PDA

Ver Versão Completa : Reboque Kartcross/ Construção..



BrunoHolz
25/03/2012, 22:34
Pessoal, hoje começei a montagem da carretinha do meu kartcross. Fiz apenas uma parte do chassi principal, por falta de material, e também por causa de uma dúvida.. Qual é a angulação ideal para o pontal do reboque, onde vai o acoplador ? Para que o veiculo consiga fazer curvas mais fechadas, sem dar o famoso L.. Qual é o angulo tradicional.. cortei um com 45º, vou colocar a foto, será que fica muito curto ?

Segue as fotos da construção, e em breve a evolução..

Abraços..

BrunoHolz
26/03/2012, 14:02
Pessoal, alguem ai tem um reboque, que possa medir a medida do tubo central, onde vai o acoplador.. ?

Obrigado..

meufuscagaiola
27/03/2012, 18:07
na ninha carretinha fazendinha que tem 1,20 de largura o tubo da ponta do triangulo ate o comeso ta carroceria tem 83 cm e da ponta do riangulo ate o o engate mais 7 cm

BrunoHolz
27/03/2012, 18:58
Valeu, era isso mesmo que eu precisava..

Abraço

gbombana
27/03/2012, 19:36
Fala Bruno, eu fiz uma carretinha de barco pro meu pai esses tempos atrás e vou usar ela mesmo para rebocar o Kart, só vou adaptar 2 couchos parafusados sobre as vigas de apoio de barco, quando for colocar o barco denovo eu tiro ela e pronto...
Usei viga U de 4" chapa 12 como a viga principal do chassi (as que vão da lateral) e nas travessas usei viga U 3" chapa 12.
Não medi ela de ponta a ponta, mas foi duas barras de 6 metros na lateral, dobrei elas com 3400mm do fim das vigas, depois dobrei as 2 até se encontrarem, pra formar tipo um triangulo.
Fiz 3 travessas de 1170 em 1170mm e uma a 700mm do engate, e 1 reforço onde a viga faz a inclinação para ponta.
Só tinha 1 foto dela, dá pra ter uma idéia, agora ta de noite e não dá pra bater algumas, amanhã eu posto mais fotos

338467

Você vai fabricar um eixo ou usar um de carro mesmo ??? Usei o eixo do passat que ja tava tudo certinho com cubo e ponta de eixo e o encaixe no feixe bate certinho, só que tive que colocar um alargador na roda porque o pneu ficou pegando no chassi...
Agora fiquei meio na duvida que a largura da carretinha não caiba no kart...
O Angulo para ponta do reboque do meu ficou bem agudo, por ser um reboque de barco ela não tem necessidade de ter espaço livre na frente, mas no caso do reboque do kart é diferente, acho que 45º é um angulo bom, não pode ser muito senão a carretinha fica com muito espaço vago na frente tem que considerar que ainda pra frente vem o cabeçalho onde vai o engate.
Você vai documentar a sua carretinha ?


Abraços

Rmarino
27/03/2012, 19:36
Boa noite, e a documentação dela após o termino dela?
Esta dando para documentar carretinha feita em "casa"
Abraço

gbombana
27/03/2012, 19:40
Boa noite, e a documentação dela após o termino dela?
Esta dando para documentar carretinha feita em "casa"
Abraço

Boa noite Rmario, poder pode, mas tem que fazer laudo do inmetro e outro laudo de um engenheiro mecânico.

Rmarino
27/03/2012, 19:42
Boa noite Rmario, poder pode, mas tem que fazer laudo do inmetro e outro laudo de um engenheiro mecânico.
E tem que arranjar um despachante com vontade de ajudar a fazer o documento, porque aqui na minha cidade o despachante fala que qualquer coisa que não é feito por fabricas próprias de carreta, carros etc, nao tem como documentar
Abraço

gbombana
27/03/2012, 19:55
E tem que arranjar um despachante com vontade de ajudar a fazer o documento, porque aqui na minha cidade o despachante fala que qualquer coisa que não é feito por fabricas próprias de carreta, carros etc, nao tem como documentar
Abraço
É isso é o pior, porque o processo é demorado, no caso das fabricas de carretas elas já recebem a licença para fabricarem a carretinha então só usa a nota fiscal de fabricação pra documentar.
Para fazer em casa tem que ter projeto assinado pro engenheiro, memorial descritivo, laudo do inmetro (que é bucha para conseguir passar também) e um monte de burocracia...

