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Ver Versão Completa : Qual a forma correta de tracionar o vitara cambio automatico rodas livres automaticas



Gusgomes
27/03/2012, 10:31
- Mantem se a alavanca no D com o carro parado e faz a mudanca para 4x4? Ou passa a alavanca do cambio para N?
- Para desengatar o 4x4, é sempre necessario dar uma ré? (esses dias desengatei e nao dei a re, parece que o carro continuou meio preso e ainda de brinde deu um solavanco). Dai parei e dei a re para desativar completamente o sistema. Ja troquei as rodas livres no comeco do mes.

roberson.rs
27/03/2012, 10:34
Ola Gomes, o meu vitara é automatico tambem, eu nunca tive problemas com desengatar ou continuar engatado. Eu sempre para o carro coloco em Neutro e engato. Para desengatar faço a mesma coisa, coloco em Neutro e desengato. nunca precisei dar a marcha ré.

nanito
27/03/2012, 10:47
Ola Gomes, o meu vitara é automatico tambem, eu nunca tive problemas com desengatar ou continuar engatado. Eu sempre para o carro coloco em Neutro e engato. Para desengatar faço a mesma coisa, coloco em Neutro e desengato. nunca precisei dar a marcha ré.

Amigo Roberson, os Vitaras com roda-livre automática precisam dar a marcha a ré até dar uma pequeno "click" pra desligar a roda livre, se não tu vais rodar com ela acionada à toa e isso não é uma boa...

mauricio_silva
27/03/2012, 16:51
Amigo Roberson, os Vitaras com roda-livre automática precisam dar a marcha a ré até dar uma pequeno "click" pra desligar a roda livre, se não tu vais rodar com ela acionada à toa e isso não é uma boa...
:shock: :shock::shock:
Aaaaaaaaacho que não...
Veja, a roda livre automática é acionada por sistema pneumático. Se ele estiver com problema, não vai desengatar de jeito nenhum. Dar marcha a ré na viatura era (é) uma técnica usada pelos jipeiros (Ford, Willys e Niva, principalmente) para desengatar a tração (no caso dos 4x4 part time) ou o bloqueio de diferencial (nos 4x4 full time). Uma pequena marcha a ré alivia a tensão mecânica do sistema de câmbio/caixa de transferência, facilitando o desengate. Mas para a roda livre... acho que não faz diferença. Até porque a roda livre, quando acionada, funciona da mesma forma com a viatura indo para frente ou para trás.
Você tem certeza disso, nanito? É uma informação nova para mim.
Abraços.

nanito
27/03/2012, 17:12
:shock: :shock::shock:
Aaaaaaaaacho que não...
Veja, a roda livre automática é acionada por sistema pneumático. Se ele estiver com problema, não vai desengatar de jeito nenhum. Dar marcha a ré na viatura era (é) uma técnica usada pelos jipeiros (Ford, Willys e Niva, principalmente) para desengatar a tração (no caso dos 4x4 part time) ou o bloqueio de diferencial (nos 4x4 full time). Uma pequena marcha a ré alivia a tensão mecânica do sistema de câmbio/caixa de transferência, facilitando o desengate. Mas para a roda livre... acho que não faz diferença. Até porque a roda livre, quando acionada, funciona da mesma forma com a viatura indo para frente ou para trás.
Você tem certeza disso, nanito? É uma informação nova para mim.
Abraços.

A informação que tenho é que a roda livre age como uma catraca: com o 4x4 engatado e andando pra frente ela aciona, se desengatar o 4x4 e andar pra trás ela se desliga. Com o 4x4 se andar pra trás ela aciona, se desengatar o 4x4 e andar pra frente ela desliga. Com o 4x4 engatado ela fica sempre acionada indo pra frente ou pra trás, dá pra ouvir um pequeno "click" quando andamos pra frente e pra trás com o 4x4 engatado.

No manual do Vitara também consta esta informação de andar alguns metros em marcha ré ou pra frente (depende do sentido em que estava andando em 4x4) pra desligar a roda livre.

Sistema pneumático é nas GV/Tracker.

mauricio_silva
27/03/2012, 18:28
A informação que tenho é que a roda livre age como uma catraca: com o 4x4 engatado e andando pra frente ela aciona, se desengatar o 4x4 e andar pra trás ela se desliga. Com o 4x4 se andar pra trás ela aciona, se desengatar o 4x4 e andar pra frente ela desliga. Com o 4x4 engatado ela fica sempre acionada indo pra frente ou pra trás, dá pra ouvir um pequeno "click" quando andamos pra frente e pra trás com o 4x4 engatado.

No manual do Vitara também consta esta informação de andar alguns metros em marcha ré ou pra frente (depende do sentido em que estava andando em 4x4) pra desligar a roda livre.

Sistema pneumático é nas GV/Tracker.

Olá nanito, tudo bem?

