Ver Versão Completa : Oleo Mineral 15w 40 ou 20w 50
Gusgomes
30/03/2012, 14:55
Para ir completando a medida que ocorre baixa.
Para Vitara 97 1.6 16v automatico
O meu mecanico recomendou o 15w 40, o que acham? O que o manual do carro indica?
Valeu!
O meu mecanico recomendou o 15w 40, o que acham? O que o manual do carro indica?
Valeu!
Quando o carro é novo, 15w40 é o indicado.
Carro mais rodado pode botar 20w50. Somente em regiões muito frias se recomenda uso de óleo mais fino mesmo em veículos rodados.
Prá nossos carros, 20w50, SL.
Valeu!
Não tinha lido a primeira frase antes. Pra completar o nivel, utilize o mesmo óleo que colocou na última troca! Não me inventa de misturar óleo...
Porra, tb não tinha visto. Se não sabe qual o óleo, troca tudo, mas não mistura de maneira nenhuma!
Gusgomes
31/03/2012, 09:50
Ok. Obrigado.
Vou completando com o 15w 40 mesmo. Foi o que o mec falou, provavelmente foi esse usado na troca.
Daniel Bila
01/04/2012, 22:08
Boa noite pessoal, se alguém puder tirar minha dúvida agradeço....Qual óleo usar????mineral, sintético ou semi sintético?????????
Abraços.
Boa noite pessoal, se alguém puder tirar minha dúvida agradeço....Qual óleo usar????mineral, sintético ou semi sintético?????????
Abraços.
Mineral, 20w50.
Olá,
No manual da Tracker se diz que o óleo é o mineral para troca a cada 5k km.
Mas em alguma outra parte se diz que se o carro não for usado para situações adversas (para o que o carro foi feito) e sim for usado somente na estrada, sem estrapolar, não passando dos 4.000 giros, pode-se usar o mesmo óleo mineral até 10kkm.
Alguem já fez isso? Será que não dá problema? Se sim para se completar o nível aos tempos usaria a mesma especificação 20w50 por exemplo mas em relação a marca pode ser qquer uma, correto?
Grato
mas.marco
02/04/2012, 15:09
Acho 10k exagero pra trocar o oleo, seja qual for... até mesmo os sinteticos.
Existem oleos que são vendidos em garrafas pet, sem embalagem (a informação é impressa no material). Eu prefiro não arriscar JAMAIS.
Usei uma marca, gostei, vou com ela até o fim de carro. Sempre seguindo a orientação do manual. Ou seja, 20w50 mineral.
Tem aquele lance de que oleo fino passa melhor pelas engrenagens, etc, etc... mas até isso os engenheiros analisaram e mesmo assim, tá lá no manual o que eles recomendam.
Se no Japão os caras recomendam 20w50, imaginem aqui, num país tropical e calorento?.
Se testá no manual, fecho os olhos e acredito.
Legal,
Valeu pela resposta Marco, vou usar sempre a mesma marca tb.
Agora quanto ao manual fiquei meio na dúvida e fui lá pegar. Acho meio relativas as informações e segregam muitas variáveis.
Uma das interpretações seria essa que coloquei, trocar a cada 10kkm se o carro não for castigado, já que trocar por prazo de meses acho quase ninguem faz isso, né?
Segue a parte que tem esse dizer na manual.. q vcs acham?
[ ]s
339503
mas.marco
02/04/2012, 15:52
Chuva,
O 10w30 é mineral?? Acho que com essa viscosidade é semisinteico, não? Bem, não sei.
No meu manual também há uma referência a trocar pelo tempo ou em condições severas. Acontece, que há inúmeras (inevitaveis) misturas que deixam o óleo em situação degradante com o tempo. E, o que eles dizem em 12 meses (em condições ideais), certamente é dentro das condições ideais. Agora, o que são condições ideais?
Você anda muito com o carro? Faz pequenos roteiros diários? São inúmeras situações que nos levam a questionar tais 'condições ideais'. Acho que, principalmente, por essa razão, vale trocar o óleo, em 06 meses ou em até 05K - seja sintético semisintetico ou mineral.
Claro, esse é o meu ponto de vista e minhas argumentações. Meu pai por exemplo, só usa sintético e troca de 7k em 7k, sagradamente.
As propriedades de qualquer substancia vão perdendo suas caracteristicas quimicas com o tempo. Seja por razão de temperatura (principalmente) ou por esforço. Ideal então, é se previnir a isso, ao máximo e sempre que possível.
