PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco na Traseira - Engesa



Tom
20/07/2005, 09:38
Bom dia pessoal, gostaria de saber qual disco e pinça utilizado para colocar no Engesa

Abraços

Tom

SJKCaio
21/07/2005, 09:23
Tom,

Esse assunto dá muito panao para manga, dê uma olhada (pesquisa) e vc verá várias soluções, algumas funcionando bem outras nem tanto......
Na minha opinião (ainda andei pouco com a minha viatura) mas trocar o tambor traseiro (picape C-10) por um disco pequeno (Kadett, Opala, etc...) vai ficar os dois conjuntos subdimensionados.
A questão piora com pneus grandes (maior que 31'") pois a alavanca aumenta.
Na minha fiz uma revisão geral nos originais e vou andar para sentir se precisa mesmo tudo isso de freio.
Viatura com mais de 1500kg não para fácil, tive uma Hilux e quando precisava mesmo socar o pé não dava "aquela ' confiança.

PS: Os discos da Hilux 2.8 servem no Engesa sem muitas adaptações :idea: :idea:

SJKCaio
21/07/2005, 10:18
Essas fotos e texto foram copiados do site www.camper.com.br
Autor: Marco Mendoça

Não é P&P muda-se tamanhos de furos , torneia o disco e corta algumas latas :pensativo: :pensativo:

Vamos ver se o UBD (famoso Berga) soluciona isso com um kit de pinças duplas :concordo: :concordo:

guilhermeabreu
24/07/2005, 17:46
OLÁ


FREIO PARA ENGESA ?
FICA 1.000% SE COLOCAR :

TODO O CONJUNTO DA TOYOTA BANDEIRANTE NA FRENTE ( HIDROVÁCUO , CILINDRO MESTRE , DISCOS E PINÇAS ) COMO É O MEU , BAIXO CUSTO , POUCA MANUTENSÃO E FÁCIL DE ACHAR.

TODO O CONJUNTO DO TROLLER NA TRAZEIRA (DISCOS E PINÇAS), CUSTO MAIS ALTO , MAIS DIFÍCIL DE ACHAR , MAS EFICIENTE E COMPATÍVEL COM O ENGESA. ARREPENDO DE NÃO TER COLOCADO , COLOQUEI O DISCO DO ENGESA E PINÇA DA CARAVAN , ( FICOU SUBDIMENSIONADO , PASTILHAS GASTAM RÁPIDO )

É FREIO PARA O RESTO DA VIDA SEM APORRINHAÇÕES E FREIA BARBARIDADE TCHÊ .

SJKCaio
26/07/2005, 09:44
Diga ai Quilherme o que vc "mexeu" para encaixar esses discos na dianteira?????????

guilhermeabreu
27/07/2005, 09:38



Muito simples , apenas retirei o disco original ,e coloquei os da toy por tras do cubo . Nos furos que tinha no cubo , eu passei os estojos do disco da toy , só que troquei os estojos por outros mais compridos pq eles tinham que transpassar pelo cubo , aí ficariam curtos , por ísto foi trocado . Para o disco novo da toy não ficar solto e só prender qdo colocar as rodas , foi aberto 6 novas furações no cubo para fixar o disco no cubo , sendo que a rosca foi aberta no cubo e aparafusada por tras com parafuso curto que não ultrapassasse a espessura do cubo . Assim ficou como se fosse uma peça só o cubo e o disco da TOY . SHOW.

VER COMO FICOU EM FROTA 4X4 EM : ENFIM O QUASE CORAÇÃO VALENTE

SJKCaio
27/07/2005, 10:11
Só ilustrando.........

Angelo T. P.
13/03/2008, 17:19
Ressucitando o tópico, Guilherme vi que vc tem o disco dianteiro original do Engesa na traseira! Estou colocando o kit flut da Ensimec, que tem que colocar manga e cubo da toyota, mas percebi que nao vai dar certo esse disco no cubo.
O seu eixo traseiro é flut nao é? É o da ensimec?
Como foi feita essa adaptação?
To quebrando a cabeça pra poder achar uma solução. Até pensei em desistir disso e ir atras das pinças do Kadett, mas nao to encontrando os discos pra elas!



OLÁ


FREIO PARA ENGESA ?
FICA 1.000% SE COLOCAR :

TODO O CONJUNTO DA TOYOTA BANDEIRANTE NA FRENTE ( HIDROVÁCUO , CILINDRO MESTRE , DISCOS E PINÇAS ) COMO É O MEU , BAIXO CUSTO , POUCA MANUTENSÃO E FÁCIL DE ACHAR.

