Ver Versão Completa : Nova Bandeirante !! (Sonho realizado)
Acompanho o fórum "Toyota Bandeirante" ja faz 9 meses e aprendi muito lendo o relato do pessoal, mas ainda tenho muito o que aprender. :computador:
Semana passada fiz o negócio do meu primeiro carro. Depois de anos procurando, achei o carro do meus sonhos.:euforico:
Toyota Bandeirante Jipe Curto, 1973, com motor OM314 Turbinado e Intercoolado. Mas tem um porém, ele não anda, motivo: Quebra do eixo da 4ª marcha. Como ele ainda era com o câmbio seco, não valia a pena concertar então resolvi fazer a adaptação para um câmbio 4 marchas sincronizado.
Nesta semana a viatura esta encostada para tal serviço.
Estão sendo feitos as seguintes modificações:
Troca do câmbio original seco por um orginal 4 marchas sincronizado.
Caixa de transferência e reduzida são 0km tudo novo!
Troca do eixo com diferencial centralizado por um eixo flutuante.
Mudança nos tamanhos dos cardâns dianteiro e trazeiro.
Revisão das lonas traseiras (tudo ok)
Revisão das pastilhas dianteiras (tudo ok)
Revisão da embreagem.
O volante do motor estava meio gasto, então ele foi torneado, mudado de ponto, trocado o rolamento. Aproveitando para a instalação de um disco de embreagem novinho. O platô está em ótimas condições.
Troca dos filtros e óleo do motor.
Instalação do freio de mão novo que antes não tinha.
Revisão da Turbina, está em perfeito estado, sem folgas.
Isso tudo só pra fazer ele andar. :news-coffee:
Estou com uma dúvida em relação ao filtro de ar.
Já que ele é turbinado, possui um filtro seco em vez de banhado a óleo, mas não sei se ele deveria ser maior. Alguem pode me ajudar ?
Vejo que muitos falam sobre os beneficios do molycote misturado junto ao óleo para a lubrificação do câmbio, T-case e eixos.
Qual é o custo aproximado de um sachê desse aditivo ? Vale a pena?
Acho que por enquanto é isso.
Abraço
Fábio
339002339003339004339005339006
mecamaniaco
30/03/2012, 17:17
Grande Fábio,
Primeiramente parabéns pela aquisição, você logo perceberá que proprietários de bandeirantes são muito unidos e se ajudam sem pestanejar, basta cruzar com um na rua q vc já saberá do q estou falando.
Quanto ao filtro de ar, se possível poste fotos para sabermos o quão pequeno ele é, geralmente é adaptado o filtro do MB 709 ou os da D20m e ambos dão conta do OM 314 turbinado, claro q se tratando de uma preparação normal... Por falar nisso, qual é a pressão e a turbina q está usando?
O Molikote é algo q tem uma fama realmente incrível, eu mesmo nunca usei mas tenho interesse de testar também, por isso não posso ajudar muito...
Depois de tirar a viatura do mecânico não esqueça de postar sua impressão sobre a mesma, creio q ficará muito boa.... Não esqueça de baixar o freio de mão sempre antes de sair pois basta esquecer uma vez e pronto, terá q trocar tudo já! uheuaheuaeuhaehuhae
Mecamaniaco,
Obrigado pelas dicas... espero não esquecer do freio de mão....
Aqui eu não tenho fotos dela, quando for visitar ela no mecânico de novo eu tiro fotos e posto aqui.
Eu ainda não andei com o carro, não sei se o relógio da turbina esta funcionando. Mas quando tiver a pressão eu falo. É uma Master Power agora as medidas eu tambem não sei, mas vou ver.
Acho que vou testar esse tal de Molycote.
Provavelmente estarei com ela na quarta feira, estou louco pra dirigir....estou me coçando inteiro. :dance:
pauloalberto
30/03/2012, 18:02
Parabens!!!!!!! Vai ficar excelente....Boa sorte.
Carlo Pecca
30/03/2012, 18:55
Fband
Parabéns pela nova aquisição. Eu também estou iniciando em Band e o pessoal daqui tem me ajudado muito.
Abração.
hercilio.neto
30/03/2012, 22:20
É um upgrade e tanto. O cambio sincronizado é mais confortável que o cambio com 1.a e 2.a seca. Mas o maior ganho está na reduzida, que é fundamental quando se faz trilhas. Notadamente quando se precisa transpor um declive longo e acentuado.
Já tive band sem reduzida, a primeira é muito forte mas nas descidas ingremes tem que se usar o freio, daí é um "deus-nos-acuda". Fora o uso excessivo da empreagem nas rampas.
É complicado porque tem que trocar até o eixo traseiro. Mas sem dúvida vale a pena.
Vai ficar com uma ótima viatura.
Arthur.Baja
30/03/2012, 23:53
Parabens pela band amigo!!
Estamos no mesmo barco a 9 meses tbm comprei uma 73 mas de lona,e estou apaixonado pelo carro.
Imagino a sua ansiedade para poder dirigir ela..pode ser bemmm diferente de um carro 'normal' mas se é paixão,vc nao vai querer trocar ela nem por um bmw!
Vc sabe me dizer qual maçaneta é essa q tem na sua porta ?
Abraço!
Parabens!!!!!!! Vai ficar excelente....Boa sorte.
Paulo,
Obrigado, eu também espero, tenho bastante trabalho pela frente.
Abraço
Fband
Parabéns pela nova aquisição. Eu também estou iniciando em Band e o pessoal daqui tem me ajudado muito.
Abração.
Carlo,
Obrigado, com certeza, o pessoal daqui ajuda muito.
Abraço
É um upgrade e tanto. O cambio sincronizado é mais confortável que o cambio com 1.a e 2.a seca. Mas o maior ganho está na reduzida, que é fundamental quando se faz trilhas. Notadamente quando se precisa transpor um declive longo e acentuado.
Já tive band sem reduzida, a primeira é muito forte mas nas descidas ingremes tem que se usar o freio, daí é um "deus-nos-acuda". Fora o uso excessivo da empreagem nas rampas.
É complicado porque tem que trocar até o eixo traseiro. Mas sem dúvida vale a pena.
Vai ficar com uma ótima viatura.
Hercílio,
Eu só dirigi uma vez uma Band com câmbio seco, foi um parto pra não deixar arranhar as marchas.
Com certeza agora com o câmbio e reduzida nova vou ter outro carro, apesar de não ter dirigido ele ainda.
Aproveitando o embalo troquei tambem o eixo por um flutuante, vai ficar muito bom $$$$$. Hahaha
Abraço
Parabens pela band amigo!!
Estamos no mesmo barco a 9 meses tbm comprei uma 73 mas de lona,e estou apaixonado pelo carro.
Imagino a sua ansiedade para poder dirigir ela..pode ser bemmm diferente de um carro 'normal' mas se é paixão,vc nao vai querer trocar ela nem por um bmw!
Vc sabe me dizer qual maçaneta é essa q tem na sua porta ?
Abraço!
Arthur,
Legal que você tambem tem uma Band da mesma idade ( 39 anos ), e mais legal ainda que temos quase a mesma idade...
A Band é 20 anos mais velha do que eu, e apesar disso, não troco ela por nenhum outro carro !
Espero ficar nessa agonia de dirigir só até quarta feira, quando for pegar ela no mecânico.
Sobre as maçanetas, acho que é de algum fiat um pouco mais antigo, tempra, tipo ou uno.
Pra falar a verdade eu prefiro a maçaneta de apertar o botãozinho do que de puxar pra cima como as portas originais do modelo novo.
Essa portas estão muito remendadas e destrúidas, em breve vou colocar novas, e talvez com o mesmo sistema.
Abraço
estyvybeykr
31/03/2012, 12:02
Meus Parabens amigão pela Band e seja bem vindo ao mundo dos loucos aficcionados pelas Toys.
Vejo essa sua 73 e me lembro da minha quando comprei, a sua tá zero em comparação.
Quanto a pergunta do Artur sobre a maçaneta, nas fotos não dá pra ver muito bem. Mas me pareceu ser do caminhão MB 608, adaptação que fica muito bem feita por sinal.
Forte abraço.
Estevão
Meus Parabens amigão pela Band e seja bem vindo ao mundo dos loucos aficcionados pelas Toys.
Vejo essa sua 73 e me lembro da minha quando comprei, a sua tá zero em comparação.
Quanto a pergunta do Artur sobre a maçaneta, nas fotos não dá pra ver muito bem. Mas me pareceu ser do caminhão MB 608, adaptação que fica muito bem feita por sinal.
Forte abraço.
Estevão
Obrigado Estevão !
Na minha a lata não tem grandes pobres, somente muitos pontos de ferrugem e massa.
A maçaneta pode ser do MB608, não conheço muito bem. Acho ela muito boa e resistente.
Nosso amigo Estevão foi uma das pessoas que me ajudou muito em relação a como ser feita a adaptação do cambio seco para o sincronizado. Muito obrigado pela ajuda !
Grande abraço
estyvybeykr
01/04/2012, 12:07
Obrigado Estevão !
Na minha a lata não tem grandes pobres, somente muitos pontos de ferrugem e massa.
A maçaneta pode ser do MB608, não conheço muito bem. Acho ela muito boa e resistente.
Nosso amigo Estevão foi uma das pessoas que me ajudou muito em relação a como ser feita a adaptação do cambio seco para o sincronizado. Muito obrigado pela ajuda !