Certo, entendi, vlw!!
Legal o seu raciocínio, obrigado.
É que, como vc mesmo percebeu, o manual é meio "estranho" para os leigos em quimica, como eu por exemplo.
Há muitas variáveis sobre as tais questões ideais que é mais fácil prevenir o bolso trocando logo o óleo e pronto.
Uso o carro uma ou duas vezes por semana, nos outros dias "destruo" um 206. Tracker fez menos de 1kkm em um ano.
Quanto ao tipo de óleo, não sei tb o que é esse tal óleo 10w30... acho q tb nunca vi para vender, mas com certeza o q tem no carro é o 20w50 (guardei meio litro da última vez).
[ ]s
Levem em conta também que condições severas significa horas de engarrafamento à 35º. Isso é pior que qq coisa!
Daniel Bila
02/04/2012, 18:47
Valeu nanito...
rogeriomasih
02/04/2012, 22:33
Prá nossos carros, 20w50, SL.
não existe ele com API SM?
não existe ele com API SM?
Qualquer óleo a partir da classificação SJ pros Vitaras (SJ, SL ou SM). Existe 20w50 SM mas acho que é um pouco mais caro.
Legal essa nova tecnolgia SM! é a mais moderna e antiborra, pelo q li..
Vi esse aqui:
Óleo Mobil 20w50 Sm Mineral - R$ 15,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225466969-oleo-mobil-20w50-sm-mineral-_JM)
Mas pensei nesse aqui:
Oleo De Motor Promax Bardahl 20w50 Sl Mineral - R$ 8,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223932276-oleo-de-motor-promax-bardahl-20w50-sl-mineral-_JM)
Será que o mais baratinho vai dar muita diferença de consumo?
Legal essa nova tecnolgia SM! é a mais moderna e antiborra, pelo q li..
Vi esse aqui:
Óleo Mobil 20w50 Sm Mineral - R$ 15,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225466969-oleo-mobil-20w50-sm-mineral-_JM)
Mas pensei nesse aqui:
Oleo De Motor Promax Bardahl 20w50 Sl Mineral - R$ 8,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223932276-oleo-de-motor-promax-bardahl-20w50-sl-mineral-_JM)
Será que o mais baratinho vai dar muita diferença de consumo?
Vai trocar o óleo em casa? Se for levar o óleo pra trocar no posto, vão te cobrar pela troca. Se comprar o óleo direto no posto, só paga pelo óleo. No posto onde faço as trocas, pago R$ 16,00 o litro do Castrol GTX SL 20w50
Oi Nanito,
Obrigado pela dica, mas comprei o Bardhal aqui pertinho a 9,90 e troquei na garagem.
Rodei quase 100km agora com o carro na estrada e senti uma boa diferença de performance. Admito que o carro ficou muito mais xoxo.. ehhehe
Ou esse óleo não é tão bom e o preço diz tudo ou antes tinha óleo mais fino no meu carro. Estranho q o peugeot daqui de casa é semi sintético e o meio litro de sobra que achei aqui da última troca é o 20w50..
Enfim.. agora fiquei encucado.. meu carro tá com +/-50kkm.. acho q vou colocar o do manual mais fino mineral (se achar) pra ver o que acontece..
[ ]
afe.. olha q interessante galera.. esse óleo do manual é mosca branca..
Óleo Honda - Mineral raro e precioso - VRUM (http://www.vrum.com.br/app/301,19/2010/05/11/interna_noticias,37663/index.shtml)
Pessoal.
Aqui em SP, no mercado car da Barra Funda, encontrei o MObil 20w50 SM por R$ 10, 50 o litro, irei trocar lá na próxima troca e adicionarei MIlitec.
abs!!
Legal a dica Octavio!! Esse é um óleo q todo vendedor diz ser excelente e o preço está ótimo!!
Como hj é meu "domingo" e tô curtindo o assunto de óleo fui em algumas lojas. Ninguem tem o tal do 10w30 original mineral (apenas a título de curiosidade). Só achei o mesmo da selenia a base semi-sintética a R$ 25 o litro. Teria que trocar o filtro tb..
Por outro lado, em alguns lugares os vendedores estão "loucos" pra vender esse daqui a R$25 o litro.
É um semi-sintético 5w30 especifico para SUV. Dizem ser coisa nova, já que a especificação é SN.
