PDA

Ver Versão Completa : Preparação para alagados. E a elétrica?



MarcusForin
31/03/2012, 22:44
Pessoal, sabe-se que a colocação do snorkel só ajuda na questão do calço hidraulico e a parte elétrica, recentemente coloquei o snorkel e elevei os respiros mas como o carro não é diesel o que mais deve ser isolado para não se ter problemas?

sgrul1
01/04/2012, 22:37
Amigo da uma olhada nesse site, tem um topico aki no forum em anunciantes tb.
Motor Spice - Desenvolvimento de sistemas de controle e monitoramento automotivos - automação veicular - automação de máquinas (http://www.motorspice.com.br/)

MarcusForin
06/04/2012, 13:53
Obrigado amigo, achei bem interessante vou dar uma olhada quanto ao custo...
abcs



Amigo da uma olhada nesse site, tem um topico aki no forum em anunciantes tb.
Motor Spice - Desenvolvimento de sistemas de controle e monitoramento automotivos - automação veicular - automação de máquinas (http://www.motorspice.com.br/)

ricardoalex
06/04/2012, 14:10
ola amigo este motor spice não da pra nois não. e so para carro do distribuidor.

ricardoalex
06/04/2012, 14:13
vc pode fazer o isolamento com silicone na parte eletrica com cabo de vela, bobina, chico de dos bicos etc.

a sua tr e manual ou automatica.

FabioTr4
06/04/2012, 16:35
Olá MarcusForin,
Sugiro vc procurar oficina q prepare TR4R para provas. Além de snorkel sei que vedam a ECU e cx fusíveis e mudam algumas coisas. Xerete tb nas provas da Mitsubishi. Para qual profundidade vc pretende "vedar-se"? 60cm é de fábrica....
[s]

MarcusForin
07/04/2012, 01:04
vc pode fazer o isolamento com silicone na parte eletrica com cabo de vela, bobina, chico de dos bicos etc.

a sua tr e manual ou automatica.

Fala ricardoalex, então já pensei em fazer isso, mas vedar tudo com silicone? com o tempo tb o silicone resseca e sai, queria fazer uma coisa mais definitiva e não tão gambiarra rs... mas valeu pela dica... É depois que percebi que só serve em carros com distribuidor... acabei mandando um email p/ eles, vamos ver o que eles respondem...

MarcusForin
07/04/2012, 01:11
Olá MarcusForin,
Sugiro vc procurar oficina q prepare TR4R para provas. Além de snorkel sei que vedam a ECU e cx fusíveis e mudam algumas coisas. Xerete tb nas provas da Mitsubishi. Para qual profundidade vc pretende "vedar-se"? 60cm é de fábrica....
[s]

Fala Fabio, então kra na realidade eu não tenho uma profundidade definida, mas queria me preparar o maximo rs... e como coloquei o snorkel e fiz as adpataçoes necessarias para evitar o calço, fiquei na duvida do que fazer para evitar alguma pane por entrada de agua na elétrica, mas vc tem razão vou ver com o pessoal do jeep clube que participo se alguém conhece alguma oficina que seja especializada nisso... ou ver alguem com uma TR4R que possa me ajudar rs... Mas valeu pela ajuda...

MarcusForin
07/04/2012, 01:12
vc pode fazer o isolamento com silicone na parte eletrica com cabo de vela, bobina, chico de dos bicos etc.

a sua tr e manual ou automatica.

Esqueci de te falar... ela é automatica...

MarcusForin
09/04/2012, 15:47
ola amigo este motor spice não da pra nois não. e so para carro do distribuidor.


Rs, como eu já havia mandado o email p/ eles, segue a resposta meio confusa mas...

Bom dia, Marcus.

"Este tipo de sistema serve em uma pajero TR4 ano 2004 gasolina? Tenho interesse no sistema a prova dágua... "

MS > Sim, desde que seja um motor com distribuidor.

FabioTr4
09/04/2012, 17:39
Voltando ao assunto algumas citações por experiência:
Eu particularmente acho uma temeridade toda aquela elétrica, fios e conectores expostos no câmbio... automático. Em estradas de terra extremamente molhadas depois de longos períodos+lama meu painel virou árvore de natal... tudo piscava ou semi-aceso.... depois de seco tudo ok.
Verificaria todo e qq furaco na carroceria inferior q junta lama/terra. É incrível a tonelada q carregamos de sujeira...
Nunca entrei em lâmina dágua acima de 60cm e nunca entrou água na cabine, mas já atravessei rios.
Deve haver jeito tb de proteção freios (ou mais esperteza do condutor). Já saí de trilha rosnando nos discos pq entrou areia, etc e não encontrei poça dágua pra lavar...
Reclamo tb de retorno de barro/lama/água quando a lâmina dágua é baixa e a velocidade aumenta... volta tudo pro para-brisas por cima do capô...
Pára-barro traseiro principalmente já arranquei umas vezes... em ré no barro ele não aguenta.
Instale estribo. Já evitei ralar lateral em inclinação q o estribo "afastou" o barranco.
Guincho apesar de pesado te salvará de enroscadas. Tem gente pensando em guincho traseiro tb... mas aí só o peso...
Vale verificar vedação inferior visualmente. Nunca entrou água na cabine da minha... mas tb "meus rios" não tinham mais de 60cm...
Depois conte o q fez.
[s]

Sem Loção
09/04/2012, 17:54
Rs, como eu já havia mandado o email p/ eles, segue a resposta meio confusa mas...

Bom dia, Marcus.

"Este tipo de sistema serve em uma pajero TR4 ano 2004 gasolina?Tenho interesse no sistema a prova dágua... "

MS > Sim, desde que seja um motor com distribuidor.


Marcos, eu diria que a resposta denota que eu correria "três dias e três noites sem olhar pra trás" desta empresa.... Se não teve cuidado de checar o que é uma "TR4 2004 a gasolina", pra responder a um cliente, vai ter cuidado com o que?.. sei não...

Vc elevou que respiros? Os dos diferenciais?

Abraço!

Daniel (SL)

patto
09/04/2012, 18:22
Marcos, eu diria que a resposta denota que eu correria "três dias e três noites sem olhar pra trás" desta empresa.... Se não teve cuidado de checar o que é uma "TR4 2004 a gasolina", pra responder a um cliente, vai ter cuidado com o que?.. sei não...

Vc elevou que respiros? Os dos diferenciais?

Abraço!

Daniel (SL)

x1000
corra que esta empresa deve ser fria, pois não deve ter nenhum cuidado

com relação aos respiros, me disse um meca que, depois de 10 anos, largou a ccs Mit para fazer "carreira solo", que os diferenciais do Pajero TR4 são "à prova d'água", pois existe uma espécie de membrana, de diafragma nos respiros, que funciona para evitar a entrada de água. Ou, é mão de via única, ela protege para que o ar quente saia, sem deixar que nada entre...

se isso é verdade, não sei, mas no carnaval fiquei "embaixo" de 45cm de água (entre o chão e o assoalho, sem entrar água no carro) por quase duas horas - até um trator ser desatolado e outro me tirar do meio do corgo na Serra da Canastra e não tive nenhum problema...até hoje pelo menos...hehehehe

abs

Sem Loção
09/04/2012, 19:24
x1000
corra que esta empresa deve ser fria, pois não deve ter nenhum cuidado

com relação aos respiros, me disse um meca que, depois de 10 anos, largou a ccs Mit para fazer "carreira solo", que os diferenciais do Pajero TR4 são "à prova d'água", pois existe uma espécie de membrana, de diafragma nos respiros, que funciona para evitar a entrada de água. Ou, é mão de via única, ela protege para que o ar quente saia, sem deixar que nada entre...

se isso é verdade, não sei, mas no carnaval fiquei "embaixo" de 45cm de água (entre o chão e o assoalho, sem entrar água no carro) por quase duas horas - até um trator ser desatolado e outro me tirar do meio do corgo na Serra da Canastra e não tive nenhum problema...até hoje pelo menos...hehehehe

abs

;)

já tinha lido isso em algum lugar....

seria um tipo de válvula unidirecional... libera a pressão de dentro pra fora, mas não deixa nada entrar. Realmente já fiquei com os diferenciais submersos por um bom tempo e até agora nunca tive problemas,..... mas como minha patroa diz, "I could be wrong"...hehehe

abraço!