Grande abraço
Fabio não ha de que amigão, e vc verá que aqui nossos como uma "GRANDE FAMILIA" e quem tem um pouquinho a mais de conhecimento esclarece as duvidas de outros que com certeza passarão esses conhecimentos adquiridos a frente.
Forte abraço.
Estevão
Arthur.Baja
03/04/2012, 00:12
Arthur,
Legal que você tambem tem uma Band da mesma idade ( 39 anos ), e mais legal ainda que temos quase a mesma idade...
A Band é 20 anos mais velha do que eu, e apesar disso, não troco ela por nenhum outro carro !
Espero ficar nessa agonia de dirigir só até quarta feira, quando for pegar ela no mecânico.
Sobre as maçanetas, acho que é de algum fiat um pouco mais antigo, tempra, tipo ou uno.
Pra falar a verdade eu prefiro a maçaneta de apertar o botãozinho do que de puxar pra cima como as portas originais do modelo novo.
Essa portas estão muito remendadas e destrúidas, em breve vou colocar novas, e talvez com o mesmo sistema.
Abraço
È verdade elas tem a mesma idade..e agente qse....rsrs
Dificil achar doidos da nossa idade q gostem de carros dessa epoca..ainda mais uma band..
a minha qdo comprei tava bem zuada..mas mesmo assim montei nela e dirigi ela por 750 km sem nenhum problema logo no primeiro dia...ai q eu me apaixonei heauae
Depois q vc pegar ela de vez,poderia tirar umas fotos mais de perto das maçanetas por favor ?
Agora só faltam mais 2 dias ta chegandoo huhu
Abraço!!!
È verdade elas tem a mesma idade..e agente qse....rsrs
Dificil achar doidos da nossa idade q gostem de carros dessa epoca..ainda mais uma band..
a minha qdo comprei tava bem zuada..mas mesmo assim montei nela e dirigi ela por 750 km sem nenhum problema logo no primeiro dia...ai q eu me apaixonei heauae
Depois q vc pegar ela de vez,poderia tirar umas fotos mais de perto das maçanetas por favor ?
Agora só faltam mais 2 dias ta chegandoo huhu
Abraço!!!
Arthur,
Muito difícil achar doidos como agente. Eu ja era apoixonado por Bands desde os meus 14 anos quando meu pai tinha uma. Mas ele teve que vender. Agora eu pude comprar a minha e ele tambem ta loco pra dar uma volta.... (Ao redor dela só kkkkk)
Não tive a oportunidade de dirigir ela ainda, mas ja dirigi Band com caixa seca, 4m sincro e 5m. Todas são verdadeiras máquinas !
Umas mais fáceis de dirigir outras nem tanto, como as com caixa seca.
Hoje ela é pra estar andando e até amanha com tudo revisado e óleos trocados, depois é só alegria...
Amanha ou quinta eu ja posto as fotos da maçaneta e do filtro de Ar.
Abraço !
mecamaniaco
03/04/2012, 08:50
Arthur,
Muito difícil achar doidos como agente. Eu ja era apoixonado por Bands desde os meus 14 anos quando meu pai tinha uma. Mas ele teve que vender. Agora eu pude comprar a minha e ele tambem ta loco pra dar uma volta.... (Ao redor dela só kkkkk)
Não tive a oportunidade de dirigir ela ainda, mas ja dirigi Band com caixa seca, 4m sincro e 5m. Todas são verdadeiras máquinas !
Umas mais fáceis de dirigir outras nem tanto, como as com caixa seca.
Hoje ela é pra estar andando e até amanha com tudo revisado e óleos trocados, depois é só alegria...
Amanha ou quinta eu ja posto as fotos da maçaneta e do filtro de Ar.
Abraço !
É legal ver como as histórias se repetem... Sempre gostei de ser diferente do resto da população, mas minha paixão por bandeirante começou também aos 14 anos, quando meu pau trocou um MB608 carroceria por uma Toyota Bandeirante 81 tbm carroceria.... Desde aquela época eu nunca consegui me conformar com a ideia de ter um carro comum, sempre fiquei namorando as Bandeirantes, até que aos meus 23 eu consegui comprar a minha primeira band, ano 1964, caixa seca, lona, com motor 608 turbo e intercooler.... Consegui segura-la por 1,5 ano, até q a mulher começou a encher tanto por conta das marchas, da lona, etc etc q acabei vendendo e comprando um carro.... Esse tbm não durou 1,5 ano, vendi e comprei a viatura atual.... Agora só falta deixa-la com a minha cara, para isso gastarei um pouco a mais do q tenho, por isso tenho q ir com calma..... euhaueahe
Bom é isso, agora minha história está aqui também....
estyvybeykr
03/04/2012, 09:08
Pois bem, um grupo de loucos aficcionados pelas amantes ou melhor dizendo as bandeirantes.
A minha historia tá na assinatura. E bom pra quem não tem o que fazer e quiser perder um tempinho aumentando um pouco do conhecimento.
Forte abraço.
Estevão
Então galerinha,
Falei que ia postar algumas coisa na quinta feira, mas não deu.... tive que aproveitar meu "carrinho"...
Quarta feira a noite peguei a viatura na oficina, ela anda de mais.
Quinta feira de tarde fiz uma faxina por dentro, desmontei bancos, cintos e etc..
Lavei tudo esperei secar e ja montei de novo pra poder andar com ela.
Sexta feira tirei um barulho muito irritante na porta do motorista, no painel e fiz o marcador de combustível funcionar.
Sábado dei uma geral na fechadura da porta traseira e no fechamento da porta do carona, que antes precisava lançar muito forte a porta pra poder fechar.
E domingo, a melhor parte, testei a 4x4 num barranco, e por incrível que pareça, ela subiu com muita facilidade apesar dos pneus bem lisos.
Hoje vou passar um convertedor no compartimento da bateria e revisar a parte elétrica toda.
Vou tirar as fotos do filtro de ar e tambem das maçanetas como prometido e postar amanha.
Abraço
340368340369340370340371
hercilio.neto
09/04/2012, 16:14
... desmontei bancos, cintos e etc..
Lavei tudo esperei secar e ja montei de novo pra poder andar com ela.
Sexta feira tirei um barulho muito irritante na porta do motorista, no painel e fiz o marcador de combustível funcionar.
Sábado dei uma geral na fechadura da porta traseira e no fechamento da porta do carona, que antes precisava lançar muito forte a porta pra poder fechar.
E domingo, a melhor parte, testei a 4x4 num barranco, e por incrível que pareça, ela subiu com muita facilidade apesar dos pneus bem lisos.
O jipe é um verdadeiro playground. Voce começa a brincar e perde a hora.
Seja andando, ou só fuçando.
mecamaniaco
09/04/2012, 16:29
Eu que diga, parece q quanto mais eu fuço, mais "problemas" eu encontro! uehauehauehuah Mas q é gostoso é.... Meus próximos passos são:
Trcar parachoque traseiro
Trocar rodas e pneus
Turbinar
Colocar bagageiro de teto e escada
Trocar bancos dianteiros
Colocar eixo flutuante
Acho q com mais ums 2 anos eu termino de arrumar isso, ai começo a rever oq já fiz! auehauehauheuaheah
Carlo Pecca
09/04/2012, 17:52
Fband
Parabéns pela Band e bem vindo ao playground!
abs
Realmente, sempre tem coisas pra fazer....e hoje o trampo continua..
Tirei as fotos da maçaneta como pedido e também algumas fotos do filtro de ar atual.
Será que esse filtro de ar é muito pequeno ? Alguem poderia me ajudar em relação a isso ?
Obrigado
340535340536340537340538340539
mecamaniaco
10/04/2012, 19:02
Fband, aparentemente esse filtro é pequeno sim, para ter certeza vc pode fazer 2 coisas:
1- Conectar um vacuometro na entrada da turbina
2- Desconectar o filtro de ar e ver se a turbina dá mais pressão do que com o filtro
Fband,
Alem do filtro parecer subdimensionado, os tubos de entrada e saida da turbina tb parecem ter diametro pequeno. O ideal é 2,5", assim como o escape.
Abs
Fabiano
Parabéns...
Costumo dizer que eu tenho o melhor carro do mundo... Se deixar dirijo o meu o dia inteiro.
estyvybeykr
11/04/2012, 08:37
Fabio esse filtro é para o motor 314 (608) aspirado, como teu motor tá intercoolado e turbinado. Troque-o assim que puder.
Estevão
Sim, ja estou providenciando um filtro maior.
Quanto ao intercooler acabei descobrindo que não é realmente um intercooler, é um radiador adaptado....
Então andei fazendo um rapida pesquisa de intercoolers e acabei descobrindo esse aqui: Intercooler Universal - R$ 330,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227803789-intercooler-universal-_JM)
O que vocês acham ? Parece confiável ?
Se trocar filtro e intercooler vou aproveitar e fazer toda a tubulação com 2.1/2" ou 3" ?
Abraço
mecamaniaco
11/04/2012, 14:42
Sim, ja estou providenciando um filtro maior.
Quanto ao intercooler acabei descobrindo que não é realmente um intercooler, é um radiador adaptado....
Então andei fazendo um rapida pesquisa de intercoolers e acabei descobrindo esse aqui: Intercooler Universal - R$ 330,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227803789-intercooler-universal-_JM)
O que vocês acham ? Parece confiável ?
Se trocar filtro e intercooler vou aproveitar e fazer toda a tubulação com 2.1/2" ou 3" ?
Abraço
Confiáveis eles são, o problema é que você terá um certo trabalho para adapta-lo.... O ideal é utilizar o intercooler do VW 8-150, encaixa certinho na frente do radiador, ou se vc preferir pode mandar fazer um sob medida tbm, aqui em Curitiba o cara faz por R$ 550,00....