TODO O CONJUNTO DO TROLLER NA TRAZEIRA (DISCOS E PINÇAS), CUSTO MAIS ALTO , MAIS DIFÍCIL DE ACHAR , MAS EFICIENTE E COMPATÍVEL COM O ENGESA. ARREPENDO DE NÃO TER COLOCADO , COLOQUEI O DISCO DO ENGESA E PINÇA DA CARAVAN , ( FICOU SUBDIMENSIONADO , PASTILHAS GASTAM RÁPIDO )

É FREIO PARA O RESTO DA VIDA SEM APORRINHAÇÕES E FREIA BARBARIDADE TCHÊ .

guilhermeabreu
14/03/2008, 15:01
CARO ANGELO T.P.

Meu eixo traseiro não é flutuante , mas será o mais rápido que eu puder $$$$$$$$$$$$$$$$ .

No meu caso usei o disco dianteiro original na traseira do ENGESA sim com a pinça do TEMPRA=KADETT , tive que afinar o disco para caber a pinça .
NÃO RECOMENDO ESTE CONJUNTO , POR CAUSA DAS PINÇAS QUE SÃO PEQUENAS DEMAIS E GASTAM MUITO RÁPIDO , CERCA DE 6.000 KM RODADOS TEM QUE TROCAR . Eu sugeriria colocar pinças maiores como as do OPALA ( tem dois cilindros ) , SANTANA , ou o da TOY BAND mesmo , SÓ QUE PERDERIA O FREIO DE MÃO , que no meu caso agora não é problema pq coloquei a T-CASE da BAND , AÍ EU COCAREI O FREIO DE MÃO NO CARDÃ .

Mas no seu caso que vc esta colocando o FLUTUANTE da ENSIMEC na traseira , fica mais fácil , pois vc tem 2 opções :
1ª - O kit da ENSIMEC , tem um que vem com a chapa que prende a manga de eixo SEM O SUPORTE DA PINÇA , neste caso é só vc colocar a PINÇA da BAND , OU do OPALA ou outra qq , FAZENDO UM SUPORTE QUE VC SOLDARÁ NO EIXO DIFERENCIAL , e pronto , neste caso vc fica sem freio de mão .

2ª - O kit da ENSIMEC , tem um que vem com a chapa que prende a manga de eixo COM O SUPORTE DA PINÇA , neste caso , eles usam a pinça do TEMPRA=KADETT , aí vc terá o freio de mão , MAS É O CASO QUE RELATEI : a pinça do KADETT eu acho muito pequena , freia bem , mas gasta muito rápido ( 6.000 km ) , SEM FALAR QUE ESTE FREIO DE MÃO COM ESTA PINÇA , " NÃO FREIA NADA " .

No meu caso é assim , disco de freio do ENGESA , com a pinça do KADETT=TEMPRA , tem o freio de mão , mas na maioria das vezes , vc sai e anda com o freio de mão puxado e não percebe , só vai perceber qdo vc sente cheiro de queimado . Este freio de mão é muiot ruim .

Por ísto que eu recomendo vc colocar uma pinça maior , MESMO PERDENDO O FREIO DE MÃO .
Sugiro a vc perguntar na ENSIMEC se eles não fabricam o KIT com a chapa que prende a MANGA DE EIXO COM O SUPORTE PARA COLOCAR A PINÇA DA BAND OU OPALA OU SANTANA , AO INVÉS DA DO KADETT como elas fabricam .

Pois qdo eu colocar meu FLUTUANTE , NAÕ VOU COLOCAR AS PINÇAS DO KADETT embora eu já as tenho , mas vou colocar uma pinça maior , pelos motivos que expus pra vc . Se eles não fabricarem , EU VOU FABRICAR ESTE SUPORTE DA MANGA DE EIXO COM O SUPORTE DA PINÇA MAIOR , OU SOLDAR O SUPORTE DA PINÇA NO EIXO DIFERENCIAL COMO É O MEU ATUALMENTE , só mudando a posição do mesmo para alinhar com a posiçao do novo disco .

Rerinson
14/03/2008, 20:31
tom

No meu engesa coloquei as 4 pinça e os discos da toyota bandeirante.

No eixo traz como ja tinha eixo flutuante, so foi preciso colocar o suporte das pinças original entre o adaptador do flutuante e a mangua de eixo.

