PDA

Ver Versão Completa : Qual cambio adaptar no vortec V6 4.3?

diego4x4
01/04/2012, 17:16
Galera comprei minha blazer para fazer o monstrinho e agora estou a procura das peças, ai depois que eu juntar tudo começo a montar. Bom o cambio que esta nela é aquele mazda original das blazer v6 97 e por oq eu vi não é bom para adaptar a reduzida, já que a rabeta (nariz) não é parafusada, então eu não sei qual cambio colocar, apareceu um aqui da c10 3 marchas sei que é mto bom mas e ai qual reduzida usar, aguem já adaptou o cambio da c10 na T-case da band?

Tem um amigo meu que tem o 4.1 silverado + cambio c10 e t-case willys, mas ele já rachou a t-case uma vez então não quero me incomodar com isso.

Leonardo Truccolo
01/04/2012, 21:06
Tenho um amigo que tem Willys com motor Vortec, câmbio de C10 e reduzida de Willys, ele ja quebrou o câmbio uma vez e a reduzida mais de uma vez. E tenho outro amigo que tem Vortec, câmbio de C20 e reduzida de Band. Ele tinha reduzida de willys tb, mas de tanto quebrar colocou de Band. Pelo que sei a adaptação é bem simples.

abs

Renato Fraga
01/04/2012, 23:43
Olá, também tenho um amigo que instalou um Vortech no CJ dele.

Câmbio 3 marchas C10 e Tcase Bandeirante.

O cambio nunca quebrou. A Tcase da band entrou depois que a do Willys virou farelo.

Foi tranquila a adaptação, manteve inclusive a tomada de força do Willys na caixa da Band.

Abraços

georgevalle
02/04/2012, 07:49
Diego por experiência própria a reduzida do willys não aguenta motorzão tinha na rural 4.1i da silverado e quebrei 4 reduzidas e nunca a caixa que era uma 4 marchas da C-10, pelo que vi uma das melhores reduzidas que tem é da toyota procurando encontra caixa com reduzida da toyota por +/- R$ 5.000,00 ou se vai montar no chassi da blazer monta uma reduzida engesa divorciada do câmbio e mantem a caixa original daí não tem adaptação/gambiarra entre motor e câmbio e vai custar bem menos, ja vi aqui nos classificados estas reduzidas na faixa dos R$ 1.500,00.

4X4GARAGE
02/04/2012, 08:23
vai de toy de cambio a tcase que nao da xabu,qq coisa da até pra trazer la dos USA peças reforçadas pra ela!
[]s

pedro bonadio
02/04/2012, 13:35
Uma adaptação que acredito ser interessante nesse motor é o câmbio 5 marchas e reduzida RF1A da Toyota Hilux antiga.

O melhor é usar o 4L60E original automático desse motor com uma reduzida RF1A da Hilux + 4.7:1 de redução.

diego4x4
03/04/2012, 12:11
Mas em fim de todas as idéias que obtive por vcs, a que mais me interessou foi a de colocar a transmissão divorciada do engesa, já que não tenho problema de entre eixos, ai posso encurtar o carda traseiro tranquilamente e isso evitaria um monte de adaptações, e seria bem mais em conta.

diego4x4
03/04/2012, 12:12
Diego por experiência própria a reduzida do willys não aguenta motorzão tinha na rural 4.1i da silverado e quebrei 4 reduzidas e nunca a caixa que era uma 4 marchas da C-10, pelo que vi uma das melhores reduzidas que tem é da toyota procurando encontra caixa com reduzida da toyota por +/- R$ 5.000,00 ou se vai montar no chassi da blazer monta uma reduzida engesa divorciada do câmbio e mantem a caixa original daí não tem adaptação/gambiarra entre motor e câmbio e vai custar bem menos, ja vi aqui nos classificados estas reduzidas na faixa dos R$ 1.500,00.