Quanto a tubulação é aconselhável troca-la para 2,5 sim...
mecamaniaco
11/04/2012, 14:45
Esqueci de falar, vc consegue mandar fotos do "intercooler" dela?
Esqueci de falar, vc consegue mandar fotos do "intercooler" dela?
Segue a imagem que mostra o intercooler...
Foi tirada antes de eu pegar a viatura.... agora ela está bem melhor.... hahah
Abraço
340631
mecamaniaco
11/04/2012, 15:01
Você tem certeza de q é uma adaptação de radiador? Está parecendo q é um intercooler feio, mas um intercooler sabe....
Olha, até onde eu sei, os radiadores são feitos de cobre e os intercoolers de alumínio.
Os tubinhos, que não sei o nome, que passam no dissipador de calor, do intercooler são grossos (devido a passagem de ar)e do radiador são finos.
E todas essas características fazem ele ser um radiador.
Eu posso estar errado, mas eu acho que é isso.
Abraço
Armindo Neto
11/04/2012, 19:51
belo carro.
e que eu tenho uma duvida sobre o motor da band , e o om 314 que e de 608? ou e o om 364?
Ferreira M
11/04/2012, 19:52
Parabéns Fábio, grande viatura.
Levei anos até comprar a minha longa 83 e talvez um dia fique pronta kkkk. O meu motor 314 está turbinado e o intercooler foi fabricado a partir de um radiador de scania e eu não tenho queixa do desempenho.
Grande abraço
Olha, até onde eu sei, os radiadores são feitos de cobre e os intercoolers de alumínio.
Os tubinhos, que não sei o nome, que passam no dissipador de calor, do intercooler são grossos (devido a passagem de ar)e do radiador são finos.
E todas essas características fazem ele ser um radiador.
Eu posso estar errado, mas eu acho que é isso.
Abraço
belo carro.
e que eu tenho uma duvida sobre o motor da band , e o om 314 que e de 608? ou e o om 364?
314 = 608
364 = 709
Abs
Armindo Neto
11/04/2012, 20:40
314 = 608
364 = 709
Abs
Obrigado!
abs
Galera,
Me ajudem nessa, ontem custou para a Band ligar.
Como eu sei se o alternador está mandando carga para a bateria ?
Ontem tarde da noite consegui carregar a bateria com aqueles aparelhos de botar na tomada e ela ligou com uma certa facilidade.
Assim que liguei o motor começei a medir a tensão da bateria com um multímetro.
começou com 12,3 V e foi aumentando...... em 2 minutos estava com 16,5 V. Eu pergunto, isso é normal ?
Qual é o limite aceitável ?
Eu tambem percebi que em cima do motor de arranque tem uma peça em forma de cilindro, que não me recordo o nome, e ela tem uma certa folga, não muito, mas tem. Isso é normal ?
Quando tento dar a partida e ela não pega, atras desse cilindro onde está ligado o positivo fica bem quente. Isso tambem é normal ?
Ou pode ser uma fulga de energia ?
E mais uma coisa, a minha bateria solta uma espécie de liquido por baixo, não tem furo nela, mas mesmo assim vaza bem pouco.
Será que a bateria está indo pro saco ?
Espero que vocês possam me ajudar !
Abraço
A tensão normal que o alternador envia para a bateria é 14V. Se tá mandando mais, pode ser problema no regulador. Acontecendo isso, a bateria ferve e pode vazar líquido. Dependendo do tempo que está assim, a bateria já pode ter ido pro saco.
Abs
Fabiano
mecamaniaco
16/04/2012, 09:18
Fala Fábio,
Essa peça cilíndrica é o solenoide, se ela está esquentando pode ser por problemas na fixação (estar frouxo) ou por problemas na alimentação (bateria com baixa tensão).....
Não desanime com esses problemas, vá a uma auto-elétrica peça para que testem o regulador do alternador, q se for o original ficará fora do alternador, e então peça p testar sua bateria tbm!
Comprar Toy Band não é fácil, muitos proprietários pensam q é só colocar combustível e acelerar, ai quando vc compra nem sempre estará com a mecânica em bom estado. Na verdade eu sou a favor de bater em donos q não dão manutenção!! ;-) Mas garanto-lhe q a partir do momento q vc deixar ela "OK" vc terá um carro p vida toda!
Não desanimei não... só alegria a Band.
Hoje foi regulada a embreagem, ta melhor ainda agora.
Relógio do turbo agora funciona.
Agora está na auto-elétrica para a troca do regulador do alternador e revisão no motor de arranque.
Amanha de manha vou pegar a viatura.
Abraço
Galera,
Terça feira peguei a Band na auto-elétrica e foram trocados o motor de arranque ,automático de partida e o regulador do alternador.
Acreditem se quiserem, o cara queria desmontar o coletor, turbo e escape pra tirar o motor de arranque.
E depois ainda me cobrou a mão de obra. :freaking:
Mas pelo menos agora ficou bom !
Abraço
Sergioporto
20/04/2012, 14:22
Colocou a válvula ??? Curioso!!!
Coloquei, deu tudo certo !
Obrigado pela ajuda Sérgio !
Abraço
Então, ontem a noite a Band não quis ligar de novo. Me parece que os sábados a Band tem algum problema comigo.
Provavelmente é a bateria, ela está vazando, porque o regulador do alternador estava com defeitos.
Vou trocar a bateria e queria saber a opinião dos sres.
Que bateria usar ? Marca ?
Valeu galera
Sergioporto
22/04/2012, 12:45
Põe duas de 70 ampères cada.Uma ao comprido e a outra no sentido inverso.Original dela quase nao existe mais,e as que encontra na sao boas.positivo com positivo,negativo com negativo.
Elas vão entrar no compartimento da bateria original ? Eu consegui uma de 115A por R$315,00.
Qual é a vantagem de usar duas baterias menores em paralelo ?
Obrigado !
Carlo Pecca
22/04/2012, 22:31
Fband
Na minha veio a bateria marca ALIANÇA, modelo A110FE, 12Vcc, 110Amp. Esta instalada embaixo do banco do motorista com espaço de 2dedos entre os lados das 4 paredes. Ela é para trator, colhedeira e outras máquinas agrícolas.
Abs
mecamaniaco
23/04/2012, 00:13
Elas vão entrar no compartimento da bateria original ? Eu consegui uma de 115A por R$315,00.
Qual é a vantagem de usar duas baterias menores em paralelo ?
Obrigado !
Você pode isolar uma delas só p guincho ou som por exemplo... OU então simplesmente somar a carga!
Sergioporto
23/04/2012, 21:26
Maior amperagem para a partida!Uma só de 70 quão agüenta guincho!Cabe na caixa, como escrevi uma ao contrario da outra.Conseguir bateríamos original,caixa alta nao e fácil.E mais barato mas só incomod ação .Mas note bem,colocando duas,se der problema em uma e recomendado substituir as duas que sao um pouco mais carras que a normal da toy.
Obrigado pessoal pelas informações.
Acabei optando por uma de 180A que ja instalei ontem a noite.
Abraço
mecamaniaco
24/04/2012, 13:04
Obrigado pessoal pelas informações.
Abraço
Super boa! Vai dar e sobrar, eu usava uma de 130 na minha band antiga e nunca tive problemas, atualmente tenho uma de 70A e já estou satisfeito, se bem q o 14B exige bem menos da bateria!
Carlo Pecca
24/04/2012, 19:17
[QUOTE=Fband;1676390]Obrigado pessoal pelas informações.
Vc pode fornecer os dados técnicos, fabricante, modelo e principalmente o custo?
Vc pode fornecer os dados técnicos, fabricante, modelo e principalmente o custo?
Mas claro Carlo,
Marca: Cral
Tipo: Prata 12V 180Ah
Corrente Máxima: 1550A
Preço: R$370,00
Grande abraço
Sergioporto
25/04/2012, 08:31
Espero que tenha sorte com esta marca,nao é agourar mas em 3 meses troquei duas baterias desta marca .Descarregava sozinha,isto com chave geral desligada,ai resolvi colocar duas,um pouco mais caro mas nao me incomodei mais.
Estranho Sérgio, não tinha garantia as baterias ?
A minha tem garantia de 1 ano. Só preciso fazer a manutenção de 6 em 6 meses.
Abraço
Carlo Pecca
25/04/2012, 14:39
Fband
Manutenção de 6 em 6 meses. Ela é lacrada?
A minha é de chumbo comum necessitando acompanhar a evaporação da água, e completar com água destilada quando for o caso!
A podes me dizer o tamanho físico de sua bateria, pois 180Amp é corrente pra kct.
Sergioporto
25/04/2012, 16:41
Tinha garantia sim.Deixava a toy parada ,tudo desligado,dentro de 15 dias nao tinha mais carga!!!
Realmente, 15 dias é muito pouco pra ja ficar sem carga.
Vou ver o tamanho da bateria e amanha eu ja digo. Ja vou adiantando, ela é maior do que o normal.
O local onde ela vai ja está um pouco recortado.
Abraço
Amadeus_band
27/04/2012, 08:28
Parabéns pela Band Fband! É como eu sempre falo, aos poucos a gente vai deixando elas do nosso jeito!
Estendendo o assunto do começo do tópico, também tenho quase a mesma idade que você e a mesma do Arthur, só a minha Band que é um pouquinho mais nova, rsrsrs.
Quanto ao filtro de ar, coloca pelo menos o das Band com motor OM 364, esse o 608 é pequeno!
