Ver Versão Completa : Kit basico para manutenção de Freelander
J.Hippert
26/03/2012, 23:17
Saudações!!
Inicialmente, não posso deixar de elogiar os frequentadores aqui do fórum pela qualidade das mensagens postadas e pelas informações compartilhadas. Já aprendi muito sobre o veículo que tinha, uma Hilux SR5 2001 e sobre o que possuo agora, um Freelander SE 2005. Misteriosamente, meu usuário antigo, "jhippert" perdeu o privilégio de postar novos tópicos e responder aos existentes. Então criei esse novo "J.Hippert" pra poder voltar a ativa.
Pois bem, antes de comprar o Freelander, pesquisei bastante aqi no fórum sobre manutenção, qualidades e defeitos do carro, consumo, compra de peças via sites "gringos" e tudo isso me fez tomar uma decisão consciente. O carro foi adquirido com cerca de 40.000 Km, revisões em concessionária (Terranova-BH), excelente estado de conservação e está chegando aos 54.000 km, já passando da hora de fazer uma revisão. Até hoje só me deu alegria. Então, depois de pesquisar muito aqui no fórum resolvi pedir ajuda mais uma vez para esclarecer algumas dúvidas.
Como o custo das peças na concessionária é extorsivo, pretendo importar as peças, talvez na Land Rover Parts | Range Rover Spares & Accessories - Discovery, Defender, Freelander (http://www.paddockspares.com/) ou na O maior fornecedor de peças e acessórios para todos os veículos Land Rover em Portugal (http://www.land-rover-parts-shop.com/pt/ui/). Para aproveitar a compra, o frete, pensei em pedir um "kit básico" com as peças de reposição mais comuns, que de um jeito ou de outro precisam ser trocadas pelo desgaste e/ou kilometragem do veículo. Pensei em:
- Pastilhas de freio (talvez disco também, porque acho que deixei passar muito da kilometragem recomendada)
- Lonas do freio traseiro
- Velas
- Bobinas (já tive que torcar uma e foi uma facada por aqui)
- Amortcedores (será que precisa dos 4?)
Será que tem mais alguma peça que seja recomendável trocar? Alguém teria uma indicação de oficina que trabalha bem com Land em Belo Horizonte?
Agradeço muito que puder "palpitar". Gostei demais desse carro que, apesar de ser 2005, oferece itens de segurança e conforto que muitas vezes nem os top de linha do quadrilátero do mal tem (li essa expressão por aqui, hehe). Mas para mantê-lo realmente há que se planejar bem as manutenções, comprar peças lá fora mesmo e entender um pouco melhor do ciclo de manutenção ou problemas mais comuns, senão te passam a perna!
Um abraço!
João Hippert
Roberto FL
27/03/2012, 18:59
Saudações:
Incluiria no kit +
Bomba de gasolina;
não só os amortecedores, mas as batentes e borrachas da barra estabilizadora;
Discos e pastilhas - certamente. (gasta bem) Tenho um jogo zero em casa e nem vou usar. Se quiser até te vendo;
Com este KM e ano logo vai precisar de correia dentada e ar;
Dá uma olhada no Ebay. Tem bom preço lá.
boa sorte com seu Freebie!
Parabéns pela aquisição! Concordo com sua intenção de importar peças preventivamente. Faço o mesmo.
Sobre sua lista, só manteria as pastilhas de freio e as bobinas. As lonas (freio traseiro) duram muuuito. Lembre-se que esse carro é relativamente leve. A minha tá com 95 mil km e o mecânico diz que as lonas estão boas. As velas são de platina, troca a cada 100 mil Km. Também nunca mexi nos discos. Não sei quanto tempo eles ainda durarão, mas os seus, com 54 mil km, ainda devem ter lenha pra queimar. Os amortecedores do meu carro estão bons, mas acho que deve variar muito de acordo com o uso. Mande avaliar os seus e não troque apenas por causa da quilometragem.
O filtro de combustível deve ser trocado com 200 mil km, mas eu troquei antes. Nossa gasolina não é tão limpinha assim.
As correias dos comandos de válvulas são trocadas com 120 mil km. A principal é trocada com 160 mil km.
Quanto à loja, segui a recomendação do forista Neilson e virei cliente da Brit-car. Atendimento nota dez. Também compro no ebay.
Também por recomendação do Neilson, eu dou preferência por importar em pequenas quantidades, mesmo que tenha que pagar mais pelo frete. É que se o valor do produto for baixo, muitas vezes chega em casa sem pagar imposto. Se fizer um “pacotão” cheio de peças, a alfândega vai te pegar, difícil escapar.
Boa sorte!
