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Ver Versão Completa : Freelander 2005



Rafael Hadad
02/04/2012, 12:51
Olá Amigos,

sou novo por aqui e achei muito bacana o site.

Estou querendo comprar ums freelander 2005 hse, e queria recomendaçoes. é um bom carro? da muita manutenção?

usarei para ir de sp ao litoral toda semana mas na grande parte em ruas asfaltadas.

andei pesquisando e me falaram que este carro da muito problema na barra de direção é verdade?

grato

LeandroDelSanto
02/04/2012, 21:10
Existe um tópico parecido com o seu, o qual respondi recentemente e contei as impressões e problemas que tive com a minha:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/102069-freelander-2-5-hse-05-06-aguem-ai-poderia-me-orientar.html

Dá uma olhadinha aí nos comentários...

Acrescentando ao que eu disse ali...

Fiz duas viagens com a minha recentemente: Curitiba - Paraguay e também Curitiba + Blumenau, Camboriu (Santa Catarina)

e me supreendi com as médias de consumo dela, tem ficado em torno de 9,5 na estrada... Logo, creio que você não terá grandes problemas com isso, já que vai acabar viajando bastante (no transito pesado a minha cai pra uns 6 por litro)

Sobre a barra de direção não tenho condições de responder!

no mais - tirando os problemas iniciais que tive com a minha - é o carro perfeito! Se me tirassem ela e devolvessem a grana paga, sei lá que carro escolheria, sinceramente não tem nada nessa faixa de preço tão legal e pelo menos compatível com ela!

Rafael Hadad
13/04/2012, 11:55
Muito obrigado Lenadro, comprei a minha 2004/2005 com 50.000km, zerada show de bola, estou muito feliz com o carro.
Existe um tópico parecido com o seu, o qual respondi recentemente e contei as impressões e problemas que tive com a minha:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/102069-freelander-2-5-hse-05-06-aguem-ai-poderia-me-orientar.html

Dá uma olhadinha aí nos comentários...

Acrescentando ao que eu disse ali...

Fiz duas viagens com a minha recentemente: Curitiba - Paraguay e também Curitiba + Blumenau, Camboriu (Santa Catarina)

e me supreendi com as médias de consumo dela, tem ficado em torno de 9,5 na estrada... Logo, creio que você não terá grandes problemas com isso, já que vai acabar viajando bastante (no transito pesado a minha cai pra uns 6 por litro)

Sobre a barra de direção não tenho condições de responder!

no mais - tirando os problemas iniciais que tive com a minha - é o carro perfeito! Se me tirassem ela e devolvessem a grana paga, sei lá que carro escolheria, sinceramente não tem nada nessa faixa de preço tão legal e pelo menos compatível com ela!

LeandroDelSanto
13/04/2012, 16:37
Que cor é? Interior preto ou bege? Lança umas fotos ai! haha

Stanley Tesch
01/05/2012, 22:24
Olá pessoal.. Gostaria de deixar meu registro neste tópico, pois comprei uma Freelander 2003 em dez de 2011 e algumas coisinhas já aconteceram.
Estou muito satisfeito com o carro, apesar de ter gasto entre 2mil e 3mil com manutenções. Nada grave. Gastei porque eu realmente quis.
Depois de rodar todos os anúncios do Webmotors, decidido em comprar uma Freelander 2005/2006, escolhi o 6º carro que visitei em SP. De 6 carros que visitei, cinco eram de agência e um particular. Quatro estão anunciadas até hoje, pois estão em um estado lamentável, mesmo com o preço atraente. Uma delas estava com 4 pneus completamente carecas (obviamente trocados na própria agência, pois seria impossível rodar com os mesmos) e a forração de teto interna completamente descolada, quase encostando na cabeça dos passageiros. Outra parecia um ônibus soltando fumaça igual a uma churrasqueira, e o vendedor disse que era apenas "vapor dágua".
Enfim, não estou aqui pra falar disto. Acabei escolhendo a mais nova de todas que por ironia, foi uma 2003 HSE verde-bege com 68mil rodados muuuuito conservada.

Manutenções:

1-Água pingando do reservatório:
Um belo dia, cheguei no posto e meu carro não tinha água. 3 dias antes estava cheio. Levei em uma oficina aqui em SP e não detectaram o vazamento e o mecânico alegou que este problema é comum em FL 1. O conserto seria a troca da bomba dágua. Moleza: basta retirar as correias e abrir o motor para a troca da bomba dágua. Custo: substituição da bomba e do kit correia dentada sairia pra lá de 5mil, mas ele me disse que, como este vazamento não é crônico, basta observar... Fiz a limpeza do arrefecimento, coloquei fluido novo e observei, observei e... não é que parou de vazar ?