Abraço!
Amadeus_band
27/04/2012, 08:31
Usando duas baterias, o ideal é fazer um rodízio delas, para que uma não estrague antes da outra!
Abraços.
hercilio.neto
27/04/2012, 21:22
FBAND,
Acho que você já resolveu o problema da bateria, 180A está de ótimo tamanho.
para duas baterias tem o problema de espaço embaixo do banco.
hercilio.neto
27/04/2012, 21:24
FBAND,
para duas baterias tem o problema de espaço embaixo do banco.
Ôpa,
Esqueci que é uma pickup.
Onde fica a bateria da pickup?
Colepicola
28/04/2012, 18:02
Ôpa,
Esqueci que é uma pickup.
Onde fica a bateria da pickup?
Ola Hercilio, a minha bateria fica embaixo do bando do motorista.
hercilio.neto
28/04/2012, 20:48
Ola Hercilio, a minha bateria fica embaixo do bando do motorista.
Ah, então é igual aos jipes até 92. Creio que naquele espaço nem cabem 2 baterias.
Valeu.
Posta fotos da pickup.
Sergioporto
28/04/2012, 22:00
Ah, então é igual aos jipes até 92. Creio que naquele espaço nem cabem 2 baterias.
Valeu.
Posta fotos da pickup.
Cabem sim,duas de 70 a.Tem que colocar uma ao contrario da outra.
hercilio.neto
29/04/2012, 00:11
Olá Sergio,
Achei que não cabiam.
Minha Band tem o tanque embaixo do banco do motorista. A bateria fica junto com o motor.
O suporte no cofre do motor é para 2 baterias pequenas, mas coube a bateria grande e eu uso assim.
Abraço.
awfvargas
30/04/2012, 18:24
Estou adquirindo uma longa e pretendo deixar a furiosa mais espaçosa, isto é uns 30cm mais larga, estou começando a fazer os primeiros esboços do projeto tão logo forem saindo, primeiro no papel e depois in loco, começarei a postar os resultados
Boa tarde pessoal,
Ontem foi a primeira vez que pude fazer a média da Band.
Andei a maioria dentro da cidade e fez 9,3km/L. Dados do odômetro original.
Teoricamente existe uma diferença, considerando que eu uso pneus 265/75 R16, na distância percorrida e o que indica no odômetro.
Qual é o tamanho do pneu original ?
Hoje a noite eu tiro as medidas da bateria como foi pedido a alguns dias atras.
Abraço
Sergioporto
03/05/2012, 14:08
Boa tarde pessoal,
Ontem foi a primeira vez que pude fazer a média da Band.
Andei a maioria dentro da cidade e fez 9,3km/L. Dados do odômetro original.
Teoricamente existe uma diferença, considerando que eu uso pneus 265/75 R16, na distância percorrida e o que indica no odômetro.
Qual é o tamanho do pneu original ?
Hoje a noite eu tiro as medidas da bateria como foi pedido a alguns dias atras.
Abraço
Na minha que é 92,original é 750x16.Consumo está excelente para cidade .
Tambem achei que o consumo está bom.
Agora quando pego uma estrada não sei em quantos giros o motor está trabalhando, por isso dificilmente passo dos 80km/h pra não exigir de mais do motor.
Como faço pra instalar um conta giros ? Que marca é a indicada ? Alguem pode me ajudar ?
Abraços
hercilio.neto
03/05/2012, 23:11
...
Como faço pra instalar um conta giros ? Que marca é a indicada ? Alguem pode me ajudar ?
Tem alguma coisa aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/99285-contagiros-band.html)
Arthur.Baja
04/05/2012, 08:24
Grande Fband.
Obrigado pelas fotos das maçanetas,realmente dão outro visual na band.
Parabens pela band..to sempre acompanhando.
Quando vai usar a 4x4 de verdade ?? rsrs
Abraço e boa sorte!
Não vejo a hora pra testar de verdade a 4x4, mas preciso de pneus pra isso..
Domingo tarde da noite fui obrigado a botar a Band num mato que tinha na beira da rua.
Fui entrando no terreno e tava tudo muito molhado porque tinha chovido o dia inteiro de sábado...
Fui entrando e quando botei a ré pra sair....... quem disse que saía ?!?
Tive que escalar o para choque dianteiro pra engatar as rodas livres porque não estava com roupa adequada para o mato.
Engatei e devagarzinho fui saindo do terreno, que era plano, mas estava muito encharcado.
Ja estou pesquisando alguns pneus mas ainda estou com dúvida em relação a roda..
Será que eu deixo as R16 ou troco por R15 ? Tenho disco na dianteira e não sei se a R15 vai entrar sem bater na pinça.
Estou vendo isso com calma porque pneu não é coisa barata.
OliveiraDf
04/05/2012, 23:03
Fband pode informar quanto gastou na troca do cambio, todos os gastos iniciais, o que trocou, estou querendo comprar uma longa 77, e quero ter idéia de quanto vou gastar para deixar igual a sua, isso vai pesar na hora da minha compra, inclusive postei um tópico sobre a compra, da uma olhada.
Obrigado!
Arthur.Baja
04/05/2012, 23:38
Então Fband eu uso pneus 265/75/16 na minha..modelo goiano,e ficou otimo na minha band,nao raspa em nada mesmo com as rodas originais.
E lembro q na epoca o aro 16 estava mais barato q o aro 15.
Estou muito satisfeito,alem do visual q deixa no carro o conforto melhorou..e esse pneu em trilhas leves da show!
=D
Carlo Pecca
05/05/2012, 00:07
Fband
Na minha utilizo pneu 215 80 R16 modelo "Fortera" da Goodyear e custaram 380,00 cada, na Dpaschoal de Botafogo/RJ. É um pneu cidade/campo ou 70/30. Como eu pretendo andar mais no asfalto do que em terra, da para o gasto.
Abs
Fband
Manutenção de 6 em 6 meses. Ela é lacrada?
A minha é de chumbo comum necessitando acompanhar a evaporação da água, e completar com água destilada quando for o caso!
A podes me dizer o tamanho físico de sua bateria, pois 180Amp é corrente pra kct.
Carlo,
Desculpa a demora pra conseguir esse dados, mas aí vão:
Comprimento: 48cm
Largura: 22cm
Altura: 24cm
Abraço
Fband pode informar quanto gastou na troca do cambio, todos os gastos iniciais, o que trocou, estou querendo comprar uma longa 77, e quero ter idéia de quanto vou gastar para deixar igual a sua, isso vai pesar na hora da minha compra, inclusive postei um tópico sobre a compra, da uma olhada.
Obrigado!
Oliveira,
Troquei o câmbio por um sincronizado 4 marchas.
Reduzida era NOVA. (Carcaça e engrenagens 0km)
Eixo flutuante usado, mas pontas de eixo novas.
Cardâns feitos sob medida novos. (cruzetas, flange, luvas, ponteiras tudo novo)
Travessa e coxim da caixa.
Freio de mão, cabos e suporte de embreagem tudo novo.
Óleo para motor, caixa, T-case e eixo trocados.
Todos os filtros trocados.
Tudo isso passou um pouco de 8,2k
Serviço de primeira na mecânica do Gordo em Gaspar/SC.
Qualquer coisa é só falar !
Abraço
Fband parabéns pela viatura show. Encaminhei uma mensagem em PVT se forr possível me passar as informações eu agradeceria pois estou pensando e começar a negociação. Um abraço Inner
Carlo,
Desculpa a demora pra conseguir esse dados, mas aí vão:
Comprimento: 48cm
Largura: 22cm
Altura: 24cm
Abraço
Carlo Pecca
07/05/2012, 12:39
Fband.
Obrigado pelas medidas da bateria. Cara tu pagou 8,2K. Ta com a grana em companheiro! - Eu tenho que juntar muito no porquinho para chegar próximo a isso, uns 16 meses.
abs
Colepicola
07/05/2012, 21:36
Valeu.
Posta fotos da pickup.
Num posto Petrobras em Manilha, vi uma bateria 110Ah. por 320+casco. Não entendi! Se eu for comprar duas de 60Ah aqui sai quase 400.346110hercilio olha a foto da caixa.
Então galerinha,
Depois de muito tempo sem postar algo sobre minha Band aí vai.
Algum tempo atras mandei dar um trato no radiador que tinha um pequeno vazamento que não dava pra ver enquando estava quente.
Agora não baixa mais nada de água, o nível fica entre 2 e 3 cm acima da colméia.
Tive que fazer uma revisão bem rápida na parte elétrica porque ao acionar a ignição acendia o pisca em vez de ligar o carro. kkkk
Fiz o limpador traseiro e o esguicho funcionarem. Falando em limpador traseiro, alguem de vocês tem na Band ? Posso dizer que é muito útil e funciona muito bem ! Deveriam ter saído de fábrica com isso !
Ontem ja comprei os jumelos com buchas de PU para trocar, mas não sei bem ao certo como fazer isso.
Alguem tem alguma dica para fazer a substituição deles ? Tem pouco material sobre troca de jumelos aqui no forum então vou tentar detalhar ao máximo quando for trocar.
Acho que por enquanto é isso !
Abraço
Fband
Mexer com mola é um trabalho pesado. Para a mola voltar a posição e phoda, muita pressão. Aconselho a levar em alguém que mexa com isso.
Abs
Carlo Pecca
11/07/2012, 20:20
Fband
Concordo com o Dimasi, esse negócio de mexer em mola sem equipamento e conhecimento,... no final sai mais caro. Procure dicas de caminhoneiro em sua cidade.
