PDA

Ver Versão Completa : Troca de motor e a resolução 292 do contran



alissonlino
29/03/2012, 13:15
Dei uma pesquisada meio por cima no fórum, mas não encontrei nada. se já tiver alguma discussão sobre isso, gostaria que me passassem o link.

É o seguinte:
Fui consultar o despachante e o detran sobre como proceder pra cadastrar o motor no jeep e me informaram que o tem um limite de aumentou e diminuição da potência em 10% (resolução 292, contran), aí já viu. se o jeep consta como 91cv só poderia colocar 99 ou 100cv.
Como a maioria aqui utiliza motor mais forte do que esses 100cv, poderiam dizer como fizeram pra regularizar? ou deixou sem cadastrar mesmo?
Se não der vou ter que deixar sem cadastro, já que comprei o motor já e fiz flange, etc, entao nem vou, nem quero me desfazer disso.

Abs. a todos.

Andrezão4x4
29/03/2012, 14:03
Só terá que cadastrar na venda.
A vantagem é que vc pode trocar o motor em caso de quebra, sem se preocupar com documentação.
Ab.

alissonlino
29/03/2012, 14:24
Só terá que cadastrar na venda.
A vantagem é que vc pode trocar o motor em caso de quebra, sem se preocupar com documentação.
Ab.
Mas daí não fica irregular? pq questão de vender não tem problema, pois não vou querer vender mais.
Vc é de qual estado?
Abs.

Andrezão4x4
29/03/2012, 14:43
Estou em SP. Se o carro está em seu nome e em dia, vc não precisa cadastrar o motor...só estara irregular se o motor que vc colocou estiver pedido (Roubado) ou cadastrado em outro veículo.
Ab.

Walter da Camper
29/03/2012, 16:18
E nos casos onde o nº do motor antigo estava no documento?
Se for parado numa blitz o guarda pode constatar que houve "alteração das características originais". E aí não dá apreensão?
É preciso portar algum documento para provar que o motor novo não é kbrito, tipo nota fiscal?
Se for assim, tá fácil. É só fazer a troca, rodar à vontade e guardar o motor velho pra quando for vender a jabiraca.
To achando muita moleza. Alguém aí já foi parado nessa situação?

M-Beltrame
29/03/2012, 16:37
E nos casos onde o nº do motor antigo estava no documento?
Se for parado numa blitz o guarda pode constatar que houve "alteração das características originais". E aí não dá apreensão?
É preciso portar algum documento para provar que o motor novo não é kbrito, tipo nota fiscal?
Se for assim, tá fácil. É só fazer a troca, rodar à vontade e guardar o motor velho pra quando for vender a jabiraca.
To achando muita moleza. Alguém aí já foi parado nessa situação?

Dificilmente um jeep é parado... E duvido muito q o bendito do puliça vá comparar o nº do motor, ou ate mesmo ver se o motor é original ou não.



T+

alissonlino
30/03/2012, 10:41
M-Beltrame. ainda mais qdo no documento nem tem o número do motor, nem dá pra comparar.rs. e outra se ver que não é original, como vai comparar a potência? mas se pudesse ser feito a regularização, com certeza seria muito melhor e mais confortável qdo aparecesse um policial, mas fazer oq, Brasil tem cada burocracia sem sentido algum, pq por exemplo: se tenho um opala 4cc, não posso por um motor 6cc pq passa dos 10%, sendo que o carro com 6cc original é basicamente o mesmo carro com 4cc. fazer oq né....

M-Beltrame
30/03/2012, 13:57
Eu não entendo o motivo desse limite de 10%, se ele pode ser facilmente ultrapassado mexendo no motor...(o problema é que muitas vezes não vale a pena).




T+

Jeanilson
31/03/2012, 09:57
Eu não entendo o motivo desse limite de 10%, se ele pode ser facilmente ultrapassado mexendo no motor...(o problema é que muitas vezes não vale a pena).

T+
Beltrame e all,

Eu entendo, e até concordo, com esse limite de 10% para alteração da potência do motor, pois em um automóvel todos os sistemas devem estar em sincronia para o perfeito funcionamento e segurança do motoristas e demais pessoas.

Em outras palavras, não adianta querer colocar um motor com o dobro da potência se o sistema de freio não tiver condições de parar a viatura em um espaço seguro, o chassi/monobloco não suportar o torque extra, a suspensão não der estabilidade nas curvas devido ao peso extra na frente, etc.