Abraços.

Rmarino
27/03/2012, 19:59
É isso é o pior, porque o processo é demorado, no caso das fabricas de carretas elas já recebem a licença para fabricarem a carretinha então só usa a nota fiscal de fabricação pra documentar.
Para fazer em casa tem que ter projeto assinado pro engenheiro, memorial descritivo, laudo do inmetro (que é bucha para conseguir passar também) e um monte de burocracia...

Abraços.
É isso mesmo amigo, cada vez mais dificultando os veiculos "caseiros" para documentar e deixa-los para rodar na cidade, e monopolizando os veiculos nas mãos de montadoras e de fabricantes de veiculos
Abraço

meufuscagaiola
27/03/2012, 22:34
precisando e so fala q ta ae pra ajuda no q de

meufuscagaiola
27/03/2012, 22:37
Boa noite, e a documentação dela após o termino dela?
Esta dando para documentar carretinha feita em "casa"
Abraço

aqui em vila velha espirito santo so procura reboques eldorado q eles emplaca

BrunoHolz
27/03/2012, 23:07
Fala Gbombana, Rapaz, por incrivel que pareça vc tem as mesmas paixões q eu, tambem so doido em pesca, esse ano vou pro Pantanal, e quero ver se compro um barco pra mim também ( em parceria com o genro ainda rs)..

Mas enfim..

O eixo eu mesmo vou fabricar, é mto simples de fazer, e por aqui no interior nao tem como comprar alguma coisa no ferro velho ( o unico da cidade) eles te assaltam a mao nao armada... Um eixo desse custaria uns 400 a 500 reais, no minimo.. Comprei dois cubos completos,fabricados por fabricas de reboque mesmo...

O angulo acho que vai ser esse mesmo, 45º..

Documentar, vai depender se no final do projeto se sobrar dinheiro.. rsrs. Tenho dois cunhados engenheiros, quero ver se consigo alguma assinatura deles.. rsrs

Abraço.

BrunoHolz
27/03/2012, 23:09
Vlw ai, qualquer coisa procuro a Eldorado..

Meufuscagaiola, quanto vc pega de licenciamento anual na sua carretinha ?

meufuscagaiola
29/03/2012, 20:04
Vlw ai, qualquer coisa procuro a Eldorado..

Meufuscagaiola, quanto vc pega de licenciamento anual na sua carretinha ?
no ano pasado paguei 120,00

BrunoHolz
29/03/2012, 21:03
hum.. Achei que fosse uns 50 - 70. Mas ta bom..

valeu

meufuscagaiola
29/03/2012, 23:05
hum.. Achei que fosse uns 50 - 70. Mas ta bom..

valeu
licenciamento anual 108,43 + postagem 13,55 = 121, 98 a postagem vc pode tira e so vc pega o documento direto no detran

Dossa
30/03/2012, 07:01
Se vc tiver ou conhecer alguem que tenha uma carretinha documentada vc pode fazer um duble é so naum passar com as duas na mesma blits que ta certo!! ejhajeajeh tenho um amigo q tem 3 carretinha no mesmo documento..

meufuscagaiola
30/03/2012, 13:23
Se vc tiver ou conhecer alguem que tenha uma carretinha documentada vc pode fazer um duble é so naum passar com as duas na mesma blits que ta certo!! ejhajeajeh tenho um amigo q tem 3 carretinha no mesmo documento..
aqui no ES eu ja tive uma asim so q agora e proibido usa copia altenticada do documento se tive q usa as duas ao mesmo tempo uma vai fica sem documento

fag.online
30/03/2012, 15:06
Alguém tá afim de compartirlhar o DOC? kkkkk
Tenho uma carretinha em vista porém não tem docs... e não conheço ninguém que tenha.