MarcusForin
10/04/2012, 11:30
Voltando ao assunto algumas citações por experiência:
Eu particularmente acho uma temeridade toda aquela elétrica, fios e conectores expostos no câmbio... automático. Em estradas de terra extremamente molhadas depois de longos períodos+lama meu painel virou árvore de natal... tudo piscava ou semi-aceso.... depois de seco tudo ok.
Verificaria todo e qq furaco na carroceria inferior q junta lama/terra. É incrível a tonelada q carregamos de sujeira...
Nunca entrei em lâmina dágua acima de 60cm e nunca entrou água na cabine, mas já atravessei rios.
Deve haver jeito tb de proteção freios (ou mais esperteza do condutor). Já saí de trilha rosnando nos discos pq entrou areia, etc e não encontrei poça dágua pra lavar...
Reclamo tb de retorno de barro/lama/água quando a lâmina dágua é baixa e a velocidade aumenta... volta tudo pro para-brisas por cima do capô...
Pára-barro traseiro principalmente já arranquei umas vezes... em ré no barro ele não aguenta.
Instale estribo. Já evitei ralar lateral em inclinação q o estribo "afastou" o barranco.
Guincho apesar de pesado te salvará de enroscadas. Tem gente pensando em guincho traseiro tb... mas aí só o peso...
Vale verificar vedação inferior visualmente. Nunca entrou água na cabine da minha... mas tb "meus rios" não tinham mais de 60cm...
Depois conte o q fez.
[s]

Fala Fabio, Tranquilo

Então na verdade tb ainda não cruzei nenhum ria + de 60 cm, coloquei o snorkel e fiz a adaptação na caixa de ar vedando todo sistema para evitar o calço hidraulico, porém depois fiquei me perguntando e e elétrica o que fazer... Vi um tópico não me lembro onde de um kra que fez uma expedição onde iria atravessar varios rios,tirou todo o carpete e vedou apenas o modulo com aquele papel filme que fica em baixo do banco do passageiro, ele não tinha snorkel e cruzou rios que a agua entrou no carro... Vou ver se consigo levar ainda essa semana para pessoal do jeep clube p/ ver o que eles acham tb... Ai posto aqui novamente...
Abcs

MarcusForin
10/04/2012, 11:37
Marcos, eu diria que a resposta denota que eu correria "três dias e três noites sem olhar pra trás" desta empresa.... Se não teve cuidado de checar o que é uma "TR4 2004 a gasolina", pra responder a um cliente, vai ter cuidado com o que?.. sei não...

Vc elevou que respiros? Os dos diferenciais?

Abraço!

Daniel (SL)


Falai Semloção


Então kra foi logo o que eu imaginei CORRER RS, elevei sim os respiros fiz de tudo para não contaminar o oleo rs...Vc acredita que eles são distribuidores autorizados da offshox? Complicado isso viu o kra da uma resposta sem ao menos pesquisar como é o motor do carro...

MarcusForin
10/04/2012, 11:40
x1000
corra que esta empresa deve ser fria, pois não deve ter nenhum cuidado

com relação aos respiros, me disse um meca que, depois de 10 anos, largou a ccs Mit para fazer "carreira solo", que os diferenciais do Pajero TR4 são "à prova d'água", pois existe uma espécie de membrana, de diafragma nos respiros, que funciona para evitar a entrada de água. Ou, é mão de via única, ela protege para que o ar quente saia, sem deixar que nada entre...

se isso é verdade, não sei, mas no carnaval fiquei "embaixo" de 45cm de água (entre o chão e o assoalho, sem entrar água no carro) por quase duas horas - até um trator ser desatolado e outro me tirar do meio do corgo na Serra da Canastra e não tive nenhum problema...até hoje pelo menos...hehehehe

abs

Fala Patto,

Kra disso eu não sabia se soubesse nem tinha subido os respiros, na verdade qdo eu subi meu meca falou que não tinha necessidade pq parecia uma "chupeta" para sair o ar quente, exatamente o que vc falou de mão unica que não iria entrar agua ali... Mas como fiquei meio cabreiro pedi p/ subir do mesmo jeito rs...

MarcusForin
13/04/2012, 19:54
Achei o tópico que eu estava procurando Condução Off Road (http://www.4x4noticias.net/index.php/seu-4x4/conducao-off-road.html) ,

Em especial retirei esta parte do texto...

Se usualmente fazemos trilhas em locais alagados devemos fazer algumas adaptações nos mesmos:


- Instalação de um Snorkel para a entrada de ar do motor;
- Instalação de snorkel para os suspiros dos diferenciais e caixa de câmbio;
- Isolamento das partes elétricas dos veículos, principalmente veículos que não são a diesel e precisam de velas, bobinas, etc. Alguns veículos a diesel mais modernos precisam de isolamento em diversos sensores no motor;
- Isolamento interno dos módulos eletrônicos. Como exemplo a TR4 do Julio, que em 2008 participou do projeto Transamazônica, teve toda a forração interna removida e todos os módulos eletrônicos isolados, se não tivesse feito isso teria queimado os mesmos, uma vez que atravessamos mais de 18 km de áreas alagadas e em muitos momentos sua TR4 ficou cheia d’água na cabine.

Minha duvida é, alguém sabe onde ficam todos esses módulos eletrônicos dentro do carro? Ou teria algum manual de onde estão os mesmo?

Caíto
13/04/2012, 22:02
;)

já tinha lido isso em algum lugar....

seria um tipo de válvula unidirecional... libera a pressão de dentro pra fora, mas não deixa nada entrar. Realmente já fiquei com os diferenciais submersos por um bom tempo e até agora nunca tive problemas,..... mas como minha patroa diz, "I could be wrong"...hehehe

abraço!

Na verdade não se trata de uma válvula unidirecional, nem um respiro propriamente dito. O "respiro" da TR4 nada mais é que uma pequena "bexiga" obviamente menor e de borracha mais grossa e resistente em cima do "respiro" do diferencial. Quando a pressão interna do diferencial aumenta, temperatura e etc, a "bexiga" incha e alivia a pressão. Em regime normal de funcionamento ela permanece vazia. É um sistema muito inteligente que não deixa água entrar, mas tem a mesma utilidade de um respiro normal.

É bom inclusive sempre ficar de olho como está essa "bexiga" que fica localizada em cima do diferencial. Sabe como é, trata-se de uma borracha, com o tempo, ela resseca e estraga. É bom sempre ficar de olho e dar uma mexida qdo levantar o carro...

abs

Caíto
13/04/2012, 22:04
Achei o tópico que eu estava procurando Condução Off Road (http://www.4x4noticias.net/index.php/seu-4x4/conducao-off-road.html) ,

Em especial retirei esta parte do texto...

Se usualmente fazemos trilhas em locais alagados devemos fazer algumas adaptações nos mesmos:


- Instalação de um Snorkel para a entrada de ar do motor;
- Instalação de snorkel para os suspiros dos diferenciais e caixa de câmbio;
- Isolamento das partes elétricas dos veículos, principalmente veículos que não são a diesel e precisam de velas, bobinas, etc. Alguns veículos a diesel mais modernos precisam de isolamento em diversos sensores no motor;
- Isolamento interno dos módulos eletrônicos. Como exemplo a TR4 do Julio, que em 2008 participou do projeto Transamazônica, teve toda a forração interna removida e todos os módulos eletrônicos isolados, se não tivesse feito isso teria queimado os mesmos, uma vez que atravessamos mais de 18 km de áreas alagadas e em muitos momentos sua TR4 ficou cheia d’água na cabine.