Mobil Super Turbo Diesel 5w30 SUV API SN SM Semi-Sintético Chrysler Town & Country, Cherokee 4.7 V8 ou 3.0 V6 Turbo Diesel, Wrangler Sport Journey Ford Courier Ecosport Edge Ranger (Motor Gas.2.3) GM Montana - Óleos Lubrificantes (http://orionfiltros.com.br/lojavirtual/oleos-lubrificantes/mobil-super-turbo-diesel-5w-30.html)
Na especificação diz que serve pra GV 2.0.. o que acham?
[ ]s
Legal a dica Octavio!! Esse é um óleo q todo vendedor diz ser excelente e o preço está ótimo!!
Como hj é meu "domingo" e tô curtindo o assunto de óleo fui em algumas lojas. Ninguem tem o tal do 10w30 original mineral (apenas a título de curiosidade). Só achei o mesmo da selenia a base semi-sintética a R$ 25 o litro. Teria que trocar o filtro tb..
Por outro lado, em alguns lugares os vendedores estão "loucos" pra vender esse daqui a R$25 o litro.
É um semi-sintético 5w30 especifico para SUV. Dizem ser coisa nova, já que a especificação é SN.
Mobil Super Turbo Diesel 5w30 SUV API SN SM Semi-Sintético Chrysler Town & Country, Cherokee 4.7 V8 ou 3.0 V6 Turbo Diesel, Wrangler Sport Journey Ford Courier Ecosport Edge Ranger (Motor Gas.2.3) GM Montana - Óleos Lubrificantes (http://orionfiltros.com.br/lojavirtual/oleos-lubrificantes/mobil-super-turbo-diesel-5w-30.html)
Na especificação diz que serve pra GV 2.0.. o que acham?
[ ]s
Bah, API SN é o último grito da moda! Hehehe!
SN deve ser sem noção...:)
Jumperhd
14/04/2012, 21:56
OO pessoal, tenho uma vitara 97, 1.6 16V, moro em Curitibanos e aqui o clima é frio.
Uso o carro para trabalhar no mato e tbm ando na cidade, e estou usando o óleo CASTROL 10W 40 , semi sintético....
Alguem usa ???
Olá pessoal,
Estou usando o óleo sem noção (SN) a algum tempo na minha Trk07 e humildemente venho aqui compartilhar! Posso dizer que o carro ficou um pouco melhor.
Acabei de rodar 2 tanques cheios com ele e a média foi de quase 700km cada tanque com gasolina aditivada ypiranga, q nem acho tão boa, comparada com alguns postos mandrakes que achei gasolina boa, porém longes.
No último tanque com 60 litros (ficou de novo 1 litro de reserva pra chegar no posto), fiz 690km entre estrada e transito de sp, meio a meio, sem AC ligado. Velocidade média de 100km/h na estrada. Nas retas da rodovia a 3000 giros cravados em quinta marcha faz 105km/h.
Na minha garagem de manhã, com ou sem calor, quase sempre há neblina, ser serve de parâmetro de frio/mato da região (vide foto).
O óleo é esse novo da foto mobil 5w30 semi sintético para SUV. O carro parece mais solto, não fumou, e não abaixou nada o nível até agora. O manual indica o 10w30. Quando tiro a vareta o óleo é amarelo quase transparente. Estou ainda monitorando...
344271344272
O meu é um 2008, 16V. Uso 20W50 e troco entre 5 e 10 mil km, junto com o filtro.
Usei uma vez o 5w30 e achei que aumentou muito o ruido do motor. Acho que o óleo mais viscoso absorve um pouco da vibração de alta frequencia.
Sempre tenho usado o ACDelco, simplesmente pq é o que estava mais barato onde/quando troquei.
Filtro até hoje só o Fram, acho que é o do Corsa... Nunca baixou óleo. Tá bom, não tem nem 30 mil km ainda.
O meu é um 2008, 16V. Uso 20W50 e troco entre 5 e 10 mil km, junto com o filtro.
Usei uma vez o 5w30 e achei que aumentou muito o ruido do motor. Acho que o óleo mais viscoso absorve um pouco da vibração de alta frequencia.
Sempre tenho usado o ACDelco, simplesmente pq é o que estava mais barato onde/quando troquei.
Filtro até hoje só o Fram, acho que é o do Corsa... Nunca baixou óleo. Tá bom, não tem nem 30 mil km ainda.
Tem que ficar atento nesses filtros paralelos ou similares, dependendo do dimensionamento pode afetar a pressão do óleo no motor.
Abraços!