ric945
25/03/2012, 19:21
Olá pessoal!! Realizei mais uma aventura à bordo da nossa querida "1113" rodando por esse lindo país. Depois de fazer a viagem do Jalapão, planejamos ir visitar um tio meu, que mora num sítio, no MS, num povoado chamado Arapuá, em Três Lagoas-MS. Pronto!, era o que queríamos pra montar outro trajeto.
Planejamento feito, vamos pra estrada! O motivo principal dessa viagem, seria chegar logo ao MS para aproveitar alguns dias com meu tio no sítio, descansando, pescando e aproveitando as belezas da Região, que é muito próxima do Pantanal.
Saímos de Recife, no dia 12/03/12, e às 04:15, já estávamos na 101, no sentido Sul.
338049338050 Travessia do São Francisco em Propriá-SE
No primeiro dia, fomos direto até Jequié-BA, fazendo quase 1.200Km, e rodando quase 15 horas, pois tínhamos que ganhar tempo. No 2º dia, nosso planejamento era já Dormir em Mariana-MG e fazer a única parada para conhecer lá e Ouro preto que são belezas de cidades Históricas mineiras, mas não deu e então dormimos numa cidadezinha Chamada Raul Soares-MG. No dia dia seguinte, conhecemos as cidades mineiras históricas que são lindas (Mariana e Ouro Preto)
33807433807533807633807733807833807933808033808133 8082
e fomos dormir em Varginha-MG (não podia deixar de registrar o pratinho de torresmo feito na hora, né?! Só mesmo em Minas!!). No quarto dia, descemos por São Paulo e às 17:15, chegamos na cidade "abelha", Arapuá e no sítio do meu tio.
Na volta, saímos do sítio por volta das 5 da manhã e às 18:45 hs, estávamos em Taguatinga-DF, depois de quase 1.000 km. No dia seguinte, saíamos cedinho do DF e fomos pela Bahia para dormir em Seabra-BA, passando pela bela cidade de Bom Jesus da Lapa e sua igreja dentro da Pedra. Na manhã seguinte, seguimos em direção á região da chapada diamantina, mas não entramos e fomos até Paulo Afonso-BA e no último dia, de volt a Recife.
Foi um viagem maravilhosa, mas o propósito maior deste tópico, foi dar um relato das rodovias que pegamos, custos com hospedagens e combustível.
Inicialmente diria que fiquei bastante impressionado com 2 coisas:
Bom estado das BR's que peguei (não foram poucas) e quando não estávam muito boas, estavam em obra de duplicação;
A quantidade impressionante de carretas/bitrens, que rodam nas nossas estradas e tomaram conta literalmente do trânsito. São elas quem ditam as regras de ultrapassagem, velocidade e constantemente nos jogam pros acostamentos. Quando estive na BR-116, entre Jequié-BA e Teófilo Otoni, cheguei a contar a passagem em sequencia de 32 carretas/caminhões para um único carro pequeno, vindo no sentido contrário ao nosso.
Bom rodamos pelas Seguintes BR's e estaduais:
BR-101 (de PE até próximo de Feira de Santana-BA): Como sabemos está em fase de duplicação. Já está pronta de RN até a cidade de Palmares-PE e depois em obras até a BA. Há que se ter paciência, pois há muitas máquinas trabalhando e vários desvios, principalmente em AL e SE.
BR-116 (de Feira de Santana-BA até Caratinga-MG): Muito boa, pedagiada, com bons acostamentos, essenciais para vc sair da pista quando uma carreta resolver vir ultrapassando. Muito movimentada de carretas, especialmente os bitrens. Detalhe que, logo após a divisa da BA/MG, perto da cidade de Divisa Alegre-BA, há o entrocamento com a BR-251, que liga a Montes Claros-MG e após isso, o movimento de carros pesados reduz significativamente. A pista está sendo sempre consertada, o que geram vários "siga-pare", atrasando a viagem, mas o asfalto é muito bom.
