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Ver Versão Completa : Engate 1ª marcha - GV manual



mas.marco
31/03/2012, 10:50
Pessoal, pode ser coisa boba mas antes de 'olhar' com calma, gostaria de ajuda.

Quando peguei o GV 1999, a dona estava trocando os óleos gerais (caixas, diferenciais e motor).

Imediatamente após isso, as marchas entravam feito faca na manteiga.

Percebi que, após quase dois meses, a 1ª marcha tá entrando com dificuldade. É só a 1ª.

O curioso é que após a 2a e outras marchas, pisando na embregam, a 1a entra MUITO fácil. Ou seja, a dificuldade está na primeira tentativa de engatar a 1a marcha.

Pensei até de ser pouco óleo na caixa (ou no diferencial dianteiro?? - devido a inclinação necessária para compor a litragem correta).

Por que pensei de ser óleo? Pois eu estava presente na hora da troca do óleo das caixas MAS não estava mais presente na troca do óleo do diferencial dianteiro. Fiquei com isso na cabeça.

Só lembrando que o carro é praticamente zero. Nunca fez trilha. Tem 55K e as revisões foram feitas na concessionária até então.

Alguma ideia antes de levar a coisa à sério?

Treco
31/03/2012, 20:15
Pessoal, pode ser coisa boba mas antes de 'olhar' com calma, gostaria de ajuda.

Quando peguei o GV 1999, a dona estava trocando os óleos gerais (caixas, diferenciais e motor).

Imediatamente após isso, as marchas entravam feito faca na manteiga.

Percebi que, após quase dois meses, a 1ª marcha tá entrando com dificuldade. É só a 1ª.

O curioso é que após a 2a e outras marchas, pisando na embregam, a 1a entra MUITO fácil. Ou seja, a dificuldade está na primeira tentativa de engatar a 1a marcha.

Pensei até de ser pouco óleo na caixa (ou no diferencial dianteiro?? - devido a inclinação necessária para compor a litragem correta).

Por que pensei de ser óleo? Pois eu estava presente na hora da troca do óleo das caixas MAS não estava mais presente na troca do óleo do diferencial dianteiro. Fiquei com isso na cabeça.

Só lembrando que o carro é praticamente zero. Nunca fez trilha. Tem 55K e as revisões foram feitas na concessionária até então.

Alguma ideia antes de levar a coisa à sério?

Oi Marco,
Se a 1ª marcha tá difícil de entrar o problema deve ser no sistema de embreagem mesmo. Talvez o cabo já esteja velho. Pise na embreagem e verifique se o pedal está mais duro que o normal ou se range quando vc pisa nele. Outra coisa que vc pode verificar é o colar da embreagem. Com o carro parado, pise na embregem e tente ouvir se faz um chiado enquanto a embreagem está acionada. Se isso ocorrer, é provável que seja problema no colar.

Abs,

mas.marco
01/04/2012, 19:56
Oi Marco,
Se a 1ª marcha tá difícil de entrar o problema deve ser no sistema de embreagem mesmo. Talvez o cabo já esteja velho. Pise na embreagem e verifique se o pedal está mais duro que o normal ou se range quando vc pisa nele. Outra coisa que vc pode verificar é o colar da embreagem. Com o carro parado, pise na embregem e tente ouvir se faz um chiado enquanto a embreagem está acionada. Se isso ocorrer, é provável que seja problema no colar.

Abs,

Treco, obrigado irmão.

Fiz exatamente o que você comentou e percebi que faz sim, um chiado (carro parado e até mesmo andando).
Ao pisar na embreagem até o final (não está dura, pelo contrário, acho até mais macia que meu antigo carro) faz um 'nheeeco' vindo debaixo do carro.

Até pedi para pisarem pra eu ir olhar, acompanhando o cabo. Vem da parte de baixo mas como não subi o carro, não pude 'entrar' embaixo pra ver mas sei que vem de baixo.

Todo o conjunto de embreagem é ainda original e o carro está com 59k.
No manual, diz para olhar apenas com 80k.

Será que tem como isolar possibilidades para ficar algo mais restrito à causa?

Valeu mais uma vez.

nanito
01/04/2012, 20:38
Treco, obrigado irmão.

Fiz exatamente o que você comentou e percebi que faz sim, um chiado (carro parado e até mesmo andando).
Ao pisar na embreagem até o final (não está dura, pelo contrário, acho até mais macia que meu antigo carro) faz um 'nheeeco' vindo debaixo do carro.