2-Freio dianteiro: Parecia um caminhão... Fazia um esporro quando freava que me deu um certo desgosto. Levei na oficina novamente e troquei disco e pastilhas. O disco já tinha tomado todos os passes possíveis. As pastilhas estavam gordas, mas eram de uma marca chamada "Original_Parts". Já li sobre esta pastilha e realmente é muito barulhenta. Quando troquei as pastilhas e o disco, o mecânico viu que existia uma folga de 2cm na barra de direção que estava um pouco empenada e as borrachas ja estavam completamente desgastadas. Troquei tudo. Gastei 2.250,00 e o carro continuou a fazer o mesmo barulhão ao frear. Levei outra vez na mesma oficvina e constatei que o mecânico colocou a mesma marca de pastilhas "Original_Parts". Trocaram as pastilhas outra vez por outra marca e o barulho desapareceu.
Custo das peças na Land Rover:
Mais de 5mil, pois só vendem a barra de direção completa (inviável).
O mecânico mandou enxertar as buchas e desempenou minhas barras por 700,00 (solução)
Discos novos - 750,00 o par.
Pastilhas - 450,00.
Mão de obra inclusa no valor das peças.

Não rodo muito com o carro, mas já fui ao Rio e voltei pra SP. O tanque de gasolina não foi suficiente nem na ida nem na volta, pois peguei um trânsito animal que aumentou 2h meu tempo de viagem. Fui e voltei numa boa. Alguns momentos na Dutra, tive o prazer de esticar a 150/160 km/h e nem se ouvia o barulho do motor... nada chacoalhava no carro... uma delícia.

3-Vidro traseiro do porta malas: um baita susto: um belo dia, no supermercado, minha porta da mala não abria... Putzzz!! Lá vem outra facada... Qualquer motor de vidro elétrico ou porta malas é uma facada na costela. Levei na oficina e descobri que o vidro estava apenas "colado no trilho", impossibilitando a porta de abrir, pois só abre após o vidro descer uns 3cm. Um WD resolveu muito bem.

Definitivamente, acho que ocorreram manutenções básicas, que poderiam ser feitas em qualquer carro, importado ou nacional. Foi caro ? Sim, foi muito caro... Penso que investi no meu carro que pra mim é um Land Rover, que é mais que apenas "um carro".
Imagina gastar tudo isso numa Ecosport ? Isso sim seria dor de cabeça.

No demais, estou apaixonado pelo meu "Hippo" (nome que batizei minha Freelander, pois na capa do step tem a foto de um hipopótamo num lago com a mesma Freelander acompanhando)

344406

dodezaine
02/05/2012, 11:43
Opa, eu tenho uma SE 2005. Rodo todo o dia, em um ano fiz 40.000km. Já fui a punta del est, montevideu, foz do iguaçu, Ilha bela, etc. Ando pra cacete.

Ela dá manutenção sim, a minha era de único dono, tudo feito em concessionária, com carimbo no manual. Pneu, quando for trocar, prepara pelo menos R$3.500,00 - não aconselho a pegar pneu marca diabo, é aro 18 e tem 180cv.

Peças, o que dá eu importo e levo na eurobike pra trocar, os caras odeiam mas fazem.
Barra de direção nunca deu problema. Já foi mais de R$10.000,00 de manutenção, fora o seguro e IPVA.


Agora o tesão que o carro dá, de andar na chuva, com 4x4 não tem preço. Parece que quanto mais feio fica o tempo mais divertida é a viagem. Por isso, trocar a land rover só por outra.

LeandroDelSanto
03/05/2012, 00:25
Por isso, trocar a land rover só por outra.

Sempre sonhava com a Freela, e agora que tenho, sonho com uma BMW X3 ^^

Se bem que, as Discovery parecem ser um show a parte (e pelo que comentam nesse fórum, é o caminho "natural" ir de Freebie para Disco, né)... bom, só o tempo vai dizer!

E acho que a minha nao sai de casa tão cedo, pois eu mesmo pretendo ficar com ela no mínimo uns 5 anos, e meu pai já falou que pegará pra ele se um dia eu quiser trocar, haha!

