PDA

Ver Versão Completa : Duvida qual motor usar,Q20B ou MWM 2.8????



DiEngesa
03/04/2012, 11:44
Senhores engeseiros estou numa dúvida e preciso de uma ajuda.
Estou trocando o coração do meu engesa fase1,saiu um 6cc gasolina e vai entrar um motor diesel.
Mas a duvida persiste em qual motor utilizar??um Q20B ou 2.8 MWM Sprint???
Obs:o engesa sera utilizado para trilhas pesadas e para o uso diario no servico faço aproximadamente 100km/dia ida e volta do trabalho,, a caixa é a 240v com reduzida toyota e relacao dos diferenciais 4,27.
Desde ja agradeço a colaboração de todos para ajudar um novo engeseiro.

pedro bonadio
03/04/2012, 13:29
MWM com certeza!

Vicente Guimaraes
03/04/2012, 13:38
Q20B com certeza!

Vicente Guimaraes
03/04/2012, 13:42
Brincadeiras à parte com o Pedro :) O Q20B tem mais torque em baixa que o 2.8MWM (sendo uma vantagem em trilhas pesadas, por outro lado o MWM é um pouco mais leve... mas nada que compense), o Q20B também é econômico e tem uma manutenção bem barata (se der, um dia... quem sabe... algum problema), e vai encaixar certinho na sua caixa clark 240V (o original Engesa diesel vem com Q20B e clark).

O 2.8MWM seria uma boa se sua viatura fosse para viagens e expedições, seria perfeito.

DiEngesa
03/04/2012, 15:22
Brincadeiras à parte com o Pedro :) O Q20B tem mais torque em baixa que o 2.8MWM (sendo uma vantagem em trilhas pesadas, por outro lado o MWM é um pouco mais leve... mas nada que compense), o Q20B também é econômico e tem uma manutenção bem barata (se der, um dia... quem sabe... algum problema), e vai encaixar certinho na sua caixa clark 240V (o original Engesa diesel vem com Q20B e clark).

O 2.8MWM seria uma boa se sua viatura fosse para viagens e expedições, seria perfeito.

Obrigado Vicente e Pedro mas é decisão dificil pois não c conseguirei encontrar um motor que possa realizar as duas coisas ao mesmo tempo(trilha e pequenas viajens)pois um possui torque em baixa e outro torque em alta.
Duvida cruel...:parede:

Vicente Guimaraes
03/04/2012, 15:28
Com Q20B vc pode usar uma relação mais longa e assim o carro vai desenvolver bem na estrada, na trilha não tem problema, a 1ª da clark já é bem reduzida (é a reduzida do engesa original) e com a T-case da toyota com reduzida de verdade, vai ampliar ainda mais a força, ele vai passar em qq aperto.

RogérioNunes
03/04/2012, 16:55
Aê Vicente, dando uns pitacos já tá ficando fera no assunto!!


Com Q20B vc pode usar uma relação mais longa e assim o carro vai desenvolveinal) e com a T-case da toyota com reduzida de verdade, vai ampliar ainda mais a força, ele vai passar em qq aperto.


Diengesa, pra acabar com essa dúvida cruel experimente os dois e terá a sua própria impressão.
Dependendo da cidade onde está peça ajuda aos companheiros que tem engesas com essas duas configurações tenho certeza que ajudarão.
Responder a essa questão é complicado pq cada um vai defender a sua configuração e gosto.Pergunta pro Dr. Guilherme qual a opinião dele que tem MWM e daqueles que tem um Q20B debaixo do capô...
Só pra contrariar, eu não iria nem de MWM 2.8 nem Q20B eu iria de máxion S4t ou o s4t plus.

abraço

MaGao
03/04/2012, 18:34
Roger,

Não iria de S4t PLus.. apesar da super força é um motor de 340kg.. contra 180kg de um MWM 2.8.. sem contar que um mwm preparado bate o s4t plus facim.. e sem contar também que o mwm tem giro muito superior.. sinto falta de giro em certas ocasiões..
Falo isso pois tenho um S4T Plus... excelente motor.. porém muito pesado..

Abraços,

RogérioNunes
03/04/2012, 19:08
De fato a diferença de peso é gritante e isso com certeza é um diferencial.

abraço



Roger,

Não iria de S4t PLus.. apesar da super força é um motor de 340kg.. contra 180kg de um MWM 2.8.. sem contar que um mwm preparado bate o s4t plus facim.. e sem contar também que o mwm tem giro muito superior.. sinto falta de giro em certas ocasiões..
Falo isso pois tenho um S4T Plus... excelente motor.. porém muito pesado..

Abraços,

Eduardo Velo
03/04/2012, 20:10
Sendo prático - Depende o que vc vai levar em conta , preço na hora da compra o Q20B é imbatível , manutenção é a mesma que o Maxiom praticamente , MWM é mais caro na compra e na manutenção ... se vai usar o Engesa pra curtir vai de Q20B ou S4 , se for usar pra expedições e precisa de velocidade vai de S4T ou MWM .
O mais visado pela bandidagem é o MWM
O mais barulhento é o Q20B , o menos barulhento é o MWM ...
O mais pesado é o Q20B - mais de 300 kg só o bloco - o mais leve é o MWM .
O consumo é mais complicado vai do jeito que usa ... , o meu faz 10 km/l em média , pé no alto 11 km/l , pé em baixo 9 km/l ...
Peças acha pra qqer um com facilidade ...
A vantagem do MWM é obedecer qdo pisa ... e do Q20B é não precisar businar ... rsrs ...

E acrescenta o que o Vicente e o Roger colocaram sobre os 2 motores ...

Se fosse escolher um motor hj pra por no Engesa , escolheria um Q20B aspirado , exatamente com está ...

Kim
03/04/2012, 21:00
Bem, eu fugi dessa linha, uso um cummins.

Gosto muito do Q20B, acho um putsa motor, com um turbo então...

Mais, iria de MWM, pela facilidade de recursos, caso precise algo, pois é um motor muito utilizado.

A colocação dele não é difícil, pois se não me engano, usa a capa seca do opala, observe isso.

Abraços.

Kim.

MaGao
03/04/2012, 23:35
O que não curto no Maxion S4T é sua bomba injetora.. que é lubrificaa 100% no diesel.. ja tive problema 2x com ela por diesel de má qualidade.. das 2 vezes.. uma foi 2500 reais pra arrumar e outra 2000.. isso tudo pq tinha agua no diesel.. não desmerecendo o problema.. mais foi 3 meses de uma mechida pra outra.. agora eu dreno o filtro todos os dias.. ja ta durando uns 8 meses+ mais puta saco isso!
Não vejo isso nos outros motores..

MaGao
03/04/2012, 23:36
Ah.. e não colocaria q20b não.. excelente motor porém se vai fazer trilha pesada mete motor de giro.. q20b so vai a 2500giros.. isso vai te foder em poção!

Abraços,

RogérioNunes
04/04/2012, 00:55
Kim, não usa a capa seca do opala para montar MWM no clark 240V, usa da A/C 20.


Bem, eu fugi dessa linha, uso um cummins.

Gosto muito do Q20B, acho um putsa motor, com um turbo então...

Mais, iria de MWM, pela facilidade de recursos, caso precise algo, pois é um motor muito utilizado.

A colocação dele não é difícil, pois se não me engano, usa a capa seca do opala, observe isso.

Abraços.

Kim.

RogérioNunes
04/04/2012, 00:59
Então vc não tem pra onde correr se o problema é esse todas as bombas VE, inclusive do MWM, são lubrificadas pelo diesel e se vc deixar a viatura parada uma semana sem drenar e tiver água no diesel já era a bomba.


O que não curto no Maxion S4T é sua bomba injetora.. que é lubrificaa 100% no diesel.. ja tive problema 2x com ela por diesel de má qualidade.. das 2 vezes.. uma foi 2500 reais pra arrumar e outra 2000.. isso tudo pq tinha agua no diesel.. não desmerecendo o problema.. mais foi 3 meses de uma mechida pra outra.. agora eu dreno o filtro todos os dias.. ja ta durando uns 8 meses+ mais puta saco isso!
Não vejo isso nos outros motores..

DiEngesa
04/04/2012, 08:24
Agradeço a todos pelos seu palpites são de muita valia,mas vou relatar alguns fatos.
Na minha cidade tem 3 engesa um fase 2 com motor mwm 6cc, um 6cc gasolina e o meu sem motor por enquanto...
O fase 2 eu conversei com o dono e ele me disse q é besteira este motor pq é muito motor por engesa ele torce cardan e atora cruzeta direto sem contar q ele nao pode usar toda a forca do motor pq em algum lugar vai quebrar(segundo palavras do dono).
O segundo engesa o fase 1 o dono só usa pra trilha e disse q ta contente com o motor 6 cc gasolina.
E ontem me aconteceu um fato recebi uma ligacao de um amigo me contando q aqui pertinho tem uma toyota bandeirante batida com toda a mecanica(eixos,caixas,motor tudinho)e o dono quer vender, caso ocorra esta negociacao os meus projetos mudaram colocarei tudo da toyota e usarei o chassi e a suspensão do engesa.deixarei parecido com o engesa do Juninho Bitencurt aqui de Santa Catarina.Alguem conhece o engesa dele?? esta a venda aqui no forum e no rolo4x4.