Não tinha pensado nisso ainda , mas é uma ótima ideia, já que vou montar no próprio chassi da blazer assim não preciso ficar adaptando todo o conjunto de caixa e cambio, só dar uma adaptadinha na reduzida. Obrigado.

tonimontana
03/04/2012, 12:30
ola amigo, a capa seca do opala da c20 ou silverado gasolina é plug and play nesse motor 4.3! entao a ideia seria usar a caixa(eaton) da silverado gasolina(mesma do troller ou ranger) só q na silverado ela nao tem rabeta 4x4, entao p facilitar se usaria uma do troller ou ranger mais novas (eaton) e se colocaria uma tcase da s10 mesmo c acionamento manual! tudo plug and play! abraços

diego4x4
03/04/2012, 12:57
ola amigo, a capa seca do opala da c20 ou silverado gasolina é plug and play nesse motor 4.3! entao a ideia seria usar a caixa(eaton) da silverado gasolina(mesma do troller ou ranger) só q na silverado ela nao tem rabeta 4x4, entao p facilitar se usaria uma do troller ou ranger mais novas (eaton) e se colocaria uma tcase da s10 mesmo c acionamento manual! tudo plug and play! abraços

o problema é que uma caixa do troller é muito cara acredito eu que seja algo em torno de uns 5 mil e mais a reduzida da s10 que não é nada fácil de achar, quanto a transmissão do engesa eu male mal dei uma pesquisadinha e já achei uma. E eu tenho que economizar, essa semana vou comprar o eixo dianteiro da rural, mesma relação que o traseiro original ai já economizo em 1 eixo, to procurando fazer pelo modo mais simples possível. Mas vlw pela dica. abraço.

diego4x4
03/04/2012, 14:07

Mas ai tem um problema, esse cambio divorciado tem ou não reduzida? ou alguns tem e outros não? qual devo ir atrás? Abraço

JCJ
03/04/2012, 18:15
O melhor é usar o 4L60E original automático desse motor com uma reduzida RF1A da Hilux + 4.7:1 de redução.

Pq é melhor usar esse conjunto ?
Ja viu algum rodando assim ?

[]´s
JCJ

pedro bonadio
04/04/2012, 13:48
Porque esse câmbio no Brasil já vem com o módulo "regulado" pro Vortec, isso se comprar o conjunto original. Além de ter uma boa redução na 1ª(3.06) e Over Drive(0.69). E a redução pra não sentir falta de nada...

Já vi parecidos, o Suzuki que era do Ramiro Preto Véio 4.3V6 + ZF4HP22 + 4.7:1 é um exemplo.

Além das Toyotas nos EUA, que usam muito esse conjunto V6 Vortec + Auto + 4.7:1

Mas porque a pergunta? O seu Jeep roda com um conjunto parecido, não roda?

Abraços!

JCJ
18/04/2012, 09:22
Pedro,

A pergunta foi porque nunca vi isso rodando em jeep !

O cambio já vem "regulado" pro vortec se conseguir o conjunto inteiro de um carro doador. Caso contrário vai começar uma saga pra juntar um cambio e um motor que nasceram um pro outro mas que nunca se viram ! Chicotes, conectores, reprogramação de modulo, etc ....

O PV usa um cambio ZF onde o carter é central, o 4L60e tem o carter deslocado para o lado do passageiro e o cardan não passa !

Lá fora realmente usam o 4l60e + rf1a, porém só em toyotas e suzukis, a unica explicação que encontrei foi de que esses dois tipos não usam eixo rigido na dianteira sendo IFS, aí o diferencial fica fixo e não há movimentação do cardan mesmo que ele esteja a 5 mm do carter não tem problema, porque quem faz o serviço da suspensão é a bandeja.

Se esse conjunto realmente fosse funcional em jeeps seria o ideal, pois teriamos um belo CA e uma Atlas genérica !

Meu conjunto é normal 4l60e + np231 saida lado motorista !

:concordo:

[]´s
JCJ

Davi Gonçalves
18/04/2012, 15:48
Pedro,

A pergunta foi porque nunca vi isso rodando em jeep !

O cambio já vem "regulado" pro vortec se conseguir o conjunto inteiro de um carro doador. Caso contrário vai começar uma saga pra juntar um cambio e um motor que nasceram um pro outro mas que nunca se viram ! Chicotes, conectores, reprogramação de modulo, etc ....

O PV usa um cambio ZF onde o carter é central, o 4L60e tem o carter deslocado para o lado do passageiro e o cardan não passa !