BrunoHolz
30/03/2012, 19:35
kkkk, seis são loco.. Isso ai é ilegal, mas conheço gnt que tem assim tbm. Ele tem uma fazendinha, ai fez uma de barco, e pinou o chassi e ja era..

william lima
30/03/2012, 23:12
Boa noite pessoal.tambem tou pensando em fazer um reboque pra minha gaiola mas antes tou correndo atras do papeis,o cara que vai me consegui as notas pra mim emplacar e de osorio-RS.ele qm faz reboques derepente consegue os mesmo documentos para vcs..Reboques Elton

BrunoHolz
31/03/2012, 08:09
Wiilian, tem noção de valores ?? me passa por mp se puder.

abraço..

BrunoHolz
14/04/2012, 21:42
Pessoal, hoje deu pra dar uma adiantada no projeto. Primeiro pesei, o peso exercido sobre o engate ( depois vi que perdi muito tempo com isso). Soldei os suportes do feixe dianteiros, e amanha bolar um esquema de suporte para a parte de trás, ja que meu feixe não tem dois olhais, alguem tem uma sugestão ? ja viu em alguma carretinha ?

Amanha, terminar toda a parte de solda, passar fundo, lixar e pintar, essa e a meta rsrs..

Abraço.

Seguem fotos..

gbombana
14/04/2012, 23:47
Fala Bruno, do que é esse molejo e porque não tem o olhal ??
Da pra fazer um sistema dele deslizar em cima chassi entre 2 chapas para ele não correr para os lados (correr dentro de um "U") e travar embaixo com um parafuso de aço, já que não força pra baixo, só vai rangir muito com o atrito... (Viajei nessa solução kkk).
Mas e se você deixasse o lado que tem o olhal para o jumelo e o lado que não tem como o fixo, assim fica bem mais simples.
Agora era bom da um olhada como é fixada esse feixe originalmente e copiar...

Abraços.

BrunoHolz
15/04/2012, 09:04
Esse molejo é proprio pra Carretinha, comprei em uma fabrica de molas.. Vou fazer desse jeito mesmo, mas não vou fazer um U, vou soldar mesmo, e travar com um parafuso de aço por cima.. Na questão de rangir, vou colar uma borracha grossa na ponta, ja vai diminuir alguma coisa.. Agora essa de inverter o Feixe, acho que nao funcionaria .. Não sei, teria que ver uma pronta..


Abraço..

william lima
16/04/2012, 23:19
Dai bruno...sobre os valores nao sei ao certo,por que comprei um reboque plataforma dele e ganhei dois documentos,um e para o reboque que construi.so tive que um pedaco do chass para ele bater o numero.Quando fui me informa aq na minha cidade o procidimento era numero do chass e notas de eixo rodas e instalacao eletrica,e so passa na vistoria no detran.
abrass

meufuscagaiola
17/04/2012, 20:04
na minha carretinha na parte te tras da mola tem um peça parecida com uma [ suporte jumelo do cj3 ] da um procurada no google pra vc ter um ideia

BrunoHolz
17/04/2012, 22:18
Agora ja ta parecendo uma carretinha pessoal rsrs

segue fotos

Esquema do feixe, ficou até bom..

Abraço

vinijost
17/04/2012, 22:29
Show Bruno, só tem que conseguir um documento agora. vê com algum despachante s ele não sabe de ninguem que tem alguma carretinha em casa em pedaços que possa vender o doc;

Abraços.