MaGao
04/04/2012, 13:38
Roger,

Então o cara la da autorizada bosch ta falando asneira.. e pelo que li na internet essa bomba do S4T é muito mais sensível ao diesel por conta disso.. ai já não sei ao certo..


DIEngesa,

MWM 6cc ou qualquer outro motor que colocar.. vai quebrar devido ao mau uso.. e não pq o motor é forte.. se fosse assim niguem instalaria motor de potência maior que o original opala 4cc.. o que ele falou foi asneira... se usa correto não quebra.. se instala e dimensiona tudo correto não quebra!

Quanto a mecânica da toyota.. se puder pegue tudo.. vai ficar muito bom!!

ABraços,

pedro bonadio
04/04/2012, 13:39
MWM: Motor diesel de alto giro, turbo, mais potência e mais torque, muito menos peso, mais moderno, tão resistente quanto o Q20B, consumo de ~9km/l, preparado chega em ~200hp.

Q20B: Motor diesel de baixo giro, aspirado, menos potência e menos torque, muito mais peso, mais antigo, muito resistente, consumo de ~12km/l, preparado com turbo chega à ~160hp.

Esse lance de motor diesel de baixo giro, pra mim é horrível, à não ser que vá andar por ai puxando 4 toneladas... E a desculpa de colocar pneu maior, trocar relação não é muito adequada, muitas vezes falta potência justamente pelo fato de ter o pneu grande...

O MWM pesa no mínimo 200kg à menos que o Q20B, é uma put@ diferença.

Motor pro Engesa, na minha opnião é o MWM 4.2TDI L6 que vai ter torque, potência, rotação e o peso do Q20B... Tudo em excesso.

Um MWM também acopla sem problemas no 240V, o acoplamento é quase igual ao GM 4.1 que vem no 240V.

Vou citar os 3 conjuntos que EU usaria em um Engesa:

MWM 2.8TDI(~180hp e ~38kgfm) + Eaton FS02405B + Toyota Hilux VF1A(por correntes) + D44(Híbridos), 4.88:1 + 37"x12.5"x15"

MWM 4.2TDI(~250hp e ~70kgfm) + ZF5S-420 + NP272(F250) + D60(F250) e D60(Silverado) traseiro, 5.13:1 + 38.5"x14.5"x16"

Cummins 3.9 4BTA TDI(~200hp e ~60kgfm) + Toy Band câmbio e t-case 1.99 + Toy 9", 4.11:1, flutuante + 37"x14.5"x15"

M-Beltrame
04/04/2012, 14:44
Eu iria de MWM, além da força e resistência( não q os outros não tenham...) se não me engano ele pesa menos q o GM 250, e pouco peso na trilha é imprescindível, pra mim não adianta nada ter 250 cv e 70kgfm se vc vai atolar q nem um tijolo e ngm vai conseguir te tirar.
Só iria com o conjunto da band se fosse com o motor 14B e já pensando em turbina-lo.




T+

Vicente Guimaraes
04/04/2012, 21:43
Caramba o pessoal tá detonando com o meu Q20B ..... :?

Kim
04/04/2012, 21:48
Caramba o pessoal tá detonando com o meu Q20B ..... :?

Não é isso Vicente!

Na época que foi colocado esse motor em seu engesa, ele era a melhor opção!

Gosto muito desse motor, só tive alogria com as duas D10 que tive!

Abraços.

Kim.

F@bião
04/04/2012, 21:52
Hoje em dia (2012) colocar um Q20B ao invés de um MWM 2.8 é o mesmo que comprar uma TV Preto e Branco...emoção zero.:zzz:

JOÃO R.
05/04/2012, 01:02
É... eu tb tenho um Q20b turbinado no meu Fase 1 e não tenho do que reclamar.... e mais, qualquer farmácia por perto vc acha qualquer peça, e barata... para um carro de uso extremo, e eu que moro no interior, acho importante...

Vicente Guimaraes
05/04/2012, 02:42
Vou citar os 3 conjuntos que EU usaria em um Engesa:

MWM 4.2TDI(~250hp e ~70kgfm) + ZF5S-420 + NP272(F250) + D60(F250) e D60(Silverado) traseiro, 5.13:1 + 38.5"x14.5"x16"



Quanto custa cada configuração destas?

pedro bonadio
05/04/2012, 07:55
O preço de qualquer carro bem preparado.

Qualquer coisa que for fazer bem feito vai precisar de muita grana.

Não sou contra o Q20B, só prefiro o MWM

MaGao
05/04/2012, 09:20
Uma config dessa.. instalada e funcionando.. vai embora seus 50mil facim facim! hehe

DiEngesa
05/04/2012, 10:22
Kim voce quer dizer que eu posso utilizar a suspencao e o chassi da toyota junto com a corroceria do engesa???eu nao queria perder a suspensao do engesa pois acho muito confortavel se comparar com outros 4x4.

DiEngesa
05/04/2012, 10:26
Lendo todas estas pequenas discussões saudavéis,começou a aparecer uma luz no fim do túnel.Tenho o Q20B o MWM 4 cc e agora me apareceu uma toyota batida com motor 14B.Mas ja estou preferindo o MWM.

Vicente Guimaraes
05/04/2012, 11:45
Em relação aos comentários anteriores, o 2.8MWM é excelente relmente, mas em termos de resistência, robustez, durabilidade e longevidade perde para o Q20B, é só perguntar para qq mecânico experiente.

Entre o 14B e o 2.8MWM eu iria de 14B

pedro bonadio
05/04/2012, 14:14
14B é muito bom também, prefiro ele ao Q20B, só que não troco o MWM original pelo 14B original.

O 14B aspirado não anda nem perto do que o MWM anda e gasta quase a mesma coisa que o MWM gasta. Turbinado e preparado o 14B é um demônio.

Não sei porque o MWM não é tão resistente, já vi várias S10 com mais que 400.000km e o MWM lá de boa. Já vi Troller com mais de 200.000km de uso severo e o motor firme e forte. Não entendo pra que mais que isso de durabilidade? Além de que a facilidade de peça e manutenção em um MWM é ridiculamente fácil também, acha o que quiser em qualquer lugar. E qualquer mecânico meia-boca sabe dar um jeito nesse motor.

Vai dar 2 voltas no mundo puxando 4 toneladas? Ai sim o Q20B pode ser melhor...

Vai fazer trilha? Passear? Viajar? Usar no dia-a-dia? 100% MWM...

Olha, o MWM é muito mais silencioso no seu funcionamento e seu ronco é lindo. Tem muita potência mesmo original e se faltar alguma coisa, não é nada que uma simples apimentadinha na bomba e na pressão do turbo não vai resolver. E a rotação chega a 4500rpm contra 2800rpm do Q20B. Um motor com torque de diesel e funcionamento de gasolina... 132hp@3600rpm x 87hp@2800 e 34.7kgfm@2200rpm x 28.5kgfm@1600rpm.

Aposto que na maioria das subidas em uma estrada(com câmbios 5ª O.D.) o Q20B precisa reduzir marchas. Já o MWM eu tenho certeza que não, porque viajo com meu Troller 2.8TDI + 33" e relação original sem tirar a 5ª marcha e já andei em S10 e a história se repete.

Abraços

DiEngesa
05/04/2012, 14:55
14B é muito bom também, prefiro ele ao Q20B, só que não troco o MWM original pelo 14B original.

O 14B aspirado não anda nem perto do que o MWM anda e gasta quase a mesma coisa que o MWM gasta. Turbinado e preparado o 14B é um demônio.

Não sei porque o MWM não é tão resistente, já vi várias S10 com mais que 400.000km e o MWM lá de boa. Já vi Troller com mais de 200.000km de uso severo e o motor firme e forte. Não entendo pra que mais que isso de durabilidade? Além de que a facilidade de peça e manutenção em um MWM é ridiculamente fácil também, acha o que quiser em qualquer lugar. E qualquer mecânico meia-boca sabe dar um jeito nesse motor.

Vai dar 2 voltas no mundo puxando 4 toneladas? Ai sim o Q20B pode ser melhor...

Vai fazer trilha? Passear? Viajar? Usar no dia-a-dia? 100% MWM...

Olha, o MWM é muito mais silencioso no seu funcionamento e seu ronco é lindo. Tem muita potência mesmo original e se faltar alguma coisa, não é nada que uma simples apimentadinha na bomba e na pressão do turbo não vai resolver. E a rotação chega a 4500rpm contra 2800rpm do Q20B. Um motor com torque de diesel e funcionamento de gasolina... 132hp@3600rpm x 87hp@2800 e 34.7kgfm@2200rpm x 28.5kgfm@1600rpm.

