Ver Versão Completa : Borra de óleo no motor.
J. G. Junior
20/07/2005, 12:01
Olá pessoal,
Estive semana passada em uma Oficina&Lava rápido, para dar uma lubrificada no carango.
Por curiosidade me aproximei de uma pagerinho ( Pagero IO), que estava com a tampa do cabeçote retirada. Estava conversando com o mecânico e ele me disse que o carro chegou rebocado.
Impressionante, a tampa e as válvulas estavam como se alguém estivesse jogado piche no motor.
Ele iria abrir todo o motor e provavelmente teria que fazer uma retífica. Disse que estava acontecendo demais, a formação de uma borra (piche) nos motores a gasolina e álcool. Nos motores a diesel com bem menos frequência.
Falei pra ele que estava trocando o óleo dos carros lá de casa com 5000km, e estou usando somente óleo mineral. Mas ele me afirmou que isto não era garantia do motor ficar livre da famigerada BORRA.
Segundo palavras dele: “até mesmo entre os mecânicos não existia um consenso sobre que está ocasionando esta borra”.
Alguém sabe de algo parecido???
Abraços,
J.Gualberto.
Marcelo R. A. da Cunha
20/07/2005, 12:44
A borra por ter sido ocasionada por ter sido misturado oleo mineral com oleo sintetico. :putz:
rgds,
Marcelo
samukanvas
20/07/2005, 13:21
Vixxx.... isso é problema de memória cara.... :lol:
Tenho um amigão que é dono de oficina e ele sempre me liga quando tem um motor aberto.... Muita gente esquece de trocar o óleo, ou troca só o óleo e esquece o filtro.... a maioria é isso. Depois vem da gasolina ruim. Mas a gasolina tem que ser muito ruim mesmo... :roll:
Eu já sabia :pensativo: mas ele sempre me falou: "Em motores novos, antigos, diesel, gasolina, álcool, turbo ou não, é troca de 5 em 5 mil km.... e use somente o que a fábrica colocou no seu carro.... não inventa a roda. E gasolina o mínimo que se deve usar é aditivada... melhor seria a premium, que é aditivada e "menos poluída"" :concordo:
Pequeno jr
20/07/2005, 14:15
Ajudando o topico,
As dicas que passamos a tdos os clientes da oficina são:
- Gasolina: "somente aditivada". Podium seria a melhor escolha. Principalmente se o carro for injetado (injeção eletrônica);
- óleo: Na pior das hipoteses, sugerimos oleo semi-sintetico e com troca de 5000 em 5000 km. Lembrando sempre que ao trocar o Oleo, deverá ser trocado o filtro também. Podendo utilizar oleo sintetico seria a melhor escolha.
Mas há uma observação a ser feita. Em motores em que não são utilizados oleo semi-sintetico ou sintetico e gasolina aditivada a muito tempo (para não dizer "anos"), o melhor é fazer uma limpeza completa do motor pois os dutos do bloco ja podem estar entupidos. Ou seja, não será um oleo sintetico que salvará a patria.
J. G. Junior
20/07/2005, 15:35
Valeu Moçada :D :D :D ,
Acabei de falar com um colega, que a pouco tempo teve um problema semelhante. Simplesmente a bomba de óleo não conseguia puxar o óleo. Acho que deu um aviso de nível de óleo baixo e ele parou o carro. Tinha formado a famigerada BORRA. Era a segunda troca. O óleo era trocado de 20.000 em 20.000km, conforme o fabricante. Resultado, o carro ficou parado 2 semanas esperando uma nova bomba, na revenda. Depois que recebeu o carro , vendeu. Não tinha mais confiança em um carro de 40.000km.
Outro dia estava trocando o óleo da picape e tinha um carrinho com o motor ligado. O trocador disse que estava fazendo uma limpeza com um produto para tirar a BORRA, pois o carro estava com o nível muito baixo de óleo no cárter, e filtro de óleo estava imprestável.
Ele propôs que fizesse o mesmo no meu carro. Como não sei que diabo de produto é esse, e que é colocado com um óleo de segunda e fica circulando por 15 minutos no motor ligado. Não aceitei. Ele me disse que era tipo um solvente. :?
Bem, acho que algo que pode ser feito diante do exposto pelos colegas, seria melhor simplesmente tirar a tampa do cabeçote, operação super bem simples e dar uma olhada. Se tiver a "famigerada", tratar de limpar.
Agora, com esse produto??? Da maneira como estava a Pajero IO, acho que só com escova e muito trabalho.
Abraços.
samukanvas
20/07/2005, 16:15
Valeu Moçada :D :D :D ,
Acabei de falar com um colega, que a pouco tempo teve um problema semelhante. Simplesmente a bomba de óleo não conseguia puxar o óleo. Acho que deu um aviso de nível de óleo baixo e ele parou o carro. Tinha formado a famigerada BORRA. Era a segunda troca. O óleo era trocado de 20.000 em 20.000km, conforme o fabricante. Resultado, o carro ficou parado 2 semanas esperando uma nova bomba, na revenda. Depois que recebeu o carro , vendeu. Não tinha mais confiança em um carro de 40.000km.
Outro dia estava trocando o óleo da picape e tinha um carrinho com o motor ligado. O trocador disse que estava fazendo uma limpeza com um produto para tirar a BORRA, pois o carro estava com o nível muito baixo de óleo no cárter, e filtro de óleo estava imprestável.
Ele propôs que fizesse o mesmo no meu carro. Como não sei que diabo de produto é esse, e que é colocado com um óleo de segunda e fica circulando por 15 minutos no motor ligado. Não aceitei. Ele me disse que era tipo um solvente. :?
Bem, acho que algo que pode ser feito diante do exposto pelos colegas, seria melhor simplesmente tirar a tampa do cabeçote, operação super bem simples e dar uma olhada. Se tiver a "famigerada", tratar de limpar.
Agora, com esse produto??? Da maneira como estava a Pajero IO, acho que só com escova e muito trabalho.
Abraços.
