Ver Versão Completa : motor de biz 100 gera quantos amperes?
joao cj3a
02/04/2012, 10:00
pessoal estou terminado um buggy para minha filha e estou na parte eletrica, comprei um motor de biz com partida eletricae queria seber quantos amperes e watts gera o alternador do motorzinho, não consgo achar esta informação até no manuaisdemotos.com.br a infomeção que consta não muito clara.
estava precisando desta informação de amperagem para ver se posso colocar um blower de barco para refrigerar o motor junto com as demais traquitanas de iluminação (farós ed 55W luz de freio e prisca).
algem pode me ajudar?
obigado.
joao
Angelo Avelar
02/04/2012, 21:21
usa led que o consumo é
baixo
gbombana
02/04/2012, 22:17
To com o mesmo problema, só que eu tenho um motor de strada 200 e preciso que ele carregue uma bateria de 60 ah para tocar uma ventoinha e farois.
fag.online
03/04/2012, 08:14
Faz a adaptação de um alternador na saida do motor.
Mete uma polia + correia + alternador e pronto.
joao cj3a
03/04/2012, 10:34
até pensei em colocar um alterannador mais ai fica complicado e pesado, ai optari por colocar uma ventoinha tocada pelo motor com correia também.
o problema destes motore é que ára tocar uma polia tem de abrir o magneto e colocar uma extensão e não acho que seja conveniente.
já se optar por colocar na saida da corrente só funciona quando estiver engatado e tem uma inércia grande para começar a gerar.
no manual da biz que o alternador tem capacidade de 78w a 5000 rpm, mas eu prcisava da amperagem pois a ventoinha está em aperes, aqinda tem a quesõ do farol que ultapassa fácil isto 2X50w.
seria minha ultima opção um alternador mas... qual o menor que encontro? a maioroa tem quase o temanho do motor da biz rsrsrsr.
joao
fag.online
03/04/2012, 11:06
Amigo, do motor da biz sa uma correia pra tracionar os pneus certo.
Acredito que vc tenha feito eixo rigido atras e posto uma mensageira. É isso?
Se foi isso, poe mais 1 mensageira do lado dessa, e na ponta da polia do alternador poe outra mensageira.
Liga os 2 com corrente e pronto. Resolve teu probela.
joao cj3a
03/04/2012, 11:43
valeu fag, acho que está caminhando para esta sua solução, estou vendo alterandores mas o que me pareceu mais interessante foi o dinamo de fusca, barato, já tem ventoinha para refrigerar o motor e tem peça em qualquer esquina, só fico na dúvida quanto a roração mínima para funcionar...
bão queri acolocar mais nada pendurado mas não vai ter jeito pelo visto rsrsrs
joao
Pedrão B.
03/04/2012, 12:10
João,
É simples, é só dividir a potência(W) pela Tensão(V) e terá a Corrente(A) que de acordo com as informações fornecidas é de 6,5A.
Considerando 12V e 78W.
Devem ter alternativas de aumentar a capacidade do próprio magneto da moto...
[]'s
joao cj3a
03/04/2012, 15:10
Perdão, se tivesse uma alternativa de aumentar usando ao magneto da moto seria excelente, mas infelizmente não manjo de elétrica, para voce ver que nem usar a formula do RUI eu lembrei.
fag.online
03/04/2012, 15:41
Posta fotos da gaiola, quem sabe a gente tem alguma outra idéia mirabolante, rssssss
joao cj3a
03/04/2012, 15:52
vou postar mas não é ima gaiola é um mini buggy, a gaiolinah que vou fazer vai ter motor de agrale já para não ter este problemas rsrsr
bom para o blower o motor não tem problemas pois ocnsome 3,8 amperes, já os faróis... 8,5, usei um blower de barco yellowTAIL™ 3” Blower - SHURflo (http://www.shurflo.com/marine-products/yellowtail-inline-blowers/yellowtail3-bblower/default.html#tab03), paguei 58,00.
Pedrão B.
03/04/2012, 16:30
João,
Dá uma pesquisada em fóruns de motos, pois já ví várias pessoas indicando profissionais que re-enrolam estatores de magneto para aumentar a capacidade do mesmo. Mas não deve ser algo difícil não...