No eixo trazeiro foi preciso usar um valvula de alivio p diminuir a preção do fluido na pinça traz p as rodas traz ñ arrastaçe antes q as dianteiras.

Gasteu um pouco a mais do q colocar o kit da ensimec, + valeu a pena: alem da pinça ser bem mair o disco e duplo ventilado. ja rodei 30.000 km e as pastilhas ainda estão com meia vida.:concordo:

segue algumas fotos da adaptação

Angelo T. P.
14/03/2008, 20:39
Fala Guilherme!!
eu achava que vc ja estava com o flutuante!
Eu ja comprei o meu e veio com o suporte da pinça do Kadett, pois eu imaginei que colocaria ou a pinça do Kadett ou a pinça da kombi com o disco Engesa.
Mas vi que essas duas opçoes sao praticamente inviávies tanto financeiramente como tecnicamente.
As pinças do Kadett estao pra la de caras, e só serve um disco fabricado especialmente pra elas e pro cubo da toyota (que faz parte dessa adaptação). E o disco Engesa nao entra no cubo da toy.
Quebrei a cabeça ontem e hoje, liguei tentado achar um preço bom das pinças, medidas de discos etc.. etc.. e nada era viavel.
Até que liguei na SBD procurando as pinças do Kadett, e qual nao foi a minha surpresa, quando conversando com o Mauro, ele me disse que tem o disco sólido que encaixa no cubo toy e a adaptação pra pinça da kombi nessa flange da Ensimec! Ele só me pediu uma foto e uns detalhes da flange da Ensimec para saber se as medidas sao as mesmas do adaptador dele, mas é praticamente certo!
No final das contas vou gastar metade do que gastaria com discos e pinças do kadett, sem falar que as pastilhas da kombi e reparos sao bem baratos!
Assim que estiver tudo certo coloco umas fotos!
Esqueci de dizer,na dianteira vou colocar disco de D20 + pinça da S10 pra compensar o sistema traseiro

guilhermeabreu
15/03/2008, 00:23
ANGELO T.P.

É ísto aí , mas vc vê o esquema do RERINSON , que usou as pinças da BAND , teve um resultado ótimo , com relação ao desgaste da pastilha , bateu +- naquilo que venho falando , apesar de as pastilhas das pinças da KOMBI serem maiores do que as do KADETT , já dá uma melhorada pelo tamanho das pastilhas , e já tem gente andando com estas pastilhas , digo pinças de KOMBI .

gnecchi
15/03/2008, 10:56
Angelo,

Coloquei freio à disco na ocasião da instalação do flutuante Ensimec!

Meu freio é excelente... com a seguinte configuração:

:arrow: Conjunto de Toy Band na dianteira. Disco ventilado e pinça de Band;
:arrow: No eixo traseiro: Disco rígido de Toy Band com pinças originais do Engesa (pinças da Kombi);
:arrow: Hidrovácuo + cilindro mestre de Blazer.

Para adaptar a pinça original do Engesa no disco da Toy Band no eixo traseiro, foi necessário comprar um adaptador para fixar a pinça. Comprei esse adaptador com o Mauro da SBD.

Estou sem freio de mão, mas agora terei o câmbio automático para resolver o problema de freio de mão !!!

O hidrovácuo + cilindro mestre de Blazer deu muuuuita diferença na eficiência do conjunto, pois cheguei a testar com o hidrovácuo de D20 que eu já tinha, mas decidi trocar e foi a melhor coisa que fiz.

A primeira volta que dei para testar o conjunto novo de freio, o meu mecânico quase atravessou o pára-brisa :twisted: :twisted:

A distribuição do freio deve ser de 60% de eficiência no conjunto dianteiro e 40% no traseiro, por esse motivo que não coloquei as pinças de Toy no eixo traseiro tb, pois seria necessário compensar esse diferença com válvula.


[]'s
Marcos Gnecchi

guilhermeabreu
15/03/2008, 14:05
GRANDE GNECCHI

É ísto aí , qdo colocar o FLUTUANTE na traseira do meu vou fazer o mesmo esquema seu , pois as pastilhas da KOMBI são maiores do as do KADETT , PARABENS pelos seus freios .

No meu , já estou com o da TOY BAND na frente com disco ventilado e pinças originais da BAND , na traseira vou fazer como vc , disco rígido da BAND com pinças de KOMBI , e o freio de mão será fácil para mim pq já estou andando com a T-CASE da TOY BAND , aí é só colocar o freio de mão no cardã .