Acho que esse produto chama flush alguma coisa..... é uma latinha azul.... ajuda a remover a borra quando ainda está começando e é bom, ajuda quando vc detecta a borra muito no início, fez aquela "graxa", já era. Depois dos 15 min deve trocar o óleo. :wink:
Pequeno jr
20/07/2005, 16:25
Valeu Moçada :D :D :D ,
O óleo era trocado de 20.000 em 20.000km, conforme o fabricante.
Praticamente nenhum fabricante (somente a renault) está indicando a trocar o oleo com a kilometragem superior a 10.000km. Claro que dependendo do carro, e do motor, a troca é feita com 5000km. Lembrando que nos casos onde o fabricante indica 10.000 para trocar o óleo, este normalmente é sintético.
Mesmo assim, indico aos amigos trocar o oleo com 5.000km.
Valeu Moçada :D :D :D ,
Outro dia estava trocando o óleo da picape e tinha um carrinho com o motor ligado. O trocador disse que estava fazendo uma limpeza com um produto para tirar a BORRA,
Ele propôs que fizesse o mesmo no meu carro. Como não sei que diabo de produto é esse, e que é colocado com um óleo de segunda e fica circulando por 15 minutos no motor ligado. Não aceitei. Ele me disse que era tipo um solvente. :?
Bem, acho que algo que pode ser feito diante do exposto pelos colegas, seria melhor simplesmente tirar a tampa do cabeçote, operação super bem simples e dar uma olhada. Se tiver a "famigerada", tratar de limpar.
Abraços.
J.G. vc fez bem em não ter feito esse tipo de limpeza.
É so vc pensar na seguinte questão: Acho que eu consigo explicar isso.
Pensa em um motor, cheio de borra e estando com tdos as canaletas e tdos de cabeçote e bloco entupido por borra. Ao colocar o solvente eles colocam o motor para funcionar por 15 min com esse produto misturado ao oleo. A partir dai, abre a porca de esgotamento do oleo para cair a borra. So que, vc se lembra que a bomba de oleo fica la embaixo ?? Que quando esta passando o produto esta forçando aneis, retentores e etc ? ... Dai ... é claro que a pessoa não vai limpar a bomba corretamente, deve ficar ainda muitos residuos da borra agora no carter e assim, funcionando estes residuos junta-se a outros que ficam na bomba de oleo e com um certo tempo trava-se a bomba.
Podem até falar q ... ahh ... meu amigo fulano fez, e o carro dele esta otimo .... tdo bem, concordo contigo ... so que la na oficina tem chegados carros com esses problemas após ter rodado algo em torno de 6 meses ou menos com a bomba travada sempre com o mesmo problema.
A limpeza q fazemos é com a retirada do cabeçote onde avaliamos tdo o motor do cliente.
samukanvas
20/07/2005, 17:31
A melhor coisa a ser feita realmente é a retirada da tampa de válvulas pra saber o que está acontecendo.... :concordo: esse produto (flush) é recomendado pra início de borra.... quando vc nota micro bolas de óleo mais escuro. Mesmo assim, como custa uns 10/15 reais, meu amigo usa uns 2 no carro. É uma opção pra quem "não quer gastar muito na hora" e tb pra motores que não estão destruídos ainda. :putz:
No meu motor, se tem borra, eu mando abrir e limpar tudo no pincel.... :concordo: nada de produto, mas que ele é eficiente é, porque eu já usei pra dissolver uma graxa que tinha no meu carro, não no motor.... o resto tirei com desengraxante.... :wink: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Walter L. L. Casitta
20/07/2005, 18:13
No meu motor, se tem borra, eu mando abrir e limpar tudo no pincel....
Você tá brincando né? :lol:
Luiz Antonio
20/07/2005, 19:12
No meu motor, se tem borra, eu mando abrir e limpar tudo no pincel
samukanvas, como é isso, num entendi.
[]'s espero que sem ou com bem pouca BORRA. :mrgreen:
Acho o seguinte:
-Misturou sintetico com qualquer coisa - certamente ocorrerá borra
-Trocar óleo a cada 5000km E/OU NO MÁXIMO 6 MESES e não usar sintetico(essa é a receita da Toyota para o Corola e 3 anos de garantia)
-Flush .Muito cuidado,existe uma variedade grande de produtos e alguns atacam retentores e causam vazamentos.
-A maioria dos problemas de bomba nesses casos acontece porque no pescador da bomba existe uma redinha e esta obstrue pois a trama é relativamente fina.Não necessáriamente a bomba precisa ser trocada.
-Se já formou um piche creio que só desmontando o motor e mesmo assim por exemplo nos Marea 2.0 há uns canais no bloco muito dificil de limpar.
-Se já tiver borra mas não endurecida eu esgotaria o óleo quente,colocaria querosene sem trocar o filtro,funcionaria o motor por 15 min em MARCHA LENTA ou até acender a luz do oleo(por ser fino ,ao aquecer a pressão diminui).Dai em diante tem 2 opções:
1-Colocar novo filtro com oleo barato 20w40 ligar o motor ,andar com o carro por uns 30 minutos e quente trocar novamente o filtro e colocar o oleo definitivo 20w40 ou 20w50 sj ou melhor(mineral)
2-Tirar o carter e inspecionar e limpar o pescador da bomba ,tirar também a tampa de valvulas e limpar tudo que for possivel, fechar fazer o item 1.
Homero
Não sei se deveria entregar o ouro...
mas vou dar a receita que está sendo usada por muitos mecânicos nos casos em que os donos NÃO querem gastar com retirada do cabeçote, mas corre-se o pequeno (mas real) risco de ressecamento de retentores.
Em termos de desmontágem é só a aberta da tampa de válvulas e no final a do carter, e só.
O processo é o seguinte:
1) abre-se a tampa de válvulas e retira a borra dura com um palito ou outra ferramenta, a sobra da borra limpa-se com um pincel dissolvendo com querosene e esfregando, qdo o metal estiver todo limpo joga-se o restante do litro de querosene no motor e 250ml de FLUIDO DE FREIO.