Aposto que na maioria das subidas em uma estrada(com câmbios 5ª O.D.) o Q20B precisa reduzir marchas. Já o MWM eu tenho certeza que não, porque viajo com meu Troller 2.8TDI + 33" e relação original sem tirar a 5ª marcha e já andei em S10 e a história se repete.

Abraços

Voce tem toda razão Pedro eu tenho uma S10-2.8 turbo diesel 4x4 executive.e te digo que nunca me encomodou neste quesito d motor.Outra vantagem no MWM é que qualquer problema q der vc faz uma troca de quits sem tirar o motor do lugar.Caso nao negocie barato a toyota batida com o motor 14B vou negociar um MWM mesmo.

Vicente Guimaraes
05/04/2012, 16:09
Motor é igual time de futebol, cada um tem sua paixão hahahahahaha :violao: :violao:

É uma disputa sem fim :esgrima:

Eu, particularmente, no meu gosto, prefiro o Engesa o mais original possível. Ele saiu de fábrica com o Q20B, ótimo, é isso que busco. Eu acho o barulho do Q20B o máximo, barulho de caminhãozinho de puxar 4 toneladas. Eu acho que engesa combina mais com estes motorzões (q20b, st4). Finalizando, se eu quissese modernidade não comprava o Engesa, compraria uma X-terra, uma Hilux ou Troller, que inclusive foram viaturas que andei vendo antes de optar pelo Engesa. Posso até estar errado mesmo. Mas, como disse, isso é questão de gosto pessoal.

pedro bonadio
05/04/2012, 16:25
Eu também acho que combina com motorzões(MWM 4.2TDI, Cummin 4BTA, Cummins 6BTA, S4T plus)...

Eduardo Velo
05/04/2012, 19:02
Garçon ... mais uma Bohemia ...
Na real a gente procura um motor que seja confiável , de baixa manutenção e econômico ..., depois disso vem custo x benefício e facilidade de peças ... e se for muito confiável , nem precisa se precocupar com as peças ... rs ... Honda e Toyota vende muito por conta disso , pq qdo da problema as peças são até mais caras que outros carros ...
Qqer motor vai ter vida curta se queimar muito giro , e relação longa ajuda muito nisso ,é bem dificil queimar giro com 3.07 ... acho exagero MWM 4.2 com Dana 60 , mas seria bom ter um bixo com essa configuração , a medicina ta tão avançada que vamos passar dos 120 anos mesmo ... rs ...
Não penso em Q20B como longa duração , é confiável , econômico , facil manutenção , e ótimo custo benefício ... MWM 2.8 ( mecânico ) tb é a mesma coisa , não vejo diferença significativa entre eles ... a não ser o preço , tem Q20B usado entre 6 e 7,5 k e MWM 2.8 usado acha entre 11 e 12 k ... gosto mais de motor de bx giro , questão de gosto ...
Vicente Engesa saiu com Q20B e Maxiom pq era a configuração das D10/20 ... se acompanhasse a Ford ia de MWM ... rs
Se for apostar corrida o Q20B ta lascado ... rsrs ... nem queimando giro pega MWM ... rs

MaGao
05/04/2012, 19:37
Meus 2ml de Bohemia...

Barulho bonito q20b? vem da uma voltinha no S4T Plus com cano de 3" direto! kkkkkkkk é cada pisada um apito pssssssssssssss! kkkkkk

Ah.. compara q20b com MWM se for correr? ai não vale.. 87cv pra 132cv é covardia.. agora vamo com meu S4T ? =*

Acho q isso é mais gosto.. mais uma coisa que eu tenho em mente e acho que é um fator principal! PESO x POTÊNCIA.. isso é crucial!

Q20b é show de motor!!! ja andei com um que furou o radiador e não vimos.. andamos +- 180km.. ai ele travou.. !! paramos e olhamos não tinha agua e o sensor de temperatura tava ruim.. agente achava que tava marcando bem.. blzz esperamos uns 30 minuto.. ai não ligou.. pensamos FODEU! que nada tinha uma ponte e um rio.. empurramos ele até a beirada e enfiamos o motor dentro da agua... enchemos o radiador.. tocamos na partida VUALA! viemos embora e nunca abriu ele.. nunca deu problema.. kkk

porém.. eu penso: Motor resistente = baixa potência!

Abraços,

Eduardo Velo
05/04/2012, 20:01
Magao acho que não tinha defeito na cebolinha , qdo não tem água não marca , tem carro que sai com aviso de nível no reservatório por conta disso , qdo não tem esse aviso a gente que tem estar monitorando , qqer motor ...

Tb acho o mesmo - A resistência tem a ver com bx potência , entre outros fatores´, lógico , senão vai acabar entrando motor do 147 pra comparação ... rs

Qdo deixo ligado o Q20B as janelas aqui de casa acompanham o ritmo ... o bom na estrada é que não precisa de busina , é quase impossível não ouvir um Q20B chegando , só quem tem problema de audição escapa e ainda assim tem a vibração ... rs , por falar nisso agendei colocação de junta flexivel no escape pra semana que vem , deve diminuir um pouco a vibração ...

Mais uma gelada aí ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
06/04/2012, 14:26
MAIS UM PRA BEBER BOHEMIA , não bebo cerveja SÓ CACHAÇA .

Vcs estão chovendo no molhado .

NUNCA SE PODE COMPARAR UM MWM 2.8 COM UM Q20B , nunca , mas nunca mesmo . Vou acrescentar aí o 14B .

MINHA OPINIÃO :

1- Depende da maneira de andar de cada um .
2- Depende da finalidade de cada um .
3- Depende do gosto de cada um .
4- Resistencia/manutenção : MWM 2.8 = 14B = Q20B = S4T ??

ENTÃO :

1- Minha maneira de andar é rapidinho , gosto de respostas rápidas em retomadas e de final em torno dos 120/130km/h com folgapara maior segurança em ultrapassagens , IRIA DE MWM 2.8 OU 14B .

2- Minha finalidade principal é trabalho em cidades próximas em asfalto e pouca terra , finalidade menor trilha , IRIA DE MWM 2.8 OU 14B .

3- Meu gosto é MWM 2.8 +- = 14B .

4- A resistencia/manutenção acho que os 4 são iguais com ligeira vantagem para os de baixo giro , TODOS SÃO BONS E DURÁVEIS DESDE QUE TRATADOS ADEQUADAMENTE .

Comentários finais :


Tenho um MWM 2.8 no meu ENGESA com relação 13x46 , acho ele meio fraco para esta relação , se colocasse a relação 11x47 como já fiz , fez ele ficar gostoso como gosto com arrancadas e retomadas rápidas , mas com velocidade cruzeiro de 100/120km/h o motor ficava urrando em 3.500rpm a 120km/h , ruim para o motor . como esta com a 13x46 ele não tem força para passar dos 3.100 rpm a 125km/h de velocidade máxima e demora pra chegar nesta velocidade , MAS ACABEI ACEITANDO EM ANDAR MAIS DEVAGAR , alem deque em qualquer subidinha ele perde velocidade .

DAÍ SE TIVESSE A OPORTUNIDADE DE ESCOLHER ENTRE O MWM 2.8 E O 14B PARA COLOCAR NO ENGESA , COLOCARIA SEM DÚVIDAS O 14B , se achasse que estaria lento , TURBINARIA O BICHÃO , o MWM É 2.8 , o 14B é 3.7 , MAIS LITRAGEM = MAIS FORÇA/TORQUE e é um motor de alto giro rápido nas retomadas e qdo turbinado vira o bicho e não deve perder velocidade em qualquer subidinha .

NUNCA IRIA DE Q20B , NÃO POR SER RUIM , MAS NO QUESITO DE Nº 1 , NÃO ME CONFORMARIA EM ANDAR DE UMA MANEIRA LENTA NAS ARRANDAS E RETOMADAS , É UM ÓTIMO MOTOR , MAS NÃO PARA MINHA MANEIRA DE ANDAR QUE FIQUE BEM CLARO .

Espero que não tenha enchido muito o saco de vcs com este meu relato .

E NESTE ASSUNTO , NÃO TEM O QUE SE DISCUTIR EM QUAL É O MELHOR , POIS O MELHOR PARA MIM É AQUELE QUE MELHOR ENCAIXA NESTES 4 ÍTENS ACIMA PARA VC .

wilsonvaccaro
06/04/2012, 16:26
Pessoal e o MWM X10 ???? Ninguém tem ou viu um Engesa com um desse ?????? Conversei uma vez com o mecânico da Rota e ele disse que preferia colocar um MWM X10 no Engesa.....

MaGao
06/04/2012, 17:16
Eduardo,

Pior que estava marcando.. so que ele so ia até 90º.. o relógio tava com problema..

Guilherme,

Acrescenta ai o S4T Plus.. vc cola no banco em arrancada.. 13x43 + pneus 37" hehe e da 120km/h.. cruzeiro.. 100km/h.. pra dar mais que 120km/h tira a 240v e ponhe caixa de toyota.. ele vai fácil..