Roberto FL
05/05/2012, 01:12
amigos fl

esse jipe inaugurou um seguinto, foi o mais vendido na europa por anos. O cross fox, ecosport etc e tudo cópia safada da freelander. nada disso é a toa: o carro é bom no geral e tem pegada até pra uma lama. Para comprar usado que é um problema. O carro em si é complicado assim como foi a disco 2. logo, se vai comprar um, tem que tomar muito cuidado: carro blindado só custar 20k pra baixo. blindagem acaba com o carro. antes de comprar, faça uma vistoria cautelar e manda num mecanico OBRIGATORIAMENTE. caso contrario vc pode estar comprando uma bomba relogio. e custa caro pra dedeu essa marca... porrtanto, se realmente quiser um carrinho destes, vai ver um com quem entende. boa sorte

Balau
13/05/2012, 20:40
Salve Salve Amigos !

Me chamaram de Doido , troquei meu New Fiesta 2010 1.6 com 10.000km numa Free 2005 ... com 70.000km rodados . De lata e interior , nunca imaginei um carro deste ano tão conservado ... novíssima .... Peguei na agência , uma semana depois meu carro deu um problema , pelo que li por aqui , comum nos Freelander .. bobina , levei na agência ( na garantia ) o cara trocou as velas e uma bobina , tudo ok , resolveu .
To encantado com o carro , fino demais , potente , seguro ... enfim , tudo de bom , se fosse na época de solteiro eu tava feito ......
Esta semana dei uma mancada ... levei meu carro numa loja de equipamentos para colocar aquele sensor que levanta os vidros no controle ... o merda gastou três dias , não conseguiu colocar a parada , e pior ... meu carro ta descarregando a bateria .... ah ! mais um detalhe o teto solar não abre mais , só levanta na posição 1 e faz um barulho trec trec e não abre ... 1º Lição pra ter um Land Rover , manutenção , só com pessoas que conhecem mesmo , não necessariamente em autorizadas , mas pelo menos em oficinas de qualidade ... to levando o carro para uma elétrica aqui em BH , espero que os danos não seja grandes , mas simples erros de ligação do cabeça de bagre que mexeu no carro.
AH ! outro ponto , meu carro tbm faz um barulhão danado ao freiar , tipo onibus mesmo , vou seguir o conselho do Stanley e olhar isto.
Abs a todos !!!!!!!!

LeandroDelSanto
14/05/2012, 15:57
Barulho de freio a minha também faz! Mas ainda suportável...
Mas tenho em mente a troca de pastilhas pelas originais Land Rover também!

SM-S
15/05/2012, 11:26
Balau e Leandro,
Sobre esse barulho no freio, vou passar a minha experiência. Não ajuda muito, mas pode ajudá-los a pensar em uma solução.
A minha FL começou com esse barulho (um som bem agudo) quando ainda estava na garantia. Pela nota fiscal, vi que o dono anterior tinha substituído as pastilhas com 10 mil km. Comigo começou o barulho com uns 40 mil km, ou seja, as pastilhas estavam com 30 mil km. Na ccs, me falaram que essa era uma característica da pastilha da FL e que não adiantaria eu trocar. Tentei o uso de um produto chamado “anti-chio”, mas a melhora não durou uma semana.
Na revisão de 60 mil km, troquei as pastilhas por outra original. O barulho sumiu, mas voltou com uns 12 mil km de uso. Com 20 mil km fiz uma aposta nas pastilhas Greenstuff, da EBC, por recomendação de alguém aqui do fórum 4x4. Essas pastilhas supostamente seriam melhores que as originais: duram mais, fazem menos barulho e produzem menos pó (aquele pó preto que suja as rodas dianteiras). Ainda não dá para falar sobre a durabilidade, mas, após 20 mil km rodados, posso dizer que ela realmente solta menos pó e que o barulho já está retornando. Já estou me conformando em trocar as pastilhas a cada 20 ou 25 mil km, afinal elas custam pouco lá fora.
Agora o carro está com quase 100 mil km e às vezes vibra um pouco quando freio, sinal de que o disco precisa de um passe (nunca dei passe nos discos desse carro até hoje). Decidi aproveitar o embalo e trocar logo os discos e as pastilhas de uma vez.
Como falei, não sei a solução para o problema, mas se alguém disser que trocou pela pastilha da marca X e tudo se resolveu, desconfiem, pois o cara pode estar tão iludido como eu estava. Eu me empolguei com as trocas de pastilhas, mas a alegria durou pouco. Se vocês me perguntassem em janeiro desse ano, eu apontaria a pastilha EBC como solução para o problema. Hoje eu a considero no máximo um paliativo.
Teve um forista aqui do 4x4 Brasil que relatou um "embuchamento" dos freios, mas parece que é para solucionar outro tipo de barulho. Não vai nos ajudar.

dodezaine
15/05/2012, 22:06
Eu embuchei o freio pq o meu batia em rua de calçamento sem frear, quando pisava no freio o barulho sumia.

