PDA

Ver Versão Completa : Faça você mesmo: lanterna de neblina traseira da tracker

carlos.nvj
27/03/2012, 15:05
Gostaria de compartilhar com os colegas algumas informações que podem ser úteis para quem quer colocar a lanterna de neblina traseira.
Depois de estudar os diagramas elétricos, tive a grata surpresa de verificar que a tracker já tem uma parte do circuito necessário.
No lado esquerdo do painel, perto do controle do retrovisor, tem vários botões "cegos", e atrás de cada um deles está preso um conector. Um deles é um conector azul, onde deve ser conectado o botão original dos faróis e está ligado a um circuito proprio na caixa de fusíveis (já tem até o fusível no lugar). Mesmo quem não tem o botão original pode fazer uma adaptação, sabendo a função de cada fio.

338435338436
Na ordem em que aparecem:
- azul e verde : esta é a saida para acionar as lanternas de neblina traseiras
- preto : negativo
- azul e amarelo com aneis prateados: +12V quando o farol principal está ligado
- vermelho e amarelo : iluminação do painel
- rosa e azul : esse é o fio que vem da caixa de fusíveis
- preto: negativo

Algumas observações:
- um dos negativos é para a iluminação do botão e o outro é para o relé de acionamento que fica dentro do botão
- quando acionamos as lanternas, temos +12V no fio vermelho e amarelo, ligando a iluminação do botão.
- a lanterna de neblina só é acionada quando o farol baixo está ligado (essa é a função do fio azul e amarelo). Dá para fazer uma ligação que habilite o uso da lanterna de neblina quando apenas as lanternas estão ligadas.
- o fio verde e azul vai até um conector perto da caixa de fusíveis e morre lá. Como o espaço é bastante apertado para trabalhar, decidi fazer a emenda do fio que vai para os faróis perto do botão mesmo.

carlos.nvj
27/03/2012, 15:07
Tireis os acabamentos do lado esquerdo e passei o fio para a traseira (fio verde):
338438 338439 338440

nanito
27/03/2012, 15:07
Gostaria de compartilhar com os colegas algumas informações que podem ser úteis para quem quer colocar a lanterna de neblina traseira.
Depois de estudar os diagramas elétricos, tive a grata surpresa de verificar que a tracker já tem uma parte do circuito necessário.
No lado esquerdo do painel, perto do controle do retrovisor, tem vários botões "cegos", e atrás de cada um deles está preso um conector. Um deles é um conector azul, onde deve ser conectado o botão original dos faróis e está ligado a um circuito proprio na caixa de fusíveis (já tem até o fusível no lugar). Mesmo quem não tem o botão original pode fazer uma adaptação, sabendo a função de cada fio.

338435338436
Na ordem em que aparecem:
- azul e verde : esta é a saida para acionar as lanternas de neblina traseiras
- preto : negativo
- azul e amarelo com aneis prateados: +12V quando o farol principal está ligado
- vermelho e amarelo : iluminação do painel
- rosa e azul : esse é o fio que vem da caixa de fusíveis
- preto: negativo

Algumas observações:
- um dos negativos é para a iluminação do botão e o outro é para o relé de acionamento que fica dentro do botão
- quando acionamos as lanternas, temos +12V no fio vermelho e amarelo, ligando a iluminação do botão.
- a lanterna de neblina só é acionada quando o farol baixo está ligado (essa é a função do fio azul e amarelo). Dá para fazer uma ligação que habilite o uso da lanterna de neblina quando apenas as lanternas estão ligadas.
- o fio verde e azul vai até um conector perto da caixa de fusíveis e morre lá. Como o espaço é bastante apertado para trabalhar, decidi fazer a emenda do fio que vai para os faróis perto do botão mesmo.

Agora me diz: custava muito vir isso de fábrica?!

Tem coisas que não dá pra entender...

carlos.nvj
27/03/2012, 15:29
Tirando a lanterna traseira esquerda, tem um "conduite" que vai direto para baixo, por onde passa o par de fios que vai para a iluminação da placa traseira. Não tenho uma foto clara do conduite, mas nessa foto ele está do lado inferior esquerdo:338441

que vai sair embaixo:

338442

Precisei tirar a fita isolante e soltar o conduite embaixo para passar os fios.
Outro detalhe é que, como estou colocando a lanterna original, puxei também o sial dos piscas (na primeira foto da para ver a emenda para o pisca esquerdo. Já para o psica direito, não quis passar os fios pelo porta malas, e resolvi fazer um caminho mais curto:
338443
Primeiro tentei por aquele pequeno furo redondo, mas ele não sai no compartimento onde está a lanterna direita. Como já havia ur rasgo no selo maior (o adesivo preto), passei o fio por ali e calafetei com manta asfáltica auto adesiva, que dificilmente vai se soltar sozinha
338444

Agora é só finalizar o chicote e colocar o parachoques de volta.

Depois continuo com a parte das lanternas.... espero que seja útil.

julianoaccioly
27/03/2012, 17:19
Não sei se é somente comigo....mas esta luz de nevoeiro incomoda e MUITO o motorista que vem no carro atras a noite na estrada, motoristas que respeitam o mínimo o proximo deveria usar somente em situações de real necessidade, nevoeiros, fortes neblinas e chuvas.

Parabéns pelo trabalho e excelente tutorial.

Abraços,

Juliano

nanito
27/03/2012, 17:29
Não sei se é somente comigo....mas esta luz de nevoeiro incomoda e MUITO o motorista que vem no carro atras a noite na estrada, motoristas que respeitam o mínimo o proximo deveria usar somente em situações de real necessidade, nevoeiros, fortes neblinas e chuvas.