MG's 329, 262 e 443 (de Caratinga até Lobo Leite-MG): Típicas estradas mineiras, com muitas curvas, muitas subidas e descidas, mas todas muito bem sinalizadas, com excelente estado do asfalto. Boa parte deste trecho, faz parte da estrada real, onde as paisagens são de tirar o fôlego, como podem ver abaixo:
338052338053338054
BR-040 (De Lobo Leite até Barbacena): Boa, com pista dupla em ambos os lados, porém com alguns buracos/desnivelamentos, mas bem larga, o que parece ser uma rodovia duplicada, mas sem as muretas.
MG-265 (Barbacena até Lavras-MG): Excelente!! muito bem sinalizada, com 3ª faixa e quase todas as subidas.
BR-381 (Fernão Dias de Lavras-MG até 3 Corações-MG: Muito boa! Duplicada e em excelente estado!!
BR-491 (3 Corações até Guaranésia-MG): Muito boa, com ótimo asfalto e 3ª faixa nas subidas, porem com uma grande pegadinha: Na altura da cidade de Areado-MG, ela vira à esquerda e não há nenhuma placa, apenas a indicação da cidade. A mudança na pista é grande e se você não prestar atenção, vai errar, como nós.
SP 340 e 225: Bem as rodovias de SP são de 1º mundo e a SP-340 não é exceção. Vejam as fotos: Duplicada (e pedagiada também!) é excelente. Já a SP 225 tem um bom trecho sem estar duplicada e está com o asfalto cheio de remendos, tornando a viagem desagradável e estiver num carro pequeno. Depois de uma certa altura (acho que em
Brotas-SP) ela fica duplicada e aí volta a ser de 1º mundo.
338056338057
SP-300 (rod. Mal. Rondon): excelente rodovia, porém, um exagero de pedágios. De Bauru-SP até Castilho-SP, são 8!! e quase R$40,00.
BR-158 (de Tres Lagoas-MS até próximo Itajá-GO): Excelente! Bom asfalto e acostamentos, paisagens belíssimas do rio Sucuriú ao longo.
GO-176 e 204 (de Itajá até Rio verde-GO): Boa rodovia. Asfalto sem problemas, mas há várias falhas na sinalização com mato encobrindo as placas. Também não há 3ª faixa de apoio nas subidas.
BR-060 (Rio verde até Taguatinga-DF): Está bastante adiantada em sua duplicação, porém, nenhuma parte foi liberada. Em alguns trechos ainda nem começaram a desmatar a estrada, mas o asfalto é bom e sem buracos. Detalhe para a chegada em Goiania-GO que está um caos! Desvios totalmente sem condições, com muitos buracos e grande movimento. Atente para a pegadinha, pois quando chega na cidade, não siga a direção da BR-060, pois isso te levará ao suburbio de Goiania e a uma grande perda de tempo. Pegue a BR-153 (que é a mesma), à direita e contornará a cidade. Depois elas se junatrão numa mesma rodovia. Após Goiania-GO, a estrada está duplicada e muito boa, excelente e as entradas e saídas de Braília, são de 1º mundo. Atente aos radares!
BR-020 (de Taguatinga-DF até Posse-GO, divisa com a BA): Muito boa, mas com os mesmos problemas de sinalização e alguns buracos em descidas, mas nada de grave.
BA-349 e 161 e BR-242 (de Posse até feira de Santana-BA): a BA 349 está muito boa, e é quase uma grande reta infinita. Deserta de tráfego, achei que tinha tirado a sorte grande e iria ganhar um bom tempo. Assim foi até a bela cidade de Bom Jesus da Lapa-BA e cruzar o velho Chico, pois aí ao pegar a BA 161 até Ibotirama, tenha muito cuidado, pois está péssima com vários buracos, remendos e falta de sinalização. Foi aí que descobrimos por que não havia tráfego. É bem melhor subir até Barreiras e pegar a BR-242. A BR 242 está muito bom, com boa sinalização,m porém peca por ter alto tráfego e não ter a 3ª faixa, que faz muita falta pois tem muito trânsito pesado
338064338065338066338067
BR-116 (Feira de Santana até Tucano-BA): estrada com asfalto bom, mas movimentadíssima e num trecho que não é privatizada, ou seja, a manutenção está bem precária, falta melhorar sinalização e novamente o excesso de carretas, caminhões e bitrens atrasa muito a viagem.