Saudações:
Incluiria no kit +
Bomba de gasolina;
não só os amortecedores, mas as batentes e borrachas da barra estabilizadora;
Discos e pastilhas - certamente. (gasta bem) Tenho um jogo zero em casa e nem vou usar. Se quiser até te vendo;
Com este KM e ano logo vai precisar de correia dentada e ar;
Dá uma olhada no Ebay. Tem bom preço lá.
boa sorte com seu Freebie!
Boa ideia de providenciar as borrachas da barra estabilizadora. Eu também tive que trocar umas buchas da susp dianteira que sairam baratinhas lá fora e são uma fortuna na ccs. Acho que troquei com 60 mil km. Vale a pena trazer logo.
J.Hippert
28/03/2012, 16:17
Pessoal,
Como sempre, a turma aqui é demais...
Roberto,
Se você estiver interessado em vender seu conjunto pastilha/disco estou interessado em comprar. Me manda um e-mail, jhippert1@gmail.com, com valor, marca e alguma outra informação que ache importante.
Voltando às peças que você e o SM-S indicaram, a grande dificuldade que percebi é identificar as peças nos sites. Apesar saber inglês inglês relativamente bem, nome de peça é complicado...acho que já vi até um tópico sobre isso. Se puderem enviar o nome ou especificação (código) das peças que sugeriram: bomba de combustível, borrachas e batentes da barra estabilizadora e correias (apesar de que as correias ainda leva um bom tempo).
Sobre a Brit-car, já li por aqui que a qualidade das peças nem sempre é boa. Que depende muito da peça. O que acham?
A propósito, o Neilson é que foi meu guru quando resolvi comprar o carro. Conseguiu doutrinar mais um :)... entende muito de Land...um dia chego lá.
Abraço!
João Hippert
Sobre a Brit-car, eu ainda não tive problemas com as peças compradas lá. Não posso falar mal. Sei que para muitas peças eles oferecem opções: (G) significa peça genuína, vem na embalagem da LR; (O) é original, é exatamente igual à genuína, feita pelo mesmo fabricante, mas não vem na embalagem LR, vem na embalagem do fabricante; (P) é a paralela.
Exemplo: comprei as bobinas de ignição do tipo (O) - original. O preço era um pouco menor que as (G). Vieram na caixa da Rover, que é (era) a fabricante do motor 2.5 V6. Mas na verdade a fabricante das bobinas é a Champion, pois nem Land Rover, nem Rover, nem BMW etc. fabricam esse tipo de peça. Se comprasse a (G), viria na caixa LR, mas a fabricante seria a Champion do mesmo jeito.
Talvez vc tenha confundido Brit-car com Britpart. Esta última não é loja, é fabricante de peças paralelas com fama bem ruim. Até hoje só comprei um filtro de pólen da marca, algo muito simples, e parece estar funcionando.
A respeito do inglês, concordo plenamente. Também sofri bastante até entender alguma coisa. O pior é que eu não conhecia os nomes das peças nem em português. Me ajudou muito a leitura de um material chamado "RAVE". Joga no google que vc acha o arquivo. Acho que tem link aqui no 4x4 Brasil também. Lá ensinam o funcionamento da FL em detalhes. É uma verdadeira aula de mecânica acessível a nós leigos.
Vou procurar uns links úteis e postar aqui.
SDS,
SM-S
João, seguem os links:
Download RAVE: land rover service factory manual RAVE download land rover resource, service manual, workshop factory manual, download, rave, vehicles including discovery, series, defender, range rover, freelander, LR3, Handbooks, Catalog, Catalogue, Land Rover Inte (http://www.landroverresource.com/)
Ajuda com o inglês automotivo: Parts and Accessory Categories Freelander 1 2.5 V6 Petrol - 2005 (http://www.land-rover-parts-shop.com/pt/ui/category.php?model=Freelander 1&engine=2.5 V6 Petrol&year=2005)
Este site é de uma loja multinacional, com filial em Portugal. A dica é achar a peça usando o sistema deles, daí você chega ao código da peça. Com esse código, você pode pesquisar em qualquer língua, até loja da Rússia vai aparecer em sua pesquisa. O link já está selecionado para FL 2005 com motor 2.5 V6. O mais difícil é se virar com esse dialeto estranho falado pelos portugas :)
Faça um teste para procurar os discos de freio. Travões > travões dianteiros > disco de travão. Vai ter uma lista de produtos com o código SDB101070.
O bom e velho dicionário também ajuda: English to French, Italian, German & Spanish Dictionary - WordReference.com (http://www.wordreference.com/)
Roberto FL
02/04/2012, 01:29
Pessoal,
Como sempre, a turma aqui é demais...