Minha duvida é, alguém sabe onde ficam todos esses módulos eletrônicos dentro do carro? Ou teria algum manual de onde estão os mesmo?


No pé do carona! Embaixo/lateral direita do porta-luvas.

MarcusForin
14/04/2012, 12:57
No pé do carona! Embaixo/lateral direita do porta-luvas.

Obrigado Caito, eu achei que além desses 2 pontos havia mais algum que deveria ser isolado... Mas muito obrigado pela informação...

sraposo
06/07/2012, 23:04
Prezados Daniel(SL) (nick "Sem Loçao"), Patto e Marcus Vinícius (nick "MarcusForim"), boa noite.


Somente agora tomei conhecimento deste tópico, consequentemente, dos posts que vocês escreveram em 9 de abril último e posteriormente.

Como não me pareceu uma brincadeira a frase de Daniel ("Marcos, eu diria que a resposta denota que eu correria "três dias e três noites sem olhar pra trás" desta empresa.... Se não teve cuidado de checar o que é uma "TR4 2004 a gasolina", pra responder a um cliente, vai ter cuidado com o que?.. sei não..."), corroborada por Patto, faz-se necessário uma correção.

Quando Marcus Vinícius fez consulta por e-mail em 07/04/2012, causou estranheza que um carro de 2004 ainda utilizasse distribuidor de ignição, por isso foi-lhe dito que "Sim, desde que seja um motor com distribuidor." O e-mail com total de 32 linhas explicava sucintamente sobre a diferença entre os três tipos de produtos disponíveis e questões comerciais.

Em resposta ao e-mail que Marcus enviou no dia 9, foi-lhe solicitado confirmação sobre a existência de distribuidor de ignição neste carro, pois havia sido buscado informação sobre isso e não foi encontrado.

Finalmente, no dia 10, Marcus respondeu ao questionamento informando que o motor realmente não possui distribuidor e agradeceu a atenção. No entanto, Marcus, surpreendeu-me ler teu post de 11:37h do mesmo dia
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/103763-preparacao-para-alagados-e-eletrica.html#post1666503).

A política da Motor Spice é fornecer soluções, não meramente vender algo que alguém diz desejar comprar. Por isso tentamos entender o problema, as expectativas do potencial usuário e outras questões associadas ao uso dos aparelhos. É a chamada "venda técnica".

Foi assim que não foi simplesmente vendido um DIS, DIS-PP ou DD ao Marcus quando ele disse ter interesse em um sistema à prova de água. Não havendo distribuidor no motor, medidas que ele deveria tomar para enfrentar alagados mais fundos não incluiriam utilizar um dos nossos produtos destinados a terminar com o problema da água no sistema de ignição.

A diversidade na configuração do sistema de ignição existentes nos carros originais, fora as variadas e às vezes surpreendentes modificações que são feitas, exige a postura de consultor técnico em nossos atendimentos. Para garantir a imparcialidade, com frequência sugerimos que o interessado obtenha apoio de um engenheiro mecânico/mecatrônico independente para apoiá-lo na escolha ou até mesmo na pertinência da compra quando ele se mostra em dúvida, especialmente em questões mais técnicas. Se o potencial comprador tem uma pretensão não cabível ou com probabilidade significativa de não ser bem sucedida, não hesitamos em desaconselhar a compra e explicamos o porquê. Assim foi feito com Marcus, também.

Assim, Daniel, Patto e Marcus Vinícius, entendo que os comentários não combinam com a postura e a prática da Motor Spice, ao contrário, depreciam injustamente a imagem. Marcus, se a resposta não pareceu suficientemente esclarecedora, bastava solicitar detalhamento. E, sim, somos revendedores da Offlimits e da ZHME, além de sermos desenvolvedores e fabricantes dos produtos da marca Motor Spice.

Quero crer que vocês tenham inadivertida e/ou precipitadamente se manifestado daquela forma em relação à Motor Spice.

Que este post venha corrigir uma eventual interpretação indevida do caso.

Atenciosamente,

Sérgio Raposo

aareal
07/07/2012, 00:28
Prezados,

Tomei conhecimento deste tópico em minhas andanças pelo fórum e, sem a menor intenção de causar polêmica, gostaria de expressar minha opinião.

Eu possuo uma TR4 2011 MT (que tb não tem distribuidor...rsrsr) e um Jeep Willys CJ-5 1995 equipado com o módulo DIS, da Motorspice.

Adquiri o DIS em 2007, por indicação de amigos jipeiros e após ler os relatos aqui no fórum de muitas pessoas satisfeitas com o produto.

Quando fui consultar o preço e mais informações, me surpreendi por não ser vendido (pelo menos na época) um kit plug and play para o meu jeep. Ao invés disso, o Sérgio tirou minhas dúvidas e listou as peças adicionais que deveriam ser compradas para que ficasse tudo em ordem. Fiz isso e sou mais um cliente satisfeito.

Hoje em dia, depois de muitos outros upgrades que comprei (inclusive de marcas super renomadas e de qualidade indícutivel) e da necessidade de ter de fazer alterações nesses componentes "plug and play", cheguei a seguinte conclusão:

Existem quase que infinitas configurações, upgrades e adaptações nos nossos jeeps, o que torna muito difícil o desenvolvimento de kits e peças para nossos carros.

Vocês conhecem algum samurai 93 com injeção eletrônica, cambio automático, T-case dual e pneus 38? Ou Willys com eixos Rockwell, motor 4.1 turbo??? Pois é, tudo isso existe funcionando por aí...

Se ligar na Ensimec para comprar um Bloqueio de Diferencial, independentemente de informar o modelo e o ano do jeep, será perguntado se é um Dana 44 relação curta ou longa, mesmo que eles tenham as tabelas de aplicação de eixos DANA.

O que estou querendo dizer é que os produtos da Motorspice são voltados a um público pouco convencional, que está buscando aprimorar seus carros, que na maioria das vezes nem é mais original....Além disso, acho praticamente impossível se saber todos os sistemas de ignição, de todos os anos de todos os carros.....daí a resposta dada: "se tem distribuidor, serve."

Acredito que a intenção dos posts não tenha sido questionar a competência e seriedade da Motorspice e do Sérgio, pois ele foi pioneiro no desenvolvimento destes sistemas e sempre se mostrou solícito e capacitado a responder todos os questionamentos técnicos relativos a seus produtos (e olha que sou chato pra kct).

Bom, já falei de mais.

Não ganho comissão, não tenho interesses pessoais e comerciais no assunto e só tenho 1 DIS em meu jeep, mas acho que nós, como jipeiros, deveríamos incentivar empresas como a Motorspice, que além de possirem impecável reputação no mercado, se engajam em desenvolver soluções técnicas para o carente mercado offroad nacional.

Abraços,

anselmorabello
07/07/2012, 01:16
Prezados,

Tomei conhecimento deste tópico em minhas andanças pelo fórum e, sem a menor intenção de causar polêmica, gostaria de expressar minha opinião.

Eu possuo uma TR4 2011 MT (que tb não tem distribuidor...rsrsr) e um Jeep Willys CJ-5 1995 equipado com o módulo DIS, da Motorspice.

Adquiri o DIS em 2007, por indicação de amigos jipeiros e após ler os relatos aqui no fórum de muitas pessoas satisfeitas com o produto.

Quando fui consultar o preço e mais informações, me surpreendi por não ser vendido (pelo menos na época) um kit plug and play para o meu jeep. Ao invés disso, o Sérgio tirou minhas dúvidas e listou as peças adicionais que deveriam ser compradas para que ficasse tudo em ordem. Fiz isso e sou mais um cliente satisfeito.

