Ver Versão Completa : TGV "funde" à caminho pra São Paulo
Henrique B
28/03/2012, 21:28
Boa noite.
Semana passada, em uma viagem pra São Paulo, logo na saída daqui da cidade, notei que o motor tava fazendo um barulho muito estranho, mas achei q era algo vibrando na mesma frequência do motor, causando o barulho,que agora sei que vinha da turbina.
Durante a viajem, começava o barulho, aí era só afundar um pé mais um pouco que parava. Após rodar uns 200k, fizemos uma parada, e quando saímos de novo, a caminhonete já não saía do lugar, quando vi, tava saindo um fumação do ca$@&%#, e notei que a turbina travou, tirei ela, e vi que o eixo tava travado, e enfim, fui guinchado, e dormi em Três Corações até arrumar.
Só que tem algumas coisas que estão me intrigando agora:
*Essa turbina que "fundiu" tinha pouco mais de 1 ano de uso, e já tinha muito tempo que ela cantava alto, eu achava que era normal, mas parece que era as aletas raspando na carcaça, e perguntei um vendedor especializado, e ele me disse que essa turbina da Ranger tem a vida útil muito menor que as normais mesmo, disse que isso é normal, mas durar só um ano, eu achei meio exagerado.
*A turbina que coloquei, nem assovia, quando enche, isso é normal? o barulho é como se fosse motor aspirado, quando ela assovia, é muito baixo.
Imperador!
28/03/2012, 21:54
Será que não reduziu a vida útil por causa desse pente que você usa?
Casa da transmissão4x4
28/03/2012, 21:59
Boa noite.
Semana passada, em uma viagem pra São Paulo, logo na saída daqui da cidade, notei que o motor tava fazendo um barulho muito estranho, mas achei q era algo vibrando na mesma frequência do motor, causando o barulho,que agora sei que vinha da turbina.
Durante a viajem, começava o barulho, aí era só afundar um pé mais um pouco que parava. Após rodar uns 200k, fizemos uma parada, e quando saímos de novo, a caminhonete já não saía do lugar, quando vi, tava saindo um fumação do ca$@&%#, e notei que a turbina travou, tirei ela, e vi que o eixo tava travado, e enfim, fui guinchado, e dormi em Três Corações até arrumar.
Só que tem algumas coisas que estão me intrigando agora:
*Essa turbina que "fundiu" tinha pouco mais de 1 ano de uso, e já tinha muito tempo que ela cantava alto, eu achava que era normal, mas parece que era as aletas raspando na carcaça, e perguntei um vendedor especializado, e ele me disse que essa turbina da Ranger tem a vida útil muito menor que as normais mesmo, disse que isso é normal, mas durar só um ano, eu achei meio exagerado.
*A turbina que coloquei, nem assovia, quando enche, isso é normal? o barulho é como se fosse motor aspirado, quando ela assovia, é muito baixo.
Qual a marca da sua turbina ? Ela e recondicionada ?
Henrique B
28/03/2012, 22:07
Será que não reduziu a vida útil por causa desse pente que você usa?
No princípio eu suspeitei disso, mas o vendedor me disse que ele apenas atrapalha um pouco a saida de ar, ou seja, faz o papel do silencioso que está ausente no escapamento, inclusive, ele disse, que não preciso tirar ele, pra garatia continuar valendo.
Qual a marca da sua turbina ? Ela e recondicionada ?
Ela era original, mas na época, foi trocado apenas o conjunto rotativo completo, ou seja, foram aproveitadas somente a caixa quente e caixa fria da que estava na picape.
Casa da transmissão4x4
28/03/2012, 22:12
Mas o conjunto pode ter sido recondicionado !
Henrique B
28/03/2012, 22:20
Na época, o vendedor me garatiu que era novo.
Casa da transmissão4x4
28/03/2012, 22:22
Estranho o acontecido então ! Você esta com a turbina nova agora ?
Henrique B
28/03/2012, 22:35
Continuo do mesmo jeito, não tive ânimo pra pagar R$5.800 numa TGV toda nova, então comprei uma Semi-nova (conjunto ratativo novo direto do representante GARRET, e caixas quente e fria usada).