Imagina a situação: um cara coloca um motor de 300cv em um chevette e se arrebenta todo no primeiro cruzamento por superaquecimento nos freios devido a sobrecarga pela potência extra. Ou o oposto: um infeliz resolve colocar um 1.0 em uma picape grande e acaba atrapalhando o trânsito devido a lentidão no deslocamento.

Porém, como tudo em nosso governo, o que era uma intenção nobre acabou se desvirtuando em nossa burocracia :putz:. E ao invés da exigência da adequação dos demais sistemas do veículo em alterações acima de 10% da potência , acabou se tornando a proibição de alterar a potência em mais de 10% simplesmente :parede:.

E o pior, a lei trata somente da potência, não diz nada sobre o torque do motor :freaking:...

[]'s

Brancool
31/03/2012, 11:15
Caros colegas. Esta discussão é importante. A maioria dos jipes não está com o motor original.

hercilio.neto
01/04/2012, 08:51
Eu tinha um jipe Bandeirante 64 com motor OM264 e troquei o motor por um OM314 que é mais potente. O motor original não tinha nenhuma numeração, então me disseram que eu podia simplesmente arrancar a plaquinha ao instalar o OM314 que não dava nada.
Lógico que não topei. Comprei um motor com procedência e com nota fiscal. Daí foi só regularizar no Detran. Não tive nenhum problema, e o documento continuou marcando 68cv. Sequer fui consultado sobre a potência do motor.
No meu jipe Bandeirante 93 com motor OM364 tenho turbina instalada, que muda consideravelmente a potencia do motor e no documento consta 90cv.

hercilio.neto
01/04/2012, 09:10
Olhando agora o documento do carro da patroa que é a gasolina, vi que não consta a potencia do carro e sim a cilindrada.
Então, creio que quem tem jeep com motor de 6 cilindros pode utilizar qualquer outro motor 2.3 ou 3.0 conforme o caso.
Ou estou delirando?

Maurício Fernandes
01/04/2012, 10:51
com a inspeção veicular o motor tem que estar cadastrado no prontuário do veículo. sempre.

hercilio.neto
01/04/2012, 11:49
com a inspeção veicular o motor tem que estar cadastrado no prontuário do veículo. sempre.

Mas Maurício, e quando nunca foi cadastrado, e quando o motor não tem numeração?
Há que se ver também que o novo motor a ser cadastrado tem que ter sido baixado. Aqui no estado de SP é possível cadastrar um novo motor sob responsabilidade (assina-se um termo) do proprietário.

alissonlino
01/04/2012, 20:39
Mas Maurício, e quando nunca foi cadastrado, e quando o motor não tem numeração?
Há que se ver também que o novo motor a ser cadastrado tem que ter sido baixado. Aqui no estado de SP é possível cadastrar um novo motor sob responsabilidade (assina-se um termo) do proprietário.
Hercílio, pensei na mesma coisa. pq tem varias pessoas que tem jeep e trocam motor as vezes do mesmo modelo e nao alteram nada pq ja nao tem numero mesmo. inclusive meu caso é esse. não encontrei em lugar nenhum o número do motor, já no outro carro, consta nas observações, então teóricamente se eu trocar, só de olhar da pra ver que nao é original, mas o que teria que ser feito era somente cadastar o numero e nao alterar o numero, ja q nao tem. e a questao do motor novo, como aferir a potência? num dinamometro talvez? complicado esse negócio.

Abs.

Walter da Camper
02/04/2012, 08:18
Os dados do veículo não são apenas aqueles que constam do documento. Se fizer uma consulta no Detran chamada BIN vai aparecer até a cor da cueca do dono do carro. Os dados são inseridos quando se faz transferencia. Por isso, nos mais antigos e que não tiveram transferencia nos últimos anos, a base de dados pode estar incompleta.
Alem dos despachantes, essa consulta pode ser feita no site Carcheck - Consulta placa, Consulta carro, Detran, Veículo roubado, Gravame, Multas, Chassi, Renavam (http://www.carcheck.com.br), mas tem que se cadastrar e pagar.

alissonlino
02/04/2012, 09:37
Os dados do veículo não são apenas aqueles que constam do documento. Se fizer uma consulta no Detran chamada BIN vai aparecer até a cor da cueca do dono do carro. Os dados são inseridos quando se faz transferencia. Por isso, nos mais antigos e que não tiveram transferencia nos últimos anos, a base de dados pode estar incompleta.
Alem dos despachantes, essa consulta pode ser feita no site Carcheck - Consulta placa, Consulta carro, Detran, Veículo roubado, Gravame, Multas, Chassi, Renavam (http://www.carcheck.com.br), mas tem que se cadastrar e pagar.