2) fecha-se a tampa de válvulas e funciona-se o motor em MARCHA LENTA por 30 minutos, deve-se ficar durante todo tempo no banco do motorista atento a barulhos estranhos e/ou acendimento da luz do óleo, que se ocorrer deve-se desligar o motor imediatamente.
3) Ao final deste tempo escorre o óleo e abre-se a tampa do carter e verifica-se 2 coisas:
a) se o carter for pintado por dentro, deve-se remover o restante da pintura interna para não descascar e entupir o pescador.
b) verificar se há borra no filtro/peneira da bomba, se tiver remover e limpar a parte de baixo do motor com querosene.
4) remontar o carter e usar óleo comum até o nível, funcionar novamente por outros 30 minutos em MARCHA LENTA, com a tampa de completar o óleo aberta (ajuda a evaporar o querosene), observando se há barulhos e/ou queda de pressão (acendimento da luz do óleo) neste caso desligar imediatamente.
5) esvaziar novamente o carter, trocar o filtro e usar o óleo definitivo, não se esquecer de funcionar o motor em MARCHA LENTA por pelo menos 5 minutos antes de acelerar devido a troca do filtro.
material:
1,5 litros de querosene
250ml de fluido de freio
pincel
óleo provisório de qualidade comum
óleo definitivo de boa qualidade
NÃO ACONSELHO NEM DESACONSELHO O MÉTODO, só falo do que vi várias vezes sendo feito.
para evitar o aparecimento da borra troque o óleo sempre com 5.000 km, e abasteça somente com combustivel de boa qualidade (normalmente são os com preço normal (cuidado com as promoçoes)) e com consumo médio igual/melhor aos abastecimentos anteriores (por isso é importante marcar sempre o consumo a cada abastecimento marcando também o posto onde se abasteceu).
para limpeza de bicos vejo também o uso do querosene no tanque (1litro a cada 20 litros de gasolina) a cada 6 meses, para carros carburados nao sei dizer se a receita funciona pq o sistema provavelmente vai trabalhar rico provocando carbonização, o q nao ocorre nos injetados q corrigem a mistura.
valeu
Walter L. L. Casitta
20/07/2005, 23:59
Pessoal,
Essa tal borra é um problema serio, mas também é um problema só pra quem não entende nada ou não tem saco pra perder tempo com a manutenção do seu próprio carro ou de simplesmente não ler atentamente o manual do proprietário, diferente de todos os participantes deste fórum.
Dificilmente, mas dificilmente mesmo alguém que gosta do que gostamos terá esse tipo de problema simplesmente porque basta o mínimo de cuidado com a manutenção.
Todas as vezes que se comenta sobre essa borra, aparecem recomendações malucas como lavar o motor com óleo diesel querosene e até pincelzinho.
A única possibilidade de alguém daqui se deparar com essa borra, será mesmo no carro dos outros ou após compra de um carro usado por desleixo do proprietário anterior e nem é preciso desmontar nenhuma parte do motor pra achá-la. Aparece logo no bujão do carter.
Mesmo assim se ela ainda não tiver prejudicado o motor, como já presenciei num Fiat Pálio onde depois de tirado bujão a crosta formada no fundo do carter, não permitia nem que o óleo escorresse pra fora. Bastou usar um desses produtos disponíveis do mercado pra eliminar o problema e pronto. O óleo escorreu e até onde acompanhei, tudo voltou ao normal. Sem a necessidade dessas soluções malucas.
Só mais uma coisa. Meu sócio tem um Honda Fit que comprou 0Km e só faz as revisões na concessionária. Em todas as revisões é cobrado o tal do flush ou sei lá que. Já pedi pra ele procurar a última nota da revisão e coloco o nome do produto.
Simplesmente eles colocam o tal aditivo antes de tirar o óleo, deixam o motor funcionando por um tempo e em seguida substituem tudo pelo óleo novo. Se Honda recomenda uso do tal produto em todas as revisões, então acredito que não prejudique os retentores como foi dito aqui.
Engels Kbça
21/07/2005, 09:05
Leiam o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewforum.php?f=33 lá tem muitas informações sobre o óleo Lubras Top Turbo, da Petrobras.
Um abraço
Antes de mais nada é preciso nos livrarmos dos preconceitos para aprendermos algo, caso contrário o orgulho de saber tudo nos impede de aprender de fato, esta é a intenção so forum: construçao do conhecimento e troca de experiências. :D
Dito isto é importante saber que a BORRA é também fruto de combustível de qualidade duvidosa e não somente de falta de manutençao, assim e em tese, pode acontecer com qquer um e não somente com quem não entende nada de carro. :pensativo:
Se não, supomos que o cidadão tenha o costume de abastecer sempre num posto próximo a casa dele por ser perto e tal, e supondo que o dono do posto adultere o combusta com solvente de tinta (50% das adulteraçoes) , resultado: BORRA na certa :!: e com baixíssima km.
:(
Neste caminho, quando se fala em "recomendação maluca de querosene e pincelzinho" certamente é de quem NUNCA entrou numa oficina de CONCESSIONÁRIA/AUTORIZADA para ver como é feita a manutenção "de fábrica", pois é exatamente assim que se faz este tipo de limpeza: com QUEROSENE :concordo:
Eu mesmo achei engraçado o texto do colega que não sabia exatamente explicar a história do pincel, mas como já tinha visto o serviço sendo feito em AUTORIZADA relacionei imediatamente. :pensativo:
Ademais chega a ser engraçado o fato de que o tal "FLUSH" vendido a preço de OURO nas autopeças e concessionárias é quimicamente semelhante ao QUEROSENE :!: :!: :!: note-se que até o método de aplicação é semelhante (embora menos criterioso pois não recomendam a troca de óleo intermediária, antes da troca definitiva, certamente contando que o resíduo de querosene vai evaporar com o tempo), coincidência???? não, como as oficinas iam cobrar R$ 30,00/R$ 50,00 por um litro de querosene??? ninguem iria querer pagar, por isso tem que lançar produto novo e chamar de "FLUSH", (se tiverem contatos na área de autopeças perguntem por qto eles compram o litro do bucólico "Flush"...) :wink: :mrgreen:
Que dirá do produto de limpeza de bicos vendido o vidrinho de 200ml para ser misturado na gasolina :mrgreen: :mrgreen: adivinhem a semelhança química com o QUEROSENE... :?:
Mas empresa que faz uso de "flush" e não retira o cárter ao final da limpeza é roleta russa, pq ALGUMAS marcar tem o cárter pintado por dentro o q pode provocar descamação e consequente entupimento da peneirinha do pescador de óleo.