Roberto,
Se você estiver interessado em vender seu conjunto pastilha/disco estou interessado em comprar. Me manda um e-mail, jhippert1@gmail.com, com valor, marca e alguma outra informação que ache importante.
Voltando às peças que você e o SM-S indicaram, a grande dificuldade que percebi é identificar as peças nos sites. Apesar saber inglês inglês relativamente bem, nome de peça é complicado...acho que já vi até um tópico sobre isso. Se puderem enviar o nome ou especificação (código) das peças que sugeriram: bomba de combustível, borrachas e batentes da barra estabilizadora e correias (apesar de que as correias ainda leva um bom tempo).
Sobre a Brit-car, já li por aqui que a qualidade das peças nem sempre é boa. Que depende muito da peça. O que acham?
A propósito, o Neilson é que foi meu guru quando resolvi comprar o carro. Conseguiu doutrinar mais um :)... entende muito de Land...um dia chego lá.
Abraço!
João Hippert
é verdade. as vezes o pessoal se engana e compra peça paralela de baixa qualidade lá fora. Isso acontece porque não se conhece bem. na dúvida, compra peça LR.
Quanto a dica do site é boa. Se não souber identificar, da uma passada na agencia ou liga e pega o código e faz a busca no internet. Outra coisa:
Tem lojas especializadas no Brasil. Conheci o dono de uma delas num posto onde vi uma disco 1 impecável!!!! era dele. kkk coisas de landeiro. Na duvida também, liga para a loja. Tem outras especializadas em carros importados tbm. nem sempre importar e mais barato...
SeventySix Brasil - Peças para Land Rover (http://www.seventysix.com.br/)
Auto Peas Castro Ltda (http://catalogo.castrocatalog.com.br/default.asp?id_catalogo=18)
ABÇ
J.Hippert
03/04/2012, 16:27
SM-S
Cara...sensacional o link dos portugas!!! Tem o desenho esquemático de todos os sistemas. Agora ficou fácil, hehe.
O site WordeReference já uso muito, para inglês, espanhol, realmente é um ótimo site para pesquisa e estudo de idiomas.
Valeu!!!
João
LeandroDelSanto
09/04/2012, 00:35
João, seguem os links:
Download RAVE: land rover service factory manual RAVE download land rover resource, service manual, workshop factory manual, download, rave, vehicles including discovery, series, defender, range rover, freelander, LR3, Handbooks, Catalog, Catalogue, Land Rover Inte (http://www.landroverresource.com/)
Como faz para usar esse RAVE?
Eu baixei esse arquivo, daí extrai tudo...
A única coisa que consegui abrir, foi indo na pasta "tutorial" e executar um arquivo chamado "start" que é tipo uma aulinha de como usar o software....
Mas abrir o programa mesmo, nao consegui! oq eu to fazendo errado? Alguma luz? Parece ser interessante esse negócio!
Leandro,
Quando eu abro o meu RAVE aparece uma tela com vários itens para escolher. Tem o tutorial, mas tem também a opção de escolher a Freelander. É só clicar no nome Freelander. Vai abrir uma tela com várias opções à esquerda. Comece pelo item "System Description and Operation" para se familiarizar com o veículo.
Tem muito tempo que instalei no meu micro. Não lembro como foi o procedimento. Vi que na minha instalação vc tem que abrir um arquivo chamado "rave-lr.pdf". Procure esse arquivo na pasta e abra-o.
Vale a pena vc insistir, pois o RAVE é leitura obrigatória para quem tem LR e gosta de entender alguma coisa de mecânica.
sds,
SM-S
LeandroDelSanto
10/04/2012, 19:35
Ahhh, agora sim!
Eu estava procurando por algum executável, do tipo "rave.exe"
Agora consegui ver! Já até imprimi as páginas com os esquemas para desmontar o painel, pra futuramente eu trocar o rádio!
VLW!
Pessoal,
Eu estou para comprar um carro novo, e o objetivo é usá-lo na cidade e para viagens (muitas e longas, Brasil a dentro e América do Sul). Em razão das nossas estradas, estava pensando seriamente na Amarok ou Nova Ranger, embora eu não precise de forma alguma da caçamba. Off road eu também não tenho interesse além de uma básica estrada de terra ou um trecho de areia na praia.
Surpreendentemente, descobri que existe a Freelander 2 a diesel, o que me entusiasmou bastante, afinal significaria economia em viagem. E como parece ser muito mais segura e menor do que as picapes, fiquei muito tentado. Mas as informações que obtive por aqui me assustaram (consumo alto, vários pequenos defeitos, seguro alto, manutenção cara, necessidade de importar peças etc).