Mais é como vc falou.. tem que encaixar no perfil..

Abraços,

André.cc
06/04/2012, 23:12
com certeza MWM !! Vc não vai se arrepender!!!

guilhermeabreu
07/04/2012, 00:44
Eduardo,

Pior que estava marcando.. so que ele so ia até 90º.. o relógio tava com problema..

Guilherme,

Acrescenta ai o S4T Plus.. vc cola no banco em arrancada.. 13x43 + pneus 37" hehe e da 120km/h.. cruzeiro.. 100km/h.. pra dar mais que 120km/h tira a 240v e ponhe caixa de toyota.. ele vai fácil..

Mais é como vc falou.. tem que encaixar no perfil..

Abraços,



MAGAO

Muito bem lembrado , esquecí mesmo de citar , e sei que é um bicho pra andar .

As vezes até penso em trocar pelo MWM 6cc , mas é como já falaram , será um tal que quebrar aqui ( engrenagens ) , torcer alí ( cardã ) que não terá fim de tanto prejuízo . Sei tb que só quebraria dependendo de como usar , como vc já falou , mas como sou apressadinho , comigo iria quebrar com frequencia com certeza , então deixa pra lá .

Qdo coloquei o MWM 2.8 e estava ainda com a relação original 9x44 , meu Deus do céu , era um verdadeiro capeta pra arrancar e retomar , mas só dava 95km/h de final a 3.800 rpm , mas era um verdadeiro demonio pra andar , acho que até arrancava paralepípedo do chão , mas sem condições normais de usar assim , acho que um MWM 6cc com a relação 13x46 ficaria assim tb , mas esquece , inviável$$$$$$$ esta troca para mim e tb pelos motivos já exposto acima ( quebras frequentes ).

Vicente Guimaraes
07/04/2012, 11:39
Mais uma caninha na mesa....

Tudo beem... vocês venceram.... vendo um Q20B... hahahaha ::? , brincadeira. :cool:

Tem um detalhe o Q20B é bem mais barato (como já disseram), dá para o cara dar uma preparada/turbinada e ainda sobra algum para as perfumarias e para uma caixa de cerveja.

Por exemplo, o meu Q20B tem turbo e pistões forjados, deve estar gerando uns 115/120cv mais ou menos.

wilson ghetti
07/04/2012, 16:49
Vou dar meus 2 cents.....Tive uma Camper durante muito tempo(rodei com ela mais de 150.000 Kms),,,sem dor de cabeça, hoje eu possuo outra Camper, porem com o S4T....então:

Camper com MWM: canhão, anda muito bem na estrada, porém, as arrancadas tinha que dar giro(esquecí de mencionar, usava cambio 240V), sair em morro, era um sufoco....

CAmper com S4T: canhão tbem, porem na estrada velocidade de 100 a 110 na boa, porém, é um trator em força, sair em ladeira, saio na marcha lenta(uso cabio Toy com reduzida Toy).

Na minha modesta opinião, hoje eu tenho mais prazer em dirigir a com motor S4T, pela força, economia, acredito que ter um Jipe e querer andar mais de 120 Kms/h eu acho suicidio.

[ ]'s à todos

lucciano amaral
08/04/2012, 17:19
Eta discussao acirrada, vou acompanhar, t+

wilsonvaccaro
09/04/2012, 23:13
Pessoal e o MWM X10 ???? Ninguém tem ou viu um Engesa com um desse ?????? Conversei uma vez com o mecânico da Rota e ele disse que preferia colocar um MWM X10 no Engesa.....


Puxa ninguem me respondeu..............

Nunca viram um MWM X10 ???????? Em um Engesa ?????

Tenho uma proposta em um X10, por isso a pergunta........?????

Kim
09/04/2012, 23:21
Wilson!

Já ví numa band, é o cão!

Acho que num engesa ficaria pesado.
Mais no que tange a peso, uso um cummins...
Então, acho que fica bom!

DiEngesa
10/04/2012, 08:38
Puxa ninguem me respondeu..............

Nunca viram um MWM X10 ???????? Em um Engesa ?????

Tenho uma proposta em um X10, por isso a pergunta........?????

Desculpe aí WILSONVACCARO mas eu pessoalmente nunca vi um motor destes, em que carro que vem este motor???

Walter da Camper
10/04/2012, 10:16
Esse MWM X10 não seria o sucessor do D229-4 (aquele das F-1000/F-4000 com 4 cabeçotes separados)?

RogérioNunes
10/04/2012, 17:58
Esse MWM X10 não seria o sucessor do D229-4 (aquele das F-1000/F-4000 com 4 cabeçotes separados)?

É exatamente esse motor Walter, com algumas diferenças do seu antecessor entre elas, as bielas serrilhadas e componentes como bombas de água e de óleo, e resfriador de óleo integrados ao bloco do motor. Os modelos de quatro cilindros atingem a potência de 140 cavalos enquanto os de seis cilindros chegam a 240 cv, dependendo da aplicação. O tipo da bomba injetora, que pode ser rotativa ou em linha, depende da potência e aplicação do conjunto.
O motor MWM Série 10 está presente em grande parte da frota de veículos leves e médios que rodam pelas estradas e ruas do País como equipamento original dos caminhões Ford, Volkswagen, Volvo, Iveco e Agrale. Fabricado há 10 anos, o propulsor conta com as versões 4.10 e 6.10 (aspirado), 4.10T e 6.10T (turbo), e 4.10 TCA e 6.10 TCA (turbo intercooleer) e é utilizado também em aplicações estacionárias e marítimas.

fonte: site o mecanico.

RogérioNunes
10/04/2012, 18:13
Ao bicho aê...
340541

Walter da Camper
10/04/2012, 19:05
Fabricado há 10 anos....
Estou mesmo desatualizado...
Parace que foi ontem que as F-1000 saiam zero com o 229...
Aliás, a F-1000 já foi descontinuada há anos...
Preciso voltar a ler revistas especializadas. Mas elas andam tão chatas... só falam de coisas eletrônicas...

Abraços saudosistas...

Walter da Camper
11/04/2012, 11:23
Voltando ao assunto, outro fator que pesa bastante na escolha de motor é a oportunidade de negócio.
Eu estava decidido a colocar um MWM 2.8 na Camper, mas além do preço, a questão maior era saber a condição interna dos motores usados à venda, já que o mesmo tem diversas aplicações.
O que me preocupava era a possiblidade dele ter rodado 500.000 Km esmerilhando num micro-ônibus ou 50.000 numa S-10 ou Troller.
É uma verdadeira loteria.
Aí apareceu um powertrain completo de uma Band 95 capotada (14B + cambio 5M + tcase), cujo conjunto todo custou o mesmo preço que pedem no 2.8.
Teve também a opção de 2.8 zero KM de um lote de motores mecânicos arrematados por um pool de lojistas de SP. Mas para mim o preço não deu (18K).

DiEngesa
11/04/2012, 11:37
Voltando ao assunto, outro fator que pesa bastante na escolha de motor é a oportunidade de negócio.
Eu estava decidido a colocar um MWM 2.8 na Camper, mas além do preço, a questão maior era saber a condição interna dos motores usados à venda, já que o mesmo tem diversas aplicações.
O que me preocupava era a possiblidade dele ter rodado 500.000 Km esmerilhando num micro-ônibus ou 50.000 numa S-10 ou Troller.
É uma verdadeira loteria.
Aí apareceu um powertrain completo de uma Band 95 capotada (14B + cambio 5M + tcase), cujo conjunto todo custou o mesmo preço que pedem no 2.8.
Teve também a opção de 2.8 zero KM de um lote de motores mecânicos arrematados por um pool de lojistas de SP. Mas para mim o preço não deu (18K).

A minha situação é igaul a sua WALTER da CAMPER.
Motor usado MWM custo em mèdia 10k mas nunca saberemos a procedencia dele,como vc disse é uma verdadeira loteria.
Apareceu para mim uma toyota capotada que aparentemente não ofendeu a mecanica dela,mas por enquanto o dono nao colocou preço ainda.é uma 2001,motor 14B 5 marchas etc...
Aí te pergunto deste motor.é um bom motor???manutenção economia etc??ninguem soube me responder quanto a colocação dele no engesa como ele se comportaria.

Vicente Guimaraes
11/04/2012, 11:52
motor 14B 5 marchas etc...
Aí te pergunto deste motor.é um bom motor???manutenção economia etc??ninguem soube me responder quanto a colocação dele no engesa como ele se comportaria.