[]'s
cara a bateria da biz eh de 12v 6a e a lampada do farol eh de 32w lembrando que eh so uma essa de enrolar o estator gera mais potencia na saida para a bobina que gera a centelha mais forte deixando a moto com um pouco a mais de potencia nada que seja notável o gerador de energia não tem como adulterar pois teria que trocar td sistema eletrico da moto mudando sua capacidade
Lucas L F75
04/04/2012, 07:31
De idéias mirabolantes a gente entende kkkk, não sei se funcionaria mas daria para utilizar uma turbina de motor de carro, uma bem pequena, usaria a parte quente para retirar energia do escapamento e no lugar do caracol da parte fria, utilizaria a hélice de uma ventoinha para refrigerar o motor, quanto a lubrificação da turbina, instalar um ramal no duto de óleo do motor direciondo para o eixo da turbina, deve dar certo, tão complicado quanto mecher no estator do motor... fica ai a idéia...
mali9ski
04/04/2012, 08:53
De idéias mirabolantes a gente entende kkkk, não sei se funcionaria mas daria para utilizar uma turbina de motor de carro, uma bem pequena, usaria a parte quente para retirar energia do escapamento e no lugar do caracol da parte fria, utilizaria a hélice de uma ventoinha para refrigerar o motor, quanto a lubrificação da turbina, instalar um ramal no duto de óleo do motor direciondo para o eixo da turbina, deve dar certo, tão complicado quanto mecher no estator do motor... fica ai a idéia...
essa foi a piro de todas hahahahah
amigo eu acho que para o que vc quer o mais simples seria usar uma bateria de 45 amperes ou proxima e depois que usar o brinquedo simplesmente der uma carga na bateria
boa sorte valew
leobnaval
04/04/2012, 10:08
Essa superou mesmo kkkkkkkkkkkkkkkk, seria muito mais simples usar um motor de maior cilindrada se quiser mais desempenho. Se quer usar diversos itens elétricos é mais fácil usar uma bateria que dê conta de manter todos eles funcionando durante um bom tempo e depois carregar esta bateria na tomada.
[]s
Lucas L F75
04/04/2012, 10:58
KKKKK, a hora que estiver pronto vou postar fotos do STR (sistema turbo resfriador) :pensativo:
fag.online
04/04/2012, 17:06
Coloca os comandos no volante, acelerador, freio e embreagem.
E nos pés coloca pedais, enquanto vai andando o motora vai pedalando e gerando energia pra bateria :D
Lucas L F75
04/04/2012, 17:45
Ae João, o pessoal levou na brincadeira a idéia da turbina, mas o meu projeto ta quase no fim ai se funcionar vou postar umas fotos.
Quanto ao teu problema, acho que voce poderia tentar instalar cooler de computador, por exemplo, o teu blower tem consumo de 3,8 amperes e tem um fluxo de ar de 120 CFM (pés cúbicos por minuto) se pegar um cooler ele vai consumir muito menos e gerar um tanto razoavel de ventilação. Peguei por exemplo um cooler a venda no ML, a corrente consumida por ele é de 0,36A a 12V e com fluxo de ar de 96,5 CFM além de custar R$30,00.
Cooler Fan De Gabinete Aerocool Shark Devil Red Ed. 140mm - R$ 30,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226705487-cooler-fan-de-gabinete-aerocool-shark-devil-red-ed-140mm-_JM)
leobnaval
04/04/2012, 18:14
Cara esquece essas gambiarras de cooler de pc.
O motor de moto aspira um volume muito maior de ar do que um cooler de pc fornece, e o pior além dele não ajudar vai atrapalhar no fluxo de ar para o motor.
Se fosse tão bom assim as motos e carros já saiam com um ventilador na admissão de ar...(e não queira comparar com blower ou turbo, que estes são dimensionados corretamente para isso).