Parabéns pelo trabalho e excelente tutorial.

Abraços,

Juliano

O pessoal gosta de apertar todos os botõezinhos que tem no painel...

Varela
21/02/2013, 11:45
396230

Kit Lanterna Neblina Gm Tracker Original 2001...........
Código do anúncio: LE1HSN3QUB

R$ 847,00

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/kit-lanterna-neblina-gm-tracker-original-2001-LE1HSN3QUB#rmcl

Carinho viu.

Elisson
22/02/2013, 09:31
Carinho é o que minha esposa me faz!!! husauhasuhasuhash......mas assim, meu GV 2000 tem luz de Neblina e costumo usá-lo a noite sim, principalmente quando vem um 'bonitinho" atrás me cegando com a luz alta!!! :D

asquintal
31/07/2013, 21:31
Carinho é o que minha esposa me faz!!! husauhasuhasuhash......mas assim, meu GV 2000 tem luz de Neblina e costumo usá-lo a noite sim, principalmente quando vem um 'bonitinho" atrás me cegando com a luz alta!!! :D

Estou necessitando desta lanterna do lado direito, porém acho um absurdo os valores que encontrei.
Será que não existe uma similar, ela me parece muito com a da kombi.
Deve existir alguma de outro veículo que seja iqual, ao menos a parte do acrilico.

valeu

fboscolo
03/04/2016, 13:20
Pessoal, sabem me dizer a função dos conectores que estão no lado esquerdo do painel:
Azul: farol milha
Amarelo: ?
Cinza: ?
Branco: ?

aviasom
21/04/2016, 21:19
Acredito que amarelo seja o farol de neblina!

bobweg
19/07/2016, 20:16
Amigão, não precisasse de nenhum relé - fora o botão do neblina original? Quero ligar também, tenho o botão original e as lanternas... mas no caso as setas das lanternas de para-choque vou transformar em luz de posição (Insulfilme vermelho na parte laranja da lanterna + led).

Mauro Marconi
20/07/2016, 02:18
Estou necessitando desta lanterna do lado direito, porém acho um absurdo os valores que encontrei.
Será que não existe uma similar, ela me parece muito com a da kombi.
Deve existir alguma de outro veículo que seja iqual, ao menos a parte do acrilico.

valeu
Veja a do Jimny 2016

bobweg
21/07/2016, 00:48
Outra coisa: qual bitola de fio correta a utilizar?

leodinossauro
22/03/2017, 21:29
Curioso que ao conectar o botão de farol de neblina ( comprado no AliExpress ) no conector azul, a luz do botão fica ligado o tempo todo ( mesmo com o carro delisgado ) e ao clicá-lo acende o painel e luzes de posição.

Como o encaixe botão x plug azul só é possível de uma forma, achei estranho.

Alguém teve o mesmo problema ?

Algumas observações:

fabianohelenos
31/03/2017, 19:35
onde posso achar essas lanternas? procurei no ML e nada :/

bobweg
09/04/2017, 21:18
Segui as orientações do colega e instalei a lanterna; comprei o botão e as lanternas de para-choque em um desmanche.

A parte laranja das lanternas mascarei com insulfilme vermelho, coloquei uma lâmpada pingo e transformei em luz de posição. Gostei do resultado.

546260 546257 546258

cadu-araxa
09/04/2017, 21:41
Alguém confirma que essas lanternas são as mesmas do Jimny?

bobweg
16/04/2017, 12:07
O vendedor me informou que a lanterna do Jimny é diferente e precisaria 'cortar' o para-choque para servir (mas tenho as minhas dúvidas). Visualmente parece a mesma: seta nas beiradas, neblina no centro (apenas lado esquerdo) e olho-de-gato na parte interna. O botão de neblina tem a iluminação na cor âmbar (mesma do Jimny; no Tracker a iluminação do painel é em verde).

Tanto a lanterna quanto o botão serviram perfeitamente no Tracker.

carlos.nvj
24/04/2017, 15:34
É bem provável que o botão do Aliexpress não siga o padrão...

Curioso que ao conectar o botão de farol de neblina ( comprado no AliExpress ) no conector azul, a luz do botão fica ligado o tempo todo ( mesmo com o carro delisgado ) e ao clicá-lo acende o painel e luzes de posição.

Enio Brito
13/05/2017, 18:50
Belo tutorial!
Eu tenho ideias para fazer algo semelhante, mas quero aproveitar para usar luzes de ré.

Rafael Comarin
31/05/2017, 13:35
Meus Botões estão chegando. ja dei uma lida em como fazer. Para o neblina dianteiro alguem tem link que explique como fazer dessa forma, usando os conectores x botoes originais?

Rafael Comarin
31/05/2017, 13:36

Conseguiu Resolver? Meus botões são do ALi tbm.. e estão chegando..

Alexandre "Tracker"Fenner
01/06/2017, 21:24
548451A minha fiz assim, coloquei no lugar dos piscas luz de Ré, mas na verdade nao sabia que a tracker vinha com o chicote igual da grandVitara pois tenho o Interrupitor da luz de neblina.

Vitor Sgobbi
23/01/2018, 10:04
548451A minha fiz assim, coloquei no lugar dos piscas luz de Ré, mas na verdade nao sabia que a tracker vinha com o chicote igual da grandVitara pois tenho o Interrupitor da luz de neblina.

Olá Alexandre, onde consegui essa com luz de neblina?