FIDELIS
15/03/2008, 15:26
Guilherme,

Na minha Toyota Band. que tinha discos nas 4 eram da SBD com pinças de Kombi e freio de mão no cardan eram muito eficientes e duráveis.Vale lembrar que tinha +/- 2.000kg e tinha pneus MT 33".

Um abraço,

guilhermeabreu
15/03/2008, 19:17
AMIGO FIDÉLIS

Já vem vc de novo com esta estória de freio a disco da SBD com pinças de KOMBI na dianteira de nossas viaturas , JÁ DISSE ANTERIOORMENTE , que vc não serve de base , POIS SÓ ANDA NO SAPATINHO , NÃO PASSA DE OITENTINHA , aí até freio de bicicleta para 2 toneladas da sua linda ex BAND .

Brincadeira FIDÉLIS , mas a realidade é esta mesma , no ritmo que vc anda E QUE ESTÁ CERTO , eu é que sou ERRADO ANDANDO SEMPRE COM PÉ EM BAIXO , LOGO : para vc serve as pinças da KOMBI na frente , mas a maioria dos ENGESEIROS anda mais rápido e afoito , então estes da SBD são deficientes , esta é minha opinião e experiencia .

As pinças da KOMBI na traseira pega bem , pois as minhas que são de KADETT , são boas , freia bem , mas acabam muito rápido , por ísto que qdo colocar flutuante na traseira vou colocar estas da KOMBI , gostaria de colocar as de OPALA ou da BAND mesmo , mas a do OPALA não acho mais naquele desmanche de OPALAS , o cara parou , e as da BAND são muito caras . E para completar o MAURO da SBD tem a flange para adaptar a pinça da KOMBI no flutuante da ENSIMEC , que vem com suporte para KADETT .

ABRAÇÃO

Angelo T. P.
15/03/2008, 20:20
Opa,
to vendo que nao serei o unico com pinça da kombi no eixo traseiro!!
Guilherme vou usar da Kombi mesmo até pq vou aproveitar a dianteira do meu, e dar um upgrade no dianteiro.
Agora só surgiu uma duvida!
Marcos suas rodas são aro 15 ou 16?
Pois no meu Engesa tenho aro 15, e pelo que sei o disco + pinça da Band + pinça nao encaixa com essas rodas devido ai tamanho.
O Mauro tem um disco que encaixa no cubo da toy e vai a pinça da Kombi, se for o disco da Band estou enrolado. Segunda vou confirmar com ele!
Alias, sairam Bands com disco solido na dianteira? Pois até hoje só vi ventilados.

gnecchi
15/03/2008, 21:01
Agora só surgiu uma duvida!
Marcos suas rodas são aro 15 ou 16?
Pois no meu Engesa tenho aro 15, e pelo que sei o disco + pinça da Band + pinça nao encaixa com essas rodas devido ai tamanho.



Angelo,

Uso roda aro 15, e para caber o conjunto de disco da Toy + Pinça da Toy foi necessário desbastar um pouco o corpo da pinça, pois caso contrário pega na face interna da roda.

No caso do disco rígido + pinças da Kombi no eixo traseiro não é necessário fazer isso, pois com a pinça da Kombi sobra espaço entre a pinça e a face interna da roda. :concordo:

Pode ir nessa receita com as pinças da Kombi na sua traseira (ops) que eu "agarantíu"

http://images.uncyc.org/pt/thumb/0/0c/Creysson.jpg/200px-Creysson.jpg

[]'s
Marcos Gnecchi

Angelo T. P.
15/03/2008, 21:34
Fala Marcos!
Maravilha!!! :dance: Fiquei preocupado em ter que voltar à estaca zero nos freios, só por causa da roda!
Nao sabia que existia disco rigido da Band! Ou é aquele diferente fornecido pelo Mauro da SBD?

gnecchi
15/03/2008, 22:14
Fala Marcos!
Maravilha!!! :dance: Fiquei preocupado em ter que voltar à estaca zero nos freios, só por causa da roda!
Nao sabia que existia disco rigido da Band! Ou é aquele diferente fornecido pelo Mauro da SBD?

Tem disco rígido de Band sim.... por sinal que o Mauro fornece é o próprio.

Tive que comprar o adaptador da pinça e o disco rígido com o Mauro pq ele não quiz me vender apenas o adaptador.