[]s
Lucas L F75
04/04/2012, 18:24
E ae léo, tranquilo, na real acho que vc confundiu o assunto, a ideia do blower do pedro e do turbo que eu falei não são para alimentar o motor para gerar mais potência e sim para criar um fluxo de ar no motor somente para refrigeração, na tua gaiola o motor de fusca tem a turbina de ar para refrigerá-lo (junto com o dínamo) mas no caso do joão o motor de biz vai trabalhar a baixa velocidade comprometendo a refrigeração (que é natural pelo movimento do veículo), ai ele vai instalar um blower para soprar ar no motor (por fora). nada de sobrealimentação mesmo pq nao compensa de forma alguma turbinar um motor desses.
leobnaval
04/04/2012, 18:47
Entendi Lucas, mas mesmo que seja para refrigerar, acho inútil um sistema desses, afinal por menor que seja a velocidade o veículo vai andar certo.
Então não precisa ter ventilador ou cooler para refrigerar ele, a troca de calor com o meio externo já é suficiente, vide os diversos kart e bajas que existem, todos funcionando sem nenhum sistema auxiliar de refrigeração.
Não querendo desmerecer mais vocês estão procurando problema aonde não tem, depois ainda tem a questão de alimentar esses ventiladores, etc... um problema está puxando outro, sendo que não precisaria de nada para resolver, pois não tem o problema.
Espero ter ajudado.
[]s
Lucas L F75
05/04/2012, 07:45
O problema é que no kart a velocidade geralmente é baixa e se o motor superaquecer com certeza perderá potência, e num motor de biz com seus 9cv... a vai encomodar com certeza... mas, caso superaquecer verifique: a mistura ar-combustível que pode estar pobre, combustível de má qualidade, carbonização excessiva, embreagem patinando, ponto de ignição muito avançado. (fonte: diagnose de defeitos CG 125). Se não for nenhum desses problemas instale um cooler ou ventoinha.
Att.
bajeiro do sul
05/04/2012, 08:58
[QUOTE=leobnaval;1663378]Entendi Lucas, mas mesmo que seja para refrigerar, acho inútil um sistema desses, afinal por menor que seja a velocidade o veículo vai andar certo.
Então não precisa ter ventilador ou cooler para refrigerar ele, a troca de calor com o meio externo já é suficiente, vide os diversos kart e bajas que existem, todos funcionando sem nenhum sistema auxiliar de refrigeração.
Não querendo desmerecer mais vocês estão procurando problema aonde não tem, depois ainda tem a questão de alimentar esses ventiladores, etc... um problema está puxando outro, sendo que não precisaria de nada para resolver, pois não tem o problema.
Espero ter ajudado.
amigos, gostaria de deixar minha experiencia quanto ao assunto. fiz para meus guris, exatamente o que o colega falou, um mini buggy ou gaiolinha com motor de biz, para usar o sistema facil de arrancar da biz, uma vez que sao criancas pequenas. o dito buggy com chassis de kart e pneus de carro de feira tipo ceagesp ou ceasa. nunca tive problemas de aquecimento e eles andam quase sempre somente em primeira, andam em baixas velocidades, na praia e no campo e nunca aqueceu nada, aquece sim, mas dentro do normal. quanto aos farois resolvi muito simples, e so andar de dia que estes problemas desaparecem, pra que vc vai querer farois para crincas andarem durante a noite, quando esta escuro e melhor eles dormirem
abracos
leobnaval
05/04/2012, 09:13
Bajeiro X2!!!!
[]s
joao cj3a
05/04/2012, 11:12
bom se não superaquece... acho que vou tentar sem o blower, fazer apenas alguma coisa para direcionar o fluxo e avaliar, vamos ver no que dá.
um informação que não encontro em lugar nenhum é a temperatura máxima de trabalho das aletas do motor, se tivesse ficaria fácil com um termômetro de laser avaliar.
quanto aos faróis estou procurando uma lampada mais fraca, sem os 3,8 amperes do blower o magneto aguenta 2x35w.
uma pergunta, como saber se está superaquecendo somente pela perda de potencia?
joao
leobnaval
05/04/2012, 11:28
Amigo o principal para seu motor não superaquecer é usar um bom óleo e manté-lo sempre no nível e com as trocas nos períodos corretos, manter o sistema de escapamento correto e desubtruido assim como o sistema de admissão e filtro de ar e regular a carburação corretamente, para não deixar a mistura pobre (o que tambem superaquece o motor).