O estranho, que desde nova, a outra turbina já cantava muito alto, inclusive fazia o barulho do raspado nas subidas mais fortes, em que se exigia mais do motor, mas após cada viajem, os mecanicos mandavam trocar um rolamento daqui, outro de lá, pra tentar parar com o barulho, e ele só parou agora, com a turbina nova, ou seja, estou suspeitando que ela estava com defeito desde nova, pois esta que coloquei agora, quase não faz barulho.
Um amigo meu vende estas turbinas originais aqui em Manaus:
Turbina Ranger 2.8 Power Stroke (todas) - R$ 2.449,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225859731-turbina-ranger-28-power-stroke-todas-_JM)
Coloca uma sem tgv mesmo, mas NOVA! Rende apenas 3cv a menos e custa a metade.
O legal é a dica dele, que aparentemente procede ha ha:
Obs: evite turbinas retificadas ou usadas; turbinas retificadas duram menos de 25% (1/4) do tempo de uma nova e ainda pode causar acidentes com o motor: vazamentos de óleos, envio de óleo para a admissão (podendo disparar o motor e tornar impossívelde desligar), entupimento do intercooler, falhamentos, motor fraco.
Turbo-compressor novo e original sempre é a melhor opção.
Daniel
BRAVOECONOVEMBER
29/03/2012, 03:41
Na época, o vendedor me garatiu que era novo.
É... o problema é esse: conjunto rotativo novo significa que ela foi recondicionada, pode ter dado problema de ajuste de folgas nos mancais ou entre rotores e estatores.
Que pena, não deste sorte.
Casa da transmissão4x4
29/03/2012, 06:40
Continuo do mesmo jeito, não tive ânimo pra pagar R$5.800 numa TGV toda nova, então comprei uma Semi-nova (conjunto ratativo novo direto do representante GARRET, e caixas quente e fria usada).
O estranho, que desde nova, a outra turbina já cantava muito alto, inclusive fazia o barulho do raspado nas subidas mais fortes, em que se exigia mais do motor, mas após cada viajem, os mecanicos mandavam trocar um rolamento daqui, outro de lá, pra tentar parar com o barulho, e ele só parou agora, com a turbina nova, ou seja, estou suspeitando que ela estava com defeito desde nova, pois esta que coloquei agora, quase não faz barulho.
então e isso que houve, ela nunca ficou boa, antes trocar ela completa do que trocar só o miolo eu colocar uma recondicionada. Têm uma marca com o nome de BIAGIO que são mais em conta que as master power e Garret que são 100% novas, e por enquanto segundo algumas pessoas conhecidadas gostaram !
Att.
Danilo.
marciomeurer
29/03/2012, 08:54
então e isso que houve, ela nunca ficou boa, antes trocar ela completa do que trocar só o miolo eu colocar uma recondicionada. Têm uma marca com o nome de BIAGIO que são mais em conta que as master power e Garret que são 100% novas, e por enquanto segundo algumas pessoas conhecidadas gostaram !
Att.
Danilo.
eu já instalaria uma do mercedes 608... 1600 reais e ficava muito melhor... gastava mais uns 1500 reais para adaptar e pronto!!! com o pente ainda vish!!!
Imperador!
29/03/2012, 09:24
Eu acho que quem já usava TGV passar para uma WG é uma mudança muito grande.
Mas esse negócio de turbina recondicionada é danado pra acontecer isso, segundo ouvi falar.
marciomeurer
29/03/2012, 09:40
eu já instalaria uma do mercedes 608... 1600 reais e ficava muito melhor... gastava mais uns 1500 reais para adaptar e pronto!!! com o pente ainda vish!!!
corrigindo é 2.600 reais a turbina!!!
Casa da transmissão4x4
29/03/2012, 11:38
Você já usaou a turbina desta marca ?
Henrique B
29/03/2012, 11:40
Um amigo meu vende estas turbinas originais aqui em Manaus:
Turbina Ranger 2.8 Power Stroke (todas) - R$ 2.449,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225859731-turbina-ranger-28-power-stroke-todas-_JM)
Coloca uma sem tgv mesmo, mas NOVA! Rende apenas 3cv a menos e custa a metade.
