ando muito no GNV não me preocupo tanto... :D

E também nunca esvaziei os dois para encher totalmente... senão prepara o bolso... deve caber no total entre 100 e 120 litros :!:

Talvez fosse mais interessante você procurar aqueles tanques de caminhão, ou qualquer outro que caiba no lugar original... mas pessoalmente eu preferiria somente o tanque lá atrás, acabando com aquele insenso de gasolina... hehehe :idea:

ACHO que o tanque de Kombi não cabe lá não... mas só medindo...

E não adiante só caber, as vezes tem que mandar tapar o bocal original e abrir outro furo, pois fica em lugar inacessível... tive que fazer isso no tanque de Kombi que adaptei!! :wink:

De qualquer maneira, o responsável pela adaptação e toda manutenção da Azulinha é o seu Jair, jipeiro, mecânico, honesto e competente, além de um grande amigo!!!

Troca uma idéia com ele, e talvez pinte coisa melhor!!! :concordo:

O telefone é 3682-6066 ou 9851-2449

Pode falar que foi o Ricardo (Loras) da Azulinha que inidicou... aí ele cobra mais caro... :mrgreen:

Abraço,

=Loras=

Arthur Heinrich
22/07/2012, 10:29
E ai galera, bom dia..
alguem pode me ajudar? minha f75 tinha um tanque adaptado, ai eu comprei um tamque original e ele possue duas entradas na lateral e estou em dúvida de qual q é o pescador e o retorno =/
se alguem pode me informar..
agradeço desde já..