Os sintomas de um motor a ar superaquecendo, vai ser a perda de potência e posteriormente sua quebra. Não se preocupe com isso que no kart para as crianças isso não vai ocorrer, se a manutenção estiver em dia.
Já que quer tanto que tenha faróis, de preferência por modelos que utilizem leds, tem diversos modelos a venda (e acha-se modelos por 30 a 60 reais cada), ou compre 2 faróis auxiliares comuns e depois troque as lâmpadas por modelos de led, o consumo de corrente vai muito pequeno.
[]s
joao cj3a
05/04/2012, 12:11
339915
foto do powertrain
joao cj3a
05/04/2012, 12:13
339916
de outro angulo
Lucas L F75
05/04/2012, 13:34
As aletas do motor de moto são projetadas para receber ventilação, pelo jeito no kart da gurizada ae ele vai ficar atrás do banco, coloca uma ventoinha e não se preocupe com isso. No meu kart vou colocar, prefiro gastar 30 pila e ter um sistema de ventilação do que correr o risco de ter que "fazer o motor". Num kart que andei que tem motor lateral, tudo regulado, é só abusar do motor em baixa velocidade que se percebe a perda de potência, o mecânico falou que ocorre a dilatação da camisa do motor, e por ali se perde pressão, não é nada demais mas o sistema ja vai estar trabalhando forçado, arriscar para que?
joao cj3a
05/04/2012, 14:45
fica atrás do banco, o problema é complicar demais, pensei em colocar algumas canaletas para direcionar o fluxo, mas não sei se daria certo.
por outro lado um dinamo de fusca geraria eletricidade o suficiente para o farol e poderia ainda usar sua ventoinha, mas não sei se não vai tirar muita potencia do motor.
leobnaval
05/04/2012, 14:59
o mecânico falou que ocorre a dilatação da camisa do motor, e por ali se perde pressão, não é nada demais mas o sistema ja vai estar trabalhando forçado, arriscar para que?
Um cooler não fará diferença alguma num motor de moto.
E se seu mecânico falou isso pode trocar de mecânico, porque com o calor gerado nestas peças a tendência é reduzir a folga.
A camisa do motor não dilata e perde-se pressão muito pelo contrário. Por isso existe os anéis no pistão, se as peças se dilatarem de mais acaba fundindo uma peça na outra seja pistão, bronzinas, etc. e na falta do filme de lubrificante isso ocorre mais facilmente.
Amigo faça o que achar melhor. Só saiba que quanto mais quente o motor trabalha maior é sua potência pois ele trabalha numa temperatura que foi prevista em seu projeto, melhorando a queima de combustivel, gerando mais potência e torque. Se um motor trabalhar sempre frio, as peças trabalham folgadas tendo perdas de efeciência. Porém se o motor trabalhar quente demais tambem corre o risco de superaquecer.
Em um kart e afins com um motor pequeno desses de biz, para brincar, eu jamais em hipótese alguma colocaria um cooler ou ventilador somente para refrigerar um motor de moto originalmente refrigerado a ar, só vai perder potência fazendo o estator gerar um campo magnético para carregar a bateria.
Se fosse assim os motores estacionários não existiriam, porque existem inúmeros motores refrigerados a ar que não possuem sistema de ventilação forçada.
[]s
joao cj3a
05/04/2012, 15:07
o que eu queri mesmo era poder medir (medir na verdade eu consigo o que não sei se é a temperatura certa).
o problema é não ter parâmetro para saber se está sendo o suficiente ou não.
por outro lado quanto maior a diferença das temperaturas, do cilindro e do ar mais rápida deve ser a perda de calor, o que poderia compensar a perda de fluxo de ar quando o motor aumentasse a temperadura.
sei lá ...
fag.online
05/04/2012, 16:12
Posta fotos da gaiola, fica mais fácil de opnarmos sobre o que vc pode fazer
joao cj3a
05/04/2012, 16:26
vou tirar uma melhores que as que postei hoje, mas é um minibuggy banheirina, troque só a badeja traseira que passou a ter eixo rígido com 4 mancais e tração nas duas rodas freio a disco e o motorzinho de biz com caixa de reversão.
cortei tudo a laser (o suporte de motor e demais agregados) e depois soldei em tubo com forma de U com um X central para dar mais rigidez.