Abs
hercilio.neto
11/07/2012, 20:36
Acho que é possível fazer esse serviço. Precisa apoiar o jipe suspenso pelo chassi e descer o eixo no macaco.
Mas sinceramente, eu não faria isso em casa.
Amadeus_band
12/07/2012, 20:58
Se for só trocar as buchas do jumelo, é só colocar um macaco tipo garrafinha (original da Band) entre o chassi e a extremidade do feixe de mola. O problema é que muitas vezes a bucha velha é muito difícil de sair, eu quase cortei o suporte de estepe original da minha Band pra ficar mais fácil, rsrsrsrs.
Se for trocar todas as buchas aí tem que tirar o feixe, aí é mais complicado, como já foi dito, tem que calçar o carro com cavaletes.
Sergioporto
13/07/2012, 08:46
Se for só trocar as buchas do jumelo, é só colocar um macaco tipo garrafinha (original da Band) entre o chassi e a extremidade do feixe de mola. O problema é que muitas vezes a bucha velha é muito difícil de sair, eu quase cortei o suporte de estepe original da minha Band pra ficar mais fácil, rsrsrsrs.
Se for trocar todas as buchas aí tem que tirar o feixe, aí é mais complicado, como já foi dito, tem que calçar o carro com cavaletes.
Na minha uso as buchas em PU da s10. Sao colocadas duas em olhal,sómente desbastar um pouco por fora.já tentei original ,pu branco,amarelo etc.... As da S 10 sao excelentes.
mas atençao,buchas de molas variam de ano da viatura . Da 91 em diante sao diferentes das de ano anteriores.
Na minha uso as buchas em PU da s10. Sao colocadas duas em olhal,sómente desbastar um pouco por fora.já tentei original ,pu branco,amarelo etc.... As da S 10 sao excelentes.
mas atençao,buchas de molas variam de ano da viatura . Da 91 em diante sao diferentes das de ano anteriores.
O que varia nas buchas antes e depois de 91 ? O diametro, comprimento ?
Abraco
Sergioporto
13/07/2012, 11:42
diâmetro e comprimento.
Das 91 para trás buchas diâmetro e maior e tamanho e menor.
diâmetro e comprimento.
Das 91 para trás buchas diâmetro e maior e tamanho e menor.
Blz, então acho que comprei a certa mesmo, vamos ver na hora de instalar !
Hoje ja comprei os cavaletes pra deixar a viatura suspensa. Até agora todas as pessoas com quem falei sobre a troca dos jumelos falou que o trabalho é complicado e que o recomendável é levar em um lugar que mecham com isso.
Mas não levo em lugar algum até dar um problema mais sério ! kkkkk
Abraços
Sergioporto
13/07/2012, 17:15
Blz, então acho que comprei a certa mesmo, vamos ver na hora de instalar !
Hoje ja comprei os cavaletes pra deixar a viatura suspensa. Até agora todas as pessoas com quem falei sobre a troca dos jumelos falou que o trabalho é complicado e que o recomendável é levar em um lugar que mecham com isso.
Mas não levo em lugar algum até dar um problema mais sério ! kkkkk
Abraços
Se ela estiver com buchas originais é um chute no saco ,pois tem capa de aço por fora e por dentro.Tirar até que vai mas colocar precisa de ferramenta (prensa)Se for de outro material tudo bem.
Se ela estiver com buchas originais é um chute no saco ,pois tem capa de aço por fora e por dentro.Tirar até que vai mas colocar precisa de ferramenta (prensa)Se for de outro material tudo bem.
Se é original ainda eu não sei, mas está com jumelos em "U" com engraxadeiras.
Mas a borracha se foi quase por completa, se colocar o dedo na voltinha que a mola faz, atravessa por completo.
Ou seja, a Band está apoiada somente pelos parafusos, por isso deve estar acontecendo os estralos quando faço curvas.
Vamos ver, talvez esse final de semana vou trocar ou no decorrer da semana que vem, porque no final de semana do dia 21 e 22 vou fazer um passeio pro interior e a viatura precisa estar rodando.
Abraço
Sergioporto
13/07/2012, 17:56
Se é original ainda eu não sei, mas está com jumelos em "U" com engraxadeiras.
Mas a borracha se foi quase por completa, se colocar o dedo na voltinha que a mola faz, atravessa por completo.
Ou seja, a Band está apoiada somente pelos parafusos, por isso deve estar acontecendo os estralos quando faço curvas.
Vamos ver, talvez esse final de semana vou trocar ou no decorrer da semana que vem, porque no final de semana do dia 21 e 22 vou fazer um passeio pro interior e a viatura precisa estar rodando.
Abraço
Se for jumelo com engraxadeira nao usa bucha de borracha!Lubrificar borracha??????deve ser bucha de bronze ou outro metal.
Tem razão Sérgio.
Mas o que eu quero dizer é que existe muita folga naquela volta que a mola faz entende ?
Na foto mostra um pouco dessa folga.
359164
Hoje a noite pretendo começar a troca dos jumelos traseiros.
Abraço
Sergioporto
16/07/2012, 11:55
Esta folga nao é no olhal da mola onde vai bucha e sim da segunda mola.É normal !!!
Esta folga nao é no olhal da mola onde vai bucha e sim da segunda mola.É normal !!!
Hum, não sabia disso, pensei que era folga do sistema...
Mesmo assim, se der tudo certo hoje eu começo o trampo...
Ontem a noite fui fazer a troca dos jumelos traseiros.
Comecei a levantar a viatura e afrouxar o primeiro parafuso do jumelo, até aí foi tranquilo.
Cheguei no segundo parafuso e ele se fez de difícil, como não tinha ferramentas adequadas foi mais difícil ainda.:freaking:
Depois de ficar mais de 45 minutos tentando soltar aquele parafuso acabei desistindo de tudo.
Baixei a Band e quando tava guardando as ferramentas achei uma chave universal que poderia me ajudar, até ali estava usando alicate de pressão kkkkkk.
Mas ja estava tarde e não iria dar tempo de levantar a Band de novo e trocar os jumelos, então comecei a soltar o parafuso com ela no chão.
Soltou com bastante dificuldade, afrouxei os outros parafusos e reapertei tudo de novo.
Hoje ja vou comprar umas ferramentas e hoje a noite vou tentar mais uma vez.
:news-coffee:
mecamaniaco
17/07/2012, 08:47
Ontem a noite fui fazer a troca dos jumelos traseiros.
Comecei a levantar a viatura e afrouxar o primeiro parafuso do jumelo, até aí foi tranquilo.
Cheguei no segundo parafuso e ele se fez de difícil, como não tinha ferramentas adequadas foi mais difícil ainda.:freaking:
Depois de ficar mais de 45 minutos tentando soltar aquele parafuso acabei desistindo de tudo.
Baixei a Band e quando tava guardando as ferramentas achei uma chave universal que poderia me ajudar, até ali estava usando alicate de pressão kkkkkk.
Mas ja estava tarde e não iria dar tempo de levantar a Band de novo e trocar os jumelos, então comecei a soltar o parafuso com ela no chão.
Soltou com bastante dificuldade, afrouxei os outros parafusos e reapertei tudo de novo.
Hoje ja vou comprar umas ferramentas e hoje a noite vou tentar mais uma vez.
:news-coffee:
Sem ferramenta não dá neh Fábio! aeuhauehauheuaheuaheuhae Boa sorte na empreitada!
Terça quando desmontei tudo de novo, mais uma surpresa.
A bucha de PU não entrava porque tinha outra bucha de aço la dentro que eu não tinha condições para tirar.
O pior é que quando tirei o jumelo aquela mola se encolheu de um jeito que o deu um trabalho ferrado pra colocar pro lugar.
Montei tudo de novo como estava e na quarta feira levei em um posto de molas.
Aproveitei pra revisar tudo, engraxar as molas, trocar as buchas da parte fixa e deixar a Band reta. Antes ela estava um pouco inclinada para a direita.
Com os jumelos novos a Band ganhou um pouco de altura e acho que agora cabe os 33", sem falar que agora ela está muito mais estável e nas curvas ela não da mais a impressão que vai virar... kkkk
Os estralos também acabaram !
360511360512
titanium
24/07/2012, 10:03
Fábio,
Também estou sentindo na minha Band uns estralos quando viro o volante (em algumas poucas situações - quando a suspensao trabalha).
Era o seu caso?
E também estou achando que a minha está um pouco inclinada...
Como você fez para resolver isso tudo? (qual foi a real solução)
E quanto você gastou para arrumar?
Valeu!
Abraços
Fábio,
Também estou sentindo na minha Band uns estralos quando viro o volante (em algumas poucas situações - quando a suspensao trabalha).
Era o seu caso?
E também estou achando que a minha está um pouco inclinada...
Como você fez para resolver isso tudo? (qual foi a real solução)
E quanto você gastou para arrumar?
Valeu!
Abraços
Titanium,
Os estralos só vinham quando eu virava uma curva fazendo o carro pender pra um lado e quando virava o volante com o carro parado.
Comprei jumelos novos com buchas de PU, as amarelinhas, mandei trocar e revisar toda a suspensão.
Minha Band estava um pouco inclinada para a direita, coisa de 1cm, as molas foram pouca coisa arqueadas e agora a Band está reta.
Cada jumelo custou R$ 60,00 e a mão de obra e peças do moleiro ficou em R$ 350,00.
RESULTADO: A Band ficou bem mais estável e acabou-se os rangidos das molas e os estralos !