Vou tentar ser objetivo em minhas dúvidas:
1 - O consumo da FL2 diesel é realmente alto (cidade e estrada)? O site oficial fala em mais de 17 km/l na estrada. 10 km/l na cidade e melhor do que isso na cidade já me deixaria super feliz.
2 - Como um carro desse valor pode ter defeitos tão bizarros (ex: vazamento de água, aquecimento)? Lembrei do Passat 86 do meu pai. Não é possível ter esse carro e fazer apenas as revisões na concessionária e ser feliz? Em todos os carros que tive foi assim (Corsa Sedan, Civic e Corolla).
3 - Eu não sou entendido (nem tenho vontade de ser), assim não animo ficar importando peças, levar em mecânicos etc. Quero comprar o carro, usar e levar para as revisões. É financeiramente inviável? A manutenção seria substancialmente mais cara do que de uma picape da mesma faixa de valor?
4 - Meu hábito é comprar o carro 0km e usar por muitos anos, quase 10 (o Corsa usei por 9, o Civic por 7, e nunca precisei levá-los na concessionária senão para as revisões). É viável fazer isso com a Freelander ou, no final das contas, vai ter tanto defeito e gasto que vou desistir?
5 - Um carro desse me daria a tranquilidade de enfrentar as estradas esburacadas do Brasil? Porque eu penso em picape exatamente por isso. Não quero ter que ficar exposto a qualquer buraco maior arrebentar o pneu, como aconteceu algumas vezes com meu Civic.
Em resumo, eu quero um carro seguro, robusto e confiável, para eu ter por muitos anos, e razoavelmente econômico. Nunca fui de mexer em carro, quero usá-lo e ser feliz. Estarei atendido?
Obrigado!
Ahhh, agora sim!
Eu estava procurando por algum executável, do tipo "rave.exe"
Agora consegui ver! Já até imprimi as páginas com os esquemas para desmontar o painel, pra futuramente eu trocar o rádio!
VLW!
Boa dica. Pretendo substituir o som do carro e também vou imprimir esses esquemas.
Amiko,
Diante do perfil que você descreveu, acho no mínimo arriscado comprar uma FL Diesel. Ainda não se sabe como o motor dela irá digerir nosso Diesel no longo prazo. Sem falar que as ccs Land Rover cobram bem caro pelas peças. Só compensa a eventual dor de cabeça que vc pode ter se vc gostar muito do carro. Se vc só quer um meio de transporte robusto e confiável, melhor partir para um Toyota. A fama é de o carro não quebrar e as ccs são menos gananciosas.
Dureza é pagar R$170 mil numa SW4 sabendo que com essa grana dava para pegar uma FL :(.
Roberto FL
24/05/2012, 00:47
se vc quer carro para viajar tranq, fica com um toyota ou mesmo uma mit. LR precisa gostar e entender, porque custa caro sim. Se quebrar longe de casa numa vila... esquece. Nao adianta emendar com arame ou moedinhas. E tanto circuito eletronico e complexidade mecanica ehidraulica que não tem como... mas tambem digo o seguinte: o carro e bom e quem anda nao quer outro. Nao e magia como todos pensam, é porque a ergonomia e boa, acabamento, personalidade e estilo. Se vc levar napontado lapis as revisoes, pode ser que não de problemas, porque na cc, o que mais deu foi a fl1 e disco 2. As fl2 estão muito melhores. boasorte.
Renato Franco
04/06/2012, 22:18
Olá amigos,
Alguém teria disponível a planilha com os serviços a realizar em cada revisão da Freelander 2 - gasolina, ou algum link que possa obtê-la.
Abs.
heliosilva77
21/12/2012, 09:51
Galera, ninguém tem o preço dessas revisões não?? é absurdamente caro assim q é preciso ficar importando peças??
Desse jeito, vai valer mais a pena a sw4 mesmo..
Valeu,
Hélio.
Olá amigos,
Alguém teria disponível a planilha com os serviços a realizar em cada revisão da Freelander 2 - gasolina, ou algum link que possa obtê-la.
Abs.
Amiko, chegou a considerar a Discovery 2 TD5?
Galera, ninguém tem o preço dessas revisões não?? é absurdamente caro assim q é preciso ficar importando peças??
Desse jeito, vai valer mais a pena a sw4 mesmo..
Valeu,
Hélio.