Agora pastilha de freelander 1 durar mais q 20.000 km nao existe.

SM-S
15/05/2012, 23:32
Pois é, o embuchamento não vai ajudar.
Quanto à durabilidade das pastilhas, admito que posso ter superestimado. Comprei o carro com 23 mil km e supus que a última troca tinha sido a da nota fiscal, com 10 mil km. Mas é possível que o dono anterior tenha trocado novamente as pastilhas pouco antes de me vender a viatura. Mas entre 23 mil km e 60 mil km usei o mesmo jogo com certeza. Dá 37 mil km.
Essa coisa de durabilidade de pastilha de freio deve depender do estilo de direção do motorista, entre outros fatores. Mas o principal fator é o “olhômetro” do mecânico. Tenho outro carro e ele tem o sensor de desgaste da pastilha. Quando o jogo de pastilhas tinha 30 mil km de uso, o mecânico disse que estava gasto e que precisava trocar. Eu falei que iria esperar o sensor acusar o desgaste. Pois bem, o aviso só pintou com 55 mil km, 25 mil km depois do “olhômetro” indicar desgaste excessivo. Minha opinião, hoje, é que quando o carro não tem sensor a gente acaba trocando muito cedo as pastilhas, até para evitar o desastre de estragar o disco de freio. A questão é justamente o quanto de prudência devemos ter. Na dúvida, talvez o mais correto seja trocar com 20 mil km mesmo. É um item muito barato.
Se eu trocar as pastilhas nas próximas semanas, vou tentar fotografar a nova e a usada para comparar.

E1000lio
16/05/2012, 20:51
boa noite. houvi falar sobre a queima das bobinas da freelander. alguem tem algo a comentar sobre o assunto? obrigado.

neilsonhenriques
17/05/2012, 11:54
Mas entre 23 mil km e 60 mil km usei o mesmo jogo com certeza. Dá 37 mil km.
Essa coisa de durabilidade de pastilha de freio deve depender do estilo de direção do motorista, entre outros fatores. Mas o principal fator é o “olhômetro” do mecânico. Tenho outro carro e ele tem o sensor de desgaste da pastilha.

Quando tinha um Freelander, trocava as pastilhas de 24.000 em 24.000 km e salvo engano, elas tinham sensor de desgaste.
No painel do carro tem uma luz vermelha mais ou menos nesse formato -> (O)
Ali é onde fica indicado o estado de desgaste das pastilhas.

Abraço ! :concordo:
Neilson

SM-S
17/05/2012, 20:05
Neilson,
Quando pesquisei a compra da pastilha verifiquei essa questão do sensor e vi que as pastilhas indicadas para a FL 1 não têm sensor. Dei uma olhada no manual RAVE e também não há menção ao sensor. As últimas pastilhas que coloquei nela certamente não têm sensor. Agora fiquei encucado com essa possibilidade que vc levantou. Vou tentar verificar diretamente no carro.
Valeu!

neilsonhenriques
18/05/2012, 12:30
SM-S,

Eu tinha salvo em outro HD uma discussão em um fórum onde afirmavam que a FL1 tem sensor, mas um mecânico especializado lá de fora matou a charada, não tem sensor. A verificação de vida útil das pastilhas é feita através da medição da pressão do fluído de freio. Quando as pastinhas se aproximam do fim da sua vida útil, há uma diferença nessa pressão e a ECU sinalizada no painel nessa luz vermelha com o formato (O) e uma exclamação no meio.

Abraços,
Neilson

SM-S
18/05/2012, 16:52
Neilson,
Muito interessante esse mecanismo. Substitui o sensor de uma forma inteligente. O único senão é que essa luz parece ser a mesma que acende quando o fluido de freio está baixo. Pode confundir o motorista. Eu provavelmente nunca vou testar o mecanismo. Você deve ter notado que tenho pé leve para frear, sou um grande economizador de pastilhas:). Mas pelo jeito tenho o "poder" de torná-las barulhentas com pouco tempo de uso. A oficina onde levo minha viatura atende outras FL e o mecânico diz que eu sou o único a reclamar do assovio nos freios. Vai entender...
Abs,
SM-S

neilsonhenriques
22/05/2012, 14:16
Neilson,
Muito interessante esse mecanismo. Substitui o sensor de uma forma inteligente. O único senão é que essa luz parece ser a mesma que acende quando o fluido de freio está baixo. Pode confundir o motorista. Eu provavelmente nunca vou testar o mecanismo. Você deve ter notado que tenho pé leve para frear, sou um grande economizador de pastilhas:). Mas pelo jeito tenho o "poder" de torná-las barulhentas com pouco tempo de uso. A oficina onde levo minha viatura atende outras FL e o mecânico diz que eu sou o único a reclamar do assovio nos freios. Vai entender...
Abs,
SM-S

SM-S,

Eu também achei legal, embora concorde que deveria ser um indicador diferente, mas nesse caso a pastinha realmente teria que ter sensor. :pensativo:

De fato você é uma excessão. Durante o tempo que tive FL (~ 75.000 km), troquei as pastilhas 3 vezes e felizmente nenhuma delas a pastilha assobiava.