Motorzaço... pode pegar sem medo (dependendo do preço lógico) manutençaõ um pouco mais cara que o Q20B e que os Mercedes que vinham nas Bands até 92 (ou 94?). Fica ótimo no engesa sim, motor leve , elástico e forte (3.7 litros)

Walter da Camper
11/04/2012, 14:14
Na minha eu ainda não ví o resultado, vou pegá-la neste final de semana (se Deus quiser e assim permitir...)
Tem várias Campers com esse motor e todos falam bem dele.
A decisão mais difícil fica por conta do câmbio. Na trilha o 240V é imbatível, mas na estrada um over-drive faz falta, porque a 5º dele é 1:1.
No meu caso eu optei por comprar o powertrain todo porque o uso da Camper vai ser muita estrada e pouca trilha. E de quebra sobrou o 240V com tcase Band para instalar no CJ5 que é 100% trilha.

guilhermeabreu
11/04/2012, 23:39
A minha situação é igaul a sua WALTER da CAMPER.
Motor usado MWM custo em mèdia 10k mas nunca saberemos a procedencia dele,como vc disse é uma verdadeira loteria.
Apareceu para mim uma toyota capotada que aparentemente não ofendeu a mecanica dela,mas por enquanto o dono nao colocou preço ainda.é uma 2001,motor 14B 5 marchas etc...
Aí te pergunto deste motor.é um bom motor???manutenção economia etc??ninguem soube me responder quanto a colocação dele no engesa como ele se comportaria.

DIENGESA

Vai fundo amigo , este motor é um espetáculo , ESQUECE CUSTO DE MANUTENÇÃO , TODOS MOTORES A DÍESEL SÃO DE BAIXA MANUTENÇÃO E O DIA QUE PRECISAR FAZER A DIFERENÇA NÃO É MUITO GRANDE VARIANDO DE R$6.000,00 A R$10.000,00 para um motor que roda no mínimo 200.000 km esta diferença não faz a diferença .

14b , muito bom , turbinado vira um canhão é ótimo .

Se vc quer gastar pouco em fazer motor , coloca um motor VW 1.6 do fusca , rsrsrsrsrsrsrsrs brincadeira .

CHORA LÁ NO PREÇO DESTE CONJUNTO BAND E SEJA FELIZ .

arnon
12/04/2012, 08:16
Ola galera, sou novo aqui e achei interessante a discurssao. Comprei um Javali (em condicoes financeira muito em conta) a uma semana e ele veio com o motor Q20B e estou interessado em melhora-lo/turbina-lo. O que voces acham? Deveria melhora-lo ou comprar um MWM?

Walter da Camper
12/04/2012, 09:58
Arnon,
Minha dica é seguinte: Antes de pensar em gastar grana com modificação, ande bastante com o carro e curta o máximo que puder.
A partir daí é que vc vai poder tomar uma decisão consciente sobre qual a real necessidade.
Se for para trilha, não precisa mexer em nada, porque esse motor dá e sobra.
Se começar a viajar e achar que anda pouco na estrada, aí sim mete uma turbina. Mas para o resultado ficar bom vai ter que alongar diferenciais.

arnon
12/04/2012, 10:23
Walter, acho que vou fazer isso. Mesmo pq tem muitas outras coisas mais importantes para arrumar nele! hahaha.. Ja ouvi falar sobre chipagem de motor, nao sei se e aconselhavel ou nao. Nem sei se pode fazer em motor a diesel ou no Q20B. Se ja houver algum topico sobre isso, manda ai! haha

MaGao
12/04/2012, 10:32
Walter,

meu problema de HJ .. cambio 240v muito foda na trilha.. porém na estrada a over faz falta.. como resolvi isso? comprei outro carro pra andar no asfalto.. hehe

Abraços,

Walter da Camper
12/04/2012, 12:05
Arnon,
Chipagem é só para motor eletrônico. Seu motor é 100% mecânico.
Se um dia houver uma explosão nuclear a determinada altitude, daquelas que geram um pulso elétrico capaz de queimar todos os semicondutores dos circuitos eletrônicos, o seu carro vai ser um dos poucos a continuar andando.
Para aumentar potência em motor diesel de verdade (não eletrônico) a solução é o caracol.

Vicente Guimaraes
12/04/2012, 13:18
Se um dia houver uma explosão nuclear a determinada altitude, daquelas que geram um pulso elétrico capaz de queimar todos os semicondutores dos circuitos eletrônicos, o seu carro vai ser um dos poucos a continuar andando.

Opa... bom saber disso.... agora estou aliviado :) :cool:

Kim
12/04/2012, 13:39
Arnon,
Chipagem é só para motor eletrônico. Seu motor é 100% mecânico.
Se um dia houver uma explosão nuclear a determinada altitude, daquelas que geram um pulso elétrico capaz de queimar todos os semicondutores dos circuitos eletrônicos, o seu carro vai ser um dos poucos a continuar andando.
Para aumentar potência em motor diesel de verdade (não eletrônico) a solução é o caracol.


Opa... bom saber disso.... agora estou aliviado :) :cool:


KKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkk fiz igual a passarinho quando bate no muro!!!!

RACHEI O BICO!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

arnon
12/04/2012, 14:58
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rachei tb! Mas eu nao sabia disso..

Eduardo Velo
12/04/2012, 15:28
O Walter já pois o que penso tb , anda com o carro como está e se ver que não vai dar certo andar com ele assim , aí toma uma providência ...
Bom , então parece que as baratas não estarão sozinhas após a hecatombe ... rsrs ... espero que só afete os comp. eletr. ... . Motor Diesel , só até 2004 mesmo ... rs ...

Paulo Cesar
13/04/2012, 18:19
O Bom , então parece que as baratas não estarão sozinhas após a hecatombe ... ...

Gostei da idéia, vou comprar uma Honda Biz e botar um Q20B nela, assim vou poder passar entre os carros parados na pista após a hecatombe.... :mrgreen:
abs.

JOÃO R.
13/04/2012, 21:58
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk..... galera viajando legal......
Ainda bem que tenho meu Q20b... foi justamente nessa explosão atômica que pensei quando comprei o carro..... se bem que onde estou morando é tão longe que não vai chegar por aqui.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

arnon
13/04/2012, 22:14
E tem gente que ainda não gosta do Q20B...

MaGao
14/04/2012, 00:11
q20b é um excelente motor.. mais para mim não presta! pé pesado kekeke S4T Plus é baita motor.. e ja to achando fraco kkkkk

Abraços,

guilhermeabreu
14/04/2012, 01:08
q20b é um excelente motor.. mais para mim não presta! pé pesado kekeke S4T Plus é baita motor.. e ja to achando fraco kkkkk

Abraços,

MAGAOZINHO ???????????

Troca seu motor com o motor do KIM , rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs .

MaGao
14/04/2012, 19:53
MAGAOZINHO ???????????

Troca seu motor com o motor do KIM , rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs .

Guilherme,

Mesma potência.. vou intercoolar e trocar turbina.. kkkkkkkkk assim quero ver! =)

Maissss um eletrônico da dodge ram de 380cv tava bom pra mim..

"Quem gosta de motorzim é dentista"

Abraços,

Rodrigo Ielpo Bastos
14/04/2012, 21:10
acho que os donos de Q20 B deveriam instalar aquela manivela dos ford bigode (calhambeque) pois se esta explosao atomica danificar o arranque ninguem fica na mao.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraços a todos

Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
15/04/2012, 01:22
Guilherme,

Mesma potência.. vou intercoolar e trocar turbina.. kkkkkkkkk assim quero ver! =)

Maissss um eletrônico da dodge ram de 380cv tava bom pra mim..

"Quem gosta de motorzim é dentista"

Abraços,

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Tb gosto de pisar e sentir as costas encostar no encosto do banco com força .

Vicente Guimaraes
15/04/2012, 10:36
Olha, este post já está ficando preconceituoso com aqueles que tem o Q20B.....

Cada um investe dentro das suas possibilidades de gasto (exemplo: q20b R$ 6k X 2.8MWM R$ 11K) e para atender as suas necessidades de uso.

Uma dica, se eu quisesse um carro com arrancada compraria um carro à gasolina. No quesito velocidade, relação peso potência e arrancada os motores a gasolina dão banho nos diesel.... com um preço MUITO, MUITO menor :)

Quer comparar: MOTORZINHO 2.0 4 cil. 140cv gasolina com um MOTORZÃO 5.9 6cil. 330cv turbo diesel ? quem ganha? :computador:

Duster Dynamique 2.0 16V 0-100Km/h 9,9 segundos - FINAL 180 KM/H

Ram 2500 Cabine Simples (mais leve que a dupla) 4x4 TurboDiesel 5.9 6 cil. 0-100Km/h 9,9 segundos - FINAL 150 KM/H

MaGao
15/04/2012, 20:36
Vicente.. gasolina normalzim. não chega nem perto!

Troller 3.0 CHIPADO 280cv.. ANDA BAGARAI!
Assim como um motor a gasolina se não tiver mechido.. toma sacode.. é aquela CV e TORQUE é tudo.. se vai ser diesel, gasolina ou nitro pouco importa kekek

Abraços,

Vicente Guimaraes
15/04/2012, 22:15
Vicente.. gasolina normalzim. não chega nem perto!