Engels,
Realmente este óleo é superior a qquer outro óleo mineral que já conheci, por isso postei o tópico do Lubrax Top Turbo, desde ontem estou fazendo um teste reverso, deixei de usar o top e passei para outro óleo muito bem recomendado (mineral tb) mas já hoje o resultado deste óleo novo é inferior ao LTT com 5.000km rodados, por isso após os testes vou voltar ao LTT. :mrgreen:
valeu
J. G. Junior
22/07/2005, 10:51
Valeu Dero, Engels, Walter,
Suas considerações foram por demais valiosas. :palmas:
Concordo plenamente com sua visão Dero, quando fala: " devemos estar sempre dispostos a escutar, pois o objetivo deste fórum é de troca de experiências". :concordo:
Realmente, eu também prefiro usar um óleo mineral e fazer trocas com 5000Km. Nesta próxima troca vou observar como andam as coisas dentro da "máquina".
E vamos continuar a trocar informações.
Um abraço a todos e um bom fim de semana.
Um dos produtos de mercado com bons resultados, mas segundo o nosso mecanico remove não remove todo o "pixe".
http://www.lumobras.com.br/Produtos/Automotiva/Tunap/tunap.html
_portela
22/07/2005, 11:52
Essa tal borra é um problema serio, mas também é um problema só pra quem não entende nada ou não tem saco pra perder tempo com a manutenção do seu próprio carro ou de simplesmente não ler atentamente o manual do proprietário, diferente de todos os participantes deste fórum.
Dificilmente, mas dificilmente mesmo alguém que gosta do que gostamos terá esse tipo de problema simplesmente porque basta o mínimo de cuidado com a manutenção.
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Tô aceitando pedradas :lol:
Não consigo compreender, além do custo, qual a relutância em utilziar óleo sintético. Salvo quando você tem uma viatura muito antiga cheia de "craca" que nunca utilizou este tipo de óleo e o seu uso pode ocasionar o desprendimento de sujeira acumulada devido ao alto poder detergente. Para veículos novos e sem "craca" só vejo qualidades quanto ao uso do óleo sintético, exceto o custo elevado.
Outra. Alguns fabricantes, como a CASTROL, por exemplo, afirmam que alguns de seus óleos sintéticos não apresentam problemas de interação com óleos minerais. E aí?
Acho que não dá para generalizar e que existem óleos e óleos...
Joguem pedras, mas borra para mim é resultado muito mais de combustível que de óleo. A menos que o cara não tenha cuidado com tipo e prazos de troca.
A Lubrax este ano lançou o Tec Turbo, semi sintético. Que agora é o top de linha da Lubrax, apesar de ser CF e não CI como o Top Turbo.
Abraço :mrgreen:
Walter L. L. Casitta
22/07/2005, 14:38
Óleo sintético é a salvação pra quem precisa rodar muito.
Quem roda 10mil ou mais kilometros dentro de um período de 6 meses, o sintético é de longe a melhor opção. E mais econômica também
Pro resto a melhor opção é o mineral mesmo.
_portela
22/07/2005, 14:51
Pois é Walter. É isso aí. Mais uma vez :palmas:
Mas que criam estórias em volta do sintético criam :lol:
Abraço
Walter L. L. Casitta
22/07/2005, 15:37
Por culpa de casos, como o que citei do Pálio. O cara esperou 2 anos, até o carro completar 20000Km pra fazer a primeira trocar do óleo. E enquanto estávamos na oficina apareceram uns 3 outros caras que disseram: “Óleo sintético é F.”
Aí um fala, 2, 3, 4 repetem... O óleo sintético é vítima da síndrome do papagaio...
_portela
22/07/2005, 15:42
Para este caso existem 3 culpados:
1. O manual nem sempre é claro quanto aos prazos (em quilômetros e em anos);
2. O sujeito nem sempre lê o manual;
3. O outro sujeito que também tem preguiça de ler o manual, repete o que ouviu dizer sem saber o motivo. Se liga apenas no resultado e não na causa.
Abraço,
Oleo sintetico é bom.Tão bom que e´usado em motor a reação de aeronaves .
Agora, todos os casos que tive contato de ocorrencia de borra estavam ligadados ao uso de oleo sintetico.(tive oficina por 10 anos)
Qual a causa?Não sei.Pode ser o combustível adulterado?Pode.Então se usar só combustível bom está resolvido?Não sei.Alem do mais ,perto de casa tem um posto TEXACO maravilhoso e caro que compra combustível de qualquer distribuidor barato e vende como sendo TEXACO ,mas não é.
A TEXACO sabe mas o dono tem varios postos e esse posto é muito bonito,grande ,imponente num lugar que a TEXACO quer estar presente... e ai azar seu.
Quando voce viaja , de repente o combustível está acabando e voce se ve obrigado a abastecer de qualquer maneira.
Então por tudo isso eu não uso no meu carro óleo sintetico e troco a cada 5000 km no máximo .O filtro também.
Nunca presenciei a ocorrencia de borra em veiculos diesel , mesmo com usuários que esqueciam de trocar o óleo.
Alguns usuários e mecanicos mais velhos usavam em veiculos a gasolina e álcool oleo para motor diesel como dito no forum e nunca notei qualquer problema.