Abraço, :concordo:
Neilson

krolcat
17/06/2012, 01:01
Preciso de ajuda urgentemente!!!

Meu pai arrematou uma Land Rover Freelander 5DR 25L 2005/2005 num leilão recentemente. Vimos o carro antes e estava aparentemente bom. Constava que o carro ligava e tal. Arrematamos o carro por 17 mil reais.

O carro saiu do pátio rebocado, sendo colocado no reboque por uma empilhadeira. Ao chegarmos em casa, ingrata surpresa: as 4 rodas do carro estão travadas!!!!!

Meu pai foi na Land Rio e eles disseram q só levando o carro lá, mas tem que ter a documentação do carro. Mas como? O leilão leva até 90 dias, eu acho, para fornecer os documentos.

Enquanto isso, meu pai já tentou de tudo. Arrumou um mecânico que disse que o problema era na caixa de transmissão do carro. Notamos também que as rodas estão com os aros meio amassados por dentro...

Sei que é mto difícil alguém nos ajudar assim no escuro, mas gostaríamos de uma luz, pq o carro está dormindo há uma semana na rua, pq não conseguimos colocá-lo na garagem.

Roberto FL
05/07/2012, 23:56
Preciso de ajuda urgentemente!!!

Meu pai arrematou uma Land Rover Freelander 5DR 25L 2005/2005 num leilão recentemente. Vimos o carro antes e estava aparentemente bom. Constava que o carro ligava e tal. Arrematamos o carro por 17 mil reais.

O carro saiu do pátio rebocado, sendo colocado no reboque por uma empilhadeira. Ao chegarmos em casa, ingrata surpresa: as 4 rodas do carro estão travadas!!!!!

Meu pai foi na Land Rio e eles disseram q só levando o carro lá, mas tem que ter a documentação do carro. Mas como? O leilão leva até 90 dias, eu acho, para fornecer os documentos.

Enquanto isso, meu pai já tentou de tudo. Arrumou um mecânico que disse que o problema era na caixa de transmissão do carro. Notamos também que as rodas estão com os aros meio amassados por dentro...

Sei que é mto difícil alguém nos ajudar assim no escuro, mas gostaríamos de uma luz, pq o carro está dormindo há uma semana na rua, pq não conseguimos colocá-lo na garagem.

Caro amigo aventureiro: voce pagou uma bagatela de 17 mil num carro que se bem cuidado passa dos 40. Me parece que rodas travadas e tudo mais precisa de um mecanico que sabe de LR e etc, mas veja: aparentemente talvez valha a pena vender as peças. Faz um orçamento quanto fica para colocar o carro de pé... depois pensa!

Steveservice
11/07/2012, 22:27
Boa noite galera ,sou novo aqui no Forum e, acabei de comprar uma freela 2006 verde com interior bege . O carro tá com 65K ,mas parece novo ,pois não tem um arranhão sequer .Vou levar para dar uma geral no estofamento ,pois não sei quem andou sentando nele! rsrsrs, desci a serra de Teresópolis e peguei a 040 ,como anda gostoso esse carro ,andei vendo aqui no forum que alguns participantes andaram falando sobre a desaparecimento do liquído de refrigeração do motor .Gostaria de saber se seria aconselhavel a colocação de um sensor de temperatura no bloco do motor ,pois em caso de vazamento ele poderia avisar sobre o aumento da temperatura antes que o problema fique serio,porque queimar a junta e quebrar o motor sai bem mais caro que o sensor.
Desde já agradeço a atenção de todos . Ps. a minha mulher já está com ciúmes do carro !

feryamagami
25/02/2014, 08:58
Bom dia! Tenho uma Freelander HSE 2005 - 4 portas, o vidro lateral (lado do passageiro) do porta malas quebrou e não encontro, o forro do teto também está descolando e não sei quem arrume. Preciso fazer estes dois serviços para vender o carro. Alguém conhece quem faça estes serviços? Abraços!

EddieRoque
16/08/2019, 11:46
bom dia a todos alguem recomenda algum lugar em são Paulo para revisar uma freeland 2005

obrigado