Abraço
titanium
24/07/2012, 10:31
É Fábio, estes são os mesmos sintomas da minha!!!
:D
Vou ver se consigo tirar um tempo ($) para fazer isso na minha..
Mas vem cá... já ouvi muita gente falar que colocar Jumelos maiores era problemático pois mudaria o angulo/Cáster do carro....
Como não entendo disso, posso estar falando besteira!
Então só para fechar... você gastou umas 850 pratas, foi!?
Abraços
É Fábio, estes são os mesmos sintomas da minha!!!
Vou ver se consigo tirar um tempo ($) para fazer isso na minha..
Mas vem cá... já ouvi muita gente falar que colocar Jumelos maiores era problemático pois mudaria o angulo/Cáster do carro....
Como não entendo disso, posso estar falando besteira!
Então só para fechar... você gastou umas 850 pratas, foi!?
Abraços
Sim, Jumelos maiores mudam o angulo do cáster afetando a direção !
Tambem pensei nisso antes de fazer a troca, mas no meu caso não mudou em nada.
Pensei que o volante não voltaria para a posição reta sozinho depois de fazer uma curva, mas a direção continuou a mesma, mas claro, o carro ficou bem mais firme nas curvas. Eu gostei bastante do resultado !
Não, gastei.... R$ 60 x 4 + R$ 350 = R$ 590,00.
Abraço
titanium
24/07/2012, 11:33
Fábio, sem querer abusar, mas já o fazendo... :D será que não tinha como você bater uma foto e colocar aqui, para vermos o resultado da brincadeira?
:concordo:
Valeu!
Abraço
Fábio, sem querer abusar, mas já o fazendo... :D será que não tinha como você bater uma foto e colocar aqui, para vermos o resultado da brincadeira?
:concordo:
Valeu!
Abraço
Sim, farei as fotos o quanto antes e vou posta-las !
Abraço
Aí vão as fotos dos jumelos novos !
360899360900360901
Essas fotos foram feitas hoje de manha na correria, mais tarde coloco fotos da viatura por completo !
Abraços
OliveiraDf
26/07/2012, 10:28
Fband, o quanto mais altos este jumelos são, comparados aos originais? Ontem fui em um moleiro, tenho que trocar as buchas dos jumelos e das molas, minha band quando giro o volante ela faz um barulho também, tenho que trocar as buchas dos amortecedores, o moleiro falou que as buchas vermelhas são mais fortes que as amarelas, sabe me dizer se é mais forte, mais uma pergunta, em que parte das molas se engraxa?
obrigado
Fband, o quanto mais altos este jumelos são, comparados aos originais? Ontem fui em um moleiro, tenho que trocar as buchas dos jumelos e das molas, minha band quando giro o volante ela faz um barulho também, tenho que trocar as buchas dos amortecedores, o moleiro falou que as buchas vermelhas são mais fortes que as amarelas, sabe me dizer se é mais forte, mais uma pergunta, em que parte das molas se engraxa?
obrigado
Bom, antes estava com os jumelos em "U" com engraxadeiras, não sei se esse é o original, mas comparando os dois, o novo jumelo tem 4,5cm a mais de furo a furo. Tambem escutei que as buchas vermelhas são mais duras, mas não encontrei pra comprar, então fiquei com as amarelas mesmo. Foi engraxado entre cada mola, para diminuir o atrito e o barulho entra as molas, aquele tipico barulho chato nhec nhec... kkkkkkkkk
Abraço
OliveiraDf
27/07/2012, 09:56
Fband, você comprou em algum site, este jumelo é zincado, e é o modelo mais alto?
Ontem coloquei os pneus novos na Band, percebi que um pneu sai mais para fora que o outro, quando for trocar o jumelo tenho que alinhar o eixo.
Fband, você comprou em algum site, este jumelo é zincado, e é o modelo mais alto?
Ontem coloquei os pneus novos na Band, percebi que um pneu sai mais para fora que o outro, quando for trocar o jumelo tenho que alinhar o eixo.
Oliveira, comprei aqui perto na AutoCar4x4, é o zincado, mas não sei se é o mais alto.
Nem sempre é o eixo que está fora, pode ser a carroceria ou em últimos casos o offset da roda que pode ser diferente.
Verifique nessa ordem: Carroceria, suporte das molas, chassis, e rodas.
Abraço
OliveiraDf
27/07/2012, 10:14
Não tinha pensado na carroceria, os coxins são diferentes, o suporte das molas está bem retinho mas o grampo que segura o eixo está torto e com duas pontas quebradas, de um lado entra 3 dedos entre roda e carroceria, do outro só entra 2, só quando eu trocar os jumelos, buchas das molas, coxim da carroceria, e o grampo do eixo é que vou alinhar. Vou tirar umas fotos e posto agora.
361580
Foto da viatura com jumelos novos.
Arthur.Baja
30/07/2012, 20:29
Agora simm..da até outra cara olha pra ela 'retinha'..ficou bem bacana!
Poem o simbolo da toyota na frente..a frente fica tão vazia sem kkk..:pular:
Abraço!
366172
Chegaram os sapatinhos novos da viatura !!
Em breve estarão instalados e cheios de lama :euforico:
titanium
23/08/2012, 15:48
Fband, esses remold aguentam (com segurança) qual velocidade (km/h)?
Duram em média quanto tempo? (vida util)
Custaram quanto?
Abraços
Fband, esses remold aguentam (com segurança) qual velocidade (km/h)?
Duram em média quanto tempo? (vida util)
Custaram quanto?
Abraços
É pra aguentar com segurança até uns 120km/h, até porque ja vi muito Trollers com esse pneu.
Mas não me preocupo com isso ja que nunca passei dos 80km/h. kkkkkk
A vida útil não posso te dizer mas acho que chegarão a uns 20k km.
Abraço
lcdalzoc
23/08/2012, 16:48
Esses sapatinhos com banda vipal VJ-910 são muito bons.
Uso na minha jabiraca há 25 mil km, e continuam como novos. Inclusive rodando bastante em asfalto. O único porém é o ruído no asfalto, mas nada que desabone. Agora no off road, traciona que é uma beleza e muito confortável.
Esses sapatinhos com banda vipal VJ-910 são muito bons.
Uso na minha jabiraca há 25 mil km, e continuam como novos. Inclusive rodando bastante em asfalto. O único porém é o ruído no asfalto, mas nada que desabone. Agora no off road, traciona que é uma beleza e muito confortável.
Opa ! Bom Saber !
Não vejo a hora pra jogar lama pro ar !
:cavalo:
titanium
23/08/2012, 16:56
Fband, meu caro, recebi a MP!
Valeu!
Olha... achei interessante esse pneu!
Obrigado pelas informações, amigos!
Abraços
sapatinhos bonitos em! shaushaus é o Mud Terrain da BF?
se for é meu sonho ter um desses 33" ou 35" é muito phoda! são grandes.... muito show, deixa a band linda!!!
qualquer coisa que precisar me chama lá no tópico em!
366172
Chegaram os sapatinhos novos da viatura !!
Em breve estarão instalados e cheios de lama :euforico:
sapatinhos bonitos em! shaushaus é o Mud Terrain da BF?
se for é meu sonho ter um desses 33" ou 35" é muito phoda! são grandes.... muito show, deixa a band linda!!!
qualquer coisa que precisar me chama lá no tópico em!
Não Diego, são pneus recapados com banda VJ910 !
Quem me dera um Bf mud na minha viatura $$$$$$$$$$
Obrigado e grande abraço !
mas esses pneus são bons? é tipo remold?
mas esses pneus são bons? é tipo remold?
Diego, acredito que sejam bons !
Nunca entendi esse negócio de recape, recalchutagem e remold....Não sei te explicar...kkkk
Abraço
hercilio.neto
24/08/2012, 09:02
Fband,
Qual a medida dos pneus?
Eu usei pneus recapados por mais de 6 anos no meu jipe Intrépido. No meu caso usava o Genius 1001.
Pegava estrada e trilhas, nunca aconteceu nem de furar e nunca tive problemas com balanceamento.
Recentemente vi em um anuncio (jornal + Off Road) que eles estão fabricando pneus novos de 33 polegadas. Espero que o preço seja bom.