Apenas como parâmetro posto abaixo os itens que comprei com o Mauro e o valor que ele cobrou na ocasião (fevereiro/2007):
:arrow: kit dianteiro: 02 adaptadores para as pinças da Toy Band, 02 flexíveis e um jogo de parafusos: valor R$500,00 .
:arrow: kit traseiro: 02 discos rígidos, 02 adaptadores para as pinças da Kombi e um jogo de parafusos: valor R$600,00 .

Se não me engano o Ricardo Farias do Clube da Camper tb faz esse adaptador.... por sinal meu Engesa está na oficina dele... é só copiar:!:



[]'s
Marcos Gnecchi

Angelo T. P.
15/03/2008, 22:52
Entao quer dizer que na verdade precisamos apenas do adaptador, mas como ele nao vende separado... :confused:
Acho q o Mauro abaixou os preços entao, ele me passou R$ 385 c/ os 2 adaptadores e 2 discos e parafusos! tomara q ele nao tenha se enganado heheh
Hoje conversei com o Ricardo, muito atencioso por sinal. Estou vendo com ele as buchas de bronze do semi-eixo!

gnecchi
15/03/2008, 23:01
Um absurdo o valor que o japa cobra nessas peças :evil:

Comprei o kit completo para o freio dianteiro na Toyomax. Orça lá pra vc ter uma idéia :concordo: O Mauro compra deles :!:

http://www.toyomax.com.br


[]'s
Marcos Gnecchi

Angelo T. P.
15/03/2008, 23:25
Boa ideia!
Estou tentando gastar o menos possivel nas minhas adaptações!
O disco dele ta R$135 cada, ou seja cada adaptador sai + ou - 58 reais.
Se a diferença do disco foi muita, faço o adaptador eu mesmo ehehe Tem um torneiro/jipeiro aqui na cidade que sempre bola umas ideias geniais e quebra uns galhos pra mim, as vezes até arvores!! Alias, ele mesmo fez o guincho dele, usando motor de arranque de caminhao! ficou perfeito!

guilhermeabreu
16/03/2008, 00:29
ANGELO T.P.

No meu ENGESA , tenho o freio dianteiro da BAND disco duplo ventilado como sabe , e tenho as RODAS BINNO BBS de 10"X15" com pneus 33" , tive apenas que raspar um pouco as pinças , mas muito pouco mesmo , assim como o GNECCHI deve ter feito com as dele tb .

Angelo T. P.
16/03/2008, 22:45
As coisas parecem mais simples do que eu pensava entao rs!!!
O forum é nosso Guru no mundo 4x4!! rs!

guilhermeabreu
19/03/2008, 19:06
AMIGO RERINSON

Qdo vc disse que colocou o disco da BAND com as pinças nas 4 rodas e disse tb que seu eixo já era flutuante , pergunto : este eixo traseiro seu é da BAND , ou é o DANA 44 do engesa mesmo .

E se for do ENGESA DANA 44 , qual a bengala que vc usou , da ENSIMEC , ENFER ou vc mesmo fez . Ela é extriada nas duas pontas ou tem a flange de um lado e extria do outro .

André Pereira
20/03/2008, 23:48
Prezados,

Desculpem a ignorância, mas o negócio é o seguinte.

Comprei o flutuante da ensimec, que receberei em poucos dias.
Tenho as seguintes dúvidas:

1. Quando instalar o flutuante obrigatoriamente terei que instalar freio a disco?
2. Em caso negativo, posso usar os freios originais traseiros do engesa?
3. Em caso positivo, que freio a disco devo utilizar para obter boa eficiência? E qual devo utilizar para não perder o freio de estacionamento?

Obrigado

Angelo T. P.
21/03/2008, 00:21
Olá Andre!
estou colocando o mesmo flutuante no meu, e tive as mesmas duvidas!
Vamos la:
1) Não é obrigatório colocar o freio a disco, voce podera utilizar o sistema a tambor da toyota mesmo.
2) Não, pois nao havera espaço suficiente ali
3)Para nao perder o freio de estacionamento vai ter que morrer nas pinças do Kadett e no disco que a Super Break Disk vende sob medida pra essa adaptação.