Lá fora realmente usam o 4l60e + rf1a, porém só em toyotas e suzukis, a unica explicação que encontrei foi de que esses dois tipos não usam eixo rigido na dianteira sendo IFS, aí o diferencial fica fixo e não há movimentação do cardan mesmo que ele esteja a 5 mm do carter não tem problema, porque quem faz o serviço da suspensão é a bandeja.

Se esse conjunto realmente fosse funcional em jeeps seria o ideal, pois teriamos um belo CA e uma Atlas genérica !

Meu conjunto é normal 4l60e + np231 saida lado motorista !

:concordo:

[]´s
JCJ

Se fosse viável ja teria socado um no bruxão kkkkkkK
A TC já tenho e o cambio em vista rs rs sr
Mas sábado o mestre JCJ vai achar uma solução p o bruxão kkkkkkkk
Abs já providenciando 18 garrafas de catuaba selvagem kkkkkk

pedro bonadio
18/04/2012, 17:16
Nenhum jeito de fazer um cárter deslocado?

E quanto as Toyota que vejo, sempre são eixos rígidos na frente... D60 ou Toy 8" na maioria das vezes, tanto em Suzuki quanto Pickups, 4Runners, etc...

JCJ
18/04/2012, 18:13
Se tiver o link ou foto poste porque tenho interesse nisso !

Tenho uma dual hilux montada aqui com kit 4.7 encostada.

()'s

pedro bonadio
19/04/2012, 14:20
Não tenho, mas já vi... Foi no Pirate. Só fuçar na seção Toyota Truck e 4Runner

JCJ
19/04/2012, 14:45
Não tenho, mas já vi... Foi no Pirate. Só fuçar na seção Toyota Truck e 4Runner

Revirei lá e nunca achei !

Esperava a sua ajuda, já que afinal vc é que já viu isso !! :concordo:

[]´s
JCJ

pedro bonadio
20/04/2012, 18:16
JCJ, não foi uma só não...
Procure falar com lojas de câmbios automáticos lá(TurnKey, PTC, TCI) e lojas especializadas em Toy(TrailGear), elas podem te dar uma ajuda e se é viável ou não. E o atendimento é bom!

Existe alguma coisa especial no cárter de óleo do 4L60E que torna inviável a criação de outro cárter central?

Procurei no google rapidão agora e já achei duas +- assim.

Além disso, a AA fabrica até flanges pra o 4L60E e a RF1A
(P/N 50-5706) | Advance Adapters (http://www.advanceadapters.com/products/pn-50-5706/)
(P/N 50-5705) | Advance Adapters (http://www.advanceadapters.com/products/pn-50-5705/)

O segundo post é de um cara que usa 700R4 que é idêntico ao 4L60E menos eletrônica com RF1A dual, D60 dianteiro e 4.3 V6.
4.3 swap with yota or gm t case? - YotaTech Forums (http://www.yotatech.com/f163/4-3-swap-yota-gm-t-case-229452/)

Essa tem V8350 4L60E e VF1A que tem a saída do mesmo lado que a RF1A e usa eixo rígidos
89' Yota TBI350/4L60E/VF1A - Page 2 - YotaTech Forums (http://www.yotatech.com/f163/89-yota-tbi350-4l60e-vf1a-229966/index2.html)

E essa com RF1A que o cara tá vendendo... Só procurar que você acha alguma coisa à mais.
Idaho Off-Road 4x4 Club • View topic - 1980 toyota 4.3 swap project (http://www.idaho4x4.com/forums/viewtopic.php?f=4&t=1796)

Aqui ele fala de outras no final do 1º post...
4.3L Swap FAQ V2.0 - Pirate4x4.Com (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=384213&highlight=3l+faq)

Pirate4x4.Com - View Single Post - Your Truck's Specs Thread (http://www.pirate4x4.com/forum/showpost.php?p=3457620&postcount=53)

Pirate4x4.Com - View Single Post - Your Truck's Specs Thread (http://www.pirate4x4.com/forum/showpost.php?p=3462143&postcount=66)

Pirate4x4.Com - View Single Post - Your Truck's Specs Thread (http://www.pirate4x4.com/forum/showpost.php?p=5806790&postcount=115)

Pirate4x4.Com - View Single Post - Your Truck's Specs Thread (http://www.pirate4x4.com/forum/showpost.php?p=6125092&postcount=189)

danilo kid
24/04/2012, 21:49
Como ele fez pra usar a tomada do guincho willys na cx de band? Eu sei que a falecida macrotorque fazia uma flange adaptadora, tem alguem no mercado fazendo isso comercialmente?

