PDA

Ver Versão Completa : Ranger XLT Gasolina 1998 4.0 V6 CS - baixando muito óleo



Wgalam
27/03/2012, 23:40
Boa noite,


Estou tentando corrigir os problemas com óleo na minha Ranger mas estou com dúvida em como proceder.
Um breve resumo do que está acontecendo: Eu reparei que existe vazamentos de óleo que pretendo levar para corrigir, no entanto ela também está queimando óleo de uma maneira muito estranha.
O motor só queima quando estou em um sinal esperando abrir e dou uma acelerada, ou quando estou em um congestionamento muito grande. Já testei em casa acelerando ou na lenta e nada de fumaça.
Estou usando óleo 20w50 para ver se o óleo resolveria o problema, mas somente diminuiu, mas mesmo após colocar esse óleo ela apresentou fumaça algumas vezes.
Outra coisa que notei é que ela só faz fumaça no GNV, nunca presenciei fumaça quando rodando em gasolina.

BRAVOECONOVEMBER
28/03/2012, 05:27
A cor da fumaça é de óleo mesmo? É azulada?
Veja que fumaça preta por exemplo não é óleo, é mistura que tá indo errada...

Alessandro,
28/03/2012, 08:17
Para um mecânico, verificar se está queimando gasolina é fácil.
Antes de sanar o vazamento, cheque isso pois dependendo do local do vazamento, já aproveita a mão de obra.

Pedro Eduardo Patussi
28/03/2012, 09:18
Boa noite,


Estou tentando corrigir os problemas com óleo na minha Ranger mas estou com dúvida em como proceder.
Um breve resumo do que está acontecendo: Eu reparei que existe vazamentos de óleo que pretendo levar para corrigir, no entanto ela também está queimando óleo de uma maneira muito estranha.
O motor só queima quando estou em um sinal esperando abrir e dou uma acelerada, ou quando estou em um congestionamento muito grande. Já testei em casa acelerando ou na lenta e nada de fumaça.
Estou usando óleo 20w50 para ver se o óleo resolveria o problema, mas somente diminuiu, mas mesmo após colocar esse óleo ela apresentou fumaça algumas vezes.
Outra coisa que notei é que ela só faz fumaça no GNV, nunca presenciei fumaça quando rodando em gasolina.

na ranger do moises....apresentou fumaça no escapamento de uma hr para outra...e não era oleo queimando...era a bobina com problemas...

Wgalam
28/03/2012, 09:19
A cor da fumaça é de óleo mesmo? É azulada?
Veja que fumaça preta por exemplo não é óleo, é mistura que tá indo errada...

Eu não consigo identificar se é azulada, ela fica entre branca e cinza, mas não se dissolve rápido no ar por isso acredito que não seja água.
Quanto a queima de gasolina eu não sei dizer, pois vejo a fumaça pelo retrovisor daí fica difícil de verificar, mas tem um cheiro forte quando está no GNV.

Wgalam
28/03/2012, 09:23
na ranger do moises....apresentou fumaça no escapamento de uma hr para outra...e não era oleo queimando...era a bobina com problemas...

Oi Pedro, sabes me dizer se na Ranger dele a fumaça era intermitente ou fazia sempre?

Marcelo Corradi
28/03/2012, 10:06
Um amigo nosso lá da Comunidade Ranger já me disse q a Ranger baixa mais oleo quando está no GNV. depois q ele retirou o gás e passou a rodar só na gasolina, ela parou de baixar oleo. não sei o pq....

a minha já fumaceou por problema eletronico tbm. começou a engasgar de repente, soltando fumaça, e depois parou sozinho tbm. voltou ao normal. mas isso não parece ser o seu caso. dá uma olhada na valvula PCV, acho q tbm pode ser ela. tem um topico aqui falando sobre isso.

Moisés S.M
28/03/2012, 11:15
Oi Pedro, sabes me dizer se na Ranger dele a fumaça era intermitente ou fazia sempre?

Wgalam;
Não era direto não,de vez em quando.Dpois que coloquei a bobina de uma ranger v6 só pra teste ficou nova,dai comprei uma na ford e não tive mais problemas.Vou te dizer,é muito difícil esse motor apresentar problemas,ainda mais queima de óleo,se tu segue as trocas conforme o manual troca em 5 e 5 mil km,e usa o óleo indicado,não vai ter problemas,porem é uma caminhonete de 14 anos e as peças vão chegando no fim da sua vida útil.Eu acredito que seja a bobina,tenta conseguir uma emprestada e faz o teste,mas te dou uma dica,não compra essas do mercado livre por 140 reais,se for comprar compra original pra não ter dor de cabeça.

Wgalam
28/03/2012, 13:53
Acabei de fazer alguns testes, verifiquei se vazava fumaça pela vareta do óleo e não vaza nada, filmei a descarga tanto em alta quanto em baixa e nada de fumaça.

