Ver Versão Completa : Magueira Turbo > Intercooler
Pessoal,
A mangueira que liga a turbina do meu vivia escapando e após vários reapertos, a parte mais curta (entre a turbina e a gambiarra, digo curva) ficou "mastigada". Pensando em trocar o conjunto completo por um original novo acabei indo na concessionária para comprar uma nova.
Tá certo, eu podia ter usado qualquer mangueira lá, mas a minha ida a concessionária foi melhor que a encomenda.
No 2011/12 a "solução técnica provisória" (vulga gambiarra) foi substituida por uma mangueira de borracha código Troller 25 01 312 005 AD e paguei 199,50 na mesma.
Hoje instalei a mangueira no local usando as braçadeiras originais. Ficou perfeito e ainda fiquei com um par de braçadeiras de reserva.
Sugiro lubrificar as pontas da mangueira, pois ela é bem justa e tomar o cuidado de retirar a etiqueta adesiva de dentro da mangueira antes de instalar.
Aos poucos vamos descobrindo o que mudaram nos bugões a cada ano.
Fica a dica para quem quiser eliminar uma gambiarra no bugão.
[]'s
Reinaldo
Seguem Fotos:
339233 339236 339237 339238
M-Beltrame
01/04/2012, 13:10
Pessoal,
A mangueira que liga a turbina do meu vivia escapando e após vários reapertos, a parte mais curta (entre a turbina e a gambiarra, digo curva) ficou "mastigada". Pensando em trocar o conjunto completo por um original novo acabei indo na concessionária para comprar uma nova.
Tá certo, eu podia ter usado qualquer mangueira lá, mas a minha ida a concessionária foi melhor que a encomenda.
No 2011/12 a "solução técnica provisória" (vulga gambiarra) foi substituida por uma mangueira de borracha código Troller 25 01 312 005 AD e paguei 199,50 na mesma.
Hoje instalei a mangueira no local usando as braçadeiras originais. Ficou perfeito e ainda fiquei com um par de braçadeiras de reserva.
Sugiro lubrificar as pontas da mangueira, pois ela é bem justa e tomar o cuidado de retirar a etiqueta adesiva de dentro da mangueira antes de instalar.
Aos poucos vamos descobrindo o que mudaram nos bugões a cada ano.
Fica a dica para quem quiser eliminar uma gambiarra no bugão.
[]'s
Reinaldo
Seguem Fotos:
339233 339236 339237 339238
Boa!!!
Já vi essa mangueira soltar algumas vezes, e foi sempre com o motor em alto giro. Essa falha pode ser desastrosa, imagina se a mangueira solta em uma travessia de rio, já era.
T+
eu que sou muito pobre ou 199 reais numa mangueira é um absurdo,
esse material é pra 30 reais no maximo, fala serio
compara com um pneu aro 13, mt mais dificil de fazer alguma tecnologia, alta resistencia aço etc 150 reais
Daniel Gomes
01/04/2012, 18:22
Galera eu tinha uma toyota band. e turbinei ela e usei estas mangueiras , são caras emsmo ainda mais com a curva já junto na mesma mangueira.
Boa!!!
Já vi essa mangueira soltar algumas vezes, e foi sempre com o motor em alto giro. Essa falha pode ser desastrosa, imagina se a mangueira solta em uma travessia de rio, já era.
T+
se acontece nessa hora, duzentinho preventivo vai virar 12K corretivo.
pilotothiago
01/04/2012, 19:33
Este tipo de mangueira tem o custo alto, esta por R$199,00 ainda mais em concessionaria, esta com um preço bem bacana...
Bernardo Hoelz
01/04/2012, 19:38
Ja estourou comigo uma vez, estava na estrada e do nada arrebentou. Foi a mangueira menor que liga a turbina na curva, coloquei uma do mesmo material dessa ai, foi caro na época. Vou colocar essa inteira agora.
Caros amigos Trlleiros!
Independente da mangueira que estão usando, coloquem abraçadeiras que aguenta o tranco.
Essas abraçadeiras de rosca, que aperta com chave de fenda, é muito boa, para mangueira de jardim, para sistemas de pressão, como na linha de admissão turbinado, deve-se usar abraçadeiras com maior capacidade de torque.