Até pedi para pisarem pra eu ir olhar, acompanhando o cabo. Vem da parte de baixo mas como não subi o carro, não pude 'entrar' embaixo pra ver mas sei que vem de baixo.

Todo o conjunto de embreagem é ainda original e o carro está com 59k.
No manual, diz para olhar apenas com 80k.

Será que tem como isolar possibilidades para ficar algo mais restrito à causa?

Valeu mais uma vez.

Muita gente dirige com o pé apoiado no pedal da embreagem, e isto já é suficiente pra desgastar a embreagem prematuramente.

Este colar da embreagem que vocês falam por acaso não é o rolamento da embreagem?

Abraços!

Treco
02/04/2012, 09:59
Muita gente dirige com o pé apoiado no pedal da embreagem, e isto já é suficiente pra desgastar a embreagem prematuramente.

Este colar da embreagem que vocês falam por acaso não é o rolamento da embreagem?

Abraços!

É isso aí, o colar é o rolamento da embreagem.

Marco, o chiado é sinal de que já já será necessário trocar o colar. Esse "nhec" quando pisa na embreagem pode ser o cabo já cansado. O que pode ser feito é ajustar o cabo pra deixar a embreagem mais baixa. Experimenta isso que depois de ajustado, a 1ª deve entrar mais fácil.

mas.marco
02/04/2012, 14:48
É isso aí, o colar é o rolamento da embreagem.

Marco, o chiado é sinal de que já já será necessário trocar o colar. Esse "nhec" quando pisa na embreagem pode ser o cabo já cansado. O que pode ser feito é ajustar o cabo pra deixar a embreagem mais baixa. Experimenta isso que depois de ajustado, a 1ª deve entrar mais fácil.

Farei isso sim.
Essa semana passarei no mecânico pra pegar outro carro e aproveito pra ver a embreagem.
Alias, pra mexer na embreagem do GV é simples ou o acesso é complexo?

Abs,

mas.marco
02/04/2012, 14:53
Uma outra dúvida:

Esse rolamento (colar) é uma peça inteiriça?
Se sim, aonde exatamente fica o desgaste da peça?
O cabo de embregam envolve essa peça e faz o mecanismo de 'pisar' e 'soltar' a embreage, certo?

Estou perguntando pois, se for assim, inevitavelmente terei que trocar o cabo também, não? Seria apenas um paliativo trocar o rolamento... ou falei abobrinhas?

Elisson
02/04/2012, 15:24
Uma outra dúvida:

Esse rolamento (colar) é uma peça inteiriça?
Se sim, aonde exatamente fica o desgaste da peça?
O cabo de embregam envolve essa peça e faz o mecanismo de 'pisar' e 'soltar' a embreage, certo?

Estou perguntando pois, se for assim, inevitavelmente terei que trocar o cabo também, não? Seria apenas um paliativo trocar o rolamento... ou falei abobrinhas?

Tracker e GV não tem cabo de embreaem. O acionamento é feito hidraulicamente. O colar/rolamento quando está ruim fica fazendo um barulho tipo tchentchentchentchen, baixo e fino. Se pegou o carro recentemente e não sabe as condições de platô e disco é interessante você trocá-los (R$ 700,00 kit + 150,00) MO +/- e trocar o óleo do reservatório hidraulico que fica ao lado do reservatório de freio pra acabar com nhec nhec quando se pisa no pedal.

Meu GV fazia barulho do colar/rolamento e quando tirei ainda rodava um bocado com platô e disco. Mas no seu caso como está ruim de colocar a primeira interessante trocar o kit. Se o óleo o novo, trocando o kit o problema persistir aí pode ser o anel sincronizado. Boa sorte.

mas.marco
02/04/2012, 15:29
Valeu Elisson.

O óleo não sei se é novo....provavelmente nunca foi trocado também.

Será interessante trocar o óleo primeiro pra ver no que dá ou parto direto para o colar?
Minha intenção é trocar apenas o necessário, já que o carro está com baixissima quilometragem. Talvez vale desmontar e ver as condições, né? Pra então, ver o que comprar.

Obrigado sempre!

Elisson
02/04/2012, 16:11
Valeu Elisson.

O óleo não sei se é novo....provavelmente nunca foi trocado também.

Será interessante trocar o óleo primeiro pra ver no que dá ou parto direto para o colar?
Minha intenção é trocar apenas o necessário, já que o carro está com baixissima quilometragem. Talvez vale desmontar e ver as condições, né? Pra então, ver o que comprar.

Obrigado sempre!

