PDA

Ver Versão Completa : SW4 3.0T OU 2.8 "DÚVIDA CRUÉL"



demil
20/07/2005, 10:26
Olá a todos,

Como recomendou-me um colega mais experiente, estou abrindo este tópico para estudar como investirei meu sofrido dinheirinho para realizar o sonho de ter um 4x4 que sirva para família e tambem para pegar um bocado de estrada de terras, sendo q existe muito disso aqui na minha região.
Como podem ver estou em dúvida entre duas versões de sw4 madem suas opiniões, dicas, macetes na hora da compra, etc.
Já tinha uma quedinha por Toyotas, porém depois q encontrei este forum naum tive mais dúvidas, vou com tudo numa sw4.
Já obtive algumas dicas no outro tópico, porém se elas se repetirm aqui naum tem problema nenhum.
Desde já agradeço a todos!

_portela
20/07/2005, 10:33
Só lembrando que este tópico iniciou em

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10737

Abraço

demil
20/07/2005, 10:34
VALEU PORTELA!!!

Leonardo Dic
20/07/2005, 20:03
Oi Demil, na minha opinião, primeiro vc deve experimentar as duas.

Se vc não se incomoda em viajar mais devagar, ter mais paciencia nas ultrapassagens e um pouco menos de luxo; em contrapartida como já foi falado ter um motor extremamente durável e confiável, vai de 2.8, a minha tá com 240.000km, e ainda é uma criança, não baixa óleo, não aquece (na cidade transito pesado, na estrada mesmo se andar a 4000 rpm-não faço isso sempre, na trilha mesmo pesada: sempre o ponteiro temperatura pra baixo do meio), e a manutenção é a normal de rotina.

Mas se você gosta de viajar numa velocidade maior, fazer ultrapassagens rápidas, e valoriza um luxo a mais, vai de 3.0T que também é um excelente carro.

Aí você identificando qual é a sua, vai atrás sem pressa.


Por acaso vc não é irmão do Darlei M. Silva ?

Abraço

demil
20/07/2005, 21:16
blz Leonardo, valeu a dica!

Eu não sou irmão do seu conhecido não...
até mais.

Beto Lacerda
21/07/2005, 09:57
olha uma 3.0T que tem no meu predio , se liga nos pneus de trilha :twisted:
mas o cara qdo. sai de manhã parece que é a gasolina :lol:
fora que anda muito ...
[]'s

_portela
21/07/2005, 10:25
O que é o tal de status :lol: :lol: :lol:

Por que um cara destes não compra um carro????

Vai entender a cabeça de cada um...

Abraço

demil
22/07/2005, 19:50
Alguém pode me dizer qto fica o imposto de um uma sw4 97/98 e de uma 95?

Reinaldo
28/07/2005, 19:03
Demil,

Estou com a minha 3.0TD 97 já há alguns meses, rodei 5mil Km com ela nesse período.
Ela está hoje com 131mil Km, comprei com 126mil Km.
O ponteiro da temperatura nunca passou do meio, não importando se é trânsito pesado de cidade ou horas de estrada sem aliviar o pé.
Vou ser sincero, acho que o problema do superaquecimento desse motor é decorrente de falha na manutenção. O meu mecânico afirma o mesmo.
Nunca andei na 2.8, por isso não tenho como comparar, mas o comportamento dinâmico da 3.0 é o de um carro. O motor responde prontamente ao acelerador. Dá para viajar muito bem com uma velocidade de cruzeiro de 120 Km/h por horas a fio, sem cansar o motor nem o motorista.
Não conheço carro melhor para viajar.
Só troco a minha por outra. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

PV
29/07/2005, 17:50
Demil,

tenho há 6 anos uma SW93 (motor 2.8). Confortável para um 4x4, super confiável. Motor já passou dos 200.000km e não baixa nada de óleo.

Para asfalto dá pra viajar bem até uns 120. Mais do que isso só embalando nas descidas; e o motor é fraco nas ultrapassagens. O 3.0T responde muito mais pelo que já ouvi.... Mas gosto muito dela e recomendo mesmo assim.
Se ficar com o 2.8 pode confiar nele! :concordo: e na suspensão da bichinha também, é excelente. Passa em tudo e aguenta o tranco.

um abraço,
PV

Serengetiman
15/02/2006, 06:28
Reinaldo, vc que tem as duas viaturas em casa, como vc compara a TR4 com a SW4 na lama? Quero dizer em capacidade off-road!

Reinaldo
16/02/2006, 23:20
Serengetiman,

Nessa você me pegou.
O TR4 já experimentou todos os maus caminhos ...
... e sempre me trouxe de volta para casa.
O único senão para a lama são os pneus originais Scorpion A/T. Eles ficam totalmente slick (é assim que se escreve?) na primeira laminha mais divertida. A foto em anexo mostra um pequeno fracasso na lama. Ele só saiu dessa atolada com 4 burros a mais, além dos cavalos do motor, 1 na direção e três empurrando. Credito metade da culpa ao pneu e a outra metade ao burro atrás do volante. :parede:

A Maritaca, entretanto, ainda está na molezinha. Estou com um bebê em casa e, por isso, estamos pegando leve nas viagens. Por isso ainda não tive oportunidade de botar a bichinha para ralar ainda.

O moleque já fez um ano, já pode começar a quicar um pouco ... Assim que conseguir brincar com a verdona eu relato a experiência.