Assis do Val
17/04/2012, 23:11
Aí galera, semana que vem devo começar a transformar a carreta que comprei para 3 motos, em carreta para o meu kart cross. Pretendo mudar a posição das duas rampas externas, mais 15 cm para fora. A 3ª rampa, vou usar como uma das duas rampas de acesso do kart, junto com a rampa de subida que já vem na carreta. Creio que com um dia de serviço eu consigo fazer tudo, ficando apenas a pintura para o segundo dia. Também pretendo adaptar um guincho manual na "lança" da carreta, que terá a função de puxar o kart para cima da carreta com mais segurança, além de ajudar na travação dele na carreta, em conjunto com as cintas de catraca342111342112342113342114. Estas fotos são do dia em que peguei as 3 motos que arrematei no leilão do DETRAN/DF.

Assis do Val
17/04/2012, 23:21
Vcs são mesmo uns "artistas" hehehehe. Belo trabalho da carretinha Bruno!

BrunoHolz
17/04/2012, 23:26
isso ai, Vinijost.. A questão do Doc estou vendo..

Assis, mto boa a sua carreta.. Pouca modificação ai ja da pra levar o kart.. O guincho que eu acho desnecessário, o Kart é relativamente leve, e da pra subir com ele ligado ainda, rsrs Na minha não vou colocar ñ..

Grande Abraço..

Assis do Val
18/05/2012, 22:04
348357348358348359348360348361348362


Aí Bruno a minha carretinha já praticamente pronta! Cara eu concordo com vc, o guincho parece que vai ser desnecessário mesmo, mas já tá instalado e vou deixá-lo, derrepente vai servir para outras coisas, tipo, vai que quebra uma balança dianteira? kkk

BrunoHolz
19/05/2012, 21:06
Rs, a sua ja esta pronta, e a minha esta do mesmo jeito ainda.. ôo preguiça de fazer alguma coisa, nesse frio de 10º por aqui rsrs

Amanha, se deus quiser, tenho que fazer algo, urgente..


Abraço..

BrunoHolz
21/10/2012, 22:43
Pessoal, 5 meses depois, passou a preguiça kkk Essa semana, força total, vamos acabar essa carretinha! O Horario de verão animou, agora é lixar a ferrugem e dar um fundo nela logo..

Breve Fotos..

Agadirs
21/10/2012, 23:37
ô..Bruno me diz uma coisa qual é o tamanho do teu kartcross, largura e comprimento total...vou ter que fazer um reboque tbm...o meu tem 2.60 por 130 e aqui em caxias ..menos de 1700 só usado e não aparece...um abrass

BrunoHolz
22/10/2012, 16:36
Rapaz, eu nao lembro de cabeça, mas a Carretinha estou fazendo com 2,5x1,5.. E vai sobrar pouco coisa atrás, e dos lados..

Abraço

Agadirs
23/10/2012, 12:21
Pois é o meu vou deixar as tampas laterais ,dianteira e traseira todas...escamoteável ..assim quando quiser levar o kart leva aberto ou sem as tampas, dá ainda pra deixar a tampa dianteira e tu ganha mais um espaço, ou quando não estiver com o kart fecha todas as tampas como em caminhão, e leva outras bugigangas...abraassss..valeu

Agadirs
23/10/2012, 12:23
Boa noite pessoal.tambem tou pensando em fazer um reboque pra minha gaiola mas antes tou correndo atras do papeis,o cara que vai me consegui as notas pra mim emplacar e de osorio-RS.ele qm faz reboques derepente consegue os mesmo documentos para vcs..Reboques Elton
Bahh...Wiliam vê aí quanto custa essa brincadeira....vai que os caras são barateiros....abraço

Agadirs
23/10/2012, 12:29
aqui em vila velha espirito santo so procura reboques eldorado q eles emplaca
Tá "Meufusca" mas e quantos eles cobram pelo serviço sai caro????..abraço

BrunoHolz
23/10/2012, 15:02
Pois é o meu vou deixar as tampas laterais ,dianteira e traseira todas...escamoteável ..assim quando quiser levar o kart leva aberto ou sem as tampas, dá ainda pra deixar a tampa dianteira e tu ganha mais um espaço, ou quando não estiver com o kart fecha todas as tampas como em caminhão, e leva outras bugigangas...abraassss..valeu

É uma ideia boa.. O meu vou fazer tipo uma prancha mesmo, ja que as bugingangas eu posso carregar na caminhonete rs

Abraço..