Olhem essas, que usei no meu projeto, com motor cummins.
https://lh5.googleusercontent.com/-ZCGm78_dc2A/TQKYaeI1-TI/AAAAAAAAHlU/MgRfFpMONIo/s640/SAM_1936.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-SapKz8Wqq4k/TQV7Y3A8M-I/AAAAAAAAHns/2PItwLnEcS4/s640/SAM_1950.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-m2wXC3iWnNM/TQV7ZJJyooI/AAAAAAAAHn0/Sh_mClS5GSY/s640/SAM_1952.JPG
Todas em aço inox.
Ja estourou comigo uma vez, estava na estrada e do nada arrebentou. Foi a mangueira menor que liga a turbina na curva, coloquei uma do mesmo material dessa ai, foi caro na época. Vou colocar essa inteira agora.
Esta mangueira estava toda mastigada no meu. O preço das 2 azuis sintéticas é mais alto que a de borracha inteira.
Caros amigos Trlleiros!
Independente da mangueira que estão usando, coloquem abraçadeiras que aguenta o tranco.
Essas abraçadeiras de rosca, que aperta com chave de fenda, é muito boa, para mangueira de jardim, para sistemas de pressão, como na linha de admissão turbinado, deve-se usar abraçadeiras com maior capacidade de torque.
Olhem essas, que usei no meu projeto, com motor cummins.
Todas em aço inox.
Kim,
No caso do Troller o problema é o material das mangueiras.
Se colocar uma destas braçadeiras nas mangueiras azuis e mandar ver no aperto, pode ir comprar outra porque vai cortar o material.
[]'s
Reinaldo
Caros amigos Trlleiros!
Kim,
Onde encontro essas abraçadeiras? Tem ideia de preço?
elmestizo
02/04/2012, 14:58
IMHO,
eu teria comprado as mesmas mangueiras novas e colocado as abraçadeiras recomendadas acima!!!
Caro Jorgao!
Aqui, na minha cidade, encontra-se em casas de ferragens,
O valor fica entre 15,00 e 25,00, dependendo do diâmetro.
Elmestizo!
Devido à vibração, eu retirei as mangueiras da foto e coloquei mangueiras siliconadas, iguais as da 1a foto, com as abraçadeiras que mencionei, ando com 1,8 de pressão.
Ficou excelente.
Abraços.
Kim.
Fernnado L200
02/04/2012, 18:15
Realmente vale a pena gastar para prevenir do que depois sentar e chorar,já estourei uma 3 vezes da minha L200 e toda vez em uma subida e aí o carro não anda e faz barulho e fumaça agora imagine em uma ultrapassagem ou atravessando um rio.
Abs.
Maurício Fernandes
07/04/2012, 17:08
Prezados,
Tenho que trocar a mangueira do turbo ao intercooler.
Alguém sabe me dizer se é a de número 22 do esquema anexo?
Achei para vender na web: Mangueira Intercooler / Turbina Troller 2.8 Mwm - R$ 97,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228611293-mangueira-intercooler-turbina-troller-28-mwm-_JM)
Será que é essa?
Pedro Rocha
10/04/2012, 20:27
O kim tem razão... as braçadeiras fazem a diferença! Fiz uma adaptação no meu quando troquei o intercooler por outro maior, tem um tópico por aí... Tirei aquela curva de aço com angulo reto (com cara de gambi mesmo) e coloquei uma curva de 90º lonada do 1113, senão me engano, paguei 20 reais, e um tubo de alumínio de 2,5" para fazer a conexão entre a curva nova de lona e manqueira de silicone azul original. Na época o kim comentou das braçadeiras, mas achei que não era necessário, tava mais pra perfumaria, pois afinal aquelas eram originais e deviam segurar a onda. Passou bastante tempo, até que um belo dia (na verdade era a noite, e ainda por cima chovendo forte na estrada)comecei a ouvir um sopro diferente da turbina, e percebi que o rendimento tava igual ou pior que carro mil, na hora pensei que pudesse ate ser alguma coisa na turbina, mas como não tava com nenhum chiado metálico, veio o estalo (na minha mente, e não no carro, Graças a DEUS!!!), deve ser a p#$*! da mangueira que pulou fora, fui me arrastando até um posto mais na frete, e dito e feito... lembrei do conselho do kim, e que eu devia ser menos teimoso!
Até me convencer e trocar as braçadeiras ainda tive que fazer outros pit stops forçados na estrada (só pulava na estrada e sempre nas retomadas de 4 e 5 marcha).
Conclusão: a falta de umas braçadeiras que me custaram R$ 5,00 cada, tavam deixando um carro de 63mil, com chip 1,6mil, e intercooler maior de 1,1mil andando pior que um carro mil, ou seja, tem economia que não vale a pena. E olha que nem tinha pensado nessa possibilidade de acontecer isso em um alagado, mesmo porque se eu souber que a água via passar do meio da roda eu procuro evitar..