Concordo !! :curtir:



Troller 3.0 CHIPADO 280cv.. ANDA BAGARAI!
Assim como um motor a gasolina se não tiver mechido.. toma sacode.. é aquela CV e TORQUE é tudo.. se vai ser diesel, gasolina ou nitro pouco importa kekek

Concordo !! :curtir:

O que eu quis dizer é que, no meu caso, a opção pelo diesel foi pela possibilidade de confiabilidade, economia (q20b com cerca de 12km/l) e manutenção "quase-zero" (por isso a opção por diesel-diesel e não diesel-eletrônico).

Se a minha opção fosse por potência e 4x4 eu iria , dentro de minhas po$$ibilidades, com baixo custo, de cherokee v8 5.9L gasolina..(eu até vi algumas viaturas destas e quase... quase comprei uma.).

Evidente que uma F250 e ainda mais, uma Dodge Ram são sonhos de consumo. Mas para ir no shopiss

guilhermeabreu
16/04/2012, 11:31
Concordo !! :curtir:




Concordo !! :curtir:

O que eu quis dizer é que, no meu caso, a opção pelo diesel foi pela possibilidade de confiabilidade, economia (q20b com cerca de 12km/l) e manutenção "quase-zero" (por isso a opção por diesel-diesel e não diesel-eletrônico).

Se a minha opção fosse por potência e 4x4 eu iria , dentro de minhas po$$ibilidades, com baixo custo, de cherokee v8 5.9L gasolina..(eu até vi algumas viaturas destas e quase... quase comprei uma.).

Evidente que uma F250 e ainda mais, uma Dodge Ram são sonhos de consumo. Mas para ir no shopiss

CALMA VICENTE

Seu motor esta novinho , é muito bom , ninguem esta querendo discriminar ninguem , o comentário meu e o MAGAO é pq gostamso de motores mais dispostos com arrancadas/retomadas mais rápidas , vc vai ficar muito satisfeito com seu INCRÍVEL HULK com certeza , vc não vê o EDU VELO , ADOOOOOORA a JABIRACA dele e NÃO MEXE NELA POR NADA NESTE MUNDO , a não ser os eixos que ele vive pensando nuns eixos de F-250 mas esta muito satisfeito com o que tem hoje todo ORIGINAL .

NÃO TEM NINGUEM AQUI QUERENDO ZUAR VC NÃO , CAAAAAALMA VICENTE , E TUDO DENTRO $$$$$$$$ DAS POSSIBILIDADES DE CADA UM .

ABRAÇÃO e estou aguardando vcs aqui , me avise com um pouco de antecedencia para eu poder fazer a COSTELA DE PORCO COM CALABREZA , BACON E CANJIQUINHA VERMELHA pra vcs aqui . e vamao que vamo tumar umas boas e jogar conversa fora .

Vicente Guimaraes
16/04/2012, 13:24
Valeu Guilherme, pode deixar que eu não levei pro lado pessoal. :) Entendo o ponto de vista de vocês e concordo com ele, só estava colocando o meu ponto de vista. :)

Sobre a canjiquinha estou ansioso. Neste feriado o C.Siqueira não irá, ele tem alguns compromissos, talvez eu vá sozinho ver o trambolhão mas vc terá o compromisso dos pombos :) . Mas não irá faltar oportunidade. agora que as peças chegaram (a T-case chegou hj) vou acompanhar mais de perto, além disso o Siqueira deve ir em Campos ainda nas próximas semanas (depois do feriado) aí vou com ele.

DiEngesa
16/04/2012, 15:01
ATENÇÃO SENHORES ENGESEIROS ULTIMA NOTICIAS.
Acabei de fechar o negócio e comprei a toyota bandeirantes ano e modelo 2001.
A mecanica esta com 75000km original.
irei utilizar o motor(14B,e a caixa)vai sobrar eixos,sera q coloco no engesa o eixo da toy??ou deixo os mesmo???o meu engesa esta com dois dana44 o da frente é da rural.

Vicente Guimaraes
16/04/2012, 15:28
Legal !!! baita motorzão... forte , resistente, potente e elástico. Mandou bem !!! 3.7 litros é porrada

Sobre os eixos deixa os dana mesmo, vc já vai gastar com a adaptação do motor

GH
16/04/2012, 16:59
ATENÇÃO SENHORES ENGESEIROS ULTIMA NOTICIAS.
Acabei de fechar o negócio e comprei a toyota bandeirantes ano e modelo 2001.
A mecanica esta com 75000km original.
irei utilizar o motor(14B,e a caixa)vai sobrar eixos,sera q coloco no engesa o eixo da toy??ou deixo os mesmo???o meu engesa esta com dois dana44 o da frente é da rural.

Bela opção!!

Mais adiante, caso demonstre necessidade, vc mexe em eixos...

ps.: já que os engeseiros estão todos por aqui, aproveito: quem vende capota tipo "targa" ou "canvas", como dos suzuki e Troller AP, com as portas rígidas em fibra, para os ENGESA? É para um amigo.

pedro bonadio
16/04/2012, 17:57
Soca os eixos de Toy, são eixos bem mais parrudos que os D44 originais. Aguentam pneus 35" numa boa.

MaGao
16/04/2012, 18:16
Também socaria os eixos completo!

Guilherme,

Vicente não levou pro lado pessoal.. so estamos trocando informações.. se tivessemos perto iriamos trocar informações e liquidos gelados! kkkkkkk uma cerva ia bem! kkk

Vicente,

q20b é show! puta resistente e excelente motor!

Abraços,

guilhermeabreu
16/04/2012, 19:06
Também socaria os eixos completo!

Guilherme,

Vicente não levou pro lado pessoal.. so estamos trocando informações.. se tivessemos perto iriamos trocar informações e liquidos gelados! kkkkkkk uma cerva ia bem! kkk

Vicente,

q20b é show! puta resistente e excelente motor!

Abraços,



MAGAO

Beleza então , pena que vc mora longe , pq gostaria de ter vc aqui tb para comer a canjiquinha e tomar umas geladas , vcs né pq eu só bebo pinga .

Walter da Camper
16/04/2012, 19:06
DiEngesa

Só tenho duas palavra a dizer: KIT TURBO

Minha Camper saiu da adaptação há dois dias e estou curtindo muito essa fase de lua-de-mel com o 14B.
Segui o conselho de um amigo, muito experiente, que disse para instalar o turbo já na adaptação do motor, porque depois poderá haver problemas de espaço para a turbina, porque o motor é crossflow (admissão de um lado e escape do outro).
No mais parabens pela aquisição e boa sorte na adaptação.

guilhermeabreu
16/04/2012, 19:08
Valeu Guilherme, pode deixar que eu não levei pro lado pessoal. :) Entendo o ponto de vista de vocês e concordo com ele, só estava colocando o meu ponto de vista. :)

Sobre a canjiquinha estou ansioso. Neste feriado o C.Siqueira não irá, ele tem alguns compromissos, talvez eu vá sozinho ver o trambolhão mas vc terá o compromisso dos pombos :) . Mas não irá faltar oportunidade. agora que as peças chegaram (a T-case chegou hj) vou acompanhar mais de perto, além disso o Siqueira deve ir em Campos ainda nas próximas semanas (depois do feriado) aí vou com ele.

VICENTE

Eu não vou mais no ENCONTRO NACIONAL DOS POMBOS CORREIO , pois a minha SW4 quebrou o eixo da turbina e estou esperando a turbina nova chegar e não vai dar tempo , se quiser vir neste final de semana estarei por aqui .

guilhermeabreu
16/04/2012, 19:19
ATENÇÃO SENHORES ENGESEIROS ULTIMA NOTICIAS.
Acabei de fechar o negócio e comprei a toyota bandeirantes ano e modelo 2001.
A mecanica esta com 75000km original.
irei utilizar o motor(14B,e a caixa)vai sobrar eixos,sera q coloco no engesa o eixo da toy??ou deixo os mesmo???o meu engesa esta com dois dana44 o da frente é da rural.

DIENGESA

Cada um tem a sua opinião , eu tenho a minha e vou dar a minha opinião , NÃO QUE A DOS OUTROS ESTEJAM ERRADA , MAS É QUESTÃO DE GOSTO E RISCOS .

Eu qdo comprei o meu ENGESA fui melhorando aos poucos cheguei a comprar o eixo traseiro com flutuante da BAND para adaptar no meu ENGESA , já faz bastante tempo , mas acho que foi o LUCA que me tirou de cabeça pq o eixo da BAND é mais estreito do que o do ENGESA com ísto na frente a daptação do suporte das barras longitudinais fica bem apertado alí e para adaptar as barras da direção tb fica ruim , alem de ter que colocar espassadores para alinhar o pneu dentro da caixa de rodas , ele desaconselhou , ele tinha um ENGESA com esta configuração e falou que não era bom de guiar , deve ter feito uma adaptação errada tb não obedecendo o CÁSTER e outros bichos mais , DAÍ OPTEI POR FICAR COM OS EIXOS ORIGINAIS MESMOS E NÃO ESTOU ARREPENDIDO .