Aqui na região cobram 800$ pra emplacar, acho um absurdo, só uma nota fiscal..

Agadirs
23/10/2012, 17:41
Alguém tá afim de compartirlhar o DOC? kkkkk
Tenho uma carretinha em vista porém não tem docs... e não conheço ninguém que tenha.
Pois é fag...o ideal seria se tu conseguir um doc...trocar um outro doc...com alguém de outra cidade aí não tem problema de pegar os dois juntos...e aquele que levar multa já se sabe por que é outra cidade...mas e arranjar alguém que tope isso...já é outro papo...mas é uma idéia boa né..abraço

meufuscagaiola
23/10/2012, 18:41
Tá "Meufusca" mas e quantos eles cobram pelo serviço sai caro????..abraço quando eu tive la me falaram q ficava por 800$ reboques eldorado (27) 3326-7000

Agadirs
24/10/2012, 08:11
Puxa vida...não tá fácil...é só coisa de três digito pra cima .....foi-se o tempo do "me dá cinquenta pila"...agradeço então...valeu "meufusca"..um abraço

BrunoHolz
22/11/2012, 23:15
Bom pessoal, de volta á ativa, trabalhei um pouco na carretinha esses dias, e consegui dar um avanço nela rsrsrs.

Segue fotos fazendo um test drive nela de leve..

Agora é só Rebitar os trilhos, colocar os paralamas e também os amortecedores.. Acredito que até domingo esteja completamente " Pronta"..

Abraço..

Flávio Cadore
23/11/2012, 01:08
Bruno, é só impressão ou o suporte traseiro do feixe de molas é fixo? alí tem que ter uma "jumelo", quando a mola trabalha ela estica e o jumelo serve para compensar esse aumento da mola.

BrunoHolz
23/11/2012, 14:09
Não é fixo não, é que esses feixes de mola só tem o olhal na frente, atrás é liso, ai ele corre em cima de um parafuso, compensando o trabalho da mola..

Grande abraço..

gaiolarodan
23/11/2012, 17:17
Bom pessoal, de volta á ativa, trabalhei um pouco na carretinha esses dias, e consegui dar um avanço nela rsrsrs.

Segue fotos fazendo um test drive nela de leve..

Agora é só Rebitar os trilhos, colocar os paralamas e também os amortecedores.. Acredito que até domingo esteja completamente " Pronta"..

Abraço..

Bonita a carretinha, parabens ! fiz uma fazendinha para meu uso, e aquele tubo que fixa o engate rapido " munheca " e fiz ele do engate até o parachoque traseiro, para dar um reforço extra . A nota comprei por R$ 700,00 .

So que fiz com as laterais altas e ficou desproporcional a largura, é a primeira que fiz a partir do zero, quando der coragem vou rebaixar as laterais , 382149

Flávio Cadore
23/11/2012, 23:58
Não é fixo não, é que esses feixes de mola só tem o olhal na frente, atrás é liso, ai ele corre em cima de um parafuso, compensando o trabalho da mola..

Grande abraço..

Legal, nunca tinha visto molas deste tamanho com este sistema...só tinha visto em caminhões...hehhehe

gbombana
24/11/2012, 10:18
Esse feixe de mola tem cara de ser de cabine de caminhão, ele também tem esse tamanho e sistema de não ter olhal.

BrunoHolz
24/11/2012, 11:50
Ele tem olhal sim, mas só na frente rsrs

Eu comprei em um posto de molas grande que mexe bastante com caminhoes.. Pode ser de cabine de 1113 msm, bem parecido..

Mais tarde posto fotos do andamento..

Abraço..