Eu estou fazendo outra adaptação, utilizando as pinças da kombi, que sao as originais dianteiras do Engesa, e fazendo um upgrade no sistema dianteiro com pinça da S10 e disco da D20. O disco é o solido que só achei na SBD, onde encaixa no cubo da toyota e serve a pinça da kombi, porém vou ficar sem o freio de mão, mas isso ja estou bolando outro esquema pra ele.
Parti pra esse caminho pois nao consegui achar as pinças do Kadett por um preço bom. Colocando elas eu iria gastar o dobro do que estou fazendo agora.

guilhermeabreu
21/03/2008, 10:31
CARO ANGELO T.P.

Liguei para o MAURO da SBD , e ele me disse que não existe este adaptador para a pinça da KOMBI que é colocado na FLANGE da ENSIMEC que vem no KIT FLUTUANTE dela , completou dizendo que tem vendido o disco e que as pessoas é que tem feito a adaptação para a pinça da KOMBI , NÃO ENTENDI NADA .

Angelo T. P.
21/03/2008, 11:44
Guilherme
é isso mesmo!! eu até esqueci de mencionar! :putz:
A flange da Ensimec é para a pinça do Kadett, e a posição e furação da kombi é diferente.
Eu achei que ele vendia também esse adaptador.
Mas assim que chegarem meus discos, ja mando tudo pro torneiro fazer esse suporte novo.
As pinças do kadett estao totalmente inflacionadas, pois sao umas das unicas que tem freio de mão.

Kim
21/03/2008, 12:47
Caros amigos!

Parece que li aqui em algum post que não há possibilidades de se deixar o sistema de freio original quando coloca o flutuante, isso procede?

Angelo T. P.
21/03/2008, 22:13
Kim,
pelo que estive olhando meio por cima, nao tem como colocar o sistema original com o flutuante pois a campana ficaria longe das lonas de freio devido a flange do kit.
Eu comparei as distancias que as rodas ficariam do eixo, com sitema original e o kit flutuante.
Com o kit flutuante as rodas vao ficar cerca de 3 cm a mais para fora do que o sistema original.

Kim
21/03/2008, 23:26
Opa Angelo, muito obrigado!!!

Hoje conversei com o Dr. Guilherme via fone, foi uma conversa extremamente construtiva.

Acho que ele vai conversar com vc, estamos com umas idéias mirabolantes para o flutuante.

Abraços.

Kim.

CAVESO
23/05/2010, 01:40
Pessoal,

Que vocês acham das pinças traseiras do troller moderno?????

Ficariam legais no engesa?

Kim
23/05/2010, 09:07
Caveso!

Pelo menos deve ficar dimencionado!

Abraços.

Kim.

CAVESO
23/05/2010, 10:34
A dúvida é se o freio de mão do troller funciona bem....

Perguntei na área de trollers também...

Kim
23/05/2010, 11:05
Bem CAVESO, esse é o problema pelo qual eu deccidi manter o freio original.

Não quero perder a eficiencia do freio estacionário.

Estou passando da mão para o pé, como nas p.up.

O grande problema que acontece com as readequações técnicas, é a ineficiência do freio estacionário.

Mais parece que a pinça do troller é bem grande!!!

Abraços.

Kim.

CAVESO
23/05/2010, 11:19
Pois é mestre Kim!

Parece que a pinça traseira do troller moderno funciona bem como freio de mão.

O problema é o custo: mais de 400 mangos cada uma.

Abs

JOÃO R.
23/05/2010, 12:14
E o freio estácionário no cardã? eu estava lendo por aí que é mais fácil de colocar com a t case toyota.... como faz, coloca o disco de freio naquele disco da t case?
Vou trocar o meu sistema pelo da toyota band, posso usar o disco e pinça original pra colocar no cardã?

guilhermeabreu
23/05/2010, 17:36
E o freio estácionário no cardã? eu estava lendo por aí que é mais fácil de colocar com a t case toyota.... como faz, coloca o disco de freio naquele disco da t case?
Vou trocar o meu sistema pelo da toyota band, posso usar o disco e pinça original pra colocar no cardã?

CARO AMIGO JOÃO R.

O freio de mão da BAND é feito no cardã , existe um tambor de freio alí original não é disco de freio , pode colocar o sistema original da BAND mas este não é muito bom , normalmente não para o carro , qdo tive uma BAND fui a FRIBURGO - RJ e um mecanico de lá fez umas modificações neste freio original , ACHO QUE USOU AS PEÇAS DO FREIO DE MÃO DA HILUX e ficou excelente , como eu já tenho a T-CASE da BAND estou pensando em colocar adaptado um freio a disco alí , o BERGA já tem um KIT para ísto custa R$500,00 , ou se vou a FRIBURGO novamente pro cara de lá fazer o que fez na minha ex BAND .