Também to com o vortec na mão e a principio, mesmo sabendo dos eminentes riscos de quebra, vou usar com cambio cl2205a(c20 5 marchas)+kit deeptec+dana18, pois são peças que já possuo. Uso guincho mecanico e não abro mão dele.

Abs

kidão

olá, também tenho um amigo que instalou um vortech no cj dele.

Câmbio 3 marchas c10 e tcase bandeirante.

O cambio nunca quebrou. A tcase da band entrou depois que a do willys virou farelo.

Foi tranquila a adaptação, manteve inclusive a tomada de força do willys na caixa da band.

Abraços

danilo kid
24/04/2012, 21:53
Qual a melhor capa seca pra ligar o cj de toy no vortec? A que exige menos adaptações? Agradecemos se puder passar algumas dicas.

Obrigado.

vai de toy de cambio a tcase que nao da xabu,qq coisa da até pra trazer la dos usa peças reforçadas pra ela!
[]s

fernandão
25/04/2012, 17:02
me liga e falamos da dlange pro guincho

Abs

Sandro_Marcos
01/03/2013, 22:37
Boa noite! Estou com um motor V6 Vortec 4.3, uma caixa da C20 de 5 marchas e uma reduzida do jipe willys, para colocar no meu CJ5. Quero saber se a caixa é plug and play no motor (a cx ainda está acoplada no AP 2.0 e instalada no cj)?
Como adaptar uma reduzida de toyota na cx de c20 (onde compro a flange)?
E como adaptar o guincho mecânico da ekron na reduzida da toyota?

jipeirodesdepequeno
02/03/2013, 01:44
Boa noite! Estou com um motor V6 Vortec 4.3, uma caixa da C20 de 5 marchas e uma reduzida do jipe willys, para colocar no meu CJ5. Quero saber se a caixa é plug and play no motor (a cx ainda está acoplada no AP 2.0 e instalada no cj)?
Como adaptar uma reduzida de toyota na cx de c20 (onde compro a flange)?
E como adaptar o guincho mecânico da ekron na reduzida da toyota?

Amigão, não estou querendo comparar, só por curiosidade mesmo, por que está tirando o AP 2.0 pra colocar esse V6 (baita motor)? acha que falta força? colocando pneus maiores? puxar bandeirantes no towbar? :mrgreen:
[]'s

Sandro Marcos
06/04/2018, 21:39
Amigão, não estou querendo comparar, só por curiosidade mesmo, por que está tirando o AP 2.0 pra colocar esse V6 (baita motor)? acha que falta força? colocando pneus maiores? puxar bandeirantes no towbar? :mrgreen:
[]'s

Depois de longo tempo, montei uma caixa do Engesa com redução da bandeirantes, porém, devido a baixa rotação do vortec e excesso de redução da caixa, vai ficar muito "amarrado"! Assim, comprei um conjunto completo do hilux (caixa mecênica e redução 3.0 turbo) e devo instalar em alguns dias.

8---)

antoniofilipi
10/04/2018, 10:45
Depois de longo tempo, montei uma caixa do Engesa com redução da bandeirantes, porém, devido a baixa rotação do vortec e excesso de redução da caixa, vai ficar muito "amarrado"! Assim, comprei um conjunto completo do hilux (caixa mecênica e redução 3.0 turbo) e devo instalar em alguns dias.

8---)

Atualmente uso caixa da C10 (3 Marchas) e red willys (dana18). E tenho motor do Omega 3.0.
estou terminando a Adaptação da caixa 240V (engesa) com a reduzida da Toyota Bandeirante, li o seu post ai e fiquei penssando agora, sertá que vai ficar muito amarrado? kkkk
Na verdade a caixa da C10 que tenho, uso a 07 anos e tóp, so que com esses aumento ai de Pneus, preciso de uma marcha a mais pelo menos e mudar um pouco a relação de caixa, pra ficar mais compativel com o motor, e tambem já quebrei 4 Red Willys.