BrunoHolz
25/11/2012, 22:53
Pessoal, segue mais fotos, hoje deu pra dar uma adiantada boa, mas a preguiça nao me deixa terminar rsrs


Até o final de semana é sagrado, carretinha pronta, só falta os trilhos agr, paralama já feito, só parafusar.

Liguei a parte elétrica, e coloquei os amortecedores..

Abraços!

D@niel
29/05/2013, 18:39
vou copiar.. rsrsr

gaiolarodan
07/06/2013, 16:40
Pessoal essa semana vi uma maquina de solda de 250 ou 350 amperes, ( coisa parecida ) uma maquina dessas para eventuais serviços presta ?
O preço dela era R$ 390,00 zera na caixa com garantia de 01 ano.
Estou planejando fazer outra carreta fazendinha .....

Bom final de semana !

gaiolarodan
07/06/2013, 16:41
lembrei de uma coisa ..........
Essa semana conversei com um colega e ele tem um fiat pickup daqueles antigos, ele disse que fara uma carretinha de dois eixos para transportar a gaiola ..... sera que isso da certo ? acho o fiat muito leve para tal coisa ....
Disse a ele que o carro é muito leve, e a carreta vai empurrar tudo para frente .......

O que acham ?

fag.online
07/06/2013, 17:37
Me surgiu uma dúvida... Tenho um reboque estilo fazendinha, e no documento dele consta os seguinte dados:
Tipo: 10-REBOQUE
Categoria:1-Particular
Espécie: 2-Carga
Marca/Modelo: 707801 - R/DELTA RM02(Nacional)
Carroceria: 107-CARROC ABERTA

Em nenhum lugar fala sobre a espécie de carga, ou quantidade de eixos...
Se eu transformar ela pra 2 eixos e fazer uma carretinha de veículos, será que terei problemas?

gaiolarodan
07/06/2013, 17:41
Me surgiu uma dúvida... Tenho um reboque estilo fazendinha, e no documento dele consta os seguinte dados:
Tipo: 10-REBOQUE
Categoria:1-Particular
Espécie: 2-Carga
Marca/Modelo: 707801 - R/DELTA RM02(Nacional)
Carroceria: 107-CARROC ABERTA

Em nenhum lugar fala sobre a espécie de carga, ou quantidade de eixos...
Se eu transformar ela pra 2 eixos e fazer uma carretinha de veículos, será que terei problemas?

Vai em um despachante e da uma pesquisada.... antes de fazer alguma coisa...

D@niel
07/06/2013, 19:17
Me surgiu uma dúvida... Tenho um reboque estilo fazendinha, e no documento dele consta os seguinte dados:
Tipo: 10-REBOQUE
Categoria:1-Particular
Espécie: 2-Carga
Marca/Modelo: 707801 - R/DELTA RM02(Nacional)
Carroceria: 107-CARROC ABERTA

Em nenhum lugar fala sobre a espécie de carga, ou quantidade de eixos...
Se eu transformar ela pra 2 eixos e fazer uma carretinha de veículos, será que terei problemas?

To comprando uma e tive a mesma ideia, pois to construindo um BuggyCart c/ dois lugares e ele vai ficar mais largo que a carretinha que to negociando, to pensando em fazer uma pequena adaptação para transformá-la em transporte para o BK e continuar com o transporte de carga. já olhei no documento e não diz nada a respeito dos eixos ou o tipo da carga a ser transportada.

vou procurar um despachante e me informar melhor.

mauriciocsf
25/10/2013, 22:52
Pessoal, segue mais fotos, hoje deu pra dar uma adiantada boa, mas a preguiça nao me deixa terminar rsrs


Até o final de semana é sagrado, carretinha pronta, só falta os trilhos agr, paralama já feito, só parafusar.

Liguei a parte elétrica, e coloquei os amortecedores..

Abraços!
nossa, muito bom todas aqui do forum, gostei dessa topico, mas tenho 2 duvidas, como fabricar o eixe, nao entendo como que ele ira girar e ficar preso ao mesmo tempo. e a outra é como fazer aquela parte que engata na bolota do engate.