Hoje em dia, depois de muitos outros upgrades que comprei (inclusive de marcas super renomadas e de qualidade indícutivel) e da necessidade de ter de fazer alterações nesses componentes "plug and play", cheguei a seguinte conclusão:

Existem quase que infinitas configurações, upgrades e adaptações nos nossos jeeps, o que torna muito difícil o desenvolvimento de kits e peças para nossos carros.

Vocês conhecem algum samurai 93 com injeção eletrônica, cambio automático, T-case dual e pneus 38? Ou Willys com eixos Rockwell, motor 4.1 turbo??? Pois é, tudo isso existe funcionando por aí...

Se ligar na Ensimec para comprar um Bloqueio de Diferencial, independentemente de informar o modelo e o ano do jeep, será perguntado se é um Dana 44 relação curta ou longa, mesmo que eles tenham as tabelas de aplicação de eixos DANA.

O que estou querendo dizer é que os produtos da Motorspice são voltados a um público pouco convencional, que está buscando aprimorar seus carros, que na maioria das vezes nem é mais original....Além disso, acho praticamente impossível se saber todos os sistemas de ignição, de todos os anos de todos os carros.....daí a resposta dada: "se tem distribuidor, serve."

Acredito que a intenção dos posts não tenha sido questionar a competência e seriedade da Motorspice e do Sérgio, pois ele foi pioneiro no desenvolvimento destes sistemas e sempre se mostrou solícito e capacitado a responder todos os questionamentos técnicos relativos a seus produtos (e olha que sou chato pra kct).

Bom, já falei de mais.

Não ganho comissão, não tenho interesses pessoais e comerciais no assunto e só tenho 1 DIS em meu jeep, mas acho que nós, como jipeiros, deveríamos incentivar empresas como a Motorspice, que além de possirem impecável reputação no mercado, se engajam em desenvolver soluções técnicas para o carente mercado offroad nacional.

Abraços,

Boa noite nobre aareal
Estava dando uma bicorada aqui nos tópicos da Mitsubishi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/) para ver o que tinha de novo para minha TR4 e deparei com esse tópico Preparação para alagados. E a elétrica? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/103763-preparacao-para-alagados-e-eletrica-2.html) onde me interessei e comecei a leitura das postagens deparando com as dos senhores Patto, MarcusForin e Sem Loção chacoteando uma empresa conceituada que é a Motorspice e onde comprei uns dos seus produtos (DIS) que também ja faz 2 anos de uso e trazendo somente benefícios para o meu Jeep Willys .
E concordo plenamente com a sua postagem aareal e aproveitar venho pedir para os nobres senhores Patto, MarcusForin e Sem Loção reveja esta situação criada aqui neste tópico.

Sem Loção
07/07/2012, 07:49
Senhores,

Não nos esqueçamos da função primordial de uma fórum como este. Exatamente o que está acontecendo, de forma saudável, neste tópico.

Realmente, dei minha sincera opinião ao colega Marcus Forin, na ocasião, em virtude de uma resposta que, na minha opinião, teria sido extremamente superficial e até desinteressada, segundo a conversa relatada por ele.

O que se espera de uma consulta técnica? Uma resposta aprofundada e interessada, exatamente como a dada pelo Sr. Sérgio Raposo no post de ontem.

É leviano emitir opiniões baseado em relatos de um colega? Acredito que num ambiente como um fórum na internet, criado para troca de experiências pessoais, não.

Peço desculpas se meus termos foram ofensivos ou depreciativos. Baseado na resposta do sr. Sérgio e dos demais colegas que o sucederam, deixo aqui claro que meu conceito sobre a referida empresa foi mudado, me causando muito boa impressão.

Att,

Daniel

Lucas Lee
07/07/2012, 08:51
Não tenho TR4. Mas concordo 100% com Sem Loção. E concordo 50% com o pessoal do willys sobre as empresas que desenvolvem produtos especiais (sejam eles quais forem).
O que não podemos esquecer é que compramos estes produtos. Não ganhamos. Não temos que ser mais pacientes ou tolerantes com quem dá uma resposta curta e grossa destas. Eles estão aí pra ganhar $$ e quanto melhos o produto deles, mais $$ eles ganham. Sobre o atendimento tb!! Quanto melhor o atendimento, mais gente vai querer optar pelo produto deles! Nunca concordei em tolerar um fornecedor (seja ele qual for) só porque ele serve à um pequeno mercado e eu fazendo parte dele.

Em tempo: tenho um Samurai, com distribuidor. (hehehehe)

sraposo
07/07/2012, 09:58
Prezados, bom dia.

Respondo abaixo aos comentários posteriores à minha mensagem (#22)


Daniel (Sem Loção):

Desde o início preferi acreditar que houve uma interpretação indevida do caso, portanto é e foi minha intenção fazer com que o devido entendimento acontecesse, já que a consulta do MarcusForin acabou se tornando um assunto público. Como a pretensão dele logo revelou-se não pertinente (já que o motor do carro dele não possui distribuidor), a troca de mensagens foi curta. Tipicamente, repetidas e longas consultas antecedem a decisão de compra pelo cliente, às vezes dezenas, e não apenas é compreensível que seja assim, mas diria eu que é recomendável, pois trata-se de um interesse em fazer-se um upgrade em um carro costumeiramente (muito) antigo, com uma história de intervenções (consertos e adaptações) que muitas vezes nem o atual dono conhece. Some-se a isso o fato de a compra geralmente ser feita de forma não presencial. E, complementando, mas não esgotando o rol de possibilidades, ainda devemos detectar se o desejo do interessado é pertinente e a consulta de MarcusForin ilustra bem isso: ele queria comprar um sistema para o motor à prova de água (no que tange à ignição) e o motor dele já tinha isso de fábrica! Outras vezes o interessado tem uma expectativa de resultados/efeitos que não são tecnicamente possíveis, pouco viáveis ou representa uma estratégia imprópria (mais cara, mais trabalhosa e/ou mais arriscada do que outra). É dever de quem faz venda técnicas esclarecer, mesmo que isso resulte em a venda não acontecer.



Lucas Lee:

O mencionado trecho da resposta dada ao MarcusForin é realmente curto, mas a resposta toda tinha várias linhas a mais de esclarecimento. Do ponto de vista técnico, o citado trecho é absolutamente suficiente. A frase é curta mas não foi grossa, fazendo aqui um chiste com o conhecido jargão popular. A frase sintetiza o pré-requisito principal! Se o motor tem distribuidor, muito provavelmente existe vulnerabilidade à água (uns motores mais, outros menos, devido à localização do distribuidor, da comunicação mais ou menos facilitada entre o interior do distribuidor e o meio externo...) , e assim os produtos que temos para eliminar esta fragilidade são pertinentes. Assim, se o motor não possui distribuidor, não é aplicável o uso de um dos nossos produtos que proporcionam imunidade à água!

Sempre colocamo-nos textualmente à disposição para esclarecimentos e, conforme comentado no meu post anterior, encorajamos o interessado a buscar apoio técnico, como uma consultoria, de um engenheiro mecânico/mecatrônico independente, para que a pessoa tenha um orientação seguramente imparcial. Nossas respostas são imparciais, como não poderia deixar de ser por uma questão ética, porém nossa condição de fornecedor, pode fazer alguém suspeitar da independência técnica, o que é compreensível. Conforme você disse, nosso negócio tem fins lucrativos ("Eles estão aí pra ganhar $$ e quanto melhos o produto deles, mais $$ eles ganham"), o que é perfeitamente lícito, porém a ética deve estar sempre à frente, e esforçamo-nos para que não apenas seja sempre assim, mas que também fique aparente que é assim! Na condição de consumidor final eu, Sérgio Raposo, espero que todo e qualquer vendedor siga a mesma postura e, usando uma forma de expressão que poderá parecer "curta e grossa", acho que o vendedor que usa de ética não está fazendo mais do que uma de suas obrigações!



Ângelo e Anselmo:

Obrigado pela contribuição para corrigir o mal entendido e a forma apaziguadora que utilizaram.