Pena que na época não tinha essa tal mangueira, vou ver qual o valor dela aqui em Recife, pois fica uma solução mais limpa. Fica o relato.
Segue fotos das mangueiras com as abraçadeiras!
340559
340560
340561
340562
Pessoal,
Essas mangueiras utilizadas no turbo são especiais ou aquelas lonadas, de parede grossa, também podem ser utilizadas?
Obrigado.
Pedro Rocha
11/04/2012, 21:37
Junior,
o "ideal" são as de silicone com aquele tipo de armação para absover vibração (como a original) ou pelo menos com "hump" uma espécie de anel/ressalto que tem a mesma função (absorver/reduzir vibração) seguem duas fotos para ilustrar (uma delas é do meu carro, e tá uma miscelânia; uma lonada, um tubo de alumínio, e a mangueira original pra reduzir vibração), mas também dá pra usar as lonadas, que são mais resistentes, como na maioria dos caminhões, nesse caso obrigatoriamente é necessário umas braçadeiras mais parrudas pra dar um aperto legal.
340833340834
Pedro Rocha
11/04/2012, 21:38
detalhe nessa época ainda tava com as abraçadeiras originais...
Junior,
o "ideal" são as de silicone com aquele tipo de armação para absover vibração (como a original) ou pelo menos com "hump" uma espécie de anel/ressalto que tem a mesma função (absorver/reduzir vibração) seguem duas fotos para ilustrar (uma delas é do meu carro, e tá uma miscelânia; uma lonada, um tubo de alumínio, e a mangueira original pra reduzir vibração), mas também dá pra usar as lonadas, que são mais resistentes, como na maioria dos caminhões, nesse caso obrigatoriamente é necessário umas braçadeiras mais parrudas pra dar um aperto legal.
340833340834
Obrigado, Pedro!
Pedro Rocha
11/04/2012, 22:55
De nada Junior!
Qualquer coisa... buzina! Abraço.
Junior,
Pedro,
A que eu instalei no meu também é original, apenas a do modelo 12.
Ainda não troquei as braçadeiras, mas consegui um aperto legal e numa viagem de 1500km no fim de semana passado, observei que não houve aumento de vibração nem tive problemas de vazamento de ar.
Pretendo trocar as braçadeiras logo, mas como informei no primeiro post, esta mangueira é bem justa e precisa lubrificar bem para encaixar tanto na turbina quanto no intercooler.
Troquei porque aquele toco de mangueira entre a turbina e aquela curva gambiarra escapava toda hora e tava toda mastigada.
Particularmente gostei desta nova.
Pessoal,
Essas mangueiras utilizadas no turbo são especiais ou aquelas lonadas, de parede grossa, também podem ser utilizadas?
Obrigado.
A que instalei é a lonada que vem no modelo 11/12 do Trolha.
Sds,
Reinaldo
A que instalei é a lonada que vem no modelo 11/12 do Trolha.
Sds,
Reinaldo
Reinaldo,
Obrigado pela informação.
Sds.
eu que sou muito pobre ou 199 reais numa mangueira é um absurdo,
esse material é pra 30 reais no maximo, fala serio
compara com um pneu aro 13, mt mais dificil de fazer alguma tecnologia, alta resistencia aço etc 150 reais
Acredito que esta mangueira possa ser comprada em lojas especializadas, a um custo bem menor.
Sds.
jaime_sandim
12/04/2012, 15:45
Kim,
Onde encontro essas abraçadeiras? Tem ideia de preço?
quem estiver com dificuldades pra encontrar a tal abraçadeira pode comprar aqui
Abraçadeiras de Inox - Diversos Tamanhos (http://www.maonaroda4x4.com.br/faca-voce-mesmo/abracadeiras/abracadeiras-em-aco-inox-diversos-tamanhos.html)
tem todos tamanhos , loja boa essa do Loras
[]'s de abraçadeiras de aço inox a todos :concordo:
Pedro Rocha
12/04/2012, 20:46
Pedro,
A que eu instalei no meu também é original, apenas a do modelo 12.
Ainda não troquei as braçadeiras, mas consegui um aperto legal e numa viagem de 1500km no fim de semana passado, observei que não houve aumento de vibração nem tive problemas de vazamento de ar.