Achei esta informação:
http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=27

E tem este tutorial sobre roda livre:
http://www.facatrilha.com.br/curiosidadesedicas/Tutorial%20Sobre%20Rodas%20Livre.pdf?v=_PoocIsiV2c&feature=related

Você tem razão quanto a necessiade da ré (ver no tutorial o modelo de roda livre automática por cames) para destravar a roda livre. Mas o funcionamento não é como de uma catraca (que trava numa direção e libera o movimento na outra). É por acoplamento mesmo.
É, vivendo e aprendendo. Aprendi mais uma hoje! Valeu!!:dance:

roberson.rs
27/03/2012, 19:26
Opa, a minha viatura e automática e roda livre automática. Quando desengato, tenho certeza que desengata, mas nunca precisei dar marcha ré. A única coisa que eu faço e engatar e desengatar em N.

Eu percebo quando estou andando engatado.
Derrepente pode ser um defeito.

Pode ser também que na maioria das vezes que desengatei foi perto de casa, pois saio da praia já estou quase dentro da garagem


Olá nanito, tudo bem?

Achei esta informação:
http://suzukioffroad.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=27

E tem este tutorial sobre roda livre:
http://www.facatrilha.com.br/curiosidadesedicas/Tutorial Sobre Rodas Livre.pdf?v=_PoocIsiV2c&feature=related

Você tem razão quanto a necessiade da ré (ver no tutorial o modelo de roda livre automática por cames) para destravar a roda livre. Mas o funcionamento não é como de uma catraca (que trava numa direção e libera o movimento na outra). É por acoplamento mesmo.
É, vivendo e aprendendo. Aprendi mais uma hoje! Valeu!!:dance:

nanito
27/03/2012, 20:28
Opa, a minha viatura e automática e roda livre automática. Quando desengato, tenho certeza que desengata, mas nunca precisei dar marcha ré. A única coisa que eu faço e engatar e desengatar em N.

Eu percebo quando estou andando engatado.
Derrepente pode ser um defeito.

Pode ser também que na maioria das vezes que desengatei foi perto de casa, pois saio da praia já estou quase dentro da garagem

Já tive Vitara automático com RL automática e te garanto que o funcionamento é o mesmo: tem que andar de ré alguns metros pra desengatar a RL.

Daniel Bila
27/03/2012, 21:08
Esta no manual, tem q dar ré sim.

roberson.rs
27/03/2012, 23:06
Esta no manual, tem q dar ré sim.

Voce costuma engatar o 4x4 em movimento?

nanito
28/03/2012, 09:58
Voce costuma engatar o 4x4 em movimento?

Não, pra engatar só parado!

Pra desengatar tem gente que desengata em movimento de baixa velocidade, mas eu só engato e desengato com a viatura parada.

mairo
28/03/2012, 12:17
se nao der uma ré depois de posicionar a alavanca do 4x4 em 4x2 o diferencial dianteiro vai continuar sem acionado pelas rodas dianteiras, o cardan dianteiro vai continuar rodando, etc! realmente um desgaste desnecessário, além do provavel aumento do consumo de combustível! é a mesma coisa que um jeep com roda livre manual, desengatar a traçao 4x4 na alavanca e não ir la nas rodas e desligar as rodas livres, o diferencial vai continuar trabalhando pois as rodas dianteiras vão aciona-lo! faz o teste e pede pra alguém andar pra frente com o carro e olhe suas homocinéticas, estarão andando, depois de um ré e veja as homocinéticas!

roberson.rs
28/03/2012, 13:49
Só pra entender!
Se nao der marcha ré, o carro desengata o 4x4, ou seja, perde a tacão dianteira, porém fic com o diferencial rodando?

nanito
28/03/2012, 14:22
Só pra entender!
Se nao der marcha ré, o carro desengata o 4x4, ou seja, perde a tacão dianteira, porém fic com o diferencial rodando?

Isso aí, fica com o diferencial dianteiro rodando à toa.

roberson.rs
28/03/2012, 15:23
Pois é..

por isso que te disse que desengatava. Eu percebia que ele desengatava o 4x4, porem não percebi que o diferencial girava junto!

mas bom saber.. essa rézinha evita o desgaste!


Isso aí, fica com o diferencial dianteiro rodando à toa.

Daniel Bila
28/03/2012, 16:09
Roberson,
Faço sempre com a viatura parada. engato e desengato só com ela parada.
Isso ai fica rodando sem necessidade, desgastando...sem tração na dianteira.
abraço.

roberson.rs
28/03/2012, 16:25
Meu cambio é automatico. Sempre engato e desengato com a viatura parada e com o cambio em "N". ja para evidar atrito.

abraço


Roberson,
Faço sempre com a viatura parada. engato e desengato só com ela parada.
Isso ai fica rodando sem necessidade, desgastando...sem tração na dianteira.
abraço.