Quem anda muito , pega estrada frequentemente , procura usar combustível bom e TEM UM VEICULO DE ALTA PERFORMANCE talves usar óleo sintético e ampliar a troca para 10000km seja conveniente , mas esse é um risco que eu prefiro não correr.
Tive um Marea turbo 99 que usava óleo Selenia 20K (não sintetico mas tambem não mineral puro) com chip para 205cv que trocava oleo e filtro com 5000km , vendi com 90000km e o motor estava perfeito.(usava quase todos os cavalos do motor)
A Fiat matou o Marea porque os 2.0 ela recomendava trocar oleo com 20000km e fazia uma borra ressecada que destruia o motor mais manurenção muito cara.
A Toyota no Corola manda trocar com 5000km com só 500 de tolerancia e não usa oleo sintético.Sugiro para quem ame óleo sintético ligar para a Toyota e pergunte o por que.
A Toyota está se rendendo ao pessoal de marketing em detrimento do pessoal técnico pois para as novas Hilux a troca de óleo é de 10000km(o óleo é o mesmo usado nas antigas,se bem que a queima do motor eletronico é melhor) , mas ai voce ve no manual as recomendações padrão para trocar com 5000km e pior :SE O VEICULO FOR UTILIZADO FREQUENTEMENTE EM REGIÃO COM ALTITUDE MAIOR QUE 700 METROS , A TROCA DEVE SER EFETUADA A CADA "2500 kM"!
Eu moro em São Paulo a 770 m gosto de fazer passeios por Monte Verde,Gonsalves,Campos do Jordão , todas a mais de 1000m estou trocando com 5000km pois só viajo e não ´so para lugares altos.
Homerp
Agora, todos os casos que tive contato de ocorrencia de borra estavam ligadados ao uso de oleo sintetico
Talvez seja pq geralmente o pessoal usa óleo mineral de má qualidade ou descuida das trocas durante muito tempo e depois coloca um sintético achando que assim vai limpar o motor... como sintético costuma ter uma maior quantidade de aditivos justamente para evitar a ocorrência de borra assassina, ele acaba levando resíduos do óleo antigo que já se encontravam acumulados no carter para as galerias do motor e ai ferra tudo... Acho que o melhor é usar um oleo "semi-sintético" ou "sintético" desde a primeira troca (se o carro for novo) e trocar mais ou menos a cada 5000 no máximo 7000 km para quem anda muito, sempre trocando filtro junto. A gasolina e o diesel vendidos no Bra$il sâo um lixo, nâo é a toa que em carros a gasolina e diesel depois de uma semana rodando no motor o oleo já está todo preto.
nsfleo
Em parte voce esta certo , o cara vai com o carro todo porco no posto pra trocar oleo e o frentista fala:"Dotô põe esse oleo aqui e esquece por 20000km "e ai ta feita a meleca.
Óleo sintetico e trocar com 5000km vai sair muito caro e na minha opinião só se justifica se voce tiver um motor de altissima performance(muito preparado),agora muita gente usa oleo sintetico em carro 1000 , mesmo que tenha 70 cv é diferente de um 2.0 de 150cv pois esse gera muito mais calor que o primeiro e o tamanho é parecido(quase a mesma quantidade de óleo),mas mesmo assim eu usaria mineral pois se voce viaja bastante e trocar com 7000 ao inves de 5000 uma vez ou outra não vai haver problema.O bicho pega quando se usa na cidade com congestinamento e trechos curtos em que o veiculo vai andar com a mistura rica pois ainda ta frio.
Quanto ao combustível eu acho todos adulterados pois com 25% de alcool por lei ,o motor poderia consumir 10% a menos se fosse gasolina pura.Uma vez abasteci na Argentina e consegui algo como 8% em uma unica medida.
O alcool é bom mas puro com alta taxa de compressão para tirar melhor proveito.
O diesel.Descobri que existe uma resolução da ANP que dizia que a partir de 1993 todo o diesel no territorio nacional deveria ter o numero de cetano de 48 a 54 e ainda hoje ele é 42.
O numero de cetano maior significa mais rendimento,menos particulado(fuligem) e menos ruido.
Creio que todos quetem carro diesel percebem que o ruido do motor quando está frio é meio feio.Com numero de cetano maior ficaria bem melhor,alem do enxofre que polui e pode causar corrosão.
Homero
Quanto ao combustível eu acho todos adulterados pois com 25% de alcool por lei ,o motor poderia consumir 10% a menos se fosse gasolina pura.Uma vez abasteci na Argentina e consegui algo como 8% em uma unica medida.
O alcool é bom mas puro com alta taxa de compressão para tirar melhor proveito.
Cara, concordo plenamente. Até quando diminuem o alcool pra 20% como fizeram a pouco tempo atras já da pra notar a diferença.
Edintruder
23/07/2005, 17:32
Então por tudo isso eu não uso no meu carro óleo sintetico e troco a cada 5000 km no máximo .O filtro também.
Assino embaixo e recomendo. Casos de borra que eu presenciei são similares a esses citados, fulano colocou óleo sintético num motor que sempre trabalhou com óleo mineral, e o Uno do cara apareceu a borra com indicios da contaminação do óleo pelo resto do outro anterior mineral. Carros que rodam pouco e as trocas tem espaços de mais de 6 meses estão na lista dos mais prejudicados.
Na empresa onde trabalho só se troca óleo dos carros por sintético, (gol special 8v), trocas entre 15000km, mas já troquei óleo com 22000km por desleixo dos motoristas de plantão, os gols todos fecham 160 km/h do painel e são vendidos quando passam de 130000 km rodados, e nunca tivemos problemas de borra. Como rodam bastante não chega a ficar muito mais que 3 meses com o mesmo óleo no cárter, então é risco zero.
Mes eu fujo dos sintéticos nos meus carros. O meu primeiro carro foi um Monza 87 2.0 alcool, vendi ele com 235000 km e motor lacrado sem baixar uma gota de óleo entre as trocas de 5000 km.