Franco Fileppo
06/04/2012, 07:54
Larga de bobagem,motor de biz nao funde facil assim...e as biz que fazem zeronhos?nao vi nenhum sistema de refrigeraçao e zerinho força muito!um motor de biz pra quem nao sabe é mais dificil de fundir do que um de cg,e ainda mais dificil do que um de xr,é um dos motores mais resistentes da honda,a moto acaba e o motorzinho tá lá....
Lucas L F75
06/04/2012, 08:14
O dia que forem numa autorizada honda pergunta porque eles têm aquele ventilador em cada box da mecânica, garanto que não é para o mecânico, aquecimento demais no motor reduz a vida útil dos componentes e tambem reduz a potência, dêm uma olhada nas tabelas de dilatação térmica entre ferro (camisa) e alumínio (pistão), não é nada demais mas existe, dizer que não tem é mentira, se não existisse problema me explica pq tem aletas no motor??? E quanto a motor estacionário, os que não tem refrigeração são uma minoria, até motor elétrico tem sistema de refrigeração, imagina um a combustão se não precisa.
Todos os projetos de motos são dimencionados para trabalharem numa condição típica, se vc utilizar diferente ja vai estar trabalhando dentro dos coeficientes de segurança do projeto, se vc ultrapassar com certeza vai ter problema, dêm uma pesquisada sobre velocidade de cruzeiro para veículos, é nessa velocidade que o sistema de refrigeração do motor de motos vai receber a quantidade de ar necessária prevista no seu projeto.
Melhor prevenir do que remediar. (Até na mecânica o dito popular é coerente)
Flw
Lucas L F75
06/04/2012, 10:13
Retificando... O que o Leo falou sobre a dilatação está correto, o aumento da temperatura dilata sim os materiais, porém dilata mais o pistão do que a camisa, por isso a diferença entre os materiais (aumenta a pressão e consequentemente a vedação entre o conjunto), porém o aumento excessivo da temperatura rompe a película de óleo entre os anéis e a camisa, principalmente próximo ao cabeçote onde a temperatura é mais elevada, ali pode ocorrer o desgaste dos componentes resultando na perda da potência, a perda da potência observada durante o período de superaquecimento no qual me referi noutra resposta está relacionado ou ao aumento do atrito entre camisa-pistão ou a pré-detonação e não sobre uma possível "folga" entre camisa-pistão.
gbombana
06/04/2012, 12:17
Fala pessoal, estou montando o meu kart cross com motor da strada 200, ele é motor traseiro, não pega ventilação nenhuma...
Estou pensando em colocar uma ventoinha entre o banco e motor para ajudar na refrigeração, um mais ou menos assim: Motor Helice Ventuinha C/ Defletor Radiador Ar Condicionado - R$ 79,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228770463-motor-helice-ventuinha-c-defletor-radiador-ar-condicionado-_JM)
Vou usar uma bateria de 60a, será que o motor 200cc aguenta carregar a bateria para tocar essa ventoinha ligada direta ?? Se não, será que só fazer um esquema pra direcionar o ar para o motor da conta de refrigera-lo ?? Lembrando que o ar direcionado para o motor vai ser bem pouco...
Abraços.
mali9ski
06/04/2012, 12:34
Fala pessoal, estou montando o meu kart cross com motor da strada 200, ele é motor traseiro, não pega ventilação nenhuma...
Estou pensando em colocar uma ventoinha entre o banco e motor para ajudar na refrigeração, um mais ou menos assim: Motor Helice Ventuinha C/ Defletor Radiador Ar Condicionado - R$ 79,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228770463-motor-helice-ventuinha-c-defletor-radiador-ar-condicionado-_JM)
Vou usar uma bateria de 60a, será que o motor 200cc aguenta carregar a bateria para tocar essa ventoinha ligada direta ?? Se não, será que só fazer um esquema pra direcionar o ar para o motor da conta de refrigera-lo ?? Lembrando que o ar direcionado para o motor vai ser bem pouco...