Mas respeito e muito a opinião dos outros amigos daqui , este foi apenas meu relato e decisão que tomei e não me arrependí .

M-Beltrame
16/04/2012, 19:42
PQP 70 mil originais, tinha q pegar mesmo...
Como vc comprou tudo monta a mecânica inteira q vale a pena.
Quando eu montei o meu jeep todos falaram: "monta uma coisa simples e vai andando e mexendo para adequar o jeep ao seu uso..." Resultado estou gastando 2 ou 3x vezes no mesmo item:parede:
Monta logo de uma vez um negocio monstro e curte por um bom tempo sem mexer.


T+

Vicente Guimaraes
16/04/2012, 19:48
VICENTE Eu não vou mais no ENCONTRO NACIONAL DOS POMBOS CORREIO , pois a minha SW4 quebrou o eixo da turbina e estou esperando a turbina nova chegar e não vai dar tempo , se quiser vir neste final de semana estarei por aqui . .
Opa Guilherme , então tá, pode rolar a canjica !!!!, vou pegar um habeas corpus com a patroa :fight: e já combino com vocês aí....

GH
16/04/2012, 20:23
Amigos,

Na minha ex-camper adaptei os eixos de Troller 6 furos, foi relativamente fácil e o carro ficou excelente, com bons freios, bom esterço (o de Rural é muito ruim de esterço), freio a disco na traseira, blocante original, flutuante, etc.
O unico senão é que para usar com cambio de Band ou Clark, precisa inverter a posição da bola do dif. dianteiro, e o cara a fazer isso tem que ser bom, senão fica uma b...
Mas com cambio da SW4 3.0 fica certinho (casa bem no 14B, sem adaptação nenhuma).
Recomendo.

Paulo Cesar
16/04/2012, 21:51
Mas com cambio da SW4 3.0 fica certinho (casa bem no 14B, sem adaptação nenhuma).


GH
Você teria mais informações sobre este casamento entre o 14B e o cambio da Hilux.
abs.

GH
17/04/2012, 21:38
GH
Você teria mais informações sobre este casamento entre o 14B e o cambio da Hilux.
abs.

Paulo,

Quem montou esse PT foi o Farias, do clube da Camper, numa picape Camper dele, que inclusive está à venda.
Lembro dele na época ter dito que encaixa certinho, sem nenhuma adaptação.

Fale com o Rodrigo Ciboto, da CJ Checkup (Osasco), ele que té vendendo a Camper e pode te dar maiores detalhes.

guilhermeabreu
18/04/2012, 23:21
Opa Guilherme , então tá, pode rolar a canjica !!!!, vou pegar um habeas corpus com a patroa :fight: e já combino com vocês aí....


VICENTE ,

Amanhã estarei de plantão em outra cidade , gostaria de saber se vcs vem este final de semana , para saber da CANJICA .

Me da um toque amanhã , pois é lá em Cardoso Moreira que compro os ingredientes .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
23/09/2012, 16:30
SÓ PARA ATUALIZAR

Ví em algum lugar aqui o comparativo de pesos dos motores díesel que encaixam nos ENGESAs/CAMPERs e não consigo mais encontrar , alguem poderia fazer este favor de colocar os pesos dos motores mais usados nos ENGESAS/CAMPERS ???

1- MWM 2.8........., Peso ...
2- MWM 4,2........., Peso ...
3- Q20B............, Peso ...
4- S4.............., Peso ...
5- S4T............., Peso ...
6- 14B 3.7........., Peso ...
7- CUMMINS........., Peso ...

ABRAÇO

Vicente Guimaraes
23/09/2012, 16:35
14B tem cerca de 250KG mais ou menos
Q20B 4cc tem 350KG
Falta o CUMMINS ... o Kim sabe

segue a lista Do tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/14556-relacao-peso-x-potencia-de-motores-banco-de-dados.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/14556-relacao-peso-x-potencia-de-motores-banco-de-dados.html)

Maxxion:

S4T plus (4cc turbo) - 150cv x 340kg - relação p/p= 2,26
Q20 b6 (6cc aspirado) - 132cv x 525kg - p/p= 3,97
TQ20 b6 (6cc turbo)- 145cv x 540kg - p/p= 3,72
Phaser 210Ti (6cc turbo/intercooler) 213cv x 419kg - p/p= 1,96
(todas as potências aferidas pela NBR 5484/ISO 1585 e não pela DIN70020)

MWM - série Sprint
4.07 TCA (4cc turbo/intercooler) - 132/135cv x 198kg - p/p= 1,50/1,46
6.07 T (6cc turbo) - 135/150cv x 259kg - p/p= 1,91/1,72
6.07 TCA (6cc turbo/intercooler) - 180cv x 259 - p/p= 1,43

MWM - série 229
D229-3 (3cc aspirado) - 64cv x 336kg - p/p= 5,25
D229 (4cc aspirado) - 90cv x 396kg - p/p=4,4
TD 229-EC-4 (4cc turbo) - 122cv x 418kg - p/p=3,42
D 229-6 (6cc aspirado) - 134cv x 506kg - p/p=3,77

guilhermeabreu
23/09/2012, 22:46
GRANDE VICENTE

Esta ficando o CÃO aqui no forum em ??? Eu malandro velho , NÃO CONSIGO ACHAR AS COISAS e vc novinho foi lá e achou rapidinho , acho que estou é meio caduco mesmo VÉIO DEMAIS pra estar por aqui .

ABRAÇÃO E MUITO OBRIGADO .

valmirzuge
25/09/2012, 09:40
pessoal,

Alguem sabe se o motor 2.4 flex da s10 em substituicao ao opala 4cil fica bom no engesa? Vi que é um motor barato, leve, elastico e com muito giro. Meu uso é apenas pra trilhas e dificilmente ando acima de 80km/h.

Walter da Camper
25/09/2012, 10:50
Pelo que andei lendo nos tópicos do Jeep Willys, o pessoal tem tido dificuldade em adaptar a parte eletrôncia desse motor. Dizem que tem que usar não-sei-oque do painel da S-10 para o módulo eletrônico funcionar, além do acelerador eletrônico (...um potenciômetro!?!) ficar exposto à água.

valmirzuge
30/09/2012, 11:55
e mecanica hilux 2.8 alguem ja instalou no engesa?

uxio69
04/12/2014, 19:41
Li as 9 páginas do tópico, e o mais importante não foi dito. :shock:

Afinal Di Engesa, que motor vc colocou no Engesa? :mrgreen:

Flavio Junges Pereira
04/12/2014, 22:47
Meu caro DiEngesa, tenho um Engesa II, motor MWM 2.8, turbinado- interculado, caixa SW4, eixos de Troller, com pneus 33', e acho que a receita está de bom tamanho, anda muito, se preciso de força, tenho a reduzida.

O motor MWM 2.8 Sprinter, pesa a metade de um Q20b(que é um excelente motor, interessante custo/benefício) mas no quesito peso, fica demais para um jipe.

Se você usar para trilha a frente tem a tendência de cravar no barro, o que o torna mais difícil sair de atoleiros.

Se você tem algumas Dilmas a mais, vai de MWM, não vai se arrepender. Quanto ao consumo, fica um pelo outro, o meu faz 9Km/litro acima de 100Km/h, e se você tiver a paciência de andar abaixo de 80Km/h, faz até 12Km/l.

Um grande abraço e boa sorte na empreitada.

Flavio

Vicente Guimaraes
08/12/2014, 17:18
486335

Mais informações em XIX Encontro Nacional de Engesas, Campers e Outros 4x4: dias 4,5,6,7 de Junho de 2015 (http://zip.net/bjqn77)

guilhermeabreu
15/12/2014, 16:29
Como ficou bem paradão este tópico vai de novo minha opinião , tenho o CORAÇÃO VALENTE ( ENGESA F-I )com motor MWM 2.8 sprinter turbo/intercooler , no meu caso que uso para tudo tenho que ter uma relação que fica +- para asfalto e +- pra trilha , com isto estou com pneus 31 , e relação 13x46 , nesta configuração o motor deixa a desejar .

Para que ele ficasse mais esperto/tesudo teria que usar relação original 9x44 , desta forma ele vira o bicho mas a final não passa dos 95km/h , daí não serve para mim , logo não tenho como fazer ele ficar esperto e bom de asfalto ao mesmo tempo bom para trilha com o cambio CLARK 240V . Por isto afirmo que o MWM 2.8 é pouco motor para o ENGESA .

Assim como eu o FRANZLANA tb concordou comigo , ele tem um ENGESA F-III e estava tb com o MWM 2.8 e não aguentou a fraqueza do 2.8 , falei com ele e ele acabou trocando o MWM 2.8 pelo MWM 4.2 6CC , esta ainda nas mudanças , mas tenho certeza absoluta que ele vai ficar muito realizado como ENGESA dele com este novo motor .