O que já pude verificar é que a Maritaca tem uma tendência grande de largar a traseira quando ando em piso escorregadio ... se for paralelepípedo molhado então, ela rebola mais que passista de escola de samba. É o problema natural de todo carro grande com traseira leve ... O TR4 tem um comportamento bem mais comportado. Ele tracionado parece andar sobre trilhos é até meio monótono. Nas estradas de terra é mais divertido andar só com a tração traseira para experimentar umas escorregadas.

Serengetiman
17/02/2006, 04:25
Valeu Reinaldo é que nas minhas inúmeras idas a Serra da Bocaina e subindo por varios caminhos diferentes, fico sempre surpreso com o desempenho da SW4 para vencer a lama e subidões de pedra. Em muitos lugares em que subia no meu antigo Niva em primeira reduzida, subo agora com a SW4 em primeira sem reduzida, o motor tem muita força mesmo. Mesmo com pneus Michelin XPC que são mais street nunca atolei com ela. Eu acho o Niva muito valente, passa em tudo o que é obstáculo mas o motor é fraco. Quando tiver colocado a sua SW4 na lama, me conta qual foi a sua opinião OK? Um abraço e boas trilhas. A propósito, onde é essa trilha em que vc atolou?

Reinaldo
19/02/2006, 20:57
Na verdade, é a entrada da fazenda de um amigo em Tiradentes ...
Ele deixa assim de propósito. Como só passa 4x4, ninguém vai encher o saco dele :wink: . São dois poços de lama bem chatinhos. Quem vai pela primeira vez inevitavelmente fica em pelo menos um deles. A galera que vai de carro de passeio tem que largar o carro na porteira e pedir para ele ir buscar na Band pick-up dele.
Se chover no Carnaval eu vou batizar a Maritaca. :mrgreen:

Marvila
16/03/2006, 10:19
Demil,
não sei se vc já encontrou (e adquiriu) a sua SW4. Se ainda não, a contar pela satisfação e elogios da turma que tem na garagem, vale a pena incluir nas suas pesquisas as SW4 até 95 2.4 8v a gasolina e as após 95 2.7 16v. Tenho observado que os proprietários não reclamam de nenhum tipo de problema e parece que até o consumo é numa faixa "aceitável" :? .
A razão aí é lápis, papel e calculadora na mão...
Abs
Marvila
Ranger limited 04/94

demil
20/07/2006, 23:09
Depois de um longo caminho, enfim bati o martelo hoje, sou o feliz proprietário de um SW4 97. Tomara que continue feliz por um bom tempo e não apresente aqueles problemas já citados, depois de muito olhar negociar e investigar deduzi que a danada está em boas comndições, e teve um bom tratamento dos donos anteriores, sem falar que ela é lindo logo colocarei fotos.
Agradeço a colaboração de todos, foi de grande valia p/ minha escolha suas opiniões e dicas, aprendi muito, e com certeza vou continuar aprendendo.

obrigado!

Aurélio
21/07/2006, 01:19
Amigos,

Antes de fechar o tópico, já que nosso amigo Demil escolheu sua SW4, gostaria de apresentar meus dois centavos.


Depois de um longo caminho, enfim bati o martelo hoje, sou o feliz proprietário de um SW4 97. Tomara que continue feliz por um bom tempo

Parabéns, Demil!
Com certeza, vai ser só felicidade, amigo!



O que já pude verificar é que a Maritaca tem uma tendência grande de largar a traseira quando ando em piso escorregadio ... se for paralelepípedo molhado então, ela rebola mais que passista de escola de samba. É o problema natural de todo carro grande com traseira leve ...

Reinaldo,
Isso não acontece com a minha SW4, talvez por conta do bloqueio de diferencial. Já rodei em diversos tipos de piso e foi tranquilo quanto a isso.


(...)Quando tiver colocado a sua SW4 na lama, me conta qual foi a sua opinião OK? Um abraço e boas trilhas. A propósito, onde é essa trilha em que vc atolou?

Serengetiman,

As SW4 são verdadeiros off-road, com melhorias que lhe conferem conforto.
Já fiz trilha com a minha e o comportamento é sensacional, em todos os sentidos. Os únicos senões são quanto ao ângulo de saída e a necessidade de manobra em curvas fechadas.



(...)Se ficar com o 2.8 pode confiar nele! e na suspensão da bichinha também, é excelente. Passa em tudo e aguenta o tranco.

PV,
Dizem os meca da Toyota que é praticamente impossível empenar uma balança da Hilux. Aliás, antes de comprar, depois de muito assuntar, optei pelas 2.8 por ser a mais "mecânica" delas.

[]´s

demil
21/07/2006, 22:25
Mais uma vez obrigado a todos que participaram, e já vou aproveitando pra perguntar se alguém pode me esclarecer como descubro se o diferencial é autoblocante ou não, pois quero trocar o óleo e existem diferenças no produto a ser usado.

Aurélio
22/07/2006, 05:41
Demil,
Existem três maneiras de descobrir:
Veja se tem uma etiqueta no diferencial com as letras LSD;
Veja o código do diferencial na plaqueta que fica no cofre do motor; se tiver os números 3 ou 5, é blocado e,
levante as duas rodas traseiras peça pra alguém girar uma delas e segure a outra; se não ficar parada, fazendo força para girar é bloqueado.

[]´s