O legal é a dica dele, que aparentemente procede ha ha:
Obs: evite turbinas retificadas ou usadas; turbinas retificadas duram menos de 25% (1/4) do tempo de uma nova e ainda pode causar acidentes com o motor: vazamentos de óleos, envio de óleo para a admissão (podendo disparar o motor e tornar impossívelde desligar), entupimento do intercooler, falhamentos, motor fraco.
Turbo-compressor novo e original sempre é a melhor opção.
Daniel
O problema é que como o Imperador já disse, largar a tgv é meio difícil, ela rende apenas 3cv a menos, em altas rotações, mas quando o motor tá em baixa, precisa de mais força, com tgv ela enche muito mais rápido, é outra coisa.
Tava conversando com mecânicos, e me disseram que se eu passar pra WG, geralmente ela pega uma marcha a menos nas subidas, dependendo da situação. Não sou corredor, inclusive nessa viagem, tanto antes, como depois dela estragar, fui na média de 80-90KM/h, no GPS não marcou mais que 115Km/h (tinha um amigo meu com um UNO 1.0, aí fica difícil né kkkkkkkkk), mas mesmo não tendo o pé pesado, potencia e força nas ultrapassagem nunca é demais.
Quando eu falo que troquei o conjunto rotativo, é porque aproveitei somente a caixa fria e a caixa quente da turbina, o resto é zero km, com garantia de fábrica da GARRET, ou seja, rotores, rolamento, carcaça, etc. é tudo zero.
Henrique B
29/03/2012, 11:42
Será q fica bom? kkkkkkkkk :twisted: :twisted:
Casa da transmissão4x4
29/03/2012, 11:46
Você viu o pessoal realizando o serviço ? Ou você mandou para a fabrica ?
marciomeurer
29/03/2012, 11:54
vi o pessoal realizando o serviço numa mecanica de preparação de pick-ups
ele faz isso direto, colocando turbina de caminhões em pick-ups... ele tem uma f250 com turbina de caminhão... boto 180km/h comigo na pick-up e foi MUITO rapido... fora a turbina berrando...
Henrique B
31/03/2012, 23:43
Hoje eu percebi que o motor em "marcha lenta", ta girando mais rápido, isso tem a ver com a turbina estar funcionando melhor?
Eu imagino que sim, pois está mandando mais ar pro motor, fazendo ele trabalhar mais rápido, estou certo?
PS: o desempenho melhorou um pouco também.
BRAVOECONOVEMBER
01/04/2012, 08:59
Não, é só a regulagem da lenta. Em lenta a turbina não ajuda nada.
Edintruder
01/04/2012, 10:16
O ideal é deixar a turbina original. Manda recondicionar e usa por muito tempo ainda ou aproveita o link que o Daniel (Dsamaz) postou e coloca a WG nova. Sair trocando turbina de um motor para outro sem saber exatamente os tamanhos é tiro no pé, pois tem todo um cálculo de fluxo e volume de ar a ser considerado. Se não for bem feito ela vai demorar mais para entrar ou vai entrar muito cedo e estrangular em alta...
A questão de recondicionar é que realmente dura menos, mas se tu mandares recondicionar, saberás quanto tempo de garantia tens e vais pagar barato sem intermediários. A durabilidade reduzida é por conta da baixa cilindrada, então o motor só trabalha bem com pressão na admissão, o que causa constante demanda forte na turbina. Em motores maiores nem sempre é necessário usar a pressão em tempo constante em uso normal.
Henrique B
03/04/2012, 20:10
Não, é só a regulagem da lenta. Em lenta a turbina não ajuda nada.
Eu não mexi em nada, mas talvez possa ser o filtro novo que coloquei, pois o vendedor me disse que pra garantia valer, eu teria que trocar óleo, filtro, e filtro de ar, independente do estado do meu, essas foram as únicas coisas que eu troquei (além da turbina, claro).