Walter da Camper
15/12/2014, 22:45
Doc, tira os escorpiões do bolso e adapta logo um câmbio com 5ª overdrive:concordo:. De preferencia o da F-250, pois o da Band tem a 5ª com 0,83 ou seja, apenas 15% mais longa. A menos que esse número satisfaça os cálculos do seu caso específico.

Grande abraço.
Walter


Como ficou bem paradão este tópico vai de novo minha opinião , tenho o CORAÇÃO VALENTE ( ENGESA F-I )com motor MWM 2.8 sprinter turbo/intercooler , no meu caso que uso para tudo tenho que ter uma relação que fica +- para asfalto e +- pra trilha , com isto estou com pneus 31 , e relação 13x46 , nesta configuração o motor deixa a desejar .

Para que ele ficasse mais esperto/tesudo teria que usar relação original 9x44 , desta forma ele vira o bicho mas a final não passa dos 95km/h , daí não serve para mim , logo não tenho como fazer ele ficar esperto e bom de asfalto ao mesmo tempo bom para trilha com o cambio CLARK 240V . Por isto afirmo que o MWM 2.8 é pouco motor para o ENGESA .

Assim como eu o FRANZLANA tb concordou comigo , ele tem um ENGESA F-III e estava tb com o MWM 2.8 e não aguentou a fraqueza do 2.8 , falei com ele e ele acabou trocando o MWM 2.8 pelo MWM 4.2 6CC , esta ainda nas mudanças , mas tenho certeza absoluta que ele vai ficar muito realizado como ENGESA dele com este novo motor .

guilhermeabreu
16/12/2014, 00:06
Doc, tira os escorpiões do bolso e adapta logo um câmbio com 5ª overdrive:concordo:. De preferencia o da F-250, pois o da Band tem a 5ª com 0,83 ou seja, apenas 15% mais longa. A menos que esse número satisfaça os cálculos do seu caso específico.

Grande abraço.
Walter

GRANDE WALTÃO

É amigo , as vezes penso que nem tenho mais o ENGESA pois esta a 2 anos parado fazendo serviço com o fibreiro que não bota a mão no carro , estou bem desanimado .

Mas estou pensando em voltar a usar a relação 12x47 que fica bem melhor do que a 13x46 e eu já tenho ela .

Abraço

Vicente Guimaraes
16/12/2014, 14:32
É amigo , as vezes penso que nem tenho mais o ENGESA pois esta a 2 anos parado fazendo serviço com o fibreiro que não bota a mão no carro , estou bem desanimado .

Dr.Guilherme eu tenho a mesma sensação em relação ao Hulk... as vezes até esqueço que sou proprietário dele.. kkkkkkkk

Sobre o motor, até o momento não tenho muito que reclamar do Q20B, com a relação alongada (3,54) e pneus 285x75 (tamanho de um 33") anda bem na estrada... (não voa... não tem super aceleração.... mas dá pro gasto) eu quero alongar ainda mais a relação, já comprei as peças da relação 3,07. Só falta sair da "obra de igreja" do Plinio e mandar pro Rogério.

guilhermeabreu
17/12/2014, 01:19
Dr.Guilherme eu tenho a mesma sensação em relação ao Hulk... as vezes até esqueço que sou proprietário dele.. kkkkkkkk

Sobre o motor, até o momento não tenho muito que reclamar do Q20B, com a relação alongada (3,54) e pneus 285x75 (tamanho de um 33") anda bem na estrada... (não voa... não tem super aceleração.... mas dá pro gasto) eu quero alongar ainda mais a relação, já comprei as peças da relação 3,07. Só falta sair da "obra de igreja" do Plinio e mandar pro Rogério.

VICENTE

Vc esta no caminho certo , tenho certeza ABSOLUTA que ficará mais satisfeito ainda com a relação 3,07 .

Abraço e até TIRADENTES .

uxio69
17/12/2014, 18:06
GRANDE WALTÃO

É amigo , as vezes penso que nem tenho mais o ENGESA pois esta a 2 anos parado fazendo serviço com o fibreiro que não bota a mão no carro , estou bem desanimado .

Mas estou pensando em voltar a usar a relação 12x47 que fica bem melhor do que a 13x46 e eu já tenho ela .

Abraço

DOC, perguntinha básica: Por que vc não tirou o CV desse fibreiro e levou-o para outro, nem que seja em outra cidade? :mrgreen:

solanocardia
17/12/2014, 19:14
Dr. Guilherme, a algum tempo um rapaz divulgou seus serviços em fibra no grupo da Camper no Facebook. Parece que ele pega esse tipo de projeto, ele fica em Marechal hermes no RJ. Se tiver interesse posso procurar o contato dele.

guilhermeabreu
17/12/2014, 20:13
DOC, perguntinha básica: Por que vc não tirou o CV desse fibreiro e levou-o para outro, nem que seja em outra cidade? :mrgreen:


GRANDE UXIO

NÃO ME FAÇA PERGUNTA DIFÍCIL CARA , kkkkkkkkkkkkk , mas o caso é que fiz uma boa amizade com estes meninos e hoje fui lá ele fez algumas pequenas coisas e aqui na cidade só tem ganaciosos por dinheiro e nehuma consideração com a pessoa , já acostumei com eles , e não vejo como tirar deles , eles tem ótima boa vontade nas adaptações como as do vidro elétrico , ninguem faz o que eles fazem , ou seja ficam bolando , projetando e se não der certo desmancham tudo e faz de novo com a maior boa vontade e no final não cobram por 2 ,3 até 4 serviços de M.O se desmancharem 4x , o capô tem um amortecdor que é tão forte que fica levantando um lado do capô ele falou que vai chumbar um cano em forma de U para enrigecer a extrutura do capô e ele não ficará mais torcendo qdo levanta por um lado , adaptou o fecho do capô do GOL , e vou retirar aqueles fechos originais externos que teimam em cair para dentro e qdo fechamos o capô que fica mordendo os fechos , vai colocar o puxador de abrir dentro do carro , os meninos são muito bons no que fazem , são pessoas de muito boa índole , eles me falaram que me entregava antes do fim de ano , agora tenho medo de que não fique pronto para o IX ENCONTRO que será em junho do ano que vem , kkkkkkkkkkkkkk .

Mas valeu pela preocupação , sei que vc já passou muita raíva com isto , acompanhei tudo do GALEGO .

Abração

guilhermeabreu
17/12/2014, 20:22
Dr. Guilherme, a algum tempo um rapaz divulgou seus serviços em fibra no grupo da Camper no Facebook. Parece que ele pega esse tipo de projeto, ele fica em Marechal hermes no RJ. Se tiver interesse posso procurar o contato dele.

Caro amigo SOLANOCARDIA

Agradeço de coração a sua intenção de me ajudar , mas pelos motivos acima descritos vou ficando por aqui mesmo .

Forte abraço

eduardoml
16/08/2015, 16:09
Dr.Guilherme eu tenho a mesma sensação em relação ao Hulk... as vezes até esqueço que sou proprietário dele.. kkkkkkkk

Sobre o motor, até o momento não tenho muito que reclamar do Q20B, com a relação alongada (3,54) e pneus 285x75 (tamanho de um 33") anda bem na estrada... (não voa... não tem super aceleração.... mas dá pro gasto) eu quero alongar ainda mais a relação, já comprei as peças da relação 3,07. Só falta sair da "obra de igreja" do Plinio e mandar pro Rogério.

Olá Vicente,
Peço desculpas por ressuscitar este tópico pra isso, mas quanto ficou a capota feita com o Plínio? Ele ainda pega este tipo de serviço?

Só queria ter uma noção do range de preço! Obrigado

Vicente Guimaraes
17/08/2015, 13:17
meu carro ainda não está pronto.... 3 anos no Plinio...

eduardoml
17/08/2015, 21:30
bastante tempo mesmo, minhas condolências!

Walter da Camper
17/08/2015, 21:34
Alguém que priva um homem de seu jipe por tanto tempo certamente não é merecedor do paraíso.

tecnica
18/08/2015, 10:30
Nem fale. Devia ser considerado crime hediondo. Eu mesmo to adaptando o 2.8 no meu FII, e ja estou a um ano nessa. Nem posso xingar ninguem, exceto eu mesmo.

Eduardo Velo
18/08/2015, 11:53
Fala Alexandre td bem contigo ... me passa seu email ...
O Seu Fase 2 ta OK ??

tecnica
19/08/2015, 11:38
Mestre Edu, estamos ai na luta. Meu email é tecnica@picapesgm.com.br ;)

O F2 ta em acabamento, conjunto mecanico posicionado, cardans feitos, calços, funeca do assoalho e firewall, agora to indo pros finalmente, chicote, mangueiras, intercooler.....adaptação é trampo que parece não acabar nunca... e detalhe, eu to fazendo tudo praticamente sozinho. Cunhadao me ajuda com a usinagem, Jacques (lembra dele?) me ajudou com a parte do powertrain, e vamos fazendo. Mais 2 meses roda rs rs rs rs rs