Mes eu fujo dos sintéticos nos meus carros. O meu primeiro carro foi um Monza 87 2.0 alcool, vendi ele com 235000 km e motor lacrado sem baixar uma gota de óleo entre as trocas de 5000 km.
Brother, acho que carro a alcool nâo forma borra mesmo... além da combustâo do alcool ser mais completa, ele nâo deixa os mesmos resíduos podres que a gasolina. Quanto aos gols, a empresa deve esticar ao máximo as trocas por razôes obvias de economia, mas nâo é a toa que os caras vendem os carros com 130.000 km... mesmo o oleo sintético deve perder muito da sua funçâo lubrificante sendo trocado a cada 30.000, pode nâo formar borra em funçâo da utilizaçâo do carro, mas que o motor deve sofrer desgaste acentuado, deve:shock:
samukanvas
24/07/2005, 21:27
Cs também são fod@s... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Walter e Luiz antônio,
Limpar no pincel quer dizer minuciosamente.... num vai dizer que não entenderam :?: :?: :pensativo: :parede: :parede: :parede: :parede:
Walter,
Quem usa óleo sintético é porque precisa (respeitando a graduação do óleo pro motor) ou por gosto. Não tem nada a ver com economia... eu troco de óleo mineral 4 vzs pra dar o custo de uma troca do sintético :roll: (20.000km contra 5.000km do sintético)
Tem óleo mineral 0-40, por exemplo?
Pessoal,
Óleo sintético tem vários componentes detergentes que os minerais não tem.... estaríamos comparando gasolina comum com premium.... as duas o carro consome na mesma proporção, mas qual deixa mais "vestígios"?
Nos meus carros sempre foi sintético de 5 em 5 nos turbo não originais. Nos turbos originais de 7500 em 7500 e nos aspirados de 10 em 10. (pros espertinhos de plantão, 10 quer dizer 10.000km assim acontece tb com 5) Atento: essas trocas que eu fazia era respeitanto a recomendação da fábrica e respeitanto a graduação do óleo.... os engenheiros que projetaram o motor e testaram até o extremo sabem muito mais que qualquer um do fórum... então é melhor não reinventar a roda.... :roll:
Flush não é necessário em todas as revisões... é mais conversa de "pega troxa" em concessionária. Assim como limpeza de bicos e válvulas. Basta usar gasolina aditivada (que no brasil não tem chumbo) e óleo pelo menos de base sintética.... aquele azul da shell é ótimo, mas o bom mesmo é o marrom sintético.... castrol magnatec é uma merd@! (são exemplos). Flush deve ser aplicado quando o motor está no início (bem no início) da criação da borra e deve ser colocano no óleo contaminado. Este óleo contaminado com borra e agora com flush deve ser trocado por outro (filtro tb, lógico), novo e sem flush. Por isso que acho que o flush não arrebenta retentores nem outra coisa, pois só funciona por 15 min no carro...
Gasolina adulterada pra criar borra o motorista tem que ser muito cri cri.... o cara não perceber que o carro tá demorando pra pegar, solta um cheiro diferente do normal, batida de pino, consumo excessivo e por fim voltar ao posto que abasteceu baratinho.... esse tem que se fú mesmo.... :evil:
Repito... maior problema de borra no motor é problema de memória.... ou o cara passou só uns 20.000 da troca do óleo ou "leva óleo o motor"? ou então "eu sei que meu motor pede óleo sintético 0-30 com troca em 5.000 km a R$ 45 o litro, mas um conhecido me falou que esse mineral 30-50 pode trocar com 10.000 km e custa R$3.50 o litro e vai muito bem"
Formulinha simples pra evitar dor de cabeça (respeitando a recomendação de fábrica):
Carro aspirado: óleo de fábrica no tempo que a fábrica pede (entenda uma coisa: revisão não quer dizer troca de óleo.... então leia ou pergunte) geralmente 10.000km troca filtro e gasolina aditivada. Tem cacau? coloca premium
Carro turbo: óleo de fábrica no tempo que a fábrica pede (entenda uma coisa: revisão não quer dizer troca de óleo.... então leia ou pergunte) geralmente 7.500km troca filtro e gasolina aditivada. Tem cacau? coloca premium. Tem chip? só premium
Carro diesel aspirado: óleo de fábrica no tempo que a fábrica pede (entenda uma coisa: revisão não quer dizer troca de óleo.... então leia ou pergunte) geralmente 10.000km troca filtro de óleo e filtro de combustivel e só diesel aditivado.
Carro diesel turbo com tapa na bomba/turbina ou chip (pros injetados): óleo de fábrica no tempo que a fábrica pede (entenda uma coisa: revisão não quer dizer troca de óleo.... então leia ou pergunte) geralmente 7.500km troca filtro de óleo e filtro de combustivel e só diesel aditivado.
Glossário: "revisão não quer dizer troca de óleo...." : Isso quer dizer que se a revisão é de 20 em 20 mil km, não quer dizer que as trocas de óleo são de 20 em 20 mil km.... troque antes!
Edintruder
24/07/2005, 21:52
Nfsleo,
As trocas são feitas a cada 15.000 km pois é o que consta no manual. 130.000 é bastante, mas ainda rodam muito pois são feitas as manutenções na concessionária e rodam muito em estrada. Mas que levam muito pau, isso levam. Direto, 2 a 65, 3 a 115 e 4a a 150km/h, amaciados no pau desde zero..., eu brigo com o pessoal para não andar correndo pois qualquer hora vai dar uma M... e vai sobrar trabalho para mim. De qualquer forma eles vende os carros bem abaixo da tabela e acaba valendo apena comprar assim mesmo.
Alguém lembra do PROLONG?!? :parede: E teve gente que colocou aquilo e tirou o óleo para ver se funcionava, saiu até na Quatro rodas o caso de um infeliz e seu Pálio... Entre os predicados do tal produto, constava a eliminação de borras no motor.
samukanvas
24/07/2005, 22:17
hehehehehe esse prolong era fod@..... tinha um carro na propaganda que andava sem óleo.... :parede: :parede: :parede: só animal.... :putz: :putz:
Isso aqui está ficando bom :twisted:
Alguem sabe que tipo de adulteração o diesel recebe ??