BR-110, 232 e PE-375 (de Paulo Afonso até Recife-PE): a BR 110 está há muito sem receber uma boa camada de asfalto então o asfalta está muito abrasivo, com alguns buracos, mas nada demais. De Ibimirim-PE até a BR232 em Cruzeiro do Nordeste-PE está muito boa. Já a BR-232 está boa até a cidade de São Caetano-PE, onde fica duplicada até Recife, entretanto a duplicação feita há apenas alguns anos já mostra os sinais do abandono, com muitos remendos e buracos. Se não houver manutenção irá acabar em breve.
Bom meus amigos esse foi um resumo das estradas onde rodei que de uma certa forma, classificaria com a nota de 8,5, pois em 7.000km diria que não peguei nem 50 km de estradas ruins. O que pega é a falta de sinalização, 3ª faixa e o movimento intenso dos nosso colegas peso-pesados.
A viagem é uma oportunidade maravilhosa de estar com pessoas amigas, aproveitando a vida o que ela nos oferece de melhor que é a companhia dos amigos e daqueles que amamos. Ver como nosso país está crescendo e com é gigante é uma coisa que só dá para fazer, dessa forma, na estrada e quem faz uma vez, não pára mais.
O resumo das despesas foram o seguinte:
Total de Km: 7.000km
Total de litros (diesel):765 litros
Consumo médio (pajero Sport 2.8 AT, com 4 pessoas e bagagem): 9,0 km/l
Preço médio do Diesel: R$1,96 (o mais caro foi em Itarumã-GO - R$2,18 e o mais barato foi na saída de Feira de Santana, R$1,74)
Gasto com combustivel: R$1495,65
Gasto com Hospedagens: R$233,25 (5 diárias, por pessoa)
Gasto com refeições: R$317,00 (7 jantares e 7 almoços por pessoa)
total: R$924,00 por pessoa.
Fomos em 4 pessoas e na volta não pagamos 2 diárias por ficarmos hospedados em casas de amigos.
Espero ter ajudado e contribuindo com mais esses dados. Se alguém precisar de mais detalhes sobre uso do GPS, planilhas resumidas e só me procurar.
Planejamento feito, vamos pra estrada! O motivo principal dessa viagem, seria chegar logo ao MS para aproveitar alguns dias com meu tio no sítio, descansando, pescando e aproveitando as belezas da Região, que é muito próxima do Pantanal.
Saímos de Recife, no dia 12/03/12, e às 04:15, já estávamos na 101, no sentido Sul.
338049338050 Travessia do São Francisco em Propriá-SE
No primeiro dia, fomos direto até Jequié-BA, fazendo quase 1.200Km, e rodando quase 15 horas, pois tínhamos que ganhar tempo. No 2º dia, nosso planejamento era já Dormir em Mariana-MG e fazer a única parada para conhecer lá e Ouro preto que são belezas de cidades Históricas mineiras, mas não deu e então dormimos numa cidadezinha Chamada Raul Soares-MG. No dia dia seguinte, conhecemos as cidades mineiras históricas que são lindas (Mariana e Ouro Preto)
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e fomos dormir em Varginha-MG (não podia deixar de registrar o pratinho de torresmo feito na hora, né?! Só mesmo em Minas!!). No quarto dia, descemos por São Paulo e às 17:15, chegamos na cidade "abelha", Arapuá e no sítio do meu tio.
Na volta, saímos do sítio por volta das 5 da manhã e às 18:45 hs, estávamos em Taguatinga-DF, depois de quase 1.000 km. No dia seguinte, saíamos cedinho do DF e fomos pela Bahia para dormir em Seabra-BA, passando pela bela cidade de Bom Jesus da Lapa e sua igreja dentro da Pedra. Na manhã seguinte, seguimos em direção á região da chapada diamantina, mas não entramos e fomos até Paulo Afonso-BA e no último dia, de volt a Recife.