Walter, vou verificar no carcheck pra ver como está, pois no doc anterior nao tinha nada e tem menos de 2 anos q transferi pra mim. nao veio nem crv, nem no crlv.

Abs.

alissonlino
02/04/2012, 10:03
Walter. acabei de chegar o BIN. e como eu previa, não consta mesmo. inclusive tinha uns 2 documentos do dono anterior e tmb nao constava. saiu na consulta assim---> MOTOR: NÃO INFORMADO.
Então só vou cadastrar se pedirem e caso mudarem a lei eu ajeito isso.
Abs.

hercilio.neto
02/04/2012, 19:32
Alisson,
É importante ver se o motor a ser colocado nunca constou em outro veículo. Se isso ocorreu, melhor cadastrar no documento.
Se nunca constou em outro veículo, então é só trocar e ficar quieto.

Walter da Camper
02/04/2012, 23:30
Alisson:
Nesse caso em que não consta numero nem potencia de motor, então está liberado para colocar aquele que quiser.

Hercílio.
Eu, particularmente, recomendo regularizar. Se deixar quieto corre-se o seguinte risco:
Um desmanche te vende um motor limpo (sem estar cadastrado em nenhum veículo). Você instala e deixa quieto o documento. Depois de algum tempo o vendedor mal intencionado vê que vc não cadastrou e remarca outro motor com o mesmo número e vende para outra pessoa. Essa pessoa cadastra e aí quando vc resolver vender e for cadastrar... já era.
Pode até ser um hipótese remota, mas como a tendência é a coisa ficar cada vez mais burrocrática, é melhor resolver enquanto pode e depois ficar tranquilo.

hercilio.neto
03/04/2012, 00:41
Walter, voce tem razão. Eu não tinha pensado nessa hipótese.
Não custa se precaver.

alissonlino
04/04/2012, 10:19
Alisson:
Nesse caso em que não consta numero nem potencia de motor, então está liberado para colocar aquele que quiser.

Hercílio.
Eu, particularmente, recomendo regularizar. Se deixar quieto corre-se o seguinte risco:
Um desmanche te vende um motor limpo (sem estar cadastrado em nenhum veículo). Você instala e deixa quieto o documento. Depois de algum tempo o vendedor mal intencionado vê que vc não cadastrou e remarca outro motor com o mesmo número e vende para outra pessoa. Essa pessoa cadastra e aí quando vc resolver vender e for cadastrar... já era.
Pode até ser um hipótese remota, mas como a tendência é a coisa ficar cada vez mais burrocrática, é melhor resolver enquanto pode e depois ficar tranquilo.

Então Walter. consta só potência (91cv), só a numeração que não, então como constatar a potência pelo órgão? e com certeza eu queria regularizar, mas se a lei não permite, vou fazer oq, vai ter que ficar irregular. se um dia trocar essa porcaria de resolução mal feita como 90% das nossas leis eu regularizo, mas me desfazer doq está quase tudo certo, não vou. no Brasil eles gostam de fazer uma lei que nem sabe se dá certo na prática e já coloca, muitas delas têm que ser prorrogadas por anos para poder dar certo, outras nunca dão certo e ficam irregular, pois esquecem que não adianta um país de 5º mundo copiar uma lei de 1º. então acredito que na maioria dos casos o correto não é dizer: as pessoas que não querem regularizar, mas sim: os órgãos "responsáveis" não deixam, pois se o problema seriam freio ou algo assim, que fizessem esse teste na inspeção do inmetro, que por sinal pra mim não tem credibilidade alguma. pois já vi N produtos certificados por ele que não valem nada. provando ser somente burocracia, tem o "selinho" aí "presta".
E é como alguém disse nesse tópico: ao invés de fazerem sua parte, ficam jogando a culpa em coisa que não tem sentido. paga-se um absurdo de impostos pra ter um lixo de rodovias, salvo algumas pedagiadas, q seria o mesmo que ir num mercado, pagar a conta, pegar os itens e na saída pagar novamente. fazer oq né. esperar pra ver se talvez um dia isso melhora, mas não acredito muito nisso.

Abs a todos e obrigado pelos esclarecimentos e sugestões.