Ver Versão Completa : Snorkel DIY
Marcelo Vertical
02/04/2012, 17:45
Pra quem tem espírito de Professor Pardal, vou postar minha saga na elaboração de um snorkel DIY.
Tudo começou quando decidi pelo equipamento produzido pelo Fabrício da FABRICO, liguei para ele para comprar o dito e ele me informou que infelizmente não produzia mais devido a baixa demanda. Ele também me disse que havia algumas peças avulsas sobrando e que poderia me vender caso eu desejasse fazer um DIY. Fui até a oficina dele peguei umas dicas e saí de lá matutando um pojeto para a parte principal do snorkel que era a flange que faz a interface da parte interna (motor) com a parte exterma (ambiente). Fiz alguns desenhos em escala e em alguns dias fui ao ferro velho e comprei um tudo de 3"e uma chapa de 3,00 mm para fazer a tal flange. Cortei dois pedaços de tubo - um a 30º (externo) e outro a 45º (interno), cortei a chapa conforme a tampa de plastico superior do para lamas fiz um estudo dos angulos ideais para posicionar os tubos na chapa soldei tudo e finalmente saiu a flange conforme as fotos.33951533951633951733951833951933952033952133 9522
Na semana passada fui de novo falar com o Fabrício e comprar as peças que ele havia me oferecido: tubo da chaminé, o chapéu da chaminé, as abraçadeiras para fixação do tubo na coluna da viatura. Tirei algumas dúvidas e fui na casa de borrachas comprar os magotes externo e interno.
Finalmente no sábado fiz a instalação completa do snorkel e ficou bastante satisfatório o resultado :grin::339523339524339525.
Toda tubulação usada é de 3" garantindo um bom fluxo de ar para o filtro. É isso, qualquer dúvida ou dica estou à disposição.:concordo:
:palmas:Marcelo, muito bacana, ta de parabéns!!!!:palmas:
me tira so umas dúvidas, na flange como foi feita a solda??? e que massa é aquela utilizada??? como foi feita a pintura????
fiquei muito interessado, mas gostaria de fazer saindo pela lateral, vc saberia se o Fabrício teria ainda o tubo e a chaminé??? e vc poderia dizer quanto pagou por essas peças???
desculpa o tanto de perguntas é q gostei bastante do DIY, Abraço, Pedro
Somente o chapéu foi comprado de um snorkell de vitara.
339582
Alexandre Tietsche
02/04/2012, 22:55
339582
Acho muito legal este modelo.Tem dicas de como fazer ?
A chaminé.... melhor instalar um pré filtro!!!
Barato e mais eficiente!!!
O snorquel do Fabricio era realmente bem feito.
Apesar do custo mais elevado, valia cada centavo.
Abs.
339582
Mistura, minha intençao e algo semelhante ao seu, seria possivel dar mais detalhes da fabricaçao????
abraço. Pedro
A chaminé.... melhor instalar um pré filtro
Abs.
Loras como seria esse pré filtro???
Petcho, tem algumas fotos no tópico da minha Toyota.
Basicamente ele usa a força centrifuga da entrada do ar para separar partículas do ar aspirado pelo motor.
Fiz um resumo sobre as opções de pré filtro.
Vou publicar em breve. Aviso por aqui.
Abraço,
fico no aguardo Loras, enquanto isso vou procurar o topico da toyota
abraço e agradeço desde já, Pedro
Marcelo Vertical
03/04/2012, 09:10
:palmas:Marcelo, muito bacana, ta de parabéns!!!!:palmas:
me tira so umas dúvidas, na flange como foi feita a solda??? e que massa é aquela utilizada??? como foi feita a pintura????
fiquei muito interessado, mas gostaria de fazer saindo pela lateral, vc saberia se o Fabrício teria ainda o tubo e a chaminé??? e vc poderia dizer quanto pagou por essas peças???
desculpa o tanto de perguntas é q gostei bastante do DIY, Abraço, Pedro
Olá Petcho
Obrigado pelos elogios.
A solda eu fiz com eletrodo revestido (elétrica normal), depois de esmerilhar para uniformizar a superfície apliquei massa plástica e lixei bem para ficar com aspecto agradável, apliquei um fundo (primer universal) com pistola e depois pintei com bate pedra também com pistola.
Acho que o Fabricio ainda tem sim as peças, com ele gastei R$ 380,00. Na loja de borrachas gastei R$ 357,00 e no ferro velho R$ 35,00. Tudo ficou em R$ 772,00.
Optei por esse modelo por que além de permitir a tubulação de 3" por todo o caminho também tem a montagem mais acessível do que a lateral que necessita a desmontagem de várias peças que achei muito trabalhoso.
Abs.
Marcelo
fervitaracampinas
11/05/2012, 12:43
Poxa ficou muito bom e pocurando como fazer pra minha explorer 94 vou opitar por copiar de voce rsrsrs só o respirador que custa 90 reais o resto tenho tudo aqui na oficina , mas uma duvida , acho que posso deixar a caixa do filtro no mesmo lugar né ?porem tampando a entrada original que é do outro lado ou colocar uma curva na posição original da entrada de ar , me da uma dica me ajuda , abraços e parabens pelo projeto .
Marcelo Vertical
11/05/2012, 13:28
Poxa ficou muito bom e pocurando como fazer pra minha explorer 94 vou opitar por copiar de voce rsrsrs só o respirador que custa 90 reais o resto tenho tudo aqui na oficina , mas uma duvida , acho que posso deixar a caixa do filtro no mesmo lugar né ?porem tampando a entrada original que é do outro lado ou colocar uma curva na posição original da entrada de ar , me da uma dica me ajuda , abraços e parabens pelo projeto .
No meu caso, a caixa do filtro ficou sim no mesmo lugar apenas tive que girar a mesna uns 90º para possibilitar a instalação do mangote interno. E Explorer eu não sei como é.
Abs.
poeckster
12/05/2012, 15:55
Olá Petcho
Obrigado pelos elogios.
A solda eu fiz com eletrodo revestido (elétrica normal), depois de esmerilhar para uniformizar a superfície apliquei massa plástica e lixei bem para ficar com aspecto agradável, apliquei um fundo (primer universal) com pistola e depois pintei com bate pedra também com pistola.
Acho que o Fabricio ainda tem sim as peças, com ele gastei R$ 380,00. Na loja de borrachas gastei R$ 357,00 e no ferro velho R$ 35,00. Tudo ficou em R$ 772,00.
Optei por esse modelo por que além de permitir a tubulação de 3" por todo o caminho também tem a montagem mais acessível do que a lateral que necessita a desmontagem de várias peças que achei muito trabalhoso.
Abs.
Marcelo
massa plastica é a salvação dos meus projetos, pelo menos no estético das soldas, uma dica: existem massas prontas em tubos igual a pasta de dente, sem precisar de catalizador, muito pratico e seca rapido tb. tem em boas lojas de tinta.
Desenterrando o tópico...
Poderia passar a especificação dos mangotes?? estou com dificuldade de achar com 3" e longo igual a esses. quero fazer saindo igual a esse saindo por cima. Tenho até a curvadora de tubos aqui e tudo mais... só não acho as mangueiras.....?!?!?!?!?
Se mais alguêm souber posta ai!!!!