(fora a famosa água=espuma excessiva)
Acho que de todos os combustíveis o diesel deve ser o menos prejudicado pela fraude.
valeu
Olhando no site da ANP aonde falava sobre irregularidades nos postos fiscalizados,quase a totalidade se referia ao armazenamento e ao aspecto visual.
Aparentemente não encontram nas fiscalizações adição de outras substâncias(no diesel).É mais uma questão de relacho do posto do que desonestidade.
O aspecto visual(deveria ser límpido e tranparente) .Quando mal armazenado ele pode se contaminar e o mais comum é água com sugeira, daí não passa na inspeção visual(aspecto)
A água na maior parte pode ser separada no filtro separador de água.Mas se o diesel ficar com água por algum tempo ele vai absorvendo parte dela que não se separa facilmente e que em conjunto com o enxofre(água mais enxofre=acido sulfurico)pode causar corrosão geralmente nos bicos.
Para tentar evitar isso ,abasteça em postos com aparencia de bem cuidado e que tenha uma grande saida de diesel ,pois se o diesel fica muito tempo armazenado ele tende absorver água da umidade do ar.
O mesmo vale para veiculo que fica muito tempo parado.
Mantendo-se o tanque cheio (menos espaço para o ar) a contaminação deve ser menor.
Homero
Thales Pimenta
26/07/2005, 10:43
Olá Samukanvas e demais
discordo em muito do que você disse. Tenho um Palio 1.0 Fire e mesmo trocando o óleo na km recomendada pela fábrica(10mil km) e por óleo recomendado pela fiat(selenia 15W40), tive a infelicidade ter a borra! Meu conselhor é: trocar no máximo a cada 7.500km. Como saber? vai de acordo com seu uso e verificação do automóvel...
Para tirar a borra eu usei o tal do flush em duas trocas de óleo. Depois da primeira, começou a pingar num mancal perto da correia dentada, mas pouca coisa: nem pingava todo dia. Depois de usar o produto a segunda vez o vazamento anterior aumentou e começou a vazar pela vedação do carter... portanto eu concluo: foi o flush.
Solução para remover a borra? óleo para motor diesel, de preferência um Lubrax top turbo ou um bom SAE 30(muito raro de se achar), com trocas bem curtas: 1,5mil km. Isso se estiver no começo, do resto o melhor é abrir, ver o estado do mesmo e no mínimo fazer uma limpeza da parte superior do motor e do carter.
1-Causas da borra: trocas muito espaçadas 15 mil em 15mil. Raramente aparece em carro que trocam óleo com 7.500 km ou menos.
2-Rdeução do volume do cárter: antigamente qualquer 1.0 ia em torno de 4 litros no cárter, hoje vai 3, 1/4 a menos. A cada 200ml a menos de óleo no carter, esse passa a oxidar duas vezes mais rápido. Carros que não reduziram o volume do carter raramente apresentam borra(ex: Corola, Civic, Corsa). lembrem-se que o óleo também tem a função de resfriar o motor, portanto se tem menos óleo circulando, mais desgaste como dito anteriormente.
Mais um informação: no States também estão tendo problema com borra, ou seja, não é só problema de gasolina adulterada...
Abraços,
Thales
com oleo eu nao vacilo!!
uso oleo mineral ACDelco SJ, no manual diz pra trocar a cada 5000 ou 3 meses, com certeza eu obedeço o prazo, ainda mais que um litro de oleo custa 5,90, uso 4 litros = 23,60, e o filtro a cada 6 meses.
nao é nada gastar isso a cada 3 meses, pra quem sustenta um carro, o oleo é uma das coisas mais importante para a vida util de um motor.
quer economizar? blz!!! mas nao economize no oleo e filtros.
Isso aqui está ficando bom :twisted:
Alguem sabe que tipo de adulteração o diesel recebe ??
(fora a famosa água=espuma excessiva)
Acho que de todos os combustíveis o diesel deve ser o menos prejudicado pela fraude.
valeu
Corrigindo, o GNV é o que não tem fraude, não se conhece nenhuma forma ou produto para se acrescentar ao GNV.
Isso aqui está ficando bom :twisted:
Alguem sabe que tipo de adulteração o diesel recebe ??
(fora a famosa água=espuma excessiva)
Acho que de todos os combustíveis o diesel deve ser o menos prejudicado pela fraude.
valeu
Corrigindo, o GNV é o que não tem fraude, não se conhece nenhuma forma ou produto para se acrescentar ao GNV.
pode colocar agua!! :mrgreen:
Jimmy Offroad
27/07/2005, 20:02
Pessoal desculpe a ignorância, mas os postos não podem "injetar" ar nos tanques junto com o GNV?????
samukanvas
27/07/2005, 21:12
Pessoal desculpe a ignorância, mas os postos não podem "injetar" ar nos tanques junto com o GNV?????
BINGO :palmas:
Não só podem como injetam.... :concordo:
samukanvas
27/07/2005, 21:18
com oleo eu nao vacilo!!
uso oleo mineral ACDelco SJ, no manual diz pra trocar a cada 5000 ou 3 meses, com certeza eu obedeço o prazo, ainda mais que um litro de oleo custa 5,90, uso 4 litros = 23,60, e o filtro a cada 6 meses.
nao é nada gastar isso a cada 3 meses, pra quem sustenta um carro, o oleo é uma das coisas mais importante para a vida util de um motor.
quer economizar? blz!!! mas nao economize no oleo e filtros.
Até que enfim um que não inventa.... parabens!!! :palmas: como é que tá o carro ? redondinho? quantos km já tá?