Logicamente pneus novos são melhores que recapados, mas tem que ver o custo x benefício. Além do que, comprar 4 ou 5 pneus de uma só vez é de "quebrar a firma".
verdade, po, os que estão na minha band ainda estão bons, é BF AT 31"...
mas meu medo é esse, sair pra trilha (com outros jipes) e me ferrar lá, por conta dos pneus...
se for um preço melhor do que os novos que são uma facada, eu super topo comprar esses sahusahs
eu ia por pirelli no meu corsa, mas, dai tive que por 2 rodas novas (de ferro mesmo) dai pus o remold, mas com muito medo, dele descolar sei lá, mas olha, estão me surpreendendo, passaram no teste de atrito, um teste que eu faço em 1 curva na rodovia, entro a uns 110 - 120 e olha foram shooow, o carro grudou no chão de tal forma que até ajudou na curva!
outro teste tbm é aqui em uma lagoa, que tem a estradado lado do clçadão, tem uma parte q é cheio de urvas fechadas, no paralelepipedo, inclusive em uma parte que semmpre está molhada... fiz um teste ali tbm, botei 60 nas curvas e até na parte molhada o pneu segurou,,, (o maximo que consegui por nas curvas na epoca q eu fazia mais m foi 85, que logo em seguida o carro rodou '-')
mas tipo, n tenhu duvidas, sempre botarei remolds no corsa,,, perdi o preconceito, e são baratinhos né 80 reais... vamos ver com otempo, se a capa vai soltar, acredito que n, mas vamos ver....
verdade, po, os que estão na minha band ainda estão bons, é BF AT 31"...
mas meu medo é esse, sair pra trilha (com outros jipes) e me ferrar lá, por conta dos pneus...
se for um preço melhor do que os novos que são uma facada, eu super topo comprar esses sahusahs
eu ia por pirelli no meu corsa, mas, dai tive que por 2 rodas novas (de ferro mesmo) dai pus o remold, mas com muito medo, dele descolar sei lá, mas olha, estão me surpreendendo, passaram no teste de atrito, um teste que eu faço em 1 curva na rodovia, entro a uns 110 - 120 e olha foram shooow, o carro grudou no chão de tal forma que até ajudou na curva!
outro teste tbm é aqui em uma lagoa, que tem a estradado lado do clçadão, tem uma parte q é cheio de urvas fechadas, no paralelepipedo, inclusive em uma parte que semmpre está molhada... fiz um teste ali tbm, botei 60 nas curvas e até na parte molhada o pneu segurou,,, (o maximo que consegui por nas curvas na epoca q eu fazia mais m foi 85, que logo em seguida o carro rodou '-')
mas tipo, n tenhu duvidas, sempre botarei remolds no corsa,,, perdi o preconceito, e são baratinhos né 80 reais... vamos ver com otempo, se a capa vai soltar, acredito que n, mas vamos ver....
Já tive remold em carro de passeio. Aguentam bem o tranco, mas acabam bem mais rápido. Imagino que em 4x4 o desgaste seja ainda maior. Então, a diferença no preço tem que ser superior a 30%, do contrário não vale a pena não!! melhor colocar sapatinhos novos!!
Diego, acredito que sejam bons !
Nunca entendi esse negócio de recape, recalchutagem e remold....Não sei te explicar...kkkk
Abraço
Fband
Dá pra vc me falar o preço dos sapatinhos por MP? estou considerando a aquisição. Depois que vc colocar, vai postando aí as impressões!!
Valeu
Fband
Parabéns pela viatura!
Esses pneus são Show! Depois coloca fotos deles na band!
Abraço!
lcdalzoc
25/08/2012, 11:08
Sobre o preço dos VJ-910:
Paguei nos meus, 33x12,5R15, R$ 450,00 cada na Ost Pneus em Bom Princípio-RS. Foi na metade do ano passado.
Este é o preço só do recape. As carcaças eram BF AT que eu consegui baratinho com um amigo.
Hercílio, os pneus são 265/75 R16 !
Diego, com certeza pneus novos são pneus novos ! Mas fui de recapado por ser bem mais barato !
DeMelo, com certeza não adianta só olhar para o preço, tem que ver o quanto os pneus recapados vão aguentar. Mas no meu caso custo menos da metade do preço se fosse pra comprar um Bf Mud no mesmo tamanho. E acretido que possa durar pelo menos a metade da vida útil de um BF. Assim que você conseguir 50 post posso te mandar uma MP !
Kenny, muito obrigado !
lcdalzoc, isso mesmo, só que paguei menos por ser um pneu um pouco menor que os 33'' !
Em breve as primeiras impressões do pneu e as fotos !!
Abraços
Hercílio, os pneus são 265/75 R16 !
Diego, com certeza pneus novos são pneus novos ! Mas fui de recapado por ser bem mais barato !
DeMelo, com certeza não adianta só olhar para o preço, tem que ver o quanto os pneus recapados vão aguentar. Mas no meu caso custo menos da metade do preço se fosse pra comprar um Bf Mud no mesmo tamanho. E acretido que possa durar pelo menos a metade da vida útil de um BF. Assim que você conseguir 50 post posso te mandar uma MP !
Kenny, muito obrigado !
lcdalzoc, isso mesmo, só que paguei menos por ser um pneu um pouco menor que os 33'' !
Fband
Finalmente cheguei aos 50 posts, mas agora já tenho uma noção do preço!! Realmente com o preço de 450,00 ou menos, se o desempenho na lama for bom, já se torna interessante!!!
Posta aí depois suas impressões.
Vantagens e desvantagens:
O pneu começa a roncar nos 50km/h mas é difícil de escutar por conta do motor. Pensei que seria mais alto antes de colocar.
Conforto é o mesmo comparado ao pneu anterior 100% asfalto.
A vibração começa perto dos 60km/h mas é muito impeceptivel.
A direção por incrível que pareça ficou macia de mais !!! É possível manobrar o carro com os pneus parados com apenas uma mão !!
Mesmo não tendo direção hidraulica !!
Esteticamente ficou bem melhor !
Agora as fotos:
Comentem, olhem, elogiem, critiquem, sugiram etc.
366640366641366642
Mais fotos !
366643366644366645366646
Aproveitei pra dar uma geral nas rodas e no quebra mato... deu outra cara !
titanium
27/08/2012, 10:53
FBand, Me Explica direito isso ae de Manobrar com uma mão só, Mesmo sem DH!!!
rsrsrs.. será que é por que diminuiu a superficie de contato???
Os pneus são bonitos! gostei!
Já testou a aderencia deles?
A Band. está LInda!! Parabéns!
Abraços
Show esses pneus! A band ficou muito linda! Parabéns
FBand, Me Explica direito isso ae de Manobrar com uma mão só, Mesmo sem DH!!!
rsrsrs.. será que é por que diminuiu a superficie de contato???
Os pneus são bonitos! gostei!
Já testou a aderencia deles?
A Band. está LInda!! Parabéns!
Abraços
Não sei Titanium, mas por incrível que pareça é possível manobrar usando uma mão apenas !!! kkkkk
A aderencia no asfalto não testei, porque ainda não peguei nenhuma chuva... e no barro também ainda não fui..
Obrigado !
Grande abraço !
Show esses pneus! A band ficou muito linda! Parabéns
Valeu Kenny, muito obrigado !
Abraço
hercilio.neto
27/08/2012, 22:58
É incrivel como os pneus "vestem" o jipe. Dá outro visual.
Além de melhorar a dirigibilidade, pneus novos tornam o jipe menos duro.
titanium
28/08/2012, 06:28
Não sei Titanium, mas por incrível que pareça é possível manobrar usando uma mão apenas !!! kkkkk
A aderencia no asfalto não testei, porque ainda não peguei nenhuma chuva... e no barro também ainda não fui..
Obrigado !
Grande abraço !
Pois é Fband.... a minha está com Pneus AT e Também melhorou na hora de manobrar...
E concordo com o comentário do Hercílio: fica muito mais bonita com pneus Mud! hehehe
Parabéns! agora só falta relatar as impressões do uso no barro!
Abraços
Pois é Fband.... a minha está com Pneus AT e Também melhorou na hora de manobrar...
E concordo com o comentário do Hercílio: fica muito mais bonita com pneus Mud! hehehe
Parabéns! agora só falta relatar as impressões do uso no barro!
Abraços
Não vejo a hora pra ter lama até o teto da Band !! :mrgreen:
Thiago Farias
12/09/2012, 21:32
Meu caro,
vi sua band hoje, na beira rio, próximo a vara do trabalho... prefeitura...(pelo menos acredito que seja a sua)...
Sou obrigado a lhe dizer, a Band tá linda demais.... os pneus cairam mt bem nela... um carro de machoo !!! hehehe...
abraço e parabéns
Meu caro,
vi sua band hoje, na beira rio, próximo a vara do trabalho... prefeitura...(pelo menos acredito que seja a sua)...
Sou obrigado a lhe dizer, a Band tá linda demais.... os pneus cairam mt bem nela... um carro de machoo !!! hehehe...
abraço e parabéns
Valeu !! Muito obrigado !!
Realmente, os pneus novos deram outra cara... até agora estou muito satisfeito !
Grande abraço !
Carlo Pecca
13/09/2012, 17:55
Cara a Band tá "o bicho". ´´E outro carro, parabéns e muita aventura na lama!
Abcs.
Boaventura
06/10/2012, 15:17
Parabéns pela Band amigo,
Tenho um jipinho 51, moro em Rio do Sul-SC, mas durante a semana trabalho em Blumenau-SC.
Qualquer dia vamos marcar de ver essa band de perto!
Parabéns!!
Obrigado,
Só marcar onde e quando ! Trabalho no centro.
Aproveita e vem com o seu Jipe 51 !
Abraço
Finalmente consegui minha Band também.
Estamos perto, moro em Rio do Oeste, quem sabe faremos uma trilha juntos?
Embora ainda esteja aprendendo a manejar a toy e revisando alguns intens. Falando nisso... preciso trocar a correia do alternador e não encontro a danada por aqui. O motor da Band é o B14.
Abraço
Finalmente consegui minha Band também.
Estamos perto, moro em Rio do Oeste, quem sabe faremos uma trilha juntos?
Embora ainda esteja aprendendo a manejar a toy e revisando alguns intens. Falando nisso... preciso trocar a correia do alternador e não encontro a danada por aqui. O motor da Band é o B14.
Abraço
Parabéns !
Seja bem muito bem vindo !
Convido a você a participar do Grupo Toyoteiros do googlegroup em breve acontecerá um encontro do pessoal do sul do Brasil.
Crie um tópico na Frota4x4 da sua Band e poste algumas fotos !
Eu recomendo esse site: TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 (http://tracaomania.com.br/index.php)
Grande abraço !
Boaventura
17/11/2012, 15:17
Vamos marcar sim! Preciso levar o 51.