Abraços.
amigo adapta um radiador de oleo e posiciona em um local que ventile que ai sim vai esfriar seu motor......
com essa ventuinha seu kart vai parece que é do professor pardal.....
ja na outra discussão, quando fui no bananalama vi que tem cg a da co pé, e enche de barro nas aleta de refrigeração, e não refirgera nada, e quem já foi no banana sabe que é pior que transito pesado de cidade grande é um arranca e para que só. e não sei de nehuma cg que prendeu o motor por aquecimento (claro que não duram como uma que roda na rua normal), e as importadas refrigeradas a água vi varios perdendo o motor (mas isso é por outros motivos só estou citando) meu primo tem uma xlr para trilha e acontece o mesmo de não ter nenhuma aleta que não esteja cheia de barro e nem esquenta tanto eu acho que esquenta até menos que a minha tornado (xlão com motor de tornado) com radiador de oleo
amigo duvido um kartinho pra criança com motor de biz pra criança superaquecer, só se não é bem pras criança brinca kkkkkk
valew
joao cj3a
09/04/2012, 11:33
rsrsr, sabe como é a desculpa é fazer para as crianças mas as crianças mais velhas também brincam....rsrsrs
ademirjse
09/04/2012, 14:16
Talvez duas ventoinhas dessas de PC de 120mm, uma de cada lado, já sejam suficientes pra refrescar o motorzinho.
No motor da CG vou tirar a porca do magneto e usinar uma mais comprida, que saia pra fora da tampa e com um encaixe que caiba uma hélice de motor elétrico blindado, daquelas de plástico, vou usar a tampa da hélice do motor elétrico pra cobrir, só abrir um lado e fazer uma carenagem para direcionar o ar para cima do cilindro, parecido com o sistema usado nessas scooter 2T.
leobnaval
09/04/2012, 15:08
Na minha moto de trilha tambem, o que enche de lama nas aletas e no motor inteiro você num tem idéia, num dá nem pra ver que tem um motor ali rsrsrsrsrs, e nem por isso ela superquece.
O negócio é o seguinte, se quiserem colocar ventuinhas, hélices, seja o que for para melhorar a ventilação, isso não fará nenhum mal ao motor desde que consiga correte elétrica suficiente para funcionar este sistema.
Quando a direcionar o ar com dutos para o motor essa, sim é uma solução inteligente, barata e eficiente.
Quanto ao motor superaquecer caso isso ocorra as peças irão dilatar mais (mais do que o previsto no projeto) devido a temperatura acima do nomal, o que vai por retirar o filme de óleo e desgatar devido ao alto atrito entre as peças, com isso vai gerar folgas e o motor vai começar a queimar óleo, se isso ocorrer de uma forma mais rápida e a temp. atingir níveis mais altos ainda o motor poderá fundir uma peça em outra.
Basicamente é isso, agora não adiantar por uma pessoa assoprando o motor que não vai adiantar.
[]s
joao cj3a
13/04/2012, 10:03
novas fotos da instalação do motor no chassis, ainda bagunçado rsrsrs341025341026341027
ademirjse
13/04/2012, 20:31
Aquela caixa ali é para reversão/ré?
joao cj3a
16/04/2012, 14:53
adeir é uma caixinha de reversão, basicamente aquele esquema que passaram aqui no fórum a algum tempo, uma polia de corrente de moto e uma egrenagem montadas com eixo entalhado, cunts uns U$ 250 nos eua se não me engano
ademirjse
18/04/2012, 20:10
Meio carinho né?! Mas é uma peça difícil de encontrar, vou montar um em casa mesmo, outro dia desmontei o avanço do mangote da fresadora para lubrificar, o sistema de reversão dela é bem simples, usa 3 engrenagens cônicas, duas montadas num eixo, tipo as satélites de diferencial, e outra a 90° no meio, a reversão é feita deslizando as duas engrenagens no eixo, engata uma, gira pra frente, engata outra, gira pra trás, acho que dá pra montar com engrenagens de diferencial mesmo.