Eu tenho uma pick up corsa da firma que troca óleo a cada 5.000km (só por causa do uso severo, senão seria 10.000 como a fábrica especificou) já tá com mais de 200.000 km e num baixa uma gota de óleo nem troquei 1 único parafuso. E é só pau carregada. Motorzinho pega no click de manhã, num ronca, num bate pino, num faz barulho de tucho. Nem uma grama de borra. Por que será? A gasolina só comum.... agora, que está comigo, tô limpando com aditivada.... :mrgreen:
Ahhh e a maldita tá fazendo uns 12/13km/l de gasolina com ar ligado..... vai entender.... (descarregada, claro, mas acima de 100 km/h) :mrgreen: :mrgreen:
ta redonda tem um barulinho bem fraquinho no motor mas o mec falou que é normal, e tah com 32,000 originais
ta zerada!!!
Elmer_Jeep
11/01/2008, 14:42
Não sei se deveria entregar o ouro...
mas vou dar a receita que está sendo usada por muitos mecânicos nos casos em que os donos NÃO querem gastar com retirada do cabeçote, mas corre-se o pequeno (mas real) risco de ressecamento de retentores.
Em termos de desmontágem é só a aberta da tampa de válvulas e no final a do carter, e só.
O processo é o seguinte:
1) abre-se a tampa de válvulas e retira a borra dura com um palito ou outra ferramenta, a sobra da borra limpa-se com um pincel dissolvendo com querosene e esfregando, qdo o metal estiver todo limpo joga-se o restante do litro de querosene no motor e 250ml de FLUIDO DE FREIO.
2) fecha-se a tampa de válvulas e funciona-se o motor em MARCHA LENTA por 30 minutos, deve-se ficar durante todo tempo no banco do motorista atento a barulhos estranhos e/ou acendimento da luz do óleo, que se ocorrer deve-se desligar o motor imediatamente.
3) Ao final deste tempo escorre o óleo e abre-se a tampa do carter e verifica-se 2 coisas:
a) se o carter for pintado por dentro, deve-se remover o restante da pintura interna para não descascar e entupir o pescador.
b) verificar se há borra no filtro/peneira da bomba, se tiver remover e limpar a parte de baixo do motor com querosene.
4) remontar o carter e usar óleo comum até o nível, funcionar novamente por outros 30 minutos em MARCHA LENTA, com a tampa de completar o óleo aberta (ajuda a evaporar o querosene), observando se há barulhos e/ou queda de pressão (acendimento da luz do óleo) neste caso desligar imediatamente.
5) esvaziar novamente o carter, trocar o filtro e usar o óleo definitivo, não se esquecer de funcionar o motor em MARCHA LENTA por pelo menos 5 minutos antes de acelerar devido a troca do filtro.
material:
1,5 litros de querosene
250ml de fluido de freio
pincel
óleo provisório de qualidade comum
óleo definitivo de boa qualidade
NÃO ACONSELHO NEM DESACONSELHO O MÉTODO, só falo do que vi várias vezes sendo feito.
para evitar o aparecimento da borra troque o óleo sempre com 5.000 km, e abasteça somente com combustivel de boa qualidade (normalmente são os com preço normal (cuidado com as promoçoes)) e com consumo médio igual/melhor aos abastecimentos anteriores (por isso é importante marcar sempre o consumo a cada abastecimento marcando também o posto onde se abasteceu).
para limpeza de bicos vejo também o uso do querosene no tanque (1litro a cada 20 litros de gasolina) a cada 6 meses, para carros carburados nao sei dizer se a receita funciona pq o sistema provavelmente vai trabalhar rico provocando carbonização, o q nao ocorre nos injetados q corrigem a mistura.
valeu
Estava lendo alguma coisa sobre óleos e encontrei esse tópico, gente por favor nunca façam isso, funcionar um motor com óleo sem viscosidade adequada por 30minutos é suicídio.
[]'s
Fabiano Klug
10/11/2012, 15:45
Vou dar uma de Coveiro e desenterar o topico.
Estou avaliando uma Grand Cherokee V8 que produziu borra e o motor travou, porem foi guinchado e não foi feito nada, minha pergunta é, qual o nivel de comprometimento que um moto tem ao travar de suas peças moveis, tenho conhecimento de como o motor funciona e todas suas partes, porem como estou negociando um Kit de retifica para este motor, sem olhar o motor, existem peças que são afetadas muito mais que outras ou é algo condenavel imediatamente.
Sonhando alto, qual seria a possibilidade de um motor que parou por borra, de abrir ele todo, fazer a limpeza adequada, remontar e ele funcionar a contento, na familia nunca tivemos caso assim para troca de informação então pensei que dependendo da gravidade aneis/vedadores/raspadores poderia ser torcados sem precisar reconstruir o motor internamente.
A duvida é a titulo de curiosidade e também para não trocar coisas que não é afetada pela situação, porem de qualquer forma, se a negociação prosseguir o kit de retifica é acessivel, por volta de 700 dolares completo, mas existem kits com menos peças, então me questionei o porque de ter kits que abranjem apenas aneis, mancais entre outras coisinhas baratas, e alguns vem os pistões e bielas, e outro kit encontrado eles mandam inclusive a arvore do comando no kit.
Fico no aguardo de alguem que possa me ajudar.
Desnickadu
10/11/2012, 19:32
Só desmontando pra saber cara, não tem jeito.
Pode ser que tenha zuado somente os casquilhos e com um passe no vira vc consiga um casquilho com 1 sobremedida e que fique bom.
Não tem jeito de saber o que aconteceu, na pior das hipóteses vc perdeu pistões e cilindros, na melhor delas vai morrer num jogo de vedadores e guias de valvulas e casquilhos.
Existem ainda a hipotese de ter detonado os comandos de valvulas...
Não tem jeito, tem que abrir!
Fabiano Klug
11/11/2012, 12:23
Estou bem ciente de que isso não irá ter escapatoria, se o negocio der certo, vou dar uma olhada no estado dela depois de trazer ela para cá, gostaria mesmo de poder ajudar o amigo da cherokee pra resolver a questão sem precisar vender ela, ja que ele investiu muito no carro, mas de qualquer forma, vamos conversando, creio que vamos discutir bastante ainda a respeito.
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