Henrique B
03/04/2012, 20:11
O ideal é deixar a turbina original. Manda recondicionar e usa por muito tempo ainda ou aproveita o link que o Daniel (Dsamaz) postou e coloca a WG nova. Sair trocando turbina de um motor para outro sem saber exatamente os tamanhos é tiro no pé, pois tem todo um cálculo de fluxo e volume de ar a ser considerado. Se não for bem feito ela vai demorar mais para entrar ou vai entrar muito cedo e estrangular em alta...
A questão de recondicionar é que realmente dura menos, mas se tu mandares recondicionar, saberás quanto tempo de garantia tens e vais pagar barato sem intermediários. A durabilidade reduzida é por conta da baixa cilindrada, então o motor só trabalha bem com pressão na admissão, o que causa constante demanda forte na turbina. Em motores maiores nem sempre é necessário usar a pressão em tempo constante em uso normal.
Pois é Edin, não gostou muito de trocar o original, pelo "adaptado".
Pode ser que fique bom, mas precisaria de muitas regulagens e sorte também.
marciomeurer
04/04/2012, 15:04
Pois é Edin, não gostou muito de trocar o original, pelo "adaptado".
Pode ser que fique bom, mas precisaria de muitas regulagens e sorte também.
também não gosto não, mais se eu tive-se uma F1000 229 que é baratim pra arrumar as coisas eu arriscava heheheheheh
Pequeno jr
04/04/2012, 18:05
Lendo todo histórico é certo que recondicionaram sua turbina.
Por isso que demorou 1 ano e abriu os bicos. QUando fiz o motor da minha, até pensei em colocar uma turbina Delphi, mas a prudência me falou para instalar tudo original.
Cara, já achei não uma mas várias turbinas TGV para RAnger na faixa de R$ 2500 a R$ 3500,00. Se tu garimpar acha e outra estou falando em Zero km.
Os R$ 6000,00 com certeza é em autorizada.
Veja nesses locais se você acha turbina com preço melhor
Bodipasa - (http://www.bodipasa.com.br/)
guia Diesel (http://www.aguiadiesel.com.br/) (foi aqui que comprei minha turbina em 2009 com preço de pai para filho)
Pick-up Car Brasília (61) 3356-6222 (quase bateu o preço da aguia diesel. Vale a pena verificar)
DE toda forma, eu ficaria com a turbina TGV e manteria tudo original.
PauloLimited
04/04/2012, 18:09
A BI da Ranger TVG é diferente da WG ? Então quem tem TGV fica mais complicado de colocar uma WG.
Henrique B
04/04/2012, 21:18
Pequeno JR, eu poderia ter até pesquisado mais um pouco na hora de comprar, pois desse preço foi numa loja BOSH que estava á uns 300m de onde o guincho me deixou. O problema, é que es estava perdendo meu tempo, parado às margens da Fernão Dias, e segurando mais dois carros (meu irmão, meu primo, e meu cunhado), que estavam indo pra lá comigo, e não tinha ninguém a fim de correr o risco de dormir dentro dos carros de novo, pois no hotel só tinham 4 vagas (éramos 16).
Acebei comprando só o conjunto rotativo novo, de um revendedor autorizado GARRET de uma cidade vizinha, que entrego lá pra mim.
Pequeno jr
05/04/2012, 15:21
Pequeno JR, eu poderia ter até pesquisado mais um pouco na hora de comprar, pois desse preço foi numa loja BOSH que estava á uns 300m de onde o guincho me deixou. O problema, é que es estava perdendo meu tempo, parado às margens da Fernão Dias, e segurando mais dois carros (meu irmão, meu primo, e meu cunhado), que estavam indo pra lá comigo, e não tinha ninguém a fim de correr o risco de dormir dentro dos carros de novo, pois no hotel só tinham 4 vagas (éramos 16).
Acebei comprando só o conjunto rotativo novo, de um revendedor autorizado GARRET de uma cidade vizinha, que entrego lá pra mim.
Tendi, mas veja essas lojas que te falei para ver o preço de uma nova.
De certa forma, a sua durou bem.
Henrique B
05/04/2012, 15:25
Como assim, durou bem??
Foi só pouco mais de um ano, era pra durar muito mais, mesmo sendo apenas a conj rotativo novo, pois a turbina em si é ele, os caracóis não estragam assim.