Rapaz...vi agora que o teu carro é 1.6. Sendo o 1.6 eu não sei ao certo se é acionamento hidraulico como o 2.0. Se for cabo, tu pede pra verificar primeiro o cabo. Se não aí é partir pra o que disse acima. O colar só faz barulho, não vai modificar em nada no acionamento da primeira.

Vê primeiro se o acionamento é hidraulico ou por cabo, parte pra o óleo e se continuar aí tu pede logo o kit em uma das lojas especializadas suzuki pq aí tu fica safo!!! ;)

mas.marco
02/04/2012, 16:26
Eu ACHO que não é cabo.....
O que eu achei que vi, quando acompanhei o cabo, na verdade, não era da embreagem. Até pq quando ouvi o barulho vindo de baixo, fui direto lá.
De qualquer forma, trocarei o óleo e verificarei o colar assim que possível.
Trocar o kit agora, é inviável mas é certo que verificarei tudo isso.

Elisson
03/04/2012, 09:18
E muda o avatar e a assinatura...tá confundindo tudo ae!!! hehehehehe...abraço e boa sorte.

mas.marco
18/04/2012, 22:36
Bem, troquei o oleo da embreagem. Não resolveu então, abri tudo com o mecanico.

Resultado: existe uma pequena peça parecida com uma mola que está sem pressão devido ao uso indevido e persistente da embreagem (desacança pé por exemplo). Segundo o meca, não tem adaptação e o garfo está começando a ficar comprometido também.

Em breve terá que trocar a embreagem completa (já que vai trocar uma peça, troca geral).

VRODRIGUES
19/04/2012, 19:57
Meu GV 2.0 5p tb sempre teve dificuldade de engatar a primeira e a ré... Troquei os óleos em dezembro/11 e melhorou um bocado... Mas ultimamante... A ré fica IMPOSSIVEL de engatar! A alavanca do câmbio nem chega a completar o movimento, como se tivesse algo impedindo o curso dela... Já me vi em uma enrascada tendo que manobrar rápido em uma av e nada de conseguir engatar a ré...

Como a viatura passou do 90k Km por esses dias, vale a pena ver a embreagem?

mas.marco
20/04/2012, 09:33
Meu GV 2.0 5p tb sempre teve dificuldade de engatar a primeira e a ré... Troquei os óleos em dezembro/11 e melhorou um bocado... Mas ultimamante... A ré fica IMPOSSIVEL de engatar! A alavanca do câmbio nem chega a completar o movimento, como se tivesse algo impedindo o curso dela... Já me vi em uma enrascada tendo que manobrar rápido em uma av e nada de conseguir engatar a ré...

Como a viatura passou do 90k Km por esses dias, vale a pena ver a embreagem?

Acho que vale sim.
Elas duram MUITO porem se não abusarem.... e é aquilo, ne? Cada um dirige de um jeito...

Antes de comprar logo um kit completo (R$ 450,00 na Suzucar), tente levar num mecanico e abrir pra conhecer o estado geral.
Na minha, por exemplo, tá tudo em bom estado apesar do lance da mola e do garfo.
Nunca dou 'jeitinhos' nos meus carros. Se é pra trocar, troco tudo MAS cada caso é um caso...

O meu ainda roda bastante assim, basta engatar a 2a antes da primeira para alinhar a alavanca.

No seu caso, é bom ver logo já que o engate está uma luta....

nanito
20/04/2012, 09:36
Acho que vale sim.
Elas duram MUITO porem se não abusarem.... e é aquilo, ne? Cada um dirige de um jeito...

Antes de comprar logo um kit completo (R$ 450,00 na Suzucar), tente levar num mecanico e abrir pra conhecer o estado geral.
Na minha, por exemplo, tá tudo em bom estado apesar do lance da mola e do garfo.
Nunca dou 'jeitinhos' nos meus carros. Se é pra trocar, troco tudo MAS cada caso é um caso...

O meu ainda roda bastante assim, basta engatar a 2a antes da primeira para alinhar a alavanca.

No seu caso, é bom ver logo já que o engate está uma luta....

Agora vem aquela dúvida, qual a melhor marca de embreagem: Valeo ou aquela outra italiana Mecarm?

mas.marco
20/04/2012, 13:01
A VALEO já foi original GM.
Atualmente eles utilizam outra marca (que nao lembro o nome).

Eu votaria na VALEO

mas.marco
18/06/2012, 19:37
Finalizando minha novela:

Garfo novo e lubrificado: Tudo ok agora!
Problema resolvido!