Se voce esta realmente em duvida entre FL e SW4, ou seja, se para voce os carros sao suficientemente iguais para ficar indeciso entre um e outro, compre logo a SW4. Ela eh garantia de preocupacao zero. Manutencao facil e relativamente barata.
heliosilva77
25/12/2012, 08:42
Sms, eu sei q são carros bem diferentes... A SW4 não tem nem controle de estabilidade, peca muito na questão da segurança. Por outro lado, a freelander com as revisões com preço abusivos é complucado.
Se voce esta realmente em duvida entre FL e SW4, ou seja, se para voce os carros sao suficientemente iguais para ficar indeciso entre um e outro, compre logo a SW4. Ela eh garantia de preocupacao zero. Manutencao facil e relativamente barata.
heliosilva77
25/12/2012, 08:46
Não Marcelo, a idéia é um semi novo, nada de muita dor de cabeça. Valeu.
Correção,
a SW4 atual tem sim ESP.
Abs
Clemente
Sms, eu sei q são carros bem diferentes... A SW4 não tem nem controle de estabilidade, peca muito na questão da segurança. Por outro lado, a freelander com as revisões com preço abusivos é complucado.
Roberto FL
17/02/2013, 08:12
O que mais me preocupa com as LR não são as viaturas, mas a política da companhia. Tenho muitos amigos relataram um descaso descomunal das concessionárias. Tive tanto problema com a minha (problemas de projeto mesmo) e não tinha pra quem reclamar. Alto indice de insatisfação pos venda e revisões com valor obscuro... Um exemplo de revisão programada simples é a da MIT, que coloca o valor no site e o que vai trocar. O Brasil todo tem o mesmo preço. A Ford tem ido pelo mesmo caminho...
marco antonio ceschim
29/04/2016, 13:18
Cara, aqui em casa tem duas freelander 2 diesel, uma 2011 e uma 2012. Estao com aproximadamente 70 a 90 mil kms. A troca de oleo e filtro na LR custa 980,00 reais. feita de 12 em 12 mil kms. O carro não quebra. Super seguro, tração integral, não tem nem como comparar com uma sw4 que pode ser um toyota, mas ao lado da freelander é uma carroça. o consumo é bom. consigo 14 na estrada tranquilo. Realmente, outras peças de reposição são mais caras... pode-se recorrer a oficinas especializadas e peças paralelas de boas marcas. Acho que vale à pena adquirir uma usada.
Lurib_mt
17/05/2016, 17:02
Olá, gostaria de trocar o óleo e os filtros da minha LR2 2008 gasolina. Alguem sabe onde posso encontrar os 4 filtros bo paralelo, pois na css é muito caro.
abcs
FrançaW245
17/05/2016, 17:30
Eu compro aqui. É de confiança.
Pecas Land Rover FREELANDER - TekCom (http://www.tekcom.com.br/land-rover_freelander.html)
Abç
Lurib_mt
24/05/2016, 13:23
Olá, gostaria de trocar o óleo e os filtros da minha LR2 2008 gasolina. Alguém sabe onde posso encontrar os 4 filtros, pois na css é muito caro.
Outro ponto, é que não consegui identificar o filtro de combustível para o modelo 3.2 gasolina, em todo lugar só encontro para Diesel..
abcs
FrançaW245
24/05/2016, 18:50
Lurib-mt . Você não viu o link que postei acima ?
Abç
Lurib_mt
25/05/2016, 17:10
Lurib-mt . Você não viu o link que postei acima ?
Abç
Blz FrançaW245..vou dar uma olhada nesse fornecedor..vlw
Warley Heredia
01/06/2016, 13:17
Sou de vitoria - ES e acabei de adquirir uma freelander 1 2004 HSE a gasolina automatica com 61 000 km , gostaria de saber se alguem conhece alguma oficina especializada na minha regiao e também quais os cuidados de manutenção tenho que tomar, mesmo sendo um carro 6 anos mais antigo do que o meu anterior, que era um golf GT, gostei muito do estilo do carro e posição de dirigibilidade.
Rubens Linhalis
01/06/2016, 15:46
Sou de vitoria - ES e acabei de adquirir uma freelander 1 2004 HSE a gasolina automatica com 61 000 km , gostaria de saber se alguem conhece alguma oficina especializada na minha regiao e também quais os cuidados de manutenção tenho que tomar, mesmo sendo um carro 6 anos mais antigo do que o meu anterior, que era um golf GT, gostei muito do estilo do carro e posição de dirigibilidade.
Warley Heredia,
Sempre indico a oficina SME, fica numa paralela da Marechal Campos. Nao sao especializados em uma marca, mas é uma oficina muito bem equipada, com bons profissionais, boa infraestrutura e atendimento.
Contato 3222-6166
Fale com o Rui . Pode falar que foi o Rubens da SW4 verde (a gasolina) que te indicou.
abraços