A Motor Spice desenvolve tecnologia e há anos voltou-se também para o mercado offroad e o uso recreativo (atuamos nio mercado industrial e o de preparação de motrores também), desenvolvendo produtos que seriam usados por carros potencialmente MUITO antigos, com histórico de manutenção provavelmente com baixo nível técnico e que representaria um upgrade significativo. E ainda havia a resistência neste mercado às 'coisas eletrônicas'. Um cenário desafiador para um desenvolvedor de produtos, que ainda tinha a pretensão de fazer produtos tão universais quanto possível, mas encaramos isso e temos aparelhos especializados desde agosto de 2007.

Eu, Sérgio, entendo que um forum deve servir também para informar, portanto há de se ter cuidado ao criticar e também ao elogiar certo produto e/ou empresa para não induzir os outros membros ao erro, seja uma decisão de comprar ou não algo, seja de considerar a empresa ou produto digno ou indigno. Sim, até mesmo o elogio deve ser objeto de cautela!
Como consumidor, além de diretor de uma empresa, entendo que erros podem acontecer, desde que não sejam frequentes. Porém, ocorrendo o erro, é extremamente relevante como o erro vai ser tratado, e é aí que muitos se decepcionam. Como consumidor, já experimentei a situação de não ter o caso adequadamente tratado...

Em uma relação entre pessoas, sempre há o risco de haver ruído na comunicação, seja por parte do emissor, do receptor e até ambos. Importante que as pessoas adotem uma postura cordial e não-defensiva, considerando a possibilidade do tal erro de comunicação quando algo soar mal. Como diz o velho ditado, "conversando a gente se entende".



Grande abraço a todos!

Sem Loção
07/07/2012, 12:11
Prezados, bom dia.

Respondo abaixo aos comentários posteriores à minha mensagem (#22)


Daniel (Sem Loção):



Em uma relação entre pessoas, sempre há o risco de haver ruído na comunicação, seja por parte do emissor, do receptor e até ambos. Importante que as pessoas adotem uma postura cordial e não-defensiva, considerando a possibilidade do tal erro de comunicação quando algo soar mal. Como diz o velho ditado, "conversando a gente se entende".



Grande abraço a todos!

Concordo plenamente!

Quisera eu que todos os profissionais do ramo tivesses o cuidado e a atenção que você demonstrou desta feita. Reitero que me impressionou positivamente, e que é nossa obrigação rever conceitos estabelecidos que ora tenham sido provados de forma diferente.

Parabéns pelo profissionalismo e pela cordialidade!

Um abraço!

Daniel

Bruno Sander
09/07/2012, 00:34
Se colocar um bom snorkel e veda-lo direito, pode encarar os alagados tranquilo!

sraposo
09/07/2012, 07:33
Bom dia a todos!

Daniel, fico feliz de que os meus objetivos foram alcançados: corrigir um entendimento equivocado e restabelecer/estabelecer um clima cordial entre as pessoas.

Forte abraço!

sraposo
09/07/2012, 08:39
Bom dia!

Um tópico sobre preparação do carro para atravessar alagados é útil porque nota-se que existe desinformação sobre isso.

Não é qualquer carro que foi projetado para atravessar alagados (mais) fundos, portanto para que a aventura não resulte em prejuízos, medidas preventivas e outras corretivas devem tomadas, caso contrário, problemas (leia-se prejuízos) podem acontecer desde o momento da travessia até meses depois. Dependendo do que a quantidade de vezes que o carro é submetido a um alagado fundo e do intervalo entre ocorrências, mais e/ou mais importantes problemas poderão surgir.

Independentemente do carro, BOM snorkel é uma necessidade imediata, pois os cilindros do motor não podem aspirar água. Se acontecer isso em quantidade bem baixa ("baixa" depende do volume do cilindro) e o dono do carro tiver a sorte de o motor parar por impossibilidade de ignição, bastará rebocar o carro para fora do alagado e fazer com que a água seja expulsa do(s) cilindro(s) pela sede da vela ou bico injetor de diesel, se houver recursos suficientes para isso no local, permitindo religar o motor. Talvez a junta do cabeçote venha a ser afetada pelo grande aumento de pressão no(s) cilindro(s).
Já se a quantidade de líquido que entrar for maior, acontecerá o conhecido "calço hidráulico", devido à quase nula incompressibilidade dos líquidos, levando a danos mecânicos importantes, comumente o entortamento de biela, e estragos no pistão, anéis, cabeçote, camisa e virabrequim em maior ou menor grau.

Um "BOM snorkel" é aquele que proporciona benefício sem contrapartidas ruins. Um snorkel bom vai evitar a aspiração de água pelo motor (inclusive pelas junções entre as partes que compoem o snorkel e entre o snorkel e o TBI/carburador) sem gerar restrição importante ao fluxo de ar, especialmente quando a rotação estiver alta e a borboleta estiver mais aberta, caso contrário o motor vai perder potência nestas condições. Especialmente no caso de motor carburado, essa restrição que foi introduzida ao fluxo de ar torna a mistura mais rica, o que resulta no aumento do consumo de combustível, poluição mais e carbonização das câmaras.
Assim, um snorkel feito de "mangueira espiral", como aquelas usadas no enchimento de piscina, definitivamente não pode ser chamado de "bom snorkel". Poderá até servir em uma situação absolutamente emergencial, mas não como um acessório de segurança de verdade.

O outro fenômeno instantâneo por conta da entrada em um alagado é a parada do motor (com sorte, falha de um ou mais cilindros) por causa da umidade na parte interna do distribuidor, problema que motores diesel e os motores mais recentes não têm. Nem todo motor com injeção eletrônica usa ignição estática (em outras palavras, ignição sem distribuidor). Existem vários carros originais fabricados até o início da década passada dotados de distribuidor de ignição. Assim, se o motor tem distribuidor, esta vulnerabilidade imediata à água existe, salvo se for um distribuidor realmente estanque, o que não é nada comum. Assim como no caso do snorkel, existem soluções sérias e as não-sérias. As sérias são aquelas fazem com que a distribuição seja feita sem o uso de elementos eletromecânicos (leia-se rotor + tampa de distribuidor), não necessariamente "eliminando o distribuidor" por inteiro. Aliás, "eliminar distribuidor" é um anseio de muitos, mas nem sempre possível ou com custo compensador. Vários motores dependem de parte do distribuidor (eixo, engrenagem e o corpo, fazendo a função de mancal) para que a bomba de óleo seja acionada como os de Opala, Ford OHC e o AP, para citar alguns. No caso do motor VW refrigerado a ar, o eixo do distribuidor participa do mecanismo do acionamento da bomba de combustível. Ou seja, retirar simplesmente o distribuidor pode requerer alguma compensação. Entre as não-sérias, ou válidas apenas em situações emergenciais, está o embrulhar o distribuidor com câmara de pneu, embrulhar com saco plástico, lotar a junção tampa/corpo do distribuidor e o fundo do distribuidor com borracha de silicone, fazer uma "camisinha de distribuidor" usando luva cirúrgica e tantas outras que, inclusive são usadas combinadas.

Respiros em diferencial e caixa, embora não faça a entrada de água nestes compartimentos não façam o carro parar, são importantes no curto prado também, pelo dano ao mecanismo que o óleo contaminado com água poderá causar.
Aliás, normalmente não se comenta sobre o respiro do cárter do motor e outros pontos associados à parte de admissão do motor. A mangueira de respiro do cárter, acesso à vareta de nível de óleo e bocal de abastecimento de óleo são pontos onde água pode entrar e um prejuízo considerável poder ocorrer. Estes pontos possuem pressão positiva muito baixa, de modo se o nível de água atinge um deles e NAO houver boa vedação, àgua vai entrar e alcançar o óleo no cárter. Nem pensar em tapar o respiro do carter, pois por ali alivia-se a pressão que tende a se formar no cárter, evitando que óleo vaze por retentores, gaxetas, vareta de óleo (geralmente em um ponto mais baixo do motor), juntas e por onde mais o óleo puder escapar.
Há muitos anos que nos carros existem uma mangueira que liga a tampa de válvulas à caixa do filtro de ar ou ao coletor de admissão, porém na prática encontram-se muitos carros em que essa conexão na tampa de válvulas fica simplesmente aberta para o ambiente. Além de estar liberando material poluente, torna-se um ponto de entrada de água no motor.