joao cj3a
19/04/2012, 16:13
pelo que entendi dava para usar duas opostas ou seja quando esta que fica a 90 graus se distandia outra pode fazer a ligação pelooutro lado, vou tentar fazer de lego para analisar rsrsrsr
fag.online
19/04/2012, 17:04
Na tua segunda foto, ali onde tem a corrente que sai da caixa e vai pro eixo, na saida da caixa, coloca +1 polia e puxa uma correia pra um alternador...
ademirjse
19/04/2012, 20:37
Acho que não vale a pena, um alternador de 50A já vai roubar pelo menos 1HP do motor, para um motorzinho de Biz isso já é muito.
ademirjse
19/04/2012, 20:50
pelo que entendi dava para usar duas opostas ou seja quando esta que fica a 90 graus se distandia outra pode fazer a ligação pelooutro lado, vou tentar fazer de lego para analisar rsrsrsr
O sistema da fresadora é essa da figura, as engrenagens do eixo de saída se deslocam, quando uma desengata a outra engata, bem simples.
342385
Lucas L F75
20/04/2012, 08:00
O unico problema é que as engrenagens ficam perpendiculares, ai tem que fazer um sistema tipo coroa-pinhão ou deixar o motor de lado.
ademirjse
20/04/2012, 08:21
Isso é um problema, mas o sistema é bem mais fácil de montar, e mais robusto que aquele sistema com engrenagens e corrente.
Dependendo do projeto, o motor de lado, com um cardã pra trás, e a reversão montada no próprio eixo de tração.
sn-masters
16/11/2012, 13:34
Pessoal, tava pesquisando aqui sobre o motor da biz e encontrei esse tópico no google. Desculpe reviver ele, mas devo dizer que não existe nenhuma necessidade em usar ventilação no motor da biz. Tinha um buggy em que o motor ficava atrás do banco e nunca deu problema.
Agora eu tô com um projeto parecido, só que o motor ficará coberto por uma carenagem, o que ai sim complica tudo. Estava fazendo uns testes aqui, e chega a esquentar as costas quando está com a carenagem. Eu acho que vou ter que fazer umas entradas de ar, e usar um sistema de ventilação pra puxar o ar quente. Chegaram a citar coolers de computador, e por mais que a principio pareça besteira, acho que pode dar certo. Existem algumas ventoinhas que são bem rápidas e ventilam bastante, o que me parece que pode ser eficiente na hora de tirar o ar quente do local....
Bom, o problema é mesmo o motor dar vazão na hora de conseguir carregar a bateria. Maior o problema pq uso uma bomba de combustível, igual a que tem na biz injetada. Por ser uma bomba de biz, achei que não fosse ter problemas pra carregar, mas estou tendo. Será que o motor da biz injetada, que se eu não me engano é 125cc, carrega tão melhor assim do que o da biz 100? Ou será que a bomba não fica ligada o tempo todo? Alguém poderia me dar uma luz?
Segue o vídeo do projeto.
http://www.youtube.com/watch?v=xR2UEb6h3-k
leobnaval
16/11/2012, 13:42
na hora de conseguir carregar a bateria. Maior o problema pq uso uma bomba de combustível, igual a que tem na biz injetada. Por ser uma bomba de biz, achei que não fosse ter problemas pra carregar, mas estou tendo. Será que o motor da biz injetada, que se eu não me engano é 125cc, carrega tão melhor assim do que o da biz 100? Ou será que a bomba não fica ligada o tempo todo? Alguém poderia me dar uma luz?
Geralmente o sistema elétrico dos motores injetados recebem melhorias, principalmentente por ter que alimentar com energia elétrica os sensores, atuadores, bomba de combust., etc.
Por isso o motor da biz injetada, deve gerar mais amperes que o da biz carburada, isso é requisito no projeto do motor para ele ter injeção eletrônica.
E quanto a bomba elétrica de combustível ela funciona ligada todo o tempo em que o motor funciona.
[]s