FIDELIS
23/05/2010, 17:55
Caveso,

Na minha bicudinha truck tenho freio de estacionamento acionado no pé no disco traseiro com pinça do kadett, é excelente; vale lembrar que o peso da bicudinha é +/- = ao do Engesa.


Abç, feliz aniversário e muita saúde para curtir o amarelão.



Fidelis.

gnecchi
23/05/2010, 19:55
Pois é mestre Kim!

Parece que a pinça traseira do troller moderno funciona bem como freio de mão.

O problema é o custo: mais de 400 mangos cada uma.

Abs

Caveso,

Se rodar rodar com CA desencana do freio de estacionamento fica no Parking do CA.


[]s

CAVESO
23/05/2010, 21:18
Caveso,

Na minha bicudinha truck tenho freio de estacionamento acionado no pé no disco traseiro com pinça do kadett, é excelente; vale lembrar que o peso da bicudinha é +/- = ao do Engesa.


Abç, feliz aniversário e muita saúde para curtir o amarelão.



Fidelis.

Valeu pelas dicas e felicitações, amigo Fidelis!

CAVESO
23/05/2010, 21:21
Caveso,

Se rodar rodar com CA desencana do freio de estacionamento fica no Parking do CA.


[]s

Gnecchi,

Mas só no parking segura legal o peso do engesão? :pensativo:

rodrigo camper
24/05/2010, 10:35
CARO AMIGO JOÃO R.

O freio de mão da BAND é feito no cardã , existe um tambor de freio alí original não é disco de freio , pode colocar o sistema original da BAND mas este não é muito bom , normalmente não para o carro , qdo tive uma BAND fui a FRIBURGO - RJ e um mecanico de lá fez umas modificações neste freio original , ACHO QUE USOU AS PEÇAS DO FREIO DE MÃO DA HILUX e ficou excelente , como eu já tenho a T-CASE da BAND estou pensando em colocar adaptado um freio a disco alí , o BERGA já tem um KIT para ísto custa R$500,00 , ou se vou a FRIBURGO novamente pro cara de lá fazer o que fez na minha ex BAND .

Caro Vovôzão.

Passa o contato do Berga ai pra gente!!!

MaGao
24/05/2010, 13:14
Eu uso aquele sistema que estrangula a pinça.. vc pisa no freio e depois roda uma chave..que impede o oleo voltar da pinça.. funciona perfeito..

uso atrás pinça de gol com disco de ducato.. se enfiar o pé. sai travando tudo..

Abraços,

guilhermeabreu
24/05/2010, 13:32
Caro Vovôzão.

Passa o contato do Berga ai pra gente!!!

VAI NETINHO

Kit de freios UBD.fone 055-35123991 , com BERGA .

O BERGA é o ADIR DANIELSSON usuário daqui do forum , se quizer manda uma Mp pra ele , achei este número aqui no forum mesmo , não sei se é este ainda , mas se procurar ADIR DANIELSSON ( BERGA ) vc vai achar .


Achei mais outro : liga pro Berga 55 35123991 (casa/oficina,pode ser a noite) ou Cel 55 99777398.



ABRAÇÃO

alfreis
11/07/2014, 17:52
All,

Alguém já colocou freio a disco usando Disco de Freio Traseiro Flutuante e a Flange Flutuante fabricados pela Enfer?

Para usar essas peças eu preciso instalar o flutuante junto?

De orelhada me pareceu que os parafusos que antes seguravam o sistema do tambor poderiam segurar a flange.

Precisaria só ver se a ponta deixaria o disco na posição certa, pois as pinças eu tenho as que ia usar no meu 51 que vai ficar parado.

Abs


Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3

guilhermeabreu
12/07/2014, 01:10
All,

Alguém já colocou freio a disco usando Disco de Freio Traseiro Flutuante e a Flange Flutuante fabricados pela Enfer?

Para usar essas peças eu preciso instalar o flutuante junto?

De orelhada me pareceu que os parafusos que antes seguravam o sistema do tambor poderiam segurar a flange.

Precisaria só ver se a ponta deixaria o disco na posição certa, pois as pinças eu tenho as que ia usar no meu 51 que vai ficar parado.