Na hora da emergência, soluções improvisadas podem até fazer a diferença para se evitar um prejuízo maior, mas deve-se considerar os riscos de se manter aquela "solução provisória" que acaba ficando em uso por muito tempo.

Em um próximo post escreverei um pouco sobre aquilo que é o tema deste tópico: alagados x parte elétrica, mas seria bom se alguém da área mecânica viesse a escrever algo, quem sabe em outro tópico, sobre "alagados x parte mecânica".

Grande abraço a todos

Sérgio

Sem Loção
09/07/2012, 09:13
Excelente post, Sérgio! :concordo:

... em outro tópico eu vi um colega cuja TR4 ficou por 4h se não me engano num alagado até ser resgatada, o que ocasionou mau funcionamento do câmbio AT.

Com relação aos diferenciais, creio que a TR4 é bem projetada. Segundo informações da MIT, a TR4 tem os respiros de diferencial estanques (na verdade seriam válvulas com reservatório elástico, que se deformariam frente a um aumento de pressão e voltariam ao normal depois).

MAS a vareta de acesso ao cárter do câmbio AT é bem baixa, essa foi minha primeira hipótese no caso citado, como o período de submersão da parte de baixo do motor foi longo, poderia ter ocorrido entrada de água por este mecanismo...

...mas ao que parece, e isso seria uma falha grave no projeto, entrou água no módulo de controle do câmbio, no assoalho do carro.... -> http://www.4x4brasil.com.br/forum/compram-se-pecas-e-acessorios/106775-urgente-peca-pajero-tr4-2005-2005-a.html

Um abraço,

Daniel (SL)

gabrielqueiroz
09/07/2012, 12:59
Olá pessoal,

Sou novo no fórum e recentemente adquiri uma TR4 AT 2012. Ela não tem nenhuma adaptação. Está toda original com pneus Scorpion ATR.
Eu tenho um sítio em visconde de mauá. Não tem ponte pra passar carro. Até hoje fui caminhando até minha casa. Apenas caminhões conseguem passar por dentro do rio no inverno quando o rio diminue o volume.
Nesse fim de semana fui e fiquei pensando se arriscaria passar ou não passar com minha TR4 pelo rio. Preferi não arriscar e pegar mais informações com quem entende do assunto.
Atravessei o rio a pé e verifiquei que na parte mais funda ele chega no meu joelho (aprox. 60cm) e essa medida no carro corresponde a cobrir toda a parte metalica do roda e chegar até 4 dedos acima da base da porta. O escapamento ficaria submerso diante dessa situação.
O rio tem no máximo 10 metros de extensão.
Diante dessas informações, e supondo que eu precise atravessar esse rio umas 4 vezes por mês, será necessária alguma adaptação no veículo (snorkel, lift, rodas, vedação) ou posso meter bronca?

Abraços e obrigado.

Sem Loção
09/07/2012, 13:11
Olá pessoal,

Sou novo no fórum e recentemente adquiri uma TR4 AT 2012. Ela não tem nenhuma adaptação. Está toda original com pneus Scorpion ATR.
Eu tenho um sítio em visconde de mauá. Não tem ponte pra passar carro. Até hoje fui caminhando até minha casa. Apenas caminhões conseguem passar por dentro do rio no inverno quando o rio diminue o volume.
Nesse fim de semana fui e fiquei pensando se arriscaria passar ou não passar com minha TR4 pelo rio. Preferi não arriscar e pegar mais informações com quem entende do assunto.
Atravessei o rio a pé e verifiquei que na parte mais funda ele chega no meu joelho (aprox. 60cm) e essa medida no carro corresponde a cobrir toda a parte metalica do roda e chegar até 4 dedos acima da base da porta. O escapamento ficaria submerso diante dessa situação.
O rio tem no máximo 10 metros de extensão.
Diante dessas informações, e supondo que eu precise atravessar esse rio umas 4 vezes por mês, será necessária alguma adaptação no veículo (snorkel, lift, rodas, vedação) ou posso meter bronca?

Abraços e obrigado.

60cm de água, 10m de extensão é :bananadança:moleza pra TR4. O problema não é o escapamento que vai ficar "borbulhando". Desde que o carro não morra, não entra água pelo cano de descarga em curtas travessias como essa. O problema, como o Sérgio postou acima, é entrar água pela admissão do carro (o famoso calço hidráulico). A admissão da TR4 é bem alta, algo em torno de 90cm na parte da frente do cofre do motor. Sugiro ir de 4x4H (ou mesmo 4x2 se não tiver muita correnteza) e :stop::stop:DEVAGAR E SEMPRE, nada de ficar fazendo chuáááá e espalhando aquele monte de água. Nesta espalhada que entra água onde não devia, alem de vc com certeza perder suar placa dianteira...

Boa travessia!

No video abaixo o willys teve o distribuidor molhado (olha um futuro cliente do Sérgio, hehe), e a minha TR4 (ainda sem lift) passou numa profundidade de uns 50-60cm... eu fui mais rápido do que deveria e olha onde chegou a água...


http://www.youtube.com/watch?v=_xlD7ExQKCA&feature=plcp

sraposo
09/07/2012, 23:12
Boa noite!

Como o Daniel disse, "fazer chuá" pode ser um problema, pois isso não é para qualquer carro. Deve ser lembrado que a água oferece resistência muito maior ao deslocamento e, consequentemente, pode fazer coisas se deslocarem e/ou envergarem indevidamente.
O "chuá", como Daniel bem lembrou, ainda pode fazer a água chegar a pontos no cofre do motor em que a água pode não ser bem vinda.

Mesmo sem "fazer chuá", um nível mais alto de água pode trazer problemas. Exemplo de uma uma coisa nem sempre lembrada: ANTES de fazer uma travessia funda, pode ser recomendável ou necessário desligar a ventoinha elétrica ou soltar a correia da hélice, evitando que as pás enverguem para frente e acabem atingindo a colmeia do radiador. Outra possibilidade relacionada à hélice é o grande, talvez súbito, aumento da dificuldade de ele girar, roubando potência do motor e, se estiver em rotação baixa, até fazê-lo parar!

Rolamentos podem ser prejudicados com a submersão, dependendo da profundidade e tempo nesta condição. Sem as devidas medidas preventivas, em questão de horas até rolamentos poderão começas a fazer barulho.
Retentores e gaxetas podem não ter capacidade de contenção da água a partir de uma dada profundidade e tempo de exposição, fazendo com que a água contamine o óleo de mecanismos (caixa, diferencial, homocinéticas...)

Tudo isso que escrevi são considerações genéricas. Cada carro será mais ou menos vulnerável à água nesta ou naquela parte. No caso da dúvida do Gabriel, melhor consultar um entendido em TR4 para saber o que nela está mais vulnerável, e o Daniel já se adiantou nisso.

E ainda tem a parte elétrica, sobre a qual ainda não comentei....

Abraços!

Sérgio Raposo

gabrielqueiroz
10/07/2012, 08:14
Bom dia a todos!

Obrigado "sem loção" mas eu não entendi direito a questão do calço hidráulico. Do jeito que você escreveu eu não entendi se isso pode ou não ocorrer....

Olha o video que eu encontrei na NET ... hehehhehehe.... não gostaria que isso acontecesse com meu carrin.....