Pretendo trocar as braçadeiras logo, mas como informei no primeiro post, esta mangueira é bem justa e precisa lubrificar bem para encaixar tanto na turbina quanto no intercooler.
Troquei porque aquele toco de mangueira entre a turbina e aquela curva gambiarra escapava toda hora e tava toda mastigada.
Particularmente gostei desta nova.
Reinaldo,
também gostei dessa montagem com a mangueira do 2012, e pretendo colocar no meu. Só não tinha visto as fotos que vc postou ampliadas, entao não tinha reparado que ela é lonada. Mas como vc mesmo falou, se ela é bem justa, as abraçadeiras originais devem dar conta (afinal essa montagem é original de fábrica). No meu precisei trocar as braçadeira pois o tubo de alumínio que eu coloquei é liso, e minha turbina trabalha com pressão mais alta que a original, no seu caso acho que realmente não seja necessário...já que de fábrica é assim. com relação a vibração a mangueira com esse comprimento já minimiza o problema.
Quanto ao preço que o Júnior comentou não achei fora de propósito, ainda mais pra concessionária. Quando tava procurando as curvas pro meu fui numa loja especilizada em borrachas mangotes e etc que fica no centro da cidade onde geralmente o comércio é mais em conta e o vendedor me cobrou R$110 numa curva de 90º 2 1/2" lonada, depois de muito choro o cara fez R$90, achei caro e não comprei, fui em outros cantos e achei reta lonada de 2 1/2" por R$ 200,00 o metro (já tava me assustando com os preços) aí continuei na saga procurando e bati numa loja que trabalha com caminhões, acabei achando a curva de 90º lonada do 1113 por R$20,00 cada, nem preciso dizer que comprei na hora, só que não foi como se diz "plug and play" precisou ficar com a azul de silicone original servindo de bucha do lado da turbina pois nesse lado da curva lonada do 1113 o diametro é maior. Então R$ 200,00 pra ficar com uma montagem "limpa", garantida, durável e sem ter que fazer peregrinação, não é barato, mas não é nenhum absurdo...
Pedro Rocha
12/04/2012, 20:48
só complementando, a única coisa que vou acrescentar no meu são as abraçadeiras mais parrudas por conta da pressão elevada (mesmo porque já as tenho).
só complementando, a única coisa que vou acrescentar no meu são as abraçadeiras mais parrudas por conta da pressão elevada (mesmo porque já as tenho).
Pedro,
A pressão do meu também não é original apesar de ter feito um ajuste um pouco mais conservador que o seu.
A pressão do meu é 1.5 contra 1.25 do original;
Quanto as conexões, é verdade, com o ressalto na saida da turbina e entrada do intercooler fica mais facil da braçadeira sergurar a mangueira no lugar do que num tubo liso.
[]'s
Reinaldo
340995
mfcoraça
14/05/2012, 11:47
Amigo o meu tem o mesmo problema, levei ao mecanico e ele me disse q a turbina esta puxando oleo do motor e que isso nao era normal... sempre escapa durante viajens longa, tendo sempre que parar encaixar e aperta-la, a cada mais ou menos 300 km, em alta ela escapa... seria problema na turbina?????
Caros amigos!
O problema da mangueira escapando, é simplesmente a abraçadeira, essas de chave de fenda, NÃO AGÜENTAM, não adianta insistir, e turbina, quando escapa a mangueira, sobe muito o giro dele, jogando óleo mesmo, isso é comum.
Bem, mais minha vinda aqui, é por causa de uma mangueira que está me torrando a paciência.
A cada 3 meses, a danada estoura, conforme imagem.
347369 347370
Na minha cidade, não tem lonada siliconada com curva de 90o, 2"1/2; Então, fui a uma tapeçaria, um amigo me deu uma cinta de naylon.
347373
Então, passei uma cola de sapateiro/tapeceiro na mangueira, somente para não desmanchar no momento de encaixar e colocar as abraçadeira, e enrolei a fita na mangueira.
347376 347377
Feito isso, passei cola nas primeiras voltas, para ter certeza que não desmancharia no momento de montar, essa cola, é superior à SuperBond, chama-se Superciano.
347380 347381 347382
Me parece que ficou muito bom, quero ver ela inchar quando o turbo mandar pressão!!!
Abraços.
Kim.
PAULO CARECA
15/05/2012, 13:55
Ficou um belo armengue, mas acho que vai ficar bem funcional. Seria bom aumentar o numero de espiras onde anda estourando.
Um detalhe que esqueci.
A mangueira rachada foi para o lixo!
Eu relonei uma nova.