Vou ver se consigo testar a bobina.
Como faço para testar a válvula PCV? Se for a válvula eu tenho como simular o problema pra ver se é realmente ela?

Pedro Eduardo Patussi
28/03/2012, 16:13
eu não creio q a PCV tenha a ver nada com isso....

PCV é uma valvula q libera o excesso de gases de dentro do motor...para ser "requeimado"....oq pode acontecer é ela ficar obstruida com excesso de "sujeira" carbonização...e entupir igual a minha estava...a minha estava melejando de oleo a mangueira do filtro de ar...na entrada q vai na borboleta...

Wgalam
28/03/2012, 16:16
eu não creio q a PCV tenha a ver nada com isso....

PCV é uma valvula q libera o excesso de gases de dentro do motor...para ser "requeimado"....oq pode acontecer é ela ficar obstruida com excesso de "sujeira" carbonização...e entupir igual a minha estava...a minha estava melejando de oleo a mangueira do filtro de ar...na entrada q vai na borboleta...

Vou verificar se está manchando de óleo a entrada.
Obrigado!

Marcelo Corradi
29/03/2012, 10:52
eu não creio q a PCV tenha a ver nada com isso....

PCV é uma valvula q libera o excesso de gases de dentro do motor...para ser "requeimado"....oq pode acontecer é ela ficar obstruida com excesso de "sujeira" carbonização...e entupir igual a minha estava...a minha estava melejando de oleo a mangueira do filtro de ar...na entrada q vai na borboleta...

eu não entendo sobre a PCV, mas naquele topico o pessoal disse q ela pode fazer baixar oleo e fumacear.

Wgalam
29/03/2012, 17:17
Pessoal, verifiquei a Válvula PCV e parece que está sempre aberta.
Ela é assim mesmo ou deveria abrir só quando tivesse vácuo?
Conversando com um vizinho que viu, ele achou a caminhonete acelerada quando está com a válvula, quando tapamos a tubulação que vai para o coletor de ar a lenta ficou mais baixa.
Devo trocar a válvula?

Wgalam
29/03/2012, 18:59
Pessoal, verifiquei a Válvula PCV e parece que está sempre aberta.
Ela é assim mesmo ou deveria abrir só quando tivesse vácuo?
Conversando com um vizinho que viu, ele achou a caminhonete acelerada quando está com a válvula, quando tapamos a tubulação que vai para o coletor de ar a lenta ficou mais baixa.
Devo trocar a válvula?

Fiz um vídeo mostrando o estado da válvula.
https://plus.google.com/u/0/101155672445492094606/posts/hcrXfgCfJ19

Moisés S.M
30/03/2012, 08:23
Tu nota a Ranger sempre acelerada?demora pra baixar o giro quando para num semáforo? ou quando liga pela manha?
Testou a Bobina?

Pedro Eduardo Patussi
30/03/2012, 08:43
Fiz um vídeo mostrando o estado da válvula.
https://plus.google.com/u/0/101155672445492094606/posts/hcrXfgCfJ19

a valvula pcv é assim msm...passa um descarbonizante dentro dela... ou gasolina...

Wgalam
30/03/2012, 13:24
Tu nota a Ranger sempre acelerada?demora pra baixar o giro quando para num semáforo? ou quando liga pela manha?
Testou a Bobina?

Ela custa a baixar o giro, sempre que acelero ela fica alguns segundos acelerada.
A bobina eu não testei ainda, pois tenho que conseguir outra para testar.
Caso seja a bobina, ela não deveria estar falhando?
A lenta dela está normal, sem falhas.

Obs: Eu estava notando que quando acelerava ela no GNV que forçava o motor ela dava uma engasgada, daí troquei os cabos de vela e resolveu. As velas foram trocadas em dezembro.

Wgalam
02/04/2012, 18:01
Tu nota a Ranger sempre acelerada?demora pra baixar o giro quando para num semáforo? ou quando liga pela manha?
Testou a Bobina?

Ela ficar acelerada é sinal de que?

Pedro Eduardo Patussi
02/04/2012, 18:44
Ela ficar acelerada é sinal de que?

o mais facil e provavel...o sensor da marcha lenta sujo...(carbonizado)... uma boa limpeza com descarbonizante talvez ajude...se não melhorar...começar trocando o sensor...

da uma olhada na borboleta dela tbm...ve se tem sujeira...

Wgalam
17/04/2012, 17:30
o mais facil e provavel...o sensor da marcha lenta sujo...(carbonizado)... uma boa limpeza com descarbonizante talvez ajude...se não melhorar...começar trocando o sensor...

da uma olhada na borboleta dela tbm...ve se tem sujeira...

Pessoal, fui testar se o problema estava no atuador e experimentei desconectar o sensor.
O carro ficou funcionando perfeito no GNV, não cheguei a testar na gasolina.
Tem problema de eu andar com o sensor desconectado até adquirir uma peça nova, tendo em vista que ela não apaga e não fica acelerada?

Agradecendo desde já!