Foi um viagem maravilhosa, mas o propósito maior deste tópico, foi dar um relato das rodovias que pegamos, custos com hospedagens e combustível.
Inicialmente diria que fiquei bastante impressionado com 2 coisas:
Bom estado das BR's que peguei (não foram poucas) e quando não estávam muito boas, estavam em obra de duplicação;
A quantidade impressionante de carretas/bitrens, que rodam nas nossas estradas e tomaram conta literalmente do trânsito. São elas quem ditam as regras de ultrapassagem, velocidade e constantemente nos jogam pros acostamentos. Quando estive na BR-116, entre Jequié-BA e Teófilo Otoni, cheguei a contar a passagem em sequencia de 32 carretas/caminhões para um único carro pequeno, vindo no sentido contrário ao nosso.
Bom rodamos pelas Seguintes BR's e estaduais:
BR-101 (de PE até próximo de Feira de Santana-BA): Como sabemos está em fase de duplicação. Já está pronta de RN até a cidade de Palmares-PE e depois em obras até a BA. Há que se ter paciência, pois há muitas máquinas trabalhando e vários desvios, principalmente em AL e SE.
BR-116 (de Feira de Santana-BA até Caratinga-MG): Muito boa, pedagiada, com bons acostamentos, essenciais para vc sair da pista quando uma carreta resolver vir ultrapassando. Muito movimentada de carretas, especialmente os bitrens. Detalhe que, logo após a divisa da BA/MG, perto da cidade de Divisa Alegre-BA, há o entrocamento com a BR-251, que liga a Montes Claros-MG e após isso, o movimento de carros pesados reduz significativamente. A pista está sendo sempre consertada, o que geram vários "siga-pare", atrasando a viagem, mas o asfalto é muito bom.
MG's 329, 262 e 443 (de Caratinga até Lobo Leite-MG): Típicas estradas mineiras, com muitas curvas, muitas subidas e descidas, mas todas muito bem sinalizadas, com excelente estado do asfalto. Boa parte deste trecho, faz parte da estrada real, onde as paisagens são de tirar o fôlego, como podem ver abaixo:
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BR-040 (De Lobo Leite até Barbacena): Boa, com pista dupla em ambos os lados, porém com alguns buracos/desnivelamentos, mas bem larga, o que parece ser uma rodovia duplicada, mas sem as muretas.
MG-265 (Barbacena até Lavras-MG): Excelente!! muito bem sinalizada, com 3ª faixa e quase todas as subidas.
BR-381 (Fernão Dias de Lavras-MG até 3 Corações-MG: Muito boa! Duplicada e em excelente estado!!
BR-491 (3 Corações até Guaranésia-MG): Muito boa, com ótimo asfalto e 3ª faixa nas subidas, porem com uma grande pegadinha: Na altura da cidade de Areado-MG, ela vira à esquerda e não há nenhuma placa, apenas a indicação da cidade. A mudança na pista é grande e se você não prestar atenção, vai errar, como nós.
SP 340 e 225: Bem as rodovias de SP são de 1º mundo e a SP-340 não é exceção. Vejam as fotos: Duplicada (e pedagiada também!) é excelente. Já a SP 225 tem um bom trecho sem estar duplicada e está com o asfalto cheio de remendos, tornando a viagem desagradável e estiver num carro pequeno. Depois de uma certa altura (acho que em
Brotas-SP) ela fica duplicada e aí volta a ser de 1º mundo.
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SP-300 (rod. Mal. Rondon): excelente rodovia, porém, um exagero de pedágios. De Bauru-SP até Castilho-SP, são 8!! e quase R$40,00.
BR-158 (de Tres Lagoas-MS até próximo Itajá-GO): Excelente! Bom asfalto e acostamentos, paisagens belíssimas do rio Sucuriú ao longo.
GO-176 e 204 (de Itajá até Rio verde-GO): Boa rodovia. Asfalto sem problemas, mas há várias falhas na sinalização com mato encobrindo as placas. Também não há 3ª faixa de apoio nas subidas.