Rally Campo Magro - Afogamento Tr4 X Gol Monster 4x2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Xl8rDeBQj4I&feature=player_detailpage#t=159s)

MAs creio também que o cara deu mole e não viu que naquele final ali tem bem mais do que 80cm.... olha aonde a agua ficou... quase na maçaneta da porta..... ele deveria antes ter passado a pé concorda?

sraposo
10/07/2012, 08:32
Oi, Gabriel.

Calço hidráulico neste caso refere-se à massa de líquido (costumeiramente água, mas não limitado a ela) que venha a entrar no cilindro do motor, impedindo que o pistão chegue ao fim do curso no tempo-motor da compressão, já que líquidos, na prática, são incompressíveis. Em condições normais, motores comprimem uma massa de gás (ar) misturada com combustível líquido (se líquido) pulverizado (ou vaporizado), um estado da matéria que admite compressão.
Danos podem ocorrem mesmo que não haja uma quantidade de líquido no cilindro que resulte em um calço, pois mesmo um volume menor de líquido irá aumentar a taxa de compressão, consequentemente a pressão na câmara, podendo estragar junta de cabeçote, anéis de pistão e entortar biela, até.

Como você disse, teria sido prudente se alguém tivesse verificado a profundidade em todo o caminho pretendido. "Ir na fé" pode trazer surpresas desagradáveis: pode-se encontrar um obstáculo alto e estragar algo no carro, como se pode encontrar um buraco que poderá fazer o motor afundar rápida e inevitavelmente, levando-o a aspirar água, além de outros estragos que podem ocorrer pela batida contra o fundo...

Abraços!

Sérgio

patto
10/07/2012, 09:15
MAs creio também que o cara deu mole e não viu que naquele final ali tem bem mais do que 80cm.... olha aonde a agua ficou... quase na maçaneta da porta..... ele deveria antes ter passado a pé concorda?

não estavámos lá para saber, mas concordo que o cara deu mole...não sei se entrou com a marcha correta, mas certamente não entrou na velocidade correta...veja que no começo do vídeo ele manda água para tudo quanto é lado...entrou muito depressa e isso contribui pro calço hidráulico, não há nenhuma outra vantagem

Sem Loção
10/07/2012, 09:57
Olha o resultado do chuáaaa....


http://www.youtube.com/watch?v=w_BRmbjbJLk

aqui o funcionamento de um motor a combustão. Os pistões só conseguem realizar seu ciclo devido à capacidade de compressão da mistura ar+combustível, que se comporta com um "gás", grosso modo. Imaginemos o gás substituído por algum líquido, portanto não compressível. O estrago é grande.. ;)


http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=XCa7z4NN_CA&NR=1

aareal
10/07/2012, 11:22
A velocidade correta é seguindo a onda que o carro provoca, o que faz com que a profundidade logo a frente do carro fique menor, diminuindo a resistência e o risco de admissão de égua e consequente calço hidráulico.

Abraços,

gabrielqueiroz
30/07/2012, 09:24
Liguei pra concessionária e mecânicos da mit e ninguém sabia responder qual a altura máxima de imersão garantida pela fábrica.
No manual consta apenas um alerta mas nada relativo a profundidade.
Apelei então para o SAC da mitsubishi e me retornaram da fábrica (código 61) afirmando e garantido 60 cm de profundidade.

Resumindo: A travessia foi um sucesso! pela primeira vez em 20 anos cheguei no meu sitio de carro e não a pé! estou amarradão!
O rio devia estar com uns 50cm , o dia estava ensolarado e não chovia a um certo tempo pois as rampas de acesso ao rio (que por sinal eram o meu maior medo) estavam completamente secas!
Passei no cambio aut. no L e por garantia no 4LLC pensando na subida do outro lado que já vi caminhao nao subir e estava com cagasso!
Valeu galera do FORUM. Estou amarradão! Felizão!:euforico:

ps.: Eu e meu irmão depois de passar o rio e subir a pirambeira até chegar a minha casa ficamos pensando na quantidade de pessoas que compram carros desse gênero pra ficar andando pela cidade e que nunca os colocam na lama.... (95% aqui no RJ)


60cm de água, 10m de extensão é moleza pra TR4. O problema não é o escapamento que vai ficar "borbulhando". Desde que o carro não morra, não entra água pelo cano de descarga em curtas travessias como essa. O problema, como o Sérgio postou acima, é entrar água pela admissão do carro (o famoso calço hidráulico). A admissão da TR4 é bem alta, algo em torno de 90cm na parte da frente do cofre do motor. Sugiro ir de 4x4H (ou mesmo 4x2 se não tiver muita correnteza) e :stop::stop:DEVAGAR E SEMPRE, nada de ficar fazendo chuáááá e espalhando aquele monte de água. Nesta espalhada que entra água onde não devia, alem de vc com certeza perder suar placa dianteira...

Boa travessia!

gabrielqueiroz
31/07/2012, 08:48
eis o video da travessia... os urros de alegria da minha esposa dão um charme ao final do video.. hehehe


http://www.youtube.com/watch?v=gY1n-11TGRk

Jorgao
31/07/2012, 10:50
eis o video da travessia... os urros de alegria da minha esposa dão um charme ao final do video.. hehehe


http://www.youtube.com/watch?v=gY1n-11TGRk

Parabéns Gabriel! Gostei da empolgação da esposa! kkkkkkk
Me diz uma coisa, esse rio daí não costuma encher? Esse lugar aí não é perto de uma trilha de jipes famosa aí de visconde de mauá? Me parece familiar.

Tome cuidado para não entrar água no seu câmbio, diferenciais, t-case, etc. É lei verificar se houve contaminação, mas em travessias como essa nem precisa. Aliás, sendo câmbio AT, eu me preocuparia mais com o câmbio do que com o motor :concordo:

patto
31/07/2012, 12:00
Parabéns Gabriel! Gostei da empolgação da esposa! kkkkkkk
Me diz uma coisa, esse rio daí não costuma encher? Esse lugar aí não é perto de uma trilha de jipes famosa aí de visconde de mauá? Me parece familiar.

Tome cuidado para não entrar água no seu câmbio, diferenciais, t-case, etc. É lei verificar se houve contaminação, mas em travessias como essa nem precisa. Aliás, sendo câmbio AT, eu me preocuparia mais com o câmbio do que com o motor :concordo:

a grande vantagem da TR4 é que não é preciso ter este tipo de preocupação, basta colocar boas proteções inferiores e está tudo certo. já fiquei mais de uma hora atolado em um rio, com 45cm de água (no meu caso, quase até a altura da porta, mas sem entrar água) e não contaminou diferenciais, caixa de transferência, câmbio, absolutamente nada

e afirmo isso, pois na revisão de 60.000km eu pedi para trocarem todos os fluídos (mesmo constando no manual que é pra trocar depois dos 80.000) e o resultado é que todos os óleos estavam ainda muito bons - limpos e claros.

abs

PS: é ridiculamente fácil perder a placa dianteira em alagados, a minha é presa com 4 parafusos

Sem Loção
31/07/2012, 12:00
eis o video da travessia... os urros de alegria da minha esposa dão um charme ao final do video.. hehehe


http://www.youtube.com/watch?v=gY1n-11TGRk

Show!

Claro que VOCÊ tem que testar paulatinamente os limites do SEU carro, é assim que se aprende, do jeito que vc fez...:palmas:

Esse rio aí a TR4 passa de 4x2...hehehe... e a subidinha também... (só pra aporrinhar...kkkk) :mrgreen:

Valeu! Depois posta aí mais videos pra gente ver...

gabrielqueiroz
31/07/2012, 12:38
Me diz uma coisa, esse rio daí não costuma encher?
Sim, enche muito! Tenho que aproveitar bem até meados de outubro... pois de novembro a abril visconde de mauá poderia se chamar pinico de deus! chove muito e volta e meia dá cabeça dágua... ai acho que só troller com body lift de 9 passa por ai... hehe


Esse lugar aí não é perto de uma trilha de jipes famosa aí de visconde de mauá? Me parece familiar.
Não sei informar... ese lugar não leva a lugar nenhum além da casa de aprox. 10 familias que moram depois do outro lado do rio... fica próximo a queijaria pedra selada.