Trabalho naquele prédio anexo do Giassi.
Quando levar meu 51 vamos marcar de encostar as viaturas acompanhado de um bom chopp.
Abraço
Obrigado,
Só marcar onde e quando ! Trabalho no centro.
Aproveita e vem com o seu Jipe 51 !
Abraço
Parabéns !
Seja bem muito bem vindo !
Convido a você a participar do Grupo Toyoteiros do googlegroup em breve acontecerá um encontro do pessoal do sul do Brasil.
Crie um tópico na Frota4x4 da sua Band e poste algumas fotos !
Eu recomendo esse site: TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 (http://tracaomania.com.br/index.php)
Grande abraço !
Obrigado pela dica.
Bom site, encontrei as peças de direção que precisava, por lá.
Estou fazendo retratos da Band, logo, logo abro o tópico.
Caso esteja querendo fazer uma trilha leve suba o Morro do Ipiranga em Rodeio. Estive hoje lá, bom mesmo para testar a Toy.
Abraço
EDER S. VARGAS
15/06/2013, 17:42
Boa tarde Pessoal, tenho uma Band 81 com caixa seca de 4 marchas, ela esta escapando a ré e 4º marcha, eu ia fazer uma revisão nela porem me ofereceram uma caixa de 5 marchas com reduzida já toda revisada por R$ 5.500,00 instalada a base de troca, eu ñ tenho experiência quase nenhuma com bands então gostaria da ajudas de vcs se é viável essa alteração e esse é mesmo o valor de uma caixa reduzida completa? desde de já obrigado...
Glauco mendes
15/06/2013, 21:53
Boa tarde Pessoal, tenho uma Band 81 com caixa seca de 4 marchas, ela esta escapando a ré e 4º marcha, eu ia fazer uma revisão nela porem me ofereceram uma caixa de 5 marchas com reduzida já toda revisada por R$ 5.500,00 instalada a base de troca, eu ñ tenho experiência quase nenhuma com bands então gostaria da ajudas de vcs se é viável essa alteração e esse é mesmo o valor de uma caixa reduzida completa? desde de já obrigado...
Blz Heder esta alteração é viável sim e fica bom, eu fiz isso na minha, se o camarada te dá ela instalada melhor ai pois tem algumas peças que tem que ser trocadas tipo ( capa seca, travessa do câmbio, refazer cardã, dependendo o disco de embreagem) uma coisa que tem que prestar atenção é o eixo traseiro, o seu é com bola central ou deslocada para o lado direito? se for central o cardã fica atravessado porque o cambio com reduzida tem a saída pelo lado direito, funciona mas dá desgaste prematuro mas cruzetas, o bom é trocar a carcaça do eixo por outro modelo!
Abs...
EDER S. VARGAS
15/06/2013, 22:41
Blz Heder esta alteração é viável sim e fica bom, eu fiz isso na minha, se o camarada te dá ela instalada melhor ai pois tem algumas peças que tem que ser trocadas tipo ( capa seca, travessa do câmbio, refazer cardã, dependendo o disco de embreagem) uma coisa que tem que prestar atenção é o eixo traseiro, o seu é com bola central ou deslocada para o lado direito? se for central o cardã fica atravessado porque o cambio com reduzida tem a saída pelo lado direito, funciona mas dá desgaste prematuro mas cruzetas, o bom é trocar a carcaça do eixo por outro modelo!
Abs...
Bom eu ñ sabia q tem q troca esses itens todos, sobre o eixo traseiro eu questionei por a minha ser diferencial central e a pessoa q esta me vendendo me informou q o bom seria fazer a troca também, mais casso eu ñ possa fazer agora q ñ teria muito problema levando em conta q eu ñ uso ela em trilhas nem em serviços forçados, ele me disse q o máximo seria os desgaste prematuros mesmo das cruzetas, a minha é motor 314 608, da certo essa caixa de cinco marcha mesmo?
Dá certo sim. Como o Glauco falou, o serviço sendo bem feito é só alegria. Mas tenha em mente que no futuro vc vai ter que trocar os eixos.
Abs
ClaytonMuller
07/04/2014, 16:46
FBand,
Depois de tanto tempo, qual a impressão dos pneus recapados? Pra andar na cidade/pequena viagem é tranquilo?
Sexta feira a Band do meu pai ficou pronta, e fomos para o Faxinal do Bepe estrear ela. Pegamos algumas "trilhas", mas foi mais estrada... Saímos lá em Apiúna. Na volta para Blumenau, pela BR, ela parou e nos deixou na mão, tivemos que chamar o guincho... Hoje de manhã fomos ver, e entrou ar no sistema de combustível (é pra f****). Vamos combinar um dia pra encarar uma trilha das toyotas.
Abraço
FBand,
Depois de tanto tempo, qual a impressão dos pneus recapados? Pra andar na cidade/pequena viagem é tranquilo?
Sexta feira a Band do meu pai ficou pronta, e fomos para o Faxinal do Bepe estrear ela. Pegamos algumas "trilhas", mas foi mais estrada... Saímos lá em Apiúna. Na volta para Blumenau, pela BR, ela parou e nos deixou na mão, tivemos que chamar o guincho... Hoje de manhã fomos ver, e entrou ar no sistema de combustível (é pra f****). Vamos combinar um dia pra encarar uma trilha das toyotas.
Abraço
Fala Clayton ! Tudo certo ?
Os pneus completaram 5000 km a pouco tempo e estão muito bons ainda... achei que ia gastar mais rápido...
O pneu vibra um pouco e faz bastante barulho a partir dos 40km/h.
Pra andar na cidade e em viajens pequenas é tranquilo sim !
Show de bola, faz muito tempo que não vou pro Faxinal !
Já descobriram por onde entrou ar ? Alguma mangueira entupida ?
Vamos marcar uma trilha por aí sim ! Só não nesse mês porque a agenda já está cheia... kkk
Abração !
ClaytonMuller
08/04/2014, 16:44
A princípio entrou ar porque o pescador estava muito alto...
A nossa veio com pneus 31/10,5, porém já estão meio gastos. Mas usamos um jogo de pneu fronteira que tem quase 32" de altura, então não vamos trocar ainda, até pq ela vai rodar pouco...
Abraço
Glauco mendes
08/04/2014, 21:03
Mais fotos !
366643366644366645366646
Aproveitei pra dar uma geral nas rodas e no quebra mato... deu outra cara !
Parabéns amigão ficou show....
Ardidas///
15/05/2014, 22:42
Fala gente,
Depois de uns 3 anos de pesquisa comprei minha Band aço curta, e estou me inteirando dos assuntos para a manutenção dela. Ela veio com Pneus bf goodrich mud terrain 265/75/R16 e estou pensando em em recapá-los. O Fband que é da minha região saberia me dizer onde se pode fazer esse serviço?
Fica legal nesses Pneus o recape VJ900 ou o ideal é o mesmo desenho?
[]´s
Toni
Fala Clayton ! Tudo certo ?
Os pneus completaram 5000 km a pouco tempo e estão muito bons ainda... achei que ia gastar mais rápido...
O pneu vibra um pouco e faz bastante barulho a partir dos 40km/h.
Pra andar na cidade e em viajens pequenas é tranquilo sim !
Show de bola, faz muito tempo que não vou pro Faxinal !
Já descobriram por onde entrou ar ? Alguma mangueira entupida ?
Vamos marcar uma trilha por aí sim ! Só não nesse mês porque a agenda já está cheia... kkk
Abração !
Fala gente,
Depois de uns 3 anos de pesquisa comprei minha Band aço curta, e estou me inteirando dos assuntos para a manutenção dela. Ela veio com Pneus bf goodrich mud terrain 265/75/R16 e estou pensando em em recapá-los. O Fband que é da minha região saberia me dizer onde se pode fazer esse serviço?
Fica legal nesses Pneus o recape VJ900 ou o ideal é o mesmo desenho?
[]´s
Toni
Ardidas,
Comprei os pneus VJ910 na :: GUIDALI :: A melhor linha de pneus off road do mercado! (http://www.pneusguidali.com.br) e eles são recapados a quente...
Mas recomendo pneus recapados a frio, daí tem que pesquisar quem pode fazer esse serviço nas suas carcaças...
Tambem estou a procura de quem faça esse serviço porque tenho um jogo de pneu muito bem conservado porém um pouco gasto.
Sobre o modelo de pneu vou continuar no VJ-910, achei ele muito bom
Abraço !
Recape de pneu tem em Itajaí, na 101, lado direito, sentido sul. Não lembro o nome.
Norival
Ardidas///
16/05/2014, 10:36
Recape de pneu tem em Itajaí, na 101, lado direito, sentido sul. Não lembro o nome.
Norival
Norival,
Deve ser ali perto do posto dalçoquio então, no trevo Itajaí<=>Gaspar. Vou verificar.
ClaytonMuller
16/05/2014, 10:42
Ardidas,
Eu sei que tem em Lages, e em Curitiba. Tem muita gente de Blumenau que manda pra lá pra recapar...
Ardidas///
16/05/2014, 10:46
Clayton, esse de Lages deve ser o que o Fband indicou, o tal de GUIDALI.
Ardidas,
Eu sei que tem em Lages, e em Curitiba. Tem muita gente de Blumenau que manda pra lá pra recapar...
ClaytonMuller
16/05/2014, 11:09
Sobre o desenho, não conheço pessoalmente no VJ 910, mas sei que o VJ900 é bem barulhento(muitas pessoas usam mesmo assim para a cidade). Acredito que o 910 seja mais silencioso pelo desenho