BR-060 (Rio verde até Taguatinga-DF): Está bastante adiantada em sua duplicação, porém, nenhuma parte foi liberada. Em alguns trechos ainda nem começaram a desmatar a estrada, mas o asfalto é bom e sem buracos. Detalhe para a chegada em Goiania-GO que está um caos! Desvios totalmente sem condições, com muitos buracos e grande movimento. Atente para a pegadinha, pois quando chega na cidade, não siga a direção da BR-060, pois isso te levará ao suburbio de Goiania e a uma grande perda de tempo. Pegue a BR-153 (que é a mesma), à direita e contornará a cidade. Depois elas se junatrão numa mesma rodovia. Após Goiania-GO, a estrada está duplicada e muito boa, excelente e as entradas e saídas de Braília, são de 1º mundo. Atente aos radares!
BR-020 (de Taguatinga-DF até Posse-GO, divisa com a BA): Muito boa, mas com os mesmos problemas de sinalização e alguns buracos em descidas, mas nada de grave.
BA-349 e 161 e BR-242 (de Posse até feira de Santana-BA): a BA 349 está muito boa, e é quase uma grande reta infinita. Deserta de tráfego, achei que tinha tirado a sorte grande e iria ganhar um bom tempo. Assim foi até a bela cidade de Bom Jesus da Lapa-BA e cruzar o velho Chico, pois aí ao pegar a BA 161 até Ibotirama, tenha muito cuidado, pois está péssima com vários buracos, remendos e falta de sinalização. Foi aí que descobrimos por que não havia tráfego. É bem melhor subir até Barreiras e pegar a BR-242. A BR 242 está muito bom, com boa sinalização,m porém peca por ter alto tráfego e não ter a 3ª faixa, que faz muita falta pois tem muito trânsito pesado
338064338065338066338067
BR-116 (Feira de Santana até Tucano-BA): estrada com asfalto bom, mas movimentadíssima e num trecho que não é privatizada, ou seja, a manutenção está bem precária, falta melhorar sinalização e novamente o excesso de carretas, caminhões e bitrens atrasa muito a viagem.
BR-110, 232 e PE-375 (de Paulo Afonso até Recife-PE): a BR 110 está há muito sem receber uma boa camada de asfalto então o asfalta está muito abrasivo, com alguns buracos, mas nada demais. De Ibimirim-PE até a BR232 em Cruzeiro do Nordeste-PE está muito boa. Já a BR-232 está boa até a cidade de São Caetano-PE, onde fica duplicada até Recife, entretanto a duplicação feita há apenas alguns anos já mostra os sinais do abandono, com muitos remendos e buracos. Se não houver manutenção irá acabar em breve.
Bom meus amigos esse foi um resumo das estradas onde rodei que de uma certa forma, classificaria com a nota de 8,5, pois em 7.000km diria que não peguei nem 50 km de estradas ruins. O que pega é a falta de sinalização, 3ª faixa e o movimento intenso dos nosso colegas peso-pesados.
A viagem é uma oportunidade maravilhosa de estar com pessoas amigas, aproveitando a vida o que ela nos oferece de melhor que é a companhia dos amigos e daqueles que amamos. Ver como nosso país está crescendo e com é gigante é uma coisa que só dá para fazer, dessa forma, na estrada e quem faz uma vez, não pára mais.
O resumo das despesas foram o seguinte:
Total de Km: 7.000km
Total de litros (diesel):765 litros
Consumo médio (pajero Sport 2.8 AT, com 4 pessoas e bagagem): 9,0 km/l
Preço médio do Diesel: R$1,96 (o mais caro foi em Itarumã-GO - R$2,18 e o mais barato foi na saída de Feira de Santana, R$1,74)
Gasto com combustivel: R$1495,65
Gasto com Hospedagens: R$233,25 (5 diárias, por pessoa)
Gasto com refeições: R$317,00 (7 jantares e 7 almoços por pessoa)
total: R$924,00 por pessoa.
Fomos em 4 pessoas e na volta não pagamos 2 diárias por ficarmos hospedados em casas de amigos.
Espero ter ajudado e contribuindo com mais esses dados. Se alguém precisar de mais detalhes sobre uso do GPS, planilhas resumidas e só me procurar.