Abs


Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3

ALFREIS

No meu ENGESA tenho flutuante da ENFER e pinças da BAND , no KIT FLUTUANTE DA ENFER vem com o suporte da pinça da KOMBI que deve ser usado , eu cortei este suporte do KIT e instalei a pinça da BAND e não ficou bom pq arrasta as rodas traseiras primeiro , vc deve usar o FLUTUANTE DA ENFER com as pinças da KOMBI com vem no KIT .

alfreis
13/07/2014, 08:12
Guilherme,

A ideia era ter freio a disco na traseira sem flutuante ainda.

Eu tenho amizade com o Daniel da HD4x4 e quando for colocar o flutuante deverá ser o que ele fabrica.

Abs


Alexandre
São Paulo -SP
Dakar, Engesa e CJ3

guilhermeabreu
13/07/2014, 21:15
Guilherme,

A ideia era ter freio a disco na traseira sem flutuante ainda.

Eu tenho amizade com o Daniel da HD4x4 e quando for colocar o flutuante deverá ser o que ele fabrica.

Abs


Alexandre
São Paulo -SP
Dakar, Engesa e CJ3

ALFREIS

Em se tratando de ENGESA já fiz de tudo qto é adpatação , antes de colocar o FLUTUANTE tinha freio a disco nas 4 rodas e usei pinças do KADETT com freio de mão freava muito bem , o freio de mão não segurava e as pastilhas eram gastas em uma trilha ou a cada 3.000km rodados só em asfalto , por isto eu troquei , mas qdo tinha a pinça do KADETT a forma que encontrei para fixá-la , foi SOLDAR O SUPORTE NO TUBO DO DIFERENCIAL , fica bom desde que se for bem feito e o que é bem feito? : FAZER O SUPORTE COM UMA CHAPA DE NO MÍNIMO DE 10MM DE ESPESSURA , pois quem fez a 1ª vez que não foi o ROGÉRIO NUNES , fez com uma chapa de 6mm e ela empenou . Empenou pq a chapa era fina , empnou pq não tinha flutuante e qdo o rolamento quebrava a roda saía , mas não saía pq tinha lá o freio a disco e o peso da roda querendo saír caía em cima do suporte da pinça e aí vai uma coisa errada puxando outra e prejú em cima de prejú .

SUGIRO A VC COLOCAR PRIORIDADE NAS COISAS SENÃO VC VAI CAMINHAR NOS ERROS QUE EU COMETÍ , ou seja : freio a disco na traseira sem estar com FLUTUANTE é caminhar para prejuízos futuros .

alfreis
13/07/2014, 21:26
Valeu Guilherme!

Abs


Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3

Vicente Guimaraes
15/07/2014, 10:48
SUGIRO A VC COLOCAR PRIORIDADE NAS COISAS SENÃO VC VAI CAMINHAR NOS ERROS QUE EU COMETÍ , ou seja : freio a disco na traseira sem estar com FLUTUANTE é caminhar para prejuízos futuros .

Dr. Guilherme sempre pronto a ajudar... e trocar suas preciosas experiências... ME ajudou muito !

Mas aqui no fórum geralmente é como pregar no deserto :) cada um faz o que quer e sempre "fica muito bom" :)

uxio69
16/07/2014, 11:34
Bom dia pessoal, gostaria de saber qual disco e pinça utilizado para colocar no Engesa

Abraços

Tom

Tom,

Os freios do Galego são excelentes. Chego a dizer que são melhores que os do meu Pajero Full. Tive que aprender a frear o Galego. Não piso de vez pras rodas não travarem.

Veja nesse post (#505) o kit de potencialização de freios que instalei no Galego: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-43.html#post1803738 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-43.html#post1803738)

Vá lendo até o post #530, pois tem muita dica dos foristas.

Resumindo no Galego:

- Freio dianteiro: Discos e pinças da Band, suporte da Super Break Disk;

- Freio traseiro: Discos e pinças da Kombi (que estavam na dianteira) e suporte da Super Break Disk.

Uso o hidrovácuo da S-10 e tenho flutuante SHD da Ensimec.

As rodas do galego são aro 17. Não tive problema com a instalação. Porém, um amigo que comprou esse mesmo kit e usa aro 16 no Engesa dele, teve que ajustar os suportes, pois as pinças pegavam na roda.

O kit de repontencialização é da Super Break Disk - http://www.superbreakdisk.com.br/ (http://www.superbreakdisk.com.br/)

Abs,

Uxío