Tome cuidado para não entrar água no seu câmbio, diferenciais, t-case, etc. É lei verificar se houve contaminação, mas em travessias como essa nem precisa. Aliás, sendo câmbio AT, eu me preocuparia mais com o câmbio do que com o motor :concordo:
Como poderia verificar essas coisas?


Obrigado pelo feedback! abraços

Sem Loção
31/07/2012, 14:15
Sim, enche muito! Tenho que aproveitar bem até meados de outubro... pois de novembro a abril visconde de mauá poderia se chamar pinico de deus! chove muito e volta e meia dá cabeça dágua... ai acho que só troller com body lift de 9 passa por ai... hehe


Não sei informar... ese lugar não leva a lugar nenhum além da casa de aprox. 10 familias que moram depois do outro lado do rio... fica próximo a queijaria pedra selada.


Como poderia verificar essas coisas?


Obrigado pelo feedback! abraços

Os diferenciais tem o respiro com uma válvula, portanto em teoria não tem contato com o meio externo...

o Cãmbio AT se não me engano tem um respiro, mas não sei qual a localização dele.... se não me engano o Marcus Forin elevou o respiro do câmbio...

Já passei em áreas mais profundas que essa, e nunca tive problema... aparentemente o problema maior é se ficar muito tempo dentro da água (com câmbio submerso) se atolar ou se o carro morrer...

but, as always, I could be wrong... ;)

gabrielqueiroz
31/07/2012, 15:49
Já passei em áreas mais profundas que essa, e nunca tive problema...

mas o seu carro tem body lift? é modificado?

o meu está todo original....

abraços e obrigado!

Sem Loção
31/07/2012, 17:04
mas o seu carro tem body lift? é modificado?

o meu está todo original....

abraços e obrigado!

Gabriel, meu carro é levantado sim... na verdade a TR4 só 'aceita' o "Suspension Lift", onde vc levanta o carro às custas de aumento no tamanho da suspensão. O "Body Lift" só se faz em veículos do tipo carroceria sobre chassi, onde entre outras coisas, se calça os apoios do carroceria, elevando o carro....

Tenho uma TR4 muito parecida com a sua também, 2011 AT, original, que fica com a patroa...hehehe.... e digo que ela passaria numa boa, como eu te falei, no 4x2 ou no máximo 4x4H.... sendo que o único porém seriam talvez os pneus, pois este Pirelli que vem nela é no máximo 80% asfalto 20% terra... pra offroad é sofrível... hehehe... mas é isso aí, a gente vai experimentando aos poucos e pegando o jeito! :concordo:

Pode ir tranquilo que a bichinha é bruta.... ;)

abs!

MarcusForin
31/07/2012, 21:58
Os diferenciais tem o respiro com uma válvula, portanto em teoria não tem contato com o meio externo...

o Cãmbio AT se não me engano tem um respiro, mas não sei qual a localização dele.... se não me engano o Marcus Forin elevou o respiro do câmbio...

Já passei em áreas mais profundas que essa, e nunca tive problema... aparentemente o problema maior é se ficar muito tempo dentro da água (com câmbio submerso) se atolar ou se o carro morrer...

but, as always, I could be wrong... ;)

Fala Rapaziada,

Acho que pra quem tem câmbio AT realmente é a maior preocupação o respiro do câmbio AT é bem baixo e eu achei a válvula de alivio bem "insegura" que nada mais é que um pino de plástico, da pra elevar sim eu deixei ela praticamente batendo na tampa do motor, da uma olhada nesse tópico que criei http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/105721-respiro-cambio-automatico-tr4-projeto-troller-rs.html vc vai entender pq é inseguro hehe.... Se quiser atravessar esse rio na época de cheia tente snorkel + elevação do respiro do câmbio e vede os módulos internos pois se esses molharem queimam é vai doer no bolso $$$$....

Jorgao
31/07/2012, 23:47
Gabriel, no caso do seu câmbio, acredito que seja ainda mais simples a verificação. Corrijam se eu estiver errado, mas acredito que você possa retirar a vareta de medição de óleo do câmbio para verificar se houve contaminação, pois ficaria marcado na vareta gotículas de água. O resto, é retirar um parafuso e verificar se está no nível/contaminado, não dá muito trabalho. Mas, como disse e os outros colegas também disseram, isso é para o caso de travessias que deixem esses componentes completamente submersos somado a águas com correnteza (que quase sempre contamina tudo).

Se quiser mais segurança, eleve os respiros dos diferenciais, t-case e câmbio. É mole de fazer, e pode ser feito em casa. Mas, mesmo assim, sempre existe o risco, não pelo respiro, mas pelas vedações, retentores, etc, que sempre podem dobrar, falhar, romper, furar, fazer microfissuras, etc. Mas, numa TR4 sem snorkel seria inútil, na minha opinião.

gabrielqueiroz
01/08/2012, 01:09
Obrigado a todos pela super atenção!

Mas é o seguinte:

No momento estou sem nenhuma pretenção de virar um trilheiro. Comprei esse carro pensando somente em passar por esse rio que vocês viram no video pra poder chegar no meu sitio. No momento não posso colocar um snorkel nem um lift, apesar de querer, pois me avisaram na concessionária que se eu colocasse perderia a garantia.

Então a pergunta que eu faço pra vocês super entendidos no assunto é: pra passar por esse rio que vocês viram no video aproximadamente 2 vezes por mês (ida e volta) com água até 60/70cm é necessário fazer as adaptações que vocês aconselharam?

Obrigado!

Sem Loção
01/08/2012, 09:04
Obrigado a todos pela super atenção!

Mas é o seguinte:

No momento estou sem nenhuma pretenção de virar um trilheiro. Comprei esse carro pensando somente em passar por esse rio que vocês viram no video pra poder chegar no meu sitio. No momento não posso colocar um snorkel nem um lift, apesar de querer, pois me avisaram na concessionária que se eu colocasse perderia a garantia.

Então a pergunta que eu faço pra vocês super entendidos no assunto é: pra passar por esse rio que vocês viram no video aproximadamente 2 vezes por mês (ida e volta) com água até 60/70cm é necessário fazer as adaptações que vocês aconselharam?

Obrigado!

Vai tranquilo de jeito que está.... :concordo:

Pelo próprio manual a profundidade suportada em travessia é 60cm se não me engano... tomando o cuidado de não entrar forte demais pra fazer chuáaaa....heheheh

abraço,

Daniel

Jorgao
01/08/2012, 17:05
Vai tranquilo de jeito que está.... :concordo:

Pelo próprio manual a profundidade suportada em travessia é 60cm se não me engano... tomando o cuidado de não entrar forte demais pra fazer chuáaaa....heheheh

abraço,

Daniel

x2

Gabriel, lembrando que caso haja uma contaminação, o prejuízo costuma ser a médio prazo. Ou seja, mesmo que esteja mais fundo, você passe, contamine, você pode trocar o óleo em questão quando retornar a cidade, a não ser que a contaminação tenha sido no câmbio AT, mas é fácil de saber, só tirar a vareta e olhar. No mais, fique tranquilo e divirta-se.

Turíbio
22/06/2013, 13:26
Blz galera?!

Estava lendo o tópico e me ficou uma dúvida, pelo o que entendi, nos diferenciais tanto traseiro quanto dianteiro existe um sistema de fábrica que não permite a contaminação do óleo desde que, não fique submerso por muito tempo correto?

Como em qualquer cidade, Natal não é diferente, choveu a cidade fica debaixo d'água com várias "lagoas".

Então, passei por algumas destas e logo após começou uma "chiadeira", mandei trocar os óleos, nos diferenciais tudo ok, mas, na caixa de redução o óleo estava contaminado!!

Existe algum suspiro? Tem como evitar a contaminação?

Obrigado!