Sandro Marcos
03/05/2018, 22:17

8---)

Alguém já instalou a caixa mecânica da hilux no vortec???

Aristides Jr
04/05/2018, 15:53
Tecnicamente tudo pode ser superado, sem dúvida iria de algum cambio que já foi casado de fábrica! Eu seguiria o caminho do 4l60E, Mesmo que para isso tenha que alterar o restante do Jeep. Pense na idéia de conseguir uma blazer doadora, encurtar o chassis, voce pode remover toda a lataria ou ainda conservar parte do assoalho e a parede corta fogo, daí instalar a carroceria do Jeep! Fica melhor do que trabalhar com partes deste e daquele. Voce ganha vários sistemas de fábrica, exemplo sistema de direção, diferenciais, suspensão, freios, elétrica, são materiais de qualidade e bem projetados.

AWinter
09/11/2018, 10:14

Podem confirmar essa informação?
Hoje meu Cj5 tem um Opala 4cc acoplado em uma caixa clark 260F., seria plug and play a troca do opala pelo vortec ?

msanfelice
19/11/2018, 16:26
Galera, boa tarde, esse e o meu primeiro acesso ao forum,,to lendo aqui muito a respeito sobre o motor Vortec 6cc da blazer no jeep,, estava ate pensando em colocar um no meu jeep,mas me assustei com os comentarios sobre a reduzida nao aguentar o tranco, hoje tenho no meu jeep um 6cc 4.1 do opala, e um cambio eaton 2206 da silverado,, por inexperiencia no passado ja arrebentei duas reduzidas e nao queria arrebentar a terceira, entao agora estou na duvida, pois queria colocar um motor mais moderno no meu jeep. queria saber o que o pessoal esta montando por ai,, pois troca o motor, ai comeca os problemas, troca reduzida, ai tem que mexer nos cardas,,, ai haja real para isso tudo,,

Aristides Jr
10/12/2018, 18:30
Olá masanfelice! Seja bem vindo ao forum!

Minha opnião sobre o motor mais moderno:-
Mesmo que voce construa uma adaptação perfeita, quanto mais forte o motor maior a chance de quebrar os dispositivos acoplados, Exemplo cambio, t-case, diferencial, eixos.
Se o motor muito pesado, quebrará a suspensão!
Então voce deve procurar um motor moderno na medida do seu uso, nem sempre o maior é o melhor!

O Vortec 6cc é mais moderno que o 4.1 opala, mais já é ultrapassado. Eu gosto mais do motor 2.4 que está nas GM S-10 e Blazer a partir de 2006 que está com ótima injeção flex!
Outra opção, menos potente, mais boa também é a GM 2.0 (Astra Zafira) flex com 140 cv, ótima injeção!

Linha VW tem o AP que é barato! fácil adaptar, sendo os mais novos com injeção que são muito bons.

Quer mais torque! Motores a diesel, o investimento é maior, mas fica outro Jeep! Só não vale o motor 1.6 kombi diesel que é muito fraquinho.

M-Beltrame
11/12/2018, 09:37
Só pra esclarecer, o vortec é um 6 cil (cilindros) de 4300cc (cilindradas cubicas).

O vortec é muito superior em relação ao GM 250 (opala) só atente-se para o ano do motor, em uma pesquisa rapida vc encontra mais infos, mas basicamente opte pelo motor das mais novas que não usa o sistema de injeção "aranha" que costuma dar problema...

No resto é alegria, a furação é a mesma do GM250, acredito que ele seja mais leve tambem!
A reduzida original não chega a ser um impeditivo, porem requer atenção. Hj em dia ja existem kits de reforço pra ela.

Abraços,

jwillis
22/12/2018, 17:56
E aí povão blz !!!!!
Então coloquei no meu Jeep cj5 um vortec , Está com fueltech ft 300 câmbio 2215 e reduzida do jpx .... não está totalmente pronto ,falta os ajustes da injeção eletrônica mas já tá andando ... mas já deu pra perceber que vai ficar muito bom motor muito forte , está com aranha mas troquei por aranha com bicos injetores , num futuro talvez arrume uma admissão com bicos externos pra ficar mais fácil a manutenção . Fica o bicho no Jeep recomendo !!!!!